Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Confiança da indústria volta a cair pela oitava vez seguida

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), apresenta queda de 1,2% entre julho e agosto ao atingir 83,4 pontos. Foi o oitavo recuo seguido e o mais baixo nível de avaliação desde abril de 2009 (82,2 pontos). No entanto, a intensidade da queda diminuiu ante as três últimas pesquisas - com -3,2%, -3,9% e -5,1%.

A Sondagem da Indústria de Transformação indica pessimismo maior em relação ao momento presente. O Índice da Situação Atual (ISA) foi negativo em 3,6%, com 82,7 pontos, o menor nível desde março de 2009 (78,5). O Índice de Expectativas (IE) aumentou 1,4%, ao alcançar 84,1 pontos.

O superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo Jr., adverte que os empresários ainda se mantêm cautelosos quanto aos negócios em médio prazo. “A ligeira melhora das expectativas é insuficiente para sinalizar uma efetiva inversão da tendência negativa observada no ano. As previsões tornaram-se mais favoráveis para a produção, com a normalização do número de dias úteis após o fim da Copa, mas, no horizonte de seis meses, o pessimismo continua aumentando”, destaca ele em nota.

O indicador de situação atual dos negócios mostra queda de 7,1% entre julho e agosto, com 78,8 pontos, o menor nível desde abril de 2009 (76,8). Para 8,1% dos consultados, a situação atual é boa ante 10,8% que tinham essa avaliação na apuração passada. Paralelamente, cresceu de 26% para 29,3% os que consideram o ambiente fraco para os negócios.

A proporção de empresas com projeção de aumento da produção teve leve crescimento, ao passar de 27,6% para 27,8%. E a parcela que prevê queda diminuiu de 20,8% para 16,1%. Na sondagem sobre os que esperam melhora para os seis meses seguintes, o percentual teve elevação de 25,6% para 30%, mas também aumentou a parcela dos que apontam piora (de 20,2% para 26,5%).

A pesquisa mostra ainda que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ficou estável em 83,2%, mas esse é o menor patamar desde outubro de 2009 (82,6%). As consultas foram feitas em 1.176 empresas entre os últimos dias 4 e 22.

Fonte: AB

Comunidade quer volta de campo de futebol no Nosso Recanto em Ferraz de Vasconcelos

Vereador Edson Cury
Depois de reunir-se com moradores dos Jardins Pérola e Temporim e da Vila das nações, entre outros, bairros, em Ferraz de Vasconcelos, no último final de semana, o vereador Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury decidiu apresentar um requerimento ao Poder Executivo para que a Câmara Municipal seja informada sobre uma data para o retorno das atividades esportivas no campo de futebol localizado nas dependências do Parque Municipal Nosso Recanto. O pedido de informação foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 25.

Para Edson Cury, a comunidade residente nas proximidades do Parque Municipal Nosso Recanto e de outros bairros da cidade que costuma frequentar aquele espaço público, sobretudo, aos finais de semana querem, na realidade, poder voltar a utilizar o campo de futebol e, ao mesmo tempo, praticar o seu esporte preferido. “Como sabemos, o nosso município carece de áreas de lazer e a existência do campo de futebol acaba sendo quase que um privilégio para a maioria de moradores ferrazenses”, exalta Edson Cury.

O socialista destacou ainda na Tribuna que o antigo campo de futebol foi usado para fazer o carnaval deste ano, mas, na atualidade, encontra-se apenas com pedriscos e sem as traves, o que impede o seu uso por futebolistas em geral. “No fundo, o local está abandonado pela municipalidade desde março do corrente”, dispara Edson Cury. Agora, o vereador espera que a sua reivindicação em benefício de jogadores amadores possa ser atendida pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), comandada pela vereadora licenciada, Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV.

Além disso, na mesma sessão ordinária, Edson Cury pediu por meio de um requerimento a prorrogação mais 90 dias do prazo de funcionamento da Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) criada pela Câmara para fiscalizar a qualidade da merenda escolar servida aos estudantes de escolas públicas do município. A atuação dos membros da CAR da Merenda Escolar é feita por intermédio de visitas periódicas as unidades de ensino. Presidente do grupo de acompanhamento, Edson Cury ressalta que a ideia central é, de fato, comprovar que a alimentação oferecida todos os dias aos milhares de alunos não apresenta nenhuma falha.

Fonte: AICMFV

Romário teria se convertido ao Evangelho durante um culto no último domingo, dizem internautas

O ex-atacante Romário, deputado federal e candidato ao Senado pelo PSB-RJ teria se convertido ao Evangelho no último domingo, 24 de agosto, num culto do Projeto Vida Nova de Irajá, no Rio de Janeiro.

Diversos membros e frequentadores da igreja, que é liderada pelo apóstolo Ezequiel Teixeira, publicaram fotos e vídeos do momento em que Romário recebe uma Bíblia Sagrada de presente e uma oração.

Segundo publicado nas redes sociais, o apóstolo Ezequiel Teixeira fez o apelo a Romário para aceitar a Jesus como seu salvador, e o ex-craque teria aceitado.

“Senhor, o Romário foi e tem sido campeão no futebol, em várias áreas… mas ele está dizendo aqui hoje que nada disso terá valor se Tu não estiveres com ele”, afirmou Teixeira em oração, de acordo com informações do Guia-me.

No entanto, muitos internautas criticaram o fato, associando a conversão de Romário à sua campanha política por um cargo no Senado e especulando que o gesto seria apenas uma forma de ser simpático ao convite feito pelo apóstolo.

No entanto, os próprios fiéis da igreja que fotografaram o momento rebateram as críticas, dizendo que o ex-jogador se emocionou com a mensagem pregada e a decisão por aceitar Jesus teria sido autêntica.

Política
O ex-jogador, conhecido por ter a “língua afiada”, se candidatou a deputado federal pela primeira vez em 2010, pelo PSB, e foi eleito com mais de 140 mil votos dos eleitores fluminenses.

Pouco afeito às formalidades dos parlamentares, Romário protagonizou nesses quatro anos diversos embates com colegas de Câmara dos Deputados. Como resultado, teve avaliação muito positiva perante os eleitores e agora lidera as pesquisas de intenção de voto para o Senado.

Polêmico, Romário apóia o senador Lindbergh Farias (PT) para o governo do Rio de Janeiro, mas para presidente tem sido visto com Marina Silva, candidata de seu partido ao Planalto.

Fonte: GM

Inadimplência das empresas atinge maior nível para meses de julho

O número de empresas que deixaram de pagar dívidas cresceu 12,9% em julho na comparação com junho – maior avanço para um mês desde o início da pesquisa em 2000. Quando comparado com julho do ano passado houve alta de 11,4%. No acumulado do ano, o índice registrou alta (6,9%), de acordo com números divulgados hoje (27) pela Serasa Experian.

Os títulos protestados e os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pela alta do indicador em julho, com variações positivas de 39,5% e 23,1% e contribuições de 8,6 pontos percentuais e 3,7 pontos percentuais, respectivamente. As dívidas não bancárias (de cartões de crédito e com financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviço) também apresentaram crescimento de 2,7%, com contribuição de 1,1 ponto percentual.

As dívidas com os bancos tiveram queda de 1,8% e contribuíram para que o índice não subisse ainda mais em julho de 2014.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a Copa do Mundo resultou em muitos feriados e paralisações, especialmente durante a fase da disputa de grupos, e reduziu a base de comparação mensal (junho), o que impulsionou os registros de inadimplência em julho.

“Por outro lado, a estagnação da economia, prejudicando a geração de caixa das empresas, a elevação do custo financeiro tendo em vista os juros mais altos neste ano em relação aos vigentes no ano passado e o avanço dos salários acima do crescimento da produtividade vêm proporcionando maiores dificuldades às empresas para honrar seus compromissos financeiros”, informa a instituição.

Fonte: AB

Militares brasileiros vão à Rússia para avaliar sistema de artilharia antiaérea

O Ministério da Defesa enviou ontem (26) para Moscou (Rússia) uma comitiva com nove oficiais da Marinha, do Exército e da Força Aérea para fazer avaliações complementares do sistema de artilharia antiaérea de média altura Pantsir-S1. Segundo o ministério, eles vão participar de um exercício de campo das Forças Armadas russas e verificar os requisitos considerados essenciais para a sequência do processo de aquisição do equipamento, que começou em fevereiro de 2013 e inclui a transferência irrestrita de tecnologia. Os militares irão à cidade de Tula, a 200 quilômetros de Moscou, para ver o sistema Pantsir-S1 em ação em um campo de provas.

O chefe da Chefia de Logística do Ministério da Defesa, brigadeiro Gérson Machado, vai comandar a comitiva. “Temos de fazer a verificação de requisitos operacionais em um campo de provas, onde todos os procedimentos são controlados e podem ser analisados com precisão. Teremos acesso aos dados e à telemetria”, explicou o brigadeiro.

O grupo ficará nove dias na Rússia e neste período vai colher informações para a elaboração do relatório que servirá de base para que o processo de aquisição de três sistemas Pantsir-S1 entre na fase contratual. Na avaliação do brigadeiro, o cuidado com as observações se deve ao fato de que o acordo prevê a transferência irrestrita de tecnologia. “São muitas as variáveis a serem levadas em conta. Não se consegue analisar tudo em apenas um único teste”, disse Machado.

De acordo com o ministério, a aquisição dos sistemas Pantsir-S1 tem o objetivo de atender a demanda das Forças Armadas para ter um sistema de defesa antiaérea de média altura, que servirá para abater alvos que transitam a partir de 10 mil metros. Quando entrarem em funcionamento, os sistemas devem proteger estruturas estratégicas militares e civis, entre elas usinas hidrelétricas e instalações nucleares. O emprego das baterias antiaéreas será de responsabilidade do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra).

Os entendimentos entre os dois países na área de Defesa começaram em 2008, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnico-Militar.  Em dezembro de 2012, a relação entre os dois países passou a ser regida pelo Plano de Ação da Parceira Estratégica, que prevê cooperação a longo prazo de interesse mútuo, nas parceiras industriais e na transferência de tecnologia.

Fonte: AB

Não há previsão de recuperação hídrica dos reservatórios, diz ONS

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que o órgão não pretende alterar a decisão de preservar os reservatórios nas cabeceiras dos rios até chegar a estação de chuvas no país. Segundo ele, apesar da escassez, a medida tem dado resultado, mesmo com os conflitos de interesse. Chipp também informou que não é possível avaliar quando começará a recuperação hídrica dos reservatórios.

Chipp informou que estudos de meteorologia apontam que há possibilidade razoável da estação úmida acontecer dentro da normalidade, ou seja, em meados de setembro pode começar a transição para a estação chuvosa e a tendência é atingir a normalidade em outubro. "Certeza disso a gente nunca tem, de 15 em 15 dias a gente tem reunião, às vezes de semana em semana. A próxima reunião vai ser no dia 2, porque tem uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico e eu sempre apresento o quadro mais recente", explicou.

O diretor disse que não é possível avaliar quando se dará a recuperação dos reservatórios após o início do período de chuvas. "A gente não pode dizer se vai chover com a mesma intensidade ou com a intensidade que a gente precisa em todas as bacias. Então a gente não tem a certeza do que vai acontecer. Tem que esperar mais um pouco até esta previsão se configurar", disse.

Chipp participou da abertura do 5º Brazil Windpower, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), pelo Conselho Global de Energia Eólica (Gwec) e pelo Grupo CanalEnergia. O encontro reúne representantes das principais empresas da cadeia produtiva da indústria de energia eólica.

Também na abertura, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que, apesar de 2014 ser um ano de hidrologia ruim, os reservatórios estão atualmente 8 pontos percentuais acima do registrado em 2001, quando houve a crise de energia no país.

Para Tolmasquim, a diferença entre os dois períodos explica-se por dois motivos: o crescimento da capacidade instalada atualmente é maior do que o aumento do consumo e a diversificação da matriz energética. "Se pegarmos entre 2005 e 2014, as térmicas a combustível fóssil, que agora estão ajudando a evitar o racionamento, cresceram ao ritmo de 13 % ao ano. A demanda cresceu 5% ao ano. Se pegarmos as térmicas a bagaço de cana, e agora é justamente o período da safra, elas cresceram seis vezes desde 2005. Hoje temos 11 mil megawatts de térmicas que funcionam a biomassa. É uma [Usina Hidrelétrica de] Belo Monte de térmicas a biomassa", explicou.

Na energia eólica, o setor está prevendo terminar o ano com 7,2 gigawatts (GW) instalados. Segundo a presidenta da ABEEólica, Elbia Melo, o número é baseado no que foi vendido nos leilões e que é agregado a cada ano. Para o futuro, a perspectiva é crescer ainda mais ."Nós vamos chegar no final de 2018, com tudo que já vendemos até agora, com 14,2 GW instalados. Isso é mais ou menos 8% da matriz [energética brasileira]”, informou, acrescentando que os atuais 5 GW de capacidade instalada representam 4% da matriz.

Fonte: AB