Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 26 de janeiro de 2013

Associação de juristas evangélicos publica nota a respeito da reportagem da Forbes sobre pastores mais ricos do Brasil: “Dever ético descumprido”

Em virtude da publicação da revista Forbes, que elencou os cinco pastores mais ricos do Brasil numa matéria publicada recentemente, a Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (Anajure), publicou nota pública a respeito do caso.

O documento afirma que a preocupação da Anajure era relativa a uma “postura pejorativa” e também a uma eventual “violação dos sigilos bancário e fiscal dos referidos pastores”.

Porém, mediante a publicação de uma atualização feita pela revista na matéria original, explicando que os dados haviam sido obtidos a partir de informações colhidas na imprensa nacional e internacional, e não com a colheita de dados diretamente no Ministério Público ou Receita Federal, a Anajure entendeu que nenhuma irregularidade havia sido cometida.

A nota pública ressalta que as alterações feitas na publicação no site da revista Forbes não foram conduzidas de maneira correta: “A suma de tudo isso é que a Revista Forbes alterou sorrateiramente o texto inicial em vez de, de modo público e notório, assumir seu erro e a inconsistência de sua reportagem no tocante às fontes citadas. No mínimo, um dever ético foi descumprido”.

A Anajure pontuou que a liberdade de imprensa deve ser “irrestrita [...] mas sempre de acordo com a responsabilidade a ela inerente”.

A nota encerra lembrando que não abordou o assunto sob a perspectiva teológica, mas sim, de maneira a observar os direitos civis a partir da perspectiva cristã: “Para nós, isso não é uma questão de teologia, mas de juridicidade ou antijuridicidade de uma conduta, no caso, a da Revista. Quanto ao mais, a própria igreja evangélica, neste momento de crise em que vive, já tem os líderes com pertinência e autoridade suficientes para fazer as devidas correções teológicas. Não é esse o papel da ANAJURE. Mas, seja qual for a teologia adotada, não se pode mitigar ou ferir as liberdades civis fundamentais dos evangélicos e dos seus líderes”.

Confira abaixo, a íntegra da Nota Pública divulgada pela Anajure, e assinada por Uziel Santana:

Conforme amplamente divulgado pela imprensa, demonstramos, em nota pública anterior (18/01), nossa cautela e preocupação com a reportagem da Revista Forbes, intitulada “The Richest Pastors In Brazil” (17/01), na qual se apontava os pastores mais ricos do país. Nossa preocupação inicial tinha em vista o fato da possível violação dos sigilos fiscal e bancário dos envolvidos. Certamente, se assim o fosse, um ato atentatório às liberdades civis fundamentais.

Do mesmo modo, demonstramos nossa preocupação com uma possível tendência e postura discriminatória e pejorativa aos líderes evangélicos em geral por parte da referida revista. Ressaltamos, também, que, em nenhum momento, estávamos focando na questão teológica ou eclesiástica que envolve a reportagem e os fatos analisados nela. Até mesmo porque, no mérito, pessoalmente, não compactuo com a chamada Teologia da Prosperidade, ainda que esta não seja uma questão fechada ou mesmo prioritária da ANAJURE. Apenas – como uma instituição que luta pela defesa das liberdades civis fundamentais de todos os cidadãos, mesmo os colocados em suspeita –, posicionamo-nos contra uma possível capitis deminutio de direitos humanos fundamentais. Neste sentido, afirmamos, peremptoriamente, que a violação dos sigilos bancário e fiscal dos referidos pastores, seria, num Estado Democrático de Direito, tão grave quanto as acusações que lhes foram imputadas.

Pois bem. Valemo-nos agora da presente nota para informar que, depois da repercussão negativa da possível violação de sigilos fiscal e bancário, como alertamos, a Revista Forbes alterou o conteúdo da aludida reportagem na qual, em princípio, afirmava-se que eles haviam obtido informações primárias do Ministério Público e da Polícia Federal.

Na versão em inglês do dia 17, como nota de rodapé, a reportagem, depois de apresentar os dados do ranking dos pastores mais ricos do Brasil, justificando suas fontes, assim dizia:

“Estimates for net worths were based on numbers reported by Brazil’s Public Ministry of the Union and Federal Police, as well as estimates of the value of each pastor’s private holdings, as reported by Brazilian media, including magazines Veja, Exame, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro and newspapers Folha de S. Paulo, O Globo and O Estado de S. Paulo.” (acesse aqui o printscreen)

Em tradução livre:

“As estimativas para os patrimônios líquidos foram baseadas em números declarados pelo Ministério Público da União do Brasil e pela Polícia Federal, bem como em estimativas do valor das rendas privadas de cada pastor, tal como relatadas pela mídia brasileira, incluindo as revistas Veja, Exame, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo.”

Exatamente assim também estava na versão oficial em português:

“Novo ranking FORBES traz as fortunas dos cinco pastores mais ricos do Brasil. A lista foi estimada segundo dados do Ministério Público e da Polícia Federal, assim como em reportagens publicadas na imprensa nacional.” (acesse aqui o printscreen)

Da forma como estava originariamente nas versões em inglês e portugues da matéria, quedou claro que a Revista Forbes estava usando dados do Ministério Público e Polícia Federal, como se esses lhe tivessem passado diretamente, o que, em tese, ensejaria e tipificaria condutas de natureza criminosa, como expressamos na nossa primeira nota.

Mas, no dia 23, fomos informados por um dos diretores da ANAJURE, o Dr. Antonio Carlos Júnior (o qual havia sido designado por nós para acompanhar o caso, sendo autor, inclusive, neste sentido, do artigo “O sigilo fiscal como direito fundamental“), que a referida reportagem da Revista Forbes havia sido ALTERADA, sem que se o fizesse pública e notoriamente, RETIFICANDO que, realmente, eles não tiveram acesso direto a relatórios do Ministério Público e da Polícia Federal, mas TÃO-SOMENTE ao que foi publicado na imprensa nacional brasileira. Ou seja: não houve consulta e recebimento de documentos da fonte primária – os próprios órgãos públicos citados – mas sim consulta a documentos de fontes secundárias, no caso, todas elas, órgãos da imprensa nacional, e, mesmo assim, apenas no caso dos pastores que já foram investigados pelo Ministério Público ou Polícia Federal (metade dos citados).

Vejam o texto já ALTERADO na nova versão em inglês:

“Estimates for net worths were based on numbers by Brazil’s Public Ministry of the Union and Federal Police (for those who have been investigated by such organs), as reported by the Brazilian media, as well as estimates of the value of each pastor’s private holdings that appeared in major publications, including magazines Veja, Exame, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro and newspapers Folha de S. Paulo, O Globo and O Estado de S. Paulo.” (acesse aqui o printscreen)

Em tradução livre: “As estimativas para os patrimônios líquidos foram baseadas em números do Ministério Público da União do Brasil e da Polícia Federal (para aqueles que tenham sido investigados por tais órgãos), como relatado pela mídia brasileira, bem como em estimativas do valor das rendas privadas de cada pastor que apareceram em grandes publicações, incluindo as revisas Veja, Exame, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo”.

Na versão em português, o texto permanece como publicado originalmente, apontando que “A lista foi estimada segundo dados do Ministério Público e da Polícia Federal…” o que comprova, ainda mais, alguma — mesmo que pontual — incoerência e inconsistência na reportagem da Forbes.

Usando o princípio jurídico do contraditório e da ampla defesa, entramos em contato, via Assessoria de Imprensa, com o articulista da Forbes, Anderson Antunes, autor da reportagem, que gentil e prontamente nos atendeu e confirmou a alteração: “a alteração no rodapé do texto foi feita especificamente para que isto ficasse esclarecido“. Para justificar sua metodologia e esclarecer que não usou dados protegidos por sigilo bancário e fiscal obtidos diretamente dos órgãos públicos citados, asseverou-nos que: “evidentemente, estes dados foram publicados pela imprensa brasileira e até mesmo estrangeira, e foi dessa forma que tivemos acesso a eles. O modelo básico de estimativas de patrimônio pessoal utilizado pela Forbes inclui a pesquisa de informação oficial previamente publicada, além de estimativa de valores de holdings empresariais e, por fim, a checagem de tais informações.” [grifos nossos]. Sobre o cálculo e a metodologia empregada pela revista para chegar aos valores da reportagem, não temos como aferir a exatidão ou não das informações, porque não tivemos acesso a tais dados. O que se sabe é que historicamente a Revista Forbes sempre teve know-how e credibilidade para isso. Mas quanto às fontes, fica evidenciado o erro inicial da reportagem e a necessidade de correção pública, o que não foi feito. Certamente, o Ministério Público, a Polícia Federal e, especialmente, os pastores interessados, assim como os leitores da revista, mereciam, ao menos, um pedido formal de desculpas. Para mim, parece-me que restou provado que talvez a Revista tenha feito tal afirmação sobre as fontes com o fito de buscar credibilidade para sua reportagem.

A suma de tudo isso é que a Revista Forbes alterou sorrateiramente o texto inicial em vez de, de modo público e notório, assumir seu erro e a inconsistência de sua reportagem no tocante às fontes citadas. No mínimo, um dever ético foi descumprido.

A ANAJURE lamenta o episódio e reafirma que continuará lutando pela defesa das liberdades civis fundamentais no Brasil, em especial, dos cristãos. Lembramos, ainda, que somos partidários, promotores e defensores da ampla e irrestrita liberdade de imprensa, mas sempre de acordo com a responsabilidade a ela inerente.

Por fim, ainda quanto ao conteúdo da reportagem da revista e à postura teológica dos pastores citados, reafirmamos, peremptoriamente, o que já assentimos:

“Para nós, isso não é uma questão de teologia, mas de juridicidade ou antijuridicidade de uma conduta, no caso, a da Revista. Quanto ao mais, a própria igreja evangélica, neste momento de crise em que vive, já tem os líderes com pertinência e autoridade suficientes para fazer as devidas correções teológicas. Não é esse o papel da ANAJURE. Mas, seja qual for a teologia adotada, não se pode mitigar ou ferir as liberdades civis fundamentais dos evangélicos e dos seus líderes“.

É para isso que aqui estamos.

Fonte: GM

Ministério da Saúde estará em Ferraz na segunda-feira


Cidade foi sorteada entre outras do País para serem fiscalizadas quanto à aquisição de medicamentos entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012; secretário municipal de Saúde acredita que auditores poderão questionar, também, o armazenamento inadequado por parte da administração anterior de materiais médico-hospitalares comprados recentemente

Auditores do Ministério da Saúde (MS) estarão em Ferraz de Vasconcelos (SP) na segunda-feira (28 de janeiro) para analisar a compra de remédios feita pela administração municipal entre os anos de 2010 e 2012. A visita foi confirmada na tarde de ontem (25 de janeiro) pelo secretário de Saúde da cidade, Juracy Ferreira da Silva (PMDB), durante a reunião realizada em Suzano pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) entre os comandantes da pasta de toda a região.

O secretário de Saúde de Ferraz vai acompanhar passo a passo os trabalhos do MS na cidade. Os auditores adiantaram nesta semana que chegam ao município na parte da manhã. Contudo, não precisaram o horário. A expectativa é que seja entre 9 e 11 horas. Tendo em vista os problemas que tem enfrentado desde que assumiu a Saúde do governo de Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, Silva prevê que a União encontrará irregularidades durante a inspeção.

O chefe da pasta também acredita que o mal armazenamento por parte da administração passada de materiais médico-hospitalares utilizados na rede municipal também poderá ser questionado pelo MS. Há algumas semanas, o secretário encontrou centenas de caixas de produtos, inclusive, inflamáveis, acondicionados de maneira irregular no Centro de Atendimento Integrado à Saúde da Mulher (Caism), localizado no Parque São Francisco, e no Centro Odontológico abrigado no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), na Vila Arbame.

Álcool, seringas, máscaras cirúrgicas, luvas, soro, aparelho para respiração artificial, gel para a realização de ultrassom, iodo, espéculo vaginal (utilizado na colheita para exame de Papanicolau), afastador de língua e cânula de traqueostomia, por exemplo, estão amontoados em caixas de papelão e em sacos plásticos em espaços sem ventilação e iluminação adequados. Mesmo com a data de vencimento longínqua, muitos materiais terão de ser incinerados por conta do mal armazenamento, com direito à exposição à infiltração, bolor e insetos.

Silva explica que Ferraz de Vasconcelos e outras cidades do País foram escolhidas por sorteio para serem fiscalizadas quanto à aquisição de medicamentos entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012. No momento em que agendaram a vistoria no município, os auditores solicitaram uma relação com todos os documentos pertinentes ao assunto, sobretudo os que tratam sobre a compra de remédios feitas com repasses:

         "Já determinei aos funcionários da Secretaria de Saúde de Ferraz que fosse feito o levantamento, para que as informações fiquem à disposição dos auditores com clareza e rapidez. Pelo jeito que encontrei a pasta, é bem possível que o Ministério da Saúde encontre irregularidades nas compras realizadas nos últimos três anos", observa Silva, que já foi informado que não terá acesso ao relatório preliminar dos auditores.

Isonomia salarial
O secretário de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, Juracy Ferreira da Silva (PMDB), falou sobre a auditoria do Ministério da Saúde em sua cidade durante a reunião realizada ontem entre os secretários municipais de Saúde do Alto Tietê. Convocado pelo prefeito de Itaquaquecetuba, o médico Mamoru Nakashima (PTN) e organizada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o encontro serviu para que os gestores discutissem a possibilidade de unificar os salários dos médicos da região.

Apesar de acreditar que a isonomia poderia facilitar a permanência dos médicos na rede municipal, principalmente pelos baixos salários oferecidos não de hoje no setor, o representante ferrazense não acredita que a proposta avance. Segundo Silva, um dos entraves é a disparidade de arrecadação e de orçamento entre as cidades que o Alto Tietê abarca:

"Esse é um detalhe importante, que poderia, inclusive, inviabilizar a criação de um salário igual para a categoria na região. Mogi das Cruzes, por exemplo, é o oitavo município mais rico do Estado de São Paulo. Na outra ponta, temos Ferraz, o quinto mais pobre em investimento público. Não dá para se discutir igualdade salarial entre essas duas cidades".

Juracy defende que a questão seja discutida pelo Governo do Estado, pelo Congresso Nacional e pelo Ministério da Saúde:

"Essas esferas é que precisam nos ajudar a colocar em prática esse tipo de melhoria, que, indiscutivelmente, resultaria num melhor atendimento à população que depende da rede pública de saúde”, avalia o gestor.

Fonte: SCFV / Foto: Jovino Souza

Sirenes de alerta são acionadas em cinco comunidades do Rio devido ao risco de deslizamentos


Rio de Janeiro – Uma forte chuva caiu na madrugada de hoje (26) na cidade do Rio de Janeiro. Devido ao risco de deslizamentos, sirenes de alerta foram acionadas em cinco comunidades da cidade. Segundo o Centro de Operações da prefeitura, o sistema foi acionado por volta das 4h na Rocinha, no Vidigal, na Chácara do Céu, no Sítio Pai João e no Rio das Pedras.

Os moradores foram orientados a saírem de suas casas e se dirigirem a 18 pontos de apoio. As sirenes são acionadas quando chove mais do que 40 milímetros em uma hora. Na Rocinha, foram registrados 58,5 mm. No Vidigal, choveu, em uma hora, o esperado para dez dias.

Mesmo antes do acionamento das sirenes, a Defesa Civil havia enviado mensagens por celular para líderes comunitários treinados para agir nessas situações. Os líderes já tinham alertado os moradores sobre a possibilidade das sirenes tocarem e a população precisar sair de suas casas.

Fonte: EBC

Dilma assina acordos bilaterais com Chile em sua primeira viagem internacional de 2013


Ao desembarcar em Santiago para participar da 1ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) – União Europeia (EU), a presidenta Dilma Rousseff deu início à sua primeira viagem internacional de 2013. Na capital chilena, a presidenta também terá reuniões bilaterais com alguns presidentes, como seu colega chileno Sebastián Piñera, a argentina Cristina Kirchner, o mexicano Enrique Peña Nieto, que tomou posse em dezembro passado, e a chanceler alemã Angela Merkel.

Às 8h30 deste sábado (26), durante café da manhã no Palácio de La Moneda, Dilma e Piñera fazem uma revisão da agenda bilateral entre Brasil e Chile e assinam acordos nas áreas de cultura, educação e cooperação científica na Antártica. As trocas comerciais entre os dois países cresceram quase 50% entre 2006 e 2011, passando de US$ 6,78 bilhões para US$ 9,98 bilhões. O Brasil é o segundo país com maior estoque de investimentos chilenos, na casa de US$ 12 bilhões.

À tarde, a Celac discutirá com a União Europeia uma nova agenda de cooperação inter-regional. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, será adotado, durante a cúpula, o Plano de Ação Celac-UE para o biênio 2013-2014. Além da reunião entre chefes de estado, também serão realizados encontros de acadêmicos, empresários e parlamentares das duas regiões.

A Celac foi criada em fevereiro de 2010 no México e oficializada em 2011 na Venezuela para integrar 33 países da América do Sul, América Central e Caribe. As trocas comerciais entre os países membros da Celac e da UE foram de US$ 278,1 bilhões em 2011, representando um crescimento de 31,5% em relação a 2007, quando eram de US$ 211,6 bilhões. Apesar do aumento, os países sul-americanos reclamam das barreiras comerciais impostas pelos europeus aos seus produtos, o que também deve ser discutido na cúpula.

A data do retorno da presidenta ao Brasil ainda não está confirmada. De acordo com a Presidência, o embarque de volta poderá ser feito no sábado à noite ou no domingo pela manhã. Na segunda-feira, às 18h, Dilma abre o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, que deve receber cerca de 20 mil gestores municipais e assessores em Brasília.

Fonte: EBC

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Transexual diz estudar teologia para se tornar a primeira reverenda do Brasil; Igrejas inclusivas tem crescido no país


As igrejas inclusivas, onde homossexuais, bissexuais e transexuais são aceitos de maneira aberta, tem crescido no Brasil de forma significativa.

No Brasil, atualmente existem aproximadamente 40 denominações com essa abordagem, sendo lideradas por homossexuais assumidos.

De acordo com informações do Yahoo!, a motivação dos fundadores dessas igrejas é oriunda de uma reação à rejeição do comportamento homossexual nas igrejas tradicionais.

O reverendo Nancy Wilson, líder da Igreja Cristã Metropolitana (ICM) afirma que os frequentadores das igrejas inclusivas não são apenas gays: “Hoje não só atraímos homossexuais como também quem diz: ‘Sou solidário a vocês na busca por mais compreensão religiosa’”.

Na ICM, a transexual Alexya Lucas Salvador afirma ter encontrado espaço para conviver e praticar sua fé: “Eu percebi que eu podia ter uma igreja onde podia ser eu mesma. [...] Me alegro por que posso dizer ‘venham, aqui tem uma casa para vocês’”, disse.

Alexya afirma estar estudando teologia para ser a primeira reverenda transexual do Brasil: “As igrejas cristãs vão ter de se abrir para a homossexualidade, para a transexualidade. Eu sei que eu não vou ver isso, mas estou fazendo parte deste processo”, acredita.

Uma das mais conhecidas igrejas inclusivas do Brasil é a Comunidade Cidade de Refúgio, fundada pela pastora Lana Holder.

A estratégia da denominação para atrair novos frequentadores se passa por reproduzir o ambiente que comumente é frequentado por seu público-alvo: as baladas.

Lana explica que nas festas “EletroGospel” realizadas na Cidade de Refúgio, bebidas alcoolicas não são permitidas: “O objetivo é que todos se divirtam com moderação. Somos cristãos e, portanto, contra qualquer promiscuidade”, pontua.

A expansão dessa modalidade de denominações tem preocupado a Igreja Católica, que assume postura abertamente contrária ao homossexualismo. Na visão de Bento XVI, a prática homossexual ameaça a família.

“Não há como negar a crise que ameaça a família em seus fundamentos – especialmente no mundo ocidental”, disse o Papa, ressaltando que o casamento entre homem e mulher é “o autêntico ambiente para se entregar o plano da existência humana”.

Confira no vídeo abaixo, a reportagem do Yahoo! sobre o crescimento das igrejas inclusivas:

Fonte: GM


Fonte: GM

Secretário poaense apresenta Central de Monitoramento para chefe da pasta de segurança de Suzano

Secretário Wilson Moreira apresentou o sistema de
monitoramento para o secretário suzanense, Luiz Higashi

O Secretário de Segurança Urbana de Poá (SP), Wilson Moreira, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 24, a visita do Secretário de Defesa Social e Prevenção à Violência de Suzano, Luiz Higashi. O encontro teve como objetivo o início de uma parceria que visa o combate à criminalidade de uma forma intermunicipal.

Após uma rápida reunião na sede da secretaria poaense, os chefes das pastas se deslocaram à Central de Monitoramento do Sistema de Câmeras para conhecer o funcionamento e a qualidade dos equipamentos.

“O novo sistema que iremos implantar em Suzano deve ser igual ao poaense, por isso estamos aqui hoje. Além disso, também queremos uma integração para tratar a segurança pública em conjunto”, afirmou o secretário suzanense.

Para Moreira, que há alguns dias visitou os prefeitos Mamoru Nakashima (Itaquaquecetuba) e Acir Filló (Ferraz de Vasconcelos) em busca de uma integração maior entre os municípios, ficou feliz com a visita e se colocou a disposição para ajudar no que for possível. “Buscamos esse trabalho com os municípios vizinhos, pois sabemos que a criminalidade não é um problema municipal, portanto temos que nos unir para combatê-la em prol da população”, disse o secretário poaense, complementando que a Secretaria de Segurança de Poá está de portas abertas para o secretário suzanense.

Antes do término do encontro, Higashi viu alguns vídeos onde a atuação do sistema de monitoramento foi decisiva para a autuação de criminosos, além de poder operar uma das câmeras para conferir os ângulos e o alcance da mesma.

Fonte: SCP / Foto: Julien Pereira

Catedral da Sé vira palco da cantata O Diário de Anne Frank no aniversário de São Paulo


Para celebrar o aniversário da cidade de São Paulo nesta sexta-feira (25), o Instituto Vladimir Herzog vai promover um concerto na Catedral da Sé, no centro da capital. A apresentação da cantata O Diário de Anne Frank, do compositor italiano Leopoldo Gamberini, terá início às 17h, logo após a cerimônia inter-religiosa em homenagem à cidade, que será conduzida pelo cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano. O evento é gratuito e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Arquidiocese de São Paulo.

“Esse espetáculo, O Diário de Anne Frank, é uma cantata cênica, ou seja, há um coro de aproximadamente 100 integrantes. Além de cantar, haverá também uma performance artística”, disse Ivo Herzog, membro do Instituto Vladimir Herzog, em entrevista à Agência Brasil.

A cantata será regida pelo maestro brasileiro Martinho Lutero Galati e a execução estará a cargo do Coro Luther King, acrescido de um madrigal de solistas e da orquestra sinfônica. “É uma composição feita pelo Leopoldo Gamberini em parceria com Otto Frank, o pai de Anne Frank. É uma música clássica, erudita, mas nessa montagem há até música eletrônica. É uma coisa bastante arrojada e inovadora”, acrescentou Herzog.

Além de celebrar o aniversário da cidade, a apresentação também pretende dialogar com as pessoas sobre a violência atual. “É uma bela obra, um espetáculo cultural muito forte. A história de Anne Frank [adolescente alemã de origem judaica, que morreu em 1945, aos 15 anos de idade, em um campo de concentração, vítima do holocausto] é uma história atual, de perseguição, de intolerância, de violência”, comentou Ivo, que é filho do jornalista Vladimir Herzog, o Vlado, morto durante a ditadura militar.

A escolha da Catedral da Sé como palco da cantata não foi aleatória. “A Catedral da Sé, em si, tem um significado muito grande porque a história do meu pai não seria aquela que é se não fosse a missa de sétimo dia [que reuniu milhares de pessoas no local], que aconteceu na catedral no dia 31 de outubro de 1975. O processo de mudança do Brasil e o início do processo de redemocratização ocorre na Catedral da Sé, naquela missa de sétimo dia. A oportunidade de levar essa obra belíssima à catedral tem um significado maravilhoso”, disse.

Fonte: EBC

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Moradores cobram Estado sobre chacinas e ação de grupos de extermínio


Em audiência pública hoje (24) no bairro do Capão Redondo, na zona sul da capital paulista, moradores cobraram providências do Poder Público para as recorrentes chacinas e a atuação de grupos de extermínio na periferia da cidade. No dia 4, sete pessoas foram mortas em um crime no Capão Redondo.

Francisco José Carvalho Magalhães, pai do estudante Pedro Thiago de Souza Magalhães, executado no Campo Limpo – bairro vizinho do Capão Redondo – aos  20 anos por um grupo de extermínio em 14 de outubro de 2012, pediu apuração sobre o caso, ainda sem solução. “Ninguém sabe falar nada. Recolheram o corpo do local rapidamente e ninguém nunca me deu explicação. Cheguei na delegacia, o boletim de ocorrência já estava feito. Ele foi morto com armas exclusivas das Forças Armadas”, disse.

Magalhães diz que, em um domingo, seu filho, que cursava administração de empresas no Centro Universitário Anhanguera, em São Paulo, saiu de casa ao meio-dia para um fazer trabalho da faculdade. “Ele saiu de casa falando que ia pegar o pen drive. Quando deu três horas, me ligaram que ele tinha sido alvejado a bala”. Pedro foi morto com nove tiros, sete dados pelas costas. No boletim de ocorrência consta apenas que quatro pessoas desceram de um carro prata e dispararam contra o rapaz.

Depois da morte de Pedro, a região foi palco de uma chacina que deixou sete mortos no último dia 4. O crime, que ocorreu no Capão Redondo, está sendo investigada pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Corregedoria da Polícia Militar, órgão que apura desvios de conduta de membros da corporação.

A Secretaria de Segurança Pública descartou que uma das vítimas da chacina seria o cinegrafista amador que fez imagens de uma ação policial no mesmo bairro, ocorrida em novembro do ano passado e que resultou na morte de um servente de pedreiro. As imagens mostram que um policial militar dispara contra um homem mesmo depois de ele estar rendido.

“O que aconteceu lá foi uma retaliação aos trabalhadores. Todo mundo sabe que dentro da polícia existe um grupo de extermínio, isso aí está na cara, não tem mais como esconder de ninguém. Aquela gravação foi para a mídia, vieram dar o troco”, disse Doraci Mariano, presidente da Associação Joacris, presente na audiência.

“Hoje, a polícia é motivo de medo. As crianças veem um carro e já correm. Na verdade, eles [os policiais] acham que da ponte [que dá acesso da Marginal Pinheiros ao bairro do Campo Limpo] para cá todo mundo é bandido. A abordagem é diferente. É com arma na cabeça, o cara pára você e fala: você pensa que está onde, no Jardins? [bairro nobre de São Paulo]”, acrescenta Mariano.

Além das denúncias, os moradores pediram na audiência pública uma maior presença de políticas públicas na região, ligadas a cultura e a cidadania. “As reivindicações vão desde Bolsa Família para as vítimas da violência, que já estão passando necessidade, a trazer para cá os programas sociais de esporte, lazer e cultura para a garotada, para as pessoas que estão à margem, trazer projetos sociais que a gente não conhece”, disse Paulo Roberto Clemente da Silva, da organização não governamental Capão Cidadão.

Convidados a participar da audiência, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sotilli, e o secretário municipal da Igualdade Racial, Netinho de Paula, estiveram presentes. “Viemos aqui para aprender com essa comunidade, valorizar o que ela tem a dizer, valorizar sua expressão política, social e cultural. Nós estamos nos abrindo para aprender”, disse Sotilli.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo disse que o secretário da pasta, Fernando Grella, iria se manifestar sobre as cobranças dos moradores em entrevista coletiva na noite de hoje.

Fonte: EBC

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Israelenses vão às urnas para eleger novo parlamento


Os colégios eleitorais abriram suas portas na manhã desta terça-feira em Israel para realizar as eleições legislativas das quais sairá o novo Parlamento (Knesset), com o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu como claro favorito.

Os centros eleitorais fecharão às 22h locais (18h de Brasília) com um dispositivo de segurança reforçado, e as redes de televisão começarão a publicar estimativas no fechamento.

Às 16h (12h no horário de Brasília), com cerca de 5,6 milhões de eleitores inscritos, a taxa de participação era de 46,6%, em alta em relação as legislativas de 2009 (41,9% no mesmo horário) e o maior nível registrado desde 1999, segundo os dados oficiais fornecidos pela Comissão Eleitoral.

O primeiro-ministro votou cedo nesta terça-feira junto com sua esposa Sara e seus dois filhos em um colégio de Rehavia, um bairro elegante do centro de Jerusalém Ocidental onde se localiza sua residência oficial.

Cerca de 5,6 milhões de israelenses são convocados às urnas para renovar os 120 deputados da que será a 19ª assembleia da história do país.

Segundo as primeiras pesquisas publicadas na sexta-feira, o grupo da coalizão de direita, que reúne o Likud de Netanyahu e o partido nacionalista laico Yisrael Beitenu, de Avigdor Lieberman, conquistaria entre 32 e 35 assentos dos 120 que a “Kneset” possui.

A estrela desta campanha eleitoral sem grandes surpresas foi Naftali Bennett, o líder do partido ultranacionalista Lar Judeu, próximo aos colonos, e que, segundo as pesquisas, pode alcançar até 15 assentos.

No centro do espectro político, o Partido Trabalhista (16 ou 17 assentos, segundo as pesquisas), o Yesh Atid (entre 10 e 13) e o Hatnuá, o movimento da ex-ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni (7 ou 8), não conseguiram entrar em acordo para uma coalizão.

Por tudo isso Benjamin Netanyahu tem quase assegurada a vitória para o que seria seu terceiro mandato, o segundo consecutivo.

O balanço da política nacionalista liberal de Netanyahu tem ao seu favor uma economia em boa saúde, mas com problemas no horizonte, com um déficit em 2012 que foi o dobro do previsto.

No plano internacional, Netanyahu tampouco poderá relaxar. Sua política ativa a favor da colonização o coloca sob pressão da comunidade internacional, em particular dos europeus, que pedem que retome o diálogo, suspenso em setembro de 2010, com o presidente palestino Mahmud Abbas.

Netanyahu também não conseguiu convencer seus aliados, principalmente os Estados Unidos, a lançarem uma operação militar contra as instalações nucleares do Irã.

Fonte: O Verbo / Via: ZH

Dilma e Cristina Kirchner devem se reunir na Argentina em fevereiro


Em fevereiro, as presidentas Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, da Argentina, devem se reunir em El Calafate para discutir o fortalecimento das parcerias entre os dois países e a revisão dos acordos comuns já em curso. A reunião foi confirmada pelo embaixador argentino no Brasil, Luis María Kreckler. Segundo ele, o encontro deve ocorrer no dia 28 de fevereiro.

Antes, haverá uma reunião preparatória entre integrantes dos dois países. Em novembro, Dilma e Cristina Kirchner se reuniram e ressaltaram a dinâmica da integração bilateral e regional nos últimos anos, nas mais distintas áreas.

No fim desta semana, Dilma deverá ir a Santiago, no Chile, para a Cúpula Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e União Europeia. Antes da viagem à Argentina, a presidenta pretende comparecer à Cúpula América do Sul-África , em Malabo, na Guiné Equatorial.

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCIAS - Convocação de selecionados no ProUni será divulgada nesta quinta-feira


O prazo para a matricula e entrega dos documentos dos selecionados em primeira chamada vai até o dia 31 de janeiro. A segunda chamada deve ocorrer em 8 de fevereiro. Mais de um milhão se inscreveram para concorrer a 162 mil bolsas distribuídas para 12 mil cursos.

Click e Ouça:

Fonte: EBC 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Descaso com remédios em Ferraz causa prejuízo de R$ 500 mil


Enquanto em algumas unidades da rede municipal de Saúde faltam itens básicos para o atendimento do dia a dia, como luvas cirúrgicas para médicos e dentistas,  medicamentos e outros materiais apodrecem no Centro Odontológico do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic)

Uma situação vergonhosa e criminosa”. É com esta frase que o secretário da Saúde de Ferraz de Vasconcelos (SP), Juracy Ferreira da Silva (PMDB), classifica o descaso da gestão anterior com o estoque de medicamentos e materiais de saúde encontrados em diversas unidades gerenciadas por sua pasta. O problema maior, contudo, foi registrado no Centro Odontológico do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic). Localizado na Vila Arbame, o equipamento abriga cerca de uma tonelada de remédios em estado de putrefação. Prejuízos podem chegar a R$ 500 mil.

Secretário de Saúde Juraci
Desde que assumiu os trabalhos em 2 de janeiro, Juracy está visitando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros endereços que prestam atendimento na rede municipal. O intuito é fazer uma anamnese completa da real situação em que se encontra o setor. Na semana passada, o secretário municipal promoveu o “Fala Saúde”, que reuniu mais de 500 funcionários públicos que trabalham para a pasta para tratar sobre diversos problemas encontrados em suas áreas de atuação.

De acordo com Juracy, a Saúde do município enfrenta uma de suas piores crises. O secretário entrega, inclusive, que faltam itens básicos para o atendimento do dia a dia, como luvas cirúrgicas para os dentistas e para os médicos, bem como remédios nas UBSs. Em contrapartida, foram encontrados no Centro Odontológico do Caic (fechado desde agosto do ano passado para reforma) materiais em estado de putrefação:  

“No Centro Odontológico, encontramos perto de uma tonelada de remédios e de materiais de saúde apodrecendo, devido, supostamente, à infiltração de água de chuva. Os prejuízos podem chegar ao valor de R$ 500 mil. Hoje, existe um depósito para estragar remédios e destruir o dinheiro do contribuinte em Ferraz. É algo indescritível”, lamenta Juracy.

O secretário esclarece que o prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, determinou que fosse feita a retirada imediata dos medicamentos que ainda não se deterioraram do local para adequado armazenamento, avaliação e utilização.

Vistoria    
O Ministério da Saúde inicia neste mês uma série de vistorias nos municípios brasileiros para saber como o dinheiro dos convênios e dos repasses em geral (sobretudo provenientes da União) foram aplicados pelos prefeitos anteriores. Ferraz de Vasconcelos foi incluída na primeira etapa de fiscalização, segundo Juracy:

“No próximo dia 28, uma equipe do Ministério da Saúde estará em Ferraz para fiscalizar a compra de remédios nos últimos três anos (2010, 2011 e 2012). Se for possível, levaremos os auditores até o Centro Odontológico do Caic, para que possam verificar o desrespeito com que foi tratada a saúde pública deste município pela administração anterior”, complementa o secretário.

Fonte: SCFV / Foto: Jovino Souza

Brasil Voluntário vai selecionar mais de 50 mil para a Copa das Confederações e a Copa de 2014


O governo lançou hoje (22) o programa Brasil Voluntário, que tem o objetivo selecionar interessados em trabalhar na Copa das Confederações, neste ano, e na Copa do Mundo de 2014. As inscrições ficam abertas até o dia 16 de fevereiro e podem ser feitas no Portal da Copa (www.copa2014.gov.br). Na fase inicial de preparação e treinamento dos voluntários serão investidos R$ 30 milhões.

Inicialmente, serão selecionadas 7 mil pessoas para atuar nas seis cidades sede da Copa das Confederações, neste ano. Mais 4,9 mil voluntários vão participar das cerimônias de abertura e encerramento em Brasília e no Rio de Janeiro. Depois, serão selecionados mais 50 mil voluntários para trabalhar na Copa do Mundo em 2014.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, adiantou quer o o governo tem uma meta de conseguir a participação de 1 milhão de voluntários na Copa do Mundo, que serão selecionados nos demais países latino-americanos e nos, países de língua portuguesa, entre estudantes de instituições de ensino público como universidades, escolas e funcionários de empresas públicas e privadas.

Essas pessoas estariam fora do programa lançado hoje e trabalhariam nas 12 cidades sede do Copa de 2014. “O voluntariado é essencial para o sucesso desses eventos, tanto na parte operacional quanto nas ruas, “, disse o ministro.

Fonte: EBC

Fabinho quer assessores capacitados na Câmara de Ferraz


Por recomendação do presidente, vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, a direção da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos (SP) decidiu capacitar os 17 assessores parlamentares comissionados para que eles possam desempenhar a sua função da melhor maneira possível. A orientação básica ocorreu na segunda e terça-feira, dia 22.

Na ocasião, os assessores parlamentares conheceram de forma resumida partes do Regimento Interno (RI) da Casa. Na prática, foram dadas noções essenciais sobre a elaboração de indicações e requerimentos, isto é, as tarefas mais afetas ao seu trabalho. Além disso, os tipos de moções, de projetos e de sessões e a relação institucional entre os Poderes Legislativo e Executivo também foram esclarecidos.

Os assuntos foram ministrados pelo diretor-geral Legislativo, Alexandre Balbino Rosa, a diretora de Contabilidade, Honorina Silva Mello, o chefe de Gabinete, Nélson Mesquita de Souza e o assistente técnico legislativo, Krisna Batista Ribeiro. Para Alexandre Balbino, a qualificação serviu ainda para estreitar o relacionamento entre os servidores comissionados e os funcionários do setor administrativo.

“Na realidade, tivemos a oportunidade de conhecer melhor os assessores parlamentares comissionados e, com isso, prepará-los para o dia-a-dia na Câmara Municipal. Afinal, trabalhar no Legislativo é um privilégio”, disse Alexandre Balbino. Ele avaliou como positivo o treinamento. Na sexta-feira, dia 18, a direção reuniu-se com os servidores efetivos. O encontro visou “oxigenar” o ânimo dos funcionários.

Fonte: AICMFV

Ônibus voltam a circular depois de greve de motoristas e cobradores em São Paulo


Por volta das 11h da manhã, o primeiro dos 366 ônibus que deixaram de circular hoje (22) por conta da greve de motoristas e cobradores saiu da garagem da Viação Transpass. De acordo com a São Paulo Transporte S.A. (SPTrans), o Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) continuará funcionando até que a circulação de 90% da frota esteja normalizada. Não há, entretanto, previsão de horário para que isso ocorra. Diariamente, 330 mil pessoas são usuárias dessas linhas.

A paralisação dos 2,8 mil trabalhadores foi suspensa após duas rodadas de negociações com representantes da empresa. De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano (Sindmotoristas), a principal reivindicação, que pedia o fim do banco de horas, foi acatada pela Transpass, que passará a pagar horas extras aos funcionários.

Cinquenta e duas linhas de ônibus que atendem a zona oeste e central da capital deixaram de circular durante a madrugada. Moradores de nove bairros foram afetados: Jardim Educandário, Jardim Maria Luiza, Cohab Educandário, Cohab Raposo Tavares, Vila Sônia, Butantã, Lapa, Barra Funda e Centro.

Fonte: EBC

Motoristas em greve param 52 linhas de ônibus em São Paulo


Cinquenta e duas linhas de ônibus deixaram de circular hoje (22) na capital paulista por conta da greve de motoristas e cobradores da Viação Transpass. Mais de 360 ônibus estão retidos nas duas garagens da empresa, dificultando o deslocamento de passageiros, principalmente da zona oeste e central. Diariamente, 330 mil pessoas são transportadas por essas linhas, de acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano (Sindmotoristas).

O Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado, segundo a São Paulo Transporte S.A. (SPTrans), às 3h30. O Paese está atendendo nas 35 linhas de maior demanda com uma frota de 225 ônibus, informou o órgão municipal.

Os bairros atendidos pela Viação Transpass são: Jardim Educandário, Jardim Maria Luiza, Cohab Educandário, Cohab Raposo Tavares, Vila Sônia, Butantã, Lapa, Barra Funda e Centro.

O Sindmotoristas negocia desde a madrugada com representantes da empresa, mas não houve acordo na primeira rodada de negociações. "Começamos a segunda rodada por volta das 7h30. Estamos aguardando uma posição da Transpass, mas ainda não há previsão para retorno das atividades", informou o diretor do sindicato, José Valdevan Santos.

Os cerca de 2,8 mil motoristas e cobradores reivindicam o cumprimento do acordo coletivo firmado com os empregadores. Entre os pontos que estão sendo negociados, está o fim do banco de horas, pagamento de feriado com 100% do valor do dia normal, retorno do contracheque com detalhamento das informações, programação de férias com pelo menos trinta dias de antecedência e presença do cobrador no momento de conferência dos valores apurados da viagem.

Fonte: EBC

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Damares reinicia gravação de seu novo álbum


Depois de um curto período de férias para renovar as energias, a cantora Damares retoma as gravações do seu álbum, "O Maior Troféu" com previsão de lançamento para o mês de março. Nesta segunda (21) a cantora desembarca no Rio de Janeiro onde acompanhará as gravações do back vocal e também gravará sua participação nas músicas sob os cuidados do produtor Emerson Pinheiro. Na quarta-feira (23) será a vez da cantora estar em São Paulo acompanhando o trabalho do maestro Melk Carvalhedo.

Possivelmente na sexta-feira a cantora estará finalizando as fotos do projeto gráfico. Muitas novidades e promoções estão a caminho por conta do lançamento do novo álbum de Damares. Vale lembrar que "Diamante", o trabalho anterior da cantora superou 400 mil cópias vendidas e em 2011 figurou entre os 10 álbuns mais vendidos do país incluindo artistas seculares, nacionais e internacionais.

Fonte: AI

No Egito, família inteira é condenada à prisão por se converter ao cristianismo


Uma família completa foi sentenciada a 15 anos de prisão por se converter ao cristianismo na cidade egípcia de El Beni Suef, 115 km ao sul do Cairo. Nadia Mohamed Ali Mohab e seus filhos, Maged, Sherif, Amira, Amir, e Nancy Ahmed Mohamed Abdel-Wahab. As outras sete outras pessoas envolvidas no caso foram condenadas a cinco anos de prisão.

Nadia Mohamed Ali, uma mãe de oito filhos, nasceu cristã, mas se converteu ao Islã para se casar com seu marido Mustafa Mohamed Abdel-Wahab. Depois de sua morte, em 1991, ela decidiu voltar à sua religião original com seus filhos, segundo informações do Acontecer Cristiano.

O caso da família de Nadia começou em 2004, quando, após a conversão, ela e seus filhos decidiram mudar seus nomes muçulmanos em seus cartões de identidade com seu nome e cidade de mudança de residência. Para fazer isso, tiveram a ajuda de sete funcionários do Escritório de Registro Civil.

Em 2006, um de seus filhos foi preso pela polícia que, suspeita pelos documentos, levou o jovem que havia mudado seu nome para Bishoy Malak Abdel-Massih. Naquela época os policiais o interrogaram por horas até que ele confessou sua conversão ao cristianismo. Os juízes decidiram então prender a mãe e todos os seus filhos, além dos sete funcionários do escritório de registro civil.

A lei islâmica, Sharia, é a base da nova Constituição egípcia, o que torna punível com a pena de morte a apostasia. Porém os juízes afirmam terem usado de “benevolência” para condenar a família apenas à prisão

Fonte: GM.