Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 3 de março de 2012

Ex-ministro Zé Dirceu afirma que evangélicos querem impor visão “preconceituosa e repressiva” à sociedade


O ex-ministro chefe da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu, publicou texto em seu blog afirmando que os evangélicos pretendem impor à sociedade uma visão “preconceituosa e repressiva”, e “patrulhar todas as políticas públicas com relação às questões do aborto e da homossexualidade”.

Zé Dirceu, como é conhecido, está afastado da política após ter tido seu mandato cassado em 2005, por suas ligações com o esquema do mensalão. Mesmo com os direitos políticos suspensos até 2013, o ex-deputado e ex-ministro é um dos homens mais influentes dentro do Partido dos Trabalhadores ao lado de Gilberto Carvalho, posição conquistada durante a campanha que elegeu Lula como presidente em 2002.

Para ele, é necessário reforçar a posição do ex-ministro Fernando Haddad a favor do kit-gay, que foi barrado devido à pressão dos evangélicos. “Não podemos ficar na defensiva e no recuo frente à violência e à chantagem de certos setores evangélicos que querem interditar o debate sobre esses temas no país”, escreveu, referindo-se ao debate sobre os direitos homossexuais e ao aborto.

As polêmicas declarações de Zé Dirceu vem à tona pouco tempo depois da crise entre o governo e líderes e políticos evangélicos, motivada pelas declarações do ministro Gilberto Carvalho, sobre a necessidade de se estabelecer uma disputa ideológica com os evangélicos.

À época dessas declarações, o jornalista Reinaldo Azevedo, colunista da revista Veja, escreveu artigo afirmando que políticos do PT veem os evangélicos como última barreira para implementação do plano de poder do partido.

-“Mas só quem desconhece a natureza do PT para se constituir como partido único (não de direito, mas de fato) apostaria numa futura convivência pacífica. Atenção! Não pode existir vontade organizada fora do partido. É uma questão de princípio. O PT, hoje, não quer, é evidente, o socialismo à moda antiga. Ele o quer à moda moderna: ser o ente de razão que gere a sociedade em todos os seus domínios. E os evangélicos tendem, no futuro, a atrapalhar esses propósitos”, escreveu o jornalista.

Especialistas políticos afirmam que a recente nomeação de Marcelo Crivella (PRB-RJ) para o Ministério da Pesca foi uma manobra do governo para aproximar-se dos evangélicos. O novo ministro, porém, afirmou que temas aborto e da família são muito sérios para os evangélicos: “Ela [presidente Dilma Rousseff] pode colocar todo o ministério evangélico que, se ela aprovar leis que são contra a família e contra a vida, vai perder o apoio dos evangélicos. Nesse caso, não tem santo que ajude”.

Confira abaixo a íntegra do artigo “O desserviço que o preconceito impõe à democracia”, escrito pelo ex-ministro e deputado cassado José Dirceu (PT-SP):

Temos que destacar e apoiar a posição do pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, quando denuncia o uso político dado à polêmica sobre o aborto, na eleição de 2010, e, recentemente, ao kit  anti-homofobia, do Ministério da Educação, quando foi ministro da pasta.


Ele está certo quando taxou de “torpe” a forma como essas discussões foram encaminhadas e aproveitadas politicamente. De acordo com Haddad, o uso destes temas incentiva o preconceito e promove a violência.


“Isso não faz bem para o Brasil”, frisou ele. Haddad ressaltou que o kit anti-homofobia surgiu de uma demanda de emenda parlamentar. Ainda assim, devido às críticas da bancada evangélica contra a distribuição do material nas escolas, a iniciativa foi suspensa. Segundo o ex-ministro, no entanto, o kit foi usado em cursos de formação de professores.


Não podemos ficar na defensiva e no recuo frente à violência e à chantagem de certos setores evangélicos que querem interditar o debate sobre esses temas no país e patrulhar todas as políticas públicas com relação às questões do aborto e do homossexualidade. Esses grupos buscam impor ao Estado brasileiro uma visão preconceituosa e repressiva. Os que dão guarida a esse comportamento violento que introduz em nossa sociedade o ovo da serpente do preconceito e do racismo prestam um desserviço à democracia e à convivência social.

Fonte: Gospel Mais

Evangélicos trazem ao debate possibilidade de "curar" homossexuais com discussão de proposta de lei


Se existem inconstitucionalidades explícitas na proposta de lei que pretende mudar uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP), para permitir que psicólogos possam atuar na chamada “cura gay”, caberá ao Congresso Nacional decidir. Mas o objetivo da bancada evangélica de pautar novamente o velho debate na Câmara dos Deputados foi atingido. A proposta, de autoria do presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), deverá pautar as discussões da Comissão de Seguridade Social e Família ainda no primeiro semestre, em uma, duas ou até mais audiências.

Trata-se de um projeto de decreto legislativo que tem por objetivo abolir dois dispositivos aprovados em 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Um das normas contestadas pelo Legislativo veta a participação dos psicólogos em atividades públicas que reforcem preconceitos sociais. Além disso, o projeto apresentado pelos evangélicos tem o objetivo de suprimir o parágrafo único da resolução do conselho que diz que “os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades”.

No fim do ano passado, foi apresentado requerimento de audiência pública pelo relator do projeto, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que havia elaborado parecer em favor da aprovação da proposta. Geralmente, as audiências públicas servem para instruir o relator em seus pareceres e são feitas antes de o relatório ser apresentado. Nesse caso, houve uma inversão do trâmite. Lucena se justificou dizendo-se surpreendido pela polêmica sobre o assunto, daí a decisão de pedir as audiências, mesmo depois de já ter elaborado seu parecer.

“Fiquei muito honrado pela oportunidade e confiança de relatar essa proposta e meu voto foi pela aprovação. Só que me dei conta da complexidade da matéria, da polêmica que envolve esse assunto. Recebi vários e-mails e telefonemas em meu gabinete, de pessoas que são a favor e também de entidades representativas da sociedade que defendem a causa gay. Por isso, decidi pedir a audiência para ouvir todo mundo”, disse. “Vou para a audiência como uma folha de papel em branco.”

Embora os dispositivos do CFP contestados pelo projeto falem explicitamente de cura da homossexualidade, o relator defendeu-se dizendo que a proposta não abrirá espaço para considerar a homossexualidade uma doença. “Essa proposta em nada tem a ver com a cura gay. Isso foi uma distorção da imprensa. Nem o autor e nem eu tratamos a homossexualidade como doença. O que queremos é que não seja negado a ninguém, ao homossexual, ao heterossexual, ao bissexual e até ao assexuado, o direito de um auxílio profissional. Queremos que os psicólogos não sejam impedidos de atender uma pessoa que tenha desejo de mudar”, destacou o relator.

O projeto foi apresentado no ano passado, mas a ideia não é nova na Câmara dos Deputados e, invariavelmente, volta à baila pelas mãos da bancada evangélica. Em 2005, o então deputado federal Neucimar Fraga (PL-ES), também integrante da bancada, tentou convencer os 52 parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família a aprovarem sua proposta que garantia o “tratamento” pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na época, Neucimar chegou a coletar histórias de homens que diziam-se curados da homossexualidade depois que tiveram ajuda de profissionais ou de religiosos. Ele ainda ressaltou que a proposta tinha o objetivo de garantir tratamento gratuito para quem “volutariamente” se apresentasse para ser curado.

Agora, a justificativa apresentada no projeto, pelo deputado João Campos, passa questionamento da competência do CFP em ditar as regras para o exercício da profissão. No texto, o deputado acusa o conselho de usurpar uma competência que é do Legislativo, a de fazer as leis. Além disso, o texto alega que o CFP restringiu o trabalho do psicólogo e o “direito da pessoa de receber orientação profissional”.

“O Conselho Federal de Psicologia, ao restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional, por intermédio do questionado ato normativo, extrapolou o seu poder regulamentar. O Conselho Federal de Psicologia, ao criar e restringir direitos mediante resolução, usurpou a competência do Poder Legislativo, incorrendo em abuso de poder regulamentar, com graves implicações no plano jurídico-constitucional”, diz o texto.

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Falta de creches prejudica a entrada das mulheres no mercado de trabalho


A avaliação é da Diretora do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo. Para ela, o Brasil precisa discutir a educação de zero a seis anos.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil / Apresentação Denise Viola

Frente Parlamentar LGBT considera aberração projeto que propõe a "cura" do homossexualismo


O coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT, deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), considerou uma “aberração” o projeto apresentado pelo deputado João Campos (PSDB-GO) que prevê mudanças na resolução do Conselho Federal de Psicologia, com o objetivo de permitir que psicólogos trabalhem na chamada “cura gay”.

“Considero uma aberração o fato de se propor um projeto desses. Querem legalizar um tratamento que enseja tortura psicológica e física. O principal grupo dos Estados Unidos que defendeu a psicoterapia como forma de curar a homossexualidade já veio a público pedir desculpas pelos suicídios que muitos adolescentes cometeram, induzidos por esse suposto tratamento”, argumentou o deputado.

Jean Wyllys avaliou que a inconstitucionalidade da proposta é clara porque fere o princípio da dignidade humana. “O projeto do deputado João Campos jamais será aprovado na Comissão de Constituição e Justiça porque fere o princípio da Constituição que é fundamental, o da dignidade humana. Além disso, a proposta contraria um ponto pacífico na comunidade científica que é a certeza de que a homossexualidade não é uma doença”, destacou.

“Nenhuma orientação sexual é doença, nem a heterossexualidade, nem a homossexualidade, nem a bissexualidade. Não há hierarquia entre elas e uma não é mais saudável que a outra. São expressões diferentes da sexualidade humana. A comunidade cientifica entende, a Organização Mundial da Saúde também. Se todos os tratados de direitos humanos garantem que a orientação sexual tem que ser exercida livremente, não faz sentido alguém querer legalizar a cura para certa orientação sexual”, rebateu o deputado que aceitou participar do debate que poderá ocorrer na Comissão de Seguridade Social e Família.

“Eu aceito porque é o espaço democrático da gente colocar essas ideias. Talvez as pessoas defendam isso por pura ignorância. Muita gente, talvez, acredite ainda que a homossexualidade é uma doença, porque aprendeu isso. É uma informação errada que precisa mesmo ser erradicada”, disse Jean Wyllys.

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 2 de março de 2012

Serviço de segurança do Paquistão afirma que Bin Laden usava Bíblia para organizar ataques terroristas


Após a morte do terrorista Osama Bin Laden em meados de 2011, a mansão na qual foi encontrado está sendo “desmontada” pelo serviço de segurança do Paquistão (ISI). As autoridades paquistanesas estão destruindo e investigando cuidadosamente cada pedaço da mansão, localizada em Abbottabad. Durante esse trabalho de “limpeza” foram encontrados diversos exemplares da Bíblia.

As Bíblias foram encontradas junto com rádios comunicadores em um esconderijo secreto em uma parede da casa. Várias páginas de edições do livro sagrado cristão, em inglês, estavam dobradas e textos específicos haviam sido marcados.

Bin Laden foi morto por uma unidade especial das forças armadas norte americanas em maio do ano passado, em resposta ao ataque terrorista, orquestrado por ele, que matou cerca de 3.000 no dia 11 de setembro de 2001. A execução do terrorista aconteceu às vésperas do ano eleitoral americano, e muitos acusam o presidente evangélico Barack Obama de usar a morte de Bin Laden para se promover junto ao eleitorado.

Morto aos 58 anos, Osama Bin Laden liderava a organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda, responsável pela morte de muitos cristãos em sua “cruzada terrorista”. De acordo com o jornal The Sun, o serviço de inteligência paquistanês suspeita que um padrão de código sobre ataques passados e futuros da Al-Qaeda pode estar, ironicamente, escondido dentro de páginas das Bíblias. Membros da inteligência paquistanesa acreditam também que o chefe terrorista buscava, nos textos cristãos, justificativas para suas ações.

“Nós já tínhamos limpado o composto antes da demolição, mas encontramos agora dois exemplares da Bíblia e dois aparelhos de rádio escondidos. Os rádios estão em condições de uso e serão entregues junto com as Bíblias para os investigadores. Algumas páginas foram dobradas e veremos depois o que era de maior interesse para Bin Laden. Talvez ele estivesse procurando ensinamentos sobre a jihad (guerra santa)”, afirmou um dos comandantes ISI.

A CIA (Agência Central de Inteligência norte americana) pediu para que seus agentes tivessem acesso aos livros, porém o pedido foi negado pelas autoridades do Paquistão: “Os pertences de Osama Bin Laden não serão entregues a qualquer pessoa, vamos guardá-los ou talvez queimá-los mais tarde… Se há uma Bíblia ali, será enviada a uma biblioteca ou uma igreja”, justificou o ministro do Interior do Paquistão, Rehman Malik.

Fonte: Gospel Mais

RÁDIO NOTÍCIAS - Justiça impede entrada em operação da Usina Hidrelétrica de Simplício


A 1ª Vara Federal em Três Rios impediu que a empresa Eletrobras Furnas iniciasse a operação do Complexo Hidrelétrico de Anta/Simplício, no Rio Paraíba do Sul, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais. Segundo nota divulgada pelo Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, a Justiça atendeu a um pedido dos ministérios públicos Federal e Estadual.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

De virada, Suzano/Penalty vence Umuarama na Copa TV UP


A participação do Suzano/Penalty na Copa TV UP teve sequência na noite desta quarta-feira (29), em que a equipe paulista venceu o Gazin/Oi/Umuarama pela contagem de 3 x 2. Vale lembrar que a competição tem como sede a cidade de Umuarama (interior do Paraná).

Como empatou o primeiro compromisso por 4 x 4, só a vitória interessava ao time suzanense. Sendo assim, após os donos da casa abrirem 1 x 0, logo aos 3’10 da etapa inicial, Thiago Bissoni marcou o gol de empate.

O goleiro Djony (ex-Santos FC) marcou o segundo para a equipe paranaense. Em seguida, o fixo Fabinho voltou a anotar a favor do Suzano/Penalty. No segundo período, Luizinho decretou a vitória e marcando seu terceiro gol no torneio.

Depois deste resultado, o Suzano/Penalty lidera a competição com quatro pontos ganhos.  O Umuarama vem em seguida com três. Maringá soma dois pontos e Venâncio Aires, adversário desta quinta-feira (1), tem apenas um ponto.

Leia mais: www.suzanofutsal.blogspot.com

Fonte: Assessoria de Imprensa

Vereadora Jeruza é contra critério adotado para conceder gratificação à coordenadores da Promoção Social


Segundo parecer da vereadora do PTB quanto ao projeto de lei que deve entrar em pauta nos próximos dias, Poder Executivo quer limitar a benesse no valor de R$ 545 apenas para coordenadores indicados pela secretária da pasta, caracterizando seleção subjetiva e imoral

A vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, presidente do PTB de Poá, já elaborou parecer contrário ao projeto de lei 111/2011 (processo 1394/2011). A matéria dispõe sobre a concessão de gratificação no valor de R$ 545 a coordenadores de programas e projetos da assistência social de Poá, sendo privativa à assistentes sociais ou psicólogos que ostentem emprego público de carreira lotados unicamente na Secretaria Municipal de Promoção Social. De autoria do Poder Executivo, a propositura deve ser objeto de deliberação dentro dos próximos dias.

Apesar de ter entrado na ordem do dia da Câmara de Poá em 7 de fevereiro de 2012, o projeto foi retirado da pauta, já que Jeruza pediu vistas à propositura, a fim de pedir mais informações técnicas sobre o valor exato das remunerações dos profissionais da Secretaria de Promoção Social, a quantidade de colaboradores da pasta e dos demais assistentes sociais e psicólogos lotados em outras áreas da administração municipal poaense. No último dia 17, a parlamentar recebeu um documento da Secretaria de Administração com os dados solicitados.

De acordo com o que foi passado para a petebista, a remuneração média de quem atua à frente de projetos e programas na Secretaria de Promoção Social de Poá é de R$ 2.417,95. Jeruza acredita que a bonificação até seria válida, caso contemplasse todos os assistentes sociais e psicólogos que atuam na municipalidade. Contudo, segundo o texto original do projeto de lei, seriam beneficiados com R$ 545 mensais apenas coordenadores da pasta selecionados pela secretária da Promoção Social.

"Acredito que há profissionais da Assistência Social que trabalham em outros departamentos na Prefeitura, como nas secretarias de Saúde e Educação, por exemplo, e que, tal como os coordenadores de projetos e programas da Secretaria de Promoção Social, também merecem a gratificação. Desta forma, sou contra conceder bonificação apenas para alguns, sendo que todos desempenham funções de grande responsabilidade, seja na parte administrativa, seja no atendimento à população, seja na chefia", criticou Jeruza.

Ainda segundo a vereadora, o critério adotado para se oferecer a benesse não é justa, sobretudo em ano eleitoral. Ocorre que os R$ 545 mensais seriam repassados, conforme prevê o projeto de lei, apenas aos coordenadores de programas e projetos da Assistência Social selecionados pela linha de frente da Secretaria de Promoção Social:

"O critério adotado é subjetivo ao extremo, colocando a decisão de dar ou não a gratificação nas mãos da secretária. Vale recordar, ainda, que a referida pasta é chefiada pela primeira-dama da cidade e que 2012 é ano eleitoral. Desta forma, despender tal bonificação apenas para alguns e de forma personalíssima seria inapropriado e uma injustiça com os demais profissionais que atuam como assistentes sociais e psicólogos em Poá. Meu posicionamento, portanto, independentemente da constitucionalidade, da legalidade, da legitimidade, é contrário, pois acredito ser imoral e abusivo".

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Michel Meusburger

Ex-chefe da Polícia Civil do Rio frequenta igreja do pastor Marcos Pereira e pede perdão a ex-traficante


A igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD) ficou nacionalmente conhecida por causa de seu trabalho em penitenciárias, entre os fiéis convertidos pela igreja estão pessoas que anteriormente eram envolvidas com diversos crimes como roubos e tráfico de drogas. O líder da igreja, o pastor Marcos Pereira, ficou famoso por resgatar bandidos condenados pelo tribunal do tráfico.

Além de ex-bandidos a igreja tem entre seus membros pessoas conhecidas, como o ex-pagodeiro Waguinho e Tonzão, que liderava um famoso grupo de funk carioca. Agora a igreja tem também em seu rebanho o ex-delegado, ex-deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Álvaro Lins.

Lins está em liberdade provisória após ter sido condenado pela Justiça Federal, a 28 anos de prisão por lavagem de bens, quadrilha armada e corrupção passiva. Ele esteve na sede da igreja, em São João de Meriti, Baixada Fluminense, no último dia 13, onde participou de um culto e deu uma entrevista na qual falou que estava errado em seus conceitos anteriores sobre o trabalho da ADUD.

“Na minha cegueira de homem, que achava que conhecia as letras, imaginava que era impossível fazer o trabalho junto com traficantes e pessoas envolvidas em crimes, pelo interesse da mão de Deus. (…). Então, é uma alegria poder reconhecer, dizer que eu estava errado, que eu errei e pedir desculpa ao pastor Marcos por ter duvidado do trabalho. Eu vi, com meus olhos, ele retirar pessoas envolvidas com o tráfico, pessoas prestes a morrer, e trazer de volta à vida”, afirmou o ex-delegado, que chegou a investigar a conduta do pastor quando ainda era delegado.

Na igreja, Lins teve ainda um momento de reconciliação com um ex-traficante, que havia sido preso por ele e sua equipe. Álvaro da Silva, o Alvinho, acusado de ser um dos ex-seguranças do ex-traficante Bem-Te-Vi, na Favela da Rocinha, deu seu testemunho durante o culto e ouviu do ex-chefe de polícia um pedido de desculpas: “Eu me lembro do episódio envolvendo ele. Era uma operação no Morro do Vidigal.(…) O testemunho dele é verdadeiro. Fiz questão de dar um abraço apertado nele. De dar meus parabéns, de pedir desculpa também se alguma coisa foi feita nele de mal”, disse Álvaro Lins.

Segundo o advogado de Lins ele agora é evangélico e sobrevive dando aulas de Direito numa faculdade. Em entrevista a um programa de TV da ADUD o ex-delegado afirmou que agora é um “soldado à disposição da igreja”.

Seu encontro com a vida espiritual, segundo o ex-deputado, estará no livro que será lançado este ano. O livro será intitulado “280 dias”, em referência ao período em que ele esteve preso em Bangu 8.

Assista ao vídeo com trechos do culto e da entrevista, publicado pelo site O Dia, do portal iG:

Fonte: Gospel Mais

Senador evangélico Marcelo Crivella é o novo ministro da pesca

Fernanda Brum participa da entrega do Prêmio ANO 2012


A cantora e pastora Fernanda Brum, participou na última terça-feira (28), da entrega do Prêmio Anu 2012, idealizado e organizado pela CUFA - Central Única das Favelas, com direção de Celso Athayde. Pela primeira vez uma cantora evangélica foi convidada para entregar o prêmio. Foram 27 ações premiadas através de uma votação online, uma para cada Estado, e três delas foram eleitas para receberem o prêmio principal, o Anu Preto. O projeto "Cineperiferia", do Piauí, o "Cozinhas Comunitárias", de Santa Catarina, e o jornal e produtora "Voz da Comunidade", do Rio de Janeiro.

Fernanda Brum, Marcos Frota e Flávia Oliveira entregaram troféus do segundo bloco do evento aos vencedores do Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Maranhão. A cantora, especificamente, entregou os prêmios às iniciativas do Ceará e Goiás. "Surfando e fomentando a educação", do Ceará, foi representada por João Carlos Sobrinho, o Fera. Com 40 crianças cadastradas, a oficina existe há de 17 anos visando a cidadania através do surf. O de Goiás, "Oficina EcoDesign - cidadania Planetária", foi representado por Rochelle Patrícia da Silva. O projeto usa o Ecodesign como ferramenta de inclusão social. "Deus abençoe vocês todos os dias e as ONGs que têm manifestado o rosto de Cristo sobre o nosso país", disse Fernanda.

A cantora ficou muito feliz e honrada por ter sido convidada. "O Prêmio ANU tem o objetivo de enaltecer trabalhos feitos dentro de comunidades do Brasil inteiro.  E através do meu encontro com o M V Bill na Cidade de Deus, fui conhecendo a CUFA e os trabalhos realizados dentro das comunidades. Quis conhecer os projetos sociais e a igreja que, junto aos pastores, funciona há muito tempo com o intuito de recuperar pessoas. Agradeço àqueles que representam a diretoria da CUFA pelo convite e por me escolher como representante gospel", compartilhou.

A cerimônia teve apresentação de Regina Casé e Marcelo Tas. O ator Lázaro Ramos, foi o homenageado da noite pela sua contribuição para a cultura e pelo seu envolvimento em projetos sociais. Além disso, foi comemorado os 10 anos da CUFA. "O Prêmio ANU é a possibilidade de visibilidade, ou seja levar cultura a um povo que está invisível para muitos. O papel é trazer um Brasil que está mudando e acontec endo dentro das comunidades, nos piores lugares. É um grande encontro! Posso dizer que é o nosso 'Oscar'. Nossa riqueza está na emoção de cada um ao ser reconhecido por projetos que fazem a diferença. Estamos muito felizes!, declarou o presidente da CUFA Brasil, Preto Zezé.

Fonte: Assessoria de Imprensa

ONU repassa 6 milhões para Haiti ajudar vítimas do terremoto


A Organização das Nações Unidas (ONU), por intermédio do Fundo Central de Resposta às Emergências das Nações Unidas (cuja sigla em inglês é Cerf), anunciou a liberação de 6 milhões de euros para ajudar as vítimas do terremoto de 12 de janeiro de 2010 no Haiti. Dois anos após os tremores de terra no país, os haitianos ainda sofrem com a falta de moradia, de infraestrutura básica, educação e saúde.

A estimativa é que 490.545 pessoas vivam de forma improvisada no Haiti. A proposta das Nações Unidas e do governo do presidente haitiano, Michel Martelly, é intensificar o processo de transferência dessas pessoas para locais seguros e com garantia de assistência médica.

Os responsáveis pela área de Assuntos Humanitários das Nações Unidas informaram que o dinheiro vai ser usado principalmente no socorro de quem está em abrigos provisórios em Porto Príncipe, a capital, e algumas cidades do interior do Haiti.

Há ainda planos para investimentos em saneamento de acampamentos, na ampliação do acesso à água potável e em programas de combate à desnutrição de crianças e mulheres grávidas, além de projetos de proteção e assistência às mulheres vítimas de violação e agressão sexual. Também devem ser  ampliados os programas de combate à cólera.

O terremoto de 12 de janeiro de 2010 gerou destruição e mortes no Haiti. Cerca de 220 mil pessoas morreram no país, muitas perderam suas casas e vários prédios foram destruídos. O processo de reconstrução da região é o principal desafio do governo Martelly.

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Vozes da cheia do Rio Acre tecem uma rede de solidariedade


Cristina Floresta, que criou o projeto Bagagem das Mulheres da Floresta fala da importância da solidariedade das pessoas neste momento de dificuldades.


Apresentação Mara Régia



Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

Junji cobra remédios gratuitos na lista do SUS


Em discurso na tribuna, deputado diz que Ministério da Saúde tem de cumprir a Constituição e chama a atenção dos parlamentares para a necessidade de amparar pacientes necessitados

Indignado com a falta generalizada de medicamentos, principalmente os de alto custo, nas farmácias do SUS – Sistema Único de Saúde, o deputado federal Junji Abe (PSD-SP) fez um pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (01/03/2012), para cobrar do Ministério da Saúde urgente solução para o problema, garantindo aos cidadãos o direito constitucional de acesso aos remédios.

O drama acomete um número absurdo de pacientes, de classe média ou baixa, como enfatizou Junji, lembrando que o Programa de Medicamentos Excepcionais do Ministério da Saúde deve fornecer, gratuitamente, em parceria com o governo estadual, remédios de alto custo ou extraordinários à população. “A ausência da medicação na lista da SUS para o tratamento de determinadas enfermidades leva os portadores, como única alternativa, a recorrer à Justiça que, uma vez acionada, obriga pequenas prefeituras a fornecer  medicamentos aos pacientes, desencadeando outro problema: a utilização excepcional do já enxuto orçamento municipal determinado à manutenção da saúde local”.

Desde meados do ano passado, o parlamentar vem recebendo centenas de pedidos por assistência no fornecimento de remédios. Dentre outras providências, a situação levou Junji a apresentar o projeto de Lei (2747/2011) que prevê a distribuição gratuita de medicamentos, de altíssimo custo, para o tratamento da MPS – Mucopolissacaridose, doença metabólica hereditária, “altamente devastadora e progressiva”.

Segundo Junji, a mídia nacional traz uma série de relatos cotidianos sobre a falta de medicamentos na rede pública para tratar diferentes moléstias. Ele citou a situação do morador de Bauru, Luís Felipe Pereira, de 23 anos, que corre o risco de perder uma das pernas porque, há dias, espera do Estado o antibiótico adequado para seu tratamento. “Enquanto aumentam os casos e a doença progride, cai a expectativa de vida dos sofridos pacientes do nosso País que são obrigados a permanecer à mercê da negligência do órgão competente”, protestou.

“Como legítimos representantes do povo brasileiro, precisamos engrossar o caldo da luta pela mudança imediata desse quadro, pressionando o Ministério da Saúde a incluir novos e necessários medicamentos na lista do SUS, além de mantê-la sempre atualizada”, conclamou Junji, ao chamar a atenção dos colegas de Parlamento: “É nosso dever amparar os pacientes mais necessitados, lutando sempre pela saúde de qualidade”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 1 de março de 2012

Faa Morena entrevista Carol Celico no programa Ritmo Brasil deste domingo agora


No programa Ritmo Brasil deste domingo, 4, Faa Morena entrevista a cantora gospel Carol Celico. No bate-papo, a cantora falou de seu mais recente CD e DVD, 'Carol Celico', que contou com participações de Claudia Leitte e Ana Paula Valadão.

Carol também revelou que não pretende fazer shows para divulgar seu trabalho por considerar sua família a grande prioridade neste momento. Ainda na entrevista, Carol relembra como conheceu o jogador do Real Madrid, Kaká, com quem é casada e tem dois filhos.

Ritmo Brasil, com apresentação de Faa Morena, vai ao ar todos os domingos, às 18h15, na RedeTV!

Fonte: AI

RÁDIO NOTÍCAIS - Governo faz plano emergencial para retomar pesquisas na Antártica

Governo faz plano emergencial para retomar pesquisas na Antártica.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

RÁDIO NOTÍCIAS - Superior Tribunal de Justiça suspende julgamento sobre provas da Lei Seca

Superior Tribunal de Justiça suspende julgamento sobre provas da Lei Seca.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Acordo para descarte de pilhas e baterias em SP

Fabricantes de pilhas e baterias fecharam um acordo com o governo paulista para recolher o lixo tóxico no estado, e, assim, evitar a contaminação do meio ambiente.

Click e Assista:

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Decisão da Justiça abre precedente que beneficia usuário de planos de saúde

O Superior Tibunal de Justiça decidiu recentemente que os planos de saúde não podem mais estabelecer limite máximo de gastos com internações em hospitais. Os ministros entenderam que a cláusula era abusiva.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

OAB de Ponta Porã acompanhará investigações sobre assassinato de jornalista


Uma comissão composta por três advogados ligados à Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ponta Porã (MS) vai acompanhar o inquérito policial que apura o assassinato do jornalista Paulo Rocaro, morto a tiros no último dia 12.

A comissão especial servirá para assegurar que sejam devidamente cumpridas todas as medidas necessárias para a identificação dos assassinos e para a resolução do crime, como perícias e interrogatórios, entre outros procedimentos.

Criada por meio de uma portaria assinada pela presidenta da 5ª Subseção da OAB, Nina Negri Schneider, a comissão é formada pelos advogados André Orue Andrade, João Batista Sandri e Ricardo Soares Sanches Dias.

Ontem (27), Nina Negri se reuniu com o presidente do Clube da Imprensa de Ponta Porã, o radialista Diovano Cézar. Ele relatou que os profissionais da área que atuam no estado estão preocupados diante das notícias de que outros jornalistas e radialistas estão sofrendo ameaças por conta de seus trabalhos.

Filiado ao PT de Ponta Porã (MS), Rocaro havia participado de uma reunião política e voltava para casa quando, no final da noite do dia 11, foi alvejado por dois motoqueiros que dispararam ao menos 12 vezes contra seu carro e fugiram sem levar nada. O crime ocorreu em uma avenida do centro da cidade. Atingido por vários tiros de pistola calibre 9 milímetros, o jornalista foi levado para o hospital mais próximo, mas não resistiu aos ferimentos.

Além de fundador do site Mercosulnews, Rocaro era editor-chefe do Jornal da Praça, em que trabalhava há quase 30 anos. Ele também publicou três livros, entre eles um sobre a atuação de grupos de extermínio na fronteira Brasil-Paraguai.

Rocaro foi o segundo jornalista brasileiro morto este mês. Quatro dias antes, o jornalista Mario Randolfo Marques Lopes e a companheira dele, Maria Aparecida Guimarães, foram mortos na cidade fluminense de Barra do Piraí (RJ). Um terceiro jornalista já havia sido morto em janeiro. Funcionário da Rádio Sucesso, de Camaçari, na região metropolitana de Salvador (BA), Laércio de Souza, de 40 anos, foi assassinado a tiros.

Entidades profissionais e de defesa dos direitos humanos, como a Sociedade Interamericana de Imprensa e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), condenaram os assassinatos e cobraram medidas para garantir a segurança dos profissionais da área.

No último dia (18), a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, referiu-se aos assassinatos de jornalistas como “crimes de extermínio” e cobrou do Congresso Nacional a aprovação da proposta que transfere à esfera federal a investigação e o julgamento dos crimes cometidos por milícias ou grupos de extermínio.

Fonte: Agência Brasil

Seu Direito - Planos de saúde


Quem paga plano de saúde nem sempre recebe o que contratou. Por isso, o usuário deve ficar atento e denunciar abusos de operadoras. Conheça o caminho no quadro "Seu Direito".

Click e Assista:

Fonte: EBC

Maconha ainda é principal droga usada na América do Sul, mostra relatório


Relatório divulgado hoje (28) pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que a maconha continua sendo a principal droga usada na América do Sul. A prevalência anual de abuso de maconha atingiu 3% da população da região entre 15 e 64 anos, ou seja, cerca de 7,6 milhões de pessoas, em 2009.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), cerca de 20% da maconha usada no Brasil têm origem doméstica e 80% entram no país pelo Paraguai. Em 2010, as autoridades brasileiras destruíram 2,8 milhões de plantas de cannabis, incluindo mudas, e apreenderam mais de 155 toneladas da erva.

A cocaína é a principal droga usada por pessoas que se submetem a tratamento por problemas com substâncias químicas na América do Sul. Segundo o relatório da Jife, em 2010, as apreensões de cocaína, tanto na forma de base quanto na de sal, diminuíram em vários países da região, incluindo a Argentina, Colômbia, o Equador, Uruguai e a Venezuela, se comparadas ao ano anterior.

A quantidade total de cocaína apreendida diminuiu de 253 para 211 toneladas na Colômbia, e de 65,1 para 15,5 toneladas no Equador. De 2009 a 2010, a quantidade total de cocaína apreendida  no Peru aumentou em quase 50%, indo de 20,7 para 30,8 toneladas. Em 2010, um aumento da quantidade de cocaína apreendida também foi relatado pela Bolívia (29,1 toneladas), pelo Brasil (27,1 toneladas), Chile (9,9 toneladas) e Paraguai (1,4 toneladas).

Em 2010, a área total de cultivo ilícito de arbusto de coca na América do Sul era 154,2 mil hectares,
6% menos do que em 2009. A área sob cultivo ilícito diminuiu significativamente na Colômbia e teve ligeiro aumento no Peru. No entanto, não houve mudança considerável no cultivo de coca na Bolívia.

De acordo com o relatório, a Interpol (organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de vários países) e o Unodc estimam que o mercado ilícito global de cocaína valha mais de US$ 80 bilhões. Desde 1998, o mercado ilícito de cocaína na América do Norte, que corresponde a 40% do mercado, tem diminuído, enquanto a demanda por cocaína na Europa, responsável por 30% do mercado, tem aumentado.

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Presidenta Dilma pede empenho de deputados e senadores para criação da previdência complementar do servidor

Presidenta Dilma pede empenho de deputados e senadores para criação da previdência complementar do servidor.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

RÁDIO NOTÍCIAS - Brasil perde cerca de R$ 8 bilhões com ligações clandestinas na rede elétrica

Brasil perde cerca de R$ 8 bilhões com ligações clandestinas na rede elétrica.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

Davi Sacer "Caminho do Milagre" música pedida pelo artilheiro do Fantástico


A artilheiro do Fantástico desta semana teve vários pedidos musicais e dentre os artilheiros estava o Fernando Gabriel do Bragantinho que fez 3 gols na vitória sobre o Catanduvense pelo campeonato paulista e pediu a música do Davi Sacer "Caminho do Milagre", fazendo com o Nome do Senhor fosse exaltado neste domingo 26/02/12.

Click e Assista:


Coaching, mentoring, counseling, uma luz na escuridão


Artigo por Ivan Postigo

Em uma reunião, com gestores de várias partes do mundo, eu ouvia a seguinte orientação: - Vocês, brasileiros, são muito criativos, mas extremamente individualistas. Isso pode ser observado nos esportes, na arte e na forma como fazem negócios.

Penso que sabemos disso, o que não sabemos muito bem é como lidar com isso, não é verdade?

O quente sangue latino, que nos leva a extravasar a tendência ditatorial, mais afeita ao comando que à liderança, incentiva mais a luta pelo poder do que pelos resultados.

Isso parece um exagero, se considerarmos que somos vistos como um povo pacífico, não é verdade?

Não, não é verdade!

O Brasil, de acordo com estudos divulgados em Genebra, responde por 10% de todos os homicídios praticados no mundo. Algumas cidades apresentam números que superam os  dos que países em guerra como o Iraque. Mais de 20% das mortes em São Paulo e Rio de Janeiro são frutos da violência.

A estupidez no nosso trânsito mata por ano mais de 40.000 pessoas. Em números crescentes já chegou a 160 casos fatais por dia. A maioria dos condutores tem entre 21 e 30 anos. Nesse terrível cenário de guerra figuram as motos, com 61% dos acidentes.

Diariamente são pagas de 900 a 1.000 indenizações por morte, invalidez e assistência médica a feridos em acidentes. Uma terrível perda para a sociedade, em vidas e material.

Essa brutalidade ocorre apenas nas ruas?  Não, invade nossos lares, escolas e empresas.

Horas no trânsito, a falta de gentileza, a marginalidade, a banalidade, tiram o encanto da vida, roubam energia e a concentração para o estabelecimento de relações e o desenvolvimento de projetos.

Aplaudo todos os dias a internet, mas a vigio para que não contribua com o isolamento. A internet é uma armadilha para o solitário, apanha-o pela mão e o leva a caminhar pelas terras de ninguém, dando-lhe a falsa impressão de companhia. Lá, o homem se sente o dono da verdade e pode usar seu Avatar como seu procurador, sem se expor.

A volta à realidade, com a mão que bate à porta, o telefone que toca, resgata a ansiedade e a agressividade.

Não importa se é um aluno, um cliente, um fornecedor, um candidato, um colaborador precisando de ajuda ou orientação, ouvi-lo é um desconforto.

O resgate já não é apenas de conceitos, mas do homem. Isso precisa começar cedo, enquanto a criança, em um doce abraço, pede para que lhe leia um livro ou lhe conte uma história. Sim, a criança, a mesma que está sendo abandonada, arremessada contra as paredes e atirada ao lixo, aquela que menciona Lucas (18,15-17):

“Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam. Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: - Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo, quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira alguma entrará nele.”

Como ler um livro ou contar uma história ao homem, crescido, necessitado de apoio?

O livre-arbítrio lhe dá o poder da escolha, mas se decidir pela orientação há três formas interessantes:

Coaching
O coach ou treinador, atua encorajando e motivando os pupilos, identificando competências, transmitindo informações e desenvolvendo talentos individuais para a melhoria  de  desempenho, dentro de um projeto estabelecido por estes ou no qual estão envolvidos. O trabalho pode ser coletivo ou individual.

Mentoring
O mentor ou tutor, planeja, acompanha e avalia o desenvolvimento dos pupilos em um processo pedagógico. Mentoring é aplicado em projetos  de formação de indivíduos.

Counseling
O aconselhamento é um processo de interação entre indivíduos e integração para tomada de decisão. O objetivo é melhorar as habilidades pessoais e técnicas para aplicação nos momentos de  escolha. Os mecanimos permitem que as pessoas  se conheçam melhor, ajudando-as a  se ajudarem.

Para o homem que precisa sossegar a alma, mudar o jeito, aumentar a competência, vai um conselho de Catherine de Hueck Doherty: “Com o dom de ouvir, vem o dom de curar”.


Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Autor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas
Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652
www.postigoconsultoria.com.br
ivan@postigoconsultoria.com.br
Twitter: @ivanpostigo

Médicos e enfermeiros fazem ato em São Paulo em favor do SUS


O presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, defendeu hoje (26) a necessidade de um fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em ato que ocorreu no Parque do Ibirapuera. Além de mais investimentos por meio da melhoria dos hospitais já existentes e ampliação das unidades, a categoria quer elevação do piso salarial.

Para chamar a atenção da população sobre o conjunto de reivindicações, o Simesp montou duas tendas próximo ao portão 10 do parque, onde profissionais da saúde ficaram à disposição das pessoas que passeavam pelo local para medir a pressão arterial. Das 10h às 14h, foram em torno de mil atendimentos, dos quais foram diagnosticados 25 casos de hipertensão.

“Queremos que a população se conscientize de que o SUS é dela e que ela tem de defendê-lo”, disse Carvalhaes. Ele informou que em todo o país existem 145 milhões que dependem do atendimento médico gratuito, mas que a precariedade da infraestrutura e a má remuneração está comprometendo a qualidade dos serviços.

“No país todo temos um estrangulamento com pacientes atendidos na emergência e sem suporte para continuidade no tratamento”, afirmou ele. O líder sindical observou que há uma estimativa do Ministério da Saúde , segundo a qual, neste ano de 2012, haverá um déficit no orçamento do setor de cerca de R$ 40 bilhões.

Carvalhaes também criticou o processo de privatização parcial do sistema de saúde, dizendo que ele só serve para amentar o lucro das empresas, dificultando o acesso ao atendimento de quem não pode pagar pelos serviços. Ele defendeu a implantação do plano de cargos e salários e informou que aqueles vinculados ao estado recebem piso inicial de R$ 414,30 e à prefeitura R$ l.273,00.

Fonte: Agência Brasil