Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 16 de janeiro de 2016

Prefeito Izidro empossa quatro novas secretarias em Ferraz de Vasconcelos

Izidro cumprimenta a nova secretária de comunicação
O prefeito em exercício, José Izidro Neto, empossou, na manhã desta sexta-feira (15 de janeiro), as novas secretárias municipais de Ferraz de Vasconcelos, das de Comunicação Social, Educação, Habitação e Promoção e Desenvolvimento Social. A cerimônia, regida pelo Departamento Cerimonial e Relações Públicas, aconteceu no Hall do Palácio da Uva Itália e foi prestigiada por secretários, vereadores e outras autoridades.

Cristina Gomes, jornalista há 20 anos, assumiu a Secretaria de Comunicação Social. A profissional, que iniciou sua carreira em Ferraz das Vasconcelos, volta a atuar na cidade sob confiança do prefeito. “A Cristina tem uma grande experiência, passando por grandes jornais da região. Tenho certeza que fará uma boa comunicação das secretarias para a comunidade ”, explicou Izidro.

Na pasta de Educação, a funcionária da Prefeitura há 10 anos, Jussara Karen Derêncio Abdo, assumiu a frente. Emocionada, a professora e pedagoga foi escolhida de forma democrática por diretores e supervisores de escolas municipais no dia 5 de janeiro. “Sempre acompanhei a educação e vi que ali haviam grandes nomes com potencial. Assim, tivemos a ideia de solicitar uma reunião com profissionais da área para que indicassem três pessoas. Dessa forma, a Jussara conquistou seu espaço na secretaria. Ela tem nossa confiança e de toda rede de ensino”, declarou o chefe do poder executivo municipal.

Já com trabalhos de assistência e visitas as áreas afetadas pela chuva, acompanhada do prefeito Izidro e do secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Petegrosso, Maria Aparecida Izidro Lameirinha toma a frente pela segunda vez da Secretaria de Habitação. “Nós entramos na favela, vimos a realidade, e administração é isso. Precisamos olhar para todos, mas principalmente para os menos favorecidos, para quem precisa de ajuda, por isso essa área da administração é de extrema importância e a Cida está qualificada para assumir essa responsabilidade”, falou Izidro. Para Maria Aparecida, “Ferraz começa uma nova história”.

Por fim, na pasta de Promoção e Desenvolvimento Social, a assistente social Elisabete Bento de Souza, funcionária de Prefeitura há 21 anos, assume pela segunda vez a pasta. “Quando o prefeito me fez o convite, fiquei com medo, pois é muita responsabilidade assumir esse cargo, mas é o meu município de coração e confiaram em mim. Nós e nossa equipe faremos o possível para que a cidade melhore ainda mais”, declarou Elisabete.

A posse foi marcada também pelo pronunciamento do vereador Willians Santos, o Willians do Gás, do secretário de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, e do presidente da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), José Rezende Filho.

Foto: Jovino Souza

Ministério Mãshîah se prepara para gravar primeiro DVD

O Mãshîah começa o ano de 2016 com muito trabalho. Os integrantes: Felipe Escaleira vocalista, Bruno César no teclado, Márcio Bastos na Bateria e Marcelo Bastos no Baixo, voltaram das festas de fim de ano com um propósito: se preparar para fazer o melhor na gravação do primeiro DVD do Ministério. Para isso eles se dedicam em tempo integral nesse mês de Janeiro as orações, ensaios.O DVD ‘Milagre Inesperado’ será gravado dia 06 de Fevereiro as 19hs, em Fortaleza (CE), na sede da Comunidade Cristã Logos, liderada pelos pastores Everaldo e Ilma Silva.

Das 14 músicas selecionadas para a gravação está ‘Reconstruindo os Muros’, que já é sucesso nas rádios. Além da canção ‘Milagre Inesperado’ que dará título ao DVD,  single e as demais canções do mais recente álbum do Mãshîah que foi lançado pelo selo digital da Universal Christian Group (UMCG) e já estão disponíveis nas plataformas digitais e em breve no físico.

Marcelo Bastos que é o fundador e compositor de todas as canções do Mãshîah e também de muitos outros sucessos do mercado fonográfico cristão, como por exemplos: O Novo de Deus, O Poder da Fé, Tempo Favorável, O Haja de Deus, Espírito Santo, Deus do Secreto, etc. acredita que o DVD é um importante passo para o Ministério.

“Estamos muito felizes e gratos a Deus porque estamos vivendo o Milagre Inesperado nas nossas vidas. É uma expectativa muito grande, contudo temos a certeza que Deus está no controle de tudo. Afinal tudo é dEle, por Ele e para Ele”, conta Marcelo.

Serviço:
Gravação do DVD Milagre Inesperado – Ministério Mãshîah
Data: 06/02/2016
Horário: 19 horas
Local: Comunidade Cristã Logos Sede (Logos Siqueira)
Endereço: Av. Osório de Paiva, 3390, Bairro Siqueira, Fortaleza (CE)
Entrada: 1kg de Alimento não perecível

Fonte: AI

Com crise, mais brasileiros passaram a trabalhar por conta própria

A proporção de pessoas que trabalham por conta própria entre o total de ocupados aumentou de 17,9%, em janeiro de 2013, para 19,8% em novembro de 2015, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento cobre as seis principais regiões metropolitanas brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador). Na avaliação do economista e pesquisador do Ipea Miguel Foguel, o aumento do trabalho por conta própria está relacionado à crise econômica e à consequente redução dos empregos formais.

Segundo Foguel, os trabalhadores por conta própria podem ser divididos em dois grupos: os que contribuem para a Previdência Social e os que não contribuem. Em 2013, os autônomos do primeiro grupo eram 5,2% do total de ocupados nessas seis regiões. Esse percentual subiu para 7,4%, em novembro de 2015. Já os trabalhadores por conta própria não contribuintes permaneceram estáveis: 12,8%, em janeiro de 2013; e 12,4%, em novembro de 2015.

De acordo com o economista do Ipea, provavelmente, esse fenômeno tem a ver com a reação defensiva do trabalhador diante de um mercado de trabalho em crise, em que as empresas estão demitindo e deixando de contratar. “Aí, a reação deles ante a dificuldade de encontrar emprego é buscar algum tipo de renda por meio de um microempreendimento ou alguma atividade que se configura como por conta própria, e continuar contribuindo para a Previdência Social, mas agora não mais como um empregado formal”.

No entanto, segundo Foguel, dependendo da restrição orçamentária e da oferta de trabalho na nova fase profissional, alguns deixam de pagar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) porque não podem ou não querem bancar essa despesa.

O fotógrafo Fernando Azevedo, do Rio de Janeiro, é um desses trabalhadores. Depois de atuar por 18 anos em várias editoras e assessorias de imprensa, resolveu dar uma guinada total na vida. Ele se tornou criador de móveis, só fotografa suas criações e há cerca de um mês abriu uma loja em Maricá, na Região dos Lagos, para venda de seus produtos.

O empreendimento está dando tão certo que Azevedo está se preparando para contratar uma funcionária para a loja, além dos dois marceneiros que já trabalham com ele. O fotógrafo e agora designer de móveis atualmente não contribui para a Previdência Social.

Já o professor de educação física Pedro Copelli, também autônomo, começou recentemente a contribuir para o INSS como forma de se preparar para a aposentadoria. Embora tenha curso superior e não enfrente dificuldades em arranjar emprego, ele preferiu trabalhar por conta própria, mas não descarta a possibilidade de retorno ao mercado formal. “Se aparecer algum emprego legal com carteira assinada eu pego porque, na nossa área, é difícil você trabalhar em um só lugar”, disse.

Copelli dá cursos de exercícios funcionais e aulas de futebol feminino há seis anos em um clube em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. No mesmo bairro, dá aulas de futsal em um colégio e está pensando em ampliar o trabalho, com a abertura de turmas de futevôlei, na praia. Segundo ele,  trabalhar por conta própria está sendo compensador e, até agora, a crise econômica não afetou suas atividades.

“Tenho um número razoável de alunos porque não tenho muito concorrente. Com o fechamento das escolas de futebol feminino do Fluminense e do Flamengo, muitas meninas migraram para nós”, disse o professor.

Informalidade
O avanço do trabalho por conta própria também pode ter impacto sobre os números da informalidade no Brasil, de acordo com o economista do Ipea.

Segundo ele, considerando que os trabalhadores por conta própria se subdividem entre os que contribuem para a Previdência Social e os que não contribuem, alguns analistas associam o aumento desse tipo de trabalho como um indicador de crescimento da informalidade, já que nem todos pagam o INSS.

“Se a gente considerar que esse trabalhador por conta própria que contribui para a Previdência Social não é informal, não está havendo um crescimento da informalidade. Mas se eles forem incorporados como informais, então, sim, há um aumento da informalidade. Vai depender de como cada um define [esse conceito], ponderou o economista.

Crise entre os autônomos
Se a crise está levando mais gente a trabalhar por conta própria, comerciantes que já estão nessa modalidade há muito tempo também estão sentindo os efeitos da desaceleração da economia.

O vendedor de frutas Celso Nunes, de Brasília, disse que esse janeiro tem se mostrado o mais fraco desde que ele começou a vender salada de frutas numa barraca que monta no Setor Bancário Norte, no centro da capital, há 15 anos.

“Janeiro é mais fraco mesmo, mas esse tem sido o pior desde que eu cheguei aqui”, calculou.  Pelas contas que faz de cabeça, ele diz que seu faturamento caiu em torno de 70% na comparação como mesmo mês do ano passado. Para compensar a queda nas vendas e o aumento nos custos devido à inflação, desde o início do ano, Nunes resolveu subir o preço da bandeja de salada de frutas, de R$ 5 para R$ 6.

Outros comerciantes informais entrevistados pela Agência Brasil também relataram dificuldades com as vendas recentemente. Sob nuvens negras no céu, o vendedor ambulante Obede Suzarte disse à reportagem que costumava vender de 15 a 20 guarda-chuvas e sombrinhas em dias de chuva no ponto onde monta a sua barraca há cinco anos, na avenida W3 Norte. "Mas neste mês de janeiro, quando costuma chover muito por aqui, tenho vendido umas três ou quatro por dia", contou.

Ele diz que se sente ainda mais prejudicado pela crise porque seu tipo de mercadoria – relógios, barbeadores, carregadores de celular, óculos de sol e radinhos de pilha – não ser de primeira necessidade. "O cliente até vem e olha, mas se não é essencial pra ele, não compra mesmo."

"Tá difícil geral, essa crise financeira chegou para todo mundo", disse a vendedora de churrasquinho Raimunda Nonato da Silva. Ela, que chegou em Brasília vinda do Maranhão em 1979, começou no ano passado a vender espetinhos de carne em uma parada de ônibus da avenida W3, depois de perder o emprego como doméstica. Apesar da redução nas vendas, Raimunda ainda resiste a subir o preço do espetinho, vendido a R$ 3. "Se não, não vendo é nada, meu filho”.

Diante do aumento significativo do número de ambulantes por causa da crise, o governo do Distrito Federal deflagrou desde dezembro uma operação de repressão aos comerciantes informais, agravando a situação dos vendedores de rua.

Desde 11 de janeiro, por exemplo, policias militares e agentes da Agência de Fiscalização do Distrito Federal ocupam cada esquina do Setor Comercial Sul, na região central de Brasília. A justificativa dada pelo administrador regional do Plano Piloto, Marcos Pacco, é "revitalizar o espaço e coibir atividades ilegais". O mesmo tipo de operação ocorre nos arredores da rodoviária do Plano Piloto.

Fonte: AB

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Desemprego é uma das preocupações do governo, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (15), durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, que o esforço do governo federal é para impedir o aumento nos índices de desemprego. “A grande preocupação do governo é o desemprego. É o que nós olhamos todos os dias, é aquilo que requer atenção do governo. Olhamos setores por setores”, afirmou.

A taxa de desocupação registrada no Brasil subiu para 9% no trimestre encerrado em outubro, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, 9,1 milhões de pessoas procuraram e não conseguiram emprego no trimestre encerrado em outubro de 2015.

Prioridades

Segundo Dilma, para a retomada do emprego, algumas medidas são urgentes, como o reequilíbrio fiscal para o Brasil voltar a crescer. Ela defendeu que o Congresso aprove a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e os juros sobre capital próprio e ganhos de capital.

“Essas três para nós são essenciais para a gente perseguir o [superávit] primário e buscar o reequilíbrio fiscal. Precisamos reverter a situação que leva à queda da atividade econômica, garantindo equilíbrio fiscal e volta do crescimento”, acrescentou Dilma.

Fonte: AB

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Abalados, catadores lamentam desolação causada por incêndio na #Cruma

Samuel Ferreira
Apesar da tristeza e preocupação, catadores se unem para recomeçar tudo
A tarde do dia 11 de janeiro de 2016 jamais será esquecida pelos catadores que atuam na Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA), localizada no bairro Calmon Viana, em Poá.

No final de mais um dia de trabalho e problemas resolvidos, eles viveram a realidade do pior pesadelo de quem trabalha com materiais recicláveis: um incêndio em grande proporção no Galpão de Triagem e Armazenamento. Por sorte, ninguém estava no local, pois já haviam fechado o expediente.

Apesar da boa intenção dos vizinhos e alguns catadores em se dirigir ao local e tentar conter as chamas iniciais, o fogo se alastrou rapidamente e nem mesmo a pronta ação dos soldados do Corpo de Bombeiros – que, segundo testemunhas, chegaram ao local em aproximadamente 15 minutos – foi capaz de impedir a destruição do fruto de um intenso trabalho, iniciado nos anos 90, em um pequeno galpão na Vila Varela.
Caminhão destinado à Coleta Seletiva atingido pelo incêndio: atividades
 estão paralisadas

Contudo, a ação heróica desses combatentes do fogo impediu que as chamas atingissem a guarita frontal e os compartimentos onde estão instalados os escritórios da cooperativa, nos fundos da área construída. No demais, além das estruturas do galpão, tudo o que havia em seu interior, como quatro prensas, empilhadeira, paleteira, caçamba, esteira, máquinas, equipamentos e muito material reciclável, foram completamente queimados, bem como os quatro caminhões estacionados no pátio.

Uma das vizinhas da cooperativa, a dona de casa Gislaine Alves da Silva Souza, de 53 anos, lamentou o fato ocorrido e fez um rápido relato sobre o momento em que sua família percebeu o princípio de incêndio na cooperativa.

“Eram seis e vinte da tarde quando o fogo começou a se alastrar. Meu marido saiu correndo para ver se tentava tirar os caminhões, arrombar os portões, porque não tinha as chaves. Era só explosão, explosão, aquela multidão, todo mundo querendo pular o muro para salvar a Cruma”, afirmou.

Tristeza e desolação
Única empilhadeira a gás utilizada na logística do galpão
Um dia após o lamentável acontecimento, cuja notícia repercutiu na imprensa local e regional, bem como em redes nacional e internacional, respectivamente, os catadores aparentavam ainda não acreditar no que estavam vivendo. Ao mesmo tempo em que sentiam a dor da perda do patrimônio e do próprio local de trabalho, expressavam preocupação quanto ao futuro de suas famílias, pois a reciclagem era a única fonte de renda disponível a eles.

Prova disso é o catador Luís Antonio Neves, de 49 anos, um dos cooperados mais antigos da Cruma que, assim como os demais companheiros, externou sua angustiante preocupação com o amanhã.

“Perdi meu ganha-pão, meu sustento. Agora não tenho para onde ir, estou desempregado. Agora quero ver como eu vou fazer sem trabalhar”, disse, sentado na calçada e com patente expressão de tristeza na face.
Galpão de Reciclagem da cooperativa ficou totalmente destruído pelo fogo
Por sua vez, a colega de trabalho Maria Madalena não tem reação diferente de Neves: “Estou me sentindo triste, precisamos de uma ajuda do prefeito, pelo menos um local adequado para nós podermos trabalhar e sobreviver. Eu e meus companheiros dependíamos desse local de trabalho destruído”.
Prensas para a produção de fardos ficaram afetadas pelas chamas

Além da perda do galpão e equipamentos, ela sofreu com a situação de calamidade pública provocada pelas constantes chuvas na cidade, uma vez que a enchente atingiu seus móveis e mantimentos.

“Nós não morremos, estamos vivos, então não acabou tudo”

Embora igualmente abalada, a coordenadora da cooperativa, Elza Maria Rodrigues, 58, entende que, apesar da perda material e do abalo emocional dos catadores, todos precisam se unir para recomeçar tudo e acreditar que o sonho de uma vida mais digna ainda não acabou.

“Meu astral abaixou totalmente. Na hora em que vi tudo aquilo, eu pensei ‘acabou’, mas, depois eu pensei: ‘nós não morremos, estamos vivos, então não acabou tudo’. Vamos recomeçar de novo, mais fortes e firmes no que estamos fazendo, ajudando a comunidade, nós e o meio ambiente”, disse.

Trator enviado pela prefeitura remove material reciclável queimado pelo fogo
“A prefeitura começou a nos ajudar, já é um bom começo e vamos tentar ver se eles ajudam mais ainda”, afirmou, se referindo à limpeza dos resíduos queimados iniciada pela prefeitura no galpão da cooperativa na quarta-feira (13). “Nós temos, diretamente, 45 famílias que trabalham aqui e indiretamente 150 pessoas que dependem dessa cooperativa”, finalizou.

Apesar da triste realidade, no dia seguinte ao incêndio, os catadores fizeram uma reflexão e concluíram que um trabalho construído há 20 anos não poderia sucumbir frente às forças negativas, por maior que fosse. Assim, se reuniram e resolveram buscar soluções para, ao menos, amenizar o sofrimento que viria pela frente.

Um grupo de aproximadamente 20 catadores, se organizou, confeccionou cartazes e se dirigiu à prefeitura. Os catadores foram recebidos pelo prefeito Marcos Borges e solicitaram a elaboração de um plano emergencial, unilateral, com tomada de ações imediatas, com a finalidade de evitar a total paralisação dos trabalhos de coleta seletiva e triagem dos catadores.

Parte dessa iniciativa teve início na manhã seguinte à reunião com o prefeito, quando, após o pedido dos representantes da Cruma, um trator da prefeitura iniciou a remoção do material queimado, que foi depositado em uma caçamba da empresa Pioneira, para a correta destinação.

Gestos de Solidariedade
Desde a notícia do incêndio, estão ocorrendo diversas manifestações de solidariedade e apoio aos catadores, tanto pessoal, quanto nas redes sociais. Até mesmo uma campanha de doação financeira ou de alimentos à Cruma está sendo proposta por simpatizantes da causa, como o ativista social, repórter fotográfico e blogueiro Adilson Santos, protagonista da ação, com a hashtag #crumacontecomigo, ação esta que começou na Comunidade POÁ COM ACENTO.

Diante disso, dirigentes da Cruma sugerem a criação de uma comissão paritária, composta por representantes da cooperativa, do poder público e da sociedade civil, a fim de acompanhar as doações, bem como a destinação das mesmas, com publicação em sites e redes sociais.

Comovidos com a causa, dirigentes da ‘El Sabor Paleteria’ publicaram em redes sociais que todo o lucro obtido com as vendas de sorvetes nos dias 13, 14 e 15 de janeiro será doado à cooperativa. A sorveteria fica situada na Avenida Vital Brasil, 381, na região central de Poá.

A Cruma é considerada de utilidade pública e mantém convênio e parceria com o Poder Público.  Alterações nesse convênio, para melhor atendimento aos catadores, também foram discutidas com a prefeitura, cujas conversações serão retomadas numa reunião a ser realizada no próximo dia 29.

Enquanto os fatos se desenrolam, essas famílias de catadores buscam reunir forças para suportar a dor e superar esse difícil ciclo, sempre ‘unidos pelo meio ambiente’, como sugere o próprio nome da cooperativa.

Fotos: Samuel Ferreira

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O nome de Deus é Misericórdia? Ubirajara Crespo

Lançamento do novo livro do Papa Francisco "O nome de Deus é Misericórdia" levanta questionamentos teológicos ou é mera especulação?

Tem a ver com a aproximação da Nova Era, ou não passa de mera diputa entre religiões?

Podem ser que o Papa tem razão?

A infalibilidade tem a ver com a posição ou com o conhecimento e prática contínua da Palavra?

Deus tem várias qualidades e em todas elas estão presentes nele em seu grau maior. O que existe por detrás da ênfase em uma característica específica de Deus?

Misericórdia, justiça, amor, poder, onisciência, alegria, paz, firmeza, imutabilidade.

Assista o vídeo com o comentário de Ubirajara Crespo

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Prefeitura de Ferraz oferece 250 vagas de emprego

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia está oferecendo mais 250 vagas de empregos para jovens a partir de 18 anos. Os interessados devem comparecer a própria pasta até o dia 20 de janeiro (quarta-feira), situada na Rua Pedro Foschini, 200, na Vila Romanópolis, munidos de currículo. O candidato já sai com entrevista marcada e as vagas são para a região da Zona Leste de São Paulo.

As oportunidades são de 150 vagas para Jovem Aprendiz, direcionadas para os candidatos de 18 e 19 anos, com ensino médio completo ou cursando o terceiro ano. O contratado terá o salário de R$ 720,00, vale transporte e vale refeição. As outras 100 vagas são para Agente de Atendimento Receptivo, em que o interessado deve ter idade a partir de 18 anos, que esteja cursando o terceiro ano ou que já tenha concluído o ensino médio. Para estas vagas, o salário é de R$ 880,00, mais benefícios como vale transporte, vale refeição, assistência médica, odontológica e plano de carreira.

O secretário da pasta, Élio de Andrade Filho, explica que sempre aparecem boas oportunidades de emprego por meio da Indústria e Comércio, e que a Secretaria já vê resultados com as vagas. “São ótimas oportunidades de emprego, principalmente para os jovens que procuram o primeiro emprego, como Jovem Aprendiz. Sempre que recebemos vagas como estas, nós divulgamos e já encaminhamos para entrevista”, afirma.

Para o prefeito em exercício, José Izidro Neto, aproveitar essas chances de emprego que estão surgindo logo no começo do ano, são garantia de um 2016 melhor. “A Secretaria de Indústria e Comércio tem feito um grande trabalho, proporcionando vagas de emprego e encaminhando nosso ferrazenses para boas empresas e cargos. Isso traz qualidade de vida aos munícipes e tenho certeza que este será um ano de muitas oportunidades boas”, conclui Izidro.

Fonte: SCFV

Comércio de Itaquaquecetuba administra queda nas vendas e cautela é a palavra para 2016

Presidente da Acidi, Luciano Dávila, faz balanço positivo e dá orientações para melhorar os negócios neste ano novo

Depois do fim de ano com quedas esperadas na porcentagem de vendas se comparada ao mesmo período de 2014, o comércio parte para mais um desafio em 2016. A orientação da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi) é cautela. Cautela nas compras, na reposição dos estoques e nos gastos. Partindo disso, o comércio da cidade se mostra forte para enfrentar os obstáculos do ano que começa.

No fim de 2015, após um ano de instabilidade econômica, a queda nas vendas em relação ao fim de 2014 já era esperada e fez os lojistas se prepararem, segurando o impacto da redução nos negócios, que girou em torno dos 10%.

Para as grandes redes, a queda nas vendas foi menor. Esperando uma procura abaixo das expectativas, as grandes lojas conseguiram administrar bem os seus produtos e minimizar os prejuízos. O problema maior ficou os com os comércios de pequeno porte. Sem grandes estoques, arriscar-se com grandes gastos gerou quedas significativas, chegando a 30% em alguns segmentos.

O gerente de uma grande rede de departamento em Itaquá, Manuel Silva, contou como se preparou para o final de 2015 e adiantou as suas estratégias para 2016. “Esperamos uma redução e trabalhamos em diminuir esse prejuízo. Nós tivemos uma queda de 7%, em relação a 2014, mas ainda assim foi dentro que esperávamos e acabou sendo um impacto bem assimilado. Para este ano, estamos apostando na mescla de produtos e valores. Dar opções para todas as situações financeiras, assim vamos conseguir lutar mês a mês para manter a loja em uma boa rota”, explicou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi), Luciano Dávila, fez uma avaliação positiva das vendas no período de final de ano. “Claro que é melhor crescer e aumentar as vendas, mas depois do ano instável que passamos, calcular uma queda que gira os 10% acaba não sendo tão ruim. Somando as oscilações de inflação, conseguimos respirar nas vendas de fim de ano”, explicou.

Além da avaliação das vendas, Luciano ressalta que cautela é a chave para se manter forte e crescer em 2016. “O ano começou instável e deve ser assim nos primeiros meses. Então é complicado fazer uma previsão. Os lojistas precisam acreditar que as coisas vão melhorar e trabalhar focado com bastante atenção as vendas e compras. Com cautela, de pouco em pouco, acredito muito que teremos um ano melhor para o nosso comércio. Nenhum segredo maior que trabalhar e acreditar”, concluiu o presidente da Acidi.

Com um novo ano, sempre se renovam as esperanças e é assim que o comércio de Itaquaquecetuba começa 2016, com esperança de melhora e crescimento.

Fonte: AI

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Incêndio de grande proporção destrói galpão da cooperativa Cruma

Samuel Ferreira
Na tarde desta segunda-feira (11), um incêndio de grandes proporções atingiu as instalações da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA), situada no bairro Calmon Viana, em Poá (SP).

O fogo, que começou por volta das 18h00 e consumiu todo o material altamente inflamável que estava armazenado no galpão de reciclagem da cooperativa, produziu uma grande cortina de fumaça e foi controlado pelos homens do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou três viaturas.
Fardos de papel, papelão, garrafas PET e demais materiais de fácil combustão contribuíram para a propagação das chamas.

Não houve vítimas, uma vez que os cooperados, que terminam o expediente às 18h00, já não estavam mais no local no momento do incidente.

A Defesa Civil de Poá auxiliou os bombeiros durante o combate às chamas. Prensas, empilhadeiras e dois caminhões, além de outros equipamentos, foram destruídos pelo fogo.

As causas do incêndio serão investigadas pelas autoridades competentes.

Foto: Adilson Santos - Reprodução da TV Bandeirantes

Luz e Vida apresenta calendários e devocionais para 2016

A Luz e Vida já disponibiliza, em todas as livrarias, os tradicionais calendários do Smilingüido e sua Turma e Meditações, e os livros devocionais da formiguinha, para crianças e o Tempo com Deus, para os adultos.

Os calendários do Smilingüido vêm em três formatos. De bolso, com quatro estampas: Fani e Pildas, a turma do Smilingüido, Fani e o Smilingüido; de parede e o de mesa, que trazem uma ilustração diferente da turma para cada mês do ano.

O modelo Meditações também têm formatos mesa, parede e bolso, com imagens de flores, paisagens e animais. Eles vêm com versículos para cada dia do ano, mensagens semanais para reflexão e um plano de leitura bíblica anual. Os calendários podem ser personalizados com o nome de empresas, congregações e comércios em geral.

Os devocionais do Smilingüido e sua Turma para crianças são ilustrados com a Faniquita e o Smilingüido e têm mensagens com situações do cotidiano que ajudam a aproximar as crianças de Deus. Já o Tempo de Deus, para os adultos, tem o objetivo de estimular o leitor a desfrutar o tempo com Deus e encorajar a não desistir diante de adversidades.

Produtos

O catálogo 2016 também conta com outros produtos, como: agendas, minilivros, diários, almofadas, bloquinhos, bíblias, chaveiros, jogos educativos, bonecos de pelúcias das formiguinhas e da Gabi, DVD’s, marca-páginas, convites, livros para colorir, musicais e maletas.

Fonte: AI

Prefeito de Poá decreta situação de emergência na cidade após chuva forte

Chefe do Poder Executivo tomou a decisão após reunião com os secretários municipais; ele destacou que foi uma das piores chuvas dos últimos 20 anos

O prefeito de Poá, Marcos Borges (o Marcos da Gráfica), decretou Situação de Emergência em todo o município por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade no último sábado (09/01) conforme adiantou em seu blog o repórter fotográfico e ativista social Adilson Santos . A decisão foi tomada após reunião emergencial com vários secretários municipais na manhã desta segunda-feira (11/01) no gabinete. No encontro foram contabilizados os prejuízos causados pelas chuvas, uma das maiores dos últimos tempos, e que deixou 150 pessoas desalojadas, sendo sete desabrigadas, problemas na área estrutural do centro da cidade e prejuízo aos comerciantes desta região, além de problemas em vários bairros do município.

“De acordo com dados da Defesa Civil de Poá, o índice pluviométrico de chuva no sábado foi de 82,5 milímetros, chegando a 88 milímetros em momentos de pico. É muita água que infelizmente não teve vazão suficiente, causando enchentes e alagamentos em vários bairros da cidade”, frisou o prefeito Marcos Borges, ressaltando que além do Centro, mais 14 bairros da cidade foram atingidos.

Com o decreto de Situação de Emergência, Poá pode recorrer à ajuda financeira dos governos Estadual e Federal, por meio da Defesa Civil, que elabora relatórios com as informações dos principais prejuízos sofridos pela cidade. Além disso, a Prefeitura de Poá, de acordo com o chefe do Executivo, já começou a tomar as medidas necessárias para evitar que novos problemas não ocorram no município. “Com o decreto, vamos desburocratizar ações que podem ser feitas diretamente pelo município, como compra de alimentos e mantimentos às famílias atingidas pelas enchentes e aluguel de equipamentos para limpar e desassorear o próprio piscinão, córregos e rios”, frisou o prefeito.

De acordo com o prefeito, assim que iniciou o momento de chuva pesada e, ao perceber que as cidades da Zona Leste começaram a ter problemas, a Prefeitura de Poá, por meio das Secretarias de Segurança, com a Defesa Civil, e de Desenvolvimento e Assistência Social, já iniciaram intervenções imediatas. “Além disso, tínhamos equipes das Secretarias de Serviços Urbanos [SSU], Saúde e Transportes para orientar e ajudar o máximo possível as pessoas prejudicadas com a situação”, explicou o prefeito Marcos Borges.

Além do decreto de Situação de Emergência no município, outras ações estão sendo aplicadas de imediato, como a continuidade do atendimento aos moradores que estão desalojados. “Com o cadastro realizado no primeiro contato com as pessoas, em especial, na ocorrência do problema, estamos fazendo o acompanhamento contínuo e por este motivo providenciando a distribuição de colchões, cobertores, kits de limpeza e de higiene pessoal e cestas básicas”, afirmou Adriana Borges, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que contou com toda a equipe de prontidão para atender as pessoas atingidas pelas chuvas.

Na área da Saúde, o maior prejuízo ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vereador Farid Domingues, o CSII, que foi tomado pelas águas e todos os equipamentos, documentos e provisões médicas foram perdidos. “Vamos ter que iniciar do zero. Perdemos prontuários, suprimentos médicos, equipamentos, quase tudo, além dos danos ao imóvel provocado pela água que atingiu 1,70m de altura. Provisoriamente o atendimento da população será voltado para o prédio do CAPS [Centro de Atenção Psicossocial], disse Alexandre Russo, secretário municipal de Saúde. “Além disso, teremos nove equipes do programa de Estratégia e Saúde da Família [ESF] destacadas para atender as pessoas de todos os bairros atingidos com medidas de combate à leptospirose e outras doenças, por exemplo”, afirmou o secretário.

O prefeito ressaltou que os trabalhos de rescaldo da enchente já tiveram início prontamente na cidade: “Temos equipes nas ruas, recuperando o centro e os bairros atingidos. Quero deixar claro que não será apenas a área central que terá nossa atenção, mas todos os locais atingidos pelas enchentes. Foram 14 bairros identificados pela Defesa Civil com alguma intercorrência e que terão atenção igual no trabalho de recuperação da cidade”, destacou o prefeito Marcos Borges.

Piscinão

Durante a reunião, o prefeito Marcos Borges e os demais secretários debateram na questão das obras do piscinão. Ele fez um desabafo e destacou que vai cobrar providências da empresa responsável pela construção do equipamento que deveria, de alguma forma, reter as águas das chuvas, evitando os problemas que a cidade passou no último final de semana. “Lamentamos tudo isso que aconteceu, mas em momento algum cruzamos os nossos braços. Hoje estamos sofrendo as consequências da inoperância do passado, porque sabemos que esta região de Poá tem relatos que desde a década de 50 tem enchentes. E de lá para cá pouco ou quase nada foi feito. Em 2010 foi iniciado o processo da construção deste piscinão e pouco se avançou. Não se chegou à execução. Este ano de 2015 que conseguimos avançar bastante, mas mesmo assim foi insuficiente”, afirmou o prefeito.

Dados da Secretaria Municipal de Planejamento de Poá apontam que 39,45% das obras do piscinão já foram executadas. “Estarei chamando os representantes da empresa responsável pela obra. Vamos acioná-la por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos para pedir explicações deste atraso. Se eles não têm condições de executar a obra, nós vamos contratar outra empresa. O que não dá para aceitar é esta morosidade, este comodismo, que vem desde que esta obra iniciou”, definiu o prefeito.

Os locais mais atingidos pelos alagamentos e enchentes após a forte chuva do último final de semana foram na área central e nos bairros, como Vila Perracine, Vila lúcia, Vila Perreli, Cidade kemel, Dom Manoel, Jardim Estela, Vila Romana, Conjunto Alvorada, Vila Anchieta, Nova Poá, Calmon Viana, Vila Jaú e Vila Varela.

Participaram da reunião os secretários municipais Adair Loredo (Administração); Adriana Borges (Assistência e Desenvolvimento Social); Douglas Aspásio (Cultura); Marcos Pacheco (Esportes); Sidiclei Lessa (Governo); Osmar Schneider (Habitação); Ângelo Biancolin (Indústria e Comércio); Paulo Dornelas (Obras); Augusto de Jesus (Planejamento); Alexandre Russo (Saúde); Carlos Setsuo (Segurança); Ezequiel Jacinto da Silva (Serviços Urbanos); Greg Iassia Dias (Transportes).

Fonte: Secretaria de Comunicação de Poá - Foto: Flávio Aquino

DJ Matheus Lazaretti - Quero te ter para sempre - Clipe Oficial




Quero te ter para sempre

Eu quero te ter para sempre
Não precisa ser diferente de tudo o que já fez por mim
Quero te ter assim, presente

Tu és a luz que me faz brilhar na escuridão
Minha direção
Tu és quem guia o meu caminho até você

Não tem como agradecer
Não tem como compreender
O amor que você tem mostrado por mim
Mas mesmo assim, obrigado por esse amor sem fim

Eu quero ser a diferença nessa geração
Eu quero ser aquele que toca o coração
Aquele que alcança tudo aquilo que quer
Aquele que levanta a mão pra gritar que tu és

Realização: Gandolfi Filmes e Música
Edição e Finalização: Gustavo Batista

Mais de 360 mil pessoas assistiram ao "Quarto de Guerra” nas telonas

Chayanne Maiara

A produção dos irmãos Kendrick, mesmos criadores de Desafiando Gigantes, À Prova de Fogo e Corajosos, cujo tema central é o versículo de 2 Crônicas 7:14, já inspirou mais de 360 mil pessoas nas telonas pelo país na semana em que o longa completa um mês no circuito. Além disso, o filme Quarto de Guerra ocupa o 4º lugar no top 10 Brasil entre os filmes com o melhor desempenho na semana de exibição, com um acréscimo de 31% no número de público na 5ª cine semana, sendo o único no ranking que não apresentou queda no número de público, segundo o Rentrak.

Portanto, as perspectivas para as próximas semanas do drama cristão Quarto de Guerra são animadoras, pois, segundo a distribuidora Canzión Films, a produção segue para a 6ª cine semana (07/01 a 13/01) com a inserção da película em 85 salas, com sessões nos complexos: Cinemark, Cinépolis, Kinoplex, Cineplay, Cineflix, Cineart, Cineplus, Cinemaxx, Lui Cinematografica e Cine A.

O público encontra o filme nas cidades de Araçatuba, Barueri, Bauru, Belém, Belo Horizonte, Betim, Blumenau, Botucatu, Brasília, Campinas, Campo Grande, Canoas, Cariacica, Contagem, Cotia, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçú, Goiânia, Guarulhos, Indaiatuba, Jaboatão dos Guararapes, João Pessoa, Londrina, Manaus, Marabá, Marília, Mogi das Cruzes, Natal, Osasco, Palmas, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Gonçalo, São José, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Luís, São Paulo, Sorocaba, Taguatinga, Taubaté, Teresina e Vitória. Confira a lista dos cinemas mais perto de você.

Com uma pitada de humor o drama filmado em Charlotte, na Carolina do Norte, demonstra ao público o poder da oração e a força da mulher que persevera em Deus, pois entende que é Ele quem faz o milagre. Além disso, convida a todos para compartilhar esta mensagem de fé que tem lotado os cinemas pelo Brasil.

A Graça de Deus Tem Muitas Formas, Por Eguinaldo Hélio de Souza

Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. (1 Pedro 4.10).

Em algumas ocasiões nós gostaríamos de ser como outras pessoas. Outras vezes nosso desejo é que outros fossem como nós. Queremos geralmente moldar as pessoas de modo que todos se ajustem ao nosso modo de ver as coisas e nos frustramos quando não conseguimos que tudo seja exatamente como planejamos. Isso não vai acontecer.

Deus fez tudo com a marca da singularidade. Se você procurar dois grãos de areia exatamente iguais não vai encontrar. Essa multiplicidade é a assinatura do Criador em sua criação.

Deus nos fez únicos. Não existe ninguém exatamente igual a nós. Por mais parecidos que duas pessoas possam ser, ainda assim terão características singulares que as tornará diferentes. E isso não é um problema. É a marca divina.

A maneira como a graça de Deus se manifestará através de seus filhos também é distinta em cada pessoa. De muitas formas a bondade imerecida de Deus alcançará outras vidas através de nós. Ninguém tem tudo para dar a alguém. Uns ensinam, outros consolam, outros animam. Uns são usados para curar, outros para levar a um encontro com Cristo, outros conduzem pessoas para libertação. Uns fazem isso cantando, outros o fazem orando, outros escrevendo, outros falando, outros simplesmente abraçando, amando e cuidando. A graça de Deus flui através de cada de modo diferente. O importante é que ninguém fica de fora.

Deus usou pessoas para trabalhar em sua vida. Um plantou a semente, outro regou a semente, outro arrancou as ervas daninhas. Pessoas diferentes, com capacidades diferentes, em momentos diferentes, ajudaram você. E essa graça que alcançou sua vida através de outras vidas, precisa fluir através de seu coração para chegar a outros. Deus quer se manifestar em você de uma forma única. Ele mudou você, moldou você para que o amor e o poder divinos fluíssem de você a outros.

Você bebeu da água da vida para que ela se tornasse em seu interior uma fonte jorrando para a vida eterna. Deixe a multiforme graça de Deus fluir sobre e através de você.

Piaget de Suzano confirma turma de Engenharia Civil

 Simone Leone

Engenharia Civil é o mais novo curso da Piaget aprovado pelo Ministério da Educação e está no ranking dos dez cursos mais disputados nos vestibulares todos os anos no País

A Faculdade Piaget, em Suzano, confirmou, com antecedência, nova turma para o curso de Engenharia Civil para início neste semestre. Outros cursos deverão ter as vagas preenchidas nos próximos dias, pois a instituição ainda realizará vestibular sábado, dia 16, às 9h. As aulas começam em fevereiro.

Engenharia Civil é o mais novo curso da Piaget aprovado pelo Ministério da Educação e está no ranking dos dez cursos mais disputados nos vestibulares todos os anos no País. Apesar das turbulências na economia brasileira, com a retração na construção civil, engenheiros encontram amplo mercado de trabalho em construtoras, empresas do segmento, escritórios de elaboração de projetos de construção, assessoria, órgãos públicos de várias esferas governamentais e indústrias, entre outros.

O curso da Piaget tem duração de cinco anos e foi autorizado pelo MEC em outubro de 2015. A turma confirmada é para o período noturno. O curso será coordenado pelo professor Alexandre de Sant’ Anna, engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo (USP), com mais de 30 anos de experiência como docente no ensino superior, sendo mais de 15 na coordenação de cursos de Engenharia Civil e Matemática em universidades do Alto Tietê e na cidade de São Paulo.

Pensando no momento difícil por que passa a economia no pais, a Piaget lançou um programa que permitirá ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso e a outra metade depois de formado: o PPP (Plano de Parcelamento Piaget).  Por exemplo: o aluno que ingressar no curso de Engenharia Civil agora pagará parcelas de R$ 481,25 durante cinco anos, que é o tempo de duração do curso e, ao se formar, terá mais cinco anos para quitar as parcelas restantes. A instituição tem outros programas de bolsas e convênios com empresas.

O vestibular será no sábado, 16 de janeiro, às 9 horas. As inscrições podem ser feitas pela internet (www.faculdadepiaget.com.br) ou no campus, no Jardim Imperador. Mais informações: 4746-7090. Além de Engenharia Civil, a Piaget conta com Estética e Cosmética (novo), Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física.

Nota do Enem
Na Piaget, o estudante que teve aprovação na redação do Enem praticamente tem vaga garantida. Para tanto, deve se inscrever no vestibular, comparecer no dia e, na sala, antes do início da prova, apresentar o boletim do exame. A nota da redação no Enem, para aprovação e classificação, será equivalente à nota da prova da Piaget. Ou seja, se tiver 450 ou mais pontos na redação do Enem, o candidato pode se considerar aprovado e, a partir do dia 18, comparecer na instituição e se matricular no curso escolhido.

Fonte: AI

Mamoru acompanha assistência às famílias atingidas pelas chuvas

O prefeito de Itaquaquecetuba Dr. Mamoru Nakashima acompanhou pessoalmente todos os trabalhos de assistência realizados pela Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba as cerca de 120 famílias que foram prejudicados pelas chuvas no sábado (09). Desde então as  equipes da Defesa Civil, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Serviços Urbanos, entre outras, têm trabalhado para minimizar os transtornos e sanar pelo menos parte dos prejuízos sofridos pela população.

Em Itaquá, a tempestade do final de semana castigou os moradores dos bairros: Monte Belo, Jardim Fiorello, Vila Bartira, Aracaré e Jardim Miraí. Na oportunidade foram distribuídos 175 colchões, 50 cobertores, 150 cestas básicas, além de água potável, roupas, produtos de higiene e produtos de limpeza, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundo Social. Enquanto a Secretaria de Serviços Urbanos está cuidando da desobstrução e limpeza das vias afetadas.

O prefeito Dr. Mamoru Nakashima se diz solidário ao drama de todas as famílias e garante que fará tudo que estiver ao seu alcance para minimizar o impacto que as tempestades causam no município.  Ele lembra que ao longo do ano executada a limpeza de córregos, boca de lobo, guias e sarjetas, além da coleta de lixo residencial, entre outras ações.

“Graças ao trabalho desenvolvido ao longo do ano, com a limpeza e desassoreamento dos córregos, e a limpeza da cidade como um todo, o estrago em Itaquá foi bem menor do que dos municípios vizinhos. Estamos ao lado da população para enfrentarmos esse período critico e posso garantir que continuaremos trabalhando para amenizar os problemas causados pelas chuvas na nossa cidade”, afirmou Dr. Mamoru.

O prefeito também frisou que a colaboração dos munícipes é fundamental, uma vez que muitas pessoas ainda descartam lixo, entulho e móveis em vias públicas, beira de córregos e terrenos baldios. “A conscientização das pessoas é fundamental para que tenhamos condições de sanar os problemas causados pelos alagamentos que muitas vezes acontece por causa do descarte indevido desses materiais”, orientou.

Desde o início do período de chuvas, a Defesa Civil está operando, em conjunto com a operação verão. O órgão tem sido responsável por dirigir todas as ações, de monitoramento, resgate e identificação dos problemas. Em caso de necessidade como a calamidade do último final de semana, os demais órgãos são acionados.

No sábado, por exemplo, antecedendo as chuvas, as equipes da Defesa Civil já estavam nas ruas, pois o monitoramento dos pluviômetros, já apontava para o iminente perigo.

Foto: Osvaldo Birke

Prefeito de Poá empossa membros eleito do Conselho Tutelar

Durante a cerimônia, conselheira tutelar empossada agradeceu o total apoio e a disposição do prefeito com o órgão

O prefeito de Poá Marcos Borges deu posse ao novo Conselho Tutelar da cidade, na tarde da última quinta-feira (7/01), com destaque na importância do órgão em prol de garantir os direitos das crianças e jovens e recebeu do novo colegiado o agradecimento pela dedicação em atender e priorizar este serviço no município.

“É nosso dever cuidar das nossas crianças, pois eles são o futuro. É essencial trabalharmos para garantir que os nossos jovens poaenses estejam em segurança, longe de caminhos tortuosos para que tenham uma vida feliz”, afirmou o chefe do Executivo, durante a cerimônia de posse que aconteceu na Câmara Municipal.

De acordo com a conselheira Maria Luciana Panão, que foi reeleita para o Conselho, o prefeito sempre se mostrou à disposição e aberto a recebê-los e, principalmente colaborar para o trabalho em proteção as crianças: “Quero aqui agradecer de coração o prefeito Marcos e a sua equipe, pois vocês estabeleceram um diálogo aberto e receptivo em nos auxiliar no que for preciso. Meu muito obrigado pela dedicação que o senhor tem com o Conselho”, disse Maria Luciana durante o seu discurso.

O total apoio da Administração Municipal foi citado também pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edinei Nunes dos Santos: “Agradeço ao prefeito Marcos e à secretária de Assistência Social Adriana Borges pelo auxílio que eles têm nos oferecido e isso nos trouxe uma lição: a de que nós temos condição de fazer com a retaguarda da Administração”.

Conselho

O novo Conselho é composto por cinco membros titulares, eleitos por meio de voto popular em outubro do ano passado. São eles: Rosa Alves Costa, Maria Luciana Panão, Marlene Aparecida Reguim, Claudete Luiza dos Santos Fernandes, Filipi Ferreira Lima.

O Conselho trabalha com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigo 136, e é incumbido de fazer o seu papel quando ocorre violação dos direitos da criança e do adolescente. A nova formação começa a exercer a função a partir da próxima segunda-feira (11/01), no período que se estende até 2020.

Os secretários municipais Augusto de Jesus (Planejamento), Alexandre Russo (Saúde) e os vereadores Gian Lopes e Mário Massayoshi Kawashima, o Sumirê, prestigiaram a posse do Conselho Tutelar.

Projeto de Juliano cria Dia do Perdão em Mogi

Juliana Emy
Proposta de lei tramita na Câmara Municipal; data será celebrada no dia 30 de agosto

O Projeto de Lei 135/15, de autoria do vereador Juliano Abe (PSD) tramita pelas comissões permanentes da Câmara de Mogi das Cruzes e institui o Dia Municipal do Perdão, a ser celebrado anualmente em 30 de agosto, data que é marcada pela morte do menino Ives Ota, sequestrado e assassinado aos oito anos.

O PL é a terceira ação desencadeada após a visita da deputada Keiko Ota a Mogi das Cruzes, em novembro de 2015. Desse encontro, surgiu a criação da Patrulha da Maria da Penha por uma emenda ao Projeto de Lei da Guarda Municipal Armada, cuja autoria é do vereador Juliano, além do pedido do parlamentar mogiano à deputada para destinação de emenda parlamentar do Orçamento Geral da União no valor de R$ 200 mil, para a compra de equipamentos para a Guarda Municipal.

A iniciativa do parlamentar surgiu depois de conversas com a deputada federal Keiko Ota, que através do Projeto de Lei Federal 6.128/13, criou a data a ser celebrada em âmbito nacional. “A mesma proposta já se estendeu para outros municípios, inclusive na Capital. Em Mogi, queremos marcar essa data pela reflexão da sociedade mogiana a respeito deste importante tema, além de ressaltar a luta dos diversos movimentos sociais e familiares por justiça”, avalia o autor da proposta.

A essência do projeto, portanto, nada mais é do que fomentar ações da cultura de paz, perdão e amor, mediante atividades sociais e educativas e até mesmo por meio de campanhas de divulgação, seminários e conferências que abordem o tema. “Todo debate é sempre bem-vindo, ainda mais quando ele nos propõe a refletir sobre um tema como este”, considera o vereador.

A ideia é que, assim que aprovado o projeto, as entidades públicas por particulares voltadas à defesa de vítimas de violência possam ser protagonistas de movimentos e ações durante o Dia do Perdão, na promoção de ações preventivas e elucidativas, assim como essas mesmas instituições poderão contribuir para o desenvolvimento de propostas para a promoção da cultura de paz.

O projeto foi considerado objeto de deliberação pelo plenário em dezembro de 2015 e deve ser votado logo nos primeiros meses deste novo ano legislativo, após os pareceres de todas as comissões permanentes da Casa.

Fonte: AI

Pacientes em tratamento de dependência química disputam campeonato de futebol em São Luís

Pacientes em tratamento de dependência química disputam campeonato de futebol em São Luís