Ângulo Produções

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quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Filmes educativos reforçam campanha contra pirataria

O Ministério da Justiça e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) lançaram hoje (2), na Cinemateca Brasileira, quatro filmes educativos que serão exibidos nos cinemas de todo o país, antes das produções em cartaz, para reforçar a campanha nacional de combate à pirataria de audiovisuais. A mensagem destaca a importância da participação da sociedade no combate a esse delito. Os cantores Claudia Leitte e Rogério Flausino, entre outros artistas, participam da campanha, que dá ênfase ao respeito à originalidade do povo brasileiro e à defesa dos direitos autoriais.

Segundo o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o combate à pirataria é um exercício de cidadania. Por trás dos filmes, assinalou, há uma indústria que se movimenta com milhares de brasileiros. Por causa da pirataria, acrescentou, o setor vem reduzindo o número de empregos e fechando salas de cinema em todo o país. Por isso, destacou Barreto, é preciso reforçar a repressão a esse crime e, ao mesmo tempo, educar o cidadão.

“Recordes de apreensão são batidos a cada ano no país. A repressão é necessária, mas não é suficiente”, disse o ministro. “É preciso combater a oferta atacando também a demanda. Para tanto, é necessário sensibilizar os brasileiros para aquilo que é correto. Se eu não consigo comprar esse bem, posso ter acesso a ele no cinema, na locadora e nas TVs a cabo e aberta. De alguma forma, esse bem será acessível sem a necessidade de produtos piratas.”

De acordo com o presidente da Ancine, Manoel Rangel Neto, nos últimos cinco anos o percentual de consumidores de DVDs piratas caiu, por causa da expansão do mercado consumidor brasileiro. Ou seja, mesmo com o crescimento do consumo de produtos piratas, houve aumento na venda de DVDs legais. “Isso mostra que havendo condições, renda e acesso facilitado, o brasileiro prefere consumir o produto legal.”

Durante o evento de divulgação dos filmes, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Justiça, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), a Ancine e a Polícia Federal para dar continuidade às ações educativas e repressivas contra a pirataria. A primeira parceria, com duração de um ano, foi assinada no ano passado. A cooperação estabelecida hoje tem validade de cinco anos. O convênio prevê a troca de informações e operações articuladas para desmontar os grupos que pirateiam filmes.

“Não faz parte do foco [do acordo] o combate a camelôs”, enfatizou Manoel Rangel. “Não desculpamos a existência deles, mas não consideramos que esteja aí o problema. Temos consciência de que há uma engrenagem poderosa e organizada que se alterna nos diversos produtos e com fortes vínculos com outros aspectos do crime organizado. Portanto, há um trabalho de inteligência e de fluxo de informações com as polícias do país inteiro, além do esforço de ações educativas e do envolvimento de outros setores do governo.”

O presidente do CNCP, Rafael Thomaz Favetti, afirmou que a assinatura do segundo acordo mostra não só que a primeira cooperação deu certo, mas que é preciso ampliar a conscientização. “Evidentemente, a Ancine, que tem diálogo mais fácil com os produtores de cinema, consegue captar o apelo que eles querem colocar. Se eles quiserem algo mais emocional, nós faremos. Se quiserem algo mais racional, faremos também.”

Ele ressaltou que a Polícia Civil é a responsável pelo combate à pirataria nas 27 unidades da Federação. Segundo Favetti, a ideia do convênio é que haja integração para que as informações sejam divulgadas para os estados assim que a Polícia Federal recebê-las da Ancine. “A troca de informações entre Ministério da Justiça, Ancine e Polícia Federal é absolutamente salutar para encarar o problema de frente.”

Fonte: Agencia Brasil

Natal solidário

Neste Natal ao comprar um presente na Lojinha Solidária virtual, da Editora Luz e Vida, 40% de cada produto será destinado às crianças assistidas pela Visão Mundial, uma instituição que atende comunidades carentes.

A Visão Mundial contará ainda com o auxílio da Editora para divulgação do programa de apadrinhamento e distribuição gratuita de produtos para o projeto Baú da Leitura - incentivo do contato com livros. Para a parceria, a Editora criou o slogan Smilingüido e Visão Mundial, construindo uma vida melhor para as crianças.

Sobre a Visão Mundial

No Brasil, a Visão Mundial foi fundada em 1975. É uma organização não governamental cristã, que atua no combate à pobreza, trabalhando com crianças, famílias e comunidades carentes. A instituição atende mais de 12 mil crianças brasileiras e realiza o programa de apadrinhamento, pelo qual é possível criar um vínculo, ajudá-las com contribuições mensais e também acompanhar o seu crescimento.

Serviço:
Os produtos podem ser adquiridos pelo site: http://www.lojasmilinguido.com.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa

O arretamento