Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Prefeito afastado Filó é intimado a depor na Comissão Processante na 3ª

Pedro Ferreira
A Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos criada para apurar suposta irregularidade na contratação da empresa de telemarketing Fala Ferraz, em 2013, pelo prefeito afastado pela justiça, Acir Filló dos Santos (sem partido), o Acir Filló, marcou o depoimento do acusado para a próxima terça-feira, dia 14, às 14h. A deliberação do colegiado ocorreu durante reunião nesta sexta-feira, dia 10. Trata-se da terceira chance que a comissão concede para que Acir Filló possa esclarecer, pessoalmente, a sua versão da denúncia feita pelo vereador, Antonio Carlos Alves Correia (PPS), o Tonho.

A primeira audiência para colher a oitiva do acusado foi agendada para o dia 30 de maio passado, porém, precisou ser cancelada porque o prefeito afastado alegou que estava internado num hospital, em São Paulo. Por isso, a comissão tentou marcar o depoimento para o dia 02 do corrente, mas não conseguiu notificar o advogado Thiago Silva Machado com antecedência mínima de 24h, conforme o Decreto-Lei nº 201/67. Em função disso, o colegiado agendou para segunda-feira passada a oitiva, no entanto, Acir Filló apresentou um atestado médico justificando repouso domiciliar de dez dias contados a partir de 03 de junho.

Em virtude disso, a comissão decidiu dar um prazo até esta sexta-feira, às 14h para o denunciado encaminhar seu depoimento por escrito, contudo, o mesmo ignorou o ultimato e preferiu solicitar a designação de uma nova data para prestar esclarecimentos. No pedido, o advogado Thiago Machado afirma que a versão pessoal do seu cliente é imprescindível para dirimir quaisquer dúvidas do processo e, portanto, caso contrário, o colegiado estaria impedindo o direito da ampla defesa. Além disso, acionado por telefone pelo presidente da comissão, vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PMDB), o Fabinho, o defensor disse que Acir Filló permanece em repouso médico até a próxima segunda-feira, dia 13.

Para não ser acusada de cercear a defesa, apesar de já ter facultado ao imputado duas vezes para dar o seu depoimento, a comissão acatou a sugestão. Em todo caso, o colegiado deixa claro que não pretende mais atrasar o fim da instrução processual, já que, o prazo improrrogável para concluir a ação e recomendar a cassação ou o arquivamento ao plenário da Casa acaba em 06 de julho. Ao encerrar a instrução, a comissão terá ainda que conceder cinco dias úteis para Acir Filló fazer as razões finais contados a partir da notificação ao seu advogado. Decorrido esse tempo, com ou sem os argumentos finais, o relator, Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete inicia o relatório conclusivo. A ideia é que a sessão de julgamento ocorra no dia 28 deste mês.

Fonte: AICMFV

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Tragédia na Mogi-Bertioga: prefeitura de São Sebastião decreta luto oficial

Marli Moreira
Veja o estado que ficou o ônibus
A prefeitura de São Sebastião, no litoral norte paulista, cancelou todos os eventos programados para hoje (9) e pelos próximos dois dias em luto oficial pelas vítimas da tragédia com o ônibus que transportava estudantes na rodovia Mogi das Cruzes-Bertioga. Também foram suspensas as aulas nas escolas municipais. Pelo menos 18 pessoas morreram e há mais de uma dezena de feridos.

O acidente ocorreu por volta das 22h50 de ontem (8). Por motivos que ainda estão sendo apurados, o ônibus lotado com 46 estudantes capotou no quilômetro 84 no trajeto entre Mogi das Cruzes, município que fica ao leste da Grande São Paulo, e Bertioga, no litoral norte paulista. Mas a viagem tinha como destino a cidade de São Sebastião, onde todos os estudantes moravam.

Três dos feridos permaneciam em estado grave até o final da manhã de hoje (9). Um está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Amaro, no Guarujá. Outro, com traumatismo craniano, foi transferido de São Sebastião para São José dos Campos, no Vale do Paraíba. E, no Pronto Atendimento de Boiçucanga foram atendidas 6 vítimas, sendo uma delas em estado grave. Nesta unidade também foram atendidas três pessoas, familiares dos estudantes, que estavam em estado de choque.
Foto tirada por pessoas que passavam de carro
no momento do resgate das vítimas

Vítimas
Inicialmente, oito feridos deram entrada no Hospital Municipal de Bertioga, mas uma das vítimas já estava morta quando ali chegou. Trata-se de Ana Carolina da Cruz Veloso, de 21 anos. Segundo a prefeitura de Bertioga, a maioria sofreu politraumatismo. Entre os feridos transferidos para a Santa Casa de Santos estão Felipe Ferreira da Silva, de 17 anos, e Leandro Amorim, de 22.

Para o Hospital Santo Amaro foram encaminhados Carolina Marreca Benetti, de 21; Rita de Cássia Alves de Lima, de 19, e Laís Oliveira Costa, de 21. A nota da prefeitura informa que continuam em observação no Hospital de Bertioga as estudantes Amanda Luíza de Farias, de 19; e Taís Santos da Silva, de 18 anos.

Ainda de acordo com o comunicado, durante toda a madrugada, a Defesa Civil de Bertioga esteve no apoio ao resgate das vítimas do acidente, com três agentes auxiliando as equipes do Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária e as unidades do Samu de Bertioga e de Mogi das Cruzes, além da Guarda Civil Municipal (GCM).

O prefeito Ernane Primazzi, de São Sebastião, divulgou nota lamentando a tragédia e informou que foram providenciadas medidas para que os mortos sejam velados de forma coletiva em três locais: 11 corpos serão velados na quadra de Juquehy, praça Simeão Faustino (ao lado da Emei Branca de Neve) e 2 no ginásio de Boiçucanga, que fica na rua Tropicanga, 99, estrada do Cascalho. Também foi preparado o espaço da quadra de Barra do Una – Rua Cravinhos, sem número.

Seis psicólogos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e quatro assistentes sociais foram colocados de prontidão para o atendimento aos familiares, em São Sebastião. Além disso, foi cedido transporte aos familiares que não tinham condução própria para a liberação dos corpos no Instituto Médico Legal (IML) do Guarujá.

Fonte: AB / Fotos: Redes Sociais 

Buenos Aires pode ter vagões de metrô só para mulheres

Vagão de trem na Índia
Uma deputada apresentou um projeto de lei para instalar vagões somente para mulheres no metrô de Buenos Aires. Ela diz que a iniciativa é motivada por casos de assédio ou abuso que as mulheres sofrem. Para resolver o problema, as passageiras poderiam usar trens só para mulheres que funcionariam nos horários de pico, ou seja, entre às 7h e 10h e das 17 às 19h.

A autora do projeto, deputada Graciela Ocaña, explica que os episódios ocorrem diariamente, mas não são anunciados na mídia.

Embora a parlamentar reconheça que a solução do problema exige uma "abordagem de conjunto" e "requer um trabalho profundo para impedir estes episódios", ela salienta que idêntica iniciativa já foi implementada no Brasil, Egito, Malásia, Tailândia, Índia, Japão, países em que, diz, têm tido bons resultados.
Vagão de trem no Japão

Além disso, Graciela informou que no México, após a aplicação de medida semelhante, "as alegações de abuso sexual foram reduzidas em 26%".

Fonte: AB / Fotos: Internet

Conab estima queda de 5,4% na safra de grãos

A produção brasileira de grãos deve chegar a 196,5 milhões de toneladas na safra 2015/2016. O volume representa uma redução de 5,4%, ou 11,2 milhões de toneladas a menos do que a safra anterior, que foi de 207,7 milhões. As estimativas estão no nono levantamento da safra, divulgado hoje (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo a Conab, o resultado se deve às estiagens prolongadas e altas temperaturas que prejudicaram a primeira e segunda safras do milho durante o ciclo vegetativo. A primeira safra, com uma produção de 26,2 milhões de toneladas, sofreu uma queda de 3,9 milhões. Já a segunda safra, que começa a ser colhida em junho, tem previsão de 50 milhões, o que representa recuo de 4,6 milhões. No total, a produção nacional de milho deverá ser de 76,2 milhões de toneladas contra 84,6 milhões da safra 2014/2015.

Já a soja, responsável por 48,7% da produção nacional de grãos, mesmo afetada pelo clima, registrará produção de 95,6 milhões de toneladas, 0,6% menos que na safra passada, que foi de 96,2 milhões de toneladas.

Para arroz, feijão e algodão, a estimativa também é de recuo na produção total, por causa da redução na área plantada e pela estiagem ocorrida no período. Entre as culturas de inverno, o trigo é destaque, com uma produção de 5,9 milhões de toneladas, 6,3% superior à safra anterior, que chegou a 5,5 milhões.

O estudo da Conab mostra, ainda, que a área cultivada de grãos em todo o país deve chegar a 58,2 milhões de hectares, o que representa um aumento de 0,4% em relação à safra 2014/2015, quando foram cultivados 57,9 milhões.

O nono levantamento da safra de grãos está disponível na página da Conab na internet.

Fonte: AB

Joelma frequenta Adventista e Assembleia e não desistiu do mercado gospel

Cantora espera gravar um disco todo com canções religiosas, algumas já gravadas nos discos que lançou como Calypso

Depois da separação, a cantora Joelma iniciou uma carreira solo. Muito se falou que ela iria entrar para o mercado gospel, o que não foi concretizado.

Em revista recente, a cantora afirmou que tem frequentado duas igrejas, a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a igreja Assembleia de Deus.

“Costumo dizer que minha igreja é Cristo, mas eu frequento duas igrejas, Adventista e a Assembleia de Deus. A Adventista porque eles sabem muito da Bíblia, eu estudo a Bíblia com eles. E eu gosto muito dos louvores da Assembleia”, explica ela à revista Veja.

Joelma diz que sua família toda é evangélica e que ela segue a religião desde pequena. “Mas foi depois que eu fundei a Calypso mesmo que eu fui mergulhando mais nesse mundo. Foi onde eu encontrei todas as respostas de que eu precisava, no lado espiritual e profissional, a base para tudo na minha vida.”

Sobre gravar gospel, a cantora lembra que vários discos da banda Calypso tem canções religiosas e que no disco novo também traz uma música gospel.

“Eu sempre gravei gospel, faz mais de oito anos que eu faço isso. Em todo disco tem uma música gospel, e nesse novo não é diferente.”

Mas os planos futuros de Joelma é fazer sim um disco com todas as canções religiosas, algo que virá para frente e poderá ser lançado pela atual gravadora da cantora, a Universal Music, que tem um setor gospel.

“Eu pretendo lançar um álbum todo gospel, vou conversar com a minha gravadora sobre esse assunto. São várias músicas que eu já gravei, mas eu quero dar um novo arranjo para elas. Por enquanto, ainda não pretendo seguir carreira no gospel. Ainda não”, afirma.

Fonte: GP

Auditor do TCU diz que práticas fiscais do governo Dilma foram atos "graves"

Mariana Jungmann
Segunda testemunha a falar na Comissão Processante do Impeachment, o auditor fiscal do Tribunal de Contas da União (TCU) Antônio Carlos Costa D'ávila disse hoje (8) que as práticas fiscais pelas quais a presidenta afastada Dilma Rousseff está sendo processada não se comparam ao que foi cometido pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

Em vários momentos o auditor evitou emitir juízo sobre o cometimento ou não de crime por parte da presidenta afastada, mas reiterou diversas vezes que ela praticou atos “graves” e com decorrências “mais graves ainda”.

Convidado a depor pela acusação, o auditor contrariou a tese da defesa de Dilma de que a edição dos decretos de suplementação orçamentária e o atraso no pagamento a bancos públicos pelos repasses de programas sociais eram praticas comuns e aceitas em todos os governos.

Saiba Mais
Secretário confirma que repasses ao Plano Safra foram quitados até o fim de 2015
“O que foi identificado na auditoria de 2014 não se compara ao que aconteceu antes no governo Lula, primeiro e segundo mandatos, e no governo Fernando Henrique”, afirmou D'ávila, que participou da auditoria que resultou na rejeição das contas da presidenta pelo TCU em 2014.

O auditor destacou que, ao identificar que não conseguiria cumprir a meta de superávit fiscal prevista para 2015, o governo deveria ter comunicado a situação ao Congresso Nacional e pedido autorização para editar decretos de suplementação orçamentária.

“O correto, no meu ponto de vista, para alterar aquela situação era que o Executivo entrasse em contato com o Legislativo e dissesse: 'olha a situação é essa e eu não posso suplementar. Mas se você achar que devemos suplementar, que despesas devemos cancelar?”, acrescentou.

Antônio Carlos D'ávila disse ainda que há diversas normas que regem a forma como o Banco Central deve proceder nos registros de operações semelhantes àquelas praticadas pelo governo em relação ao Banco do Brasil no que se refere ao atraso do pagamento do Plano Safra. Segundo ele, o BC deveria ter feito o registro da operação de crédito, mas omitiu a transação.

“O Banco Central registra a dívida quando ocorre o financiamento. E quando ocorreu o financiamento? Quando, no primeiro dia posterior ao período de equalização, a União não transferiu o valor que a portaria editada pelo Ministério da Fazenda determinava que ele se tornava devido. E que, se era devido e ele não transferiu, ocorreu o financiamento”, afirmou.

A reunião da comissão segue ouvindo outras testemunhas. Nesse momento, fala o coordenador de Operações de Crédito da Secretaria do Tesouro Nacional, Adriano Pereira de Paula.

Foto: Fabio Rodriguez

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Rolgaciano Fernandes solicita melhorias para o Bairro Monte Belo

Gisele Santos

Serviços de Tapa-buraco, limpeza de esgoto e córrego são alguns dos pedidos enviados ao Executivo

Diante da necessidade em melhorar alguns pontos do Bairro Monte Belo, o vereador Rolgaciano Fernandes e presidente do PTN de Itaquaquecetuba, solicitou à Prefeitura Municipal junto a Secretaria de Serviços Urbanos, serviços de tapa-buraco em toda a extensão da Rua Valinhos, no Bairro Monte Belo.

“A indicação se faz necessária uma vez que a via se encontra em estado degradante, com buracos ocasionados pela ação do tempo. Desta maneira, o bom e correto tráfego de veículos fica prejudicado, colocando em risco os motoristas e pedestres que utilizam a rua”, afirmou o vereador.

 O parlamentar solicitou, ainda, que a pasta reitere um pedido já feito anteriormente referente aos serviços de limpeza e capinagem às margens do córrego da Viela Suzano, no final da Rua Mogi das Cruzes. Segundo os moradores do bairro o matagal esconde entulhos deixados no local e serve de esconderijo para animais peçonhentos, como cobras, que podem colocar em risco a integridade física dos munícipes, principalmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis.

“Solicitamos os serviços recentemente, porém, somente o lado oposto foi atendido, então, para que o outro lado do córrego também receba as benfeitorias, estamos solicitando ao prefeito atenção nesta localidade. Inclusive, marginais estão utilizando o espaço para prática de furtos e assaltos colocando em risco a vida da população local”, afirmou o vereador.

O vereador também pede providências junto à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no sentido de viabilizar  a manutenção corretiva e limpeza da Rede de Esgoto na Rua Pirajú, próximo ao n°248.

“Essa solicitação se justifica pelo fato de que os moradores estão reclamando que o esgoto está retornando para dentro das residências. Além do mato alto, que pode contribuir para focos de dengue, já que o local fica constantemente, com poças d’água e causando todo tipo de transtorno que o problema em si pode trazer, como mau cheiro, alagamentos e transmissão de doenças”, disse.

Fonte: AI

Matheus, filho da cantora Eyshila, está internado em estado grave na UTI com meningite viral

O filho mais velho da cantora Eyshila, Matheus Oliveira, 17 anos, foi internado na última quarta-feira, 01 de junho, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, com meningite viral.

Na última terça-feira, 07 de junho, Matheus foi submetido a uma delicada cirurgia, mas os médicos responsáveis pelo caso decidiram interromper o procedimento ao se depararem com o grave estado do adolescente.

“Pr. Odilon e Eyshila estão no hospital, lutando pela vida do seu filho Matheus que está com meningite. Os médicos falaram para a família, que eles não conseguiram realizar a cirurgia. Após ver a gravidade, resolveram interromper a cirurgia. Neste momento está (sic) sendo feitos alguns exames; só após esses exames podem declarar morte cerebral. Continuemos em oração pelo Matheus”, informou o pastor Silmar Coelho em sua página no Facebook.

A primeira informação sobre a internação de Matheus foi dada pela tia do rapaz, a cantora Liz Lanne, que pediu orações aos seus seguidores nas redes sociais. Posteriormente, ela publicou uma nova mensagem expressando esperança: “Meu sobrinho, meu filho, meu amor tão grande… Os médicos dizem que acabou mas a última palavra é de Deus!”, escreveu.

O cantor Nani Azevedo publicou um vídeo nas redes sociais em que comanda uma oração em concordância durante um show que realizou, pedindo pelo restabelecimento da saúde de Matheus. Outros cantores como Fernanda Brum, Bianca Toledo e Bruna também intercederam pela vida do filho de Eyshila, e pediram aos seus seguidores que orassem por ele.

Meningite
De acordo com o Wikipedia, a meningite é uma doença considerada rara, que causa inflamação das meninges, membrana que protege o cérebro. Geralmente é causada por uma infecção viral, mas também pode ser bacteriana ou fúngica. Algumas formas de meningite podem ser prevenidas através de vacina.

Os principais sintomas são dores de cabeça, febre e rigidez no pescoço. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar sozinha ou tornar-se fatal, exigindo tratamento antibiótico urgente.

Fonte: GM

terça-feira, 7 de junho de 2016

Vem ai a 1ª Escola Bíblica de Férias da Assembleia de Deus ministério do Belém em Ferraz

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus ministério do Belém em São Paulo, setor 27, irá realizar dos dias 13 a 15 de julho, sua primeira EBF (Escola Bíblia de Férias).

O setor tem 40 congregações na cidade, mas a primeira EBF será realizada na sede setorial e espera receber crianças de 3 a 12 anos, com diversas atividades com estratégia de evangelismo para as crianças que participarem do evento. Vale ressaltar, que o evento terá crianças que já frequentam a igreja, e outras convidadas.

Serviço
1ª Escola Bíblica de Férias na Assembleia de Deus Ministério do Belém em Ferraz

Rua Dom João IV, 107 - Vila Corrêa - Ferraz de Vasconcelos

Público: Crianças de 3 a 12 anos

Data: 13, 14 e 15 de julho de 2016

Horário: 14h

Convide seus amigos no Facebook e compartilhe no link:  https://www.facebook.com/events/113234275766653/

O que é uma EBF?

Uma Escola Biblica de Férias (EBF) é uma escola Biblica, porém deito durante as férias escolares.

Ela surgiu com o intuito de alcançar as crianças para Cristo e fazê-las crescer na fé.

A EBF é feita principalmente para receber as crianças que moram ao redor da igreja, e que ainda não conhece as boas novas da Salvação.

Uma EBF pode ser feita durante três ou cinco dias, com no máximo três horas de duração. Nestes dias, são contadas histórias por capítulos (é uma forma de fazer com que a criança retorne no dia seguinte). Algumas EBF´S contam duas histórias, sendo uma evangelística e uma missionária.

Como surgiu a EBF?

Da mesma forma que a Escola Dominical, a EBF surgiu para atender as necessidades dos meninos de rua.

Em julho de 1898, uma senhora por nome de Elisa Hawes, preocupada com as crianças que andavam pelas ruas de sua vizinhança na cidade de New York, num estado de abandono pelos pais no período de férias,sujeitas ao aprendizado de tantas coisas nocivas e pecaminosas, resolveu fazer uma Escola Bíblicas de Férias Diária, para crianças de até 14 anos de idade.

O primeiro local de reunião foi num pátio com um jardim onde, á noite se vendia cerveja. Durante o dia não havia nenhuma atividade ali. Elisa Hawes teve que pagar o aluguel de seu próprio bolso.

Naquele verão (hemisfério norte) o programa da Escola Bíblica de Férias Diária, como era chamada, aconteceu por seis semanas durando duas horas por dia. O programa incluía: saudação á bandeira ,música, história bíblica, desenhos, memorização de versículos, ginástica, brincadeiras e trabalhos manuais (as meninas aprendiam costura e culinária).

É interessante notar que este programa, em grande parte, ainda hoje é seguido na maioria das EBFs.

Na realização desta primeira EBF foi significativa a cooperação da Igreja Batista de Epiphany, da qual a sra. Hawes era membro, bem como do seu pastor e da sociedade de senhoras. Foram alcançadas 57 crianças.

Nos anos seguintes, 1899 e 1900, novamente foi realizada a Escola Bíblica de Férias Diária, com grande sucesso.

Em 1901, o Dr. Robert G. Boville, secretário executivo da Sociedade Batista de Missões Urbanas em New York, começou a promover a EBF e deu tanto apoio que em 1902 foram realizadas 10 escolas. Em 1903 e 1904 houve 34, 17 em cada ano. O trabalho cresceu tanto que o Dr. Boville desligou-se da Sociedade para promover EBFs no   âmbito interdenominacional.

Em 1911, foram realizadas 102 EBFs e foi formada a Associação de EBFs, que fazia promoção e fornecia material e recurso. Em 1917, tornou-se interdenominacional. Por causa da promoção e do grande trabalho desenvolvido pelo Dr. Robert Boville, ele é considerado o fundador dói movimento da EBF.

A primeira EBF no Brasil foi realizada nas dependências do Colégio Americano Batista em Vitória - ES,  na primeira quinzena de dezembro de 1924, com a promoção do Dr. Loren Reno (fundador do colégio), que é uma grande chácara ás encostas do Morro do Moscoso.

Hoje, a EBF é um ministério desenvolvido por praticamente todas as denominações e em todos os paises do mundo.

Quais as vantagens da Escola Bíblica de Férias? 


  • As crianças poderão ter aproveitamento sadio do sem tempo de férias.
  • O ambiente festivo e alegre marcará a vida da criança.
  • Uma EBF com o tempo diário de 3 horas, e a comparando com a EBD valerá por quatro meses de Escola Dominical.
  • Proporcionará uma oportunidade para receberem a Jesus Cristo como Seu Salvador.
  • Permitirá que a criança cresça no conhecimento da Palavra de Deus.
  • É uma oportunidade para o envolvimento com a obra missionária, dando-lhes a visão e compromisso na tarefa de ir, orar e contribuir.
  • Para os pais, saber que os filhos estarão num local e numa programação que ajudarão no desenvolvimento de suas personalidades, será de grande significado.
  • Para os professores, o treinamento específico que receberão servirá para o crescimento e aperfeiçoamento.
  • Fortalecerá a comunhão entre os membros da igreja e permitirá que cada um passe sua experiência, e assim aprendendo uns com os outros.
  • Para a igreja, a EBF será uma ponte para novos alunos para EBD, alem de atingir os vizinhos com a Mensagem da Salvação através das criança.


Com informações de Flávia Grégio - http://flaviagregio.webnode.com.br/

Chuva forte causa estragos e deslizamentos de terra em São Paulo

Fernanda Cruz 
A chuva forte da madrugada de hoje (7) deixou estragos em São Paulo, como ruas alagadas, transbordamento de córregos, deslizamentos de terra e pelo menos 50 quedas de árvores em toda a região metropolitana.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a chuva acumulada do início de junho até as 7h de hoje (7) chega 165,8 milímetros, ultrapassando a média mensal (45,2 milímetros) em 367%.

Segundo Michael Pantera, meteorologista do CGE, o resultado parcial já é o maior para junho desde 2012, quando choveu 191,4 milímetros. Pantera explica que o grande volume de chuvas é resultado de uma zona de convergência de umidade vinda da Amazônia, incomum nesta época do ano. "Pode ser que até o fim do mês ainda volte a chover, mas a expectativa para esta semana é que a chuva diminua", disse.

Em São Miguel Paulista, na capital, um caminhão vai bombear hoje a água parada em sete ruas que estão completamente alagadas, informou a Prefeitura. No bairro Itaim Paulista, uma pessoa ilhada precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros na rua Manuel Martins de Melo. Uma casa desabou no bairro do Tatuapé, zona leste.

Houve deslizamento de terra em Pirituba e no Campo Limpo, onde um muro desmoronou na Rua Benedito Domingues. O córrego Ipiranga transbordou na altura da Praça Leonor Kaupa, na zona leste. O alagamento prejudicou o trânsito da Avenida Professor Abraão de Morais.

Barueri e Vargem Grande Paulista

Com a chuva forte, um viaduto na divisa entre os municípios de Osasco e Barueri desmoronou. Apenas uma parte está aberta para pedestres e carros. O viaduto, que dá acesso ao bairro Parque Imperial, está com a estrutura comprometida devido a grandes rachaduras.

No município de Vargem Grande Paulista, rajadas de vento provocaram destelhamento de ao menos 30 casas, queda de 25 postes de energia e deixaram 30 árvores em perigo de queda. Doze famílias estão desalojadas.

A Prefeitura informou que a parte alta da cidade, como os bairros Bela Vista e Jardim Floresta, foi a mais afetada. O município ficou sem energia elétrica entre 16h e 20h de ontem.

Represa Paiva Castro

A precipitação dos últimos dias também aumentou a entrada de água na represa Paiva Castro, que pertence ao Sistema Cantareira. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que cortou a transferência de água de outros reservatórios do Sistema Cantareira para a tubulação ligada à represa Atibainha.

A Paiva Castro cumpre agora, segundo a Sabesp, um papel de caixa-d’água, armazenando apenas o volume das chuvas para evitar que a água chegue às cidades. A Defesa Civil está acompanhando possíveis riscos.

Fonte: AB

Violência policial não é questionada em mais de 45% das audiências de custódia

Bruno Bocchini
Levantamento do Instituto do Direito de Defesa (IDDD) mostra que em mais de 45% das audiências de custódia feitas em São Paulo os réus não foram interrogados sobre maus-tratos e abuso policial durante a prisão em flagrante. Os dados mostram ainda que membros do Ministério Público perguntaram sobre abusos policiais apenas em 1,36% das vezes, e os advogados, em 5,78%.

A audiência de custódia, projeto lançado em 2015, é uma inciativa do Conselho Nacional de Justiça, que consiste na garantia de que o preso em flagrante seja rapidamente apresentado a um juiz de direito. De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, entre fevereiro de 2015 e março de 2016 foram realizadas 19.472 audiências de custódia na cidade de São Paulo. O IDDD sistematizou dados referente a 588 pessoas que passaram por essas audiências, coletando informações dos boletins de ocorrência e dos autos de prisão em flagrante.

“Já me causa espécie uma quantidade muito grande de juízes não formular essa pergunta. Depois, o Ministério Público tem a possibilidade de fazer a pergunta e também não faz. E aí também, advogados quando possibilitada fazer essa pergunta, ela também não é feita”, disse o presidente do instituto, Augusto de Arruda Botelho.

“Então o que queremos? Esconder essa realidade infelizmente ainda existente em nosso país, de que há violência, há maus-tratos, há tortura nas delegacias de polícia? Causou um susto enorme esse número tão excessivo, principalmente do Ministério Público, que é o fiscal da lei”, acrescentou.

Na análise das decisões judiciais dos casos acompanhados, 61% foram convertidos em prisão provisória após a audiência de custódia, 27% receberam liberdade provisória sem fiança e com outra medida cautelar, 6% das prisões foram relaxadas, 5% receberam a liberdade provisória com fiança e apenas 1% receberam a liberdade provisória sem medidas cautelares.

“O Brasil historicamente tem um caráter excessivamente de punição, como se a prisão solucionasse absolutamente tudo. E o que nós queremos é uma modificação do pensamento do sistema judiciário para que a prisão seja utilizada, sim, em caso de absoluta necessidade”, destacou Botelho.

“Audiência de custódia não serve para soltar preso, não serve para colocar na rua criminosos, serve para fazer da prisão um local onde pessoas que necessariamente precisam estar presas, ali permaneçam”, acrescentou.

Em nota, o Ministério Público do Estado de São Paulo disse que adota providências quando a lei é desrespeitada. "O Ministério Público do Estado de São Paulo zela, em todos os casos, pela legalidade das prisões, adotando as providências nas hipóteses de eventual desrespeito às leis". Procurada, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ainda não se manifestou.

Fonte: AB

Estudantes podem fazer inscrições para o ProUni a partir de hoje

Mariana Tokarnia

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam hoje (7) e vão até as 23h59 de sexta-feira (10), no site do programa. Ao todo, serão ofertadas 125.442 bolsas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. Neste segundo semestre vão ser oferecidas 57.092 bolsas integrais e 68.350 parciais.

As bolsas estão disponíveis para consulta. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 deste mês. Os cursos de administração, com 12.500 vagas, direito, 8.561, e pedagogia, 7.139, são os que oferecem mais vagas. Além disso, os cursos de engenharia somados têm 14.410 vagas.

O número de bolsas é 8,1% naior em relação às 116 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. No entanto, é a primeira vez desde 2008 que o número de bolsas parciais supera as bolsas integrais.

O programa é dirigido tanto aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública, quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais. Podem concorrer a bolsas integrais os estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Às bolsas parciais, podem concorrer aqueles com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Para se inscrever na segunda edição de 2016, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota 0 na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.

Fonte: AB

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Lucas Miller apresenta “Aviva”, primeiro CD totalmente autoral com influências do pop congregacional

Com influências do pop congregacional, o cantor Lucas Miller apresenta seu primeiro trabalho – o CD Aviva, gravado ao vivo na Igreja Encontro com Deus em Sabará (MG) – produzido por Marcelo Magalhães e com 12 faixas autorais que nasceram das experiências vividas por Lucas.

Nascido em Campinas (SP) e morando atualmente em Belo Horizonte (MG), o cantor conheceu a música aos dez anos de idade através uma vizinha, que lhe emprestava algumas fitas VHS do Diante do Trono. Após sua conversão aos 17 anos, Lucas decidiu fazer da música o seu ministério e começou atuando no louvor da igreja, além de ajudar em outros departamentos como o das crianças e das senhoras. “Percebi que música não é somente uma arte, mas também um ministério a ser zelado, pois o louvor cura e liberta”, frisa o cantor, que também busca referências no americano Jeremy Camp.

E foi com esse zelo que Lucas Miller foi cultivando o sonho de gravar um CD. Dedicado também à ministração da Palavra, seus momentos de oração e leitura bíblica serviram de inspiração para escrever suas primeiras canções como a que dá título ao disco. “A canção ‘Aviva’ foi escrita por mim durante uma madrugada e traz a mensagem do profeta Habacuque. Queria que a igreja fosse despertada a não deixar apagar o fogo do amor do Espírito Santo”.

Lançado em fevereiro de 2016, o CD Aviva traz canções de celebração, quebrantamento e outras com mensagem de ânimo como visto nas faixas Acreditou em Mim, Salmo 23, Esconderijo, É só Acreditar, Me Leva, Ele Suprirá e Deus de Milagres, escolhida como primeiro single do disco. “Lancei esse trabalho com um único objetivo de levar a mensagem da salvação em toda a terra para que mais pessoas se achegam a Deus”, declara Lucas Miller, que está com agenda aberta para ministrar em igrejas e eventos através do telefone (31) 99129-5789.

Aviva - Ao Vivo
(Lucas Miller)
Lançamento: Fevereiro/2016
Selo/Gravadora: Independente

Faixas:
1. Majestade
2. Deus de Milagres
3. Tudo Vem de Ti
4. Acreditou em Mim
5. Salmo 23
6. Ele Suprirá
7. Aviva
8. Esconderijo
9. És Tudo pra Mim
10. Me Leva
11. É só Acreditar
12. Vencedor

Fonte: AI

Vendaval deixa um morto e 50 feridos na cidade paulista de Jarinu

Marli Moreira
Um temporal acompanhado de raios, trovões e forte ventania, na noite de ontem (5), na cidade de Jarinu, na região de Atibaia, ao norte da Grande São Paulo, causou a morte de uma mulher de 48 anos e deixou pelo menos 50 feridos. A vítima estava em um ponto de ônibus, que teve a estrutura destruída por um raio. Ela chegou a ser socorrida por populares, foi encaminhada ao Pronto-Socorro da cidade, mas não resistiu.

A prefeitura informou que pelo menos 50 pessoas ficaram feridas em várias ocorrências. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Estadual (Cedec), 20 dos feridos estavam em uma igreja que foi destelhada. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros de Jundiaí foram acionados para socorrer os feridos, que foram encaminhados a hospitais da região de Atibaia e de Campo Limpo Paulista. Os danos gerais ainda estão sendo levantados, mas há relatos de muitas árvores caídas nas vias públicas e em residências.

Em Campinas, a 90 quilômetros da capital paulista, a semana começa com a população contabilizando os estragos provocados pelo tornado que atingiu a cidade na madrugada de ontem (5). Além de alagamentos e quedas de árvores, a forte ventania derrubou cinco torres de transmissão de energia, deixando pelo menos 100 mil clientes sem eletricidade. Entre os bairros mais afetados estão São Quirino, Taquaral, Novas Campinas e a região próxima do Galleria Shopping.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, em consequência da queda das cinco torres de transmissão, houve o desligamento automático de três linhas da rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). As linhas de transmissão (LTs) afetadas são a Santo Ângelo/Replan, de 440 kV, da Cia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), Santo Ângelo/Mogi Mirim, de 440 kV, também da Cteep, e a Campinas/Itatiba, de 500 kV, de Furnas.

Fonte: AB