Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Paes garante que calamidade pública no Rio não atrasa entregas olímpicas

Cristina Índio do Brasil

Em comunicado divulgado pelo twitter, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assegurou que o estado de calamidade pública, decretado hoje (17) pelo governo estadual, “em nada atrasa as entregas olímpicas e os compromissos assumidos pelo Rio”.

Ainda na rede social, o prefeito afirmou que confia na parceria com o governo federal para garantir a segurança dos Jogos de 2016: “No próprio tema da segurança dos jogos-aonde a prefeitura não tem responsabilidades – temos a certeza que a parceria com o governo federal funcionará. Portanto, quero renovar aqui a confiança de que realizaremos jogos excepcionais!”

O presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen Leal, classificou a declaração de estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira, pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, de “uma medida exemplar e corajosa”.

Fonte: AB

Tocha Olímpica chega ao Amazonas no próximo domingo

Manaus vai receber no próximo domingo (19) a Tocha Olímpica, símbolo da maior competição esportiva do mundo. A capital amazonense é uma das cidades-sede da Olimpíada Rio 2016, que começa em agosto. A tocha deve chegar por volta das 8h30 ao Terminal de Cargas do Aeroporto Eduardo Gomes e será acesa às 9h na Avenida Santos Dumont.

O símbolo da olimpíada vai ser carregado em solo manauara por 39 quilômetros, aproximadamente. Na rota, não estão apenas pontos turísticos, segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

“O que é importante é a gente conseguir compartilhar o sentimento, a tocha olímpica com toda a cidade. Todas as outras capitais estão optando por fazer nos pontos turísticos. A gente vai para a zona norte, a zona leste, porque o que a gente deseja, na verdade, é convidar a população a participar desse grande evento que é a olimpíada em nossa cidade”, ressaltou Bernardo.

O primeiro condutor da tocha em Manaus será o estudante da rede municipal de ensino Guilherme Domanski. Escolhido por apresentar boas notas, ele vai percorrer 200 metros de bicicleta, simbolizando o transporte alternativo.

O revezamento vai passar por duas avenidas, com parada prevista na Arena da Amazônia, às 10h30. Depois seguirá para o Paço da Liberdade, no Centro Histórico, para o Mercado Adolpho Lisboa e, em seguida, para o Teatro Amazonas. A primeira etapa do revezamento termina na Avenida Boulevard Álvaro Maia. À tarde, o revezamento será retomado em avenidas da zona leste e será finalizado com festa no Complexo Turístico Ponta Negra, por volta das 19h.

Cerca de 170 pessoas foram escolhidas para conduzir o símbolo em Manaus, entre elas atletas amazonenses. O lutador Tasso Alves fala da emoção de participar do revezamento.

“Primeiramente eu agradeço a Deus. É um momento ímpar para a cidade de Manaus e para o estado do Amazonas. E eu, como bom manauara, estou representando o estado há mais de 20 anos, competindo no Brasil e no exterior. Hoje, caiu a ficha e vou ter que conter a emoção no dia 19. Estou sem palavras”, contou o atleta de luta olímpica.

A passagem da tocha olímpica pelo Amazonas vai continuar na segunda-feira (20), a partir do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), às 7h30. Segundo o coordenador do Comitê Manaus 2016,  Mauro Aufiero, o próximo destino será o píer do Hotel Tropical, às margens do Rio Negro, de onde seguirá em um revezamento fluvial em canoas típicas da região para os municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo.

“Os condutores vão nadar junto com os botos em Iranduba, depois irão ao Lago do Catalão, onde há uma comunidade ribeirinha bastante interessante, ou seja, essa comunidade poderá ver de perto a tocha olímpica. De lá, ela vai em procissão descendo o Rio Negro em direção ao Encontro das Águas, onde será feita uma grande celebração. De lá, sairá diretamente para Presidente Figueiredo, onde descerá de rafting [esporte radical de descida em corredeirasas] as corredeiras do Rio Urubuí”, detalhou Aufiero.

Também haverá uma celebração de encerramento da passagem da tocha pelo estado, na tarde de segunda-feira, às margens da corredeira do Rio Urubuí, em Presidente Figueiredo. De lá, ela volta para o píer do Hotel Tropical, em Manaus, seu último destino em terras amazonenses.

No dia seguinte (20), a tocha olímpica será recebida no Acre.

Uma mulher morreu soterrada em desabamento de Igreja

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Jean Wyllys tenta ligar mortes em boate gay a Marco Feliciano e Jair Bolsonaro

Pastor pede que Ex-BBB use “menos ódio” no seu discurso

Nas primeiras horas após o atentado que matou 50 pessoas e deixou pelo menos mais 54 feridos, várias informações divulgadas pela grande mídia eram incompletas ou simplesmente tendenciosas. Embora várias declarações de autoridades ligassem o terrorista Omar Saddiqui Mateen com grupos muçulmanos, insistia-se na tese de que era “cedo” para afirmar. Algumas horas depois, o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelas mortes.

Mesmo assim, parte da mídia repetia o discurso do politicamente correto, tentando desvincular a motivação do assassino com suas convicções religiosas. Estranhamente, alguns veículos de comunicação tentaram fazer uma associação de crime com “fundamentalistas cristãos”.

As mortes das pessoas que estavam no clube gay Pulse foram a notícia principal durante todo o dia. Nas redes sociais, uma postagem gerou grande repercussão pelo seu conteúdo absurdo. O deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ) escreveu um “textão” no Facebook, que logo foi comentado e compartilhado milhares de vezes.

Para Wyllys, homossexual assumido e famoso por ter vencido o programa Big Brother Brasil (BBB), a motivação do atentado “foi a aversão que ele [Omar] tinha pelo modo de vida dos gays, bissexuais e lésbicas”. Prosseguiu afirmando que “o fundamentalismo religioso (islâmico nesse caso, mas que existe também em outras religiões, como bem sabemos no Brasil) está na origem do ódio… contra as pessoas LGBT”.

Imediatamente tentou fazer uma ligação com várias personalidades evangélicas conhecidas. Citou nominalmente os deputados pasto Marco Feliciano (PSC/SP), pastor Eurico (PHS/PE), além do pastor Silas Malafaia, a psicóloga Marisa Lobo e a pastora/cantora Ana Paula Valadão.
Mencionou ainda Jair Bolsonaro (PSC/RJ), que é católico, mas defende a agenda conservadora da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso.

Embora não tenha nenhuma prova do que diz, segundo Jean Wyllys, as pessoas citadas por ele possuem um “discurso de ódio” que “pode levar pessoas de bem a praticar atos de violência física – assassinatos e agressões físicas – contra membros da comunidade LGBT”.
Pouco tempo depois, Marco Feliciano usou a sua conta do Facebook para rebater as acusações infundadas do colega deputado.

“É lamentável o grau de psicopatia dos seres humanos neste século. O Estado Islâmico é responsável também pelo assassinato de mais de 150 mil cristãos”, lembrou ele. Logo em seguida, ressaltou que “o deputado ex-BBB me ataca, e também ataca outros cristãos dizendo ser nossa culpa, mas ele nunca se pronunciou sobre estas mortes, para ele, cristãos são uma subespécie e não merecem atenção”.

O deputado cristão anexou ainda cópia do projeto de Lei 1780/11, de autoria do psolista, que prevê o ensino do islamismo nas salas de aula do Brasil. Feliciano ressaltou que lamentava a morte das pessoas na boate, “peço que Deus conforte suas famílias, em oração peço que haja paz neste mundo”. Encerrou com um recado “ao ex-BBB peço, MENOS ÓDIO e seja mais sério, mais responsável com suas postagens”.

Procurado pelo portal Gospel Prime, o deputado pastor Eurico (PHS/PE) afirmou que “Jean Wyllys, que se diz representante do ativismo homossexual, nada mais é do que frustado. É uma pessoa que, por sofrer de distúrbios emocionais, tenta se esconder por traz de uma bandeira que não lhe garante um total respaldo. Dessa maneira, sai atirando em todos que não comungam com suas frustrações.”
O pastor lembrou que “Cristãos morrem todos os dias vitimados por extremistas islâmicos em todo mundo, e eu nunca vi ele defender nenhuma família vitimada. Nós, cristãos evangélicos, não defendemos nem apoiamos nenhum ato de violência contra qualquer ser vivente, seja racional ou irracional. Que Deus tenha misericórdia de sua alma e o liberte-o da escravidão que ora vive.”

Fonte: GP

Morador de rua morre na Avenida Paulista e polícia suspeita do frio

Elaine Patricia Cruz
Um morador de rua foi encontrado morto na madrugada de hoje (12) na Avenida Paulista, próximo ao cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luis Antônio, em São Paulo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil ainda investiga a causa da morte, mas como não havia sinais de violência física, uma das possibilidades é  que ele tenha morrido em decorrência do frio.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a temperatura média durante a madrugada oscilou em torno dos 7ºC. O morador de rua foi identificado como Adilson Roberto Justino, com idade desconhecida. Segundo a secretaria, uma testemunha chamou a Polícia Militar por volta das 4h  quando o encontrou sofrendo uma convulsão. Os policiais chamaram o socorro, mas Justino não resistiu.

O local foi periciado e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O caso está sendo investigado pelo 78º Distrito Policial. Este é o segundo caso de morte de um morador de rua, aparentemente por causa do frio.

Na manhã de sexta-feira (10), por volta das 5h10, um funcionário de um terminal de metrô encontrou o corpo de João Carlos Rodrigues, 55 anos, em frente à estação Belém. Segundo a secretaria, o caso foi encaminhado ao 81º Distrito Policial. A madrugada de sexta-feira foi a mais fria do ano em São Paulo, com a temperatura mínima chegando aos 5,5ºC.

Fonte: AB

Ministério da Educação divulga hoje o resultado do ProUni

Mariana Tokarnia

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (13) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes pré-selecinados têm de hoje ao dia 20 para apresentar nas instituições de ensino os documentos que comprovem as informações prestadas na hora da inscrição.

O resultado será divulgado na página do ProUni. Cabe ao candidato  verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação.

A lista dos documentos necessários está disponível na internet. O estudante é selecionado quando a documentação é aprovada.

O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo em instituições particulades de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão ofertadas, no segundo semestre deste ano, 125.442 bolsas - 57.092 integrais e 68.350 parciais, de 50% - em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27. Aqueles que não forem selecionados podem ainda participar da lista de espera, de 8 a 11 de julho.

O programa é dirigido tanto aos estudantes egressos do ensino médio na rede pública, quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais. Podem concorrer a bolsas integrais os estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Às bolsas parciais, podem concorrer aqueles com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Fonte: AB / Foto: Fernando Frazão