Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 17 de agosto de 2013

Egito: Turquia critica comunidade internacional pelo “silêncio”

Cairo - O primeiro-ministro turco, Racep Tayyip Erdogan, criticou hoje (17) o Conselho de Segurança das Nações Unidas, a União Europeia e a Organização para a Cooperação Islâmica por não terem condenado a repressão contra as manifestações islâmicas no Egito.

“Eu digo claramente que o Conselho de Segurança das Nações Unidas já não tem sequer o direito de olhar-se ao espelho depois de não ter condenado o que se passa no Egito”, disse Erdogan em Busa, no Norte da Turquia. “Digo a mesma coisa da Organização para a Cooperação Islâmica e da União Europeia”, acrescentou o chefe do Executivo turco.

“Aqueles que se mantêm calados em relação aos acontecimentos no Egito aprovam os massacres pelo silêncio” disse, ainda, Erdogan, que insistiu nas acusações contra a comunidade internacional em relação aos protestos dos apoiadores do ex-presidente egípcio Mohamed Mursi, deposto pelos militares em 3 de julho.

Erdogan, que também lídera o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), de inspiração islâmica, reforçou os laços políticos entre Ancara e o Cairo depois da eleição de Mursi em junho de 2012, fazendo do Egito um dos parceiros privilegiados para a estratégia de influência regional turca.

Hoje, milhares de apoiadores do presidente deposto egípcio realizaram manifestações nas ruas das cidades turcas, denunciando o “massacre” dos seus seguidores.

Fonte: AB

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Google reconhece ser impossível dar garantias de segurança à privacidade de usuários

A Google, empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, que hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos na internet, reconheceu que é impossível dar garantias de segurança à privacidade dos usuários. Em documentos judiciais, a Google informou que os usuários do correio eletrônico Gmail não devem ter “expectativas razoáveis” de que as suas comunicações são confidenciais.

A falta de privacidade do Gmail é salientada em um texto de 30 páginas, que foi apresentado no último dia 13, pelos advogados da Google nos tribunais de San José, no norte da Califórnia. Os advogados responderam a uma queixa coletiva na qual a empresa é acusada de espionar os internautas.

Para a direção da Google, as acusações são improcedentes pois as práticas da empresa se ajustam à lei vigente. As leis federais sobre escutas isentam de responsabilidade empresas dedicadas a comunicações eletrônicas, se os usuários aceitarem que suas mensagens podem ser interceptadas, como é o caso do Gmail.

Fonte: AB

Egito confirma 343 mortes em confrontos entre manifestantes e forças de segurança

O Ministério da Saúde do Egito divulgou hoje (15) balanço oficial, informando que 343 pessoas morreram nos últimos dias, durante confrontos entre manifestantes e forças policiais. Desde junho, os protestos se tornaram frequentes no Egito. Ativistas favoráveis ao presidente deposto, Mouhamed Mursi, e contrários a ele se enfrentam nas ruas do Cairo, a capital, e das principais cidades egípcias.

Os protestos mais intensos ocorreram entre os dias 13 (anteontem) e 14 (ontem). O Brasil e representantes de vários países condenaram a violência no Egito. Para algumas autoridades, a forma como as forças policiais combateram os protestos é considerada massacre. Segundo o balanço oficial, entre os mortos há 43 policiais.

Nos últimos dias, as forças de segurança invadiram os acampamentos dos ativistas favoráveis a Mursi, destruíram barracas e carros. Também há registros de ataques diretos às pessoas. Em resposta à violência, o governo interino do presidente Adly Mansour impôs o estado de emergência e o toque de recolher, por um mês, no Cairo e em mais 13 regiões.

A onda de violência levou à renúncia do vice-presidente Mohamed ElBaradei, que disse que sua consciência estava perturbada com a perda de vidas, principalmente pelas mortes poderiam ter sido evitadas.

Fonte: AB

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Prefeito e vice de Poá têm diplomas cassados pelo TRE-SP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, na sessão de hoje (13), os diplomas de Francisco Pereira de Souza (PDT) e de Marcos Antonio Andrade Borges (PPS), prefeito e vice do município de Poá, eleitos em outubro de 2012 com 47.695 votos (77,25% dos votos válidos). O plenário julgou em conjunto quatro recursos contra expedição de diploma. A decisão, baseada na Lei da Ficha Limpa, foi unânime.

Os juízes entenderam que a condenação, após o registro de candidatura, de Francisco Pereira de Souza pela justiça comum por ato doloso de improbidade administrativa caracterizou inelegibilidade prevista na Lei Complementar 64/90 (art. 1º, I, “l”).

O fato superveniente, que implicou a cassação do diploma do prefeito, macula, segundo os magistrados, a chapa e, por consequência, o diploma do vice também foi cassado.

Souza e Borges poderão permanecer no exercício do cargo até o julgamento de possível recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral, conforme prevê o art. 216 do Código Eleitoral sobre esse tipo de recurso.

Poá, com 89.444 eleitores, fica na região metropolitana de São Paulo. Prefeito e vice foram eleitos pela coligação Poá no Caminho Certo (PDT/PPS/PC do B/PP/PSDB).

Processos: nº 1-24, nº 1825-52, nº 1827-22 e nº 1828-07

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-SP / Foto: Adilson Santos

Reportagem do Fantástico exibe diálogos de traficantes que podem provar a inocência do pastor Marcos Pereira; Assista

Os ataques sofridos pela ONG AfroReggae em suas unidades na Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão foram tema de uma reportagem do programa Fantástico, nesse domingo, 11 de agosto.

O programa da TV Globo teve acesso à transcrição de uma conversa entre os traficantes Luis Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, e Márcio dos Santos Nepomucemo, o Marcinho VP, no presídio federal de Catanduvas, no interior do Paraná.

A polícia investiga se a ordem para os ataques teria partido de Beira-Mar nessa conversa, depois que o traficante disse a Marcinho VP para dar um “Salve” para José Junior, coordenador do AfroReggae.

O contexto da conversa envolvia a revelação, por parte de Marcinho VP a Beira-Mar, de que o pastor Marcos Pereira havia sido preso sob acusação de estupro contra fiéis da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD).

No diálogo, Marcinho VP diz ainda que José Junior teria “comprado” as testemunhas de acusação contra Marcos Pereira, forjando o caso. Beira-Mar responde dizendo que seria necessário “mandar um salve para o Juninho”. A palavra “salve” vem sendo interpretada pela Polícia como “ataque”.

Pastor inocente

Caso se confirmem as hipóteses investigadas pela Polícia, Marcos Pereira seria tido como inocente das acusações de ter ordenado os ataques contra o AfroReggae. Para o advogado de defesa do pastor, Luis Carlos Silva Neto, o diálogo entre os traficantes prova a inocência não apenas em relação aos ataques à ONG, mas das acusações de estupro.

“Para mim, é uma prova contundente, cabal, de que infelizmente o pastor Marcos Pereira da Silva está sofrendo injúrias. Estou requerendo inclusive, que este acusador-mor, José Junior, seja ouvido pela Justiça”, disse Neto.

A reportagem do Fantástico ouviu ainda José Junior, que negou ter forjado as denúncias contra o pastor: “Essa informação não é uma informação correta. Então, eu acho que existem interesses também de outras pessoas, em colocá-los [os traficantes Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP] contra a gente”.

Assista à reportagem na íntegra:

Fonte: GM

Congresso Internacional Software Livre começa hoje em Brasília

Uma cadeira de rodas controlada com a força do pensamento e criada por estudantes universitários brasileiros será uma das tecnologias apresentadas no Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que começa hoje (13) na Escola de Administração Fazendária. A inovação traduz o que pensa o cidadão em comandos.

No Espaço de Robótica e Inovação também serão expostas, até quinta-feira (15), tecnologias como o robô capaz de apoiar o resgate de vítimas de incêndio, o mouse controlado por movimentos faciais e as lâmpadas que acendem ou apagam por meio do celular. Todas as inovações foram construídas a partir de tecnologias baseadas em softwares e hardwares livres.

Neste ano, o tema do evento é Portabilidade, Colaboração e Integração. A proposta do Consegi é reunir governo, academia e sociedade para trocar experiências e apresentar tecnologias que facilitem o acesso a serviços públicos e a melhorar o cotidiano das pessoas.

Os hackers também terão espaço no evento com o HackDay, onde ativistas e participantes do congresso se reúnem para desenvolver programas e aplicativos, a partir de dados disponibilizados pelo governo, que ajudem o cidadão na hora de fiscalizar o Poder Público.

No Festival de Instalação de Software Livre, instrutores vão promover um mutirão para instalar. Serão feitas ainda oficinas-relâmpago para explicar as principais funcionalidades de softwares livres que podem ser usados para diversão, educação e como instrumentos de trabalho. A programação completa pode ser acessada na página do evento. (http://www.consegi.gov.br/)

O congresso é promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e vai oferecer mais de 190 palestras, debates e oficinas gratuitas. Segundo a organização, além de pesquisadores e conferencistas, 720 alunos da rede pública e 600 alunos das universidades federais, estaduais, particulares e institutos federais devem participar do evento.

Fonte: AB

Exposição de fotos está no Centro Cultural Casa da Estação em Poá

O Centro Cultural Casa da Estação está com mais uma exposição. Desta vez, a mostra que leva o nome de “Muro-pele”, reúne 28 fotos da fotografa e artista Adriana Honorato.

Adriana produziu todo o material inspirada em pequenas cidades paulistanas, por isso ela decidiu registrar as impressões do município de Poá (SP), de um jeito diferente, fotografando os muros e suas formas geométricas.

“O destaque das minhas fotos foi a textura e rachaduras, produto de transformações naturais decorrentes do tempo. Segundo as críticas que recebi, represento a repetição de imagens e provoca o observador a olhar para a linha intermediária”, disse a fotografa.

A exposição que teve início nesta segunda-feira (12) seguirá até o dia 23 de agosto, aberta a visitação no período das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O Centro de Cultural Casa da Estação está situado na Praça Atílio Santarelli, s/nº, na região central do município. Mais informações pelo telefone 4638-4509.

O secretário de Cultura da cidade, Douglas Aspasio convidou a todos a prestigiar a exposição e elogiou o trabalho da artista: “Ela está de parabéns, pois produziu um ótimo material e está contribuindo com a cultura no município”.

Artista
Adriana Honorato possui mestrado em Artes Visuais na linha de processos e procedimentos e graduação em licenciatura plena em Educação Artística. Começou a desenvolver seus trabalhos em 2008 quando passou a participar de salões, mostras em ateliê e exposições coletivas.

Atualmente é coordenadora de curso de artes visuais e realiza acompanhamento de artista em atelier.

Fonte: SCP / Foto: Julien Pereira

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sobe para 18 o número de mortos em explosão em prédio na Argentina

Subiu para 18 o número de mortos na explosão causada pelo vazamento de gás em um prédio na cidade de Rosário, na província de Santa Fé Argentina), ocorrida na última terça-feira (6). Ainda há três pessoas desaparecidas. Nove pessoas continuam internadas nos hospitais de Rosário.

A remoção dos escombros continua para achar possíveis sobreviventes em algum dos três subsolos do prédio. A explosão derrubou parte do edifício e provocou um incêndio no térreo e no primeiro andar. Um estalo violento foi seguido pelas chamas por volta das 9h. O edifício era composto de duas torres, divididas por um pátio interno. Foram atingidos 56 apartamentos. Uma das torres, com dez andares, desabou completamente.

Os gerentes geral e de relações institucionais da Litoral Gas, Conrado Bianchi e José González, respectivamente, e a responsável da área técnica da empresa, Viviana Leegtsa, prestaram esclarecimentos na sexta-feira à noite (9) ao juiz Juan Curto. O magistrado quis saber sobre os aspectos relacionados à instalação de gás, ao controle de redes, a planos de emergência e às respostas ante uma contingência como a que ocorreu na semana passada.

O juiz manteve a detenção do técnico Carlos García, que trabalhava nas instalações de gás do prédio momentos antes da explosão.

Fonte: AB