Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Índice de Confiança da Indústria avança 3,9% na prévia de novembro

O Índice de Confiança da Indústria cresceu 3,9% na prévia de novembro, na comparação com o resultado consolidado de outubro. Segundo pesquisa divulgada hoje (21) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o avanço foi provocado por uma melhoria da percepção dos empresários da indústria em relação ao momento atual.

O Subíndice da Situação Atual avançou 8,8%, atingindo o maior patamar desde junho deste ano. Por outro lado, a confiança dos empresários em relação ao futuro, medida pelo Subíndice de Expectativas, recuou 0,7%.

O resultado preliminar também mostra que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiu 1 ponto percentual entre o consolidado de outubro e a prévia de novembro, alcançando 83%. Para a prévia foram consultadas 781 empresas entre os dias 3 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima quarta-feira (26).

Fonte: AB

Pe. Marcelo Rossi abre seu coração e fala da depressão

Pe. Marcelo Rossi abre seu coração e fala da depressão ao apresentador Celso Portioli, no programa Domingo Legal.

Assista o vídeo:

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Governo cria grupo de trabalho para mapear crimes de ódio na internet

Monitorar e mapear crimes contra os direitos humanos em redes sociais será a tarefa do grupo de trabalho lançado hoje (20) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O objetivo, segundo a pasta, é receber e analisar denúncias sobre páginas da internet que promovem o ódio e fazem apologia à violência e à discriminação.

O grupo também será composto por membros da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Secretaria de Políticas para Mulheres, do Departamento de Polícia Federal, do Ministério Público Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, avaliou como assustador o crescimento dos crimes de ódio no Brasil. Segundo ela, dados da SaferNet Brasil indicam um aumento entre 300% e 600% no registro desse tipo de violação no país entre 2013 e 2014. Para Ideli, a legislação brasileira precisa ser revista quando se trata de crimes cibernéticos.

“O crime virtual desemboca, infelizmente, no crime real”, disse ela, ao citar o caso da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, atacada por uma multidão e morta em maio, em Guarujá (SP), depois da publicação de um retrato falado em uma rede social de uma mulher que realizava rituais de magia negra com crianças sequestradas. A dona de casa foi confundida com a mulher do retrato falado.

Em oito anos, segundo o governo, a SaferNet Brasil recebeu e processou 3.417.208 denúncias anônimas envolvendo 527 mil páginas na internet. As demandas foram registradas pela população por meio de hotlines que integram a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos.

A ministra da Seppir, Luiza Bairros, destacou que o lançamento do grupo de trabalho ocorre no Dia Nacional da Consciência Negra. A ideia, segundo ela, não é criminalizar usuários de redes sociais, mas fazer valer os conceitos de democracia e desenvolvimento inclusivo.

“As desigualdades no Brasil foram muito naturalizadas ao longo do tempo”, disse. “Queremos desenvolver um trabalho bastante incisivo de condenação do preconceito”, completou.

O secretário executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, avaliou que o grupo de trabalho deve lidar com um tema que se torna cada vez mais presente e que demanda uma atuação cada vez mais efetiva por parte do Estado brasileiro. Ele lembrou que os crimes de ódio nas redes sociais, muitas vezes, causam sofrimento, geram violência e divisão na sociedade. “Não podemos permitir que o que a internet representa hoje para nós seja desvirtuado de modo a causar violência, sofrimento e divisões”, ressaltou.

Além da criação do grupo de trabalho, o governo anunciou uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo. O Laboratório de Estudos em Imagem e Cibercultura da instituição – referência nacional em pesquisas sobre redes sociais – vai desenvolver um aplicativo para que a Secretaria de Direitos Humanos possa acompanhar a atuação das redes de apologia ao crime e também de redes de defesa dos direitos humanos.

Fonte: AB

Poá tem 3 mil microempreededores individuais

Os cadastrados no MEI contam com menos burocracia, cobertura previdenciária para o empreendedor e família, como auxílio-doença e aposentadoria, por exemplo, e facilidades em financiamentos bancários

 pós cinco anos da implantação da lei do Microempreendedor Individual (MEI), Poá registra, atualmente, 3.343 pessoas que deixaram a informalidade e agora trabalham com seus direitos garantidos e segurança. Os dados são da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio da cidade.
A
O prefeito de Poá Marcos Borges destacou a importância deste programa para o desenvolvimento da cidade, na geração de empregos e no movimento da economia municipal. “É muito importante que a cidade possa oferecer um atendimento especial aos nossos microempreendedores. Além de se regularizarem, eles ajudam a movimentar os recursos no comércio da cidade e fomentam a economia local”, frisou o prefeito. “E nossa administração tem trabalhado para que todos possam atuar de forma digna. Por esse motivo temos o serviço oferecido da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio”, completou o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio de Poá, Angelo Biancolin, o crescimento da formalização é uma conquista para o município e também uma garantia para os microempreendedores. Além disso, a administração do prefeito Marcos Borges, segundo Biancolin, em muito tem colaborado para que esse benefício seja levado às pessoas que desejam trabalhar sem estar na contramão do comércio formal, principalmente pelo fato de que a informalidade nada acrescenta na vida dessas pessoas.

         “No próximo mês [dezembro], vamos comemorar em âmbito municipal a implantação da MEI, o microempreendedorismo individual, e nesta oportunidade, queremos destacar a importância de sua atividade para a economia da cidade, garantindo não apenas o sustento de muitas famílias, mas também a geração de empregos”, disse Biancolin.

O MEI é um sistema instituído pelo Governo Federal que, em parceria com as prefeituras, permite que um trabalhador saia da informalidade legalizando sua atividade econômica. “Para o trabalhador a formalização traz a tranquilidade para o exercício de sua atividade com garantia de vários benefícios, garantindo inclusive a expansão de seu negócio. Para o Município é a certeza do estímulo do desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário.

De acordo com Biancolin, nestes cinco anos foi fundamental a ação de comunicação para esclarecer ao trabalhador as vantagens de formalizar o próprio negócio. Entre os benefícios dos trabalhadores cadastrados via MEI, o secretário destaca a isenção de taxa de registro, menor burocracia, cobertura previdenciária para o empreendedor e para sua família (como auxílio-doença, aposentadoria por idade após carência, salário-maternidade e pensão) e facilidades para adquirir linhas de financiamentos bancários.

O trabalhador que quiser aderir ao MEI deve procurar o Núcleo de Atendimento a População (NAP), onde seu cadastro no MEI será realizado sem qualquer custo a não ser a taxas normais de recolhimento mensal. O setor funciona, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17 horas. “É bom ressaltar que os vendedores que continuarem na informalidade estarão sujeitos às penalidades previstas em lei”, alertou Biancolin.

Fonte: SCP / Foto: Julien Pereira

Morre em São Paulo o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos

Thomaz Bastos estava internado no Sírio-Libanês desde sábado, dia 18 
Morreu no início da manhã de hoje (20), aos 79 anos, o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Eles estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, de acordo com boletim médico do hospital do dia 18. Ele foi ministro durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre os anos 2003 e 2007.

Entre ações dele quando esteve à frente da pasta, destacam-se a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003; e a aprovação da Emenda Constitucional n° 45, conhecida como a Reforma do Poder Judiciário, em 2004.

Natural de Cruzeiro, no interior paulista, Bastos formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1958, tendo atuado no ramo do direito criminal. O ex-ministro foi vereador pelo Partido Social Progressista (PSP) na sua cidade natal de 1964 a 1969. Foi representante das entidades de classe dos advogados, presidindo a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 1983 e 1985.

Bastos atuou durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, como presidente do Conselho Federal da OAB. Em 1990, após derrota de Lula nas eleições presidenciais, aproximou-se do PT. Ele também foi um dos redatores do pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor (1990-1992). Em 1996, fundou o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), que é uma organização da sociedade civil.

As informações sobre a trajetória de Bastos constam no site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getulio Vargas.

Fonte e foto: AB 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sessão solene em homenagem à Soka Gakkai será amanhã na Câmara de Poá

Em comemoração ao dia da associação mundial budista, Câmara de Poá vai entregar uma placa de Honra ao Mérito à Presidência da entidade no Brasil

A Câmara de Poá vai promover nesta quinta-feira (20 de novembro), uma sessão solene em referência ao Dia da Soka Gakkai Internacional. Na festiva oportunidade, os vereadores poaenses vão prestar homenagem à entidade no Brasil, pelos relevantes serviços prestados à sociedade no que tange ao desenvolvimento das potencialidades do ser humano e do sentimento altruísta.

 Comemorado no município oficialmente desde 2011, anualmente, em 18 de novembro. A resolução que institui a cerimônia é de autoria dos parlamentares Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, Edison Rodrigues (DEM) e Fernando Rodriguez Molina Júnior (PV), o Júnior da Locadora, instituindo a data no calendário municipal.

Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente da edilidade, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, a partir das 19 horas, no Plenário “Osvaldo Leite Dantas” (rua Vereador José Calil, 100, centro). A sessão solene vai abrigar, ainda, apresentações culturais típicas da organização homenageada.

O reconhecimento deve-se à representatividade da entidade em solo nacional, seu alcance e objetivo fim, que é promover o desenvolvimento de seus membros, ao passo em que valoriza a esperança, a coragem, a ação altruística e o respeito ao semelhante. Fundamentada na filosofia do Budismo Nitiren, a organização incentiva seus associados a partilharem de um profundo comprometimento com a promoção da paz, da Cultura e da Educação.

Com mais de 13 milhões de pessoas em 192 países e territórios, a Soka Gakkai, movimento budista de ordem monástica, tem como base o pensamento do monge japonês Nitirem (1222-1282), alicerçado no “Daimoku”, que consiste na recitação do mantra “Nam-Myoho-Rengue-Kyo” e na leitura do Sutra do Lótus.

Fonte: AICMP

Muito Além do Dízimo, Por Eguinaldo Hélio de Souza

Dizimar, ou seja, consagrar ao Senhor dez por cento de nossas rendas é um ato simbólico, cujo significado vai muito além do valor doado. É uma forma de reconhecer o senhorio de Deus sobre nós, sobre nossas posses, sobre o fruto de nosso trabalho, sobre a obra de nossas mãos. É uma relação que envolve muito mais do que dinheiro e bens. Envolve nossas convicções e decisões mediante o conhecimento de quem Deus é e do que Ele faz.

Nós damos ao Senhor não apenas porque Ele nos deu primeiro. Nós damos ao Senhor porque nós somos Dele. Ele não é dono de apenas uma parte de nossas rendas. É dono de todas as nossas posses, de todas as nossas escolhas, dono de todo nosso ser. Nada do que temos ou somos está fora de seu domínio.

Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam (Salmo 24.1). Tudo é Dele. Desde a maior estrela até o menor grão de areia – tudo foi criado por Ele e para Ele. Você que entrega seu dízimo ao Senhor pertence a Ele, bem como aquele que não entrega. Todavia, você faz parte dos que reconhecem a Soberania de Deus. Você é alguém que sabe que sua vida e todos os seus caminhos estão nas mãos do Altíssimo.

O seu dízimo é a prova de sua submissão ao Senhor, prova do reconhecimento de que Deus é o seu Sustentador e Provedor, algo muito além de um mero valor financeiro.

Há muitas empresas que por diversas razões contribuem com causas sociais. Isso é louvável. No entanto, o coração que oferece a Deus parte de suas conquistas, reconhecendo a Ele como a fonte de tudo, está realizando um ato de adoração e rendição.

Em um mundo onde se nega a existência a Deus e se procura reter mais do que é devido, alguém que oferta a Ele de livre e espontânea vontade está prestando um verdadeiro culto. Em algum momento esse simples ato simbólico de dizimar irá se revelar um perfeito ato de adoração.

E outra vez vereis a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não serve a Deus. (Malaquias 3.18).

Fonte: Devocionais e Esboços

A difícil missão de marido e mulher permanecerem unidos no casamento

Livro de Rinaldo Seixas aborda conceitos fundamentais sobre o matrimônio e propõe soluções práticas para gerar mudanças duradouras na vida conjugal

A sociedade passa por uma crise quando o assunto é casamento. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de divórcios no Brasil aumentou nos últimos 10 anos*. Quando se trata de casais evangélicos, os dados também não são animadores, considerando o crescente número de casais divorciados dentro das igrejas**.

Entendendo essa realidade, a Editora Mundo Cristão lança com exclusividade a obra Unidos pelo casamento – Uma aliança formada com Deus para toda a vida. Escrito por Rinaldo Seixas, líder fundador da Igreja Bola de Neve (onde é conhecido como “Ap. Rina”), o livro traz uma explicação profunda e clara sobre a definição de um casamento verdadeiro, e apresenta o passo a passo para que o casal consiga alcançar a felicidade e se manter unido.

Na sociedade em que vivemos, as pessoas casam e descasam com a maior facilidade. A banalização do matrimônio chegou às raias da insanidade, pois parece que o que realmente importa é o próprio bem-estar, afirma o escritor e conferencista Jorge Linhares – pastor da Igreja Batista Getsêmani, em Belo Horizonte – que assina o prefácio da obra.

Se marido e esposa entendem corretamente o que é o matrimônio e, assim, respeitam os diferentes interesses e sonhos um do outro, a chance de o casamento ser bem-sucedido aumenta, diz o autor, que acumula anos de experiência adquirida no aconselhamento de centenas de maridos e esposas no processo de restauração de seus lares.

Com uma linguagem de fácil entendimento, Rinaldo Seixas conta a própria experiência com a esposa Denise: Começamos, ali, a escrever uma história linda, que dava sequência ao “Era uma vez...”. Mas a convivência diária nos mostraria que é preciso usar estratégias para manter a chama acesa e, um dia, poder dizer de fato: “E viveram felizes para sempre”.

Na obra, ele mostra que o alto índice de divórcios é uma das evidências de que existe muita insatisfação conjugal e assegura que em diversos casos os problemas poderiam ser resolvidos sem a necessidade de separação: Sejamos realistas: a vida a dois não acontece da maneira perfeita e maravilhosa que vemos nos filmes de Hollywood e nos contos de fadas. Pelo contrário, compartilhar a vida com um ser humano diferente exige determinação, prática diária e entrega de si mesmo ao bem-estar do outro.”

Rinaldo aponta qual o papel que o homem e a mulher têm para que a aliança feita seja um sucesso: Faz parte da natureza humana idealizar o perfeito, mas deve haver um equilíbrio entre expectativa e realidade; caso contrário, haverá frustração à frente, conta o autor que dá diversas dicas de como o casal pode evitar brigas, frustrações e momentos que possam aos poucos enfraquecer a união.

Dividido em nove capítulos, a obra também aborda um tema mais do que importante: as crises conjugais. Rinaldo explica que todos os casais estão sujeitos a passar por crises no relacionamento e que a forma como cada um lida com esse tipo de situação é essencial para determinar o sucesso ou fracasso na união.

Unidos pelo casamento
Uma aliança firmada com Deus para toda vida mostra que não existe sucesso no matrimônio sem que o homem e a mulher estejam firmados nos preceitos bíblicos. Rinaldo Seixas trará ao leitor uma solução para que o casal entenda a essência do casamento e o real propósito da união. Com essa obra, o público encontrará a saída para ter um relacionamento saudável e feliz.

A família é nosso maior tesouro. É a base para que sejamos bem-sucedidos em todas as outras áreas da vida. – Rinaldo Seixas

Ficha Técnica
Editora Mundo Cristão
ISBN: 978-85-433-0047-4
Páginas: 160
Formato: 14x21
Preço: R$ 24,90

Sobre o autor
Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, também conhecido como Ap. Rina, é líder e fundador da Igreja Bola de Neve. Criou o Instituto Global de Ensino Teológico, que forma líderes, missionários e pastores. Tem como objetivo de vida conectar as próximas gerações ao coração de Deus. Casado com a pastora Denise Seixas, é pai de Nathan, Rinaldo Neto, Raquel e Renan.

Fonte: AI

Pr. Glauber Alencar - Mensagem: O poder da oração

Pr. Glauber Alencar - Mensagem: O poder da oração


Síria: quase 400 civis morreram em bombardeios no último mês

Pelo menos 396 civis morreram no último mês em bombardeios da Força Aérea do regime de Bashar Al Assad, que nesse período lançou 1.592 ataques aéreos em diferentes locais da Síria, informou hoje (19) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Dessas vítimas, mortas entre 20 de outubro e hoje, 109 eram menores, 78 mulheres e 209 homens, segundo a organização. Além dos mortos, cerca de 1,5 mil pessoas ficaram feridas.

Segundo a organização, 866 bombardeios foram feitos por aviões militares e 726 por helicópteros, que lançaram barris de explosivos.

Os alvos dos bombardeios foram Damasco e os arredores, Homs e Hama, no Centro; Alepo e Idleb, no Norte; Deir al Zur, Al Hasaka e Raqqa, no Noroeste; Lataki, no Oeste e Quneitra e Deraa, no Sul.

Desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, mais de 200 mil pessoas morreram, segundo a Organização das Nações Unidas.

Fonte: AB

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Dupla do karatê de Poá viaja confiante para Bauru

Atletas embarcaram nesta terça-feira (18/11) para a cidade do interior do Estado para a disputa dos 78º Jogos Abertos 2014

Os caratecas Anderson Araújo (até 80 kg) e Lígia Pereira (até 53 kg), ao lado do técnico Douglas Santos, embarcaram nesta terça-feira (18/11) para Bauru para a disputa dos 78º Jogos Abertos do Interior 2014, que teve início na segunda-feira (17/11). A cidade de Poá vai competir na 2ª Divisão das “Olimpíadas Caipiras” e terá como principais adversárias as cidades de Ubatuba, Taboão da Serra, Avaré e Catanduva, no masculino, e Osasco, entre outras, no feminino.

“Os dois estão bem preparados para a disputa dos Jogos Abertos deste ano. A Lígia tem boas colocações em Campeonatos Regionais e este ano vai disputar a competição por Poá. A nossa grande esperança também é o Anderson, atleta que tem se destacado nos eventos oficiais, como a última Copa São Paulo, realizada em setembro, quanto terminou na 5ª colocação na classificação geral”, frisou o técnico Santos.

Poá será representado nos Jogos Abertos apenas na disputa individual. No feminino, serão 23 cidades em busca de um lugar ao pódio. No masculino, 25 municípios realizaram a inscrição. “Estou bastante motivada para esta disputa, principalmente após conquistar o título nos Jogos Regionais em Caraguatatuba. Espero manter a boa fase. Sei que o nível da competição é bem forte, mas estou preparada”, afirmou Lígia.

O secretário municipal de Esportes de Poá, Carlos Eduardo Felippe, o Eduardão, dá total apoio à equipe poaense. “Nossa expectativa é das melhores. Apesar de nossa equipe ser pequena, creio que temos condições de trazer bons resultados para a cidade”, afirmou o secretário.

A pesagem oficial e o congresso técnico seriam realizados na noite desta terça-feira (18/11), na Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM) de Bauru. As disputas estão programadas para acontecer nestas quarta e quinta-feira (19 e 20/11) também na ADPM, localizada na Avenida Lúcio Luciano, 11-75, Parque Bauru.

Fonte: SCP / Foto: Wanderley Costa

Tangela apresenta disco inédito pela Sony Music

Depois de estrear na Sony Music com um projeto de coletânea reunindo seus grandes sucessos, Tângela vive a expectativa pelo lançamento do seu álbum de inéditas. O disco "Paixão de Cristo" chega às lojas no dia 02 de dezembro, simultaneamente ao lançamento digital em todas as plataformas do mercado. No iTunes, o álbum terá sua pré-venda liberada no dia 18 de novembro. Para todos que adquirirem o álbum na pré-venda, a gravadora estará disponibilizando de imediato a faixa-título do álbum que também será o single enviado para as rádios.

Por falar em single, a música "Paixão de Cristo" estreou com exclusividade na Paz FM, emissora líder em Goiânia. Numa parceria entre a emissora e a gravadora uma grande campanha foi lançada incluindo entrevista com a artista ao vivo. Nesta semana, Tangela estará no Rio de Janeiro visitando a sede da Sony Music e dando início ao planejamento de divulgação deste novo projeto. Enquanto isso, a cantora segue se apresentando em todo o país.

Fonte: AI

Ferraz dá início à Semana Nacional de Combate à Dengue

Até sexta-feira (21 de novembro), uma série de atividades será realizada com o objetivo de amenizar a proliferação do mosquito responsável pela transmissão da doença

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Departamento de Zoonoses, deu início nesta segunda-feira (17 de novembro) à Semana Nacional de Combate à Dengue. O órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar os trabalhos já realizados na cidade até sexta-feira (21 de novembro). Neste período, uma série de atividades será realizada com o objetivo de amenizar as situações que culminem na proliferação do mosquito responsável pela transmissão da doença.

A exemplo do que ocorreu hoje, amanhã (18 de novembro), bem como nos dias 19 (quarta-feira) e 21 de novembro, o Departamento de Zoonoses fará visitas “casa a casa” nos bairros de Ferraz que fazem divisa com municípios vizinhos. Na tarde desta segunda-feira, o Jardim Ferrazense foi contemplado pelas equipes. Constam no cronograma de trabalho, para os próximos dias, Vila Jurema, Jardim Brígida e Jardim Capim-Guassú, consecutivamente.

Comandada pelo médico Luis Claudio da Rocha Guillaumon, a pasta também está promovendo o “Pedágio contra a Dengue”, na avenida Brasil, próximo à praça da Independência, na malha central. O próximo está marcado para acontecer na quinta-feira (20 de novembro), das 8 às 16 horas. No local, uma equipe da Zoonoses aborda motoristas e pedestres, entregando panfletos informativos que alertam sobre a doença.

Nas imediações também foi montado um estande, onde pessoas de todas as idades têm acesso a uma maquete, pela qual é possível entender melhor como se prevenir contra a Dengue. Na oportunidade, amostras do mosquito Aedes Aegypt e de larvas são disponibilizadas pela bióloga Patrícia Hiromi Hanase.

Já no dia 26 de novembro (quarta-feira), o governo do prefeito Acir Filló vai promover o “Mutirão da Dengue”, no Jardim Renata.

Neste ano em Ferraz, foram notificados 158 casos de Dengue. Deste número, 55 foram confirmados, sendo 39 contraídos na cidade e 16 importados. Referente a 2013, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 49 notificações, com três confirmações, sendo todos os casos importados. Nenhum óbito foi registrado entre os dois anos.

Segundo o coordenador do Departamento de Zoonoses de Ferraz, Paulo Gomes da Cruz, a finalidade da Semana Nacional de Combate à Dengue é amenizar ainda mais a proliferação do mosquito na cidade:

“Vale ressaltar que as atividades de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde contra o mosquito que transmite a doença acontecem constantemente, desde o início do governo do prefeito Acir Filló. A prevenção ainda é o melhor remédio. Neste momento, estamos intensificando as ações nos bairros que fazem divisa com outras cidades, porque, às vezes, um município ou outro pode não realizar os trabalhos de prevenção, o que faz com que tenhamos casos importados. Estamos com 12 agentes comunitários de Saúde em campo, mapeando todas as divisas e conscientizando a população”, explica.

Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a Dengue tem como principais sintomas febre, dor de cabeça, dor nos olhos, nas articulações ou no corpo, fraqueza e manchas vermelhas no corpo.

Fonte: SCFV