Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 1 de junho de 2013

Consumidores começam a ser informados sobre custo de geração de energia elétrica

A partir de hoje (1º), as distribuidoras de energia elétrica deverão informar, por meio das faturas emitidas aos consumidores, as bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) que indicarão o custo da energia usada em função das condições de geração de eletricidade. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o mês de junho foram acionadas bandeiras vermelhas nos quatro subsistemas de geração de energia: Sudeste/Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul.

As bandeiras tarifárias funcionarão como um semáforo de trânsito: a verde significa custos baixos de geração, portanto, a energia elétrica estará mais barata naquele mês. A bandeira amarela indicará um sinal de atenção, pois os custos estão aumentando. Já a bandeira vermelha mostra que a energia necessária para atender a demanda dos consumidores tem sido gerada com custos maiores – um exemplo é o maior acionamento de termelétricas, uma fonte mais cara do que as usinas hidrelétricas para gerar energia. Nesse período, o custo da energia poderá aumentar.

A aplicação das bandeiras tarifárias deverá ser efetivada pelas distribuidoras do país a partir de janeiro de 2014, mas, neste mês, começa o período de testes. Com a sistemática, haverá uma sinalização mensal do custo de geração de energia elétrica, dando ao cidadão a oportunidade de gerenciar melhor o seu consumo de energia e reduzir o valor da conta de luz.

Fonte: AB

Índios terenas permanecem em fazenda de Mato Grosso do Sul

Os índios terenas que voltaram ontem (31) a ocupar a Fazenda Buriti, em Mato Grosso do Sul, permanecem no local. Não houve entendimento após a reunião de ontem com representantes da Justiça do estado, de fazendeiros e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um novo encontro para discutir a situação está previsto para hoje (1º).

No último dia 30, o índio terena Osiel Gabriel, de 35 anos, foi morto no local durante ação da Polícia Federal para retirada dos indígenas da fazenda, ocupada desde o dia 15 de maio. Ao menos mais três índios e um policial foram atendidos no Hospital Beneficente Elmíria Silvério Barbosa com ferimentos leves.

Um inquérito policial para apurar se houve abuso por parte dos policiais foi instaurado no mesmo dia do confronto e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prometeu rigor na apuração.

No último dia 16, um dia após a fazenda do ex-deputado estadual Ricardo Bacha ser ocupada, a Justiça Federal determinou que os terenas deixassem ou fossem retirados da área. Como os índios resistiram, o mesmo juiz suspendeu o cumprimento do mandado a fim de que Bacha e os índios tentassem chegar a um acordo. Uma audiência de conciliação ocorreu na tarde de quarta-feira (29). Como não houve acordo, o juiz renovou a ordem de desocupação, cumprida nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (30).

O Ministério Público Federal (MPF) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) só foram informados de que a Polícia Federal (PF) iria retirar os índios da fazenda quando a operação policial já estava em curso.

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a fazenda fica no interior da Terra Indígena Buriti, declarada pelo Ministério da Justiça como de ocupação tradicional em 2010. Dos 17 mil hectares reconhecidos, os índios ocupam hoje apenas 3 mil hectares (um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial).

 Fonte: AB

Vereadores de Poá participam de prestação de contas da Saúde

Convênio com clínicas particulares, instalação de um Centro de Zoonoses e acolhimento dos animais abandonados foram questionados durante audiência

Os vereadores poaenses Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), Lázaro Borges (PRB), Ivan Machado (PSL), Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da maçã do amor e Jorge Luiz Monteiro (PSL), o Madruga, participaram na tarde de hoje (29 de maio) da prestação de contas da Secretaria de Saúde, referente ao primeiro quadrimestre de 2013. Os dados foram expostos pelo secretária da pasta, Cláudia Cristina de Deus ao lado de sua equipe.

Após a apresentação do balanço, os vereadores fizeram alguns questionamentos. Edinho do Kemel questionou se há parceria com alguma clínica particular que ofereça castração e intervenções cirúrgicas. “Faço parte da Comissão Permanente em Defesa do Direito dos Animais desta Casa e gostaria de saber se existe alguma parceria. Vamos bater na tecla da castração e do canil”, enfatizou. A chefe da pasta da Saúde, Cláudia Cristina de Deus, informou que o convênio está sendo estudado na Secretaria de Assuntos Jurídicos e que uma licitação será aberta para atender essa demanda.

A vereadora Jeruza, por sua vez, questionou sobre a parceria da Secretaria de Educação e Saúde para combater a venda de drogas nas portas das escolas, assunto pontuado na audiência anterior. “Estamos trabalhando para desenvolver ações voltadas a drogadição. Iniciamos em maio, portanto, na próxima prestação de contas”.

Jeruza ainda parabenizou o trabalho realizado pela pasta, sobretudo, neste momento vivido pela área da saúde no que tange as greves de servidores e que notadamente afeta o atendimento no hospital municipal. A parlamentar também solicitou dados ausentes no balancete enviado aos vereadores. “Solicitei alguns apontamentos durante a última audiência e percebo que eles foram suprimidos, peço que na próxima prestação sejam encaminhados. Enviarei ofício com os quesitos ausentes”, ponderou a petebista. A secretária explicou que em decorrência do atraso no fechamento de contas do quadrimestre pelo Departamento de Contabilidade da Prefeitura impossibilitou o fornecimento dos dados.

Os vereadores Lázaro Borges e Madruga questionaram a situação da quantidade de animais abandonados e quanto a possibilidade da instalação de um Centro de Zoonoses. “Estamos em busca de verbas nas esferas estadual e federal, a chácara no Cambiri é o local ideal para instalarmos o Centro. Peço o apoio dos vereadores nesta luta”, solicitou a comandante da Secretaria da Saúde.

Segundo a chefe da pasta até o momento foram aplicados na saúde 19,01%.

Fonte: AICMP

Perseguição religiosa causa morte de 100 mil cristãos a cada ano, afirma Vaticano

O Vaticano apresentou um relatório à ONU no qual relata que a perseguição e o fanatismo religioso causam a morte de 100 mil cristãos todo ano. O relatório foi apesentado por Silvano Maria Tomasi, embaixador do Vaticano, e detalha que as regiões mais críticas são a África, Oriente Médio e Ásia.

- Os números parecem muito altos, mas são todos comprovados – explicou o monsenhor Tomasi, em entrevista ao Estadão. Ele disse ainda que a situação é “muito grave para muitos cristãos”.

- Temos de falar sobre esse assunto. Não se pode deixar que essa realidade seja esquecida – completou Tomasi.

Desde o início do pontificado do papa Francisco, o Vaticano vem trabalhando com objetivo de construir pontes entre religiões, mas também reforçar a precária situação vivida pelos cristãos em várias regiões.

Monsenhor Tomasi afirmou ainda que a perseguição a cristãos é “resultado do fanatismo, intolerância, terrorismo e de leis discriminatórias”. Segundo o relatório, as regiões de maioria islâmica seriam as mais preocupantes. Além das mortes, há ameaças constantes sobre diversas comunidades.

- Muitos são obrigados a deixar suas casas e regiões e estão vendo a destruição de seus locais de culto, violações, violência e o sequestro de seus líderes – detalhou o representante do Vaticano, lembrando dos ataques a religiosos na cidade síria de Alepo, e denunciando a violação de liberdade religiosa e ataques sistemáticos às comunidades, principalmente na África, Ásia e Oriente Médio.

- Não são os governos que estão cometendo (os crimes). São grupos privados e comunidades. Mas a realidade é que governos não atuam, pois precisam de votos. Além disso, a Justiça em vários desses países é frágil e não protege essa população – detalhou o embaixador do Vaticano.

O Vaticano já denunciou também, através do Papa Francisco, à situação de cristãos na China, alvo de perseguição. Segundo o líder máximo da Igreja Católica, tal situação é “crítica

Fonte: AB

Pastor Ciro Zibordi afirma que visita do papa Francisco ao Brasil é tentativa de “conter o avanço da Igreja Evangélica”

O pastor Ciro Sanches Zibordi publicou um artigo comentando as motivações da visita do papa Francisco ao Brasil, que acontecerá durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro no mês de julho.

De acordo com o texto de Zibordi, publicado no site da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), a intenção de Francisco ao visitar o país é reduzir o crescimento dos evangélicos.

“Sua prioridade, ao visitar os países Brasil, Argentina e Chile, neste ano, é conter o avanço da Igreja Evangélica. Ele tentará convencer os cidadãos brasileiros da importância da Igreja Católica, mostrando a eles que não existe uma diferença essencial ou significativa entre a confissão católica e a evangélica”, escreveu o pastor assembleiano.

Segundo Zibordi, o pontífice católico trará uma mensagem de ecumenismo, tentando aproximar as duas vertentes cristãs de maior expressão: “O simpático papa Francisco pregará no Brasil a velha mensagem ecumênica, na esperança de ver o sonho de seus antecessores Bento XVI e João Paulo II realizado. Estes tiveram o privilégio de presenciarem a derrocada do comunismo e o fracasso das fileiras da Teologia da Libertação, mas não conseguiram parar o avanço da fé evangélica no Brasil”.

Zibordi pondera que o crescimento evangélico se deu por brechas da própria Igreja Católica, e que esse fenômeno social já havia sido destacado há muitos anos através da imprensa: “Lembro-me de que, há uns quinze anos, a revista Veja enfatizou a razão do crescimento dos evangélicos, destacando a alfabetização de adultos, o estímulo à leitura, a realização de trabalhos de recuperação de dependentes de drogas e a prestação de ajuda a necessitados. A reportagem foi, claramente, uma alfinetada na Igreja Católica, que desde então vem assumindo um papel semelhante ao dos segmentos evangélicos”, contextualizou.

Segundo o pastor, “a estratégia de unir as vertentes protestante, espírita e católica, com o intuito de somar forças contra inimigos comuns, nunca dará certo”, pois esses “segmentos possuem objetivos, credos e motivações completamente diferentes”.

Ciro Zibordi destaca que os “evangélicos adoram ao Jesus da Bíblia, que é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 Jo 5.20), enquanto os católicos e os espíritas acreditam em um ‘outro Jesus’ (2 Co 11.4), que recebe menos honra do que Maria. Esta, segundo a Bíblia, foi apenas uma crente fiel agraciada por Deus, que precisava do Salvador (Lc 1.47), e não mediadora ou redentora (1 Tm 2.5)”, frisa.

Confira a íntegra do artigo “O que o papa Francisco vem fazer no Brasil?”, de Ciro Zibordi no site da CPAD:

Jesus Cristo é o único Mediador e Salvador

O que o papa vem fazer no Brasil? De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, o rebanho do catolicismo atinge 123 milhões de adeptos, no Brasil, um número ainda expressivo, mas que vem diminuindo, nos últimos anos, gerando uma crise profunda e aparentemente irreversível para o romanismo. A grande maioria dos católicos brasileiros é nominal, e uma boa parte tende para a prática do espiritismo. A fidelidade dos católicos também tem diminuído. Há alguns anos, a Igreja Católica exibia em cadeia nacional, na quarta-feira de cinzas, a fala do papa. Hoje, o pronunciamento é gravado, e as emissoras o exibem quando querem.

Em julho, o papa Francisco — o argentino Jorge Mario Bergoglio — vem ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude. Seu staff já deixou claro que a sua prioridade, ao visitar os países Brasil, Argentina e Chile, neste ano, é conter o avanço da Igreja Evangélica. Ele tentará convencer os cidadãos brasileiros da importância da Igreja Católica, mostrando a eles que não existe uma diferença essencial ou significativa entre a confissão católica e a evangélica. Como sempre, a principal razão da visita do papa ao Brasil é avivar o romanismo, combatendo o extraordinário progresso numérico dos evangélicos, especialmente do segmento neopentecostal.

O simpático papa Francisco pregará no Brasil a velha mensagem ecumênica, na esperança de ver o sonho de seus antecessores Bento XVI e João Paulo II realizado. Estes tiveram o privilégio de presenciarem a derrocada do comunismo e o fracasso das fileiras da Teologia da Libertação, mas não conseguiram parar o avanço da fé evangélica no Brasil.

Para alcançar seu objetivo, o romanismo tem empregado duas estratégias: a evangelização entre as comunidades pobres e a tentativa do estabelecimento de uma convivência ecumênica entre evangélicos, católicos e espíritas. A CNBB propaga, há um bom tempo, textos alegóricos em favor do ecumenismo. Em um deles, Jesus visita um centro espírita e, ao deparar-se com uma mãe-de-santo, afirma: “o Reino de Deus já está aqui no meio de vocês”. E ela responde: “Muito obrigada, Jesus! Mas isso a gente já sabia… Você deve ter um orixá muito bom. Vamos dançar, para que ele venha nos ajudar”. Ademais, é grande a aproximação entre astros gospel e cantores da música católica, que cantam juntos em eventos e programas de televisão.

Lembro-me de que, há uns quinze anos, a revista Veja enfatizou a razão do crescimento dos evangélicos, destacando a alfabetização de adultos, o estímulo à leitura, a realização de trabalhos de recuperação de dependentes de drogas e a prestação de ajuda a necessitados. A reportagem foi, claramente, uma alfinetada na Igreja Católica, que desde então vem assumindo um papel semelhante ao dos segmentos evangélicos.

Há alguns anos, o Vaticano abriu as portas para receber a visita do saudoso Nilson do Amaral Fanini, então pastor da Primeira Igreja Batista de Niterói, Rio de Janeiro. O objetivo da visita do respeitado líder evangélico, na época, foi traçar com o papa uma estratégia que visava a resolver antigos problemas entre católicos e evangélicos. Fanini chegou a dizer que a Igreja Batista, por ser anterior à Reforma Protestante, não deveria ser considerada uma seita evangélica pelo catolicismo.

Mas a estratégia de unir as vertentes protestante, espírita e católica, com o intuito de somar forças contra inimigos comuns, nunca dará certo. Esses três segmentos possuem objetivos, credos e motivações completamente diferentes. O evangélicos adoram ao Jesus da Bíblia, que é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 Jo 5.20), enquanto os católicos e os espíritas acreditam em um “outro Jesus” (2 Co 11.4), que recebe menos honra do que Maria. Esta, segundo a Bíblia, foi apenas uma crente fiel agraciada por Deus, que precisava do Salvador (Lc 1.47), e não mediadora ou redentora (1 Tm 2.5).

Na verdade, todo esse esforço do romanismo para ganhar adeptos de outras religiões, nos últimos anos, leva-nos refletir sobre o que Jesus disse em Mateus 7.13,14. A porta para a salvação é estreita, e são poucos os que entram por ela. O ecumenismo da Igreja Católica pode até envolver muitos crentes nominais, porém os poucos fiéis (Sl 12.1; 101.6) permanecerão firmes; jamais negarão a sua fé, haja o que houver (Ap 2.10; 3.11). Deus não prioriza crescimento numérico (Jo 6.60-69), a não ser que este decorra da pregação da verdade. O Senhor só tem compromisso com quem está disposto a segui-lo, andando como Ele andou (Lc 9.23; 1 Jo 2.6).

Ciro Sanches Zibordi

Fonte: GM

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cerca de 40% da população brasileira têm intolerância à lactose

Leite, queijo, iogurte e manteiga são alimentos facilmente encontrados na mesa dos brasileiros, mas para cerca de 40% da população podem trazer náuseas, diarreia, excesso de gases, dor de estômago entre outros incômodos. Isso acontece devido a uma incapacidade que essas pessoas têm de digerir lactose, o açúcar do leite. É a intolerância à lactose.

Para digerir esse açúcar, o organismo precisa produzir uma enzima chamada lactase, que divide o açúcar do leite em glicose e galactose. A incapacidade de produzir a lactase pode ser genética ou ocasionada por algum problema intestinal que a interrompe temporariamente.

De acordo com Ricardo Barbuti, gastroenterologista membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia, a capacidade de produzir a lactase é geneticamente determinada. “Quem tem a predisposição para produzir menos enzimas, na medida em que o tempo passa, vai perdendo a capacidade de digerir a lactose. Todo mundo que tem geneticamente uma intolerância, tem uma má absorção de lactose, mas isso não causa sintomas sempre”, disse Barbuti. Há países, como o Japão, em que praticamente toda a população tem essa característica.

O especialista explica que geralmente os sintomas aparecem entre meia hora e uma hora depois da ingestão do leite ou derivados, como chocolate, sorvetes, leite condensado, creme de leite, iogurte, manteiga, pudins e queijos. Barbuti ressalta porém, que isso depende do grau de intolerância à lactose e de quanta lactose tem o alimento ingerido. “Queijos quanto mais duros, menos lactose. Um parmesão, por exemplo, tem pouca lactose, enquanto um queijo mais mole tem mais lactose” explicou o especialista.

O Iogurte, por exemplo, tem menos lactose, já que o leite é fermentado e, no processo de fermentação, as bactérias consomem a lactose.

Já para Simone Rocha, nutricionista presidente da Associação de Nutricionistas do Distrito Federal, outro fator que pode causar intolerância alimentar de qualquer tipo, inclusive à lactose, é a superexposição a determinado alimento. “A superexposição pode causar intolerância, porque você come tanto que o seu organismo não consegue produzir enzimas para quebrar tudo”, explica Simone.

De acordo com Barbuti, as pessoas estão tendo mais acesso ao diagnóstico de intolerância à lactose. “O médico está mais atento a esse problema. O exame mais comum, que é o teste sanguíneo, é de fácil execução e está mais disponível à população, inclusive pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, avaliou o especialista. Ele conta que existe ainda um teste genético, em que os genes do paciente são estudados para saber se existe carga para a intolerância, porém este exame está disponível em pouquíssimos lugares no Brasil.

O especialista ressalta que existe diferença entre intolerância alimentar e alergia, que é uma reação imunológica descontrolada do organismo a alguma substância.

Para quem tem intolerância à lactose e faz questão de continuar consumindo derivados do leite, Barbuti explica que existem no mercado comprimidos de lactase. No Brasil, a lactase é encontrada apenas nas farmácias de manipulação, pois, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a enzima lactase é um medicamento de origem biológica. Em outros países, no entanto, a enzima é considerada alimento e tem venda liberada em farmácias e supermercados. Segundo a agência reguladora, ainda não há, no país, interesse das empresas em desenvolver o produto para vendas nas farmácias.

Outra alternativa para não passar mal ao ingerir derivados de leite são os probióticos, “as bactérias do bem”, que quando tomadas continuamente podem melhorar a digestão da lactose. Estes recursos são especialmente importantes para mulheres que já passaram pelo período da menopausa e precisam ingerir derivados do leite para absorverem cálcio.

Fonte: AB

domingo, 26 de maio de 2013

Banco Central recolheu quase 100 mil cédulas falsas este ano

O Banco Central (BC) já recolheu este ano, até abril, 96.464 cédulas de real falsificadas. A maior parte delas no Rio de Janeiro (26.055) e São Paulo (10.707). Em todo o ano passado, foram tiradas de circulação 509.597, no país.

Depois de receber notas falsas, a comerciante  Rita Maria Pereira da Cruz, 31 anos, chegou a comprar um aparelho que identifica notas falsas, mas quase não usa o instrumento porque demora para ligar e “atrasa o serviço”. Ela contou que recebeu notas falsas de R$ 100, R$ 50 e R$ 10 na lanchonete dela, que só aceita dinheiro como meio de pagamento. Rita ressaltou que as notas falsas são recebidas quando há muito movimento na lanchonete e assim não consegue “dar muita atenção a detalhes” do dinheiro.

O taxista Raimundo Nonato, 50 anos, também enfrenta o problema no dia a dia e, na pressa de  guardar a nota e entregar o troco rapidamente para os clientes, por questões de segurança, não consegue avaliar as notas que recebe. Ele já recebeu uma nota falsa de R$ 10.

De acordo com os dados do BC, a maior parte das cédulas recolhidas são dos valores maiores. Neste ano, até abril, o maior número de notas falsificadas recolhidas foi de R$ 50, no total de 23.013 cédulas, no país. Também há muito registro de notas falsas de R$ 100 da primeira (21.849) e da segunda família do real (21.690).

No site, do BC há orientações sobre como verificar se o dinheiro recebido é falso. Segundo o BC, ninguém é obrigado a receber notas falas. Caso, haja desconfiança sobre a cédula é possível recusar o recebimento. A orientação para quem já recebeu um nota suspeita de ser falsa é entreguar o dinheiro em uma agência bancária que vai encaminhar a cédula para a análise do BC. Não há troca por notas verdadeiras, de acordo com o BC.

Também é possível conferir, pela internet, o andamento da análise das cédulas encaminhadas, com o número do CPF e data de nascimento no caso de pessoas físicas ou CNPJ e CPF do responsável para as empresas.

Fonte: AB

Quando o consumidor é consumido, por Ubirajara Crespo

Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. 2 Coríntios  5.16

Conversando com um vendedor de automóveis a respeito dos interesses que os fazem se aproximar de uma pessoa, concluímos que são pressionados pelos interesses da corporação para a qual trabalham. Se assumirem a visão corporativa, o visitante da loja é apenas um consumidor, algo bem menor do que uma pessoa. Embora sejam treinados para fazer uma abordagem que pareça considera-lo um indivíduo importante, devem priorizar os interesses da empresa, e não do comprador. Mesmo quando parecem ceder, estão, na verdade, utilizando um eficiente método de conquista, levando-o a consumir o máximo possível.

O comprador, por sua vez, também interessado em tirar alguma vantagem, imagina que foi esperto o suficiente para ganhar da empresa alguns acessórios a mais e para pagar alguns reais a menos, quando na realidade, foi envolvido por uma tática de vendas personalizada ao seu tipo, que levou anos para ser elaborada, envolvendo psicólogos, mestre do comportamento, sociólogos, tendencias mercadológicas, planilhas capazes de determinar se uma venda é lucrativas.

O papel da IGREJA é tirar pessoas do mundo, e nem tanto levá-las a conviver harmoniosamente com o sistema reinante. Falo de se fantasiar de interessado, quando o seu único interesse é a conta bancária do consumidor e não a sua pessoa. Falo ainda da necessidade de inventar funcionalidades que o produto não possui, só para estimular a venda. Menciono também a tendência de mentir para o comprador e de falar a verdade para o patrão, que não admite falsidade no seu relacionamento com ele, mas estimula este comportamento dúbio com o comprador. Só não incluo na minha lista negra a necessidade de cobrir cotas, de apresentar resultados e de aprimoramento das técnicas de vendas, desde que não ultrapassem os limites descritos pela Palavra de Deus.

As pressões são enormes, eu sei, pois já precisei conviver com este sistema durante muitos anos e é bem mais fácil ceder do que resistir, principalmente quando a resistência pode significar demissão ou rebaixamento de nível. Não é preciso transformar tudo isto em uma grande paranóia, agindo sem sabedoria ou se comportando como ovelha de corte, quando isto não é necessário. Foi procurando atingir metas, buscando conhecimento e aperfeiçoamento de técnicas de persuasão sem negociar princípios, que ganhei todos os prêmios de venda, a nivel nacional, que disputei. Deus promete sucesso, e não o fracasso, para quem o obedece.

Cultivar uma religiosidade com ênfase em itens como repleplé, arrepios, suores, pulinhos, quedas e visões é mais fácil do que obedecer a Palavra e mortificar os desejos da carne, mas isto me faz perder o prestigio pessoal com quem mais interessa; Deus. Talvez. seja por este motivo que Paulo, apostolo de Jesus Cristo, passou por uma crise existencial, que o levou a decidir não mais se relacionar com as pessoas segundo os apelos da sua carne. Isto envolve sexo, amizades, profissão, casamento, negócios, namoro e navegação em sites sociais.

Se há um ambiente que devemos preservar deste tipo de influência é o Corpo de Cristo. Ganhar pessoas, tendo como objetivo obter pontos positivos junto ao líder da grande corporação religiosa para a qual trabalho, é suicídio espiritual. Não se deixe estimular apenas por metas financeiras, pelo número de batismos, de pontos de pregação e de novas igrejas. Cultive motivações espirituais e não apenas aquelas que vêm de fora de você.

Estas são apenas algumas das práticas empresariais que tentam trazer para o Corpo de Cristo, minando assim uma de suas bases mais importantes, a verdade. Pressionados pela possibilidade de promoção, estimulados pelos prêmios de cobertura de cota e pela ameaça de perder o emprego, muitos pastores acabam cedendo. E sempre mais fácil ceder.

A liderança de uma denominação para a qual eu trabalhava, exigiu que os pastores locais instituíssem em suas igrejas, a "oferta dos milagres". Em outras palavras, o sujeito dava uma oferta em dinheiro, garantia as orações do grupo dos intercessores e era levado a crer que a sua oferta liberaria a benção procurada. Na época interpretei aquilo como mais uma mercadoria Gospel posta a venda por aquela corporação religiosa, e me recusei a fazê-lo. Agi assim baseado no fato de que importa mais obedecer a Deus do que a homens. Esta e outras práticas do tipo, me levaram a afastar-me definitivamente daquela corporação.

Não posso abordar alguém seguindo estímulos essencialmente carnais, mas principalmente espirituais. Considerando que Deus é amor, não pode haver um estímulo mais espiritual do que o amor.

Fonte: Sob Nova Direção

Igrejas e grupos cristãos prestam socorro às vítimas do tornado em Oklahoma

Na última segunda feira (20), um tornado de grandes proporções atingiu várias cidades do estado norte americano de Oklahoma. Com ventos de 320 quilômetros por hora, a tempestade deixou 24 mortos, cerca de 240 feridos e milhares de desabrigados.

Diante da grande devastação causada pelo tornado, várias igrejas têm se organizado para prestar socorro às pessoas que ficaram desabrigadas e feridas por causa do tornado. Igrejas de Oklahoma estão trabalhando juntamente com as equipes do Governo Federal e outras organizações sociais de voluntários, muitas dessa também geridas por igrejas, para receber os diversos moradores que ficaram desabrigados e feridos no desastre que assolou o estado.

A Samaritan’s Purse, parte da associação de Billy Graham, se uniu a outras sete igrejas para fornecer alimentação, roupas e também prestar acompanhamento espiritual aos moradores das cidades mais atingidas pela devastação causada pelo tornado.

A Associação Evangelística Billy Graham também enviou uma equipe de capelães de crise treinados para a cidade de Moore, uma das mais atingidas pelo tornado.

- Nossos corações estão quebrando por todos aqueles no caminho desse horrível tornado. Palavras não podem fazer justiça à dor que está sendo experimentada em torno de Moore – afirmou Jack Munday, diretor internacional da entidade.

O Exército da Salvação também está atuando na região, mobilizando unidades de resposta a desastres para servir em Moore e em torno de Oklahoma City. Um dos trabalhos do grupo está sendo o de organizar cantinas para servir refeições aos desabrigados, segundo informações do Christian Today.

- O Exército de Salvação está chamando a todos para orar por todos aqueles afetados pelos tornados devastadores em Oklahoma – convocou o major Steve Morris, comandante de Divisão de Arkansas e Oklahoma do Exército de Salvação.

Orações

Além do auxílio material, centenas de pessoas se organizaram em oração pelas vítimas do tornado. Líderes e organizações de diversas orientações religiosas se mobilizaram através das redes sociais, junto a atletas, políticos e outras celebridades.

- Please pray for everyone in Oklahoma City right now (Por favor, orem para todos em Oklahoma City agora) – escreveu o pastor Rick Warren no Twitter.

Pedidos de oração também foram feitos pelo padre jesuíta e teólogo James Martin, pelos perfis oficiais de entidades como arquidiocese de Boston, Associação Evangelística Billy Graham, Union for Reform Judaism; e também por diversos artistas e líderes políticos.

Sobreviventes da tragédia também estão se colocando em oração, principalmente para agradecer por suas vidas e pela vida de entes queridos salvos entre os escombros deixados pelo tornado.

Rita Smith relatou ao Charisma News a emoção que sentiu ao ver seu filho, Kye, sendo resgatado dos escombros da escola na qual estudava.

- Tudo o que eu conseguia pensar quando eu o vi foi: ‘Louvado seja Deus, meu garotinho está bem. Era tudo tão surreal. Nós somos tão abençoados que ele ainda está conosco – relatou Smith, que disse também que seu filho sofreu contusões nas costas, pernas e cotovelo.

Tonya Williams, de 38 anos, disse que ainda se sentia em estado de choque depois de sobreviver ao tornado, como tantos fizeram, refugiando-se em um armário. Ela colocou capacetes em seus filhos de 8 e 6 anos de idade, recolheu seus três cães e abrigou-os em um armário do corredor.

- Nós oramos. Eu podia sentir a pressão… Coloquei meu corpo sobre eles para tentar protegê-los – disse Williams.

Williams e sua família foram resgatados dos escombros por vizinhos, que relataram que uma grande cruz de madeira que tinha sido pendurado em uma parede no andar de cima foi encontrado em cima deles na hora do resgate, o que foi visto por muitos como sinal de um milagre.

Fonte: GM