Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 23 de abril de 2016

Número recorde de países assina acordo contra mudanças climáticas

Um número recorde de países, incluindo os Estados Unidos e a China, os maiores poluidores do mundo, assinou hoje (22), na sede das Nações Unidas (ONU) em Nova York, o acordo histórico que visa diminuir o aquecimento do planeta, negociado em dezembro passado na capital francesa, na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), conhecido como Acordo de Paris.

De forma simbólica, o presidente francês, François Hollande, foi o primeiro a assinar o documento, entre mais de 171 países representados.

“Nunca antes tantos países tinham assinado um acordo internacional num único dia”, disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, saudando um “momento histórico”.

A China e os Estados Unidos foram representados, respectivamente, pelo vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli e o secretário de Estado John Kerry.

Os países signatários representam mais de 93% das emissões de gases de efeito de estufa, responsáveis pelo aquecimento global e as mudanças climáticas, segundo a organização não governamental World Ressources Institute.

A assinatura é apenas uma primeira etapa. O acordo só entra em vigor quando 55 países responsáveis por pelo menos 55% das emissões daqueles gases o ratificarem.

O número de pelo menos 171 países signatários em um único dia é um recorde. O precedente datava de 1982, quando 119 países assinaram a convenção da ONU sobre o direito do mar.

Os cientistas defendem uma ação imediata. O último mês foi o março mais quente já registrado, segundo os meteorologistas dos Estados Unidos. Há 11 meses, cada mês bate um recorde de calor, uma série inédita em 137 anos de registros.

O Acordo de Paris estipula a limitação do aumento da temperatura “bem abaixo dos 2ºC” em relação ao período pré-industrial e a “prosseguir os seus esforços” para restringir esta subida a 1,5ºC.

Fonte: AB

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Mogianos poderão opinar sobre transporte público

Júlia Guimarães
Ciclo de enquetes “Fala Mogi” será iniciado pelo vereador Claudio Miyake na próxima segunda-feira (25). Objetivo é ouvir a população sobre os mais variados temas, começando pelo transporte.

Os usuários do transporte público de Mogi das Cruzes terão a oportunidade de opinar sobre a qualidade do serviço na manhã da próxima segunda-feira (25), por meio do ciclo de enquetes “Fala Mogi”. Os mogianos que passarem pela praça Coronel Benedito de Almeida, próximo à Catedral de Santana, poderão preencher uma ficha deixando sugestões para melhora do sistema. Os resultados serão compilados e apresentados à Secretaria Municipal de Transportes. A iniciativa é do vereador Claudio Miyake.

O ciclo de enquetes Fala Mogi será iniciado por Claudio Miyake com objetivo de ouvir a população sobre os mais variados aspectos. A primeira consulta abrangerá o transporte municipal e ocorrerá no Centro, sendo que nos próximos meses deverão ser realizadas novas edições nos distritos de Cezar de Souza, Braz Cubas e Jundiapeba. As próximas datas, locais e horários serão divulgadas em breve. “Faremos as consultas do Fala Mogi em áreas de concentração pública, sempre próximo de pontos e terminais de ônibus”, explica Miyake.

A praça Coronel Benedito de Almeida receberá uma tenda do Fala Mogi, das 9h às 13 horas. Os mogianos que desejarem, poderão preencher a ficha e avaliar questões como qualidade dos ônibus, lotação, comportamento dos motoristas, quantidade de linhas, pontualidade, conforto dos pontos de parada e valor da tarifa. Também haverá espaço para observações gerais, onde os cidadãos poderão deixar sugestões.

O vereador Claudio Miyake apresentará um relatório, com os dados compilados, à Secretaria Municipal de Transportes, com cópia para as concessionárias da cidade. A expectativa é de que seja realizada uma reunião com o secretário Nobuo Aoki Xiol para apresentação dos resultados, após realização do Fala Mogi nos quatro distritos mais populosos da cidade. “A Secretaria de Transportes e as empresas concessionárias estão se mostrando bastante sensíveis às solicitações da Câmara. Queremos trabalhar juntos por um serviço cada vez melhor”, destaca Miyake.

Fonte: AI

#Convite - Café de pastores de SP

O próximo café do conselho de pastores de SP será na AD Brás dia 27 de abril, com o preletor reverendo Jeremias Pereira de Silva, já o louvor, ficará a cargo do ministério anfitrião sob o comando do pastor Samuel Ferreira.

Quem é Jeremias Pereira da Silva
Nascido em Janaúba, sertão de Minas Gerais, Jeremias Pereira da Silva, vem de uma família de 11 irmãos, pai presbiteriano e mãe batista. Fez seminário de 1975 a 1978, em Campinas (SP), sendo ordenado no ano de 1979, aos 24 anos de idade.

Passou pela 4ª Igreja Presbiteriana, e, em 1982 veio para a Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte (MG) para ser pastor auxiliar, na qual viveu um precioso tempo ao lado do pastor titular Wilson de Souza. Em 1988, assumiu a Oitava como pastor titular e, desde então, acompanha a amada Igreja, como ele mesmo costuma dizer.

É o presidente do Conselho, o líder e orientador da equipe pastoral e supervisor geral de toda a administração e ministério da Oitava.


Serviço:
Café de Pastores do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo
Assembleia de Deus Ministério de Madureira
Av. Celso Garcia, 560 - Brás - Sâo Paulo
27 de abril 08h30

Moro autoriza novo bloqueio de contas de ex-assessor de Gim Argello

Michèlle Canes 
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, enviou ofício a um dos bancos onde Paulo César Ramos Roxo possui conta autorizando o bloqueio de ativos financeiros do ex-assessor do ex-senador Gim Argello. Os dois são investigados na 28ª fase da Lava Jato. O despacho foi assinado da última quarta-feira (20).

No último dia 12, Moro autorizou o bloqueio de R$ 5,35 milhões das contas de Gim Argello e de Paulo César. No entanto, segundo Moro, o Banco Itaú Unibanco informou que a conta do ex-assessor que constava no pedido não possuía “saldos passíveis de bloqueio” via Bacen Jud (sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituições bancárias).

A instituição também solicitou “informações a respeito da necessidade de que sejam promovidos bloqueios de ‘créditos futuros e líquidos disponíveis, bem como sobre ativos financeiros não alcançados pelo sistema Bacen Jud’”, informou Moro em despacho do dia 18 de abril.

Na mesma ocasião, o juiz disse que o bloqueio via Bacen Jud “foi pouco exitoso” alcançando o valor de pouco mais de R$ 6 mil e determinou que “devem ser bloqueados todos os ativos financeiros de Paulo Cesar Ramos Roxo, atualmente existentes e não abarcados pela constrição via Bacen Jud”.

Moro disse que os “créditos futuros e líquidos disponíveis” não deverão ser bloqueados, “o que implicaria no congelamento absoluto das contas, medida excessivamente drástica”.

Desabamento em obra faz seis vítimas em São Paulo

Fernanda Cruz

O desabamento em uma obra hoje (22) na zona sul de São Paulo deixou seis vítimas, informou o Corpo de Bombeiros. Três operários foram resgatados e dois ainda estão soterrados, mas já foram localizados pelos bombeiros e estão conscientes. Uma última vítima ainda não foi encontrada. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos que já foram socorridos.

Segundo testemunhas, os funcionários trabalhavam, por volta das 9h, na soldagem de uma estrutura metálica que desabou. Quinze viaturas dos bombeiros estão no local.

A obra está localizada na rua Michel Milan, 107, no bairro Itaím Bibi. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma vítima foi socorrida e levada ao Pronto Socorro Albert Sabin, na Lapa, e outras duas foram encaminhadas para outras unidades da região.

A Agência Brasil entrou em contato com a empresa Cyrela, responsável pelas obras. Ela não se pronunciou.

Fonte: AB

Entre os Mais Vendidos da Veja, livro traz 5 dicas para combater o consumismo

Novo livro de William Douglas e Davi Lago traz dez lições práticas para ser bem-sucedido na vida pessoal e profissional

Você deseja ser mais eficiente e livrar-se da apatia e do comodismo? Quer administrar seus recursos com inteligência e começar a construir um futuro melhor a partir de agora? Leia Formigas – lições da sociedade mais bem-sucedida da terra!

Quem tiver a disposição de olhar para a vida desses insetos, essenciais à boa saúde do nosso planeta, poderá adquirir conhecimentos suficientes para se tornar aquilo que os dicionários apontam como um dos significados, no sentido figurado, de formiga: "pessoa econômica e/ou trabalhadora, diligente". Assim como as formigas são seres muito pequeninos, mas capazes de influenciar enormemente a vida dos ecossistemas em que vivem, este livro carrega em si o potencial de promover mudanças em todo aquele que se dispuser a empreender transformações em sua forma de ser e agir. Só depende de cada um investir em aplicar na própria vida os ensinamentos desta obra.

P. 18

Maurício Zágari

Na Bíblia, há vários ensinamentos baseados em exemplos tidos a partir da própria criação. Um deles trata-se da famosa passagem de Provérbios 6.6-9, que diz: “Preguiçoso, observe bem as formigas, olhe os seus caminhos e seja sábio. Elas não têm nem supervisor, nem oficial, nem governante para dar ordens, e, mesmo assim, trabalham durante o verão, ajuntando provisão para o inverno. Ó preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando você se levantará da sua boa vida?”.

Nesse trecho das Escrituras, somos convidados a olhar de perto o comportamento desses pequeninos insetos e, como numa “aula de laboratório”, enxergarmos os fatos que contribuirão para o nosso desenvolvimento como pessoas, como profissionais e membros da sociedade.

Foi justamente com o intuito de desbravar algumas curiosidades acerca dessas pequenas trabalhadoras que William Douglas e Davi Lago escreveram o livro Formigas – Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra, lançamento da Mundo Cristão. Uma obra interessante e repleta de ensinamentos práticos.

Nela, os autores nos convidam a observar o funcionamento desse intrigante ecossistema e, a partir daí, a aprender dez lições valiosas relacionadas à vida e trabalho. “A organização das formigas é um exemplo para nós, humanos. Assim como elas, melhor faríamos se nos esforçássemos, sempre, por trabalhar de modo produtivo e frutífero, tanto para nós mesmos quanto para a família e a sociedade”, dizem.  [...]

Conectado à realidade, o livro traz diversos tópicos concisos que ajudam o leitor a diagnosticar rapidamente possíveis falhas em sua vida diária e a aperfeiçoar-se em temas como finanças, comportamento, trabalho em equipe, liderança, administração do tempo, disciplina, motivação, fé, entre outros assuntos. Tudo em um texto fácil de entender, envolvente e biblicamente fundamentado.

Altamente indicado para estudantes, profissionais diversos, líderes, empreendedores, casais e todo leitor que deseja alcançar novos patamares de excelência em sua vida pessoal, profissional e familiar.

Formigas – Lições da sociedade mais bem-sucedida da terraestá nas livrarias de todo o país.

Ficha Técnica
Editora: Mundo Cristão
Autores: William Douglas e Davi Lago
Páginas: 129
Formato: 14x21cm
Ano: 2016
ISBN: 978-85-433-0130-3
Preço: R$ 24,90

Sobre os autores
William Douglas é juiz federal, professor universitário, mestre em Direito, pós-graduado em Políticas Públicas e Governo e conferencista. Como escritor, integra a Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), a Academia Niteroiense de Letras (ANL) e é autor de best-sellers, entre os quais: Como passar em provas e concursos e As 25 leis bíblicas do sucesso. É casado com Nayara e pai de Fernanda Luísa, Lucas e Samuel.

Davi Lago é pastor na Igreja Batista Getsêmani (Belo Horizonte, MG). É mestre em Filosofia do Direito pela PUC (MG). Editor da revista cultural mineira A distopia.  Fundador da Chocadeira Mini Hub — Plataforma de Negócios Criativos. Conselheiro do Instituto Pensando o Brasil. É casado com Natália e pai de Maria. Publica artigos regularmente em seu website (www.davilago.com).

Fonte: AI 

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Vereadora Jeruza apela ao Governo do Estado por reajuste aos professores, servidores e aposentados da Educação

Gisele Santos
Medida visa valorizar a classe e, consequentemente, otimizar o ensino

Diante da ausência do reajuste aos professores, servidores e aposentados da Educação do Estado de São Paulo, a vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (DEM), apresentou na Câmara Municipal de Poá, uma moção de apelo em que suplica ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, pelo devido reajuste para a classe. A matéria foi deliberada durante sessão ordinária, nesta terça-feira, dia 19 de abril.

O apelo para que o governador Geraldo Alckmin promova as devidas correções nos salários dos professores, servidores e aposentados é necessário, uma vez que envolve a qualidade de ensino dos alunos da rede estadual está intrinsecamente ligada à qualidade do ensino ofertado aos estudantes.

“A melhoria sobre a qualidade educacional está atrelada a necessidade da valorização do profissional da educação, que deve ser uma prioridade”, destacou Jeruza Reis.

Além disso, a parlamentar salientou que há dois anos os profissionais não recebem o reajuste adequado no salário.

“Desde 2014 esses profissionais estão sem reajuste nos vencimentos. O apelo foi motivado devido a proposta de converter o bônus anual instituído em 2008, para reajuste salarial, o que corresponderia a 2,5%, ficando, portanto, muito abaixo da inflação acumulada em 2015, que ficou em 10,67%.

Preocupada com a decadência na qualidade da educação, a democrata quer a valorização do magistério. Para a legisladora, a discrepância do salário pago aos professores em todo o país mostra a complexidade e a urgência de enfrentar a questão da remuneração docente, apontada há décadas como um dos pilares para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

Professora por formação e advogada, a parlamentar que está em seu segundo mandato como vereadora em Poá, cursou várias especializações, pós-graduação e mestrado. Ciente dos problemas presentes no sistema educacional, especialmente na educação pública estadual, Jeruza Reis acredita que diversos fatores proporcionam resultados negativos e, entre eles, destaque para os baixos salários pagos ao professorado.

“O fato de que os alunos são as principais vítimas da baixa qualidade da educação é um resultado direto do que ocorre na estrutura educacional em todo o estado, pois, praticamente, todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar.

Cópias do documento serão encaminhadas ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

Fonte: AI

Por que orar se Deus sempre fará a vontade dele? Por Josemar Bessa

Por que orar se Deus sempre fará a vontade dele? Por Josemar Bessa


Instituto Herzog manifesta indignação contra declaração de Bolsonaro

Camila Boehm

O Instituto Vladimir Herzog manifestou indignação, por meio de nota pública, contra a conduta do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) durante a votação da abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, no último domingo (17).

Em breve discurso antes de votar a favor da abertura do impeachment, o parlamentar exaltou o coronel Carlos Brilhante Ustra, um dos torturadores da ditadura militar, falecido no ano passado.

“Nossa Constituição é plena de razões explícitas, desde seus Princípios Fundamentais, para se impedir que Jair Bolsonaro continue a ofender e envergonhar o Brasil com sua apologia à tortura por agentes do Estado e incitação ao crime, em plena Câmara dos Deputados – pelo que deveria inclusive ser responsabilizado criminalmente”, diz a nota.

Segundo o instituto, falta de decoro parlamentar seria o mínimo a ser atribuído a Bolsonaro. De acordo com a entidade, é incumbência dos deputados federais, independentemente de partidos, “expulsar de seu convívio, imediatamente, uma figura abjeta como essa, que faz a apologia do crime covarde que é a tortura”.

“Conclamamos todos os cidadãos que, como nós, exaltam a democracia como valor fundamental a pressionarem os deputados federais, o STF – guardião da Constituição – todos, enfim, a livrar nosso Congresso dessa figura ignóbil que se jacta publicamente de ser criminosa”, finaliza o comunicado da entidade.

Investigação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu que vai investigar a conduta de Bolsonaro após receber 17,8 mil reclamações de cidadãos que criticaram a conduta do parlamentar durante a votação na Câmara. As reclamações foram recebidas em todo o país por meio de um serviço eletrônico do Ministério Público Federal (MPF) que permite aos cidadãos denunciar qualquer tipo de crime.

Fonte: AB

Bombeiros do Rio resgatam 3 lançados ao mar por desabamento de ciclovia

Alana Gandra
Três pessoas que caíram ao mar por causa do desabamento de um trecho da ciclovia na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na zona sul do Rio, foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para um hospital.

Segundo informou a assessoria do Corpo de Bombeiros, as vítimas não foram identificadas e, até agora, não há notícias sobre o estado de saúde delas.

A avenida foi interditada nos dois sentidos, informou o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Os motoristas estão sendo orientados a seguir pela Autoestrada Lagoa-Barra.

A ciclovia de quase 4 quilômetros foi inaugurada em janeiro e custou cerca de R$ 45 milhões.

Fonte: AB

Brasília, uma capital gradeada

Por Heloisa Cristaldo
O traço livre do arquiteto idealizou uma cidade igualmente fluída. Entretanto, ao completar 56 anos nesta quinta-feira (21), a capital federal tem se tornado cada vez mais fechada e distante de seu plano original. Para área central de Brasília, Lúcio Costa projetou uma área em que “os vazios são por ele preenchidos, sendo a cidade deliberadamente aberta aos 360 graus do horizonte que a circunda”.

Sem o efetivo controle das autoridades públicas, a cada dia a cidade cerca-se com grades, tapumes, cercas vivas e condomínios fechados, opondo-se ao objetivo de Lúcio Costa, de criar uma cidade parque. O local proporcionaria um conforto ambiental, aumentando a percepção da cidade no sítio, a partir de seu próprio espaço.

Cercado há mais de três anos por motivo de segurança, o Supremo Tribunal Federal (STF) não tem previsão de ter as grades retiradas. Localizada na Praça dos Três Poderes, a Corte não está sozinha em sua preocupação de evitar riscos ao patrimônio público e seus membros. Alguns metros à frente, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional também têm cercas instaladas, limitando o acesso dos turistas e manifestantes.

“Trata-se de segurança nacional, é território onde não se tem uma vida urbana como teria no centro de Salvador, Rio de janeiro, São Paulo. Não tenho dúvida que é impossível se proteger de todas as formas de ameaças à integridade física, à ordem dos trabalhos da atividade pública. Não é um fenômeno novo, sempre aconteceu o cercamento por razões de segurança. Enquanto houver Brasília, isso vai acontecer”, explica Frederico Flósculo, professor do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB).

Para o professor aposentado em Teoria e História da Urbanização da UnB, Antonio Carlos Carpintero, o cercamento é uma agressão à Brasília e afasta o cidadão dos poderes públicos. “O Supremo Tribunal Federal é o caso mais grave, a praça foi reduzida e ficou descaracterizada. Cria-se uma situação de distanciamento cada vez maior entre o povo e o poder”, assegura.

Carpintero explica que na construção da cidade, o lugar que seria próprio para manifestações populares foi desviado e acabou sendo abolido. “O Palácio do Planalto e o STF foram construídos totalmente abertos. Isso foi se colocando a partir da década de 80, inclusive na plataforma do Congresso, que era aberta. Esse é o medo governamental de ser atacado. No fundo, no Brasil, não há razão para se pensar em ataques ao governo. Por mais que haja crises, a gente se resolve democraticamente”, diz.

A cidade tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade e desde 1987 é considerada Patrimônio Mundial, sendo o único bem contemporâneo a merecer a distinção. A cidade é considerada um marco da arquitetura e urbanismo modernos e tem a maior área tombada do mundo – 112,25 km².

“O reconhecimento acabou no título. O momento seguinte ao reconhecimento não foi feito, que era a elaboração de um plano de preservação dessa área patrimonial. Não tem providencia nenhuma da área a ser preservada. São praticamente 30 anos que Brasília é patrimônio da humanidade e os sucessivos governos locais não tiveram a competência de fazer um plano de preservação do conjunto urbanístico”, questiona Flósculo. Para o professor, a falta de cuidado com o plano original da cidade é uma “autossabotagem” dos moradores e governantes da capital federal.

O patrimônio cultural de Brasília é composto por monumentos, edifícios ou sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

De acordo com o superintendente no Distrito Federal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Madsen, o órgão fiscaliza as instalações inadequadas de cercamento em espaços públicos, mas esbarra em ações judiciais que impedem a retirada de grades ou outros tipos de barreiras.

“A preocupação do Iphan é constante, autua, fiscaliza. Todos se manifestam com o argumento de segurança nesse momento que o país está vivendo, com o ódio que se criou, a aversão que se criou ao outro. A sociedade brasileira está num momento em que esses órgãos têm um argumento sólido, que é a segurança”, defende.

Segundo Madsen, o Iphan deve lançar em maio uma cartilha para conscientização e preservação do patrimônio cultural do Distrito Federal. “A gente tem que trabalhar com uma questão educativa, pois não está conseguindo reverter isso. Não basta a questão punitiva, tem que ser educativa. Temos que sensibilizar e fortalecer o exercício da cidadania, assim a pessoa passa a valorizar o espaço. Estamos tratando de Símbolos da República, eles têm que prevalecer diante de qualquer outro símbolo. Aquilo é de todos, é o espaço público maior para o país”.

Cristiano Sousa Nascimento, da Organização Não Governamental Urbanistas por Brasília, destaca que o cercamento que teria caráter provisório tem se tornado permanente na cidade. “O que é justificado por uma agressão ou ameaça tem se tornado uma grade fixa e é por comodismo de retirar e colocar novamente. A gente estranha muito e há uma história de empurra, empurra entre as autoridades. Essas cercas passam a sensação de ameaça constante, o turista olha e fica assustado”, critica.

Para reverter o cenário de desconstrução do plano original, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) começou a diagnosticar em toda a área tombada — Brasília, Cruzeiro, Sudoeste, Candangolândia e Noroeste — as edificações que ferem o tombamento. A ação, em sua primeira fase, é educativa e tem seu foco em conscientizar os síndicos da importância de preservar o tombamento da cidade. A programação tem a duração de um ano.

Superquadras

A área residencial de Brasília, segundo o conceito de Lúcio Costa, seria outra praça. Nela, projeções de edifícios sobre pilotis dispostas livremente “abrem” o quarteirão tradicional de habitações, substituindo os limites de muros e edifícios pelas árvores. Seguindo a realidade dos edifícios públicos, a área também está se fechando.

“A superquadra foi pensada para ser aberta, com uso franco, ir e vir pleno. As pessoas estão começando a usar uma série de artifícios, que vão na contramão no conceito da cidade, com um abuso de uso e ocupação do solo”, diz Frederico Flósculo.

Segundo Flósculo, a palavra-chave para manutenção dos patrimônios da cidade é educação.“Não tem preservação se não trabalhar a autoestima da cidade e de quem vive nela.”

“Falta informação e orgulho”, acrescenta Cristiano Nascimento. “As pessoas ainda não perceberam que não há nada como o Plano Piloto, que é uma coisa única e que não vai acontecer de novo. Não existe outra igual no mundo. Em Brasília conseguiu-se construir uma cidade diferente de todas as outras. Enquanto as pessoas não acordarem, não se orgulharem e não tiverem essa visão, a preservação fica mais complicada”, conclui.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Mostra "A beleza na escultura de Michelangelo" é atrativo para este feriado em Poá

A exposição que está na Praça de Eventos tem entrada franca e abrirá neste feriado, inclusive no fim de semana

Com a proximidade do feriado nacional do dia 21 de abril (Dia de Tiradentes), Poá conta com uma ótima opção cultural com a exposição que já é sucesso de público: ‘A Beleza na Escultura de Michelangelo’, que está no Pavilhão de Exposições da Praça de Eventos, na região central do município. A mostra estará aberta até mesmo durante o fim de semana, no horário das 9 às 17 horas, com entrada franca.

Quem for visitar a exposição, terá acesso a 25 peças entre estátuas, bustos e relevos em gesso (produzidos a partir dos originais), uma sala de vídeo que relata as técnicas utilizadas nas esculturas e até uma seção com computadores que permitem que os visitantes façam uma visitação virtual ao Vaticano.

A exposição fica na cidade até o dia 1º de maio, porém, segundo o secretário municipal de Cultura, este feriado em que muitos irão emendar, é uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre arte. “Os visitantes contam com o auxílio de monitores para aprofundarem ainda mais o conhecimento”, disse.

De acordo com o expositor do Museu a Céu Aberto, Paulo Solano, a intenção da mostra é reunir as obras de Michelangelo que estão espalhadas pelo mundo em um único lugar, para que as pessoas conheçam o artista de forma mais próxima.

O endereço do Pavilhão de Exposições na Praça de Eventos ‘Lucília Gomes Felippe’ é Avenida Antônio Massa, 150, Centro.

Fonte: SCPP / Foto: Julien Pereira

terça-feira, 19 de abril de 2016

Coaching transforma crise e incerteza profissional em empreendedorismo de sucesso e desenvolvimento individual

Por Carla Fiamini

Curso permite ampliar potencialidades e vencer medos que podem atrapalhar a carreira e a vida pessoal; capacitação também transforma momentos turbulentos em negócios lucrativos, além de acelerar resultados

Se nunca na história do Brasil houve tantos problemas políticos e econômicos, o período também está sendo marcado por outro crescimento: a procura por parte de empresas e pessoas físicas por Coaching. Isso, no entanto, não acontece por acaso, já que, as sessões que permitem o desenvolvimento de potencialidades e a superação de desafios e  que comprometem resultados e a tomada de decisões estão mudando histórias e fazendo com que a crise se torne um grande instrumento de transformação, mudança, oportunidades e empreendedorismo.

A Diretoria-Executiva da IAPerforma, que tem escritório na Grande São Paulo, mas atende todo o Brasil e exterior, identificou aumento superlativo em seus números entre 2015 e o primeiro trimestre de 2016 quanto aos treinamentos que oferece em Coaching. Porém, acredita que os índices tendem a receber maior incremento até o fim deste ano.

Gerente comercial da IAPerforma, o coach Carlos Costa explica que, com as rápidas mudanças ocorridas nos últimos meses no País, muitas pessoas, incluindo empresários, ficaram "perdidas", ou por terem sido demitidas e não conseguirem rápida recolocação, ou por necessitarem de ações efetivas para gerir o negócio e a equipe de forma mais eficaz:

“Acredito que são em épocas como essa que o investimento pessoal é o caminho seguro e certo para melhorar resultados em todos os níveis da vida", considera o profissional.

Já Wilson Nascimento, PhD, master coach e autor do livro "Implantação da Cultura Coaching em Organizações", destaca que as empresas que adotam este tipo de curso conseguem um retorno considerável sobre o investimento feito, ao passo em que introduzem na corporação uma cultura focada em resultados e que valoriza as pessoas.

A IAPerforma atende pessoas físicas e jurídicas e tem diversos cursos em seu portfólio - cada um voltado a uma necessidade em específico, como explica o professor Douglas De Matteu, um dos CEOs da empresa e que tem vasta bagagem no segmento. Mestre em Arts in Coaching, pela Florida Christian University, nos Estados Unidos, o especialista também se formou doutor em Business Administration Ph.D na instituição de ensino, na qual, ainda, é professor.

"Seja por meio de sessões de Coaching, de formação de Coaching ou treinamentos, o aluno amplia sua percepção,  recebe ferramentas práticas para definir metas, criar estratégias e ações; gerenciar emoções, se autoliderar e liderar outras pessoas - tudo para que tenha sucesso e seja realizado na vida pessoal e profissional. Apontamos caminhos, que o faz deixar de lado o medo e a encarar a novidade, a empreender", complementa.

De Matteu lembra que a IAPerforma oferece treinamentos comportamentais, além do curso que forma o profissional coach e o leader coach – este último voltado a líderes, que usam os novos conhecimentos dentro das corporações onde trabalham, com seus subordinados diretos:

"Recentemente, a revista 'Você S/A' elegeu o leader coach como o mais avançado programa de desenvolvimento de líderes do Brasil", complementa De Matteu, que ainda destaca a formação em Coaching com Ênfase na Inteligência Espiritual como também carro-chefe da IAPerforma:

"Somos pioneiros no Brasil e estamos alcançando excelentes resultados“, reforça.

Gabarito
O bom desempenho na área faz da IAPerforma uma das empresas mais requisitas do Brasil quando o assunto é desenvolvimento pessoal. Com trabalhos também no exterior, a empresa foi convidada para participar como expositora do 42º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh), maior evento de gestão de pessoas da América Latina. O encontro ocorre em São Paulo, em agosto de 2016.

Serviço:
IAPerforma - Coaching, Liderança, Comportamento e Resultados
Endereço: Edifício Colúmbia - rua Baruel, 544 - centro, Suzano/SP
Portfólio: Performance Days Camp; Técnicas de Coaching para Gestão de Equipe; Técnicas Avançadas de Vendas com Programação Neurolinguística (PNL); Técnicas Avançadas de Apresentação em Público; Alta Performance em Atendimento; Formação Professional Coach & Leader Coach; Formação Professional Coach com Inteligência Espiritual; Master Coach; Strategic Business Coach; e Palestras.

Clientes: Santander, J. Bianchi - Construtora; Hospital Vital; JSL; Prefeitura de Mogi das Cruzes; TV Globo; entre outras

E-mail: comercial@iaperforma.com.br
Telefones: (011) 3419-0585 e 4292-0816
Site: www.iaperforma.com.br

Câmara de Ferraz cobra a abertura de licitação do transporte coletivo

Por Pedro Ferreira
Desde 2013, quando criou uma Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) para tratar do transporte público, na cidade, que a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos vem cobrando com firmeza e quase de maneira rotineira a abertura de uma nova licitação para o setor, entretanto, até agora não apareceu nenhuma movimentação concreta por parte do governo local. Por isso, os vereadores aprovaram, por unanimidade, um requerimento com essa finalidade, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 18.

No documento dos vereadores Antonio Carlos Alves Correia (PPS), o Tonho e Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete, eles pedem ao prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB) que informe o Legislativo de quando será feita a nova licitação do transporte coletivo, hoje, sob a responsabilidade da Radial. Aliás, o monopólio da empresa no setor perdura desde 1976. Além disso, os autores destacam que a abertura do um novo processo licitatório também já possui a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE).

Além disso, a própria Procuradoria Jurídica do município também tem manifestado o seu parecer favorável à realização da referida licitação. “Mesmo assim, não entendo porque esse assunto não sai do lugar”, dispara o vereador Tonho. Segundo ele, a cada dia que passa só aumenta o número de reclamações de passageiros insatisfeitos com o serviço da Radial. Para ele, a empresa trata o usuário com total descaso. O vereador afirmou está desapontado com a demora do prefeito em exercício em adotar a medida. Já o parlamentar, Luiz Fábio Alves da Silva (PMDB), o Fabinho ressaltou a insistência de Casa pressionando o Executivo nesse sentido.

Então presidente da CAR do Transporte e, portanto, grande defensor de um novo contrato para estabelecer as regras da área de transporte, no município, o vereador Luiz Tenório de Melo (PR) também expressou na tribuna a sua decepção com a ausência de uma decisão real pela municipalidade. Ainda, de acordo com ele, o povo clama por melhorias em relação ao atendimento da Radial. Por sua vez, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) disse que o documento veio em hora e, ao mesmo tempo, a cidade precisa aproveitar essa discussão sobre a abertura de uma nova licitação para o setor de transporte coletivo para abordar também a mobilidade urbana.

Fonte: AICMFV - #JornalEvangélico  #Câmara  #vereador #transporte #coletivo #prefeito

Atentado em Cabul, no Afeganistão, deixa pelo menos 28 mortos

Um atentado suicida feito hoje (19) por talibãs no Afeganistão, contra um edifício do governo no centro de Cabul, deixou pelo menos 28 mortos, informou o chefe da polícia da capital afegã, Abdul Rahman Rahimi.

O ataque ocorreu perto dos serviços de inteligência afegãos, gerou nuvens de fumaça e fez tremer janelas a alguns metros de distância, segundo relatos das agências de notícias internacionais.

“Um homem chegou com um caminhão no parque de estacionamento do edifício” e acionou um explosivo, disse Rahimi, acrescentando que a maioria das 28 vítimas registradas até agora é de civis.

Balanço anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, informava que havia sete mortos e 327 feridos, muitos em estado grave.

O atentado, já reivindicado pelos talibãs, acorre uma semana depois de o grupo anunciar a ofensiva de primavera, apesar dos esforços do governo de Cabul para levar o grupo à mesa de negociação.

Os talibãs alertaram que iriam “promover ataques de larga escala contra posições inimigas em todo o país” durante a ofensiva chamada de Operação Omari, em homenagem ao fundador do movimento, Mullah Omar, cuja morte foi anunciada no ano passado.

A ofensiva anual de primavera dos talibãs marca habitualmente o início da “época de combate”, mas neste inverno o período de calma foi mais curto e continuaram a combater as forças do governo, com menor intensidade.

Fonte: AB - #JornalEvangélico #atentado #Afeganistão #mortos

Colômbia: presidente considera irreversível paz com as Farc

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou nessa segunda-feira (18) que o processo de paz com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) é irreversível, apesar dos percalços. Ele disse acreditar que um acordo será fechado este ano.

“Este ano, definitivamente, e o mais rápido possível”, afirmou Santos, durante entrevista à agência Efe, em que foi questionado sobre quando será firmado o acordo de paz com as Farc, depois de não se ter alcançado o objetivo inicialmente proposto de fechar um entendimento em 23 de março deste ano.

Segundo o presidente, o processo segue normalmente. "É irreversível e havendo vontade, podemos terminar relativamente cedo para implementar os acordos o mais rapidamente possível”, afirmou.

Fonte: AB - #JornalEvangélico  #Colômbia #Farc 

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Imprensa dos EUA dá grande destaque à autorização do impeachment de Dilma

A imprensa norte-americana deu grande destaque à notícia de que a Câmara dos Deputados do Brasil aprovou na noite de domingo (17) a autorização para a  abertura do processo de impeachment pelo Senado contra a presidenta Dilma Rousseff.

Segundo o  The Wall Street Journal, o congresso brasileiro “deu um passo gigante” para remover a presidenta brasileira. A matéria foi manchete da página da versão online do jornal americano. No artigo, há uma foto de manifestantes vestidos de verde-amarelo e portando cartazes contra Dilma.

A rede de televisão CBS News também deu enorme destaque à notícia de que a Câmara dos Deputados aprovou, em votação, a acusação de que a presidenta Dilma Rousseff utilizou erradamente verbas de bancos estatais. A acusação, segundo a rede de televisão, fortaleceu o argumento de que a ação contra Dilma “é um golpe”.
Segundo a CBS, a presidenta brasileira é acusada de usar truques de contabilidade na gestão do orçamento federal para manter os gastos e reforçar apoios.

De acordo com a CBS, a presidenta Dilma Rousseff refutou esses argumentos, alegando que presidentes anteriores usaram manobras semelhantes e não foram punidos por isso. A CBS afirmou que Dilma “não foi acusada de qualquer crime ou implicada em nenhum escândalo de corrupção”.

O noticiário da CBS informa que Dilma Rousseff não conseguiu garantir, no entanto, o apoio de que precisava. Em razão disso, os legisladores da Câmara dos Deputados votaram para que ela saia da presidência da República.

A rede de televisão CNN informou que, depois de mais de cinco horas de votação, a Câmara dos Deputados votou pela autorização ao Senado  para abrir o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com o The Wall Street Journal, a campanha pelo impeachment de Dilma foi baseada em acusações de que a presidenta brasileira manipulou números fiscais durante seu primeiro mandato, movimentando dinheiro de entidades controladas pelo Estado. Ela disse que não fez nada de ilegal, segundo o jornal.

As emoções foram elevadas na Câmara dos Deputados, segundo o The Wall Street Journal. A publicação informou que, do lado de fora do edifício do Congresso, a polícia tentava controlar 17 mil manifestantes favoráveis ao impeachment e oito mil contrários à suspensão do mandato da presidenta. “Eram protestos ruidosos”, divididos por uma parede construída para separar os dois lados.

De acordo com o The Wall Street Journal o Brasil é uma democracia que vem sendo há tempos atormentada por problemas. “Quatro dos oito presidentes eleitos entre 1950 e ascensão de Dilma ao poder, há dois anos, não puderam terminar seus mandatos”. O jornal refere-se aos ex-presidentes Getúlio Vargas, Jânio Quadros, João Goulart e Fernando Collor de Mello.

Fonte: AB

Confira como ficou o placar do impeachment

A Câmara dos Deputados autorizou por 367 a 167 o Senado Federal a abrir processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A votação no plenário aconteceu neste domingo (17) e contou com 511 deputados dos 513 que compõem esta casa legislativa. Para que o processo seguisse adiante, eram necessários 342 votos a favor.

Veja abaixo no mapa dos estados os números da votação: Sim (a favor do impeachment) e Não (contra).

Roraima

ABEL MESQUITA JR.RRDEMSim
CARLOS ANDRADERRPHSSim
EDIO LOPESRRPRNão
HIRAN GONÇALVESRRPPSim
JHONATAN DE JESUSRRPRBSim
MARIA HELENARRPSBSim
REMÍDIO MONAIRRPRSim
SHÉRIDANRRPSDBSim

Rio Grande do Sul 

AFONSO HAMMRSPPSim
AFONSO MOTTARSPDTNão
ALCEU MOREIRARSPMDBSim
BOHN GASSRSPTNão
CARLOS GOMESRSPRBSim
COVATTI FILHORSPPSim
DANRLEI DE DEUS HINTERHOLZRSPSDSim
DARCÍSIO PERONDIRSPMDBSim
GIOVANI CHERINIRSPDTSim
HEITOR SCHUCHRSPSBSim
HENRIQUE FONTANARSPTNão
JERÔNIMO GOERGENRSPPSim
JOÃO DERLYRSREDESim
JOSÉ FOGAÇARSPMDBSim
JOSÉ OTÁVIO GERMANORSPPSim
JOSE STÉDILERSPSBSim
LUIS CARLOS HEINZERSPPSim
LUIZ CARLOS BUSATORSPTBSim
MARCO MAIARSPTNão
MARCONRSPTNão
MARIA DO ROSÁRIORSPTNão
MAURO PEREIRARSPMDBSim
NELSON MARCHEZAN JUNIORRSPSDBSim
ONYX LORENZONIRSDEMSim
OSMAR TERRARSPMDBSim
PAULO PIMENTARSPTNão
PEPE VARGASRSPTNão
POMPEO DE MATTOSRSPDTAbstenção
RENATO MOLLINGRSPPSim
RONALDO NOGUEIRARSPTBSim
SÉRGIO MORAESRSPTBSim

Santa Catarina

CARMEN ZANOTTOSCPPSSim
CELSO MALDANERSCPMDBSim
CESAR SOUZASCPSDSim
DÉCIO LIMASCPTNão
ESPERIDIÃO AMINSCPPSim
GEOVANIA DE SÁSCPSDBSim
JOÃO PAULO KLEINÜBINGSCPSDSim
JOÃO RODRIGUESSCPSDSim
JORGE BOEIRASCPPSim
JORGINHO MELLOSCPRSim
MARCO TEBALDISCPSDBSim
MAURO MARIANISCPMDBSim
PEDRO UCZAISCPTNão
ROGÉRIO PENINHA MENDONÇASCPMDBSim
RONALDO BENEDETSCPMDBSim
VALDIR COLATTOSCPMDBSim

Amapá

ANDRÉ ABDONAPPPSim
CABUÇU BORGESAPPMDBSim
JANETE CAPIBERIBEAPPSBNão
JOZI ARAÚJOAPPTNNão
MARCOS REATEGUIAPPSDSim
PROFESSORA MARCIVANIAAPPCdoBNão
ROBERTO GÓESAPPDTNão
VINICIUS GURGELAPPRAbstenção

Pará

ARNALDO JORDYPAPPSSim
BETO FAROPAPTNão
BETO SALAMEPAPPAbstenção
DELEGADO ÉDER MAUROPAPSDSim
EDMILSON RODRIGUESPAPSOLNão
ELCIONE BARBALHOPAPMDBNão
FRANCISCO CHAPADINHAPAPTNSim
HÉLIO LEITEPADEMSim
JOAQUIM PASSARINHOPAPSDSim
JOSÉ PRIANTEPAPMDBSim
JOSUÉ BENGTSONPAPTBSim
JÚLIA MARINHOPAPSCSim
LÚCIO VALEPAPRNão
NILSON PINTOPAPSDBSim
SIMONE MORGADOPAPMDBNão
WLADIMIR COSTAPASDSim
ZÉ GERALDOPAPTNão

Paraná

ALEX CANZIANIPRPTBSim
ALFREDO KAEFERPRPSLSim
ALIEL MACHADOPRREDENão
ASSIS DO COUTOPRPDTNão
CHRISTIANE DE SOUZA YAREDPRPRSim
DIEGO GARCIAPRPHSSim
DILCEU SPERAFICOPRPPSim
ENIO VERRIPRPTNão
EVANDRO ROMANPRPSDSim
FERNANDO FRANCISCHINIPRSDSim
GIACOBOPRPRSim
HERMES PARCIANELLOPRPMDBSim
JOÃO ARRUDAPRPMDBSim
LEANDREPRPVSim
LEOPOLDO MEYERPRPSBSim
LUCIANO DUCCIPRPSBSim
LUIZ CARLOS HAULYPRPSDBSim
LUIZ NISHIMORIPRPRSim
MARCELO BELINATIPRPPSim
NELSON MEURERPRPPSim
NELSON PADOVANIPRPSDBSim
OSMAR SERRAGLIOPRPMDBSim
PAULO MARTINSPRPSDBSim
RICARDO BARROSPRPPSim
RUBENS BUENOPRPPSSim
SANDRO ALEXPRPSDSim
SERGIO SOUZAPRPMDBSim
TAKAYAMAPRPSCSim
TONINHO WANDSCHEERPRPROSSim
ZECA DIRCEUPRPTNão

Mato Grosso do Sul 

CARLOS MARUNMSPMDBSim
DAGOBERTOMSPDTNão
ELIZEU DIONIZIOMSPSDBSim
GERALDO RESENDEMSPSDBSim
MANDETTAMSDEMSim
TEREZA CRISTINAMSPSBSim
VANDER LOUBETMSPTNão
ZECA DO PTMSPTNão

Amazonas

ALFREDO NASCIMENTOAMPRSim
ARTHUR VIRGÍLIO BISNETOAMPSDBSim
ÁTILA LINSAMPSDSim
CONCEIÇÃO SAMPAIOAMPPSim
HISSA ABRAHÃOAMPDTSim
MARCOS ROTTAAMPMDBSim
PAUDERNEY AVELINOAMDEMSim
SILAS CÂMARAAMPRBSim

Rondônia

EXPEDITO NETTOROPSDSim
LINDOMAR GARÇONROPRBSim
LUCIO MOSQUINIROPMDBSim
LUIZ CLÁUDIOROPRSim
MARCOS ROGÉRIORODEMSim
MARIANA CARVALHOROPSDBSim
MARINHA RAUPPROPMDBSim
NILTON CAPIXABAROPTBSim

Goiás

ALEXANDRE BALDYGOPTNSim
CÉLIO SILVEIRAGOPSDBSim
DANIEL VILELAGOPMDBSim
DELEGADO WALDIRGOPRSim
FÁBIO SOUSAGOPSDBSim
FLÁVIA MORAISGOPDTSim
GIUSEPPE VECCIGOPSDBSim
HEULER CRUVINELGOPSDSim
JOÃO CAMPOSGOPRBSim
JOVAIR ARANTESGOPTBSim
LUCAS VERGILIOGOSDSim
MAGDA MOFATTOGOPRSim
MARCOS ABRÃOGOPPSSim
PEDRO CHAVESGOPMDBSim
ROBERTO BALESTRAGOPPSim
RUBENS OTONIGOPTNão
THIAGO PEIXOTOGOPSDSim

Distrito Federal

ALBERTO FRAGADFDEMSim
AUGUSTO CARVALHODFSDSim
ERIKA KOKAYDFPTNão
IZALCIDFPSDBSim
LAERTE BESSADFPRSim
ROGÉRIO ROSSODFPSDSim
RONALDO FONSECADFPROSSim
RÔNEY NEMERDFPPSim

Acre

ALAN RICKACPRBSim
ANGELIMACPTNão
CÉSAR MESSIASACPSBNão
FLAVIANO MELOACPMDBSim
JÉSSICA SALESACPMDBSim
LEO DE BRITOACPTNão
ROCHAACPSDBSim
SIBÁ MACHADOACPTNão

Tocantins

CARLOS HENRIQUE GAGUIMTOPTNSim
CÉSAR HALUMTOPRBSim
DULCE MIRANDATOPMDBSim
IRAJÁ ABREUTOPSDNão
JOSI NUNESTOPMDBSim
LÁZARO BOTELHOTOPPSim
PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDETODEMSim
VICENTINHO JÚNIORTOPRNão

Mato Grosso

ADILTON SACHETTIMTPSBSim
CARLOS BEZERRAMTPMDBSim
FABIO GARCIAMTPSBSim
JOSÉ AUGUSTO CURVO (TAMPINHA)MTPSDSim
NILSON LEITÃOMTPSDBSim
PROFESSOR VICTÓRIO GALLIMTPSCSim
SÁGUAS MORAESMTPTNão
VALTENIR PEREIRAMTPMDBNão

São Paulo

ALEX MANENTESPPPSSim
ALEXANDRE LEITESPDEMSim
ANA PERUGINISPPTNão
ANDRES SANCHEZSPPTNão
ANTONIO BULHÕESSPPRBSim
ARLINDO CHINAGLIASPPTNão
ARNALDO FARIA DE SÁSPPTBSim
ARNALDO JARDIMSPPPSSim
BALEIA ROSSISPPMDBSim
BETO MANSURSPPRBSim
BRUNA FURLANSPPSDBSim
BRUNO COVASSPPSDBSim
CAPITÃO AUGUSTOSPPRSim
CARLOS SAMPAIOSPPSDBSim
CARLOS ZARATTINISPPTNão
CELSO RUSSOMANNOSPPRBSim
DR. SINVAL MALHEIROSSPPTNSim
DUARTE NOGUEIRASPPSDBSim
EDINHO ARAÚJOSPPMDBSim
EDUARDO BOLSONAROSPPSCSim
EDUARDO CURYSPPSDBSim
ELI CORRÊA FILHOSPDEMSim
EVANDRO GUSSISPPVSim
FAUSTO PINATOSPPPSim
FLAVINHOSPPSBSim
FLORIANO PESAROSPPSDBSim
GILBERTO NASCIMENTOSPPSCSim
GOULARTSPPSDSim
GUILHERME MUSSISPPPSim
HERCULANO PASSOSSPPSDSim
IVAN VALENTESPPSOLNão
JEFFERSON CAMPOSSPPSDSim
JOÃO PAULO PAPASPPSDBSim
JORGE TADEU MUDALENSPDEMSim
JOSÉ MENTORSPPTNão
KEIKO OTASPPSBSim
LUIZ LAURO FILHOSPPSBSim
LUIZA ERUNDINASPPSOLNão
MAJOR OLIMPIOSPSDSim
MARA GABRILLISPPSDBSim
MARCELO SQUASSONISPPRBSim
MARCIO ALVINOSPPRSim
MIGUEL HADDADSPPSDBSim
MIGUEL LOMBARDISPPRSim
MILTON MONTISPPRSim
MISSIONÁRIO JOSÉ OLIMPIOSPDEMSim
NELSON MARQUEZELLISPPTBSim
NILTO TATTOSPPTNão
ORLANDO SILVASPPCdoBNão
PAULO FREIRESPPRSim
PAULO MALUFSPPPSim
PAULO PEREIRA DA SILVASPSDSim
PAULO TEIXEIRASPPTNão
PR. MARCO FELICIANOSPPSCSim
RENATA ABREUSPPTNSim
RICARDO IZARSPPPSim
RICARDO TRIPOLISPPSDBSim
ROBERTO ALVESSPPRBSim
ROBERTO DE LUCENASPPVSim
RODRIGO GARCIASPDEMSim
SAMUEL MOREIRASPPSDBSim
SÉRGIO REISSPPRBSim
SILVIO TORRESSPPSDBSim
TIRIRICASPPRSim
VALMIR PRASCIDELLISPPTNão
VANDERLEI MACRISSPPSDBSim
VICENTE CANDIDOSPPTNão
VICENTINHOSPPTNão
VINICIUS CARVALHOSPPRBSim
VITOR LIPPISPPSDBSim

Maranhão

ALBERTO FILHOMAPMDBSim
ALUISIO MENDESMAPTNNão
ANDRÉ FUFUCAMAPPSim
CLEBER VERDEMAPRBSim
ELIZIANE GAMAMAPPSSim
HILDO ROCHAMAPMDBSim
JOÃO CASTELOMAPSDBSim
JOÃO MARCELO SOUZAMAPMDBNão
JOSÉ REINALDOMAPSBSim
JUNIOR MARRECAMAPENNão
JUSCELINO FILHOMADEMSim
PEDRO FERNANDESMAPTBNão
RUBENS PEREIRA JÚNIORMAPCdoBNão
SARNEY FILHOMAPVSim
VICTOR MENDESMAPSDSim
WALDIR MARANHÃOMAPPNão
WEVERTON ROCHAMAPDTNão
ZÉ CARLOSMAPTNão

Ceará

ADAIL CARNEIROCEPPSim
ANÍBAL GOMESCEPMDBAusente
ARIOSTO HOLANDACEPDTNão
ARNON BEZERRACEPTBNão
CABO SABINOCEPRSim
CHICO LOPESCEPCdoBNão
DANILO FORTECEPSBSim
DOMINGOS NETOCEPSDNão
GENECIAS NORONHACESDSim
GORETE PEREIRACEPRAbstenção
JOSÉ AIRTON CIRILOCEPTNão
JOSÉ GUIMARÃESCEPTNão
LEÔNIDAS CRISTINOCEPDTNão
LUIZIANNE LINSCEPTNão
MACEDOCEPPNão
MORONI TORGANCEDEMSim
MOSES RODRIGUESCEPMDBSim
ODORICO MONTEIROCEPROSNão
RAIMUNDO GOMES DE MATOSCEPSDBSim
RONALDO MARTINSCEPRBSim
VICENTE ARRUDACEPDTNão
VITOR VALIMCEPMDBSim

Rio de Janeiro

ALESSANDRO MOLONRJREDENão
ALEXANDRE SERFIOTISRJPMDBSim
ALEXANDRE VALLERJPRSim
ALTINEU CÔRTESRJPMDBSim
AROLDE DE OLIVEIRARJPSCSim
AUREORJSDSim
BENEDITA DA SILVARJPTNão
CABO DACIOLORJPTdoBSim
CELSO PANSERARJPMDBNão
CHICO ALENCARRJPSOLNão
CHICO D'ANGELORJPTNão
CLARISSA GAROTINHORJPRAusente
CRISTIANE BRASILRJPTBSim
DELEYRJPTBSim
DR. JOÃORJPRSim
EDUARDO CUNHARJPMDBSim
EZEQUIEL TEIXEIRARJPTNSim
FELIPE BORNIERRJPROSSim
FERNANDO JORDÃORJPMDBSim
FRANCISCO FLORIANORJDEMSim
GLAUBER BRAGARJPSOLNão
HUGO LEALRJPSBSim
INDIO DA COSTARJPSDSim
JAIR BOLSONARORJPSCSim
JANDIRA FEGHALIRJPCdoBNão
JEAN WYLLYSRJPSOLNão
JULIO LOPESRJPPSim
LEONARDO PICCIANIRJPMDBNão
LUIZ CARLOS RAMOSRJPTNSim
LUIZ SÉRGIORJPTNão
MARCELO MATOSRJPHSSim
MARCO ANTONIO CABRALRJPMDBSim
MARCOS SOARESRJDEMSim
MIRO TEIXEIRARJREDESim
OTAVIO LEITERJPSDBSim
PAULO FEIJÓRJPRSim
PEDRO PAULORJPMDBSim
ROBERTO SALESRJPRBSim
RODRIGO MAIARJDEMSim
ROSANGELA GOMESRJPRBSim
SERGIO ZVEITERRJPMDBSim
SIMÃO SESSIMRJPPSim
SORAYA SANTOSRJPMDBSim
SÓSTENES CAVALCANTERJDEMSim
WADIH DAMOUSRJPTNão
WASHINGTON REISRJPMDBSim

Espírito Santo

CARLOS MANATOESSDSim
DR. JORGE SILVAESPHSSim
EVAIR DE MELOESPVSim
GIVALDO VIEIRAESPTNão
HELDER SALOMÃOESPTNão
LELO COIMBRAESPMDBSim
MARCUS VICENTEESPPSim
MAX FILHOESPSDBSim
PAULO FOLETTOESPSBSim
SERGIO VIDIGALESPDTSim

Piauí

ASSIS CARVALHOPIPTNão
ÁTILA LIRAPIPSBSim
CAPITAO FABIO ABREUPIPTBNão
HERÁCLITO FORTESPIPSBSim
IRACEMA PORTELLAPIPPSim
JÚLIO CESARPIPSDSim
MARCELO CASTROPIPMDBNão
PAES LANDIMPIPTBNão
REJANE DIASPIPTNão
RODRIGO MARTINSPIPSBSim

 

Rio Grande do Norte 

ANTÔNIO JÁCOMERNPTNSim
BETO ROSADORNPPSim
FÁBIO FARIARNPSDSim
FELIPE MAIARNDEMSim
RAFAEL MOTTARNPSBSim
ROGÉRIO MARINHORNPSDBSim
WALTER ALVESRNPMDBSim
ZENAIDE MAIARNPRNão

MInas Gerais 

ADELMO CARNEIRO LEÃOMGPTNão
AELTON FREITASMGPRNão
BILAC PINTOMGPRSim
BONIFÁCIO DE ANDRADAMGPSDBSim
BRUNNYMGPRNão
CAIO NARCIOMGPSDBSim
CARLOS MELLESMGDEMSim
DÂMINA PEREIRAMGPSLSim
DELEGADO EDSON MOREIRAMGPRSim
DIEGO ANDRADEMGPSDSim
DIMAS FABIANOMGPPSim
DOMINGOS SÁVIOMGPSDBSim
EDUARDO BARBOSAMGPSDBSim
EROS BIONDINIMGPROSSim
FÁBIO RAMALHOMGPMDBSim
FRANKLIN LIMAMGPPSim
GABRIEL GUIMARÃESMGPTNão
GEORGE HILTONMGPROSNão
JAIME MARTINSMGPSDSim
JÔ MORAESMGPCdoBNão
JÚLIO DELGADOMGPSBSim
LAUDIVIO CARVALHOMGSDSim
LEONARDO MONTEIROMGPTNão
LEONARDO QUINTÃOMGPMDBSim
LINCOLN PORTELAMGPRBSim
LUIS TIBÉMGPTdoBSim
LUIZ FERNANDO FARIAMGPPSim
MARCELO ÁLVARO ANTÔNIOMGPRSim
MARCELO AROMGPHSSim
MARCOS MONTESMGPSDSim
MARCUS PESTANAMGPSDBSim
MARGARIDA SALOMÃOMGPTNão
MÁRIO HERINGERMGPDTSim
MAURO LOPESMGPMDBSim
MIGUEL CORRÊAMGPTNão
MISAEL VARELLAMGDEMSim
NEWTON CARDOSO JRMGPMDBSim
ODELMO LEÃOMGPPSim
PADRE JOÃOMGPTNão
PATRUS ANANIASMGPTNão
PAULO ABI-ACKELMGPSDBSim
RAQUEL MUNIZMGPSDSim
REGINALDO LOPESMGPTNão
RENZO BRAZMGPPSim
RODRIGO DE CASTROMGPSDBSim
RODRIGO PACHECOMGPMDBSim
SARAIVA FELIPEMGPMDBSim
STEFANO AGUIARMGPSDSim
SUBTENENTE GONZAGAMGPDTSim
TENENTE LÚCIOMGPSBSim
TONINHO PINHEIROMGPPSim
WELITON PRADOMGPMBSim
ZÉ SILVAMGSDSim

Bahia 

AFONSO FLORENCEBAPTNão
ALICE PORTUGALBAPCdoBNão
ANTONIO BRITOBAPSDNão
ANTONIO IMBASSAHYBAPSDBSim
ARTHUR OLIVEIRA MAIABAPPSSim
BACELARBAPTNNão
BEBETOBAPSBNão
BENITO GAMABAPTBSim
CACÁ LEÃOBAPPAbstenção
CAETANOBAPTNão
CLAUDIO CAJADOBADEMSim
DANIEL ALMEIDABAPCdoBNão
DAVIDSON MAGALHÃESBAPCdoBNão
ELMAR NASCIMENTOBADEMSim
ERIVELTON SANTANABAPENSim
FÉLIX MENDONÇA JÚNIORBAPDTNão
FERNANDO TORRESBAPSDNão
IRMÃO LAZAROBAPSCSim
JOÃO CARLOS BACELARBAPRNão
JOÃO GUALBERTOBAPSDBSim
JORGE SOLLABAPTNão
JOSÉ CARLOS ALELUIABADEMSim
JOSÉ CARLOS ARAÚJOBAPRNão
JOSÉ NUNESBAPSDNão
JOSÉ ROCHABAPRNão
JUTAHY JUNIORBAPSDBSim
LUCIO VIEIRA LIMABAPMDBSim
MÁRCIO MARINHOBAPRBSim
MÁRIO NEGROMONTE JR.BAPPAbstenção
MOEMA GRAMACHOBAPTNão
PAULO AZIBADEMSim
PAULO MAGALHÃESBAPSDNão
ROBERTO BRITTOBAPPNão
RONALDO CARLETTOBAPPNão
SÉRGIO BRITOBAPSDNão
TIA ERONBAPRBSim
ULDURICO JUNIORBAPVSim
VALMIR ASSUNÇÃOBAPTNão
WALDENOR PEREIRABAPTNão

Paraíba

AGUINALDO RIBEIROPBPPSim
BENJAMIN MARANHÃOPBSDSim
DAMIÃO FELICIANOPBPDTNão
EFRAIM FILHOPBDEMSim
HUGO MOTTAPBPMDBSim
LUIZ COUTOPBPTNão
MANOEL JUNIORPBPMDBSim
PEDRO CUNHA LIMAPBPSDBSim
RÔMULO GOUVEIAPBPSDSim
VENEZIANO VITAL DO RÊGOPBPMDBSim
WELLINGTON ROBERTOPBPRNão
WILSON FILHOPBPTBSim

Pernambuco

ADALBERTO CAVALCANTIPEPTBNão
ANDERSON FERREIRAPEPRSim
ANDRÉ DE PAULAPEPSDSim
AUGUSTO COUTINHOPESDSim
BETINHO GOMESPEPSDBSim
BRUNO ARAÚJOPEPSDBSim
DANIEL COELHOPEPSDBSim
DANILO CABRALPEPSBSim
EDUARDO DA FONTEPEPPSim
FERNANDO COELHO FILHOPEPSBSim
GONZAGA PATRIOTAPEPSBSim
JARBAS VASCONCELOSPEPMDBSim
JOÃO FERNANDO COUTINHOPEPSBSim
JORGE CÔRTE REALPEPTBSim
KAIO MANIÇOBAPEPMDBSim
LUCIANA SANTOSPEPCdoBNão
MARINALDO ROSENDOPEPSBSim
MENDONÇA FILHOPEDEMSim
PASTOR EURICOPEPHSSim
RICARDO TEOBALDOPEPTNNão
SEBASTIAO OLIVEIRAPEPRAbstenção
SILVIO COSTAPEPTdoBNão
TADEU ALENCARPEPSBSim
WOLNEY QUEIROZPEPDTNão
ZECA CAVALCANTIPEPTBNão

Sergipe 

ADELSON BARRETOSEPRSim
ANDRE MOURASEPSCSim
FÁBIO MITIDIERISEPSDNão
FABIO REISSEPMDBSim
JOÃO DANIELSEPTNão
JONY MARCOSSEPRBSim
LAERCIO OLIVEIRASESDSim
VALADARES FILHOSEPSBSim

Alagoas

ARTHUR LIRAALPPSim
CÍCERO ALMEIDAALPMDBSim
GIVALDO CARIMBÃOALPHSNão
JHCALPSBSim
MARX BELTRÃOALPMDBSim
MAURÍCIO QUINTELLA LESSAALPRSim
PAULÃOALPTNão
PEDRO VILELAALPSDBSim
RONALDO LESSAALPDTNão


Fonte: AB