Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Diretor do Grupo MR1 Marcelo Rebello fala sobre o 4º Salão Gospel e FLIC no Expo Center Norte

1) Como foi o ano de 2014  para o Salão Internacional Gospel?
Para nós foi um ano muito bom. A feira alcançou ampla visibilidade na grande imprensa, teve boa visitação, bons expositores, bons produtos e cumpriu o seu objetivo: consolidar-se como a feira que representa o setor evangélico perante a sociedade. Desde 2012 que o setor evangélico de feiras vem sofrendo com a falta de uma iniciativa que representasse o setor com propriedade, com foco espiritual e profissional, de forma independente e equilibrada. O Salão Internacional Gospel veio preencher esta lacuna e este ano foi o início de um grande movimento cultural cristão e também mercadológico no que diz respeito a levar bons produtos e serviços para os cristãos, capacitar e equipar o Corpo de Cristo por meio de ações culturais e dos congressos e eventos temáticos. Enfim, foi muito bom ver já na abertura o saguão cheio, com jornalistas, empresários, profissionais, pastores, lideranças, músicos, editores, o Governador Geraldo Alckmin, Deputado Fernando Capez, Pr. Edson Rebustini, uma oração de abertura abençoadíssima com o Reverendo Paulo Siqueira e, depois, outras autoridades e celebridades como o Paulo Skaf, Andréa Nóbrega, Leandro do KLB, etc... Muita gente louvando a Deus, comprando livros, Cds, Dvds, instrumentos musicais e acessórios. A alegria de ver pessoas de Deus, como o Pr. Massao Suguihara e Pr. Silas do Kadoshi, que escrevem uma linda história de adoração. Enfim, a alegria de mesmo diante de lutas, perseguições, falta de posicionamento e de fé de alguns, conseguirmos fazer um bom evento, cumprir o nosso papel e visualizar todo um potencial de crescimento para o Reino de Deus.

2) Como vocês analisam o mercado de feiras e eventos em São Paulo?
Sem dúvida alguma, a Cidade de São Paulo é efervescente: as melhores feiras e eventos da América Latina estão aqui. É um grande pólo de negócios e de turismo, onde todos ganham:  os expositores, o público, a rede hoteleira, o setor de alimentação e transporte. Feira gera desenvolvimento, gera divisas e possibilita um ambiente propício para a disseminação de novos projetos, novas tecnologias, novas ideias e não há, na minha opinião, nenhuma outra mídia que cumpra este papel de proporcionar relacionamento entre cadeias produtivas de segmentos específicos que não seja a feira.

3) Em 2015, Expo Center Norte... Porque a mudança? Porque escolheram o Expo Center Norte? E o que as pessoas podem esperar da 4ª edição?
 Somos muito gratos a Deus e ao Centro Imigrantes por terem nos proporcionado momentos bons e felizes lá. Mas a vida é feita de ciclos e, neste momento, a mudança para o Expo Center Norte foi decidida em função de vários fatores: melhor acesso, estrutura mais moderna e, principalmente, o referencial do próprio setor com o pavilhão. O mercado pediu e nós atendemos! A grande feira cristã está posicionada no seu local. Ponto. É um upgrade necessário, isto e a visão de um crescimento gradativo e sustentável, bem como a adaptação da feira para uma nova ambientação e um formato mais democrático, onde cada setor dentro do evento está aglutinado em regiões específicas, eventos paralelos diferenciados e o principal: buscando a excelência e a glorificação do nome de Jesus Cristo por meio da união do mercado em torno da feira que o representa. O 4º Salão Internacional Gospel acontece de 6 a 8 de Agosto.

4) Um dos grandes destaques do 4º Salão Gospel será o evento paralelo FLIC 2015, que agora é do Grupo MR1, correto? Pode falar um pouco sobre isso?
Este ano de 2014 foi assinado um contrato, onde a FLIC e o Salão Internacional Gospel se tornaram uma única feira com duas marcas. Antes mesmo de a feira acontecer, no dia 30 de maio de 2014, a ASEC Associação dos Editores Cristãos, utilizou seu direito de pedir a saída do contrato, passando desta forma a sua participação e os direitos da marca e de fazer a FLIC e o Salão Gospel para o Grupo MR1. Daí que do ano passado para cá, muda apenas o pavilhão e o formato, mas a feira continua sendo a mesma. Existe, inclusive, uma cláusula contratual de não concorrência. Respeitamos a ASEC e todos os seus associados e as portas da feira única cristã estão escancaradas para que todos participem, seja por meio da associação ou de forma independente. Estamos aqui para somar ao Corpo de Cristo, não para dividir. Isto é besteira! Juridicamente, dentro deste contexto, só vai haver uma feira. Contratos são feitos para serem cumpridos e estamos cumprindo a nossa parte. Qualquer outra informação ou iniciativa diferente desta não procede e será combatida veementemente por nosso departamento jurídico. Anotem aí nas suas agendas: FLIC e Salão Gospel é no Expo Center Norte, de 6 a 8 de agosto de 2015. Outro destaque é o 1° Simpósio de Escola Bíblica Dominical.

5) Outra informação é que foi liberada a Lei de Incentivo à Cultura para os patrocinadores e expositores do Salão Gospel. Pode falar mais sobre isso?
Por meio de uma parceria envolvendo a Casa da Cultura Brasil, a Produtora Casa Branca, o Grupo MR1 e o Ministério da Cultura, conseguimos a liberação das cartas de crédito para a feira, onde as empresas podem incentivar até 4% de todo o seu imposto de renda e pessoas físicas até 6%, tornando possível, dependendo do caso, a participação com até 100% de devolução, ou seja, exposição da marca e dos produtos com custo zero. É uma grande evolução no jeito de se fazer feira cultural cristã. E não é só isso: conseguimos melhorar o desempenho do evento e praticar uma tabela com preço menor, em um pavilhão melhor e com uma montagem ainda mais interessante onde mantivemos a visitação gratuita.

6) A MR1 vem se destacando ao longo dos anos pelo seus projetos. Um deles é o Museu Cristão, o que será exatamente? O que vai ter em termos de acervo?
Muito mais que religião, o Museu Cristão é, antes de tudo, um empreendimento cultural sobre a história de uma grande parcela do povo brasileiro. Um museu que une história e fé, trazendo à tona os grandes acontecimentos históricos, personagens e cenários que compõem o cristianismo. O visitante vai saber como aconteceu e o que possibilitou que o maior país católico do mundo esteja se tornando cada vez mais evangélico. Uma grande transição cultural em nosso país. Ao visitar o Museu Cristão, a pessoa vai percorrer os fatos e os personagens que marcaram época na história da igreja e perceber como os usos, costumes e comportamentos influenciaram a trajetória desta vertente do cristianismo mundial e, notadamente, a nação brasileira. Não vão ter como não se emocionar ao acessar esta "cápsula do tempo", onde serão expostos objetos, história, arte, cultura e muito mais. Destaque para a parte lúdica e interativa do museu, onde os visitantes poderão ter um contato direto e sensorial com a história. Ao visitar o pavilhão onde vão ser construídos os cenários bíblicos, em tamanho real, o visitante vai se sentir parte da história, podendo entender melhor o contexto das passagens bíblicas, proporcionando momentos emocionantes, onde fé e realidade se confundem. O Museu Cristão será construído na cidade de São Paulo. Eu e a Luciana Mazza somos os idealizadores e curadores do museu e temos o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Mandato do Deputado Fernando Capez, que abraçou a causa e vai, entre outras ações, propor a inserção do Museu Cristão na rede estadual de museus de São Paulo. Inicialmente, procuramos integrar no Museu Cristão as três dimensões que constituem um museu: conteúdo, museografia e arquitetura. Integradas e interagindo entre si, cada conceito é fundamental para o sucesso do projeto como um todo. É um grande legado que vamos ajudar a deixar para as gerações futuras.

7) E o que pode falar sobre a Revista Panorama Cristão? Qual a linha editorial da revista e como está a próxima edição?
A Revista Panorama Cristão é um novo veículo de informação cristão. Tem uma linha editorial totalmente jornalística, procurando destacar fatos relevantes e temas que proporcionam reflexão. Nosso compromisso em primeiro lugar é com Deus e com a disseminação do Evangelho de Cristo; depois, com a notícia e com a veracidade dos fatos publicados, com os anunciantes com quem pretendemos manter uma relação de respeito e de credibilidade e, claro, com os leitores, que sempre vão ter um canal aberto com a nossa redação. A distribuição é gratuita nos dois formatos: digital e impresso. É uma parceria entre o Grupo MR1 e a Poligraf, braço gráfico do grupo. Temos uma estratégia muito bem definida, com uma periodicidade programada, algo inovador para o setor. Temos critérios rígidos: não vendemos capa nem matérias pagas, não trabalhamos com desconto e temos periodicidade garantida em contrato. A edição desse mês vem com uma interessante entrevista, com o Pastor Caio Fábio, faz uma reflexão sobre o espírito natalino e como foi o natal de 2014 para algumas pessoas, dá um mergulho no mundo do Heavy Metal com uma entrevista impactante com o Pastor Marcos Motolo, conhecido por suas tatuagens e pela devoção que teve no passado a Banda Iron Maiden e muito mais...

8) Vocês lançaram uma plataforma de negócios que compreende também a criação de produtos e uma loja virtual. Como funciona e como as pessoas fazem para adquirir esses produtos?
Já pensou se as empresas e profissionais independentes pudessem ter a seu dispor uma plataforma de negócios moderna e completa, que colocasse em evidência as marcas na mídia e vendesse os produtos e serviços no varejo e no atacado, por meio de uma estratégia integrada e inteligente? Nós pensamos. Panorama Cristão é uma plataforma de negócios que compreende em um só pacote, de forma integrada, a mídia (revista digital, revista impressa, tv e portal) mais ferramentas de marketing e vendas (e-commerce, distribuição para mais de 4.800 pontos de venda, catálogo para sacoleiras, campanhas digitais para mais de 5 milhões de e-mails segmentados, redes sociais e criação de novas linhas de produtos por meio de licenciamento de marcas com pagamento de royalties). Nosso intuito com este projeto foi dar chance aos grandes talentos com pequenos orçamentos, que muitas vezes ficam ofuscados pelos grandes investidores e não conseguem fazer seus produtos chegarem nas prateleiras. É, além de tudo, um trabalho social também, não é apenas negócio, pois vai trazer a longo prazo crescimento por meio dos cursos e treinamentos de capacitação que a Panorama Cristão vai promover ao longo do ano.

9) Esse ano de 2015 outra novidade é o palco central que terá no meio do Salão Gospel. Como serão as apresentações dos músicos?
O Palco 360º é uma ideia bem interessante, pois vai ser montado no meio da feira, onde as pessoas poderão ver o movimento de qualquer ponto do evento, mas podendo fazer tranquilamente os seus negócios, pois o palco ficará em um espaço fechado em vidro, com um lounge anexo onde as pessoas vão poder interagir em tempo real com os artistas, tirar suas selfies e fotos e participar ativamente de tudo. Em cada um dos três dias, encerrando a feira, teremos apresentações de grandes nomes da música cristã. Creio que seja um novo ciclo do Salão. Não vão mais ter os auditórios simultâneos, mas serão mantidos os espaços para que não só os artistas conhecidos possam mostrar seus trabalhos, mas também os novos talentos e suas igrejas.

10) Quem desejar participar do evento já pode comprar estande? Como? 
Pode, sim. Basta acessar o site oficial da feira (www.salaointernacionalgospel.com.br), lá tem todas as informações e um canal direto conosco.

Fonte: AI

Prefeitura de Ferraz e entidades firmam pacto por educação ambiental

Iniciativa conta com duas entidades parceiras – Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP), que tem subsede no Cambiri, e Associação Cultural Nossa Senhora das Graças, localizada na capital paulista

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos por meio das Secretarias de Promoção e Desenvolvimento Social e do Verde e Meio Ambiente firmaram, recentemente, um pacto, para fazer valer na cidade projetos constantes de educação ambiental. A iniciativa conta com duas entidades parceiras – a Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP), que tem subsede no Cambiri, e a Associação Cultural Nossa Senhora das Graças, localizada na capital paulista.

A parceria entre a municipalidade e as organizações foi firmada na manhã de ontem (21 de janeiro), na sede da Secretaria de Promoção Social ferrazense (rua Carlos Gomes, 220, centro). A oportunidade reuniu o titular da pasta de Meio Ambiente, o consultor ambiental José Valverde Machado Filho, a chefe de Promoção Social, a psicóloga Francisca Henrique Oliveira, e representantes das entidades envolvidas.

O tratado prevê que a prefeitura desenvolva um trabalho socioambiental na cidade em consonância com as duas entidades, criando, assim, um elo entre a comunidade e o poder público. A ideia é realizar atividades técnicas e fomentar a questão ambiental no município, inclusive entre os mais jovens e público infantil.

De acordo com Valverde, a primeira ação já está programada para acontecer em 22 de março (domingo). Trata-se do seminário “Desenvolvimento Social e Meio Ambiente: Caminhos Para a Qualidade de Vida”. O local ainda será definido, conforme detalha o gestor:

“Queremos envolver toda a comunidade nas questões social e ambiental. Por isso, a parceria entre as duas pastas e essas entidades, que estão comprometidas na realização de um importante trabalho na cidade. Queremos despertar nas pessoas o compromisso com a preservação ambiental”, explica.

Ainda segundo o secretário de Meio Ambiente, junto com a Promoção Social serão desenvolvidas diversas atividades no município com o viés ambiental, como cursos. A subsede da AAFESP (avenida Paiol, 5.700, Cambiri) vai abrigar os eventos em Ferraz provenientes da parceria. Alguns projetos, como recuperação de minas, horta-comunitária e conservação da área verde também serão desenvolvidos no espaço.

A próxima reunião entre o poder público e as entidades está marcada para o próximo dia 30 (sexta-feira), na subsede da AAFESP. O encontro vai servir para alinhavar o projeto e detalhes do seminário.

Fonte: SCFV

Como se preparar para 2015​, por Bruno Caetano

O ano que passou merece ser esquecido. Os pequenos negócios sofreram com a forte desaceleração da economia brasileira. A inflação elevada e a piora na confiança dos empresários e dos consumidores limitaram muito o crescimento econômico.

No acumulado de janeiro a setembro, o faturamento das pequenas empresas negócios caiu 0,3% na comparação com o mesmo período de 2013. Para este ano, a expectativa é de melhora – embora as previsões indiquem que 2015 ainda será um ano difícil para a economia.

Quando o problema vem na forma de conjuntura econômica adversa, a saída é adequar o negócio ao contexto, redimensionando gastos e investimentos enquanto o quadro não mudar. Vale lembrar que diante de um cenário de tantas incertezas, dois fatores são fundamentais para a retomada da confiança: cautela e planejamento.

Mais que nunca, será preciso se preparar, qualificar a si e seu negócio, planejar e inovar, requisitos básicos para o bom desempenho. Além disso, tem de manter vivo o espírito empreendedor, aquela força motriz que faz com que não desista e enxergue oportunidades onde os outros veem dificuldades.

Correções de rumo são essenciais para a saúde do negócio e nunca devem ser negligenciadas. Aproveite a virada de ano como marco para uma nova fase, usando a reorganização como critério para trazer resultados. Cheque detalhadamente todos os aspectos como finanças, parte administrativa e estrutura.

Momentos críticos exigem estratégias diferenciadas. As crises trazem consigo aprendizado: elas servem para tirar o indivíduo de sua zona de conforto e forçá-lo a buscar soluções. São elas que vão empurrar a empresa para o crescimento.

Nós esperamos um melhor desempenho da economia em 2015, e que isso resulte em aumento de receita para os setores de indústria, comércio e serviços dos pequenos negócios.

Conte também com o Sebrae-SP para aprimorar seu negócio: faz parte de nossa missão apoiá-lo, capacitá-lo e auxiliá-lo, seja para o sucesso quando os ventos sopram a favor, seja para fazer da crise uma oportunidade de superação.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

Notícias Níger - Ataque Base e Casa do Xand Níger

Carta Missionária

Nossa casa e base foram atacadas, mais dois projetos de nutrição, a casa do pastor e a casa de uma obreira do projeto casa das flores.

Ainda não estamos em casa, porque estamos sem luz, sem água, e estamos arrumando portas e janelas, portões precisamos arrumar, para tentar voltar para casa. não é fácil recomeçar, mais iremos pois não estamos só.

Na base e em nossa casa até comidas foram queimadas ou saqueadas….nos outros lugares tudo foi queimado... não temos ainda colchões, geladeira, fogão... as necessidades são muitas.

Estamos abrigados e a situação aparentemente é calma, meus filhos estão ajudando muito no conserto da casa, e na limpeza. Fomos guardados, todos disseram que se estivéssemos lá teriam feridos e até mesmo mortos… foram poucos minutos (cerca de 3 minutos antes deles chegarem).

Agradecemos ao Senhor porque todos os meninos não se feriram, nós não nos ferimos, e todos encontram-se em segurança.

As voluntarias missionárias que estão conosco, todas estão bem, permanecendo em comunhão e orando.

Para contribuições no Brasil:
Banco Bradesco S/A
Agência 0095-7
Conta: 0126319-6
Walter Alexandre Cleve Canhoni

Banco Itau
Agência 6375
Conta: 01630-7
Instituto Social e Comunitário Guerreiros de Deus
CNPJ 08.280.906/0001-19

Para contribuições nos EUA
Bank of America - MA
Walter Alexandre Cleve Canhoni
CC - 004605719433
Zip Code - 02149

Clique em DOAÇÕES: Veja como enviar de outros países. Enviar direto para o Níger via Wester Union, entre em contato.

No Níger foram mais de 45 igrejas queimadas ou depredradas e saqueadas. Entre elas duas igrejas que são pastoreadas por brasileiros. Foram atingidas também três escolas, entre elas uma que é cuidada por brasileiros, e um orfanato local. Vários bares e restaurantes foram queimados. (Algumas das igrejas citadas não foram queimadas, mais depredradas)

Uma manifestação violenta em vários pontos da capital, no ultimo sábado (17/01/15)

Em breve mais informações.

Missionário Alexandre Canhonihttp://www.guerreirosdedeus.com.br/

Viela se transforma em rua no Jardim Nicea em Itaquaquecetuba

Atendendo a uma indicação do vereador Antonio Ivo Paiva, o Tonho da Quadra, a Prefeitura de Itaquaquecetuba transformou uma viela em rua no Jardim Nicea. Reivindicação antiga dos moradores do local, a nova rua tem como objetivo facilitar a vida de que transita pela área.

Segundo o legislador, a adequação da viela em rua, responsável pela interligação da Rua Diamante com a Rua Rubi, promove mais comodidade e segurança para os moradores. “É uma área que necessita de mais atenção, por isso fiz a indicação e estou muito feliz por ver a Prefeitura realizando os serviços”, afirmou.

Com a ação da Administração Municipal a viela foi alargada, ganhando características de rua, sendo que a mesma já recebeu uma camada de cascalho e a implantação de postes, também via indicação do parlamentar. “Vamos trabalhar para deixar essa rua adequada e segura, os primeiros passos já foram dados, mas o trabalho continua”, destacou Tonho da Quadra.

Fonte e foto: AICMI

Câmara de Poá aprova concessão de auxílio financeiro às famílias vítimas de enchentes

Sob a presidência de Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, que conduziu sua primeira sessão no comando da Casa de Leis, a sessão realizada durante o recesso parlamentar contou, ainda, com a deliberação de outro projeto, este, por sua vez, dispõe sobre a anistia às construções irregulares edificadas no município

Alguns manifestantes ocuparam os assentos na casa de leis
O Poder Legislativo poaense aprovou na noite desta terça-feira (20 de janeiro), um projeto de lei de autoria do Executivo que autoriza a Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá a conceder auxílio financeiro às famílias atingidas pelas fortes chuvas que assolaram o município, ocorridas no dia 29 de dezembro de 2014 e que, inclusive, deram causa à edição do Decreto Municipal 6.619/2015, declarando a cidade em situação de emergência. Aprovado por unanimidade, o documento agora segue para sanção do prefeito Marcos Borges (PPS), o Marcos da Gráfica.

De acordo com a matéria encaminhada ao Parlamento, ao todo 18 bairros sofreram com maior intensidade. As unidades residenciais atingidas estão localizadas em áreas de extremo risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra, conforme consta da Classificação e Codificação Brasileira de Desastre – COBRADE e do Formulário de Informações de Desastre – FIDE, elaborados pela Defesa Civil da cidade.

Entre os bairros estão a área central, Jardins Estela, Nova Poá, Violeta, Amélia, Roseli e Glória. Além das vilas Perracine, Sopreter, Vila das Acácias, Eureka, Ibar, Santa Maria, Açoreana, Romano e Lúcia. Também completam a lista Calmon Viana e Conjunto Alvorada.
O presidente Mário Sumirê, recebe flores das mãos da
assessora do gabinete do Prefeito Marcos Borges Marineide Silva

O auxílio a ser concedido será no valor de até R$ 5 mil para cada unidade residencial atingida, mediante solicitação escrita do interessado, que será avaliada por uma comissão especial designada pelo prefeito e composta por servidores da Secretaria de Assistência e desenvolvimento Social, da Secretaria de Segurança Urbana (defesa Civil) e da Secretaria de Obras Públicas.

Com a aprovação, o Poder Executivo fica autorizado a abrir crédito adicional suplementar de até R$ 350 mil para atender as despesas decorrentes da execução da lei.

Orquestrada pelo presidente Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, que conduziu sua primeira sessão no comando da Casa de Leis, a sessão realizada durante o recesso parlamentar contou, ainda, com a deliberação de outro projeto, este, por sua vez, dispõe sobre a anistia às construções irregulares edificadas no município.

Após a publicação desta lei, ficarão anistiadas as edificações existentes destinadas aos usos residencial, comercial, industrial, institucional, prestação de serviços, uso misto e ampliações em condomínios regularizados, que foram executadas em desconformidade com a legislação vigente até que a lei tenha entrado em vigor. O objetivo é desonerar os proprietário e pequenos empreendedores da cidade em contribuição ao desenvolvimento econômico e social do município.

Os projetos foram aprovados em segunda votação, também na noite desta terça-feira, em outra sessão extraordinária realizada após o término da primeira.

Manifesto
Durante a sessão, um grupo composto por integrantes do Movimento Passe Livre pediu a intermediação do Legislativo a fim de barrar o aumento da passagem de ônibus que subiu de R$ 2,80 para R$ 3,40 no último dia 10. Imediatamente os parlamentares mediaram a possibilidade sobre a realização de uma reunião entre uma comissão a ser formada pelo movimento, com a participação dos vereadores e do prefeito. A data ficou definida para 29 de janeiro às 19 horas, no paço municipal.

Homenagem
Durante a primeira sessão realizada no ano, o prefeito Marcos Borges prestou singela homenagem ao presidente da Casa de Leis, Mário Sumirê. Também foram agraciados a presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, Alexandre Provisor (PSL), Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, que foi presidente da Câmara de Poá entre 2013 e 2014. Além do vereador de Guarani, município de Minas Gerais, Alexandre Ribeiro de Mendonça (PT), que acompanhou a sessão.

Fonte e fotos: AICMP

Ex-paquito que mora no Níger tem casa destruída em protesto contra charge de maomé

Alexandre Canhoni, que foi o paquito Xand, mora desde 2001 no Níger.
45 igrejas cristãs foram incendiadas em ação contra charges de Maomé.

O brasileiro Alexandre Canhoni, que vive desde 2001 no Níger, teve sua casa destruída no último sábado (17), depois de uma manifestação de muçulmanos contra as charges que mostram o profeta Maomé publicadas pelo jornal francês “Charlie Hebdo”. Ele gravou um vídeo em que mostra a destruição.

Os ataques tiveram como alvo instituições cristãs. No total, os manifestantes saquearam e incendiaram 45 igrejas, entre elas, duas brasileiras, além de cinco hotéis, 36 bares, um orfanato e uma escola cristã. Cinco pessoas morreram, 128 ficaram feridas e 189 foram detidas nas manifestações.

Mais conhecido no passado como o paquito Xand do “Xou da Xuxa”, Alexandre desenvolve trabalhos humanitários com crianças na organização evangélica Guerreiros de Deus, com a mulher e outros quatro brasileiros. Um dos projetos da organização, que oferece refeições a crianças da capital Niamey, tem base no quintal de sua casa. Por isso, a destruição afetou, também, o seu trabalho.

Canhoni conta que se preparava para o almoço, por volta das 13h do último sábado, quando ouviu gritos e, do segundo andar de sua casa, viu fumaça saindo de outras casas e templos que estavam sendo queimados, além de manifestantes com pedaços de pau se aproximando.

Em vídeo, Canhoni mostra a destruição do local e explica que ouviu os manifestantes gritarem “casa do Alex” quando se dirigiam a ela. Ele diz que é conhecido em Niamey por seu trabalho humanitário. “Nós estamos aqui há muitos anos. Todo mundo me conhece, sabe que somos cristãos. Aqui eles me conhecem não por ser ex-paquito da Xuxa, pelos filmes, de cantar e dançar. Aqui eles nos conhecem como um casal de brancos que chegou em 2001 e começou a ajudar as pessoas”, afirma ao G1.

Antes que os manifestantes atingissem sua casa, ele e sua mulher conseguiram fugir para se abrigar na casa de um amigo. Voltaram apenas neste domingo, para ver o estado em que ficou o seu lar. “Foi afetado tudo. Desde panela e prato, levaram tudo. Saquearam, quebraram, queimaram, roubaram. Foi bem difícil para a gente voltar e dar uma olhada. Foi bem triste”, diz. A casa está sem luz e sem água e as janelas e o portão estão quebrados. Ninguém da organização ficou ferido.

O casal oferece, diariamente, 250 pratos de comida para as crianças atendidas no quintal de sua casa em Niamey. Em todo o Níger são 1.200 refeições, conta Canhoni. O trabalho é voluntário e conta com a ajuda de cerca de 90 pessoas.

Se normalmente o projeto depende de doações para sobreviver, após a destruição do último sábado elas ganharam caráter de emergência. A organização está pedindo contribuições para poder reerguer a estrutura e voltar a alimentar as crianças. “Estamos precisando de verba para começar a reerguer e reabrir tudo”, diz.

Fonte: G1

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Justiça argentina divulga denúncia de promotor encontrado morto

A Justiça argentina divulgou na noite de ontem (20) a denúncia do promotor argentino Alberto Nisman, encontrado morto no banheiro de seu apartamento no domingo (18), em Buenos Aires.

No texto de 300 páginas, disponibilizado pelo Centro de Informação Judicial, Nisman acusa a presidenta Cristina Kirchner e o chanceler Héctor Timerman de terem negociado um plano com o Irã para encobrir os responsáveis pelo ataque terrorista de 1994 contra o centro comunitário judaico Amia, quando foram mortas 85 pessoas e centenas ficaram feridas.

Na segunda-feira (19), Nisman compareceria ao Congresso, após convocação, para apresentar as provas que o levaram a pedir a abertura de um inquérito contra Cristina e Timerman.

A promotora Viviana Fein, responsável pela investigação da morte do promotor, informou ontem que deu negativo o resultado da perícia para saber se havia vestígios de pólvora nas mãos dele. Por ser uma arma de pequeno calibre, no entanto, a promotora ainda não descartou a hipótese de suicídio.

Fonte: AB

Boko Haram reivindica autoria de ataque a Baga e ameaça países vizinhos

O líder do grupo Boko Haram, Abubakar Shekau, reivindicou a autoria do ataque massivo na cidade nigeriana de Baga, no Nordeste, e ameaçou países vizinhos, como Níger, Chade e Camarões, em um vídeo postado na internet nessa terça-feira.

“Matamos as pessoas de Baga. Matámo-las como o Nosso Senhor nos instruiu em Seu Livro”, afirmou Shekau, em discurso de 35 minutos, postado no Youtube na noite de ontem.

Em mensagem direta aos vizinhos da Nigéria, e quando se desenrolam negociações para a criação de uma força destinada a combater esse grupo, acrescentou: “Vocês, reis de África, chegaram tarde. Desafio-vos a atacarem-me agora mesmo. Estou pronto”.

No início do ano, o Boko Haram atacou a cidade e os arredores de Baga, tendo causado um número de vítimas ainda por quantificar, mas que em algumas estimativas chegam a milhares.

Fonte: AB

Lançamento – Videoclipe da cantora Jane Gomes

Com o seu meio-soprano, a cantora Jane Gomes interpreta e dá vida à bela canção “Posso tudo Nele”, de autoria de Anderson Freire – considerado uma das maiores referências atuais como compositor e cantor no cenário da música gospel brasileira.

As cenas do videoclipe foram gravadas em uma bela e aconchegante pousada na região serrana do Rio de Janeiro. A equipe de filmagem utilizou o recurso do drone para captar as imagens aéreas, possibilitando a exploração da beleza do local. A melodia e a letra da canção, junto às cenas, se transformaram em uma oração, que Jane Gomes cantou com todo o seu coração. A cantora tem o dom e o profissionalismo que dá destaque ao seu trabalho.

Tudo teve a direção cinematográfica da competente equipe do Will for God e a direção artística do produtor Ângelo Luiz, que pensou em cada detalhe. Desde a locação para as filmagens ao figurino: “Confesso que fiquei sem palavras para definir a minha gratidão. Eles foram incríveis! Deus me honrou colocando profissionais que trabalham sério para o Reino Dele, pessoas que fazem tudo visando a excelência, porque tudo vem Dele, é para Ele e por meio Dele”, enfatiza Jane.

Esse foi o primeiro clipe da carreira de Jane Gomes. Ela comenta com naturalidade sobre as dificuldades que passou: “Como nunca havia feito um clipe e confesso que fiquei ansiosa, não sabia o que fazer, para onde olhar (risos). E eu fiquei com um certo medo quando soube que o Drone poderia machucar o meu pescoço se o controlador do equipamento desce um deslize... Porque o Drone dava voos rasantes perto da minha cabeça (risos)! Mas a equipe me deixou bem à vontade. Passado o momento da ansiedade, tudo ficou tão natural que eu me sentia ministrando em uma igreja.”

Sobre a escolha da canção 
Posso tudo Nele” para a produção do clipe, Jane comenta que não foi uma escolha difícil: “A escolha foi fácil, porque o Anderson Freire tem talento e unção de sobra e essa composição dele é realmente uma joia! Além disso, e principalmente, há uma história incrível e determinante para a sua escolha. Estávamos orando pelo projeto e, no momento de escolher ‘Posso tudo Nele’ para o repertório, passei por uma situação muito complicada, quando me senti incapaz de levar esse projeto adiante. Foi quando ouvi este louvor: ‘Em Deus eu posso tudo conquistar!’ [...] ‘Ele é a minha fortaleza, socorro na tribulação...’. Nesse momento, eu soube que ali estava o meu norte. Eu dizia para mim mesma: ‘Eu posso tudo Nele! Eu posso tudo Nele!’. Essa música é marcante!”, conta.

Até a gravação, os trabalhos duraram aproximadamente quatro meses. Tudo começou no mês de julho de 2014, quando Jane teve o primeiro contato como o produtor Ângelo Luiz. A partir daí, foi cuidar de cada etapa: figurino e fotos (Saulo Moreira, consultor de moda e fotógrafo), maquiagem (Érica Baptista, seguindo uma linha mais clássica) e todo o projeto gráfico do CD, feito pela agência Excellence, uma das mais renomeadas do mercado, na direção de criação de David Cerqueira. O álbum será lançado em breve e traz a parceria de produção de Janeh e Fael Magalhães.

Jane Gomes deixa uma mensagem para o público: “Pode parecer clichê dizer que este trabalho nasceu no coração de Deus, mas tenho a plena convicção de que Ele me deu a responsabilidade de cantar o que Ele já disse em sua Palavra, que, Nele, podemos tudo (Filipenses 4.13)! Independente do momento ou da maneira como as coisas estejam acontecendo na sua vida, lembre-se de que Nele você pode tudo! Peço ao Senhor que o mesmo sentimento e a mesma convicção que inundam o meu coração cada vez que eu ministro esse louvor, transborde também em seu espírito e que seja de tal maneira que essa verdade se torne a sua marca e seu lema de vida: Eu tudo posso Nele”, compartilha.

Nota: Jane Gomes nasceu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Ela e o seu irmão viveram em um lar cujo ambiente era totalmente musical. Seu pai foi maestro da banda de música da Assembleia de Deus em Xerém (RJ), na qual sua mãe era clarinetista. Ainda criança, desenvolveu a sua aptidão para o canto ministrando em igrejas locais. Com a consagração do seu pai ao pastorado, as responsabilidades aumentaram. Nessa época, ela se tornou líder do Ministério de Louvor e de Dança da igreja que, hoje, seu pai pastoreia – Igreja Batista da Paz, na cidade mineira de Além Paraíba.

Quando os pais de Jane perceberam sua vocação musical, matricularam-na no Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Jane concluiu o curso técnico de música com ênfase em piano clássico em 2011. De lá para cá, pulsou mais forte o desejo de investir em um trabalho solo. Assim, a cantora se prepara para lançar o seu primeiro álbum, independente, intitulado “Posso tudo nele”.

Confira o videoclipe da canção “Posso tudo Nele”

Fonte: AI

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Mais de 3,5 mil crianças passam por período de adaptação nas creches de Ferraz

Em comparação com 2014, houve aumento de 520 novas vagas na cidade para este tipo de acolhimento, conforme aponta a secretária de Educação local, professora Denize Ribeiro

Um total de 2,2 mil alunos das creches subvencionadas de Ferraz de Vasconcelos, além de 1.689 crianças que frequentam os Centros de Educação Infantil (Ceis) da rede municipal de ensino voltaram às unidades na primeira quinzena de 2015 para período de adaptação. Em comparação com o ano passado, houve aumento de 520 novas vagas na cidade para este tipo de acolhimento, conforme aponta a secretária de Educação local, a professora Denize Ribeiro.

No último dia 5 (segunda-feira), os mais de 1,6 mil alunos dos 13 Ceis de Ferraz retomaram suas atividades para fase de adequação escolar. Neste retorno, que antecede a volta das aulas pedagógicas, as crianças, que têm entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, passam por adaptação do local e dão início ao processo de reconhecimento dos funcionários que trabalham nos institutos.

De acordo com Denize, o período, que dura pouco mais de 15 dias corridos, serve para que os auxiliares de creche apliquem atividades alusivas ao reconhecimento do “Quem sou?” e do “Onde estou?” por parte da criança assistida. Na oportunidade, os profissionais também tratam sobre a rotina do aluno durante o ano letivo, levando em consideração horários que devem ser obedecidos, como os destinados à escovação dos dentes, à “soneca” e à alimentação:

“Já em 5 de fevereiro (quinta-feira), as aulas serão retomadas para valer, com direito a projeto pedagógico, das 7 às 17 horas. Por isso,  janeiro é considerado período de adaptação, onde a criança conhece e reconhece o espaço que frequentará dentro dos próximos meses, bem como seus educadores. O objetivo desta fase, que acontece entre 7 horas e meio-dia, é fazer com que o aluno fique confortável na instituição. Vale frisar, ainda, que já no próximo mês, vamos contar com uma nova unidade própria, a ‘Gabriel Coelho’, que vai funcionar na Vila São Paulo, com um total de 120 novas vagas”, detalha a gestora.

As 16 creches subvencionadas da cidade também deram início às aulas em 5 de janeiro. Ao todo, 2,2 mil alunos retomaram suas atividades, 400 a mais que no ano passado, conforme reitera a secretária de Educação. Ela explica que este número é possível por conta de duas novas unidades que serão inauguradas oficialmente na cidade em breve – Construindo o Saber III (rua Benedita Leite Sebastião, 3, bairro Tanquinho) e a Semear (rua Leonor Barroso de Carvalho, 124, Jardim Júlio de Carvalho:

“Do total de unidades subvencionadas, quatro trabalham com o período de contraturno. As outras 12 funcionam das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Com a abertura de mais estas 400 vagas, 250 da Construindo o Saber III e 150 da Semear, aumentamos nossa capacidade de atendimento. As vagas já estão preenchidas, pois acolhemos os pedidos entre novembro e dezembro de 2014, para que, agora, no início do ano letivo, já estivéssemos com os alunos matriculados e a escola organizada”, afirma.

O prefeito de Ferraz, Acir Filló, lembra que, no total, a rede municipal de ensino conta com 30 creches, entre as de gestão 100% municipal e subvencionadas. Juntas, essas unidades atendem mais de 3,5 mil crianças:

“Pretendemos continuar gerando novas vagas às famílias de Ferraz. Neste ano, estamos oferecendo 520 novas vagas. Até o ano que vem, nossa meta é construir mais escolas, de todos os níveis, e elevar ainda mais nossa qualidade no ensino infantil”, garante o chefe do Executivo ferrazense.

Fonte: SCFV - Foto: Will de Oliver

Com chuvas abaixo da média, Cantareira pode secar em quatro meses

Sistema Cantareira pode secar em quatro meses,
 caso as chuvas continuem abaixo da média
Projeções do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) revelam que, caso as chuvas na região do Sistema Cantareira continuem até 50% abaixo da média e a captação se mantenha nos níveis atuais, esse manancial poderá secar daqui a quatro meses, no início de junho.

O centro, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, traçou modelos baseados em diferentes cenários de precipitação e captação. Para a projeção, foi analisada a rede de 33 pluviômetros automáticos instalados nas bacias de captação do Cantareira, em Jacareí, Cachoeirinha e Atibainha.

De acordo com Adriana Cuartas, hidróloga e pesquisadora do Cemaden, foram traçados cinco panoramas levando em conta as possíveis incidências de chuva. Os pesquisadores compararam os resultados com a série histórica de precipitações, desde 2004, disponibilizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Em janeiro, o índice de chuvas no Cantareira mostra-se pior que o cenário projetado pela pesquisadora. Até hoje (20), choveu apenas 60,9 milímetros desde o início do mês, o equivalente a 22,5% da média histórica para janeiro. “Vamos esperar o mês terminar para fazer a projeção. Estamos monitorando, avaliando e vendo o que acontece em janeiro para renovar as projeções”, disse. O nível dos reservatórios caiu de 5,8% ontem para 5,6% hoje.

Segundo Adriana, no trimestre que inclui os meses de outubro, novembro e dezembro, choveu 60% da média histórica. Num cenário otimista, de chuvas dentro da média histórica, o volume morto do Cantareira não secaria, mas permaneceria em níveis críticos. “O sistema não conseguira voltar para o volume útil”, esclarece. Nesse caso, o manancial dependeria da próxima estação chuvosa para se recuperar, a partir de 30 de setembro.

Na opinião da especialista, o ideal é reduzir a captação, o que significa diminuição no consumo ou aumento do racionamento. “Um dos cenários [traçados pelos pesquisadores] mostra que precisa diminuir muito a captação para não ficarmos numa situação perigosa”

Fonte: AB - Foto: Divulgação

Palestra com Maria da Penha em Poá reúne quase 3 mil pessoa

O evento foi realizado pela Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, e reuniu também os palestrantes Eduardo Lyra e Vânia Nacaxe

Maria da Penha fala faz palestra ao lado do prefeito
de Poá Marcos Borges
O Prefeito Marcos Borges (o Marcos da Gráfica) recebeu a visita da ativista Maria da Penha, personalidade símbolo da luta contra a violência à mulher, juntamente com mais 3 mil pessoas na última sexta-feira (16/01), na Praça de Eventos “Lucília Gomes Felippe”, no centro de Poá. Ela ministrou uma palestra de conscientização do valor da mulher, de sua importância no lar e na sociedade e lembrou dos direitos que a Lei nº 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, concede às mulheres vítimas de violência e as punições aos agressores.

“A principal finalidade da ‘Lei Maria da Penha’ não é de punir os homens, mas o homem agressor, que é aquele homem que não sabe tratar a sua mulher como uma pessoa humana. Que se acha superior à mulher, Isto é muito ruim para a mulher, e ela sofre este tipo de violência, tanto a física, quanto a humilhação e a pressão psicológica”, afirmou.

A ativista destacou, durante a palestra, que os municípios que têm uma Secretaria da Mulher, um Centro de Referência e uma Delegacia da Mulher, são um estímulo para que a mulher denuncie. “O Centro de Referência da Mulher é um equipamento importante porque é onde a mulher terá um atendimento psicológico, jurídico e social, além de receber orientação sobre a melhor maneira para sair desta situação de violência e encorajando as mulheres a denunciar na delegacia com segurança e não volta atrás para desfazer a denúncia”, destacou.

Marcos Borges, Maria da Penha, Aretha Marques e Elaine
Em Poá, esta causa também é apoiada pela vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, que levanta a bandeira em defesa à mulher na Câmara Municipal, e seu trabalho vai ao encontro das ações que a Prefeitura tem priorizado através da Secretaria da Mulher, conduzida atualmente pela secretária Aretha Marques.

Na oportunidade, Maria da Penha também frisou a forma de educação que muitos homens receberam para se tornarem agressivos com esposas e companheiras. “Muitas vezes o homem foi educado desta maneira. Ele viu o pai bater na mãe, o avô bater na avó e considera como comum. É a cultura machista de criação. Nós mulheres temos uma responsabilidade de educar nossos filhos e filhas de forma igual para desconstruir esta cultura machista”, definiu.

O prefeito de Poá Marcos Borges (o Marcos da Gráfica) ressaltou a importância do evento organizado pela Secretaria Municipal da Mulher. “Sempre na semana que celebramos o Dia Internacional da Mulher, em março, realizamos palestras, eventos com personalidades, com o objetivo de orientar as mulheres para lembrar os direitos delas. Este evento com a Maria da Penha é o ápice. Aquela que doou seu nome a uma lei que tem o objetivo de proteger e garantir os direitos da mulher. Principalmente aquela que sofre violência onde ela jamais imaginaria que é dentro de seu lar. No meu entender a maior das violências”, afirmou o prefeito.

O chefe do Poder Executivo lembrou que a palestra de Maria da Penha consagra e justifica a criação desta Secretaria da Mulher em Poá. “Além disso, a palestra conscientiza os homens para mudar a mentalidade deles e não só orientar a mulher, porque ela sabe o seus direitos. O importante também é orientar o homem que a mulher é sua companheira, a mãe de seus filhos, aquela que tem ajudado a construir uma família. Que merece todo o respeito. É preciso mostrar ao homem que a mulher que ele escolheu para estar de seu lado é sua companheira, sua amiga, mãe de seus filhos. Que merece respeito. Desta forma que construiremos uma sociedade saudável, com famílias fortes e cidadãos com seus direitos respeitados”, definiu o prefeito.

A secretária municipal da Mulher, Aretha Marques, elogiou a palestra de Maria da Penha e destacou a importância de manter os trabalhos na secretaria em apoio às mulheres da cidade. “A palestra da Maria da Penha, destacando que equipamentos sociais como Centro de Referência da Mulher e Delegacia da Mulher, que é uma das nossas reivindicações na cidade, são de extrema importância para que os direitos das mulheres sejam respeitados. Reunimos um grande número de mulheres que, além de ver um grande exemplo de vida, também puderam conhecer mais sobre a lei e a forma de proceder em casos de violência”, disse Aretha.

Além de Maria da Penha, o público pôde conferir também palestras de Eduardo Lyra, jornalista, escritor e fundador do Instituto Gerando Falcões, e Vânia Nacaxe, professora e facilitadora de cursos e trabalha com desenvolvimento do potencial humano, em desempenho de alto nível.

Fonte: SCP \ Foto: ADILSON SANTOS - Ângulo Produções

Que a Graça Não Seja em Vão, por Eguinaldo Hélio

A salvação de Deus não é uma coisa qualquer em sua vida. É a coisa mais maravilhosa que poderia ter acontecido. Ele nos tomou a nós, que pertencíamos ao reino das trevas e nos trouxe para o reino do seu Filho (Colossenses 1.13). Ele nos lavou com o sangue de Seu Filho, fez de nós nova criação em Cristo Jesus, nos fez morada do seu Espírito. Ele nos deu vida eterna, fez de nós sua herança, nos destinou a uma eternidade de glória em sua Presença.

E por que Ele fez assim conosco? Por que nos deu tanto de Si? Por que nos amou de tal maneira? O que viu em nós? O que achou em nós além de rebeldia e pecado? Nada. Ele não viu nada em nós. Nenhuma justiça, nenhum merecimento, nada que o obrigasse a fazer por nós coisas tão grandiosas. E ainda assim fez o que fez. Fomos alcançados por sua imensa graça, que pode ser descrito como um amor imerecido. Essa graça imensa fez de nós totalmente outros. Ainda somos pecadores, mas agora, pecadores inundados pela graça.

E que fazer agora com esta graça? Como viveremos nela? Algo grandioso aconteceu conosco, não podemos viver em vão. Não podemos permitir que tal graça seja inútil, que não produza os frutos grandiosos que só ela pode produzir. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil (1 Coríntios 6.10).

Deus fez algo tremendamente especial. Somos um contraste com tudo que está ao nosso redor. E essa transformação não permite que sejamos passivos neste mundo. Fomos transformados para transformar, para tocar o íntimo das pessoas da mesma forma que Ele tocou e mudou nosso íntimo. Não podemos viver da mesma forma, pois sua graça jamais pode ser inútil e vã.

“Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus” (2 Coríntios 6.1), nos exortou o apóstolo Paulo. Essa graça poderosa não veio sobre nós apenas para nos transformar, mas também para nos mover. Essa graça imensa não nos alcançou para dormir em nós, mas para nos levar adiante e nos transformar em árvores frutíferas ou mesmo em um pomar.

Fonte: Devocionais e Esboços

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Sisu inscreve mais de 1,2 milhão de estudantes no primeiro dia

Balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que o número de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) chegou a 1.283.251 até as 19h desta segunda-feira (19) - primeiro dia de inscrições. No ano passado, o Sisu registrou 1,05 milhão de pedidos de estudantes no primeiro dia de abertura do sistema online de inscrições.

De acordo com balanço parcial, São Paulo, com 156.385, é o estado com o maior número de inscritos até agora, seguido de perto por Minas Gerais, com 156.170 candidatos.

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na primeira edição deste ano, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. As inscrições vão até as 23h59 de quinta-feira (22). Podem participar aqueles que fizeram o Enem de 2014 e não tiraram nota 0 na redação.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a classificação parcial na opção do curso escolhido e, se desejar, mudar de opção até o fim do prazo. O sistema vai informar a nota de corte em cada curso a partir de amanhã (20).

Neste ano, haverá apenas uma chamada. Os demais processos tiveram duas chamadas regulares. O resultado será divulgado no dia 26.

Para cumprir a Lei de Cotas (12.711/2012), as instituições deverão reservar, no mínimo, 37,5% das vagas para os estudantes de escolas públicas. De acordo com o MEC, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais das vagas para candidatos provenientes de escolas públicas.

Fonte: AB

Maior parte do aumento tributário só entra em vigor em junho

O aumento de tributos anunciado hoje (19) pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, entrará em vigor de forma escalonada. Por causa da regra da noventena, que estabelece que a criação ou mudanças na base de cálculo de contribuições só podem ser efetivadas 90 dias depois da publicação, a maior parte das medidas só começa a valer em junho, quando os contribuintes pagarem os tributos referentes a maio.

As únicas medidas que entrarão em vigor mais rapidamente serão o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no crédito a pessoas físicas e o reajuste do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) nos combustíveis. As duas medidas passarão a valer em fevereiro.

As demais medidas tributárias anunciadas hoje se referem a contribuições. Diferentemente dos impostos, as contribuições ficam integralmente com a União e levam 90 dias para entrar em vigor. A exceção é a Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que tem 29% das receitas compartilhadas com estados e municípios.

Dessa forma, a elevação da Cide para os combustíveis e do PIS/Cofins para as mercadorias importadas só entrarão em vigor em junho (com fato gerador em maio) por envolverem mudança na base de cálculo. A elevação do PIS e da Cofins nos combustíveis pode entrar em vigor imediatamente, porque não ocorre alteração na base de cálculo, apenas na alíquota.

A extensão da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os atacadistas de cosméticos também só entrará em vigor em junho, por envolver mudança na incidência tributária.

Das quatro medidas tributárias anunciadas hoje, três dependem apenas de decreto da Presidência da República. A única mudança que depende de medida provisória (e de aprovação do Congresso) é a elevação do PIS/Cofins das mercadorias importadas.

Fonte: AB

Itamaraty confirma ataques a igrejas brasileiras no Níger

O Ministério das Relações Exteriores confirmou hoje (19) que dois templos evangélicos, duas igrejas presbiterianas e uma escola onde trabalham brasileiros foram destruídos em Niamey, capital do Níger, país do Norte da África.

Os ataques ocorreram sábado (17) durante protestos contra a publicação de charges do profeta Maomé na última edição do semanário francês Charlie Hebdo. A comunidade brasileira no país é formada por 33 pessoas, todos missionários e parentes, conforme informou o Itamaraty.

A Embaixada do Brasil em Cotonou, no Benim, responsável pelas relações com Níger, mantém contato com o grupo e garantiu que nenhum brasileiro foi ferido nos ataques. De acordo com nota divulgada pelo Itamaraty, “todos estão em suas respectivas casas e receberam recomendação para estocar alimentos para uma semana e evitar deslocamentos desnecessários”. Segundo o ministério, a situação em Niamey está mais calma.

Os locais onde os brasileiros trabalham e que foram destruídos são dois templos evangélicos administrados pela organização não governamental (ONG) norte-americana World Horizon, dois templos administrados pela Igreja Presbiteriana Viva, de Volta Redonda, e a missão Casa Guerreiro de Deus. Nos contatos com o governo do Níger, a Embaixada do Brasil em Cotonou manifestou preocupação com a segurança da comunidade brasileira.

Representantes do Itamaraty informaram que, caso seja necessário, a retirada da comunidade brasileira no Níger ocorreria pela fronteira com Burkina Faso, a mais próxima de Niamey. “A área consular do Ministério das Relações Exteriores vem mantendo contato direto com a embaixada brasileira para fins de monitoramento da situação e finalização do plano de contingência a ser implementado em caso de necessidade”.

O Níger tem recebido dezenas de milhares de nigerianos. Eles fogem da ação brutal do grupo terrorista Boko Haram, no Norte da Nigéria. O grupo, que usa interpretação do Islã como justificativa para ações de terror contra a população do Norte da Nigéria, em sua maioria muçulmanos, é apontado por algumas fontes como um dos possíveis incentivadores dos protestos violentos do fim de semana.

Fonte: AB

Prefeito de Poá acompanha reabertura de maternidade em Ferraz

Chefe do Executivo poaense foi ao encontro do governador Geraldo Alckmin na manhã de ontem na reabertura da maternidade do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos

Prefeito de Poá Marcos Borges acompanhou a
visita do governador do Estado Geraldo Alckmin
na reabertura da maternidade do Hospital
Regionalde Ferraz de Vasconcelos
O prefeito de Poá Marcos Borges (o Marcos da Gráfica) esteve em Ferraz de Vasconcelos na manhã de sexta-feira (16/01) acompanhando o governador Geraldo Alckmin na reabertura da maternidade do Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”. Na oportunidade, o prefeito colocou o município à disposição do Governo do Estado para receber novos equipamentos na área da Saúde.

“Estamos aqui mais uma vez prestigiar o governador Geraldo Alckmin neste ato de entrega da nova maternidade do Hospital Regional de Ferraz e, cientes das necessidades do Governo do Estado em atender da melhor forma a população no que se refere à área da Saúde, colocamos a cidade de Poá à disposição para futuros investimentos na área da saúde”, afirmou o prefeito Marcos Borges.

Prefeitos de Poá, Marcos Borges, e de Ferraz
de Vasconcelos, Acir Filló, tomam café ao lado
 do governador Geraldo Alckmin após evento
 de reabertura da maternidade do
Hospital Regional de Ferraz
Há uma semana o chefe do Poder Executivo poaense fez solicitação ao governador para que estude a possibilidade de instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Doutor Guido Guida. “Ele [governador] comentou que serão necessários alguns estudos técnicos para a instalação de UTI no Hospital de Poá. Estamos esperançosos de que o Governo do Estado possa nos atender”, disse.

Nesta sexta-feira (16/01), o governador Geraldo Alckmin afirmou, durante entrevista coletiva, que pretende construir um centro de hemodiálise em alguma cidade da região do Alto Tietê para desafogar o atendimento feito no Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba. Na oportunidade, ele falou de um terreno anexo ao Hospital Regional de Ferraz, mas deixou em aberto que pode este centro de hemodiálise pode ser construído em outra cidade da região. “Como disse, o município de Poá, em nossa administração, está à disposição do governador para que ele possa investir de acordo com as necessidades da população. Poá quer ser parceira do governo estadual em todas as áreas”, completou o prefeito Marcos Borges.

Fonte: SCP - Foto: Julien Pereira