Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 30 de junho de 2012

OAB-PR emite parecer sobre ação do Conselho de Psicologia contra Marisa Lobo, e classifica ação como “descabida” e “inconstitucional”


A psicóloga Marisa Lobo recebeu um parecer da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná classificando o inquérito do Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR) contra ela, por manifestar sua fé publicamente, inconstitucional.

Na ocasião da abertura do inquérito, o CRP-PR notificou a psicóloga Marisa Lobo de que abriria processo interno de cassação de seu registro como psicóloga, se em quinze dias ela não retirasse as menções ao cristianismo de suas páginas na internet.

Marisa Lobo se recusou a acatar a sugestão do Conselho e iniciou uma campanha pessoal, em busca de referenciais jurídicos e apoio da sociedade para evitar a cassação de seu registro. Foi nesse momento que a psicóloga solicitou à OAB-PR que a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa avaliasse seu caso.

No parecer enviado pela OAB a Marisa Lobo, a ação do CRP é tratada como “inconstitucional”. O parecer foi “lavrado pela Relatora Doutora Francielli Morêz, revisado pelos Doutores Sandro Mansur Gibran e Paulo Henrique Gonçalves, o qual foi analisado e aprovado na reunião mensal da Comissão De Direito E Liberdade Religiosa Da OAB/PR realizada no dia 14 de junho de 2012, reunião esta presidida por mim Dr. Acyr De Gerone e a aprovação de seus membros presentes sendo os Doutores:  Edna Vasconcelos Zilli, Allan Kardec Carvalho Rodrigues, Hugo Jesus Soares, Jessika Torres Kaminski, João Vitor Holz França, Mykael Rodrigues de Oliveira e Otoniel Oliveira Santos.

Em seu conteúdo, o posicionamento da OAB  afirma que “o ato administrativo consubstanciado na notificação endereçada à Psicóloga Marisa Lobo Franco Ferreira Alves padece de vício de inconstitucionalidade material, eis que tanto sua motivação quanto sua finalidade agridem frontalmente, na essência desta análise, o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana, exaltado no artigo 1º, inciso III da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, bem como os dispositivos constitucionais corroborados no artigo 5º, incisos VI e VIII”.

O parecer ressalta ainda que a manifestação de fé não pode ser considerada proselitismo, como o CRP mencionou em seu inquérito: “O ato administrativo perpetrado pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná contra a consulente é indubitavelmente inconstitucional, pois de forma clara descortina a indevida utilização de um instituto jurídico de natureza conceitual diversa – o proselitismo – à conduta da Psicóloga Marisa Lobo Franco Ferreira Alves, com o fito de cerceamento do seu direito inabalável de assumir publicamente sua fé”.

Confira abaixo a íntegra do parecer da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná sobre o inquérito movido pelo CRP-PR contra Marisa Lobo:


Parecer


A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, dentre o rol de atribuições legais de sua incumbência, sustenta como finalidades a defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da justiça social, bem como pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, conforme enumerado no artigo 44, inciso I, da Lei nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil). À face destas considerações, e conforme consulta e pedido de apreciação apresentados pela Psicóloga Marisa Lobo Franco Ferreira Alves a esta Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR, aos oito dias de março de 2012, acerca do alegado cerceamento do exercício da liberdade religiosa no desempenho da profissão, manifesta-se a aludida Comissão nos termos seguintes.


Em 09 de fevereiro de 2012 o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-08) formalizou notificação endereçada à consulente, Psicóloga com inscrição ativa junto à referida autarquia sob o nº 7512, correlativamente ao estabelecimento da retirada, no prazo de 15 (quinze) dias, de informações do seu blog marisalobo.blogspot e do seu twitter @marisa_lobo que vinculassem o exercício da sua profissão à sua convicção religiosa. O teor da notificação supramencionada foi fundamentado no artigo 2º, alíneas b e f do Código de Ética Profissional do Psicólogo:[1]


Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:


(…)


b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;


(…)


f) Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.


A apreciação do caso em pauta invoca, necessária e previamente, a contemplação da liberdade religiosa na peculiaridade do seu conteúdo, eis que sua noção não se esgota na livre escolha, pelo indivíduo, da sua própria religião. Esta liberdade demanda uma série de elementos fundamentais, do que resulta também incluso, no seu âmago, um leque de outros direitos inerentes a este bem jurídico principal: a crença, albergada ora pela livre escolha da posição confessional a que se vai aderir, ora pela opção de mudança desta posição confessional em favor de outra – ou mesmo de nenhuma, no caso de inclinação ao ateísmo ou ao agnosticismo; o culto, consubstanciado na exteriorização da crença mediante manifestações de caráter litúrgico; e as liberdades de organização e de manifestação religiosas, a primeira no sentido de organizar-se uma crença e o seu culto de forma institucionalmente constituída, e a segunda no sentido de consolidar a expressão pessoal da fé.[2]


O teor do artigo 2º, alínea b do Código de Ética Profissional do Psicólogo aduz claramente à vedação do proselitismo no exercício desta profissão, nada obstante tratar-se o proselitismo de uma das formas de expressão pessoal da fé, e, portanto, de integrar a essência da liberdade religiosa em sentido amplo. Em termos conceituais, e muito embora a questão suscite uma complexidade tal que torne praticamente inviável qualquer tentativa de unicidade neste sentido, o proselitismo pode ser concebido como a adoção de comportamentos idôneos à aquisição do consentimento e da adesão de outros à própria religião e à comunidade em que esta eventualmente se exprime, ou ainda, como um conjunto de comportamentos dirigidos de dentro da comunidade dos crentes

Fonte: GM

Evangélicos crescem 61% em 10 anos, aponta censo do IBGE


Dados do Censo Demográfico divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o numero de evangélicos no Brasil aumentou 61,45% em 10 anos.

O crescimento vem se mostrando gradual: em 1980, o percentual de evangélicos era de 6,6%; em 1991, passou a 9%. Já em 2000, cerca de 26,2 milhões se disseram evangélicos, ou 15,4% da população. Em 2010, eles passaram a ser 42,3 milhões, ou 22,2% dos brasileiros.

Segundo instituto de pesquisas, houve uma queda histórica no percentual de católicos.  O número de católicos em 2010 foi de 123,3 milhões, cerca de 64,6% da população. No levantamento feito em 2000, eles eram 124,9 milhões, ou 73,6% dos brasileiros. A queda foi de 1,3%. Os católicos, no entanto, ainda são maioria.

De acordo com o G1, as décadas anteriores também mostram a diminuição dos fieis ligados à Santa Sé: em 1872, eles representavam 99,7% da população e passaram a 91,8% em 1970.

Entre as regiões com predominância de católicos está o Nordeste, que mantem 72,2% da população. E mesmo na região tradicionalmente ligada ao catolicismo, o percentual de fieis caiu. Para efeito de comparação, em 2000, o percentual era de 79,9%.

Mas a maior redução foi registrada pelo instituto no Norte. A população ali passou de 71,3% da população em 2000 para 60,6% em 2010.

O censo divulgado constatou ainda que, ao mesmo tempo em que houve diminuição dos católicos, o número de evangélicos cresceu com maior volume nas regiões Norte e Nordeste.

O IBGE constatou ainda que 15 milhões de pessoas se declararam sem religião no Censo de 2010, o que representa 8% dos brasileiros. Em 2000 eram 12,5 milhões, o equivalente a 7,3% da população.

Fonte: GP

Dieta dos paulistanos é deficiente em todos os grupos alimentares, mostra pesquisa da USP


Os paulistanos estão se alimentando mal, indica um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa mostra, por exemplo, que 95% dos entrevistados – em um total de 725 pessoas – ingerem menos frutas e sucos naturais do que o recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. A situação mais preocupante ocorre no grupo leite e derivados, no qual 100% revelam comer menos do que as três porções diárias indicadas.


“Relacionamos o consumo dos entrevistados em cada grupo alimentar com o que é recomendado pelo guia e verificamos uma situação preocupante especialmente nos grupos das frutas, leite, legumes e verduras”, disse à Agência Brasil o nutricionista Eliseu Verly Junior, autor da tese Ingestão Habitual de Alimentos entre Indivíduos do Município de São Paulo. O pesquisador explica que o guia do ministério orienta o consumo diário com a finalidade de prevenir a obesidade e as doenças dela decorrentes, especialmente as cardiovasculares.


Um dos principais alertas da pesquisa está relacionado aos adolescentes, tendo em vista que o maior percentual de inadequações de consumo ocorre nesse grupo. “Percebemos que o consumo deficiente vai se reduzindo à medida que aumenta a faixa etária”, analisou o pesquisador. No grupo de frutas e sucos naturais, por exemplo, a ingestão inadequada é verificada em 100% dos entrevistados com idade de 12 a 19 anos. Entre os idosos, o percentual cai para 86%.


Para Verly, uma alimentação precária na adolescência repercute por toda a vida. “Tanto por ser fase de crescimento, que demanda maior de vários nutrientes que estão presentes nas frutas, nas verduras, legumes de forma geral, quanto por ser uma fase de formação de hábito alimentar.”


Na comparação entre sexos, o estudo mostrou que a alimentação do homens é mais deficiente do que a das mulheres. No grupo legumes e verduras, por exemplo, 98% deles não atingem a recomendação mínima diária. Entre as mulheres, no entanto, o percentual cai para 87%. A diferença também ocorre no grupo frutas e sucos – homens (98%) e mulheres (91%).


Em relação ao consumo de feijão, no entanto, a situação é inversa. Entre os homens, 20% têm uma dieta inadequada. O percentual cresce para 40% entre as mulheres. A pesquisa mostrou ainda que o feijão está mais presente na dieta do estrato mais pobre dos entrevistados, com 30% de consumo deficiente. Entre os mais ricos, o percentual é 37%.


O consumo de carnes e ovos, por sua vez, apresenta uma situação melhor. Apenas 7% dos homens e 12% das mulheres não ingerem o mínimo recomendado. O pesquisador pondera, no entanto, que muitos excedem esse mínimo, o que também é perigoso. “O guia não fala em quantidade máxima e a gente sabe que a carne em excesso também não é uma coisa positiva. Essa análise não mostra, mas há estudos que comprovam que quase todo mundo consome acima do recomendado, que é de uma porção por dia”, declarou.


Verly esclarece que as porções mínimas diárias foram calculadas a partir do consumo calórico de cada entrevistado. “O termo mais apropriado não é falar pessoas não atingiram a recomendação de três porções diárias, por exemplo, porque uma pessoa pode precisar de três e, para outra, bastam duas”, explicou o nutricionista.

Fonte: EBC

Rashtag #DestruaUmaIgreja leva “guerra” ao Twitter


Uma hashtag de conteúdo ateísta, #DestruaUmaIgreja provocou muita polêmica e incendiou as opiniões nesta quinta feira (28) no Twitter.

Em meio a comentários frontalmente contra a religião, alguns pediam respeito à instituição igreja e a Deus.

Veja alguns comentários pró e contra:

Thales escreveu que “deus não precisa de tantas casas #DestruaUmaIgreja”.

Alguns participantes preferiram não se identificar: “Igrejas só servem para roubar dinheiro do povo que é movido pela fé #DestruaUmaIgreja”, postou @100_username.

Já alguns se mostraram indignados com a manifestação de ódio: @jairo_depaula disse: “destruir as drogas, a violência, a fome ninguém quer né? Agora igreja querem destruir?”

@_Churrumino postou: “Essas tag’s desses ateus realmente são ridículas e mostram que não sabem respeitar o próximo e suas crenças”.

Já @PrChinelato disse “A igreja é o último reduto da preservação da família e da moral. As portas do inferno ñ prevalecerão sobre ela”.

A “guerra de tuítes” continuou recebendo milhares de participações até por volta das 17h00, e quando a tag saiu dos Trending Topics.

Fonte: GP

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Deus vai te honrar a cinco mil vozes


Jonas Vilar marca noite do Festival Promessas Minas com o melhor do sertanejo gospel

Foi realizada na noite do dia 28 de junho, no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, a gravação do Festival Promessas Minas. O evento foi realizado com a iniciativa da Rede Globo e a produção da DM Produções. A edição contou com a apresentação de Jonas Vilar, Aline Barros, Thalles Roberto e Jotta A.

Jonas Vilar foi o segundo a se apresentar. O cantor trouxe o melhor do sertanejo gospel para o Festival Promessas. Ele é o primeiro neste estilo convidado para participar do evento. Feliz com o convite, Jonas trouxe para o palco do Festival suas principais canções em 50 minutos de apresentação. Apesar do estilo diferente, Jonas não deixou que tudo passasse de um show. Pastor, Jonas Vilar não perdeu a oportunidade de exaltar o nome mais importante, Jesus.

“Tudo está sob o controle de Deus. E o nosso papel é aproveitar cada oportunidade para falar de Seu amor e de Sua palavra. Não teria valia se eu não sentisse no coração que Deus me levou até ali. E fico imensamente grato por poder cantar o meu amor a Deus, através do sertanejo, ritmo do meu coração, e poder ser instrumento nas mãos Dele”, comenta Jonas sobre a oportunidade de estar no evento.
“O momento mais especial da noite foi ver aquela multidão, em coro, cantando a canção – Deus vai te honrar. Bastou a nota inicial. Ali eu senti a honra de Deus. Ver que uma canção tão profunda para mim tem sido importante também para a vida de tantas pessoas”, conta Jonas Vilar ainda emocionado ao fim de sua apresentação. “Deus vai te honrar” é uma canção muito especial para cantor. É a canção que fala de seu testemunho, sobre a fé na honra de Deus, indiferente de qual luta se esteja passando.

O cantor contou à imprensa que vem gerando em oração a gravação do seu próximo CD/DVD “Te amo mais que tudo – Jesus”, com previsão para o segundo semestre. “Eu já tinha em meu coração o desejo de gravar meu próximo trabalho em Belo Horizonte, terra que amo tanto. Depois desta noite eu tive a certeza que é aqui que Deus quer que eu realize este projeto. Meu coração está muito alegre”, finaliza Jonas.

No dia 7 de julho, às 14h45, os melhores momentos serão exibidos pela TV Globo Minas no “Especial Promessas Minas”, que vai ao ar em todo o estado.

Fonte: AI

Testinha reitera apoio a Ashiuchi nas eleições municipais


Durante a convenção da coligação PSL/PSC/PSD, realizada na noite de ontem (28 de junho), no Esporte Clube Concórdia Poaense, o chefe do Poder Executivo de Poá valorizou o crescimento político do jovem empresário e engenheiro e reafirmou que o apóia como pré-candidato a prefeito de Suzano


Testinha, Ashiuchi e Edu do Posto
O prefeito de Poá (SP), Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, reafirmou na noite de ontem (28 de junho) que continua apoiando Rodrigo Ashiuchi (PSL) como pré-candidato à majoritária em Suzano. O pedetista reiterou sua posição durante a convenção da coligação PSL/PSC/PSD de Poá, realizada no Esporte Clube Concórdia Poaense (avenida Vital Brasil, 411, Vila Açoreana).


O encontro partidário promovido em Poá serviu de pano de fundo para a confirmação da aliança entre os três partidos, entre eles o PSL, representado na região por Ashiuchi, que, além de ser presidente da legenda e da coligação PHS/PSL/PTN em Suzano, atua como secretário da Executiva Estadual da agremiação desde 2009. O peelista suzanense, inclusive, teve participação incisiva nas tratativas que tornaram possível a união entre PSL, PSC e PSD em solo poaense.


Em seu pronunciamento, Ashiuchi demonstrou
satisfação com a aliança firmada em Poá
e compartilhou sua vontade de fazer por
Suzano o que Testinha empreendeu nos
últimos quatro anos em Poá
Durante o anúncio da costura das agremiações comandadas pelo empresário Eduardo Batista Reis, o Edu do Posto (PSC) - marido da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), pelo ex-secretário de Turismo de Poá Fernando Miranda (PSL) e pelo vereador Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, Testinha, que participou do evento ao lado de alguns de seus secretários municipais e diretores, fez questão de elogiar a atuação de Ashiuchi nas fileiras do PSL e confirmou que estará ao lado do jovem empresário e engenheiro nas eleições municipais de 2012, como incentivador e apoiador:

“Sei que o Rodrigo tem um projeto bonito para Suzano. Ele é da cidade, sabe de suas deficiências e tem ciência, também, sobre o que pode ser melhorado, aprimorado. Trata-se de uma grata surpresa no cenário político regional e, como disse meses atrás, vou apóia-lo politicamente. Farei questão, inclusive, de ir até Suzano para falar o que aconteceu em Poá, que nas eleições passadas também almejava mudança e renovação e precisava de gente que tivesse vontade de trabalhar, de ousar, de fazer o bem para a população sem medo. Tudo é possível quando temos força, fé, coragem e Deus no coração, como é o caso do Rodrigo”.

Em seu pronunciamento, Ashiuchi demonstrou satisfação com a aliança firmada em Poá e compartilhou sua vontade de fazer por Suzano o que Testinha empreendeu nos últimos quatro anos em Poá: “Hoje, a família peelista cresceu em Poá por meio da aliança firmada com o PSC e o PSD, partidos sérios e de ideologia definida. Essa união tem tudo para fazer com que o solo poaense se consolide ainda mais como referência, não apenas no Alto Tietê, mas em todo o Brasil. Espero que Suzano possa percorrer, em breve, o caminho próspero que Poá começou a trilhar anos atrás”.


Fonte: AI

Moradores de Calmon Viana se reúnem com o diretor da Artesp, com ajuuda de Gondim


Theodoro, da Artesp, o deputado Gondim e
Edson que representou os moradores

Representantes dos moradores da Rua Zenite, de Calmom Viana, de Poá, estiveram reunidos hoje (27 de junho) com o diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Theodoro de Almeida Pupo Júnior, no gabinete do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) na Assembleia Legislativa.

O parlamentar esteve com Theodoro Pupo, ontem (26 de junho), para falar sobre o processo de desapropriação para construção do trecho Leste do Rodoanel e pediu que o representante da Artesp pudesse ouvi-los. Os moradores estão revoltados com a oferta de pagamento das casas e com a forma que estão sendo contatados.

Theodoro Pupo ouviu com atenção as reclamações dos moradores Edson Patrocínio, Gideon José Matoso e Weder Claudino que relataram a insatisfação sobre a condução de desapropriação do trecho Leste do Rodoanel. “Não somos contra a instalação da rodovia, mas queremos se ressarcidos com um valor justo”, ressaltou Gideon Matoso.

O diretor da Artesp explicou que os valores propostos pelo perito são feitos pela Justiça e que isso deve ser discutida com a juíza da comarca que estão cuidando do caso. Sobre as outras queixas apresentadas pelos moradores, ele se comprometeu a entrar em contato com a empresa e verificar o que está acontecendo.

Durante a reunião da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, o deputado Gondim relatou que os acontecimentos em Poá e pediu ao presidente o deputado Edmir Chedid (DEM) a convocação da empresa para prestar esclarecimentos. “Estamos preocupados com a situação destes moradores. Os valores que estão sendo oferecidos é insuficientes para que eles encontrem um terreno e construir uma nova moradia”, destacou Gondim.

Na semana passada, o deputado e os moradores de Calmon Viana em Poá estiveram na Secretaria de Transportes para relatar todas as ocorrências sobre o processo de desapropriação.

Fonte: AI

População evangélica cresce no Brasil segundo IBGE, e pentecostais são maioria


Os católicos, os que declaram não ter qualquer religião e os evangélicos pentecostais (das igrejas Assembleia de Deus, do Evangelho Quadrangular, Maranata e Nova Vida) são os grupos com maiores contingentes de pessoas de 15 anos ou mais de idade sem instrução. Em relação ao ensino fundamental incompleto, são também esses três grupos que apresentam as maiores proporções: 39,8%, 39,2% e 42,3%, respectivamente.

Dados do Censo Demográfico 2010 – Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência, divulgado hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também revelam que os evangélicos pentecostais são o grupo com a maior proporção de pessoas na classe de rendimento até um salário mínimo (63,7%), seguido dos sem religião (59,2%). Entre os católicos, 55,8% estavam concentrados nessa faixa.

No outro extremo, aparecem os espíritas, que têm 19,7% dos adeptos nas classes de rendimento acima de cinco salários mínimos. Esse grupo religioso também é o que tem a maior proporção de pessoas com nível superior completo (31,5%) e os menores percentuais de indivíduos sem instrução (1,8%) e com ensino fundamental incompleto (15,0%). Os espíritas apresentam ainda a taxa de alfabetização mais elevada (98,6%). A média para o país é 90,6%.

O documento também revela que a proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais. A idade média mais elevada é dos espíritas, 37 anos; e a mais baixa, do grupo sem religião, 26 anos.

Na análise por cor ou raça, o levantamento aponta que as menores proporções de católicos foram observadas entre amarelos (1,0%) e indígenas (0,3%), mas 48,8% deles se declaram brancos, 43,0% pardos e 6,8% pretos.

Entre os espíritas, 68% eram brancos e 51,6% entre os evangélicos de missão ou tradicionais. No conjunto dos evangélicos pentecostais, os pardos somavam 48,9% e 47,1% entre os sem religião. No grupo de umbandistas e candomblecistas, os pretos, responsáveis pela introdução dessa religião no Brasil, correspondiam a 21,1%.

Fonte: EBC / Fotos: Internet e Squilla Mantis 

Embora maioria da população seja cristã, país tem pluralidade religiosa formada por grupos minoritários


Concentração de evangélicos

Embora os católicos continuem sendo maioria no país, somando mais de 123 milhões de brasileiros, os dados do Censo Demográfico 2010 – Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência, divulgado hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam uma grande diversidade religiosa entre a população brasileira.

Na última década, além dos evangélicos, grupo que mais cresceu no período, passando de 15,4% para 22,2% e totalizando 42,3 milhões de pessoas no país, também tiveram expansão os espíritas, que passaram de 1,3% para 2% e somaram 3,8 milhões em 2010; os que se declararam sem religião, que subiram de 7,4% para 8%, ultrapassando os 15 milhões; e o conjunto pertencente a outras religiosidades, que cresceu de 1,8% para 2,7%, totalizando pouco mais de 5 milhões de brasileiros. Os adeptos da umbanda e do candomblé mantiveram-se em 0,3% ao longo da década, representando quase 590 mil pessoas.

De acordo com o pesquisador da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Cláudio Crespo, os números apontam que, embora a tradição cristã seja forte no país, há um convívio com grupos minoritários.

“Uma coisa que chama a atenção no campo religioso no Brasil, diferentemente de muitos países, é a pluralidade religiosa. Apesar da hegemonia dos grupamentos cristãos, que representam 88,8% da população, a própria lista do censo é um exemplo desse convívio com grupos minoritários. O país, embora tenha raízes na sua colonização, influências regionais em função da ocupação e das migrações, tem também uma diversidade religiosa bastante significativa e isso é importante em um contexto em que há uma maioria definida”, destacou.

Cláudio Crespo enfatizou ainda que pela primeira vez foi identificado um contingente de ateus. Ao todo, 615 mil brasileiros se declararam com essa classificação, o que corresponde a 4% do grupo sem religião. O pesquisador do IBGE explicou que esse número pode ser maior, já que a declaração nessa subdivisão foi feita espontaneamente, sem que houvesse um campo específico.

Fonte: EBC / Foto: Internet

Papel da Perícia no combate ao crime

Dentro do Programa Brasil mais Seguro lançado esta semana pelo governo, estão previstos investimentos em equipamentos mais modernos e sofisticados para melhorar o trabalho da perícia criminal.

Número de católicos continua em queda e aumenta o de evangélicos, mostra Censo do IBGE


Concentração com evangélicos
Rio de Janeiro - O número de brasileiros que se declaram católicos continua em queda. Nos últimos 20 anos a diminuição desse contingente no total da população do país foi aproximadamente 22%. Em 1991, oito em cada dez brasileiros se diziam pertencentes a essa religião; em 2010, pouco mais de seis fizeram a mesma afirmação. Por outro lado, os grupos evangélicos, que passaram de 9% em 1991 para 22,2% em 2010, são os que mais cresceram no mesmo período. Somente na última década foi observado um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas que se declararam evangélicas.


A constatação faz parte do Censo Demográfico 2010 – Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência, divulgado hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O documento traz informações do perfil religioso da população brasileira, além de dados sobre a distribuição espacial das pessoas com deficiência, sua estrutura por idade, escolaridade e inserção no mercado de trabalho.


O pesquisador da coordenação de população e indicadores sociais do IBGE, Cláudio Crespo, destacou que entre os evangélicos o grupo que mais cresce é o dos pentecostais, que inclui as igrejas Assembleia de Deus, do Evangelho Quadrangular, Maranata e Nova Vida. Em 2010, seis em cada dez evangélicos e um em cada dez brasileiros já declaravam frequentar essas igrejas. Por outro lado, o número de evangélicos de missão ou tradicionais, como luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas e congregacionais, ficou estável e correspondia, em 2010, a 18,5% dos evangélicos e a 4,1% dos brasileiros.


“Com certeza, 80% dos que deixam de ser católicos se tornam evangélicos pentecostais, principalmente em função de essas igrejas contarem com uma linguagem mais urbana, mais metropolitana, própria dos nossos tempos”, explicou.


Esse movimento é liderado pela igreja Assembleia de Deus, que foi a que mais cresceu entre 2000 e 2010, passando de 8,4 milhões para 12,3 milhõee de fiéis. Além disso, o documento mostra que a Igreja Universal do Reino de Deus – integrante também do grupo das pentecostais – perdeu quase 300 mil adeptos, passando de 2,1 milhões para 1,9 milhão na última década.


Em relação à distribuição espacial da população evangélica, há uma concentração que acompanha a expansão da fronteira agrícola e o litoral do Sudeste, revelando uma influência dos deslocamentos populacionais.“As igrejas pentecostais crescem com bastante vigor nas regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo muito em função da migração de fluxos vindos do Norte e do Nordeste”, acrescentou.


A redução no percentual de católicos ocorreu em todas as regiões, tendo sido mais intensa no Norte, berço da igreja Assembleia de Deus (de 71,3% para 60,6%), enquanto os evangélicos aumentaram sua representatividade nessa região, de 19,8% para 28,5%. Entre os estados, o menor percentual de católicos foi encontrado no Rio de Janeiro (45,8%) e o maior no Piauí, com 85,1%.

Fonte: EBC / Foto: Internet

Evento marca 75 anos de Vladmir Herzog

Para marcar os 75 anos de nascimento de Vladmir Herzog, torturado e morto na ditadura, especialistas se reuniram em São Paulo para discutir o trabalho das Comissões criadas na América Latina para investigar violações de direitos humanos.

Ainda durante a convenção realizada na noite de ontem (28 de junho) no Esporte Clube Concórdia Poaense, partidos confirmaram apoio à reeleição do prefeito Testinha (PDT)

Agora é oficial. PSL, PSC e PSD de Poá vão caminhar juntos nesta eleição. A convenção dos três partidos foi realizada em conjunto na noite de ontem (28 de junho), no Esporte Clube Concórdia Poaense (avenida Vital Brasil, 411, Vila Açoreana). Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação da chapa completa da aliança à vereança, com 34 candidatos. Na oportunidade, as legendas também declararam apoio à reeleição do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, que participou do evento suprapartidário.

A convenção da coligação “Poá + Liberal, Democrática e Cristã” teve início por volta das 20h30. A maior parte do público presente no Salão Social do Concórdia era formada por militantes e simpatizantes dos partidos envolvidos na aliança, o PSD, que tem à frente o vereador Mário Massayoshi Kawashima, o Mário Sumirê, o PSL, orquestrado pelo ex-secretário de Turismo Fernando Miranda, e o PSC, presidido por Eduardo Batista Reis, o Edu do Posto, marido da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB). Na oportunidade, o empresário foi nomeado presidente do grupo.

Entre as mais de 500 pessoas presentes no encontro, também estavam secretários e diretores do município, além do prefeito Testinha, seu vice, Marcos Borges, e o secretário estadual do PSL, Rodrigo Ashiuchi, que preside o partido em Suzano, onde também é presidente do conselho suprapartidário PHS/PSL/PTN e pré-candidato a prefeito. Além destas autoridades, a mesa principal foi formada pelos presidentes da coligação PSL/PSC/PSD, pela secretária de Segurança Pública de Poá, Marlene Sant´Anna,  pelo chefe da pasta de Habitação, Saul Pereira, e por Nobuo Aoki Xiol, chefe de Gabinete do deputado federal Junji Abe, coordenador-regional do PSD no Alto Tietê.

Sumirê marcou seu pronunciamento dizendo que “campanha eleitoral não é para fracos” e que a união entre PSL, PSC e PSD em Poá representa inovação, continuidade e compromisso. Miranda, que preside o PSL na cidade, fez coro com o presidente do PSD, ao passo em que valorizou a qualidade dos candidatos ao Poder Legislativo da coligação: “Daqui, sairão vereadores e vereadoras, que vão nos ajudar a dar continuidade a um projeto sério, que vem sendo empreendido em Poá há quatro anos”.

Presidente do PSC de Poá, Edu do Posto confirmou a vontade de o grupo de se unir rumo à vitória nas eleições municipais, deixando claro que as agremiações vão trabalhar para que Testinha seja reeleito na cidade: “No dia 7 de outubro, durante a corrida eleitoral, estaremos juntos. Nosso propósito é atuar para que a cidade continue trilhando um caminho progressista”, complementou.

Ashiuchi, que representa o PLS na região, demonstrou satisfação com a aliança firmada em Poá: “Hoje, a família cresceu e tem tudo para fazer com que Poá se consolide ainda mais como referência, não apenas no Alto Tietê, mas em todo o Brasil”.

Satisfeito pelo apoio declarado das três legendas, Testinha compartilhou sua experiência como gestor público, dizendo ter certeza que campanha se vence na base do “olho no olho”: “Não há churrasco, kit festa, cervejada que ganhe uma eleição. Além de serem ações que vão de encontro com a lei, elas sozinhas não bastam. Nos dias de hoje, um político mostra a que veio por meio de um pequeno gesto, pelo respeito que demonstra ter com o cidadão, é num sincero aperto de mão, é no olho no olho. Temos aqui hoje um grupo sério, que eleva o cenário político poaense”, acrescentou o pedetista.

Ainda na noite de ontem, a coligação “Poá + Liberal, Democrática e Cristã” apresentou sua chapa completa para vereadores e divulgou os números dos candidatos, um total de 34, sendo 12 do PSC, 3 do PSD e 19 do PSL.

Fonte: AI

RÁDIO NOTÍCIAS - Hospitais filantrópicos que atendem pelo SUS vão receber R$10 milhões

Hospitais filantrópicos que atendem pelo SUS vão receber R$10 milhões.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

quinta-feira, 28 de junho de 2012

“Luz no Nordeste” promove ação na capital pernambucana


No dia 30 de junho, o caminhão-ambulatório da SBB estará no Galpão dos Meninos e Meninas, no bairro de Santo Amaro, oferecendo atendimentos social e espiritual à comunidade.

A cidade de Recife (PE) será beneficiada pelo programa Luz no Nordeste, iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) que conta com um caminhão-ambulatório para proporcionar assistência social, médica e espiritual a comunidades em situação de risco social. A ação na capital pernambucana acontecerá no dia 30 de junho, das 9h00 às 16h00, no Galpão dos Meninos e Meninas, em Santo Amaro.

Na programação, estão previstos atendimentos médico pediátrico, optometria, orientação à escovação, corte de cabelo, oficina de judô, orientação jurídica e oficina de geração de renda (toalhas bordadas e biscuit). Haverá ainda palestras e recreação infantil, além de visita ao espaço cultural Mundo da Bíblia. A expectativa é beneficiar cerca de 100 famílias, num total de 300 adultos e 200 crianças, aproximadamente.

O programa Luz no Nordeste foi lançado pela SBB em 2009 e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais. No âmbito da saúde, os voluntários são selecionados de forma a prestar atendimento nas áreas de clínica geral, fisioterapia, enfermagem e odontologia. Também desenvolvem ações preventivas e educativas, por meio de palestras e exames clínicos. Sem conotação doutrinária, o trabalho de assistência social e espiritual envolve doação de literatura bíblica, serviços socioassistenciais, incentivo à leitura, aconselhamentos, audição do Novo Testamento, palestras, oficinas de leitura, além de atividades lúdicas com a Bíblia junto ao público infantil.

A ação está inserida em um programa maior, o Luz no Brasil, criado em 2008, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Tendo como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania, o programa engloba três outros projetos igualmente importantes: o Luz na Amazônia – mantido há 50 anos e inspirador da iniciativa –, o Luz no Sul e o Luz no Sudeste que, a partir deste ano, contará com mais uma ônibus-ambulatório para atender o estado de São Paulo.

Serviço:
Luz no Nordeste no Galpão dos Meninos e Meninas
Data: 30/06/2012
Horário: das 09h00 às 16h00
Local:            Galpão dos Meninos e Meninas
Avenida Jayme da Fonte, 216 - Santo Amaro
Recife - PE

Fonte: AI

Dilma faz exames de rotina em São Paulo


A presidenta da República Dilma Rousseff foi hoje (28) ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para exames de rotina. Dilma chegou ao hospital por volta das 19h05 e deixou o local 45 minutos depois.

Segundo a assessoria do hospital, os exames mostraram-se dentro da normalidade. Em uma breve conversa com jornalistas na porta do hospital, o médico Raul Cutait disse que a presidenta está bem e que passou por uma tomografia e exames de controle.

Antes disso, Dilma encontrou-se com o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no prédio da Presidência da República, em São Paulo. O motivo do encontro não foi revelado.

Ao deixar o hospital, a comitiva da presidenta seguiu para o Aeroporto de Congonhas, onde Dilma embarca com destino à Argentina.

Amanhã (29), na cidade de Mendoza, ela participa da 43ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e de países associados e da reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Os encontros ocorrem uma semana depois do impeachment do presidente paraguaio Fernando Lugo. A crise política no país deve dominar as discussões.

Fonte: EBC

Suzano supera os 100% de cobertura na vacinação contra a poliomielite


Suzano (SP) alcançou mais um recorde na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Até a manhã desta quinta-feira (28/6), de acordo balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica do município, 19.957 crianças menores de 5 anos já haviam sido imunizadas nas 21 unidades básicas de saúde (UBSs) e de saúde da família (UBSFs), o que corresponde a 101,4% do universo de crianças nessa faixa etária.

Com este número, Suzano é a primeira cidade do Alto Tietê a vacinar todas as crianças de seis meses a 4 anos e 11 meses nesta primeira fase da Campanha contra a Paralisia Infantil. Na semana passada, a cidade já havia superado a meta dos 95% de cobertura vacinal contra a pólio.

Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no município 19.682 crianças na faixa etária de 0 a 5 anos incompletos. Desta forma, Suzano teria de vacinar, no mínimo, 18.698 crianças (ou seja 95% do total estimado) até 6 de julho, quando se encerra a campanha em todo o País. Este número, no entanto, foi superado em menos de sete dias.

Apenas no Dia D Vacinação, realizado em todo o país em 16 de junho, 85% das crianças menores de cinco anos receberam as gotinhas da Sabin nas UBSs, UBSFs e nos 34 postos volantes organizados pela Secretaria de Saúde de Suzano, num trabalho que envolveu mais de 200 trabalhadores.

A secretária municipal de Saúde, Célia Bortoletto, elogiou o empenho dos trabalhadores da saúde e a resposta da população ao chamado para a ação preventiva. Célia disse que espera que o mesmo se repita na segunda fase da Campanha contra a paralisia infantil, em agosto.

“É a dose complementar, toda a criança menor de 5 anos deve tomar e, assim, nós conseguiremos evitar a reintrodução do vírus e ajudar a erradicá-lo em outros países. Saúde é isso, não tem limite geográfico, eu contribuo com a saúde da criança da minha vizinha, levando minha criança para se vacinar. Ao fazer o mesmo, ela estará contribuindo para a saúde da família dela e de outras pessoas”, exemplificou a secretária.

A vacina Sabin é bastante segura, eficaz, as reações associadas são raras e todas as crianças menores de cinco anos devem receber as gotinhas duas vezes por ano, em junho e agosto.

Fonte: SCS

Pesquisa aponta uso abusivo de água por consumidores, já em São Paulo, prefeitura não dá exemplo na escola

Editorial

Uma pesquisa divulgada hoje mostra que metade dos brasileiros reconhece que usa água sem controle.


Assista o vídeo da reportagem:







Escola pública em São Paulo contribui com o desperdício de água
A falta de exemplo, é ainda pior quando vem do Poder Público, veja o desperdício de água acontecendo em uma escola na cidade de São Paulo, em um bairro da periferia, no CEU (Centro Unificado de Educação) Azul da Cor do Mar, EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Conceição Aparecida de Jesus, em vídeo feito pelo blogueiro e pai de aluno Adilson Santos.

Assista aos vídeos:

Este foi feio por celular, no dia 14 de junho de 2012







Já este, foi feito dia 15 de junho, no banheiro do andar térreo







Este outro foi feito no dia 15 de junho, sendo o banheiro do andar superior



E este último feito dia 25 de junho, no bebedouro próximo da sala da diretoria da escola




Os vídeos acima, mostram que enquanto no Rio de Janeiro na semana passada, líderes do mundo juntamente com membros da sociedade civil discutiam projetos de sustentabilidade, com ações para que o planeta seja um lugar melhor para se viver, principalmente para as gerações futuras, uma escola pública, não faz a lição de casa e ainda não dá bom exemplo, aos alunos que la frequentam.

A Rio + 20 é um evento onde governantes e membros da sociedade civil se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver.

Segundo a pesquisa do Ibope, de acordo com o levantamento, 66% dos entrevistados acreditam que o maior desperdício de água no país seja proveniente das residências, enquanto 30% atribuem à indústria e 4% à agricultura. 

A pesquisa ouviu 1.008 pessoas de 16 anos ou mais, residentes na região metropolitana de São Paulo, entre os dias 11 e 14 de fevereiro de 2011.

Quando perguntadas quanto ao maior responsável pela poluição da água, 75% apontaram a indústria, 22% culparam as residências e apenas 2% consideram que seja a agricultura.

Já a respeito do maior consumidor, 53% entendem que sejam as residências, 35% acham que é a indústria e 10% acreditam que seja a agricultura.


Veja a pesquisa em detalhes: https://docs.google.com/open?id=0B4SIjfWY-vdjeVUwekg1VDFCVlE


Central do Trabalhador de Suzano seleciona para vagas de operador de produção


A Central do Trabalhador, mantida pela Prefeitura de Suzano (SP), realizará na próxima segunda-feira (2/7), às 9h, o recrutamento e seleção para 20 vagas de operador de produção.

Os candidatos devem ter disponibilidade para trabalhar e morar em Santa Catarina, além de ter experiência comprovada na produção de porcelanatos, pisos, pastilhas e cerâmicas, preferencialmente ter trabalhado na empresa Gyotoku.

Os interessados devem comparecer à Central do Trabalhador (rua Benjamin Constant, 1.375 – Centro), sala 2, na segunda-feira, às 9h, munidos dos documentos pessoais (RG, CPF, carteira de trabalho, PIS e comprovante de endereço), além de currículo atualizado e uma caneta.

Fonte: SCS

Blogueiro Poaense é homenageado pela vereadora Jeruza em Poá


Por meio de requerimento da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), endereço eletrônico foi reconhecimento pela Câmara de Poá em referência aos seus cinco anos de existência

Leandro de Jesus
A vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB) teve aprovado na noite de terça-feira (26 de junho), durante a sessão ordinária da Câmara de Poá, um requerimento de Voto de Aplauso ao Blog de Poá (www.blogdepoa.com.br), especializado no compartilhamento de matérias informativas, entrevistas e denúncias. De propriedade do jornalista Leandro de Jesus, bancário e militante político do PSOL em Poá. O endereço virtual completou neste mês cinco anos de existência e é considerado um dos mais respeitados no Alto Tietê em seu segmento.

Ao reconhecer a plataforma on-line, a parlamentar petebista valorizou, ainda, o fato de Poá ser um celeiro de talentos no setor. Além do Blog de Poá, a cidade é berço de outros sites que fazem sucesso semelhante na rede mundial de computadores e que ganharam, em pouco tempo, a preferência não apenas do município que os abrigam, mas, também, da região e de todo o País, como é o caso do Blog do Fernandes (www.blogdofernandes.com) e do Jornal Evangélico (www.je.inf.br) /www.jornalevangelicoje.blogspot.com).

Vereadora Jeruza, autora da propositura
Na propositura apreciada pelo plenário na noite de terça-feira, Jeruza lembrou que o Blog de Poá foi um dos primeiros do gênero a tomar formas na cidade e que sua linha de frente sempre preocupou-se em explorar assuntos de interesse público, com direito à investigação, enquetes e credibilidade.

Em cinco anos de existência, o endereço virtual denunciou ataques ao Meio Ambiente, falou sobre a desorganização do espaço urbano, tratou sobre corrupção, abordou a violência do Estado de São Paulo em meio a desocupações e defendeu negros, jovens e estudantes. Não deixou, ainda, de debater situações referentes à Segurança Pública, à Saúde, à Educação e à Cultura.

“O Blog de Poá é considerado por alguns como uma espécie de porta-voz da população, ao passo em que faz um excelente trabalho em diferentes searas. Contudo, destaca-se, sem dúvida, nas matérias que prestam serviço à população e naquelas que denunciam abusos e que incentivam o internauta a refletir sobre a sociedade onde vive, especialmente sobre o cenário político”, considera a vereadora.

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e em Turismo pelo Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo (IFSP), pós-graduando em Comunicação pela Faculdade Metodista e conselheiro de Habilitação de Poá, Leandro de Jesus é o idealizador e mantenedor do Blog de Poá.

Também palestrante, o jornalista foi um dos idealizadores do “Encontro de Blogueiros”, que entrou em 2012 em sua segunda edição. O projeto, realizado em 2011 em Poá e neste ano em Suzano, fez com que o Alto Tietê, bem como os blogueiros poaenses, ficassem conhecidos em todo o País, entre eles Saulo Souza, que também ajudou na missão de elevar, ao lado de Leandro, o Blog de Poá, um dos defensores da democratização da Comunicação e do acesso gratuito à Internet, sem distinção.

Fonte: AICMP / Foto vereadora Jeruza: Michel Meusburger

Evangélicos são homenageados na Câmara de Poá (SP)


Diversas pessoas prestigiaram a sessão solene realizada na noite de sexta-feira (22 de junho), na Casa de Leis poaense, em referência ao Dia do Pastor; na festiva oportunidade, 11 cristãos foram homenageados no Plenário “Osvaldo Leite Dantas”

O pastor homenageado Márcio Augusto Prates,
da Igreja Presbiteriana da Graça, entre o
vereador Marcos Ribeiro da Costa (PDT),
o Marquinhos da Indaiá, e o pastor
Fábio Santana Alves, da Igreja Batista El Shadday
Palavras de fé e de emoção deram o tom à sessão solene realizada na noite de sexta-feira (22 de junho), na Câmara de Poá (SP). Cerca de 250 pessoas prestigiaram a solenidade referente ao Dia do Pastor, comemorado na cidade oficialmente no segundo domingo de junho. Na festiva ocasião, 11 líderes evangélicos da cidade foram reconhecidos com placas de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados em solo poaense, pela exemplar conduta que ostentam, pela dedicação à vida religiosa e por divulgarem a palavra de Deus com ética e sabedoria.

Orquestrada pelo presidente da Casa de Leis poaense, o vereador Deneval Dias do Nascimento (PRB), a cerimônia em comemoração ao Dia do Pastor foi abrigada no Plenário “Osvaldo Leite Dantas” (rua Vereador José Calil, 100, centro) e teve início por volta das 19h30. Onde diversas pessoas estiveram presentes, inclusive autoridades do município, como o vice-prefeito de Poá, Marcos Borges, e o secretário municipal de Habitação, o diácono e advogado Saul Pereira.

Dr. Saul Pereira
O ex-vereador Moisés Ludovico e o presidente do Conselho dos Pastores de Poá, Edison Castro Macedo, também participaram da cerimônia. Dos vereadores poaenses, apenas José Ricardo Massa (PP) e Carlos Humberto Martins Duarte (PDT) não compareceram à solenidade.

Em comemoração ao Dia do Pastor, instituído no calendário oficial do município em 2010 por meio de um projeto de lei de autoria dos vereadores Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB) e Fernando Rodriguez Molina Júnior (PR), o Júnior da Locadora, foram homenageados 11 pastores ativos na cidade, cada um escolhido por um parlamentar da Casa Legislativa poaense.

Entre os agraciados estavam Alkimar Capuchinho, da Igreja Assembleia de Deus; Antônio Castor, da Igreja O Brasil para Cristo; Carlos Alberto Romano, da Igreja O Brasil para Cristo, e que foi representado no ato pelo presbítero José Luiz Ferraz; Donizete Francisco de Andrade, da Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo; Edenilson José Fiorentino, da Igreja Evangélica Catedral da Cura, e Ismael Lopes, da Igreja Assembleia de Deus.

Também foram reconhecidos pelos edis de Poá Juraci Almeida da Cruz, da Igreja Edificados em Cristo; Márcio Augusto Prates, da Igreja Presbiteriana da Graça; Nelson Nobre, da Igreja O Brasil para Cristo – Nova Poá, e que foi representado pelo pastor Augusto Geremias; Nelson Venâncio de Jesus Filho, da Igreja Batista Renovada Jafé; e Neves Ferreira Barbosa, da Assembleia de Deus – Ministério Apostólico.

Entre os pronunciamentos feitos durante a sessão solene, o que mais emocionou o público foi o da vereadora Jeruza Reis. Não escondendo as lágrimas, a petebista reverenciou a qualidade dos líderes evangélicos homenageados, sobretudo quanto à capacidade que cada um demonstra ter no cuidado da comunidade, ao oferecerem uma palavra de amor e de compaixão para quem, muitas vezes, já perdeu as esperanças:

“Em pouco mais de três anos de trabalhos na Câmara de Poá, fiz questão de chegar à tribuna e, sem exceção, agradecer a Deus por cada dia de minha vida e pela vida de todos os que compartilham comigo desta seara. Muitos ainda dizem que eu não sou nada. Realmente, não sou. Mas o pouco que sou, sou graças à grandiosidade de Deus. Dizem ainda que não sou tradicional, que não tenho linhagem, porém, digo em alto e bom som que sou filha do rei e isto já basta”, complementou.

As palavras do pastor homenageado Márcio Augusto Prates também envolveram a plateia, principalmente quando o religioso compartilhou a ideia de a cidade ganhar um portal com a frase: “Poá, cidade abençoada por Deus”.

O presidente da Casa de Leis, Deneval Dias do Nascimento, fez coro com Prates e afirmou que, “para homens de Deus, nada é impossível” e que, “se o município protagonizou pujante crescimento nos últimos anos, é porque há um trabalho espiritual de grande valia sendo empreendido por homens de bem”.

O encerramento da cerimônia ficou por conta de Edison Castro Macedo, presidente do Conselho dos Pastores de Poá, que optou por uma oração, momento que foi precedido pela apresentação ao vivo da cantora gospel Lucely Pallota.

Fonte e fotos: AICMP / Fernando Araúdo - Secom Poá


Seu Direito - Transporte nas férias

Com a chegada das férias de julho, muita gente planeja viajar. Antes de embarcar em ônibus, avião ou outro meio de transporte, é importante conhecer os direitos do consumidor.

 

RÁDIO NOTÍCIAS - TSE deve decidir hoje sobre a participação de ficha suja nas eleições de outubro

TSE deve decidir hoje sobre a participação de ficha suja nas eleições de outubro.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCIAS - Polícia desarticula quadrilha de distribuia pornografia infantil pela internet

Polícia desarticula quadrilha de distribuia pornografia infantil pela internet.

Click e Ouça um Giro de Notícias:

Fonte: EBC

Vereador Tonho questiona atrasos da Radial em linhas da Vila Santa Margarida


Os atrasos nas partidas de ônibus da Radial  na antiga estação, na Praça da Bíblia e na provisória sob o Viaduto Ayrton Senna, na Vila Maria Rosa, com destino a Vila Santa Margarida, em Ferraz de Vasconcelos, estão causando sérios transtornos aos passageiros. Para cobrar uma solução, o vereador Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, apresentou um requerimento que foi aprovado, por unanimidade, na segunda-feira, dia 25.

De acordo com o parlamentar, chegou ao seu conhecimento que a demora nas estações dura em média 30 minutos e, com isso, acaba atrapalhando a vida de milhares de trabalhadores todos os dias. “Com sabemos a região da Vila Santa Margarida é bastante populosa e, portanto, não dá para os moradores ficar muito tempo esperando para embarcar nos ônibus da Radial, no centro”, assinala Tonho.

Além disso, o plenário também votou um requerimento de sua autoria pedindo explicações ao Poder Executivo em relação ao desconto em folha de pagamento dos servidores municipais, no tocante, a empréstimo consignado, no entanto, mesmo acontecendo o desembolso, o dinheiro não está sendo repassado aos bancos credores. Com isso, os funcionários têm os seus nomes sujos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa.

A mesma irregularidade ocorre com o cartão ACCrédito. Para Tonho, o número de queixas de servidores é muito grande e, neste caso, a administração municipal deve uma explicação aos seus funcionários. “Afinal, não tem cabimento o que, de fato, está acontecendo. Por isso, quero uma resposta da Prefeitura Municipal desse caso lamentável”, fianliza Tonho.

Fonte: AICMFV

Movimentos sociais fazem manifestação em São Paulo em defesa do povo paraguaio


Movimentos sociais promovem hoje (28), a partir das 16h, em São Paulo, ato de solidariedade ao povo paraguaio, em defesa da democracia e pelo restabelecimento de Fernando Lugo. Será em frente ao gabinete da Presidência da República, no edifício do Banco do Brasil, esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta.

Entre outras organizações, o ato é convocado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Centro Brasileiro de Luta pela Paz (Cebrapaz), a Marcha das Mulheres e a União da Juventude Socialista (UJS).

Os manifestantes pretendem cobrar do governo medidas mais incisivas contra o que consideram golpe de Estado no Paraguai, com o impeachment de Fernando Lugo. Entre as reivindicações estão a suspensão política do governo paraguaio, sanções comerciais ao país, o cancelamento dos projetos de cooperação econômica e o bloqueio aos financiamentos públicos.

Fonte: EBC

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Após ataques, empresa de ônibus retira seus veículos de circulação na zona sul de São Paulo


A empresa de ônibus ViaSul, que atende a zona sul da capital paulista, retirou seus veículos de circulação na noite de hoje (27). A medida foi adotada após os casos de ataques a coletivos ocorridos nos últimos dias, quando vários ônibus foram incendiados por desconhecidos armados.

A São Paulo Transporte (SPTrans), empresa da prefeitura que cuida do transporte público, divulgou nota informando que está em contato com a empresa para que o serviço seja retomado. A companhia disse ainda que “ mantém conversa com o comando da Polícia Militar (PM) para preservar a segurança do transporte público” na Grande São Paulo. De acordo com a PM, o patrulhamento na zona sul da cidade é normal.

Nos últimos 15 dias, seis policiais militares foram mortos. Durante o fim de semana, as polícias Civil e Militar anunciaram a prisão de cinco suspeitos de envolvimento no ataques. Um deles é investigado no caso da execução de um PM e os demais por circularem pela cidade, em carros roubados, a fim de identificar policiais que fazem bico como seguranças em bares e casas noturnas.

A polícia ainda não confirma se os ataques fazem parte de ações coordenadas pelo crime organizado.

Fonte: EBC / Foto: G1

Espírito Santo ganha sistema de denúncias eleitorais

O eleitor do Espírito Santo vai ter uma nova ferramenta para denunciar irregularidades eleitorais. Pela primeira vez no país, vai entrar em funcionamento o sistema de recebimento de denúncias via internet.

RÁDIO NOTÍCIAS - Viagem de ônibus fica mais cara no mês que vem

Viagem de ônibus fica mais cara no mês que vem.

Click e Ouça Um Giro de Notícias:

Fonte: EBC

Jogador do Flamengo, Léo Moura é batizado e diz, “É o momento mais importante da minha vida”


O jogador de futebol, lateral da equipe do Flamengo, Léo Moura, foi batizado no último sábado, dia 23, na Igreja Batista Central, no Rio de Janeiro. Segundo o jogador, este foi o momento mais importante de sua vida. Em seu Twitter o jogador disse: “É o momento mais importante da minha vida”.

Durante o culto que aconteceu antes do batismo Léo Moura ainda contou seu testemunho e se emocionou, “Graças a Deus nunca tive uma vida ruim, mas nunca fui feliz como sou hoje. Uma vez, em Brasília, numa tarde de autógrafos num shopping, havia uma fila com mais de mil pessoas. Duas senhoras se aproximaram, e uma falou: ‘Não vim pegar autógrafo ou tirar foto. Vim lhe dizer que Deus tem uma grande obra na sua vida’. Hoje tenho certeza que essa obra vai se realizar. Não quero mais largar essa vida”, disse o jogador.

Léo Moura chorou durante a cerimônia de batismo e manifestou muita alegria pelo momento. “ Foram 33 anos de vida antiga e daqui para frente é uma vida nova. Espero que seja melhor que antes. Não posso reclamar da minha vida de antes da igreja, mas espero que daqui por diante seja melhor, junto à minha família”, comentou o jogador após descer às águas.

Fonte: GM

Teste mostra eficácia da cadeirinha para crianças

Um teste, feito no Brasil, mostra a importância das cadeirinhas de segurança para crianças. Usar esse equipamento é muito mais do respeitar as leis de trânsito e evitar multas. Ele é fundamental para salvar a vida dos pequenos.

Gol demite 84 comandantes

O Sindicato Nacional dos Aeronautas anunciou hoje que a Gol, a segunda maior companhia brasileira, demitiu 84 comandantes de aeronaves. A empresa disse que as demissões fazem parte do plano de negócios para adequar a companhia à nova realidade do mercado.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Estudantes fazem greve e apresentam pauta a ministro da Educação

Estudantes universitários de vários estados fizeram manifestação, hoje, em Brasília. Assim como professores e servidores, eles estão em greve. E apresentaram uma pauta de reivindicações ao ministro da Educação.


Supermercados de São Paulo vão recorrer de decisão judicial que determinou volta das sacolinhas


Os advogados da Associação Paulista de Supermercados (Apas) devem entrar ainda hoje (26) com recurso na Justiça para neutralizar a decisão da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da capital paulista, que determinou ontem (25) a volta da distribuição gratuita das sacolinhas de plástico dentro de 48 horas.

Em seu despacho, a juíza também fixou prazo de um mês para que os supermercados adotem a prática de fornecer a seus clientes, de graça, embalagens de material biodegradável ou de papel em quantidade que atenda às necessidades de acondicionamento das mercadorias.

Por meio de nota, a Apas informou que orientou os seus associados a cumprir a decisão judicial. No entanto, disse que vai continuar com a campanha de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis.

Para justificar a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, a Apas argumentou tratar-se de uma ação que visa a conscientizar os consumidores a evitar o desperdício e colaborar com a “sustentabilidade”. Na última sexta-feira, (22), o presidente da Apas, João Galassi, informou à Agência Brasil que, desde abril, deixaram de ser distribuídas l,1 bilhão de sacolas plásticas.

Os supermercados suspenderam o fornecimento das embalagens plásticas, no dia 25 de janeiro. Pouco depois, no dia 3 de fevereiro, a entidade assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Procon e o Ministério Público Estadual para a retomada da distribuição por 60 dias. Nesse acordo, os estabelecimentos assumiram o compromisso de oferecer sacolas reutilizáveis ao preço de até R$ 0,59 e de informar aos clientes sobre a decisão de não mais disponibilizar as sacolas de plástico.

Fonte: EBC

Procon-SP notifica Gol e TAM por falta de assistência a passageiros afetados por cancelamentos de voos


O Procon de São Paulo notificou hoje (25) as companhias aéreas TAM e Gol para que repassem informações sobre a prestação de assistência a passageiros afetados pelos cancelamentos de voos. O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulistana, ficou fechado para pousos entre as 6h e as 9h41 de hoje (25) por causa de denso nevoeiro. A situação provocou o cancelamento nos aeroportos de origem de 28 voos com destino ao terminal.

Fiscais do Procon estiveram no terminal e constataram que passageiros das duas companhias prejudicados pelos cancelamentos e atrasos não receberam as devidas informações e ajuda material das empresas. As companhias têm 48 horas para responderem aos questionamentos do órgão e, se forem autuadas, podem receber multas de até R$ 6 milhões.

Por meio de nota, a TAM informou que apresentará ao órgão os esclarecimentos solicitados. A Gol disse que se manifestará dentro do prazo estipulado.

Fonte: EBC

Ex-delegado do Dops diz a Comissão da Verdade que incinerou corpos em usina

Em depoimento à Comissão Nacional da Verdade, o ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) Cláudio Guerra reafirmou os crimes que cometeu durante a ditadura militar (1964-1985). Entre as denúncias, relatadas no livro Memórias de uma Guerra Suja, está a incineração de corpos de militantes de esquerda na Usina Cambaíba, em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador da comissão, ministro Gilson Dipp, durante a oitiva, Guerra sugeriu que o grupo ouvisse algumas pessoas citadas por ele no livro. Em entrevista ao programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, Guerra fez um apelo aos militares que atuaram com ele durante o regime militar para que falassem sobre os crimes cometidos.

As denúncias de incineração de cadáveres feitas por Guerra estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. Perguntado sobre a possibilidade de as investigações atrapalharem os trabalhos da Comissão da Verdade, Dipp disse apenas que é necessário esclarecer que o grupo não é jurisdicional ou persecutório, nem trabalha visando a fornecer dados para o Ministério Público.

“O Ministério Público trabalha numa linha própria e eu não conheço nenhum detalhe. Se vai prejudicar, em um momento desses as pessoas podem ter algum temor”, disse o ministro.

Dipp informou ainda que pretende convocar o tenente-coronel reformado Paulo Malhães, que em entrevista ao jornal O Globo nesta segunda-feira (25), disse que jacarés e uma jiboia eram usadas para torturar presos políticos. “Em uma conversa informal, demonstrei minha opinião de que devemos ouvi-lo. [Malhães] é alguém que estará na nossa pauta para oitiva”.

Assista a entrevista ao programa Observatório da Imprensa da TV Brasil:

Fonte: EBC

Ministério Público pede anulação de concorrência para monotrilho de SP

O Ministério Público Federal e o Ministério Público de São Paulo recomendaram ao governo do estado e ao metrô que anulem a concorrência para a construção do monotrilho.

O trem com tração elétrica ligaria o aeroporto de Congonhas à estação do Morumbi, na zona sul da capital. A obra, orçada em quase R$ 2 bilhões, é uma das mais importantes para a Copa de 2014.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Gilberto Carvalho diz que Dilma Rousseff gostou dos resultados da #Rio+20


A presidenta Dilma Rousseff saiu da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, satisfeita com os resultados da reunião, apesar das críticas de ambientalistas ao documento final, disse hoje (25) o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. “A presidenta está muito satisfeita, muito orgulhosa de ter realizado a Rio+20”, declarou.

A presidenta da República reuniu as ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, da Casa Civil, Gleisi Hoffman, da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas, o ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, da Defesa, Celso Amorim, e o assessor especial para assuntos internacionais, Marco Aurélio, para fazer um balanço da Rio+20, encerrada na sexta-feira (22).

Segundo Carvalho, Dilma elogiou o trabalho dos diplomatas brasileiros, que conseguiram amarrar um consenso para que o documento final da conferência fosse aprovado. “Um documento da ONU [Organização das Nações Unidas] é de costura muito difícil, basta um país dos 192 da ONU se recusar a assinar e não haveria documento. Há que se valorizar muito esse trabalho e essa competência da nossa diplomacia”, disse o ministro.

Mais que o documento final, criticado por ambientalistas pela falta de metas ambiciosas, os resultados da conferência devem ser medidos pela participação social e pelas consequências que virão no longo prazo, segundo Carvalho. “Além do que o documento aponta como mudança de cultura e dos objetivos de desenvolvimento sustentável, a Rio+20 vai ter que ser julgada, avaliada, pelo conjunto da energia, das mobilizações e dos debates que ela encerrou. Seria muito pobre reduzir a Rio+20 apenas àquilo que é o documento final”, ressaltou.

O ministro – que é responsável pela articulação entre o governo federal e os movimentos sociais – também destacou a participação da sociedade civil na Rio+20 e a pacificidade das manifestações durante as duas semanas da conferência. “Foi uma festa democrática, com absoluta liberdade. O governo foi para o diálogo, abriu as portas e ajudou a organizar essa mobilização”.

Fonte: EBC