Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 19 de janeiro de 2013

Alckmin libera R$ 9,5 milhões para o turismo do município de Poá


Governador destacou as obras do balneário, que terá piscinas, parque de esportes e teatro

O governador Geraldo Alckmin anunciou neste sábado, 19, investimentos de R$ 9,5 milhões para o turismo de Poá, que será liberado à prefeitura da cidade. Os recursos serão trabalhados juntamente com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) e a Secretaria de Estado de Turismo.

"Por meio do DADE, o Estado vai investir no turismo de Poá, que é uma estância hidromineral. Aqui foi construído um centro de convenções, já está em obras um balneário, que terá piscinas e parque de esportes, além de um teatro que já está licitado", complementou.

O anúncio foi feito durante evento no município de Poá, também neste sábado, 19, quando foi viabilizada a construção de 2.096 moradias em Mogi das Cruzes, Suzano e Poá, por meio da parceria entre a agência de fomento habitacional do Estado, Casa Paulista, e o programa Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: SCGSP / Foto: Adilson Santos

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Prefeito de Poá Testinha recebe a visita do Bispo Dom Pedro, da Diocese de Mogi das Cruzes

O prefeito Testinha recebeu o Dom Pedro e a comitiva no seu gabinete

Na manhã desta sexta-feira, dia 18, o prefeito poaense Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, recebeu a visita do Bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, que assumiu em novembro de 2012, a Diocese de Mogi das Cruzes. O objetivo do encontro que foi solicitado pelo chefe do poder Executivo era conhecer o bispo e, ao mesmo tempo, estreitar o relacionamento entre o poder público e a igreja católica.

De acordo com Dom Pedro, o fato de a solicitação ter partido do prefeito o deixou muito feliz. “Recebi com muito gosto, pois quero ter conhecimento e dialogo com o poder público, porque entendo que a colaboração mútua entre a igreja e as prefeituras levará o bem para o nosso povo”, afirmou.

O prefeito que recebeu em seu gabinete o bispo que estava acompanhado pelo Padre Claudio Antônio Delfino, da Paróquia Cristo Rei e diretor da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI (ambas em Mogi das Cruzes) e pelos Padre Reginaldo Martins da Silva e o Pároco Antônio Carlos Fernandes, o Padre Toninho, da igreja matriz de Poá, Nossa Senhora de Lourdes, enfatizou a importância desta visita. “O bispo assumiu a Diocese há pouco tempo e, como sempre tive um bom dialogo com a igreja católica, solicitei este encontro para conhecê-lo e, principalmente, para enfatizar a importância de se manter esse ótimo relacionamento entre a Prefeitura e a igreja”, destacou o prefeito.

Antes do término do encontro, o Bispo Dom Pedro disse que apesar de já conhecer outros prefeitos da região do Alto Tietê, o gabinete do prefeito Testinha foi o primeiro que ele conheceu e fez questão de deixar uma benção.

UBS
Após o encontro com o prefeito, Dom Pedro esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vereador Wellington Lopes, no Jardim América, para conhecer os serviços oferecidos e ficou muito satisfeito com a qualidade do atendimento.

Fonte: SCP / Foto: José Eduardo

Dina Santos inicia a gravação do primeiro CD pela Graça Music


A cantora Dina Santos entrou em estúdio, na última quarta-feira, dia 16/1, para iniciar a gravação do seu primeiro CD pela GMusic. O projeto, que conta com produção musical do maestro Jairinho Manhães, prioriza o estilo pentecostal, com muito fogo e mensagens de fé, vitória e exaltação a Deus.

“Estou muito feliz e grata a Deus por realizar um grande sonho na minha vida. Espero que este CD seja um instrumento para levar a Palavra da Salvação pelo mundo”, disse a cantora.

O álbum, que ainda não tem título definido, tem previsão de lançamento para o mês de março.

Fonte: AI

Diretor do Hospital de Câncer de Barretos Boian Petrov, fala da importância de todas doações


Um dos diretores financeiros do Hospital de Câncer de Barretos, Boian Petrov, fala sobre a importância de ajudar constantemente esta instituição que realiza atendimentos 100% SUS para os mais necessitados.



Ajude o hospital: http://www.hcancerbarretos.com.br/doacoes/sistema-de-doacao/
Facebook: https://www.facebook.com/hcancerbarretos

Em encontro com diretor-geral da Faculdade Piaget, Walmir Pinto se compromete a acompanhar o caso


Parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara de Suzano, compartilhou sua preocupação quanto ao impedimento das aulas da instituição com Marcus Rodrigues; vários moradores que se planejavam para inaugurar comércios no entorno, na expectativa da geração de trabalho e renda, têm solicitado ajuda ao vereador

O vereador e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara de Suzano (SP), Walmir Pinto (PT), foi recebido nesta quarta-feira (16 de janeiro) pelo diretor-geral da Faculdade Piaget, Marcus Rodrigues No encontro, realizado nas dependências do polo da instituição de ensino em Suzano, Walmir compartilhou sua preocupação com o impedimento das aulas e se comprometeu a acompanhar o caso.

Rodrigues explicou que, no momento, a Faculdade aguarda a emissão do laudo pela Prefeitura para descartar a contaminação da área: “Com isso, podemos iniciar as obras de recuperação que forem necessárias”, esclareceu.

De acordo com Walmir Pinto, a situação envolvendo a unidade de ensino superior, que foi impedida de ser aberta pela Justiça sob suspeita de que a área, no Jardim Monte Cristo, estaria contaminada, traz prejuízos não só aos alunos, mas a toda a população, pela expectativa da valorização imobiliária no entorno e da geração de trabalho e renda:

“Existe um grande anseio por parte da população para que as aulas da faculdade sejam iniciadas. Vários moradores têm me procurado e demonstrado essa ansiedade, uma vez que fizeram investimentos no local e se planejavam para alugar kitnet ou até mesmo abrir lanchonetes, bares e restaurantes no entorno”, comentou.

Como presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Walmir criticou a situação e se comprometeu a acompanhar de perto a questão:

“É lamentável que uma instituição de ensino esteja fechada por problemas políticos. Isso é um crime contra os alunos, contra a cidade e contra toda população, que vem perdendo com tudo”, criticou.

Fonte: AI

RÁDIO NOTÍCIAS - Pesquisa revela que moradores de São Paulo se sentem mais inseguros


De acordo com os Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem), 91% dos moradores acham pouco ou nada seguro viver na cidade. Em 2011, a percepção alcançava 89%.

O que mais gera medo entre os cidadãos é a violência em geral, com 71% das respostas, seguido de assalto ou roubo (63%) e sair à noite (41%).

Click e Ouça:

Fonte: EBC


Cristina Kirchner insiste em soberania argentina sobre Malvinas


Na sua viagem pelo Oriente Médio e a Ásia, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, reiterou o pedido para que o Reino Unido dialogue sobre o controle das Ilhas Malvinas. Antes de deixar a Argentina, ela enviou carta às autoridades britânicas cobrando o diálogo e recebeu respostas negativas. Desde o século 19, argentinos e britânicos disputam a soberania das ilhas. A presidenta quer a interferência da comunidade internacional no assunto.

Em março, haverá um plebiscito nas Malvinas para que a população decida se deseja permanecer sob domínio britânico ou passar para o controle argentino. Na sua visita ao Oriente Médio e à Ásia, Cristina Kirchner defendeu a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A exemplo do Brasil, a Argentina quer ter assento permanente no órgão.

Segundo a presidenta, a presença da Argentina no Conselho das Nações Unidas reflete a atual “realidade global”. O órgão é formado por 15 países – dos quais cinco têm assentos permanentes e dez rotativos, que são substituídos a cada dois anos. A estrutura do conselho é do período pós-Segunda Guerra Mundial.

Cristina Kirchner apelou ainda para que a União Europeia e a Organização Mundial do Comércio (OMC) sigam “regras claras para todos”, adotando medidas de “transparência e igualdade”. O apelo refere-se às medidas de protecionismo adotadas por alguns países e aos permanentes embates sobre o tema.

Fonte: EBC

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

RÁDIO NOTÍCIAS - Ministério da Saúde lança protocolo para controlar presença de médicos em plantões


O protocolo de auditoria foi lançado pelo Ministério da Saúde por conta das reclamações sobre falta de médicos em plantões nos hospitais de todo país. O procedimento vai verificar o comparecimento de médicos em emergências e maternidades e também indicará ausências injustificadas.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Evangélicos fazem campanha contra Projeto de Lei de Jean Wyllys para legalizar a prostituição - #ForaPLGabriela


O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), conhecido por ser um militante ativista das causas homossexuais, protocolou junto à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4.211/12, batizada de lei Gabriela Leite, que visa à regulamentação da atividade de profissionais do sexo. A lei, que se aprovada irá regulamentar a prostituição e torná-la profissão, tem sido combatida por diversos setores da sociedade, principalmente pelos evangélicos.

Um dos opositores do projeto é a feminista Renata Moreno, membro da direção executiva nacional da Marcha Mundial de Mulheres, que afirma que a regulamentação pode levar à “legitimação e naturalização de um modelo de sexualidade opressor e que deve ser mais discutido”.

- Somos críticas a essa visão de que é preciso regulamentar a prostituição. Precisamos fazer um debate amplo sobre o que isso significa, e a Copa é um momento oportuno para isso. Mas precisamos discutir a prostituição não só no âmbito das cidades que vão receber a competição, mas também a prostituição nas rodovias, nas construções de hidrelétricas e nos rincões do país – declarou Renata Moreno, segundo O Estado de Minas.

Os evangélicos também estão se opondo fortemente ao projeto de legalização da prostituição, e divulgado massivamente nas redes sociais uma petição pública contra o projeto de lei. Com o uso da tag #ForaPLGabriela, a petição online contra o projeto Wyllys está sendo divulgada por um grande número de pessoas, entre as quais personalidades conhecidas nacionalmente, como o Deputado Federal Marco Feliciano.

O deputado estadual e pastor, Carlos Henrique (PRB) também se manifestou contra o projeto proposto por Jean Wyllys. De acordo com o deputado sua oposição ao projeto é motivada por questões sociológicas e não propriamente religiosas, por se tratar de uma atividade diretamente ligada ao tráfico de drogas e de mulheres.

- Acho que seria temerário legalizar uma profissão como esta, ligada ao submundo do tráfico de drogas e de mulheres. O Estado precisa de fato dar algum amparo e algum acompanhamento. Essas pessoas não devem ser marginalizadas e abandonadas pelo Estado. Mas não acredito que a legalização seja a saída – afirma o deputado.

Apresentada no congresso em meados de 2012, a PL 4.211/12 foi trazida à discussão devido à insistência de Wyllys para que ele tramite antes da Copa do Mundo e da Olímpiada.

- O projeto é urgente, sobretudo às vésperas dos grandes eventos (…) e não vamos ser ingênuos de achar que os turistas não vão demandar por esse serviço sexual. Então, as prostitutas têm de ter um ambiente seguro para prestar esse serviço – afirmou, em entrevista ao iG.

Essa declaração do deputado causou ainda mais protestos por parte dos opositores da PL, segundo os quais a proposta de Wyllys serviria apenas para transformar o Brasil em um destino para o turismo sexual.

Apesar da manifestação de representantes de diversos setores da sociedade, o deputado tem buscado defender o projeto afirmado que seus opositores são “a bancada conservadora que reúne evangélicos fundamentalistas, católicos fundamentalistas e conservadores laicos, que não são católicos nem evangélicos, mas são conservadores, hipócritas, moralistas”.

O deputado afirmou ainda que a proposta deve ter mais chances de ser aprovada no Congresso do que a da criminalização da homofobia, pois a prostituição é um serviço utilizado por muitos de seus colegas parlamentares.

- As prostitutas, embora estigmatizadas e marginalizadas, são uma categoria menos odiada que os homossexuais. E tem outro fator, eu diria que 60% da população masculina do Congresso Nacional faz uso dos serviços das prostitutas, então acho que esses caras vão querer fazer uso desse serviço em ambientes mais seguros – declarou Wyllys.

Fonte: GM

ONU alerta para grave recessão no mundo que aumenta desemprego

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que há “grave risco de nova recessão” e que devem ser adotadas medidas de combate ao aumento do desemprego no mundo. No estudo denominado Situação e Perspetivas da Economia Mundial 2013, as Nações Unidas mantiveram a revisão em baixa para a previsão de crescimento econômico ao longo deste ano. As perspectivas são influenciadas pelos impactos da crise econômica internacional em vários países.

“O agravamento da crise na zona do euro [17 países que adotam a moeda única], o abismo do Orçamento nos Estados Unidos e um abrandamento brusco da economia chinesa poderão causar nova recessão global e cada um desses riscos poderá resultar em perdas produtivas globais entre 1% e 3 %”, ressaltou o diretor do estudo, Rob Vos.

Para a ONU, as políticas econômicas baseadas em medidas de austeridade fiscal e nos cortes dos orçamentos não oferecem o necessário para recuperar a economia e conter a crise do emprego. “Apesar de os esforços terem sido significativos, especialmente na zona do euro, a combinação de austeridade no Orçamento e de políticas monetárias expansivas teve um êxito desigual”, destacou Vos.

De acordo com o estudo, a estratégia deve ser alterada na tentativa de adotar ações coordenadas com políticas de criação de emprego e de crescimento sustentável. “A economia mundial enfraqueceu consideravelmente em 2012. [A perspectiva é que se mantenha] deprimida nos próximos dois anos”, com a previsão de crescimento de 2,4 % para 2013 e de 3,2 % para 2014”, diz o relatório.

No estudo, são apontados os efeitos da recessão nas economias dos países da zona do euro, o abrandamento econômico dos Estados Unidos e a deflação no Japão, que afetam as exportações e causam maior volatilidade nos fluxos de capital e nos preços das matérias-primas.

A ONU estima um crescimento na zona do euro de 0,3 % em 2013 e de 1,4 % em 2014; nos Estados Unidos, de 1,7 % em 2013 e de 2,7 % em 2014; no Japão, de 0,6 % este ano e de 0,8 % no próximo; e na China, de 7,9 % em 2013 e de 8 % em 2014.

Fonte: EBC

Filló paga mais de R$ 350 mil em subvenções sociais atrasadas


Prefeito de Ferraz de Vasconcelos fez o repasse do mês de outubro a nove entidades com as quais a municipalidade tem convênio para a viabilização de projetos assistenciais; gestão passada também não destinou recursos de novembro e dezembro de 2012

Prefeito Acir Filló
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos (SP), Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, pagou na manhã desta quarta-feira (16 de janeiro) mais de R$ 350 mil em subvenções sociais que não foram repassadas pela gestão anterior às entidades com as quais a municipalidade tem convênio. O recurso é referente ao mês de outubro de 2012. Segundo o tucano, os de novembro e dezembro, que também estão atrasados, serão quitados dentro de algumas semanas.

Por volta das 10h30 de hoje, Filló recebeu em seu gabinete nove entidades de Ferraz de Vasconcelos, que, em parceria com o Poder Executivo, atendem, por meio de projetos sociais, crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Acompanhado dos secretários municipais de Governo, Adair Loredo, e de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, o gestor pagou às instituições o total de R$ 358.434 mil – valor referente ao mês de outubro.

Dentro das próximas semanas, os repasses de novembro e de dezembro, igualmente atrasados, também serão pagos pelo governo do prefeito tucano, conforme prometeu durante a reunião, que durou cerca de 40 minutos. Foram contemplados o Centro de Apoio, Ação e Transformação Oiaeu (R$ 52.920), a ABDC Esperança de Sião (R$ 30.240), a Associação Beneficente CCA Desamparada Laços Eternos (R$ 46.440) e a Associação Cultural Social Redenção Plena – Creche Sementinha (R$ 17.064).

Também receberam as subvenções de outubro a Associação Social “Professor Pedro Paulino dos Santos” (R$ 36.720), a Associação Construindo o Saber (R$ 21.384), a Creche Comunitária Mãe Pobre (R$ 32,4 mil), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ferraz de Vasconcelos (R$ 18,5 mil) e o Serviço de Promoção Nossa Senhora da Aparecida – Creche das Pastorinhas / Centro Juventude Jesus Maria (R$ 102.766).

Filló explicou aos representantes das instituições que, de agora em diante, a relação entre elas e a Prefeitura de Ferraz “deve ser transparente, de respeito, de confiança irrestrita e absoluta e, principalmente, de comprometimento e responsabilidade”. O tucano deixou claro que assumiu a esfera municipal “com problemas, desafios e dívidas”, mas que está trabalhando diurnamente para “colocar a casa em ordem e honrar compromissos”:

“Foi assim que conseguimos tirar o lixo das ruas e pagar os salários atrasados de dezembro dos mais de 3,6 mil funcionários da municipalidade, que ficaram sem receber em pleno Natal. É com este discurso que também estamos fiscalizando estabelecimentos noturnos e fechando aterros clandestinos e, hoje, pagando as entidades assistenciais, que fazem um trabalho extraordinário. Temos de promover em Ferraz uma correção de conduta”, complementou o gestor.

O prefeito também enfatizou que o acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela gestão dos projetos encabeçados pelas entidades subvencionadas, será intensificado:

“Isso não é uma distribuição de cheques. Isso é trabalho e, desta forma, merece rigor. Estamos falando, afinal, de recursos públicos, angariados graças ao pagamento do cidadão, que o faz, muitas vezes, com muito sacrifício”, reiterou.

Filló ainda compartilhou que um de seus desafios é trabalhar para que as contas da Prefeitura de Ferraz sejam enfim aprovadas. Nos últimos oito anos, várias prestações receberam parecer desfavorável por parte do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Por isso, não vai aceitar qualquer tipo de desvio ou dinheiro mal aplicado na seara social.

O prefeito também adiantou que ele, bem como Loredo, secretário de Governo, e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Franco Douglas Lima, vão destinar, todos os meses, R$ 300, cada um, à Apae da cidade. O recurso será subtraído de seus salários.

Fonte: SCFV / Fotos: Jovino Souza

Vox Litteris, selo da Editora Hagnos, publica, no Brasil, novo livro do conferencista John Piper


Na obra, o autor discorre sobre o livro bíblico de Rute e destaca a supremacia divina em transformar a vida triste e sem futuro aparente da jovem em um das histórias mais encantadoras da Bíblia

Amor, respeito, lealdade, confiança e amizade. Não são poucas as lições que brotam das páginas do livro bíblico de Rute, o relato de uma viúva imigrante moabita que decide seguir com sua sogra para Belém, na Judeia. Porém, o olhar apurado do professor, escritor e pastor John Piper encontrou outros tesouros além da belíssima narrativa. Para ele, trata-se de um contundente exemplo do “mosaico cósmico que Deus está pintando”.

Autor de Doce e Amarga Providência – sexo, raça e soberania de Deus, ele afirma que o cenário de profunda devastação vivenciado pelas viúvas Noemi e Rute, foi traçado por Deus e exemplifica como a supremacia divina transformou histórias, aparentemente destinadas ao fracasso, em peças fundamentais da fé cristã, ao ponto de serem referendadas na genealogia de Jesus Cristo.

Considerado um dos principais apologistas bíblicos contemporâneos, Piper defende que situações “doces e amargas” cooperam para a construção de um desígnio maior. No livro, o autor discorre também sobre temas como etnocentrismo, gênero e sexualidade, assuntos contemplados na história da jovem moabita.

Dividido em quatro capítulos e em 128 páginas, Doce e Amarga Providência – sexo, raça e soberania de Deus segue no contrafluxo do relativismo que invade parte do pensamento cristão evangélico atual e esclarece, por meio dos exemplos do livro de Rute, fundamentos bíblicos acerca de conceitos que envolvem raça, sexo e supremacia divina.

Sobre o autor: John Piper é um mestre na arte de costurar palavras. Escritor e conferencista norte-americano, desde 1980 atua como pastor titular da Bethlehem Baptist Church em Minneapolis, Minnesota, nos Estados Unidos. Formado no Fuller Theological Seminary e doutorado pela Universidade de Munique, seu ministério de ensino tem sido divulgado gratuitamente no site desiringgod.org. Autor de mais de 40 livros, costuma dizer que o lema de sua vida é “viver para espalhar paixão pela supremacia de Deus em todas as áreas da vida para a alegria de todos os povos através de Jesus Cristo”.

Selo Vox Litteris: O crescimento do mercado editorial no Brasil e na América Latina justificou o lançamento da Vox Litteris, em 2010. Com um catálogo direcionado à edificação espiritual e ao desenvolvimento do caráter cristão, o selo traz obras com temática rica em conteúdo bíblico. Fundamentados numa teologia contextualizada e, ao mesmo tempo, cristocêntrica, os livros Vox Litteris a um público de amplo perfil, satisfazendo leitores das mais variadas confissões. São obras de interesse geral com valores cristãos universais, abordando temas como família, espiritualidade, oração, educação, ministério e muitos outros – tudo sob a ótica e talento de autores consagrados no segmento, como Hernandes Dias Lopes, Davi Merkh, Israel Belo de Azevedo e Elizabeth George. Influenciar positivamente a sociedade, produzir obras de qualidade que proporcionem prazer e crescimento e oferecer ferramentas que contribuam para a formação da liderança brasileira são as metas de Vox Litteris.

Fonte: AI

Projeto Tamar protege tartarugas gigantes


O projeto protege e monitora os ninhos das fêmeas em praias do Espírito Santo.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

André Gonçalves e Silvio Guindane falam sobre o Hospital de Câncer de Barretos




Faça como os atores: ajude! Você pode salvar vidas com um gesto simples. Sua ajuda pode vir através do site:

http://www.hcancerbarretos.com.br/doacoes/

Ou através das contas bancárias:
Banco do Brasil
Agência: 3371-5
CC: 10000-5

Santander
Agência: 0021
CC: 1204000-9

Bradesco
Agência: 0144-9
CC: 58816-4

Crianças aprendem nas férias


Apesar do período, os pequenos participam de atividades educativas e muito divertidas.

Após quatro anos, sistema de rastreamento de remédios ainda não funciona


Sancionada há quatro anos, a lei que determina o rastreamento dos medicamentos ainda não está funcionando na prática. A Lei 11.903, de 14 de janeiro de 2009, prevê que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) implante o Sistema Federal de Controle de Medicamento (SNCM), para que todos os remédios produzidos no país possam ser rastreados da fábrica até chegar ao consumidor. Foi estabelecido prazo de três anos, após a sanção, para total implantação do sistema.

Segundo a lei, cada embalagem de remédio deverá ter uma identificação exclusiva, um número individual. A identificação servirá para o controle na produção, venda, dispensação e prescrição médica, odontológica e veterinária. O objetivo é evitar sonegação fiscal, falsificação e roubo de cargas.

Segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), não houve avanços sobre o tema. A entidade destaca que a rastreabilidade dos medicamentos será uma “sentença de morte” para a sonegação, a falsificação, o desvio, o roubo e demais fraudes cometidas na área. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 30% dos remédios usados em países da América Latina, no Sudeste da Ásia e na África são falsificados.

A Anvisa informou ter proposto, em 2011, um selo de segurança, que seria fabricado pela Casa da Moeda, e usado nas caixas de remédio. Na ocasião, porém, a indústria de medicamentos alegou que o selo aumentaria os custos de produção, e a ideia foi abandonada, de acordo com a agência reguladora. Em dezembro de 2011, a agência aprovou diretriz para uso da tecnologia chamada Datamatrix no rastreamento, espécie de código de barras bidimensional, sem prazo para ser implantada.

Fonte: EBC

Aeronáutica localiza helicóptero desaparecido do empresário de Arujá


O empresário Éder Coelho e a esposa, Carolina, estavam a bordo.

Jovens nascidos em 1995 e em anos anteriores já podem fazer o alistamento militar em Poá


Desde o início deste mês de janeiro, a Junta do Serviço Militar de Poá está realizando o alistamento dos jovens nascidos em 1995 e anos anteriores com débitos com o serviço militar. Os jovens que se encaixam neste perfil devem comparecer ao posto situado no Núcleo de Atendimento à População (NAP), na Rua Vinte e Seis de Março, nº 72, na região central da cidade.

Os jovens devem comparecer munidos da Certidão de Nascimento, comprovante de residência recente, além de duas fotos 3X4 de boa qualidade e também recentes. “É bom ressaltar que nessas fotos a testa e as orelhas devem estar descobertas, além de também não ser permitido brinco, piercing, colar ou outro adorno, além de camiseta regata , de agremiações esportivas, com propagandas ou em estampas que imitem ‘camuflado’”, destacou Guedes.

Depois de efetuado o alistamento, o cidadão vai receber um documento com informações para futuras apresentações, situação essa que faz parte do processo. Pessoas com deficiências (física ou mental) também devem se alistar, mas de acordo com a legislação vigente no Brasil, elas são consideradas isentas da prestação do Serviço Militar obrigatório.

O Alistamento que começou no dia 02 de janeiro, segue até o dia 28 de junho. A Junta de Serviço Militar de Poá que está localizada no NAP realiza o atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16 horas.

Fonte: SCP / Foto: Fernando Araújo

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Confirmado Corredor Metropolitano para Ferraz


Executivos da EMTU estiveram na cidade na tarde desta terça-feira (15 de janeiro) para tratativas legais com o governo de Acir Filló (PSDB); prefeito comemorou viabilização do projeto, que vai permitir a ligação do município com rodovias importantes e beneficiará aqueles que dependem do transporte público coletivo, sensivelmente comprometido pelo tráfego saturado

O prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, recebeu a notícia na tarde de hoje (15 de janeiro) que a cidade que governa desde o dia 2 de janeiro será beneficiada diretamente com a construção do Corredor Metropolitano Arujá – Itaquaquecetuba – Ferraz de Vasconcelos. A confirmação partiu de executivos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que estiveram no município para tratativas indispensáveis na legalização do projeto do qual a autarquia é responsável.

O corredor que vai ligar as três cidades do Alto Tietê terá 20 quilômetros de extensão. Orçado em R$ 6 milhões, o trecho deve ter início no primeiro semestre de 2014. A previsão é que as obras sejam finalizadas em até 12 meses. Com projeto funcional totalmente finalizado, o próximo passo, segundo a EMTU, será realizar em Ferraz, bem como em Arujá e Itaquá, audiências públicas. Os encontros estão previstos para acontecer a partir do próximo mês, quando os editais de concorrência deverão, também, ser publicados. Futuras desapropriações e compensações ambientais serão tratadas, inclusive, nestas reuniões.

Em reunião com Filló, o diretor-superintendente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, adiantou que o empreendimento viário “transcende as melhorias oferecidas nos dias de hoje no que reside transporte público”. Repleto de singularidades, o traçado vai permitir melhor acesso de Ferraz às rodovias Ayrton Senna (SP-70) e Presidente Dutra (BR-116), o que, para o prefeito tucano, é importantíssimo para aprimorar sobremaneira a locomoção das pessoas que dependem de coletivo para trabalhar e estudar, principalmente.

“A liberação desse projeto para Ferraz é de extrema importância. Assim como Itaquá e Arujá, vamos ganhar muito. São mais de 500 mil habitantes beneficiados, com ligações intermunicipais estratégicas. Sem dúvida, esse corredor vai colaborar, e muito, para o desenvolvimento regional e para a substantiva melhora na qualidade de vida dos cidadãos”, comemora o gestor.

O projeto viário será integrado com as linhas 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com o futuro Corredor Leste (que ligará o Terminal São Miguel, na capital, ao Terminal Estudantes, em Mogi das Cruzes), também de responsabilidade da EMTU. Três terminais serão construídos no Alto Tietê: dois entre Arujá e Itaquá e um em Ferraz.

Num primeiro momento, 55 veículos do tipo articulado serão utilizados para o transporte dos usuários. Diferente e mais espaçosos que os ônibus convencionais, eles terão a capacidade de transportar de 120 a 150 passageiros, entre sentados e em pé. O corredor poderá ser explorado de forma compartilhada, ou seja, coletivos das linhas municipais que já atuam na região terão acesso, desde que com planejamento e sem excessos que possam prejudicar a operação.

“Essa é a tal ‘metronização’ do ônibus. O coletivo articulado permite agilidade, além de ser mais confortável e funcional. Vamos, com ele, aumentar a velocidade de embarque. É um projeto que coloca um menor número de veículos para rodar no corredor, mas que têm capacidade de abrigar mais passageiros”, compartilhou Silva Júnior durante a reunião, que também contou com a participação do chefe de Gabinete de Filló, João Roque, do secretário de Governo de Ferraz, Adair Loredo, de Paulo Rogério de Leão da Rocha, do Departamento de Planejamento Corporativo da EMTU, e de Arthur Xavier, assessor da autarquia.

Fonte: SCFV / Foto: Jovino Souza

Cuidados com as doenças oculares do Verão


Verão combina com praia e sol, mas também é a época do ano em que as doenças oculares mais aparecem. A repórter Eliane Benício entrevista o oftalmologista Sérgio Meirelles sobre as principais causas dessas doenças.

Novo CD da banda Jó 42 será mixado e masterizado por Rob Burrel, nos Estados Unidos


A banda Jó42 só tem o que comemorar. Depois do sucesso da gravação do CD “Tudo Novo”, realizada em dezembro, na Igreja Batista Getsêmani, em Belo Horizonte, agora o grupo se dedica à pós-produção do projeto, que conta com um diferencial: mixagem e masterização no estúdio Emotion Mix, em Nashville, nos Estados Unidos.

O profissional responsável pelo trabalho é ninguém menos que Rob Burrel, um dos músicos mais conceituados no mercado americano. Burruel já trabalhou com Michael W. Smith e ganhou importantes prêmios, como Grammy Latino e Dove Award, por exemplo.

“Eu amo essas músicas do Jó 42, é um grande trabalho. Para mim, é um prazer participar dessa bela produção”, disse o produtor, que comparou o trabalho do grupo ao da banda de rock Matchbox Twenty.

Para o Jó42, mixar o CD nos Estados Unidos é a realização de um sonho. “O produtor do nosso CD, Pastor Marcos Roberto, ressaltou como isso trará um profissionalismo maior e um amadurecimento maravilhoso para o projeto ‘Tudo Novo’. No final de janeiro, iremos a Nashville para acompanhar de perto e sentir a pressão deste som”, comemorou o líder da banda, Samuel Kabelo.

Fonte: AI

RÁDIO NOTÍCIAS - Quase dois milhões de trabalhadores ainda não sacaram abono PIS/Pasep


O Ministério do Trabalho enviará neste mês cartas aos trabalhadores solicitando que eles se dirijam às agências bancárias da Caixa Econômica, em caso de saque do PIS, ou ao Banco do Brasil, para aqueles que têm direito ao Pasep. Eles receberão R$ 678,00. Das 20 milhões de pessoas que têm direito ao benefício, 18 milhões já efetuaram o saque.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Satisfação profissional


A maior parte dos profissionais brasileiros está insatisfeita no trabalho. Pesquisa revela que os principais motivos da insatisfação profissional são: o salário, o ambiente no emprego e a falta de reconhecimento.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Itamaraty concede passaporte diplomático a dois líderes da Igreja Mundial do Poder de Deus


O Ministério das Relações Exteriores concedeu passaporte diplomático para dois líderes da Igreja Mundial do Poder de Deus. Segundo o Itamaraty, Valdemiro Santiago de Oliveira e Franciléia de Castro Gomes de Oliveira receberam o passaporte diplomático em “caráter de excepcionalidade”, mas não foram fornecidos detalhes. Os pedidos foram encaminhados ao Itamaraty em 27 de novembro de 2011.

A portaria do dia 3 é assinada pelo ministro interino das Relações Exteriores, Ruy Nogueira, mas foi publicada na edição de hoje (14) do Diário Oficial da União, na seção 1, página 60. O Itamaraty informou ainda que nem todos os aeroportos do mundo fazem distinções entre os detentores de passaporte diplomático e comum. Em geral, os que têm passaporte diplomático têm uma fila especial e são submetidos a regras específicas para a concessão de visto. Mas isso não é regra.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, quem tem passaporte diplomático é submetido às mesmas regras dos demais viajantes no que se refere aos tratamentos na Polícia Federal e na Receita Federal. Desde 2011, os que recebem passaporte diplomático têm o nome e o pedido publicados no Diário Oficial da União.

As regras para a concessão do passaporte diplomático são definidas no Decreto 5.978, de 4 de dezembro de 2006. O texto detalha condições para concessão de passaportes diplomático, oficial, comum e de emergência. Usado para justificar a emissão dos dois passaportes diplomáticos, o Artigo 6º, Parágrafo 3ª, permite o documento “às pessoas que, embora não relacionadas nos incisos deste artigo, devam portá-lo em função do interesse do País”.

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCIAS - STF reserva primeiro semestre para debater temas polêmicos


O objetivo é buscar embasamento técnico para orientar o julgamento de ações de grande repercussão social que estão na pauta do tribunal.

A primeira audiência será realizada nos dias 18 e 25 de fevereiro e tratará da lei que regulamenta a TV por assinatura.

A segunda, marcada para março, discutirá os efeitos da radiação eletromagnética de baixa frequência sobre o meio ambiente e a saúde pública. A convocação de audiências públicas está prevista no regimento interno da casa.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Suspensão da venda de 225 planos de saúde passa a valer a partir de hoje


A partir de hoje (14), 225 planos de saúde administrados por 28 operadoras estão proibidos de ser comercializados em todo o Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a decisão foi tomada em razão do descumprimento dos prazos máximos fixados para a marcação de consulta, exames e cirurgias.

A venda dos planos ficará suspensa até março, podendo ser prorrogada em caso de reincidência. Quem já é beneficiário dos planos suspensos não terá o atendimento prejudicado, uma vez que a suspensão consiste em impedir as operadoras de vender a novos segurados.

Desde dezembro de 2011, quando foi iniciado o monitoramento, 16 operadoras não vêm cumprindo, de forma reincidente, os critérios estabelecidos pelo governo e serão indicadas para a abertura de processo com o objetivo de corrigir as anormalidades. As outras 12 operadoras suspensas e não reincidentes deverão assinar um termo de compromisso visando à redução do número de reclamações.

Das 38 operadoras que tiveram planos suspensos em outubro do ano passado, 18 melhoraram os resultados e já podem voltar a comercializar um total de 45 planos de saúde. A lista completa de operadoras e planos de saúde suspensos pode ser acessada no site da ANS.

Fonte: EBC

domingo, 13 de janeiro de 2013

Profetas da Chuva

Em Quixadá, no Ceará, previsões do tempo são baseadas em elementos da natureza.

Missionária da Jocum afirma que a igreja atualmente só visa “encher as cadeiras dos templos”


A missionária da Jocum Bráulia Ribeiro publicou em seu blog um texto no qual critica a postura atual da igreja evangélica, que tem como único objetivo pregar sobre salvação, o que segundo ela serve apenas para “encher as cadeiras dos templos”.

Fazendo uma analogia com uma árvore frutífera, Bráulia afirma que o único fruto produzido atualmente pela igreja é a religião, o que seria, segundo ela, uma fruta podre, por não apresentar resultados verdadeiros na sociedade. A missionária afirma que a influência exercida pela igreja na sociedade e na política tem sido apenas para buscar vantagens para si, e não para promover mudanças verdadeiras na vida das pessoas.

- Usamos dinheiro público para construir catedrais, beneficiamos os crentes com leis circunstanciais e oportunistas. Se fazemos trabalho social o fazemos na maior parte das vezes para poder “converter” mais pessoas. Todos nossos esforços estão voltados para produzir um único fruto: mais prosélitos em nossos templos – afirma.

- Mas por enquanto só temos um fruto evangélico que cansamos de usar da mesma maneira sempre e que agora apodrece no chão em meio a pacotes de dinheiro e documentos rasgados e queimados. – finaliza a missionária, chamando atenção para que a igreja passe a exercer seu verdadeiro papel na sociedade que é o de transformar a vida das pessoas, e não apenas encher seus templos com mais membros.

Tenho um pé de carambola no quintal que dá o ano inteiro. Tenho orgulho deste quintal com sete tipos diferentes de frutas. Custou pra crescer neste solo desértico da Amazônia. Desértico sim, infelizmente, o solo daqui quando se tira a floresta nativa. Sobra nada quase, o sol escaldante, e as plantas teimosas da capoeira. Chegamos nesta terra a mata já havia sido tirada, nos sobrou o capoeiral. Depois de anos o capoeiral virou pomar e olho para sua abundância com uma surpresa constante. Redenção é possível para a terra também.

Mas só existe um certo número de coisas que se pode fazer com carambola. Dá pra fazer suco, doce, geléia, com um certo esforço dá pra colocar em pratos salgados. Tentei outro dia imitar o Alex Atala, mestre das misturas inusitadas, e fiz frango com carambola. O resultado saiu no mínimo duvidoso. Lá ficam então as carambolas inusáveis, madurando esperando ser colhidas até que caem desapontadas pelo chão.

Fui visitar a cadeia de adolescentes da cidade. Sei que não se chama cadeia, e que não deveria se parecer nem de longe com uma, mas é uma cadeia sim com todas as mazelas que isto significa. Celas cheias e imundas, confinamento integral, violência, sexualidade perversa e inflacionada, falta de opções de aprendizado, de reconstrução pessoal.
De um lugar destes não se volta. Seu corpo sai, mas sua alma fica lá presa com jovens franzinos, sedenta de ar e respostas. Me chocou saber que uma grande porcentagem deles vieram de famílias evangélicas, as paredes perplexas estão cheias de “Jesus Salva” convivendo com palavrões.

O que aconteceu com o poder do nosso evangelho? Há algo de podre no reino da Dinamarca. Outro dia pisando numa carambola e noutra que apodreciam doces debaixo do pé, não deu pra evitar uma comparação mental conosco no Brasil de hoje. Do mesmo jeito que o fruto pelo seu excesso me cansou, nós também reduzimos a mensagem do evangelho a um significado só. Apenas a salvação importa, apenas encher as cadeiras dos templos. Tentamos ser relevantes, mas nosso fruto é sempre o mesmo.

Temos um sabor só, uma cor, um fruto só: religião. Se vamos ao presídio de crianças falamos de salvação, o que não é nada novo para os presos, se vamos a TV falamos de salvação, se vamos ao congresso achamos que ao colocar a Bíblia na tribuna e evangelizar mais deputados, estamos mudando a sociedade. Usamos dinheiro público para construir catedrais, beneficiamos os crentes com leis circunstanciais e oportunistas. Se fazemos trabalho social o fazemos na maior parte das vezes para poder “converter” mais pessoas. Todos nossos esforços estão voltados para produzir um único fruto: mais prosélitos em nossos templos. Pensamos em nossa tarefa como sendo unicamente a de salvar indivíduos.

Usamos o óculos grego para ler a Bíblia. Na cosmovisão greco-cristã influenciada pelo platonismo a alma/espírito do indivíduo é a única matéria prima possível para a ação do Espírito Santo com um produto único mais óbvio, a sua salvação deste mundo material corrupto para o perfeito mundo do espírito.

Se restaurarmos a compreensão tribal da mensagem de Deus, recuperamos dois pilares fundamentais na visão de mundo judaico-cristã, a identidade social, e a visão do ser humano como um todo, espírito e matéria. Entendemos que o grupo, assim como o indivíduo, também pode ser ou não “salvo”, refletir ou não os valores de Deus na prática social, nas leis, na forma de ser cidade. Existe a dimensão sociológica do amai-vos uns aos outros.

Temos que entender o plano de Deus para a sociedade como um todo. Expressar o amor para a sociedade à partir de nossa identidade coletiva é parte da nossa missão tanto quanto lutar pela salvação de seus indivíduos.

Se pensássemos o cristianismo além da mera salvação, saberíamos o projeto concreto de Deus para o mundo de negócios, para as artes, para o sistema educacional, para a administração pública. Haveriam outros frutos possíveis para nossa fé evangélica, além de igrejas cheias. Trabalharíamos com a essência divina da sociedade humana antes que ela se desintegrasse, abraçaríamos a cidade antes que nela se instalasse o caos.

Olhando as carambolas apodrecidas debaixo do pé, comecei a sonhar com uma cidade melhor, onde as igrejas se uniriam para urbanizar seus bairros. Como prova de amor pelo bairro construiriam praças e áreas de lazer. Imaginei que um arquiteto cristão poderia fazer o projeto de uma ciclovia linda, arborizada, de graça, a prefeitura apoiaria, os crentes mesmo plantariam e cuidariam de muitas árvores nas ruas para sombreá-la como prova de nosso amor pela meio-ambiente e pela cidade. Os jovens poderiam executar o projeto. A ciclovia iria trazer para a população que depende da bicicleta para se transportar um senso de valor e dignidade.

Imaginei que se amássemos a cidade, os artistas que se sentam aos domingos em nossos bancos sairiam às ruas e fariam oficinas para crianças ociosas, e na tinta elas encontriam as cores que faltam em suas vidas. Nossos cantores entreteriam nas praças os velhinhos e os pobres com suaves serenatas. Belos jardins seriam construídos a cada três ruas, e que as crianças da rua participem de seu cultivo…

Se amássemos a cidade, seríamos capazes de articular nossa visão de mundo tão bem e as pessoas se apaixonariam pelo modelo social exemplificado por nós. Mostraríamos na prática o amor incondicional e integral de Deus para todas as pessoas, independente de cor, classe social, gênero. Não guerrearíamos com a sociedade, mas ao contrário, nos uniríamos a ela para combater problemas e propor soluções. Mas por enquanto só temos um fruto evangélico que cansamos de usar da mesma maneira sempre e que agora apodrece no chão em meio a pacotes de dinheiro e documentos rasgados e queimados.

Fonte: GM

Compra de material escolar gera dúvidas e questionamentos entre pais de alunos


Todo início de ano a história se repete: pais e mães de crianças em idade escolar iniciam a corrida às papelarias e lojas especializadas para comprar os itens que fazem parte da lista preparada pelas instituições de ensino. As dúvidas e os questionamentos sobre a necessidade e o volume de determinados itens solicitados também são frequentes entre os pais, mesmo aqueles que se consideram experientes no assunto.

A professora Polyanna Leite, de 30 anos, tem duas filhas em idade escolar. Com o olho clínico de quem trabalha com educação e “muita disposição” para conferir cada um dos itens pedidos, ela diz que, neste ano, pediu a ajuda do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) para saber o que fazer no caso de artigos que considerou exagerados.

“Eles pediram uma cola de 500 gramas e mais uma de 90 gramas, que ficarão na escola e não no estojo das minhas filhas. Além disso, pediram pincel atômico e pincel para quadro branco, que são para uso das professoras, e não dos alunos. Fui ao Procon e me informei sobre como proceder e me indicaram comprar só o que achar pertinente e, em caso de problemas na entrega, acioná-los com uma reclamação formal”, disse Polyanna.

A pedagoga Caren Castelar, de 35 anos, também se assustou quando viu que eram pedidos dez livros literários na lista escolar de sua filha, Luanna, à época com 5 anos.

“Achei aquilo extremamente exagerado. Ela ainda estava sendo alfabetizada, claro que não leria os dez livros ao longo do ano”, lembrou. Segundo a pedagoga, os livros não foram devolvidos no fim do ano letivo e, provavelmente, serviram para reforçar a biblioteca da escola, em Brasília.

Ela disse que, após muita pressão dos pais, que constantemente reclamam com a direção da escola, a instituição vem “enxugando” a lista. “Este ano, ela já tem 7 anos e foram pedidos seis livros de leitura, já diminuiu um pouco. Acho que os pais estão mais conscientes de seus direitos e dos exageros das listas e pressionam as escolas, o que acaba dando resultados”, ressaltou Caren, que chegou a enviar um e-mail para parentes pedindo doações a quem já tinha em casa os títulos pedidos pela escola.

A jornalista Ana Carolina Braz, de 31 anos, recusa-se a comprar artigos que não considere de responsabilidade dos pais, como pratos e copos descartáveis. Outro item que considera “abusivo” são as resmas de papel, presentes na maioria das listas escolares. Neste caso, ela diz que manda aos poucos, em pequenas quantidades.

“Pratos e copos descartáveis e balões [de encher] nunca mando. Outra coisa com que não concordo é pedirem uma resma de papel para cada criança. Minha experiência, até aqui, mostrou que não há o correto uso desse material especificamente. Então, mando em pequenas quantidades, ao longo do ano”, contou ela, que é mãe de Rafael, de 3 anos, aluno da pré-escola em uma instituição da capital federal.

Insatisfeita com a longa lista de material da escola de suas filhas, também no Distrito Federal, a professora Cisele de Paiva, de 37 anos, pretende conversar com a direção antes de concluir as compras. Segundo ela, é comum, ao fim do ano letivo, constatar que alguns itens pedidos acabaram não sendo usados. “No ano passado, quando peguei os cadernos e livros das minhas filhas, percebi que algumas coisas elas não usaram. O bolso sente, a gente sofre.”

Recém-chegada a Brasília, a bancária carioca Cláudia Macedo, de 40 anos, ficou espantada com a quantidade de itens classificados na lista como de uso coletivo. São 27 ao todo, enquanto os de uso individual somam 19.

“Não entendi porque eles pedem um caixa de canetinhas de 12 cores por criança para uso coletivo, além da caixa de 12 cores do mesmo item para uso individual. Será mesmo que a turma, além da caixa que cada criança terá no estojo, vai precisar de mais 20 conjuntos? Parece exagerado”, disse ela, que é mãe de Tiago, de 8 anos, que este ano vai cursar o 2º ano do ensino fundamental em uma escola de Brasília.

A presidenta do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF), Fátima Mello, destaca que a lista elaborada pelas escolas é reflexo do projeto pedagógico específico de cada instituição, que deve estar de acordo com a formação de valores, intelectual e cognitiva, que se pretende dar aos filhos. Em caso de dúvida sobre a necessidade dos itens, ela orienta os pais a entrarem em contato com a direção das instituições.

“Os pais não podem se recusar a comprar os itens da lista porque assinam um contrato de prestação de serviço que prevê a entrega dos artigos à instituição de ensino. Mas, se não estiverem de acordo ou tiverem dúvidas, devem buscar sempre o diálogo com a escola”, enfatizou.

A presidenta do Sinepe-DF ressalta, no entanto, que as escolas não podem pedir material de higiene, de limpeza e de expediente da instituição, o que é proibido pela legislação. No caso de produtos de uso coletivo, Fátima explicou que, geralmente, eles são usados em projetos específicos, como feiras de ciências e atividades especiais para datas comemorativas.

Segundo o Sinepe-DF, há no Distrito Federal 450 escolas particulares.

Fonte: EBC