Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 29 de dezembro de 2012

Pastores grandes não respondem e-mails missionários


Por Pastor e Missionário Teófilo Karkle

Oswald Smith, pastor que sustentava 800 Missionários disse que: O maior obstáculo para Missões são os pastores. Hoje estamos dizendo que: Pastores grandes não respondem e-mails Missionários. Os motivos quais são: Não tem tempo de entrar na Internet? Não tem habito de escrever? Não querem compromisso com os Missionários?

Os Missionários fazem uso de e-mail para se comunicarem, pois é rápido, atual e praticamente de graça. No inicio da minha Missão no Chile, ainda fazia por cartas no correio tradicional. Entre uma carta enviada e uma resposta recebida demorava no mínimo quinze dias.

Os Missionários quando enviam um e-mail, esperam que seja respondido o mais rápido possível. Uma grande maioria de pessoas e como nosso caso é com a igreja, uma maioria de pastores não respondem e-mails, isso é um ponto negativo na ética pastoral e uma falta de respeito ao Missionário que o emite.

Se o pastor mostrar na internet uma lista de Missionários da sua igreja e por ele liderado ou sustentado é obvio que outros Missionários ficaram interessados em ser abençoados também. Os pastores não podem fechar os seus ouvidos nem o seu coração a um Missionário que lhe escreva um e-mail.

Se o Pastor não responde e-mails Missionários, não deveria então ser colocado nos vídeos gravados e-mail algum, nem nos sites ou blogs deveriam colocar endereço eletrônico ou formulários para contato.

Sabe o que passa? Os Pastores não querem compromissos com os Missionários. Lamentavelmente eles bloqueiam seu coração para que nenhum clamor Missionário venha encontrar um lugar.

Na Obra Missionária tudo é feito pela fé, não é assim com uma igreja histórica estabelecida, onde não precisa fazer campanha nenhuma em caso de uma necessidade, pois tem um caixa forte de onde retiram tudo o que precisam. Mas os Missionários que abrem trabalhos novos, que começam do zero. Precisando de cadeiras, tem que pedir. Precisando de um som, tem que pedir. Precisando de aluguel, tem que pedir.

O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido. (Provérbios 21.13)

Sempre usamos a Fé para escrever um e-mail Missionário, pois não é fácil encontrar alguém com o coração aberto na internet e que venha acreditar no nosso Ministério. Mas Deus tem sido grande levantando de todo o Brasil pessoas interessadas por Missões, que tem alegria de responder um e-mail Missionário.

Fazemos questão de pedir pela Internet em vez de arriscar uma viagem e chegar ao Brasil em busca de uma porta aberta. Ainda mandar e-mail é o meio de propaganda mais barato, isso faz o Missionário evitar viajar, e até mesmo fazer qualquer tipo de impressão.

Agora, tem Organizações Missionárias que já estão estabelecidas, mas continuam usando a Propaganda e a Internet para seguir pedindo. Me da muita tristeza quando usam aquelas imagens da pobreza, da fome, de miséria, de um menino sujo sentado numa sarjeta ou então àquelas imagens de outras culturas impregnadas de idolatria. Na Índia, encontramos pela internet aquele tipo de guru, sacerdote que esta por década sentada, nem caminha mais. Isso se transformou em sua forma de vida, pessoas nesta situação não irão querer nunca a Fé do Evangelho, pois ele ganha a vida nessa situação. Lamento que isso tenha sido a imagem missionária mostrada em vídeos e programas, tomadas da Índia, da China ou da África. Outra coisa errada é viajar para lá e não filmar nenhuma Obra Cristã, mas filmar estas coisas para impressionar os incautos.

A resposta de um e-mail tem que ser feita na mesma hora quando um recebe, mesmo que seja de uma só frase: Ok, lido, vou analisar. Mas quando for “Analisar” faça-o de verdade. Não use desculpas tipo: Não tive tempo, estava de viagem, estamos de congresso, depois do congresso te retorno.

Não deixe passar muito tempo, não deixe acumular resposta, seja ágil, rápido, eficiente e educado, a final servimos todos a um mesmo Senhor.

Os e-mails que mandamos geralmente personalizado de um bom tamanho, com uma letra agradável para ser lido, não são como aqueles boletins, newsletter, com informações comerciais, de propaganda, de correntes. Assim que não responder um e-mail Missionário e uma Falta de Educação, um Desleixo, uma pessoa lisa.

Os Missionários ativos se colocam sentimentais durante sua Missão, muitas vezes precisamos de uma palavra amiga, mas não só palavras precisamos também de ajuda, no momento da ajuda.

Quando a resposta vem de uma forma rude causa muitos dares na vida do Missionário, já que as palavras não são biodegradáveis, ou seja, elas são permanentes.


Carreata em homenagem à Iemanjá atrai fieis

Os festejos aconteceram no Rio de Janeiro.

 

Policial atira e mata um homem após confundir Bíblia com arma; Família pede justiça


Um policial confundiu uma Bíblia com uma arma e acabou atirando e matando um coletor de lixo no interior de São Paulo

De acordo com informações da Agência Estado, o cabo da Polícia Militar, João Samir de Oliveira, 36 anos, abordou Antonio Marcos dos Santos, 40, durante uma patrulha. Ao pedir que o coletor de lixo parasse, se assustou com o movimento e disparou no pescoço.

O policial estava acompanhado de um colega e juntos socorreram Antonio ao hospital, porém não resistiu ao disparo.

Segundo testemunhas no local, Antonio ergueu os braços para mostrar que não estava armado. O irmão da vítima, José Valdecir Corrêa, demonstrou revolta: “Queremos que o responsável pela morte do meu irmão pague pelo que fez. Nós queremos justiça”, disse ao Terra.

-Meu irmão nunca fez nada de errado. Saía para o trabalho, todos os dias, às 4h30 e voltava na hora do almoço. Sempre que dava, ele ia à igreja – contou José. Antonio era servidor da prefeitura de Avaré há 18 anos.

O major Maurício José Raimundo afirmou que o cabo Oliveira “é considerado um bom profissional e não tem histórico de violência. Infelizmente, foi uma fatalidade”. O estado de São Paulo enfrenta uma onda de violência contra policiais nos últimos meses. Somente em 2012, mais de cem foram assassinados.

A Polícia Civil está investigando o caso, e o cabo Oliveira está detido no presídio Romão Gomes, da Polícia Militar na capital.

Fonte: GM

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Filló, Izidro e vereadores tomam posse na terça-feira

Cerimônia oficial será realizada a partir das 10 horas no Montreal Eventos; em seguida, prefeito e vice eleitos em Ferraz de Vasconcelos para o mandato 2013/2016 participarão de transmissão de cargo e entrega de chaves no Paço Municipal

Filló ladeado pelo vice Izidro e jornalistas
O prefeito eleito em Ferraz de Vasconcelos para o mandato 2013/2016, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, será empossado oficialmente na manhã de terça-feira (1º de janeiro), conforme determina a constituição federal. Durante a cerimônia, que será realizada no Montreal Eventos (rua Antônio Silvestre Leite, 150,  Vila Tanquinho), o vice-prefeito da chapa do tucano também tomará posse, assim como os 17 parlamentares eleitos para a próxima legislatura. No mesmo dia, o chefe do Executivo ferrazense vai participar da transmissão de cargo e entrega das chaves no Paço Municipal (avenida Rui Barbosa, 315).

A sessão solene de posse terá início às 10 horas e, conforme prevê a lei, será conduzida pelo vereador mais votado nas eleições municipais de 7 de outubro, Roberto Antunes de Souza (PMDB), que teve 1.770 dos sufrágios válidos. Na ocasião, o peemedebista vai escolher um de seus colegas de edilidade para secretariar os trabalhos. Após a execução dos Hinos Nacional e de Ferraz, serão empossados vereadores, o prefeito eleito e seu vice, José Izidro Neto (PMDB), que vai acumular a função com a de secretário de Habitação. Em prosseguimento, a Câmara fará a eleição de sua mesa diretiva (presidente, vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários).

A cerimônia será marcada, ainda, pelo pronunciamento dos políticos oficialmente designados para seus mandatos e pela apresentação dos 18 secretários nomeados por Filló para governar o município ao seu lado nos próximos quatro anos. Vitorioso nas urnas com 35.640 votos, o tucano dará início ao seu mandato com o compromisso de recuperar o crédito financeiro e moral da cidade que já o elegeu vereador por duas ocasiões. Nas três últimas semanas, o político priorizou a agenda para tratar de assuntos burocráticos com seu secretariado e para debater as informações conquistadas no período de transição:

"Teremos, seguramente, um choque de gestão. Vamos, inclusive, enxugar gastos, arrumar a casa e trabalhar para que o ferrazense tenha qualidade de vida, serviço prestado e respeito, acima de tudo. Estamos, infelizmente, longe do razoável. Mas temos esperança em dias melhores e não nos faltará garra e vontade de trabalhar para tirarmos Ferraz da situação caótica em que se encontra", garantiu, hoje (28 de dezembro), o gestor, durante o último encontro que teve com sua equipe na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv), antes da posse de 1º de janeiro. Na oportunidade, um café da manhã também foi oferecido à Imprensa do Alto Tietê.

Prefeitura
Após a solenidade de instalação no Montreal Eventos, Filló e sua esposa, a primeira-dama Viviane dos Santos, acompanhados do vice-prefeito Izidro e do secretário de Administração, Arnaldo Antunes de Souza, vão participar da transmissão de cargo no Paço Municipal, onde também serão entregues as chaves do equipamento à equipe do tucano. Na oportunidade será lavrada uma ata. No documento, deverá constar, inclusive, valores em caixa que serão deixados para o próximo mandato.

Na cerimônia, é aguarda a presença do atual prefeito de Ferraz, Jorge Abissamra (PSB), de sua esposa, Elaine Aparecida Belloni Abissamra (PSB), que também responde pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Fundo Social, e de seu secretário de Administração, Alexandre Balbino.

Fonte: AI / Carla Fiamini / Foto: Adilson Santos/Ângulo Produções

Padre culpa mulheres por abuso sexual


O padre italiano que provocou um escândalo ao prender na porta da sua igreja um manifesto no qual convocava as mulheres a refletir sobre a possibilidade de que seu modo de se vestir provoque os criminosos desmentiu hoje que vá deixar o sacerdócio, em declarações a meios de comunicação do país.

Piero Corsi assegurou que a carta enviada à mídia italiana na qual pedia perdão pelas palavras e dizia que iria deixar o sacerdócio é falsa. O sacerdote teria pedido demissão de seu cargo, em nota que dizia que se sentia indigno e apresentava suas desculpas “mais sinceras não apenas a todas as mulheres ofendidas por meu texto, mas também a todos aqueles que se sentem ofendidos por minhas palavras”.

O porta-voz do bispo da Província de La Spezia, na qual fica a paróquia do clérigo, explicou que “não vai pendurar a batina mas tirará alguns dias de férias do stress que sofreu”.

Corsi havia colocado na porta da igreja paroquial no dia de Natal um manifesto no qual podia-se ler: “Quantas vezes vemos meninas e senhoras maduras caminhar na rua com vestidos provocantes e apertados! Quantas traições se consumam nos lugares de trabalho, nas academias e nos cinemas! Poderiam ser evitados, já que desatam os piores instintos e depois se chega à violência ou ao abuso sexual!”.

A nota dizia ainda que “uma imprensa fanática e desviada” coloca a culpa de tudo no homem.

Este texto causou indignação na paróquia e em toda a Itália, onde estima-se que o número de assassinatos de mulheres por homens foi especialmente elevado em 2012.

Associações de mulheres pediram a intervenção tanto da Igreja Católica quanto das instituições políticas italianas.

Fonte: O Verbo / Via: Folha de São Paulo

Receita consolida contribuição previdenciária de empresas


Decreto publicado no Diário Oficial da União de hoje (28) dá mais clareza à consolidação de contribuições previdenciárias cobradas das empresas produtoras de mercadorias e das prestadoras de serviços, de acordo com o coordenador-geral de Tributação da Receita Federal do Brasil (RFB), Fernando Mombelli Meireles.

Ele disse que as alíquotas continuam sendo de 2% e de 2,5% sobre a receita devida pelas empresas, dependendo da área de atividade. “Não há alterações quanto à incidência da tributação em si”, ressaltou. O decreto foi necessário, segundo explicou, apenas para uniformizar as cobranças a partir de 1º de janeiro de 2013, uma vez que a Medida Provisória 582, de setembro último, incluiu mais mercadorias e serviços na tabela de tributação. “E a tendência é essa consolidação avolumar-se”, acrescentou.

A SRF também publicou instrução normativa que dispõe sobre a declaração simplificada da pessoa jurídica (DSPJ) inativa, como faz todo final de ano, sem nenhuma alteração em relação à instrução normativa do ano passado. “Trata-se de procedimento normal” que, segundo Fernando Meireles, alerta as pessoas jurídicas inativas sobre a necessidade de cumprir seu dever com a RFB. A declaração deve ser apresentada até 28 de março.

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCIAS - Obrigatoriedade das novas regras ortográficas é adiada para 2016


O governo brasileiro adiou por mais três anos o início da obrigatoriedade do uso do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Com a medida, as novas regras, que se tornariam obrigatórias daqui a quatro dias, só poderão ser cobradas a partir de 1º de janeiro de 2016.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cuidados no verão


Até março de 2013 o calor deve levar muita gente para as praias, cachoeiras e piscinas. E é importante não esquecer de usar filtro solar e manter a hidratação.


Educação é “prioridade absoluta”, diz Dilma


A presidenta Dilma Rousseff reafirmou hoje (27) que a educação é uma “prioridade absoluta” de seu governo. O assunto tem sido tema frequente de seus discursos e, segundo ela, dá sentido a outras medidas tomadas pelo governo, inclusive as econômicas.

“O Brasil não terá crescimento sustentável se não investir em educação, e muito. Da creche à pós-graduação”, disse a presidenta, durante café da manhã com jornalistas. “Se não colocarmos dinheiro em educação, não tem saída.”

Segundo Dilma, a educação é o único fator que pode unir “os dois mundos” que existem no Brasil: o da extrema pobreza e o a da ciência, tecnologia e inovação. “É a educação que une esses dois mundos. Para os adultos, o emprego tira da pobreza, mas criança só sai da pobreza com educação”, comparou. “Não tem ciência e tecnologia num país que não tem massa crítica”, acrescentou.

A presidenta defendeu programas de alfabetização na idade certa e escolas em tempo integral. “Mas não só com esporte e artes. Escola integral com mais português, com mais matemática, com língua estrangeira”, listou.

Fonte: EBC

Cristãos são mortos dentro de igreja durante culto de Natal na Nigéria


Atiradores mataram seis pessoas durante a celebração de Natal de uma igreja evangélica no nordeste da Nigéria. O ataque aconteceu na Igreja Evangélica do Oeste da África, e resultou na morte de seis pessoas, entre elas o sacerdote que conduzia o culto.

- Um grupo de homens armados invadiu a aldeia à meia-noite e foi direto para a igreja (…) Eles abriram fogo e mataram o sacerdote e cinco fiéis. Em seguida, atearam fogo à igreja – informou Usman Mansir, morador da aldeia de Peri, perto de Potiskum, a capital comercial do estado de Yobe.

O ataque foi confirmado à AFP por um membro das forças policiais de Yobe, mas o chefe da polícia, Rufa Sanusi, se recusou a dar mais detalhes por “uma questão de segurança”.

- Atiradores desconhecidos tentaram atacar Potiskum, mas foram repelidos pelas tropas. Enquanto fugiam, eles atacaram uma igreja em um vilarejo conhecido como Jiri – acrescentou o porta-voz militar Eli Lazarus, segundo informações da agência Reuters.

Apesar de o ataque não ter sido reivindicado por nenhum grupo até agora, as fontes policiais ressaltam que o Boko Haram foi autor de vários ataques contra cristãos na região ao longo do ano.

As celebrações cristãs foram recebidas com violência também na Indonésia, onde mais de 200 muçulmanos bloquearam a estrada que leva a uma área na qual cristãos se reúnem regularmente para realizar o culto semanal e atacaram os presentes com ovos podres e sacos plásticos cheios de urina e fezes.

Na área onde os cristãos se reuniriam pra o culto de Natal espera-se que seja construída uma igreja. Mas apesar das obras terem sido liberadas pelo Supremo Tribunal do país, a intimidação constante por muçulmanos vem impedindo que os trabalhos sejam realizados, segundo a Acontecer Cristiano.

Fonte: GM

222 pessoas morrem em acidentes nas rodovias federais durante o natal


O número é 38% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Taxista evangélico pára na delegacia por não permitir beijo de casal gay em seu carro


Um taxista evangélico foi parar na delegacia, no Rio de Janeiro, por não permitir que um casal de homossexuais se beijasse em seu carro. Ezer Gomes de Barros se negou a levar os passageiros Sérgio Porto Costa e Robson Gomes de Brito que tomaram o veículo no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, depois que eles ignoraram si pedido para não se beijassem no veículo conduzido por ele.

Após pedir aos dois que não se beijassem dentro do veículo e ser ignorado, o taxista parou nas imediações do aeroporto, na Ilha do Governador, onde se negou a seguir viagem. Os rapazes chamaram a polícia, que levou todos para a delegacia, segundo informações do site Lado A.

A ocorrência foi levada para o Juizado Especial Criminal (Jecrim) e Barros será acusado de injúria, crime que tem pena prevista é de um a seis meses de detenção ou multa.

O taxista explicou a situação afirmando ter ficado constrangido com a cena. Ele afirmou que não expulsou os dois, mas que apenas pediu para não namorarem no veículo, o que segundo ele, pediria também a um casal heterossexual.

Fonte: GM

Polícia Militar autua 62 motoristas em São Paulo desde o início da nova Lei Seca


A Polícia Militar (PM) autuou, desde a noite da sexta-feira (21), quando entrou em vigor a nova Lei Seca, até hoje (25), 62 motoristas por estarem dirigindo alcoolizados. A PM submeteu 883 pessoas ao teste do bafômetro, sendo que apenas duas pessoas se recusaram a fazer o teste e oito terão de responder por crime de embriaguez ao volante.

A nova Lei Seca, mais rígida, determina que o motorista envolvido em acidente de trânsito seja submetido a teste, exame clínico, perícia e aos procedimentos técnicos e científicos para verificar se há no organismo a presença de álcool ou substância psicoativa.

Pela nova norma, provas testemunhais, vídeos e fotografias podem ser usadas como comprovação de que o motorista dirigia sob efeito de álcool ou drogas ilícitas.

A nova redação da lei estabelece ainda a suspensão do direito de dirigir por um ano e o motorista flagrado sob efeito de álcool ou drogas psicoativas será multado em R$ 1.915,30, o dobro da multa aplicada antes da publicação da nova lei. Se o condutor reincidir na infração dentro do prazo de um ano, o valor da multa será duplicado, chegando a R$ 3.830,60.

Fonte: EBC

Repórter Brasil reexibe especial sobre Código Penal


A proposta de reforma do código penal traz várias sugestões de mudanças na lei, como a relação aos crimes cibernéticos e ao uso de drogas. Esta reportagem foi escolhida pelos internautas para ser reexibida neste fim de ano.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Casa Civil prorroga comissão que investiga envolvidos na Operação Porto Seguro


Os trabalhos da comissão de sindicância criada pela Casa Civil da Presidência da República para investigar “eventuais irregularidades” apontadas pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, foram prorrogados por mais dez dias.

A prorrogação dos trabalhos se faz necessária porque os integrantes da comissão fizeram perguntas a órgãos e pessoas e ainda não obtiveram as respostas.

A Casa Civil espera a conclusão dos trabalhos até o início de janeiro.

A portaria prorrogando os trabalhos da comissão foi publicada hoje (24) no Diário Oficial da União.

Edição: Fernando Fraga// matéria atualizada às 13h36 para retirada da informação de que segundo a Casa Civil o pedido foi feito pelos integrantes da comissão.

Fonte: EBC

Na véspera do Natal, Dilma anuncia medidas econômicas e fala com governadores

A presidenta Dilma Rousseff passou a manhã de hoje (24), véspera do Natal, entre reuniões com ministros e telefonemas para governadores. Com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, Dilma acertou dois anúncios: o reajuste do salário mínimo e a isenção de Imposto de Renda (IR) para a participação nos lucros e resultados (PLR). “Ela fez questão de que isso acontecesse hoje, na véspera do Natal”, disse a ministra ao anunciar as medidas.

O valor do salário mínimo será de R$ 678 a partir de 1° de janeiro de 2013. Já a isenção do IR valerá para quem recebe PLR de até R$ 6 mil. A partir de R$6.000,01, foram criadas escalas de alíquotas, de 7,5% até 24,5%, dependendo do valor recebido. As duas medidas serão publicadas no Diário Oficial da União da próxima quarta-feira (26).

Dilma também aproveitou a manhã para falar com governadores em todo o país. “A presidenta ligou para praticamente todos os governadores para desejar feliz Natal”, segundo a ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas.

A presidenta deve passar a noite de Natal em Brasília, volta ao trabalho na quarta-feira (26), e até o fim de semana deve ir para uma base militar na Bahia, onde passará o réveillon.

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCIAS - Origem do Natal e o significado da comemoração


A data é rica em símbolo e tradições. Exemplo disso são as decorações com guirlandas, árvores com bolas e lâmpadas coloridas, velas e presépios. Além do Papai Noel, também faz parte do costume natalino a troca de presentes e a ceia especial
Graziele Bezerra

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Em seu primeiro ano, programa de seleção de médicos ocupou menos de 20% das vagas


Menos de 20% das vagas para médicos oferecidas pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) foram preenchidas no primeiro ano de vigência do programa. Das 2 mil vagas abertas para atuação na saúde básica, apenas 366 profissionais foram contratados, segundo o Ministério da Saúde.

Criado em dezembro de 2011, o Provab é uma das estratégias do governo para tentar fixar médicos em regiões com carência desses profissionais, como a Amazônia, o Nordeste e as periferias das grandes cidades. Para estimular a ida para essas áreas, é oferecida pontuação adicional de 10% na nota dos exames de residência para os médicos que tiverem bom desempenho no primeiro ano de atuação no programa. O governo financia ainda especialização em Saúde da Família e cursos a distância.

De acordo com balanço do ministério, 950 municípios se inscreveram no programa para seleção dos profissionais. Para Felipe Proenço, diretor de Programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério, a baixa adesão está relacionada ao número insuficiente de profissionais no mercado. Segundo o diretor, uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que existiam 13 mil médicos graduados em 2010 no país para 19 mil vagas formais de trabalho. No entanto, ele considera que o programa teve sucesso neste primeiro ano, mas que será revisado para ser aprimorado.

“Olhando para várias dificuldades dos estados, ouvindo pesquisas com gestores, a gente entende que, além de um problema de má distribuição, existe um quantitativo menor de médicos do que é necessário para o sistema de saúde,” diz Proenço, destacando que diversas equipes do Saúde da Família estão desfalcadas, sem médicos.

O diretor disse ainda que o ministério quer chegar à relação de 2,7 médicos para mil habitantes, a mesma do Reino Unido. Atualmente, no Brasil, essa relação é 1,9 médico para cada grupo de mil pessoas.

Este ano, o governo anunciou que pretende criar novos cursos de medicina e expandir as vagas nas faculdades já existentes, com o objetivo de ampliar a quantidade de profissionais. Em junho, o Ministério da Educação anunciou o Plano de Expansão da Educação em Saúde, voltado para regiões consideradas prioritárias, que prevê em 10% o aumento do número de vagas de medicina.

A proposta não tem o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM). O CFM tem argumentado que não faltam médicos no país e que a proporção atual (1,95 médico por mil habitantes) é suficiente.

Segundo a entidade, existe uma má distribuição dos profissionais. O CFM defende a implantação de políticas públicas para reduzir essa desigualdade, como a criação de uma carreira de Estado exclusiva para médicos, semelhante à dos magistrados e procuradores do Ministério Público.

Uma pesquisa do CFM, de 2011, mostra que enquanto em São Paulo são 4,02 médicos por mil habitantes, o maior número do país, no Maranhão a taxa é 0,68 médico por mil habitantes, o menor.

Na Bahia, 69 municípios implantaram uma carreira médica por meio da Fundação Estatal de Saúde na Família. As progressões ocorrem com base no cumprimento de metas e resultados. O médico começa trabalhando em cidades com dificuldade de provimento e pouca infraestrutura. Conforme vai progredindo na carreira, passa a atuar em cidades com melhor estrutura.

Porém, de acordo com o presidente da fundação, Carlos Aberto Trindade, a iniciativa não conseguiu reduzir o problema da fixação de médicos em locais que historicamente enfrentam dificuldade de contratação. Os salários, continuou o presidente, variam entre R$ 8 mil e R$ 11 mil para 40 horas de trabalho. Além da remuneração, os profissionais têm direito a cursos a distância de educação permanente e a possibilidade de cursarem mestrado e doutorado. “Há quase um leilão por médicos entre os municípios [da Bahia]”, disse Trindade, acrescentando que o número de profissionais é insuficiente.

Além do Provab, o Ministério da Saúde desenvolve outros programas para incentivar a atuação dos médicos fora dos grandes centros urbanos. Um deles é o abatimento das dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para quem trabalhar em uma das 2.282 cidades com carência na atenção básica à saúde.

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCIAS - Cuidado com o exagero na ceia de Natal


Natal... Ano Novo... Festas de fim ano... Muita comida e muita bebida. O exagero nessa época do ano é comum e, por isso, é importante estar preparado para as ceias. Confira na reportagem de Paula de Castro.

Click e Ouça:

Fonte: EBC