Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ao Cubo se apresenta em Salvador neste sábado!


O grupo de rap paulista faz show na capital baiana

O grupo de rap Ao Cubo faz show neste sábado, 30 de abril, às 15 horas, em Salvador (BA). O “Nosso Show” é a comemoração do aniversário da Nossa Rádio Salvador, 103,3 FM.

O Ao Cubo tem viajado por todo o Brasil divulgando a turnê do CD “Um por Todos”, lançado pela gravadora Graça Music, e o clipe “Nasci pra Vencer” com participação especial de Neymar, Serginho e Priscila Alcântara.


Serviço:
Ao Cubo no Nosso Show em Salvador (BA)
Data: 30 de abril de 2011.
Horário: 15horas.
Local: Praça da Revolução – Periperi – Salvador (BA)
Entrada gratuita!
Informações: www.aocubo3.com / www.nossaradiosalvador.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Décio Figueiredo

Apesar das brigas, Centenário da Assembléia de Deus tenta reunir os Pastores José Wellington, Silas Malafaia, Samuel Câmara e Manoel Ferreira

A data para o início das festividades do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil se aproxima, os eventos na cidade de Belém do Pára já foram divulgados e os nomes de alguns preeletores já foram confirmados.

A ideia é tentar unir os líderes de todas as ADs nos dias 16,17 e 18 de junho, apesar das divisões e das diferenças de costumes. Os principais pastores das Assembleias, José Wellington, Silas Malafaia, Samuel Câmara, Manoel Ferreira foram convidados para programação, mas até o momento o único que ainda não confirmou sua presença foi o atual presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil, o pastor José Wellington.

Apesar disso, há expectativa de que ele participe confirmando a união dos assembleianos no Brasil já que o convite foi protocolado na secretaria da CGADB.

Para engrossar a torcida para que os líderes estejam juntos nesta importante data para o pentecostalismo, está circulando na internet uma campanha de oração para que as barreiras de costumes sejam derrubadas e os líderes estejam juntos nesta festividade.

Fonte: Gospelprime / Via Gospel Mais

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Atleta poaense se destaca em prova de Ultra Runner na Praia Grande


No início da noite desta quarta-feira, dia 27, o prefeito de Poá (SP) Francisco Pereira de Sousa,  recebeu a visita do atleta Roberto Duarte Quirino, que no domingo, dia 26, participou da Ultra Runner 100 Km, na Cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo, e terminou a prova em 4º lugar com um tempo de 9h33m26s.


“É uma honra ter atletas desse porte representando o nosso município em provas de grande porte como essa”, enfatizou o prefeito que fez questão de cumprimentar o atleta pela participação.

Fonte: Secretaria de Comunicação Poá

Subprefeitura de Guaianases promove ações de fiscalização para resguardar a lei Cidade Limpa

A Subprefeitura de Guaianases, por meio da Supervisão de Fiscalização, da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU), realiza por três dias seguidos, ações voltadas ao cumprimento da Lei Cidade Limpa (14.223/06), que dispõe sobre a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana da cidade de São Paulo.

Na quarta-feira, 27/4, os agentes vistores, acompanhados pela Guarda Civil Metropoltitana, autuaram e multaram três estabelecimentos que tiveram seus pedidos de Cadastro de Anúncios (CADAN) indeferidos. A legislação vigente determina que o número do Cadastro de Anúncios (CADAN) esteja devidamente à mostra nos anúncios indicativos na parte externa dos comércios.

Nesta operação, foram flagrados: um posto de gasolina, localizado na avenida Nordestina; uma agência bancária do HSBC, situada na avenida Salvador Gianetti; e uma loja de móveis, da rede Marabraz, que fica na rua Otelo Augusto Ribeiro. Cada um dos estabelecimentos recebeu uma multa de 10 mil reais, além de intimação para que regularizem a situação. A solicitação de licença para anúncio indicativo, pode ser feito pela internet, por meio do link "licenciamento de anúncio".

Na quinta-feira, 28/4, funcionários da Supervisão de Fiscalização, recolheram vários materiais de propaganda irregulares. Na rua Cruz do Espírito Santo foram apreendidos dois banners, três cavaletes - com propaganda e exposição de CDs piratas -, além de uma faixa. Já na Estrada de Poá, foram retirados quatro banners, expostos irregularmente na parede de estabelecimentos que já foram autuados e multados devido ao descumprimento da lei. Mais uma faixa e dois banners foram recolhidos nas ruas Cabral de Ataíde e João da Silva Aguiar, respectivamente.

Ainda na quinta, 28/4, funcionários da Supervisão de Limpeza Pública, em conjunto com a Fiscalização, promoveram a retirada de lambe-lambes de 60 postes, entre a Estrada de Itaquera-Guaianases, altura do nº 2565, até a nova estação de trem de Guaianases. A operação limpeza continua na sexta-feira, 29/4, da estação até o começo da Estrada de Poá.

Todas essas infrações são alvos de penalidades. Conforme a legislação, anúncio é qualquer veículo de comunicação visual presente na paisagem visível do logradouro público, composto de área de exposição e estrutura.

Fonte: Assessoria de Imprensa

2ª Conferência Municipal de Turismo em Suzano


Conferência de Turismo será realizada nesta sexta-feira(29/4) no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré


Nesta sexta-feira (29/4), o Teatro Municipal Dr. Armando de Ré recebe a 2ª Conferência Municipal de Turismo, uma iniciativa da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo. O evento, que será realizado a partir das 14h, tem como tema os desafios das cidades rumo à Copa do Mundo de 2014. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados no assunto.

A conferência tem o objeto de discutir propostas, medidas e projetos por parte da administração municipal e de empresários ligados ao setor do turismo em Suzano, principalmente com foco nos benefícios que a cidade poderá ter a partir do mundial da Fifa, que será realizado no Brasil daqui a três anos.

Durante o evento também será realizada a eleição dos representantes da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que está sendo reativado no município. Duas reuniões de pré-conferência já foram realizadas no mês de março para discutir a questão.

O diretor de Turismo da Prefeitura de Suzano, Jair Pedrosa, informa que antes da conferência será realizada a reunião mensal do Circuito Turístico das Nascentes. De acordo com ele, o objetivo é fazer com que os representantes dos demais municípios da região, além de Guarulhos e Igaratá, também participem da conferência. “Assim teremos condições de fazer uma discussão mais ampla, de interesse regional”, explica Pedrosa.

Segundo ele, além do chefe de gabinete da Presidência da Embratur, Fábio Manzini Camargo, que confirmou presença na semana passada, a conferência também terá a participação do secretário adjunto de Turismo do Estado de São Paulo, Cláudio Valverde. “Com essas presenças nós conseguiremos qualificar ainda mais o debate e garantir um resultado muito positivo tanto para os representantes dos municípios quanto para as pessoas envolvidas no setor do turismo”, destaca o diretor.

No hall de entrada do Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, os participantes ainda poderão conferir os trabalhos feitos pelos artesãos de Suzano.



Confira a programação da 2ª Conferência Municipal de Turismo


13h - Credenciamento

14h - Abertura

14h40 - Conferência: “O papel do Comtur e o desafio das cidades rumo à Copa de 2014”

15h30 - Apresentação Cultural - Cia Batucaê

16h - Eleição dos Conselheiros do Comtur de Suzano

17h - Encerramento

Fonte: Secretaria de Comunicação de Suzano

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Suzano e Corinthians será marcado por curiosidades


Por Gilberto Santos

O sexto jogo do Corinthians pelo Campeonato Paulista acontece às 19h30 desta quinta-feira (28), no “Joaquim Cambaúva Rabello”, em São Caetano do Sul (ABC), onde a equipe alvinegra tentará a terceira vitória na competição, diante do Suzano/Drummond/Penalty.

A partida será cercada de muitos detalhes, começando pelo “fator casa”, que desta vez pertence ao Suzano, que por conta das reformas no Ginásio Roberto David, terá seus mandos no ABC. Mesmo conhecendo as dimensões da quadra e tendo como parceira a cidade de São Caetano, o Timão será o visitante.

No entanto, alguns jogadores comandados pelo técnico PC Oliveira afirma que jogando no “Idalina” é difícil vencer o Corinthians, uma vez que todos são acostumados com a quadra, como diz o ala Fineo:

“Este tipo de fator ajuda bastante. Jogamos lá em 2008 na época em que era apenas São Caetano e conhecemos bem o piso e o tamanho. Agora é só jogar bem e sair com a vitória, mas sabemos que o jogo também será difícil”, analisou Fineo.

O clássico também marca alguns encontros distintos. Fufi, que na última temporada defendeu as cores suzanenses, hoje está no Parque São Jorge. Já do outro lado, o goleiro Lima e o pivô Chico Paulista foram campeões estaduais pelo Timão em 2009.

Para este duelo, PC Oliveira não terá Leandro Simi e Danilo Baron, que servem a seleção brasileira de futsal para os amistosos contra a Ucrânia, no próximo domingo (1), em São Bernardo do Campo, às 10h.

Fonte: Assessoria de Imprensa

terça-feira, 26 de abril de 2011

Izidro Neto quer Gabinete de Gestão Integrada em Ferraz de Vasconcelos

A criação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal está sendo defendido pelo o vereador, José Izidro Neto (PDT). Na prática, a sugestão nesse sentido a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos foi apresentada na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 25. Com isso, a cidade poderá fazer um mapeamento da criminalidade e, consequentemente, adotar meios para prevenir a violência em geral.

Segundo o autor da proposta, o GGIM constitui-se num canal de comunicação importante para interligar o trabalho de órgãos ligados a segurança pública, tais como, as polícias Civil e Militar, a Guarda Civil Municipal, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e os demais instrumentos que atuam no município. Izidro Neto aponta que o GGIM já é um fato em outras cidades regionais.

Para justificar o seu pedido, o parlamentar que exerce o seu quarto mandato consecutivo destaca que Ferraz de Vasconcelos vem apresentando altos índices, no tocante, ao seu crescimento populacional nos últimos anos. Em contrapartida, o número de crimes como, por exemplo, roubo, furto e tráfico de drogas acontece em proporção alarmante.

Por isso, Izidro Neto avalia que é necessário identificar as variantes da criminalidade e, ao mesmo tempo, elaborar ações conjuntas que permitam uma melhor coordenação de diversos esforços para garantir a sensação de segurança pública na sociedade ferrazense. “O crime precisa ser prevenido e, sobretudo, enfrentado pelas autoridades competentes”, revela Izidro Neto.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Ferraz de Vasconcelos

RÁDIO NOTÍCIAS - Câmara tenta fechar acordo para votação do Código Florestal

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sony Music Brasil presente na maior premiação de música gospel mundial

Jenny(Manager Kerrie Roberts), Claudia Fontes e Kerrie Roberts
No dia 20 de abril foi realizada a 42ª. Edição do premio Dove Awards, a maior premiação da música cristã norte americana e a mais importante em termos mundiais no gênero.

Pela primeira vez em Atlanta, o local escolhido para a grande celebração e entrega dos prêmios foi nada menos que o FOX THEATER, o mais importante teatro da região.

Sherri Shepherd, importante e reconhecida apresentadora de TV americana, esteve à frente da cerimônia que começou com uma apresentação impecável de Chris Tomlin. Logo a seguir, ele se juntou a Mark Hall (Casting Crowns) e Mac Powell (Third Day) para cantarem mais uma canção.

Vários artistas se apresentaram na noite festiva do Dove Awards e alguns pontos altos precisam ser ressaltados, como a homenagem feita por 6 cantoras, incluindo Kerrie Roberts à diva da música gospel mundial, a consagrada Sandi Patty.

Outro nome de respeito marcou presença na festividade. O cantor Kenny Rogers apresentou uma canção com o grupo Point of Grace. Third Day mais uma vez emocionou a platéia com a canção Children of God, cantada com Mark Hall e Steven Curtis Chapman e um coral formado por várias crianças adotadas em alusão à música-tema.

Ainda teve Tenth Avenue North, Janson Crabb e Francesca Battistelli, esta última, sem dúvida, a grande vencedora da noite com várias premiações.

O Dove Awards também teve seu momento de Black Music. Artistas como Mary Mary, Marvin Sapp, Detrick Haddon, Crew 1, entre tantos outros, fizeram bonito em suas apresentações, mas nada mais justo do que encerrar o evento com aquele que é sem dúvida, um grande artista e maior expoente da música negra cristã americana: Kirk Franklin. Ele aproveitou a homenagem e apresentou seu mais novo single – I SMILE de seu CD Hello Fear, recentemente lançado nos EUA e no Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Lançamento DVD "Serei benção para minha geração" Rodrigo Soeiro


O cantor e compositor Rodrigo Soeiro fará nesta próxima sexta-feira o lançamento do primeiro DVD “Serei benção para a minha geração”.

O cantor que gravou o DVD após o terceiro CD da carreira, vê com grande expectativa esse lançamento “O DVD foi um projeto muito esperado e um presente de Deus que quero repartir com a igreja” diz Soeiro
Rodrigo abrirá o Projeto S/A – Sexta de Adoradores que acontecerá na última sexta-feira de cada mês na AD Vila Barros em Guarulhos.



Serviço:
Lançamento DVD Rodrigo Soeiro
29/04 – 20:00 Projeto S/A - AD Vila Barros
Rua Fonte Boa 409 Vila Barros – Guarulhos
Informações: 6734 1126 www.rodrigosoeiro.com.br
Entrada Franca

Fonte: Assessoria de Imprensa

domingo, 24 de abril de 2011

Celebrações da Páscoa em Jerusalém e no mundo


Pastor fala sobre importância dos cristãos meditarem nos dias anteriores a ressurreição


Celebrações da Páscoa em Jerusalém e no mundo
Em Jerusalém, milhares de cristãos de diferentes continentes participaram da caminhada de Domingo de Ramos em lembrança à entrada de Jesus na cidade há mais de 2 mil anos. 

Esses peregrinos participaram da tradicional celebração, no Monte das Oliveiras, com vista sobre a Cidade Velha de Jerusalém, marcando o início da Semana Santa.

Neste ano, o calendário ortodoxo cristão (calendário Juliano) coincide com o seguido pelos católicos e protestantes, logo, ao contrário do habitual, todas as celebrações foram realizadas ao mesmo tempo.

Enquanto isso, nos EUA e em outros países do mundo, as Igrejas realizaram suas manifestações próprias, agitando ramos de palmeira nas ruas de suas comunidades locais, por exemplo.

Embora a igreja americana Harvest Christian Fellowship estivesse entre as muitas que não aderiram em procissões tradicionais com ramos nas mãos, o pastor Greg Laurie conseguiu que sua mega congregação começasse a meditar sobre o que Jesus fez por eles poucos dias depois de sua entrada em Jerusalém.

Aquele domingo foi um dia amargo para Jesus, afirmou o pastor durante o sermão. “Embora houvesse uma multidão alegre e gritos de "Hosanna" entre o povo, Jesus chorou. Ele sabia que o povo que o saudava e dizia ‘bem-aventurado é aquele que vem em nome do Senhor’ logo estaria gritando ‘crucifique-o’", explica.

O pastor ressalta ainda que Jesus também sabia que estava no caminho para a ressurreição, o que incluiria sua dolorosa morte na cruz.

"Antes da ressurreição gloriosa, haveria uma crucificação devastadora. Antes que houvesse um túmulo vazio, primeiro tinha que haver uma cruz cheia de sangue", explicou o conhecido pastor e evangelista.

A morte e ressurreição de Cristo é o acontecimento mais importante em toda a história humana, Laurie enfatizou.

“Isto é o que separa o Cristianismo das outras religiões. Você pode ir aos túmulos dos profetas e gurus e mostrar respeito, mas a tumba de Jesus Cristo, você descobrirá que está vazia porque Ele ressuscitou".

Mas antes de celebrarmos a ressurreição hoje (24), no domingo de Páscoa, os cristãos devem meditar também sobre os dias finais do tempo de Jesus na terra.

"Jesus Cristo morreu uma morte sangrenta e terrível. Deus tratou Jesus como se ele tivesse vivido a minha vida pecaminosa para que ele pudesse me tratar como se eu tivesse vivido a vida sem pecado de Jesus", pregou Laurie.

"Foi na cruz que Deus e os homens foram reconciliados mais uma vez... Nossa salvação foi comprada. O Calvário mostra o quão longe Deus iria para a salvação do homem", conclui.


Fonte: Christian Post / Redação CPAD News
(Segunda foto mostra a porta do túmulo de Jesus em Israel. Tradução da inscrição na placa: "Ele não está aqui - Ele se levantou")

Polêmico Pastor Ricardo Gondim afirma em novo texto: “Perdi a Fé”


Em seu blog o teólogo Ricardo Gondim escreveu ‘Perdi a fé’ confessando que enquanto um orador cativava mil pessoas com sua “oratória carismática” ele repetia para si mesmo “já não comungo com os mesmos pressupostos deste senhor.”

O presidente nacional da Assembléia de Deus Betesda, conhecido por ser autor premiado de vários livros e artigos polêmicos, afirmou que vive em “controvérsias, tanto pelo que escuta quanto pelo que fala.”

Recentemente, o teólogo causou polêmica ao questionar o controle de Deus sobre a tragédia do Japão, dizendo, “O deus que ‘administra’ os eventos, tem propósitos insondáveis e que, pra cumpri-los, deixa tragédias acontecerem, é um demônio.”

Aos que lhe perguntam sobre se ele provoca polêmica para “fazer tipo” ele disse que apenas reponde: “Estou mais certo dos caminhos que não quero trilhar.”

Gondim escreveu que ele se recusa a eliminar suas dúvidas com “cinismo” e por isso causa muitas controvérsias.

“Fujo de tornar-me inconsequente nas declarações que possa fazer a respeito de Deus e da fé.”

Segundo ele, algumas instituições sobre teologia ainda estão “verdes,” mas que ele não sabe se quer que elas “amadureçam.”

“O pouco de sentido que me fazem basta para que eu me ponha a garimpar a verdade. E isso é bom. Há um fluxo que me faz abandonar certas pedras onde outrora tomei pé. O que abandonei?”

Gondim confessou que não acredita em um “Deus inativo, que carece de preces ‘verdadeiras’ para mover-se.” “Uma frase que não faz nenhum sentido para mim? “Oração move o braço de Deus.”

Ele parece não concordar que Deus privilegia apenas alguns com seus milagres inquietando-se com que Deus seja “intervencionista de micro realidades, deixando exércitos de ditadores ‘correrem frouxos’” e que tenha uma “vontade ‘permissiva,’ para multinacionais lucrarem com remédios que poderiam salvar vidas.”

“Não consigo mais acreditar que Deus, mantendo o controle absoluto de tudo o que acontece no universo, tenha sujado as mãos com Aushwitz, Ruanda, Darfur, Iraque e outras hecatombes humanas.”

O polêmico pastor colocou “não consigo mais acreditar em determinismo, mesmo chamado por qualquer nome: fatalismo, carma, destino, oráculo.”

“Parei de acreditar que o cosmo funcione como um relógio de quartzo. Acredito que Deus criou o mundo com espaço para a contingência. Sem esse espaço não seria possível a liberdade humana.”

“Creio que no meio do caminho entre determinismo e absoluta casualidade resida o arbítrio humano. Entendo que liberdade é vocação: homens e mulheres acolhendo o intento do Criador para que a história e o porvir sejam construídos responsavelmente.”

Fonte: Christian Post / Via Gospel Mais

Metrô de São Paulo só deve atender demanda a partir de 2020

 Os longos anos de falta de investimento no Metrô de São Paulo não vão permitir que seja deixado um legado nesse tipo de transporte para a população até a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Segundo Telmo Giolito Porto, professor de ferrovias da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o panorama mais otimista é que a demanda pelo metrô seja atendida somente a partir de 2020.

“Se imaginarmos o horizonte de 2020, São Paulo terá seu transporte equacionado porque o metrô hoje tem 70 quilômetros de malha. Se forem construídos mais 100 quilômetros, o que é perfeitamente possível, ficaremos com 170 quilômetros. Somando-se aos 260 quilômetros da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], tem-se uma malha de 430 quilômetros, o que é muito razoável para São Paulo”, disse o professor, em entrevista à Agência Brasil.

A falta de legado no transporte de metrô para a Copa também é citada por José Geraldo Baião, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (Aeamesp) e por Ciro Moraes dos Santos, diretor de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e também operador de trem.
“Já está degradado agora, imagina com uma população gravitacional durante os eventos das Olimpíadas e da Copa do Mundo, colocando mais 4 milhões ou 5 milhões de pessoas de fora da cidade para andar no sistema”, disse Santos. Hoje, segundo a companhia do metrô, são transportadas 3,7 milhões de pessoas diariamente nas cinco linhas existentes (uma delas, a amarela, com apenas três estações e funcionando em horário especial). A previsão da companhia é que esse número chegue a 5 milhões de usuários por dia em 2014.

Segundo Santos, para atender os cerca de 20 milhões de moradores da região metropolitana de São Paulo, o metrô deveria ter, pelo menos, 200 quilômetros de extensão. Hoje, segundo a própria companhia, o metrô tem 70,6 quilômetros de extensão e 61 estações. A previsão para 2014 é que chegue a 80 quilômetros de extensão, atendendo a 72 estações.

De acordo com o sindicalista, o metrô de São Paulo não consegue hoje atender à demanda porque passou anos sem investimento. “A negligência dos gestores públicos do estado e do país nos deixaram numa condição de defasagem muito grande”, disse Santos.

A Companhia do Metropolitano informou que São Paulo constrói atualmente 1,9 quilômetro de metrô por ano, semelhante a Paris, na França, mas abaixo de Santiago, no Chile, que constrói 2,3 quilômetros anualmente. “O metrô de São Paulo começou tarde, em 1974, quando a cidade já tinha 6 milhões de habitantes. Hoje estamos implantando três linhas de metrô simultaneamente”, informou a companhia, em resposta à Agência Brasil.

“A taxa de crescimento anual do metrô por quilômetros de via caiu. Chegou a ser quase 2,5% e hoje estamos abaixo de 2%. Temos que retomar uma taxa de crescimento adequada de quilômetros por ano. Temos que ter no país uma visão de longo prazo”, defendeu Baião.
Para ele, ter uma extensão maior do metrô para atender ao aumento da demanda é algo que deveria ter sido pensado como parte de um projeto de infraestrutura a longo prazo para a cidade. E não para atender apenas a um evento pontual como a Copa do Mundo.

“No caso desses eventos que vão ocorrer, a Copa e as Olimpíadas, infelizmente não vamos conseguir deixar legado nessa área. Os sistemas de infraestrutura e de transporte do metrô são coisas que temos que fazer e cuidar permanentemente para atender à necessidade da população dessas cidades. E, assim, aquele evento pontual simplesmente seria atendido por essa infraestrutura”, disse Baião.
Segundo o presidente da Aeamesp, o ideal nas grandes cidades do país é que uma pessoa conseguisse chegar à rodoviária ou ao aeroporto, por exemplo, deslocando-se até o hotel ou a um restaurante utilizando o metrô como opção. Hoje, em São Paulo, ao desembarcar no Aeroporto de Congonhas, o transporte só é possível por meio de ônibus ou táxis.

“Isso é uma infraestrutura de que a cidade já deveria dispor e não porque vai ter uma Copa. Mas, infelizmente, não vamos deixar um bom legado nessa área porque não planejamos essas coisas mais atrás. O que vai ocorrer, a curto prazo, são soluções paliativas que não resolverão os problemas de mobilidade das pessoas e que estão mais concentradas em corredores de ônibus”, afirmou o presidente da Aeamesp, citando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana, que prevê investimentos principalmente para sistemas de ônibus.

Para a Copa do Mundo, o metrô afirma que a previsão é que sejam concluídas obras nas linhas 2-verde, 4-amarela, 5-lilás, 6-laranja e 17-ouro, além da Linha 15-branca e do VLT (veículo leve sobre trilhos) até a cidade de São Bernardo do Campo (SP). As novas estações previstas até a Copa do Mundo serão Luz, República, Pinheiros, Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia (linha amarela), Vila Prudente e Oratório (linha verde) e Adolfo Pinheiro (linha lilás). Para este ano, o orçamento previsto é de R$ 4,4 bilhões. Para os outros anos, o orçamento só será definido no segundo semestre deste ano.

Para o professor Porto, embora o metrô não seja suficiente para atender a toda a demanda da população até a Copa do Mundo, as obras que estão sendo realizadas pelo governo do estado vão ajudar a diminuir o problema. “Até a Copa, certamente não teremos a situação ideal, mas já teremos trechos para atender alguma coisa a mais. E o metrô não é o principal problema da Copa. Temos a questão das arenas, dos aeroportos, da hotelaria”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil / Fotos: Blogues do Diego Silva e Paulinho