Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Criança evangélica escapa do atirador no Rio de Janeiro


Menino de 13 anos pode ser o único poupado em escola no Rio

Mateus Moraes, 13 anos, foi talvez o único aluno que teve a clemência do atirador Wellington Menezes, na Escola Municipal Tasso Vieira, em Realengo. Enquanto o criminoso disparava, frio e impassível contra seus colegas, Mateus orava perto do quadro negro, sem ser incomodado, na sala 1801, no primeiro andar do prédio da escola.

Eu estava em pé e era um dos mais nervosos. Pedi para ele não me matar, e ele disse: ‘Fica tranqüilo que não vou te matar.’ E não atirou em mim”, contou o menino.

Uma possível explicação, acredita Mateus, é o fato de que ele ficou o tempo todo orando. Fiel da Igreja Assembleia de Deus, o menino atribui a uma força superior o fato de ter saído vivo do ataque. “Deus me protegeu.”

O atirador andava calmamente pela sala, disparando contra as crianças, principalmente na cabeça e no tórax.

De acordo com a Polícia Militar, Wellington invadiu a instituição de ensino por volta das 8h e disparou contra alunos. A direção da escola informou que o homem – que era um ex-aluno – se passou por um palestrante para entrar na instituição de ensino. Ao chegar ao local, primeiro ele teria procurado uma professora que já tinha lhe dado aula no passado. Como não a encontrou, subiu para o primeiro andar, foi em duas salas do oitavo ano do Ensino Fundamental e efetuou disparos.

Fonte: Creio

Tragédia no Rio tem repercussão internacional

A tragédia que chocou o Brasil também teve repercussão na imprensa internacional.

SSU realiza melhorias em viela no Jardim São José em Poá


Na tarde desta quinta-feira, dia 07, a Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) de Poá (SP) realizou um serviço de pavimentação de um trecho da Viela Joaquim Ferreira dos Santos, que interliga as Ruas Estado da Bahia e Estado do Espírito Santo, no Jardim São José.

“A população dessa região que utilizava a viela, sofria muito em dias de chuva devido ao barro, por isso, fizeram uma solicitação à Prefeitura e o prefeito Testinha (Francisco Pereira de Sousa) nos pediu que realizássemos o serviço o quanto antes”, explicou o secretário da pasta, Carlos Tavares de Lima, o Léo.

O serviço consiste na implantação de concreto no solo para evitar o acumulo de barro em dias de chuva. “É uma maneira simples, rápida e eficaz de sanar esse problema de uma vez por todas”, concluiu Léo.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Poá / Foto: Julien Pereira

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Após se dizer evangélica e casar 14 vezes, Gretchen fará o papel de Maria Madalena em encenação sobre vida de Jesus

Cada vez mais se engajanda no meio religioso, Gretchen anunciou que participará de uma peça que contará a história de Jesus, nela a cantora e dançarina interpretará Maria Madalena, mulher que teve sete demônios expulsos do corpo segundo relatos no evangelho de Lucas, livro bíblico.
A peça será a encenação da Paixão de Cristo em Bom Jesus, no Piauí, e contará além dela, com outros famosos como o ator Fernando Pavão que fez a minissérie Sansão e Dalila na Record recentemente, no auto ele interpretará Jesus Cristo.

Gretchen comentou sobre o personagem: “Maria Madalena é uma personagem polêmica, assim como eu. Então, combinou bem”, reconheceu. A dançarina nunca tinha participado de qualquer encenação da Paixão de Cristo, um de seus últimas trabalhos como atriz foi em filmes pornô.

Casamento evangélico
Apesar de pedir para não comentar, Gretchen se separou recentemente do filho de um Pastor da Assembléia de Deus, casamento este que durou oficialmente cerca de três meses. Esta foi a décima quarta separação da antiga “Rainha do Bumbum”.

Antes do casamento, Gretchen afirmou achar que “este é para sempre” e também revelou não ter problemas com a opção religiosa do então noivo, já que ela seria convertida evangélica a 13 anos.

Fonte: Gospel Mais

Jovem jornalista Eduardo Lyra recebe Voto de Aplauso da Câmara de Poá

Por meio de requerimento da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), o poaense Carlos Eduardo Brito Lyra é homenageado pelo Poder Legislativo poaense pelo lançamento de seu primeiro livro, “Dialogado com Lideranças”
O jovem jornalista Eduardo Lyra
A vice-presidente da Câmara de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), teve aprovado, por unanimidade, na sessão de terça-feira (5 de abril), um requerimento de Voto de Aplauso para o jornalista Carlos Eduardo Brito Lyra. A propositura é um reconhecimento ao poaense pelo lançamento, no próximo sábado (9 de abril), de seu primeiro livro, “Dialogando com Lideranças”. A noite de autógrafos será realizada no Espaço Cultural Taiguara (alameda Pedro Calil, 50, centro de Poá), às 20h50.

Nascido em Guarulhos, Lyra tem se mostrado uma grata surpresa no Alto Tietê. Formado em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o rapaz trabalha na área desde os primeiros anos de curso. Após ter passado por Assessorias de Imprensa e por jornais da região, atualmente, o filho único do vendedor Márcio Luiz e da dona de casa Maria Gorete Brito é repórter num periódico de Ferraz de Vasconcelos voltado a reportagens políticas.

A vereadora Jeruza foi a autora da propositura,
em reconhecimento ao talento do
jovem profossional
Com novos contornos, o livro “Dialogando com Lideranças” nada mais é que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que Lyra apresentou na UMC no fim de 2010. A obra tem 246 páginas e abarca 23 entrevistas inéditas com líderes influentes do País, como o ex-presidente e senador Fernando Collor de Melo, a ex-senadora Marina Silva, o escritor Fernando Morais e a jornalista da revista Época Eliane Brum. Neste meio tempo, o jovem, de 23 anos, também conquistou o prêmio Repórter Revelação do Instituto Itaú Cultural, de São Paulo, com a reportagem “O MC Favela da Diretoria”.

O lançamento de “Dialogando com Lideranças”, que acontece no sábado, a partir das 20h50, no Taiguara, é fruto da persistência que Lyra demonstra ter, conforme defende Jeruza. Segundo a vereadora, sem recursos suficientes, o rapaz de hábitos simples e que já morou na favela da Cumbica, não mediu esforços para conquistar apoiadores e, assim, alcançar o seu objetivo, sem deixar de lado o trabalho que já vem desenvolvendo há alguns meses para o lançamento futuro de outras duas obras, “Jovens Falcões” e “Fenômenos”:

“Trata-se de uma precoce e talentosa trajetória profissional. Afinal, quantos jovens têm o entusiasmo que Lyra tem? Pouquíssimos têm a coragem de lutar contra dificuldades e fazer valer seus sonhos. Ele demonstrou que o livro que produziu não era tão somente um trabalho burocrático de faculdade. Ele provou que é trabalho de verdade. Dono de um texto impecável, o jovem tem como diferencial o amor à profissão e a humildade dos vencedores. Apesar de ter nascido em Guarulhos, Poá é a sua cidade, é onde passou a infância e a juventude, e onde, agora, colhe os frutos de sua persistência. Assim, a Casa de Leis valoriza o talento deste rapaz”, justificou Jeruza.

Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Marcelo Candido assume novo cargo na direção da FNP


O prefeito de Suzano (SP), Marcelo Candido, assumiu a primeira vice-presidência para assuntos de Cultura da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2011/2012 ocorreu nesta terça-feira (5/4) em Brasília (DF).

A presidenta da República, Dilma Roussef, recebeu a diretoria da FNP no Palácio do Planalto e desejou sorte ao novo comando da entidade. O vice-presidente, Michel Temer, além de vários ministros, dentre eles Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e Pedro Novais Lima (Turismo), também prestigiaram o evento.

Antes de assumir o novo posto, Candido prestou contas ao plenário em nome do Conselho Fiscal da entidade do período de 2009 e 2010.

Segundo o prefeito suzanense, a sua manutenção na diretoria da entidade é um reconhecimento pela atuação frente ao Conselho Fiscal e motivo de satisfação. "Estou muito feliz em garantir a representatividade de Suzano em uma entidade de tamanha importância e credibilidade e em uma área de grande êxito em nossa administração", salientou.

Ele explicou que seu papel será o de articular políticas de cultura e incentivar a elaboração de projetos no âmbito municipal que permita a valorização da produção local e a integração com outras áreas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

"Temos experiências bem-sucedidas e inovadoras em Suzano, as quais, poderemos compartilhar. Também quero ser um facilitador para que municípios menores obtenham recursos federais neste setor", explicou. Candido também acredita que o contato com outras cidades deverá enriquecer a política cultural em Suzano.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Suzano / Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Centenário: Assembléia de Deus vende “replica de mala” usada pelos fundadores a R$350

Há poucos dias da grande festa de comemoração do CENTENÁRIO da assembléia de Deus em Belém do Pará e no Brasil,a organização do evento lança um material especial para lembrar a data, uma réplica real da mala que Daniel Berg e Gunnar Vingren utilizavam em 1910, o produto contém 20 DVD’s, 10 com os melhores momentos dos 90 aos 99 anos e 10 DVD’s com a cobertura completa do Centenário da Assembleia de Deus, incluindo a mensagem de grandes pregadores.

Assista ao vídeo de apresentação do produto:

Ambientalistas defendem cálculo da água virtual no preço final de um produto

Fabinho destaca a importância de mamógrafo e de raio-x no Caim


Por ter contribuído para a compra de um mamógrafo e de um aparelho de raio-x ambos instalados, no ano passado, no Centro da Apoio Integral a Mulher (CAIM), no Parque São Francisco, em Ferraz de Vasconcelos (SP) , o vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, tem motivo de sobra para comemorar essa verdadeira vitória em benefício de mulheres ferrazenses. O tucano recorda-se que a ideia de ajudar na aquisição do mamógrafo e do raio-x surgiu após uma conversa com o prefeito, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge.

Na época, o prefeito explicou a Fabinho que o CAIM precisava dos dois aparelhos, no entanto, o custo era muito alto e, naquele momento, a Prefeitura Municipal buscava uma alternativa financeira para adquiri-los. Diante dessa situação, Fabinho decidiu pedir ajuda ao então deputado federal reeleito e atual secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, que apresentou uma emenda parlamentar ao Orçamento-Geral da União (OGU) destinando uma verba com esse propósito.

Porém, Fabinho não limitou-se apenas a solicitar a colaboração do amigo Edson Aparecido, em Brasília. Na realidade, ele também pleiteou recurso semelhante junto ao então deputado estadual e companheiro de longa data, Rodolfo Costa e Silva (PSDB). De pronto, o tucano paulista disponibilizou uma verba para Ferraz de Vasconcelos. Com isso, o Poder Executivo conseguiu completar a diferença monetária e acabou comprando o mamógrafo e o raio-x. “Antes, as mulheres saiam do nosso município para fazer exames em outras cidades regionais”, conta orgulhoso Fabinho.

Para ele, trata-se de uma conquista extraordinária da Câmara e da Prefeitura Municipal. “É trabalhando em parceria com os governos municipal, estadual e federal que a nossa população tem, hoje, esses dois equipamentos vitais para o seu dia-a-dia”, argumenta Fabinho. Por isso, o tucano aproveita para em nome de o povo ferrazense agradecer ao atual secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido e ao ex-deputado estadual, Rodolfo Costa e Silva por ajudar na aquisição do mamógrafo e do raio-x.

Lar Betânia
Além disso, Fabinho intermediou a doação de duas kombis, oito computadores, dois freezeres industriais, dois fogões e todo o sistema de cozinha self-service em prol do orfanato Lar Betânia, em 2010. Aliás, o tucano é um parceiro antigo da instituição. “Na verdade, tenho contribuído com o meu amigo apóstolo David Greco que comanda aquela renomada casa de apoio”, finaliza Fabinho.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Bíblia Sagrada na Tradução Brasileira é relançada pela SBB


Um clássico da literatura bíblica volta a ser editado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Trata-se da Bíblia Sagrada na Tradução Brasileira, uma obra histórica que levou 11 anos para ser concluída (1903 a 1914). Tendo sua primeira edição publicada em 1917, foi um projeto de tradução pioneiro, por ter sido totalmente realizado no Brasil.

Também conhecida como Versão Brasileira ou Versão Fiel, a Tradução Brasileira contou com uma comissão de tradução formada por notáveis da literatura nacional, entre os quais Rui Barbosa, José Veríssimo e Heráclito Graça, que atuaram como consultores linguísticos. Liderada por Hugh Clarence Tucker, missionário metodista norte-americano, integraram, ainda, sua comissão de tradução líderes religiosos do Brasil e Estados Unidos, com destaque para Hipólito de O. Campos, Antônio B. Trajano, Alfredo Borges Teixeira, John M. Kyle e John R. Smith.

A Tradução Brasileira ganhou renome pela fidelidade ao sentido original. Chegou a ser conhecida como “Bíblia Tira-Teima”. Seu relançamento está fundamentado em dois grandes pontos: ela é um marco histórico e um documento que auxilia, em muitos casos, a compreender a origem das formulações encontradas na tradução de Almeida Revista e Atualizada.

A nova edição trouxe algumas alterações e atualizações em relação ao texto bíblico de 1917. São elas:

* Atualização gramatical e ortográfica, de acordo com as normas atuais da Língua Portuguesa.
* Utilização das formas aportuguesadas adotadas na tradução de Almeida Revista e Atualizada na grafia dos nomes próprios. Originalmente, na Tradução Brasileira, os nomes haviam sido transliterados, como, por exemplo, Jehoshaphat, Habakkuk, Nebuchadnezzar e Zephanias. Na nova edição, os nomes aparecem grafados como Josafá, Habacuque, Nabucodonosor e Sofonias, respectivamente.
* No caso do tetragrama, isto é, nome de Deus no Antigo Testamento, foi mantida a forma originalmente adotada pela comissão tradutora, havendo apenas uma atualização gráfica (de Jehovah passou para Jeová). Importante destacar que a forma “Jeová” resulta da vocalização do tetragrama YHWH como Adonay (“meu Senhor”).

A versão atualizada da Tradução Brasileira também está disponível em formato eletrônico, podendo ser encontrada no pacote de traduções oferecido pela Bíblia Digital Glow e, em formato ePub, nas lojas virtuais Gato Sabido (www.gatosabido.com.br) e Livraria Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br).

Recursos
§   Conjunto original de notas e referências cruzadas (só no formato impresso)
§   Mapas (só no formato impresso)

Descrição do Produto
Título: Bíblia Sagrada – Tradução Brasileira
Categoria: Bíblias
Código: TB063
EAN:   978-85-311-0283-7: TB063 – capa dura preta
         978-85-311-0811-2: TB – formato ePub
Papel: Bíblia branco
Formato: 13,5 x 21,0 cm
Nº Páginas: 1.216
Preço:
ePub: R$ 19,90
Impresso: R$ 17,90

Fonte: Assessoria de Imprensa

terça-feira, 5 de abril de 2011

Subprefeitura de Itaquera realiza congresso de esporte amador

A Subprefeitura de Itaquera (SP), em conjunto com a Supervisão de Esportes de Itaquera, estará realizando no próximo dia 12, a partir das 9 horas no anfiteatro da Subprefeitura, à Rua Augusto Carlos Bauman, 851, Congresso Técnico das Modalidades Esportivas: Futebol de Campo e Futebol de Salão (Futsal).

Na ocasião também, será realizado o sorteio dos grupos das equipes que participarão da fase regional de Itaquera dos Jogos da Cidade. Cada equipe deverá enviar um representante para acompanhar o sorteio, que será realizado no final do congresso, que será ministrado pelo supervisor de Esportes de Itaquera, Jefferson Campos Lopes.

Ao todo, 32 equipes de futebol de campo e 24 equipes de futsal se inscreveram pela internet e apresentaram suas documentações na Supervisão de Esportes da Subprefeitura. Na segunda-feira, dia 11, serão conhecidos os times aprovados para participarem da competição regional.

Após a definição dos grupos no sorteio de terça-feira, dia 12, a competição na sua etapa regional terá início em 14 de maio, indo até 28 de agosto. Campeão e vice-campeão garantem vagas e representarão Itaquera nos Jogos da Cidade, maior competição de esporte amador do País, cuja etapa municipal será disputada entre 17 de setembro a 12 de dezembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Cesta básica fica mais cara em 14 das 17 capitais pesquisadas pelo Dieese


A maior elevação (6,19%) foi constatada em Natal, onde para comprar os 13 produtos da cesta básica o consumidor teve de desembolsar R$ 234,85

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sub Itaquera participa de ação concentrada de zeladoria no final de semana


A Subprefeitura de Itaquera (SP) através da supervisão de Limpeza da coordenadoria de Infraestrutura Urbana e Obras participou neste sábado, dia 2, de uma Ação Concentrada de Zeladoria em Finais de Semana. O programa da secretaria municipal de Coordenação das Subprefeituras visa integrar ações de zeladoria como: limpeza de piscinões, córregos e bocas de lobo; conservação de áreas verdes; poda de árvores; tapa-buraco; anti-pichação; e varrição nas subprefeituras aos sábados e domingos.

Na operação deste final de semana, as equipes da Subprefeitura de Itaquera realizaram a limpeza do piscinão Aricanduva V, onde foram retiradas 561 toneladas de sujeira e lodo, sendo necessário realizar 33 viagens de caminhão, onde foram recolhidas 17 toneladas por viagem.

45 bocas de lobo das ruas Quintas de Silvares, no distrito Cidade Líder; e avenidas Afonso de Sampaio e Souza e Maria Luiza Americano, no distrito Parque do Carmo também passaram por limpeza manual. Cinco metros de galeria de águas pluviais, seis poços de visita, 30 metros de ramais e quatro bocas de lobo da avenida Itaquera, no distrito Cidade Líder, tiveram limpeza mecanizada. Ao todo, foram retiradas seis toneladas de detritos.  

Houve ainda limpeza manual de 360 m² do córrego Carrão, na avenida Gualtar, distrito Cidade Líder, onde foram recolhidas 10,5 toneladas de rejeitos; podas de árvores no Largo da Matriz, ruas Colonial das Missões, Antonio Gandini e Pinheiro Preto, no distrito Itaquera e Luiz de Toledo Piza, no distrito Parque do Carmo. Além de conservação de áreas verdes, serviços de tapa buraco e conservação de galerias, bueiros e poços de visita.

Complemento, a Subprefeitura de Itaquera realizou ainda uma grande operação Cata-Bagulho que percorreu 43 ruas do distrito Parque do Carmo. Foram retiradas cerca de 30 toneladas de objetos inservíveis, que os moradores deixaram nas calçadas, entre utilidades domésticas, móveis velhos, pneus, sofás, etc. 128 homens, divididos em 18 equipes, equipadas num total de 24 caminhões e 4 vans estiveram na Ação Concentrada de Zeladoria.

Fonte: Assessoria de Imprensa

A cada 36 horas, um homossexual é morto no Brasil


Brasília – Em 2010, 260 gays, travestis e lésbicas foram assassinados no Brasil. De acordo com um relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB), divulgado hoje (4), a cada um dia e meio um homossexual brasileiro é morto. Nos últimos cinco anos, houve aumento de 113% no número de assassinatos de homossexuais. Apenas nos três primeiros meses de 2011 foram 65 assassinatos.

Entre as vítimas, 54% são gays, 42%, travestis e 4%, lésbicas. Para o antropólogo responsável pelo levantamento, Luiz Mott, as estatísticas são inferiores à realidade. “Esses 260 assassinatos documentados são um número subnotificado, porque não há no Brasil estatísticas oficiais de crimes de ódio. Para os homossexuais, a situação é extremamente preocupante.”

O estudo também aponta que o Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de homossexuais. Nos Estados Unidos, foram registrados 14 homicídios de travestis em 2010, enquanto no Brasil, foram 110 assassinatos. Além disso, o risco de um homossexual ser morto violentamente no Brasil é 785% maior que nos Estados Unidos.

De acordo com Mott, esse aumento é resultado do aumento da violência e da impunidade. “Há um crescimento da quantidade de assassinatos. Além disso, menos de 10% desses assassinos são presos e sentenciados. Atualmente, a visibilidade dos gays é maior, pois há muitos se assumindo e isso provoca o aumento da intolerância.”

Entre os estados brasileiros, a Bahia lidera, pelo segundo ano consecutivo, o ranking nacional. Foram 29 homicídios em 2010. Alagoas ocupa a segunda posição, com 24 mortes; seguido pelo Rio de Janeiro e São Paulo, com 23 assassinatos cada. De acordo com o relatório, Alagoas também é o estado que oferece maior risco para os homossexuais. Maceió é a capital onde mais gays são assassinados - com menos de 1 milhão de habitantes, a cidade registrou nove homicídios.

Segundo o estudo, o Nordeste é a região mais homofóbica do país. O Nordeste abriga 30% da população brasileira e registrou 43% dos homossexuais assassinados. Vinte e sete por cento dos assassinatos ocorreram no Sudeste, 9% no Sul, 10% no Centro-Oeste e 10% no Norte. O risco de um homossexual do Nordeste ser assassinado é aproximadamente 80% mais elevado que no Sul ou no Sudeste.

De acordo com Mott, essa situação pode ser revertida com educação sexual nas escolas, maior rigor da polícia e da Justiça, políticas afirmativas que garantam a cidadania plena de 10% da população e maior cuidado dos próprios gays, travestis e lésbicas.

O GGB vai denunciar o governo brasileiro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e à Organização das Nações Unidas (ONU) por crime de prevaricação e lesa humanidade contra os homossexuais.

Fonte: Agência Brasil

Vereador Mário Sumirê prestigia visita do governador Geraldo Alckmin para instalação do Poupatempo

O parlamentar acompanhou a assinatura do contrato que permitirá o investimento de aproximadamente R$ 30 milhões na construção da unidade no município de Suzano

Deputado Federal Junji Abe, o governador de São Paulo
Geraldo Alckmin, e o vereador Mário Sumirê
O vereador Mário Massayoshi Kawashima, o Mário Sumirê, representou a Câmara de Poá (SP) na cerimônia de assinatura do contrato de cessão do imóvel para implantação do Poupatempo de Suzano, realizada na última quinta-feira (31/03). O convênio foi assinado pelo próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve na cidade vizinha para anunciar o investimento de aproximadamente R$ 30 milhões. O projeto do governo estadual deve beneficiar diretamente o município de Poá, uma vez que a nova unidade atenderá a toda a região do Alto Tietê.

Mário Sumirê prestigiou a visita do governador, que também foi acompanhada por diversas autoridades regionais, como seu correligionário, o deputado federal Junji Abe (DEM). O vereador destacou a importância da assinatura do contrato para instalação do Poupatempo, que será feita nas dependências do Shopping Suzano. “A assinatura desse contrato é muito importante, uma vez que o Poupatempo vai atender a toda a região do Alto Tietê. Em razão da proximidade dos municípios de Suzano e Poá, podemos afirmar que esse novo projeto vai beneficiar imensamente a população poaense”, destacou o parlamentar.

O contrato, entre o Governo de São Paulo e o Shopping Suzano, cede o espaço sem ônus para instalação do Poupatempo. Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin informou que será aberta uma licitação para contratação do consórcio que vai construir, equipar e operar a unidade pelo período de cinco anos. O investimento ficará em torno de R$ 25 a R$ 30 milhões e o posto de atendimento deverá começar a operar no primeiro semestre de 2012. O Poupatempo é um Programa do governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública.

Fonte: Assessoria de Imprensa

RÁDIO NOTÍCIAS - Começam a valer hoje os critérios fixados pela Anvisa para a importação de matérias-primas e alimentos do Japão

Vereador Lauriston quer cumprimento da lei que institui programa de Ensino sobre posse responsável de animais em Poá

O parlamentar comprometeu-se, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, a marcar uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação para discutir o assunto

O vereador Lauriston Roberto Ferreira Barros (PV) vai questionar o Poder Executivo sobre o cumprimento da lei 3.379 de 2009, de sua autoria, que instituiu, como parte do projeto pedagógico da rede pública de Ensino, o programa municipal de conscientização sobre posse responsável de animais. A necessidade de cobrança sobre o cumprimento da legislação foi constatada durante a audiência pública promovida nesta semana, na Câmara de Poá (SP), para discussão de políticas públicas eficientes de combate ao abandono e de controle populacional de animais domésticos no município.

A audiência pública, coordenada por Lauriston Barros, foi proposta pela delegacia regional da União Internacional de Proteção Animal (UIPA) e recebeu dezenas de protetores de animais. Um dos temas mais debatidos foi a necessidade de instituição de políticas públicas de conscientização da população, em especial de crianças e adolescentes, sobre a possa responsável. Os protetores presentes defenderam a inclusão do tema na grade curricular das escolas municipais. “Chegou-se a um consenso que a educação das crianças será um instrumento importante de disseminação da conscientização sobre a posse responsável em toda sociedade, minimizando o problema do abandono”, conta Lauriston.

Para o vereador, a reivindicação dos protetores foi uma grata surpresa. Isto porque existe no município a lei 3.379, de 2009, que é de sua autoria e institui o programa de conscientização sobre posse responsável de animais na rede municipal de Ensino. A legislação determina que o conscientização sobre a causa seja incluída no programa pedagógico das escolas municipais como forma de garantir a formação de cidadãos mais conscientes no futuro.

Diante das exposições na audiência, o vereador Lauriston Barros comprometeu-se a marcar uma reunião com o secretário municipal de Educação, Humberto Martins Duarte, para questionar a aplicação da legislação vigente. “Essa lei, de minha autoria, é muito importante para a conscientização das crianças do nosso município sobre a posse responsável de animais. Porém, ao que parece, ela ainda não foi absorvida pela administração municipal. Essa reunião será bastante esclarecedora para entendermos porque isso acontece”, ponderou o parlamentar.

Lauriston Barros também comprometeu-se a encaminhar ao Poder Executivo uma indicação com as sugestões colhidas durante a audiência, para criação de novas políticas públicas para o trato de animais no município. Entre os principais temas abordados, destacaram-se a importância da castração dos animais, criação de convênios com clínicas veterinárias para atendimento dos animais de rua resgatados pelos protetores e necessidade de punição para os proprietários que abandonam os bichos irresponsavelmente.
Centro de Zoonose terá capacidade para até 46 animais animais

O secretário municipal de Obras, Valdir Jorge de Almeida, também compareceu à audiência pública e apresentou à população a planta do futuro Centro de Controle de Zoonoses de Poá. De acordo com o projeto, o local terá área construída de 1500 metros e abrigará três canis com capacidade total para 46 animais. O projeto também prevê a instalação de um curral e de prédios para abrigar os setores operacionais do centro.

O secretário fez questão de frisar que o projeto foi elaborado de acordo com as normas da FUNASA e do Instituto Pasteur. Ele aguarda apenas a emissão de licenças para início do processo de licitação e construção. A medida foi muito aplaudida pelos presentes. “Durante a audiência, tanto eu, quanto protetora de Poá, Silvia Carolina Marques, fizemos questão de destacar ao público o interesse da atual gestão pela causa animal”, informou o vereador.

Castração
No dia 15/03, a Câmara de Poá aprovou o projeto, também de autoria do vereador Lauriston, que dá nova redação à lei 3.442/2010, que dispõe sobre o controle populacional de cães e gatos no município. As alterações foram necessárias porque a legislação vigente possuía entraves para a celebração de convênios entre o Poder Executivo e clínicas veterinárias particulares para castração de animais domésticos. A aprovação do novo texto é considerada uma conquista de relevante importância para a classe protetora dos animais uma vez que promoverá o controle seguro do aumento de cães e gatos na cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara