Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 28 de abril de 2012

Virada Cultural 2012: programação do evento não prevê nenhum espaço dedicado à música gospel


A Virada Cultural é um evento artístico e cultural anual, que reúne artistas renomados e de menor expressão, desde a música até a arte de rua, espalhados pelo centro histórico da capital paulista em 24 horas ininterruptas, totalmente gratuito para o público.

O evento que acontece entre os dias 05 e 06 de Maio, é organizado e financiado totalmente com recursos públicos pela Prefeitura de São Paulo e não conta com patrocínios de empresas. Toda a estrutura da cidade é mobilizada para o período, com os transportes públicos funcionando durante toda a duração da Virada Cultural.

Na programação deste ano não há menção a nenhum evento com artistas gospel de renome ou até mesmo espaços voltados para grupos e cantores evangélicos de menor expressão.

Há na agenda do evento encontros de música eletrônica, apresentação de artistas circenses, rodas de samba, exposição de obras de artes em Centros Culturais, shows de rock e MPB, entre outros.

No site do evento, viradacultural.org.br,  não há informações sobre o motivo da ausência de um evento voltado para o público evangélico.

Fonte: Gospel Mais

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fernando Haddad busca apoio de pastores e tenta se livrar de estigma do “kit gay”


O pré-candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é acompanhado de perto por líderes evangélicos desde que era Ministro da Educação e propôs o polêmico chamado “kit anti-homofobia” ou “kit gay”, que seria distribuído em 6.000 escolas públicas de todo o país.

Agora, ele tem tentado reverter esse estigma fazendo reuniões com pastores para tentar reduzir resistências e se aproximar deles, informa a Folha de São Paulo. Os encontros ocorreriam duas vezes por semana, em bairros da periferia e não são divulgados em sua agenda pública.

Desde que Marcelo Crivella foi empossado como Ministro da Pesca tem sido dito que era uma manobra do governo federal para diminuir a rejeição a Haddad por parte dos evangélicos. Crivella inclusive defendeu o ex-ministro da Educação durante uma visita a duas colônias de pescadores na ilha de Madeira, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Na última segunda-feira, no bairro Guaianases, zona leste da capital paulista, cerca de 40 pastores estavam reunidos para ouvir Haddad explicar que desconhecia o teor do “kit gay”. O material vazou antes de ser aprovado e não chegou a ser distribuído a crianças e adolescentes.

Os congressistas da bancada evangélica alertavam que o kit iria estimular o homossexualismo, algo negado pelo ministério e pela ONG que o produziu.

Destinado originalmente a alunos e professores do ensino médio, nível em que estão alunos que têm entre 14 e 18 anos de idade, o material conteria vídeos que tratavam explicitamente de questões como transsexualidade, bissexualidade e relações entre gays e lésbicas. A polêmica tomou conta e o material teve sua distribuição vetada pela presidente Dilma Rousseff.

“Ele disse que entendeu que aquilo não era adequado e mandou suspender a distribuição dos kits. (Haddad) disse que a Dilma entendeu que não era hora de soltar aquilo (o kit)”, defende o pastor Marçal Borges, da Comunidade A Palavra de Deus, que garantiu o apoio da sua igreja ao candidato.

A reunião ocorreu nas dependências da igreja e uniu lideranças da região, entre elas religiosas. Compareceram vereadores locais, entre eles o deputado estadual Luiz Moura (PT).
Foi divulgado que antes da reunião, Haddad conversou com o pastor Marçal Borges, que o questionou sobre o kit anti-homofobia, pois, o tema seria determinante para a comunidade apoiar o petista.

Haddad também tem focado sua agenda em reunião com líderes católicos. Segundo ele, muitas lideranças se sentem usadas na atual gestão e não querem mais fazer parte de um “jogo menor”.

Mas nem todos os setores evangélicos acreditam na mudança de postura de Haddad. O pastor Silas Malafaia também usou o Twitter em março para para comentar a nomeação de Marcelo Crivella e afirmou “ Não adianta colocar evangélico no Ministério. Não vamos dar refresco ao Haddad em São Paulo com o kit gay”.

Fonte: O Verbo / Via: Gospel Prime

Texto do Código Florestal aprovado na Câmara é alvo de críticas de senadores


O texto do novo Código Florestal Brasileiro aprovado pelos deputados na noite de quarta-feira (25) foi criticado pelos senadores na sessão plenária de hoje (27). O projeto da Câmara encaminhado para sanção presidencial altera o texto elaborado pelos senadores. Relator da matéria no Senado, Luiz Henrique (PMDB-SC) iniciou as sucessivas declarações condenando a atitude dos parlamentares. Segundo ele, toda a tramitação do projeto no Senado contou com a participação dos deputados, principalmente da bancada ruralista, ambientalistas, pesquisadores e do Executivo, o que viabilizou um amplo acordo.

Luiz Henrique frisou que os deputados não cumpriram a palavra dada durante o processo de construção do acordo no Senado. "A palavra empenhada sobre um assunto, sobre uma matéria, deve ter a força da Bíblia ou de uma enciclopédia, deve ter o peso de uma verdade histórica."

O parlamentar que relatou a matéria em conjunto com o senador Jorge Viana (PT-AC) destacou que "não houve uma vírgula" do texto debatido no Senado que deixasse de contar com o aval dos técnicos da Frente Parlamentar de Agricultura da Câmara. Segundo ele, sua frustração aumentou quando viu os mesmos técnicos formularem alguns dos dispositivos alterados pelos deputados.

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que a Casa "ficou profundamente estupefata" com a decisão tomada pela Câmara dos Deputados. Para o petista, o que os parlamentares fizeram na Câmara foi "mutilar" uma proposta construída tanto dentro do Legislativo quanto ouvindo representantes do Executivo e representantes do setor.

Pedro Simon (PMDB-RS) não acredita que a presidenta Dilma Rousseff mantenha o texto aprovado pela Câmara. "Ela vai mostrar a posição do Brasil, e não a da Câmara dos Deputados, perante a Conferência da Rio+20. Ela vai aparecer na Conferência da Rio+20, mostrando o pensamento da sociedade brasileira". Ele dá como certo o veto presidencial e a retomada das propostas construídas durante as negociações no Senado.

Na votação da noite de quarta-feira, os deputados retiram do texto, por exemplo, a possibilidade de o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vetar a emissão de documento de controle de origem da madeira explorada em estados que não integram o sistema nacional de dados sobre a extração. Outro ponto rejeitado foi interrupção temporária de atividades agrícola ou pecuária em no máximo cinco anos até 25% da área produtiva.

A exigência de planos diretores dos municípios, ou leis de uso do solo, observarem os limites gerais de áreas de preservação permanente (APPs) em torno de rios, lagos e outras formações para proteção em áreas urbanas e regiões metropolitanas, acordadas pelos senadores, foi outro ponto excluído da proposta pelos deputados.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 26 de abril de 2012

No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, médicos alertam população do Rio sobre os riscos da doença


Rio de Janeiro – Para marcar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) promove hoje (26) evento aberto à população na Praça da Cobal, no bairro do Humaitá, zona sul da capital fluminense. O objetivo da ação é levar ao conhecimento do público todos os malefícios que a hipertensão arterial pode causar à saúde das pessoas, além de outros fatores de risco que podem acarretar doenças cardiovasculares.

Uma equipe de aproximadamente 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e psicólogos do instituto fará até as 15h medições de pressão arterial e glicose. Eles também estão conferindo o peso e a circunferência abdominal para completar o check-up. O Ministério da Saúde estima que cerca de 20% da população brasileira sejam hipertensos.

Segundo o cardiologista Rogério de Moura, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão é uma doença silenciosa, por isso é muito importante tomar atitudes preventivas. “O mais importante é a prevenção. Os hábitos saudáveis que a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda são dietas adequadas com pouca gordura e sal, realização de atividade física e as consultas periódicas.”

De acordo com Moura, também é preciso evitar o consumo excessivo de álcool e abolir o tabagismo. Segundo ele, são dois hábitos que prejudicam o tratamento e potencializam o surgimento da doença.

Rogério de Moura acrescenta que os pais precisam dar mais atenção aos hábitos alimentares dos filhos.“Uma criança não saudável é um adulto com doença, isso é exponencial, quanto menos se prevenir, mais doença no futuro”, destacou.

A hipertensão é uma doença que eleva a pressão nos vasos sanguíneos podendo comprometer órgãos importantes como o cérebro, coração e rim. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das principais consequências da falta de controle da doença é a redução da expectativa de vida em 16 anos.



Entrevista - Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Click e Ouça:


Fonte: Agência Brasil

Nova classe média aspira empreendedorismo

Pagar dívidas e se tornar empreendedor. É o desejo de 6 em cada 10 brasileiros da nova classe média. São 26 milhões de pessoas que planejam abrir um negócio próprio em algum momento da vida.


RÁDIO NOTÍCIAS - STF retoma hoje julgamento sobre legalidade de cotas raciais nas universidades


O Supremo Tribunal Federal retoma, nesta quinta-feira, o julgamento da constitucionalidade da reserva de vagas em universidades públicas.  O STF julga uma ação do DEM que questiona o sistema de cota racial da UnB.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

Igreja Luterana na Alemanha permite que pastores homossexuais vivam com seus parceiros na casa pastoral


Uma decisão tomada pela Igreja Evangélica Luterana da Saxônia, na Alemanha, vai permitir que pastores homossexuais vivam com seus parceiros na casa pastoral de uma comunidade. A decisão foi tomada no final da semana passada pelo Sínodo (parlamento) da igreja, que chegou a um acordo após meses de debate.

O Sínodo manteve a união entre um homem e uma mulher como o modelo ideal para a vida pastoral, como concessão àqueles que exigiam a manutenção da atual norma, datada de 2001 e que proíbe casais do mesmo sexo de ocuparem a casa pastoral. Porém passou a permitir que, em “casos excepcionais”, religiosos homossexuais ocupem a casa pastoral, desde que tenham a aprovação da direção da comunidade.

A decisão dividiu opiniões dentro da igreja, que foi a terceira das igrejas regionais que formam a Igreja Evangélica da Alemanha (EKD, na sigla em alemão) a decidir sobre a questão. Antes da Igreja Evangélica Luterana, as Igrejas Evangélicas de Baden e de Württemberg, também haviam decidido a favor dos pastores homossexuais em “casos excepcionais”.

O pastor Christoph Wohlgemuth, de Chemnitz se diz aliviado com a decisão e compara o processo de decisão da igreja com sua própria luta pra se assumir homossexual. “Foi uma luta de um ano”, afirmou. Wohlgemuth atualmente trabalha num hospital e mora numa casa particular, mas com as novas regras sua situação pode mudar.

Segundo a Deutsche Welle, o estudante de teologia David Keller, que é contrário a decisão, afirma que homossexuais nem deveriam ser autorizados a exercer o sacerdócio ou assumir cargos eclesiásticos. Keller diz ser tolerante em relação aos homossexuais, mas afirma que essa tolerância alcança um limite ético na questão das casas pastorais. A maioria dos opositores dos casais homossexuais se mostra cuidadosa ao criticar a decisão.

Com um tom diferente da maioria dos opositores, um pastor de Chemnitz, enviou uma carta às comunidades da Saxônia na qual diz que a Bíblia vê “a prática da homossexualidade como uma terrível aberração e um dos piores pecados” a despertar a ira de Deus.

Ralf Michael Ittelmann, do movimento gay-lésbico cristão de Dresden, defende a ideia de que homossexualidade e cristianismo não são contrários, e afirma que “não há nada definitivo sobre esse tema na Bíblia, que fala de práticas específicas, como a pederastia, mas não de parcerias homossexuais”.

De acordo com o porta-voz da igreja, Matthias Oelke, por enquanto a decisão não tem efeitos práticos, pois nenhum dos pastores homossexuais da igreja manifestou interesse em fazer uso do novo direito. A Igreja Evangélica Luterana da Saxônia tem cerca de 700 pastores e pastoras, e entre esses 15 se declaram homossexuais.

Fonte: Gospel Mais

Carol Celico disse que perdoaria infidelidade de Kaká e que a ‘culpa’ da traição seria dela


Caroline Celico, esposa do craque Kaká, afirmou que “quando o homem trai, é sinal de que a mulher falhou”. A declaração foi feita à revista “Istoé Gente” quando Carol foi questionada se perdoaria uma traição do jogador do Real Madrid.

“Eu perdoaria uma traição do Kaká. E sabe por quê? Porque quando o homem trai, é sinal de que a sua mulher falhou em algum ponto. Ela não estava dando o necessário. E não falo só de sexo. Falo de carinho, diálogo, cumplicidade. Se eu descobrisse um caso do Kaká, seria complicado. Mas se ele me trair, acho que estou fazendo algo de muito errado", publicou a revista.

Pelo Twitter, Celico quis cortar a polêmica. "Gostaria de esclarecer a chamada da minha entrevista, a matéria da 'Istoé Gente' desta semana. Não acho que se o homem (ou a mulher) traem é culpa da mulher. E sim que existe uma consequência do homem (ou mulher) buscarem outra pessoa quando não são correspondidos....Como já vi acontecer em vários casos de amigas e pessoas próximas a mim. A culpa é 50% para cada lado!", escreveu.

Logo em seguida, ela tuitou: "Conheço mulheres que já foram traídas sabe lá Deus por quê! Então, como houve dúvidas de algumas pessoas, preferi deixar minha opinião clara publicamente. Espero que todos tenham entendido”.

Caroline e Kaká estão casados há sete anos, e o casal possui dois filhos, o Lucca (3 anos) e a Isabella, que recentemente completou 1 ano.

Fonte: Yahoo Brasil

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Supremo julga ações que contestam sistema de cotas


O Supremo Tribunal Federal deve julgar hoje 3 ações que contestam a legalidade do sistema de cotas em universidades públicas.

Câmara dos Deputados aprova novo Código Florestal e vota destaques

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco o texto base do novo Código Florestal com as mudanças propostas pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG). Após horas de discussões, os deputados aprovaram por 274 votos a 174 e 2 abstenções, as mudanças feitas pelo relator ao texto aprovado pelo Senado, contrariando a orientação do governo e dos ambientalistas.

O plenário, de forma simbólica, também acatou os dispositivos aprovados pelos senadores que receberam parecer favorável de Piau. Neste momento, os deputados analisam 14 destaques apresentados por vários partidos políticos para mudar o parecer do relator.

O governo e os ambientalistas defendiam o texto aprovado pelos senadores e enviado à Câmara para nova votação, com o argumento de que, no Senado, a proposta havia sido acordada com o setor produtivo e com os ambientalistas, e que também contou com a aprovação de deputados.

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Médicos suspendem atendimento a associados a planos de saúde

Médicos suspendem atendimento a associados a planos de saúde.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

Blogueiro Décio Sa: Quem achar assassino terá recompensa

Foi enterrado ontem o corpo do jornalista e blogueiro maranhense Décio Sá

Ele foi executado na segunda-feira, em um restaurante de São Luís. Para a polícia, o crime pode ter sido encomendado.

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, declarou durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (24) que qualquer informação que leve ao paradeiro exato do homem que matou o jornalista Décio Sá terá como recompensa do Disque-Denúncia a quantia de R$ 100 mil, oferecida por um grupo de empresários.

Todas as denúncias estão sendo encaminhadas à Delegacia de Homicídios, que está à frente das investigações do caso. Quem tiver informações que ajudem a polícia no esclarecimento da morte do jornalista, ligue para os números do Disque-Denúncia: (98) 3223 5800 – capital (MA) e 0300 313 5800 – interior (MA), ou ainda 0300 253 1177 – custo de uma ligação local para todo o Brasil. O serviço garante o total anonimato no momento da ligação e o funcionamento 24 horas. Ajude a polícia esclarecer este caso. Ligue e denuncie, o anonimato é garantido.


Tonho cobra operação tapa-vala no Jardim Nossa Senhora do Caminho em Ferraz de Vasconcelos


Por executar obra e deixar a Rua Gilson Florêncio Nunes, no Jardim Nossa Senhora do Caminho, na divisa de Ferraz de Vasconcelos e São Paulo, totalmente, esburacada, o vereador Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, pediu providência a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A solicitação em forma de requerimento ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 23.

No documento aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Câmara Municipal, Tonho cobra a realização da operação tapa-vala por parte da estatal paulista. Para ele, como a Rua Gilson Florêncio Nunes está cheia de buracos, o risco de acontecer um acidente é muito grande. Além disso, o vereador criticou a falta de suporte pela Prefeitura Municipal.

Segundo ele, a via pública encontra-se esburacada há bastante tempo, no entanto, o Poder Público local nada faz para resolver o problema enfrentado todos os dias por moradores e motoristas. “Lamentavelmente, a Rua Gilson Florêncio Nunes foi abandonada pela administração da cidade e pela Sabesp. Por isso, apelo à empresa para que feche a buraqueira no local”, assegura Tonho.

Já José Izidro Neto (PMDB) disse que a via pública está intransitável. O tucano Luiz Fábio Alves da Silva, o Fabinho, concorda com o pensamento do colega, entretanto, jogou a culpa na falta de planejamento do Poder Executivo por fazer um cronograma de obra aleatório e, ao mesmo tempo, por não exigir providência a Sabesp que costuma deixar a cidade toda esburacada após executar algum serviço.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Ferraz de Vasconcelos

Juros do cheque especial sobem em março para 185% ao ano


Os juros médios do cheque especial subiram, na contramão de outras taxas que apresentaram redução de fevereiro para março. A taxa chegou a 185% ao ano, uma alta de 2,2 ponto percentual. Em janeiro, a taxa anual estava em 185,9%. Os dados foram divulgados hoje (25) pelo Banco Central (BC).

No caso do crédito pessoal, incluídas operações de crédito consignado, a taxa caiu 1,8 ponto percentual, de fevereiro para março, e ficou em 48,8% ao ano. A do crédito para a compra de veículos caiu 0,5 ponto percentual para 26,5% ao ano. A taxa do crédito para compra de bens subiu 3,6 ponto percentual para 61,9% ao ano. A taxa média de juros cobrada das famílias caiu 1 ponto percentual para 44,4% ao ano.

Neste mês, a Caixa e o Banco do Brasil anunciaram redução de taxas de juros e foram seguidos pelas instituições privadas Itaú, Bradesco, HSBC e Santander. Portanto, nesses dados de março ainda não é possível verificar efeitos dos anúncios dos bancos.

Além da competição entre bancos públicos e privados, as recentes reduções da taxa básica de juros, a Selic, que serve de referência para os juros bancários, geram a tendência de queda das taxas.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 24 de abril de 2012

Pastor Ricardo Gondim explica porque rompeu com o movimento evangélico: “Não há sentido em remendar panos rotos”. Leia na íntegra


O pastor Ricardo Gondim publicou um artigo em seu site pessoal explicando os motivos que o levaram a abandonar o movimento evangélico. “Passei a evitar a parceria de gente a quem eu jamais confiaria a carteira. Eu tinha que partir”, afirmou.

Segundo Gondim, seu abandono ao movimento se deu por rejeitar a “ bitola que qualquer grupo -  fundamentalista ou não – chancelou e recomendou”, e emenda dizendo que não quer ser preso por um rótulo: “Não aceito que tradição, escola ou cânone, cerceiem a minha capacidade de arrazoar. Rechaço obediência servil. Odeio timidez intelectual. Aliás, a única chancelaria que admito é da consciência. Creio que posso ser movido pelo mesmo Espírito que inspirou, e capacitou, homens e mulheres no passado. Erros teológicos, enquanto não produzirem intolerância, ódio ou preconceito, tenho certeza, estão perdoados”.

Líder da Igreja Betesda, em São Paulo, e conhecido por suas opiniões polêmicas, Gondim afirma que agora pretende “amar e apreciar, sem extravagância, as coisas mínimas” e viver de praticar o que prega: “Quero descer do alto dos meus privilégios e estender a mão ao mortiço que jaz em alguma estrada poeirenta. Desisti de uma espiritualidade que se contenta em implorar favores à Divindade. Em minha partida, acalento o desejo de encarnar Deus. E assim dizer: não vivi em vão”.

-“Redigi um texto em que me despedia do convívio do Movimento Evangélico. Eu já não suportava o arrocho que segmentos impunham sobre mim. Tudo o que eu disse por alguns anos ficou sob suspeita. Eu precisava respirar. Sabedor de que não conseguiria satisfazer as expectativas dos guardiões do templo, pedi licença”, escreveu, afirmando que suas opiniões foram usadas contra ele. “Não há sentido em gastar os poucos dias que me sobram em remendar panos rotos. Para que continuar no mesmo arraial de pessoas que me desconsideram e que eu desconsidero?”, questiona.

Confira abaixo a íntegra do artigo “Porque parti”, de Ricardo Gondim:

Depois dos enxovalhos, decepções e constrangimentos, resolvi partir. Fiz consciente. Redigi um texto em que me despedia do convívio do Movimento Evangélico. Eu já não suportava o arrocho que segmentos impunham sobre mim. Tudo o que eu disse por alguns anos ficou sob suspeita. Eu precisava respirar. Sabedor de que não conseguiria satisfazer as expectativas dos guardiões do templo, pedi licença.


Depois de tantos escarros, renunciei. Notei que a instituição que me servia de referencial teológico vinha se transformando no sepulcro caiado descrito pelos Evangelhos. Restou-me dizer chega por não aguentar mais.


Eu havia expressado minha exaustão antes. O sistema religioso que me abrigou se esboroava. Notei que ele me levava junto. Falei de fadiga como denúncia. Alguns interpretaram como fraqueza. Se era fraqueza, foi proveitosa, pois despertava para uma realidade: o Movimento Evangélico vinha se transformando em cabide de oportunistas; permitindo que incompetentes, desajustados emocionais e – por que não dizer?  – vigaristas, se escorassem nele.


Não há sentido em gastar os poucos dias que me sobram em remendar panos rotos. Para que continuar no mesmo arraial de pessoas que me desconsideram e que eu desconsidero? Deixei de tolerar os bons modos de moralistas (sexuais) que não se incomodam em transformar a casa de Deus em feira-livre.


Verdade, desisti. Desisti, porém, de apenas um segmento religioso. Que eu já não trato como lídimo representante do caminho do Nazareno. Larguei o esforço de recauchutar um movimento carcomido de farisaísmo.


Mas saio assustado. A fúria dos severos defensores da reta doutrina, confesso, me surpreendeu. Há alguns anos experimento o peso do rancor religioso. Nada mais perigoso do que um crente assustado; e nada que assuste mais um crente do que a transgressão da ortodoxia. Amigos me voltaram as costas. Estranhos se intrometeram em minha vida particular. Fui traído. Antigas invejas se fantasiaram de zelo pela verdade, e parceiros se transformaram em inimigos. Senti o escarro do desdém.


Embora tenha repetido, não me deram atenção. Eu nunca me atrevi solucionar os paradoxos filosóficos ou os mistérios teológicos que se arrastam há séculos. Não sou ingênuo: as Esfinges modernas, iguais às míticas, devoram o fígado de incautos que se imaginam donos da verdade.


Meu adeus foi ético. Passei a evitar a parceria de gente a quem eu jamais confiaria a carteira. Eu tinha que partir. Se critérios éticos não bastarem para definir o acampamento onde cravamos nossa tenda, há algo muito errado em nossa credibilidade. Nervoso com o carreirismo de gente que não hesita em vender a alma, preferi caminhar por outra estrada.


Rejeito a bitola que qualquer grupo -  fundamentalista ou não – chancelou e recomendou. Não aceito que tradição, escola ou cânone, cerceiem a minha capacidade de arrazoar. Rechaço obediência servil. Odeio timidez intelectual. Aliás, a única chancelaria que admito é da consciência. Creio que posso ser movido pelo mesmo Espírito que inspirou, e capacitou, homens e mulheres no passado. Erros teológicos, enquanto não produzirem intolerância, ódio ou preconceito, tenho certeza, estão perdoados.


Quero reaprender a viver. Vou buscar a trilha onde menos homens e mulheres andam de dedo em riste. Anseio por fazer-me amigo de gente espirituosa, leve, risonha, que sabe desafogar a alma.


Por condescendência, alguém disse que não sou teólogo, apenas poeta.  Apesar de não me achar digno de ser chamado poeta, sorri de felicidade. Que honra! Poetas não acendem fogueira. Tenho certeza que Miguel de Serveto gostaria de ver-se na companhia de trovadores.


Pretendo amar e apreciar, sem extravagância, as coisas mínimas: o tirocínio dos meninos, o desabrochar da paixão na menina em flor, a conversa de bons amigos. E no final do dia, ao rever as horas, saber celebrar a paixão de simplesmente existir.


Saio para instruir-me na adoração. Necessito transformar genuflexão em serviço. Quero descer do alto dos meus privilégios e estender a mão ao mortiço que jaz em alguma estrada poeirenta. Desisti de uma espiritualidade que se contenta em implorar favores à Divindade. Em minha partida, acalento o desejo de encarnar Deus. E assim dizer: não vivi em vão.


Soli Deo Gloria

Fonte: Gospel Mais

Implante obrigatório do CHIP em humanos nos EUA REFORMA SANITÁRIA

Seu Direito - Alimentos mal conservados

Erros no preparo, na manipulação e no armazenamento de alimentos podem provocar intoxicação alimentar. E resultar até mesmo em consequências graves dependendo do caso. Veja agora como agir diante dessa situação no quadro "Seu Direito".

Vida transformada pela Palavra de Deus

Henrique Lacerda, ex-dependente químico, conta como sua vida foi completamente transformada pela Palavra Deus.

Mongaguá abre inscrições para curso de Assistente Administrativo


Prefeitura mantém convênio com o Senai para qualificação profissional. Interessados podem se inscrever gratuitamente a partir de quarta (25)

A partir do dia 25 o Espaço “José Spadotto”, em Mongaguá, recebe inscrições para o curso de Assistente Administrativo. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no próprio Espaço que fica na avenida José Jacob Seckler, 1.500, no Jardim Praia Grande, das 9 às 13 horas e das 14 às 16 horas.

Gratuito e desenvolvido em parceria com o Senai, para se inscrever no curso é preciso ser maior de 16 anos, ter o ensino fundamental completo e apresentar xerox e originais dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e residência.

O curso de 160h/aula inicia dia 07 de maio, no período das 18 às 22 horas e trará aos alunos as matérias de Comunicação oral e escrita, matemática financeira, rotinas de escritório, rotinas contábeis e informática.

Fonte: Empresa Brasil de Comunicação

Despesas pessoais pesam mais no bolso do consumidor e pressionam inflação em São Paulo


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, atingiu 0,37%, na terceira prévia de abril, o que representa um aumento de 0,13 ponto percentual sobre a taxa da apuração anterior (0,24%). É a segunda consecutiva.

Desta vez, o que mais influenciou o aumento foi o grupo de despesas pessoais, cujo índice passou de 0,5% para 1,32%, com destaque para os cigarros e as bebidas.

A segunda maior contribuição para a elevação inflacionária foi constatada em alimentação, embora a taxa desse grupo tenha apresentado um leve decréscimo (de 0,43% ante 0,44%). Entre os itens em alta estão o feijão, os derivados do leite (queijos, iogurte, leite em pó e leite condensado) e os pescados.

A entrada nas lojas da nova coleção de outono e inverno influenciou a elevação da taxa de vestuário (de 0,61% para 0,96%). Entre os itens que ficaram mais caros estão as roupas femininas.

Mais dois grupos tiveram aumentos: saúde (de 0,51% para 0,54%), puxado pelos planos de assistência médica e remédios, e transportes (de 0,11% para 0,15%). Neste caso, a taxa reflete, principalmente, a correção de preços do seguro de veículo e de estacionamentos.

Já em educação, houve decréscimo, de 0,04% para 0,02%. Em habitação, a taxa permaneceu em -0,03%.

Fonte: Agência Brasil

Irã promete investigar denúncia sobre diplomata acusado de abusar de crianças e adolescentes brasileiros


O governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, promete investigar as denúncias envolvendo um diplomata iraniano, de 51 anos, acusado de abusar sexualmente de crianças e adolescentes brasileiros, de 9 a 14 anos. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, disse hoje (24) que o caso será “examinado seriamente”. De acordo o porta-voz, o diplomata, que estava em Brasília, foi chamado de volta ao Irã.

A iniciativa marca uma mudança de posição do Irã em relação ao tema. No Brasil, a Embaixada do Irã, na semana passada, alegou apenas que as informações eram relacionadas a um “mal-entendido” e resultado de “diferenças culturais” entre iranianos e brasileiros.

No começo deste mês, o diplomata iraniano foi denunciado por abusar sexualmente de crianças e adolescentes, no Clube Vizinhança, na Asa Sul de Brasília, área nobre da cidade. De acordo com relatos, ele acariciava as partes íntimas de meninos e meninas enquanto mergulhava. Os relatos aos policiais foram feitos pelas vítimas, salva-vidas e parentes das crianças e dos adolescentes.

No último dia 19, o porta-voz Mehmanparast rejeitou as denúncias definindo-as como “infundadas”. Segundo ele, as notícias sobre o episódio eram “falsas e irreais”. Porém, o governo brasileiro reagiu com veemência. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, determinou o envio de pedido de explicações ao governo do Irã.

O governo brasileiro aguarda um comunicado oficial da Embaixada do Irã em Brasília. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, se a resposta sobre a saída do diplomata do Brasil não for formalizada, o país pretende declará-lo persona non grata - medida extrema nas relações diplomáticas.

Fonte: Agência Brasil

Blog de jornalista Décio Sá morto no Maranhão será peça de inquérito


A polícia do Maranhão vai usar as informações publicadas no Blog do Décio para investigar a morte do jornalista Décio Sá, na noite de ontem (23), em um restaurante de São Luís. De acordo com informações do governo do estado, o crime tem características de execução e o blog, que contém reportagens investigativas, é considerado pela polícia uma pista importante no inquérito.

O jornalista Décio Sá foi assassinado em um restaurante da Avenida Litorânea, na capital maranhense. O crime ocorreu por volta das 23h30. Além do blog, Décio Sá era repórter da editoria de política de O Estado do Maranhão, pertencente à família do presidente do Senado, José Sarney.

Agora, pela manhã, a delegada-geral da Polícia Civil maranhense, Maria Cristina Resende Menezes, está reunida com os delegados que vão investigar o caso e com o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, para tratar do assunto. O objetivo da reunião é acertar os detalhes de uma força-tarefa, envolvendo todas as instâncias de investigação do estado, para apurar o crime.

De acordo testemunhos dados à polícia, o jornalista estava no bar quando dois homens chegaram em uma moto e dispararam três tiros contra ele. Décio morreu no local.

O blog mantido por Décio está no ar desde 2006 e é um dos mais acessados do estado. As publicações ganharam destaque por veicular reportagens de jornalismo investigativo, entre elas denúncias contra políticos e grupos de pistoleiros que agem na região. Em seu perfil no Twitter, Décio contava com quase 2 mil seguidores e sua morte rapidamente repercutiu em toda a rede.

Caso queira deixar seu recado no manifesto no Facebook do blogueiro, acesse pelo link: http://www.facebook.com/pages/D%C3%A9cio-S%C3%A1/199528460089243

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 23 de abril de 2012

“1º Salão Internacional do Livro de Suzano” supera expectativa e atrai mais de 100 mil pessoas


O prefeito Marcelo Candido na feira

Nos dez dias de evento, passaram pelo Parque Municipal “Max Feffer” milhares de visitantes de todo o Alto Tietê, inclusive estudantes das redes públicas e particulares de várias cidades da região, atraídas pelos descontos praticados pelas editoras e também pelas inúmeras atrações

Com mais de 100 horas de programação cultural e o envolvimento massivo de estudantes não só da rede pública municipal, mas também estadual e particular, inclusive de outros municípios do Alto Tietê, o “1º Salão Internacional do Livro de Suzano”, encerrado no domingo (22 de abril), superou as expectativas dos organizadores em todos os quesitos.

Nos dez dias de evento, passaram pelo Parque Municipal “Max Feffer”, onde o evento literário foi abrigado, mais de 100 mil pessoas. A movimentação começou na última terça-feira (17 de abril), quando várias escolas públicas e particulares da região começaram a levar os alunos para visitar o evento.

Não só o público de Suzano, mas professores de cidades como Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, entre outros municípios do Alto Tietê, organizaram “excursões” com suas turmas e levaram os alunos para o evento. Nessas visitas, os estudantes não só conheceram o local e apreciaram os livros, como também acompanharam a programação do Salão e interagiram com os inúmeros escritores convidados.

Os dias de maior movimentação, no entanto, foram a última sexta-feira (20 de abril) e último fim de semana (21 e 22 de abril), quando cerca de 15 mil pessoas passaram por dia no evento, atingindo 45 mil pessoas somente nos três últimos dias da festa literária.

Além dos descontos praticados pelas cerca de 400 editoras reunidas no “Salão Internacional do Livro”, o público também foi atraído pelas atrações, como Mario Sergio Cortella, Marcia Tiburi, Fernando Carraro, Heródoto Barbeiro e Audálio Dantas – essas duas últimas, inclusive, foram acompanhadas pelo prefeito Marcelo Candido.

Os espaços mais visitados foram: “Encantos Pedagógicos”, “Trajetórias Literárias” e a exposição “Super Herois Entre Nós”, que atraiu crianças, jovens e até adultos por reunir diversas relíquias, como o exemplar original número 1 da revista em quadrinhos do Superman. A garotada, por sua vez, fez a festa no “Espaço Criança”, que ficou lotado a cada exibição teatral ou contação de histórias que divertiram os pequenos.

Para o prefeito Marcelo Candido, que visitou a feira no sábado (21 de abril), acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Brenda Candido, o evento literário superou as expectativas da administração municipal:

“Apesar de ser o primeiro, o Salão já é uma referência importante para a cidade e razão de muito orgulho”, destacou o chefe do Executivo suzanense.

Em sua passagem pelo Parque Municipal “Max Feffer”, além de assistir às apresentações de Heródoto Barbeiro e Audálio Dantas, Candido visitou estandes e conversou com o público.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

Deputado Marco Feliciano ministra pregação em culto da Frente Parlamentar Evangélica


Durante essa semana o deputado e pastor evangélico Marco Feliciano pregou em culto promovido pela Frente Parlamentar Evangélica. O culto aconteceu no Plenário 2 da Câmara dos Deputados.

Presidido pelo deputado João Campos, presidente da Frente, o culto contou com a presença dos deputados Henrique Afonso, Benedita da Silva, Leonardo Quintão Costa Ferreira, Pastor Eurico, Heleno Silva, Arolde de Oliveira, Zequinha Marinho, Ronaldo Nogueira, Edimar Arruda, Marcos Rogério, Fátima Pelaes, Ribamar Alves (que não é evangélico) e Roberto de Lucena.

Tendo como base o texto do capítulos 11 e 12 do livro de 2 Samuel, que contam a história de Davi e Bate-Seba, Feliciano ministrou uma mensagem intitulada “Depois de uma grande tragédia, a vida continua”.

De acordo com o site da Frente Parlamentar Evangélica, em sua mensagem, o deputado “mostrou que a vida de Davi não foi pautada apenas pelo conforto da corte, por conquistas nas mais duras guerras contra os inimigos de Israel e alegrias extraídas do som da harpa no final de um dia de grandes realizações, mas por angústias profundas alastradas no âmago da alma. Davi teve momentos na vida que lhe faltou chão sob os seus pés e nada, mas absolutamente nada lhe poderia amenizar o lamento”.

Após falar de diversos momentos da vida de Davi, e de como ele foi honrado por Deus quando se voltou totalmente e ele, o pastor fez um apelo a quisesse renovar suas forças e não desistir dos seus sonhos. Depois da pregação seis pessoas se prostraram diante do Senhor ao som do piano de Roberto Marinho.

Fonte: Gospel Mais

RÁDIO NOTÍCIAS - Presidenta diz que programa de ensino vai levar 20 mil estudantes ao exterior ainda este ano


Em seu programa semanal de rádio, Café com a Presidenta, Dilma Rousseff disse hoje que o Ciência sem Fronteiras deve levar, ainda este ano, 20 mil estudantes ao exterior para cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado.

O programa está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, dia 30 de abril, com bolsas de estudo em países como o Canadá, a Bélgica, Portugal e a Espanha. A meta do governo é selecionar 101 mil estudantes até 2014.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

domingo, 22 de abril de 2012

Morre ator que interpretou Judas em encenação da "Paixão de Cristo"


O ator que interpretava o personagem Judas em encenação da peça "Paixão de Cristo" em Itararé interior de São Paulo após ficar vários dias na UTI do Hospital de Itapeva/SP, não resistiu a gravidade do sufocamento ocorrido e morreu neste dia 22/04/12.

Outro Olhar - Açougue cultural

Carne, linguiça e livros. É assim nas vitrines de um açougue em Brasília. A mistura deu certo e é o nosso Outro Olhar de hoje.

Deputado Marco Feliciano conversa com embaixador do Sudão no Brasil sobre perseguição a cristãos


Nas últimas semanas o mundo inteiro acompanhou notícias de perseguição a cristãos. O país foi recentemente dividido politicamente entre Sudão e Sudão do Sul e as notícias, principalmente de entidades de defesa a cristãos perseguidos, são de que o governo  islâmico do país está perseguindo os cristãos que permanecem no norte.

Diante dessas notícias, o deputado evangélico Marco Feliciano entrou em contato com o embaixador do Sudão no Brasil, Abd Elghanni Awad Elkarim, para tentar esclarecer os fatos.

Depois do encontro o deputado informo em seu blog que o embaixador nega a expistência de perseguição no país. “Em uma longa explanação nos colocou a par da real situação de seu País em relação às tolerâncias em distinção de credo religioso, pois, que não existe perseguição religiosa nem islamização do País e que, na verdade, o que acontece é que o Sudão recebeu 700.000 cidadãos do sul e que o governo estipulou que até o dia 08/04 do corrente ano, quem quisesse permanecer no Sudão teria que se manifestar, isso tudo sem cunho religioso algum”, informou Feliciano.

Apesar de diversas agências de defesa do cristianismo publicarem matérias falando sobre a perseguição aos cristãos que estão sendo forçados a deixarem o Norte do país, o embaixador afirma que os conflitos no país são tribais, e não políticos.

Leia na íntegra o pronunciamento do deputado sobre o caso na tribuna da Câmara:

Senhor Presidente,


Senhoras e Senhores Deputados.


Uso desta tribuna para agradecer a receptividade do Embaixador do Sudão no Brasil, Senhor Abd Elghhani Elnaim Awad Elkarim, à equipe do meu gabinete.


Em razão de informações de que estaria havendo perseguição aos Cristãos naquele País. O Embaixador, com muita atenção e demonstrando carinho pelo povo brasileiro explanou toda a situação histórica e atual das relações entre o Sudão e o atual Sudão do Sul, que recentemente através de plebiscito se separaram politicamente. Afirmou que 30% do povo Sudanês é Cristão, de várias denominações e gozam de intensa liberdade religiosa e que o gabinete do governo também é composto de Cristãos, não havendo a islamização do País. Explicou que seu País tem forte influência do cristianismo, pois a cultura Sudanesa tem 7.000 anos e durante séculos assimilou entre outras a cultura cristã.


Aceito esses esclarecimentos e saliento que atitudes como a do Embaixador, deve ser ressaltadas, pois sem formalidade e com uma audiência, prontamente agendada nos ensina que devemos estar sempre prontos para esclarecer qualquer mal entendido.


Marco Feliciano


Deputado Federal PSC-SP

Fonte: Gospel Mais

Desabamento em base militar deixa 2 mortos em Curitiba

Dois homems morreram em Curitiba depois que parte do telhado da base do serviço militar do estado desabou. Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da cidade.

Para jornalista Audálio Dantas, Internet está longe de resolver o problema da comunicação no mundo


Em sua passagem pelo evento literário que termina hoje (22 de abril) em Suzano, Dantas criticou a propagação da informação na Internet, que segundo ele, além de oferecer subsídios para a veiculação de notícias falsas, tem ainda mais força para induzir ou manipular a opinião pública

“A democratização da informação garantida pela Internet está longe de resolver o problema da comunicação no mundo”, declarou o jornalista Audálio Dantas na noite de ontem (21 de abril) durante o “1º Salão Internacional do Livro de Suzano”.

O evento literário, que está abrigado no Parque Municipal “Max Feffer” (avenida Senador Roberto Simonsen, 195, Jardim Imperador), terá seu encerramento neste domingo (22 de abril). O prefeito Marcelo Candido fará o pronunciamento final às 19 horas.

Apesar de reconhecer o potencial e os avanços das tecnologias de informação, Dantas acredita que a Internet tem muito mais força para induzir ou manipular a opinião pública, a exemplo do que ocorreu na invasão ao Iraque em 2003.

“Muitas vezes, as fontes produtoras de informação estão sujeitas ao interesse de grupos econômicos. No caso do Iraque, a guerra ocorreu por antecipação devido à manipulação dos meios, feita inclusive pela Internet, que difundiu pelo mundo inteiro que o país era uma ameaça à paz mundial porque tinha armas de destruição, o que não era verdade”, explicou.

Segundo o jornalista e escritor, que foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e já passou pelas revistas “O Cruzeiro”, “Quatro Rodas”, “Realidade”, “Manchete” e “Nova”, a Internet oferece muito mais subsídio para a propagação de informações falsas.

“Nesse caso do Iraque, perpetuaram uma ideia totalmente equivocada porque ela escondia os interesses de muitos grupos econômicos pelo petróleo daquele país. E isso ganhou enorme repercussão devido à Internet”, opinou.

Dantas hoje é vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), conselheiro do Instituto Vladimir Herzog, diretor da Audálio Dantas Comunicação e Projetos Culturais e diretor da revista “Negócios da Comunicação”. Teve atuação destacada na atividade sindical e na política durante o regime militar, quando comandou os protestos pelo assassinato de Vladimir Herzog.

Programação
Entre os destaques da programação deste domingo (22 de abril) está a palestra com o biólogo e ex-ministro do Uruguai Aramis Latchinian, que discorrerá sobre o tema “Globotomia: do discurso midiático à burocracia”. Autor do polêmico livro “Globotomia”, Latchinian se apresentará às 15 horas, no espaço “Suzano + 20”.

Também está prevista hoje (22 de abril) a participação do escritor Marcelino Freire, às 14 horas, no espaço “Trajetórias Literárias”. Autor, entre outros livros, de “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial, 2000) e “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005), que lhe rendeu o “Prêmio Jabuti” em 2006, Freire criou, no mesmo ano, a Balada Literária, evento que reúne escritores nacionais e internacionais pelo bairro paulistano da Vila Madalena. Assina quinzenalmente a coluna “Microcrônicas”, no jornal O Estado de S. Paulo, e mantém o blog "Ossos do Ofídio".

Fonte: Assessoria de Imprensa

Operários de Belo Monte iniciam esta semana a terceira greve em menos de seis meses


Os operários da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, prometem parar as atividades nos cinco canteiros da obra instalados às margens do Rio Xingu a partir desta segunda-feira (23). A decisão foi tomada na semana passada em assembleia. Vai ser a terceira paralisação dos canteiros de obras da usina em menos de seis meses. Os funcionários da obra, a maior do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pedem, entre outras reivindicações, a redução do intervalo entre as chamadas baixadas e reajuste do valor do vale-alimentação.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Estado do Pará (Sintrapav), Giovani Resende Silva, disse à Agência Brasil que mantinha a esperança, “ainda que bastante remota”, de o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) apresentar uma nova proposta aos operários. Mas isso não aconteceu.

Baixada é o período de folga que o consórcio dá aos trabalhadores para visitar a família. Atualmente, para cada período de seis meses de trabalho, os funcionários de Belo Monte ganham nove dias de licença. O consórcio acenou apenas com a possibilidade de ampliar o período da folga para 19 dias, com a antecipação de dez dias das férias. Segundo o sindicato, uma proposta que não pode ser aceita porque as férias “já são direito assegurado por lei”.

Os trabalhadores querem aumento do vale alimentação de R$ 95 para R$ 300 por mês, mas a empresa propõe apenas um reajuste de R$ 15, aumentado o benefício para R$110.

A greve dos trabalhadores de Belo Monte será a terceira em menos de seis meses. No fim de fevereiro, os operários decidiram apoiar a paralisação dos trabalhadores das usinas que estão sendo erguidas no Rio Madeira, em Rodônia (Jirau e Santo Antônio). Antes, em novembro, a greve foi motivada por protestos contra as condições de trabalho e dos alojamentos. Os operários chegaram a bloquear um trecho da Rodovia Transamazônica.

Fonte: Agência Brasil / Foto: Valter Campanato/ABr