Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 23 de junho de 2012

RÁDIO NOTÍCIAS - Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com brincadeiras juninas


Acidentes com fogos de artifício são comuns nessa época do ano. Saiba como prevenir e o que fazer em caso de emergência.


Click e Ouça:

Fonte: EBC

Padre usa o Facebook para abençoar os fiéis de sua paróquia que não podem ir à missa

Na cidade de Nova Petrópolis, na Serra do Rio Grande do Sul, um padre vem chamando a atenção por usar as redes sociais para se comunicar com os fiéis de sua paróquia. O padre Ari Antônio da Silva, de 62 anos, que lidera a Paróquia São Lourenço Mártir, possui um perfil no Facebook através do qual costuma abençoar os fiéis. O padre conta que tal trabalho é bem recebido pelos fiéis e que é assistido por muitos que não podem ir à igreja.

“Acho muito interessante. Nunca vi nada demais nisso, mas ultimamente se tornou uma novidade por aqui. A Igreja Católica está se adaptando a esses novos estilos. Acho que é muito importante, embora também seja muito criticado por essa atitude. Mas não posso deixar de atender as pessoas. Todos me falam para criar outro perfil e sempre me pedem: ‘a bênção padre’. E eu sempre respondo: ‘Que Deus abençoe a ti e a toda sua família”, explica o religioso, segundo o G1.

De acordo com o G1, o padre Ari afirma ainda que sua paróquia está sempre lotada e que seu trabalho na internet não afasta os fiéis da igreja. “Eu sou muito conhecido aqui na região. Vivo aqui há mais de 35 anos. Mesmo que eu abençoe alguns fiéis pela internet, acho que isso não distancia as pessoas da minha paróquia. Na verdade, os fiéis aumentam cada vez mais, minha paróquia está sempre lotada”, explica.

Além de comandar a igreja em Nova Petrópolis, o padre escreve num jornal, é doutor em filosofia pela Universidade de Salamanca e autor de diversos livros sobre religiosidade. Ele conta que não inova apenas através do Facebook, mas também nas penitências recomendadas aos fiéis que vão até ele para se confessar: “Eu sempre digo para os penitentes lerem livros sobre religião e espiritualidade. Quanto mais as pessoas leem, mais próximas elas ficam da sabedoria. Deixo o Pai Nosso e a Ave Maria para a minha missa”.

E a popularidade do padre é ainda mais alta entre as crianças. Ele distribui balas de menta ao final de cada missa. “As crianças ficam encantadas e acabam trazendo os pais juntos. E o Facebook me ajuda muito porque elas também adoram a internet, não é? A minha mensagem sempre se espalha rapidamente. Por isso que eu digo que minha paróquia está sempre lotada, faça chuva, faça sol”, completa o padre Ari.

Fonte: GM

Decisão do Superior Tribunal de Justiça prevê prazo de 24 horas para que ofensa em rede social seja removida


Após condenar o Google a pagar R$ 10 mil a uma carioca que pediu a retirada de um post ofensivo do Orkut e não foi atendida imediatamente, a decisão da ministra Nancy Andrighi prevê a exclusão do comentário depreciativo em até 24 horas após a denúncia do internauta.

É o primeiro caso julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STF) e abre jurisprudência sobre o tratamento de dados pelos provedores aos comentários denunciados em sites.  Caso não atenda ao pedido do usuário no prazo, a página poderá ser acionada na Justiça como “responsável solidária pelo dano”, de acordo com o STJ. A ministra entendeu que o conteúdo deve ser removido antes mesmo de passar por análise do site para avaliar se é mesmo ofensivo.

A ação vitoriosa foi movida por uma advogada do Rio, que também cuidou de sua defesa no tribunal. Após se divorciar, ela descobriu um perfil falso com seu nome no Orkut, que era usado para postar ofensas. A mulher denunciou o conteúdo à rede social, mas o fake só foi retirado do ar após dois meses. Inconformada, ela recorreu à Justiça.

Em nota, a Google ressaltou que a decisão não transforma em regra a remoção de qualquer conteúdo em 24 horas após a denúncia, e valeria apenas para o episódio envolvendo a advogada. De acordo com a empresa, esse caso é de 2006 e que hoje as remoções denunciadas são feitas de forma mais rápida.

“O Google acredita que ainda há uma jurisprudência inconsistente no país, mas que o Marco Civil traz uma orientação mais atual para lidar com estas questões. Além disso, é importante ressaltar que não cabe à plataforma tecnológica emitir juízo de valor e praticar a censura na web”

Fonte: O Verbo / Com informações O Globo

Jornalistas que cobriram Rio+20 aplaudem fim dos trabalhos no centro de mídia do Riocentro

Presidenta Dilma Rousseff discursa durante cerimônia
de encerramento da Conferência das Nações Unidas
sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20
Rio de Janeiro – Centenas de jornalistas reunidos na central de mídia montada no Riocentro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, comemoraram com aplausos o encerramento do evento, na noite de hoje (22).

Poucas horas antes, a imagem de um delegado que dormia enquanto eram lidas as considerações finais sobre o documento aprovado pelos países-membros foi a atração dos profissionais que cobriam os últimos discursos da cúpula de chefes de Estado e Governo. Flagrado pelas câmeras oficiais do evento, ele ofuscou a fala do orador da Suíça na plenária. Minutos depois, ele acordou e foi aplaudido por jornalistas, que aproveitaram para fotografar e filmar a cena inusitada.

Mais cedo, outro evento também disputou a atenção de repórteres no centro de mídia: o jogo em que a Alemanha derrotou a Grécia por 4 a 2, pelas quartas de final da Eurocopa. Assistindo à partida pelas telas de computadores, eles comemoraram os gols com gritos abafados e abraços.

Segundo dados divulgados hoje pelos organizadores da Rio+20, mais de 45 mil pessoas participaram do encontro no Riocentro, entre elas 4 mil profissionais da imprensa.

Jan Stejskal, único jornalista da República Tcheca, disse estar exausto com a cobertura intensa. Pela primeira vez na América do Sul, ele lamentou não ter tido oportunidade de conhecer a cidade. “Cheguei há três dias, mas só vi o Rio pela janela. Como vou embora só na segunda, amanhã vou dormir e depois quero aproveitar para visitar o Pão de Açúcar. Vamos torcer para o tempo ficar bom”, disse ele, que está hospedado em um albergue em Ipanema, zona sul carioca, por ter achado elevado os preços dos hotéis.

Hospedados em um motel em Madureira, zona norte, jornalistas japoneses também reclamaram do sistema hoteleiro da cidade. A paulista Ana Suzuki, coordenadora da equipe da Nipon TV, criticou ainda a organização do evento e a estrutura insuficiente para os jornalistas no Riocentro. “Não encontramos vagas nos hotéis da cidade, por isso fomos parar em um motel longe. Além disso, a internet wifi não funcionava direito e os jornalistas tiveram que disputar os espaços onde havia internet por cabo”, disse, ao fim da conferência.

A dificuldade de acesso ao local do evento foi citada como ponto negativo por Ana Sukuzi. Segundo ela, as equipes foram obrigadas a descarregar os equipamentos em locais distantes do pavilhão de imprensa. “A ONU sempre organizou esses eventos muito bem e tudo isso nos deixa preocupados com o que teremos que enfrentar durante os próximos grandes eventos no Brasil, como a Copa do Mundo”, acrescentou.

Depois de dez dias trabalhando das 8h às 21h, o correspondente da agência de notícias espanhola Efe Santiago Carnere aplaudiu entusiasmado o fim do evento. “Não sei se produzimos bem, mas produzimos muito. Amanhã, vou dormir o dia inteiro”, comentou o madrilenho, que avaliou como positiva a organização do evento e reclamou apenas do ar-condicionado que, segundo ele, estava muito forte e lhe rendeu uma gripe.

Fonte: EBC

Ataque talibã deixa mais de 20 mortos no Afeganistão

No Afeganistão, um ataque do Talibã a um hotel da capital, Cabul, terminou com mais de 20 mortos, entre eles 15 civis.

#Marcha Para Jesus em Mogi das Cruzes será dia 30 de junho


Evento chega à 9ª edição em Mogi das Cruzes e trará vários cantores evangélicos

Está chegando o dia do maior evento evangélico de Mogi das Cruzes (SP): a Marcha para Jesus. Este ano, a caminhada, que chega à sua 9ª edição, promete agitar a cidade com milhares de pessoas que irão se reunir a partir das 13 horas do dia 30 de junho, sábado, na Praça da Bíblia. Com o tema “Jesus, Venha o Teu Reino”, membros de diversas denominações irão percorrer as ruas de Mogi declarando cura, transformação, avivamento espiritual, prosperidade e paz para o povo mogiano.

O evento, que já virou uma tradição na cidade, este ano pretende reunir mais de 40 mil pessoas, que farão todo o trajeto da marcha orando, cantando e louvando a Deus pelos seus benefícios.

“O Senhor disse a Abraão: ‘Levanta-te, percorre esta terra no seu cumprimento e na sua largura, porque eu ta darei (Gn 13:17)’. Portanto, assim como Abraão, sairemos marchando pelas ruas centrais da cidade, crendo na conquista desta terra para o Senhor Jesus”, disse o coordenador da Marcha 2012, pastor Adriano Rozeno.

Banda DOPA
Como nas outras edições, um dos momentos mais esperados é a apresentação das bandas no CIP, no Mogilar. 

Este ano, já está confirmada a presença de cantores e bandas como Pregador Luo, Marcelo Aguiar, Dérika Gomes, Ministério Ipiranga, Apogeu, Armagedom, Banda DOPA, Renascer Praise e Renascer Dança, Banda Baque, entre outros.

Pregador Luo
A camiseta da Marcha já está à venda na TreeStock (Rua José Bonifácio, 86), Livraria Usem (Rua Brás Cubas, 107) e Livraria Ágape (Rua Isidoro Boucault, 109, Brás Cubas). A grande concentração está marcada para as 13 horas, na Praça da Bíblia, no centro de Mogi, com chegada no CIP prevista para as 15 horas.  “Venha declarar conosco em uma só voz: JESUS, VENHA O TEU REINO!”, completou Rozeno.

Ouça a Vinheta da Marcha Para Jesus 2012 de Mogi das Cruzes:

Mais informações acesse o blog da marcha.


Fonte: AI

sexta-feira, 22 de junho de 2012

RÁDIO NOTÍCIAS - Confira o discurso de Fernando Lugo após impeachment


Os advogados de Lugo alegam que o presidente é vítima de perseguição política, que a condução do julgamento político tem sido feita de forma ilegal e injusta e não existem provas que Lugo incorreu em mau desempenho de suas funções.


Click e Ouça:

Fonte: EBC

Presos em unidades federais poderão diminuir pena com horas de leitura


Os presos que se dedicarem à leitura de obra literária, clássica, científica ou filosófica poderão ter as penas, em regime fechado ou semiaberto, reduzidas. A cada publicação lida, a pena será diminuída em quatro dias. No total, a redução poderá chegar a 48 dias em um ano com a leitura de até 12 livros, de acordo com a Portaria 276 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) publicada hoje (22) no Diário Oficial da União.


As normas preveem que o detento terá o prazo de 21 a 30 dias para a leitura de uma obra literária disponibilizada na biblioteca de cada presídio federal. Ao final, terá que elaborar uma resenha que será analisada por uma comissão de especialistas em assistência penitenciária. O participante do projeto contará com oficinas de leitura.


A comissão avaliadora também observará se as resenhas foram copiadas de trabalhos já existentes. Caso sejam consideradas plágio, o preso perderá automaticamente o direito de redução de sua pena.

Fonte: AI

Linha de crédito para pequeno e médio empresário em Arujá


O CIESP Guarulhos realizou no último dia 21 de junho, em parceria com a Agência de Fomento Paulista, a palestra “Linhas de Financiamento para Estímulo ao Investimento”. O evento, que ocorreu nas dependências do Boulevard no Centro Industrial de Arujá, contou com a participação do Presidente da Câmara Reynaldinho, o Superintendente da Agência de Fomento, Gilberto Fioravante, e do gerente de negócios e operações da instituição, Rafael Ramalho.

O Diretor do CIESP Guarulhos, Luis Carlos Teodoro, prestigiou o evento ao lado do representante local do CIESP, Laudirley Ferreira Dourado. O objetivo foi informar os empresários da região sobre as ações da Agência de Fomento Paulista.

Durante sua explanação, Gilberto Fioravante falou sobre as atividades da Agência de Fomento, instituição que funciona como um banco de desenvolvimento para pequenas e médias empresas do estado de São Paulo por meio de linhas de crédito a partir de 0,41%.

Reynaldinho avaliou a palestra como um grande passo para grandes investimentos para empresas arujaenses. “As possibilidades de empréstimos através da Agência dará muita oportunidade para os empresários que querem melhorar seus negócios. Dessa forma, fortalecemos uma fatia empresarial que antes pagava uma taxa maior de juros”, disse.

Ao final do evento, os industriais presentes puderam participar de uma sessão de perguntas e respostas com o intuito de esclarecer as dúvidas sobre o tema abordado.

Fonte: AICMA

RÁDIO NOTÍCIAS - Operação contra o tráfico prende 12 pessoas no litoral Piauí e apreende drogas e armas

Operação contra o tráfico prende 12 pessoas no litoral Piauí e apreende drogas e armas.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Silas Malafaia critica ativistas gays e afirma que seus livros não saíram da Avon


Nos últimos catálogos não há produtos da Central Gospel, mas o pastor garante que o contrato não foi encerrado


Na noite de ontem, o portal Gospel Prime, publicou um texto de acordo com informações da revista A Capa falando sobre a ausência de títulos da Editora Central Gospel nos folhetos de venda da AVON, empresa que foi pressionada por ativistas gays para deixar de trabalhar com livros do pastor Silas Malafaia.


Ao ficar sabendo sobre essa informação, o líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo escreveu em seu site, o Verdade Gospel, que a empresa não cancelou o contrato com sua editora, mas que divulga esses produtos alternando em algumas quinzenas.


Malafaia desmentiu a reportagem e ainda acusa os militantes homossexuais de implantarem notícias falsas. “É importante esclarecer que em algumas quinzenas não sai propaganda do nosso produto. Isto é comum neste catálogo. Temos programação para até o final do ano, portanto, mais uma mentira e safadeza de ativistas gays, o que é bem peculiar do caráter deles”, escreveu o pastor.


O site Gospel Prime, entrou em contato com uma revendedora AVON da capital paulista que explicou que empresa envia dois folhetos por mês, ou seja, a cada 15 dias entra uma campanha nova.


Tivemos então acesso às últimas três campanhas 11, 12 e 13 e em nenhum dos folhetos encontramos produtos da Central Gospel.


O Gospel Prime entrou em contato com a assessoria de imprensa da AVON e assim que tivermos a respostas publicaremos em nosso site para esclarecermos esse caso.


Fonte: Gospel Prime

"imagem" de Jesus perde a cabeça atingida por raio

Igreja busca fundos para restaurar estátua de Jesus atingida por raio. Estátua teve a cabeça totalmente destruída após um temporal no Rio Grande do Sul.

Segundo o padre da paróquia do distrito de Arroio Grande, em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, , moradores estão intrigados com o fato.

Termina hoje as inscrições do SISU

As inscrições do SISU -- Sistema de Seleção Unificada, terminam hoje as 23h59, e podem ser feitas pelo site sisu.mec.gov.br



Avon cede à pressão dos ativistas gays e retira os livros de Silas Malafaia de seus catálogos


Não há informações sobre de quem partiu a decisão de retirar os livros da Central Gospel dos catálogos Moda e Casa

A Avon cedeu aos protestos dos grupos homossexuais e retirou de seus catálogos os livros da Central Gospel, segundo o site da Revista A Capa.

Um abaixo assinado na internet chegou a ser criado para convencer a empresa de que o pastor editava livros homofóbicos, isso porque entre os títulos comercializados nas edições da revista “Moda e Casa” estava o livro “A estratégia: o planos dos homossexuais para transformar a sociedade”, escrito pelo pastor Louis Sheldon.

No auge da polêmica a empresa chegou a se pronunciar dizendo que respeita a diversidade em todos os seus aspectos e que por isso “busca atender de forma ampla e democrática aos consumidores de mais de 100 países, oferecendo uma ampla variedade de cosméticos e outros produtos – entre eles os livros -, para atender à pluralidade de preferências, ideias e estilos de vida”.

Mas as revistas da Campanha 12 não trazem mais títulos da Central Gospel, não é possível saber se essa decisão é definitiva ou se é apenas um acordo provisório. Até o momento a Avon não emitiu nota de esclarecimento sobre o assunto.

No site Verdade Gospel, o pastor Silas Malafaia diz que a empresa não deixou de divulgar seus produtos, mas que pelo contrato eles publicam os títulos da Central Gospel em algumas quinzenas.
Nós do Gospel Prime tivemos acesso à algumas revistas “Moda e Casa” da Avon e não encontramos produtos da Central Gospel nas campanhas 11, 12 e 13. Entramos em contato com a AVON e estamos aguardando a resposta da empresa.

Fonte: Gospel Prime

Energia renovável é principal assunto de Hillary Clinton em seu único dia na #Rio+20


Chefes de Estado e de Governo participam da terceira reunião plenária na Rio+20

Rio de Janeiro – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, participa hoje (22) do encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A ideia é mostrar que os Estados Unidos estão dispostos a investir nos instrumentos que viabilizam o desenvolvimento sustentável. Ela discursará por cerca de dez minutos na sessão plenária da conferência e concederá entrevista coletiva.

No discurso, Hillary deve anunciar o lançamento de novo mecanismo de financiamento para a energia limpa e defender as medidas que levam ao desenvolvimento sustentável com inclusão social. O mecanismo anunciado por ela alinhava diferentes tipos de apoio para atrair investimentos do setor privado a projetos de energia limpa, principalmente na África.

Hillary deverá fazer o anúncio acompanhada pela presidenta da Overseas Private Investment Corporation (Opic), Elizabeth Littlefield. A Opic é uma espécie de agência reguladora para o setor energético norte-americano.

Como exemplo de uso sustentável de combustíveis no Brasil, os assessores norte-americanos mencionam o Programa Nacional do Álcool (Proalcool), criado em 1975, que substituiu os  combustíveis fósseis. Os especialistas norte-americanos também acompanharam as pesquisas e os avanços no Brasil da introdução do etanol obtido da cana-de-açúcar para mover automóveis. Nos Estados Unidos, a produção de etanol foi incrementada e atualmente há pesquisas com a utilização de resíduos de cultivos agrícolas.

Nos últimos meses, foram intensificadas as negociações para uma parceria entre os dois países. Os pesquisadores brasileiros testam a produção de etanol a partir de resíduos na planta norte-americana. As pesquisas são conduzidas, no Brasil, pela Petrobras, que lançou recentemente esse produto denominado etanol de segunda geração.

Fonte: EBC / Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

100 Comunicação: Blog do Adilson atinge 100 mil acessos

100 Comunicação: Blog do Adilson atinge 100 mil acessos:


Quando vemos um blog nascendo, nos do 100C fazemos questão de informar como forma de apoio e torcemos para que o mesmo cresça e evolua, isso também vale para os blogs que se destacam e atingem números expressivos como, por exemplo, o blog do Adilson Santos - fotógrafo que, nesta quinta-feira (21) atingiu a marce de 100 mil acessos.

Criado no dia 28 de junho 2009, o blog tinha como objetivo fazer denuncias sobre situações que, em sua grande maioria, não chegava ao conhecimento da população.

"Tudo começou com a primeira postagem que falou sobre as crianças sendo menosprezadas em uma padaria poaense onde elas foram injustiçadas e tratados de forma diferente e como lixo da sociedade, por funcionários. Estava eu e um amigo, que faz um trabalho social, as crianças pediram um lanche e compramos para elas e os funcionarios não queriam que eles sentassem la com a gente, ao nosso lado", explicou Adilson Santos.

Veja a Primeira postagemhttp://adilsonsantosfotografo.blogspot.com.br/2009/06/padaria-chips-de-poa-discrimina-menores.html

O 100 Comunicação parabeniza o blog e o seu criador pela longevidade, pois sabemos da dificulade de se manter um blog operante por três, mas principalmente pela quebra da casa dos 100 mil acessos.

Nos sentimos honrados e orgulhosos de poder dizer que somos parceiros. PARABÉNS!!!

Por: Ronaldo Andrade - Editor do Blog 100 Comunicação.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Câmara de Poá decide amanhã se opta ou não pelo prosseguimento de processo


Durante sessão extraordinária de julgamento, que terá início às 16 horas, Casa de Leis vai votar o parecer dado pela Comissão Processante (CP), que optou pelo arquivamento de denúncia contra a Prefeitura de Poá; vereadores e suplentes podem optar pelo prosseguimento das investigações

Será realizada nesta sexta-feira (22 de junho), na Câmara de Poá, a sessão extraordinária de julgamento referente às investigações sobre possíveis irregularidades por parte do Poder Executivo poaense na contratação de colaboradores para a Frente de Trabalho. Na oportunidade, a Casa de Leis vai votar o parecer dado pela Comissão Processante (CP), que preferiu o arquivamento do processo. O Poder Legislativo poderá, inclusive, optar pelo prosseguimento das investigações.

Seguindo o que determina os termos do inciso VI, do parágrafo 21, do artigo 65 do Regimento Interno da Câmara de Poá, a sessão extraordinária foi marcada para amanhã. Os trabalhos serão iniciados às 16 horas, no Plenário “Osvaldo Leite Dantas” (rua Vereador José Calil, 100, centro), e terão à frente o vereador Deneval Dias do Nascimento (PRB), presidente da Casa de Leis.

Foram convocados para participar do encontro os vereadores Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), Lauriston Roberto Ferreira Barros (PV), e Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá. Os parlamentares que fizeram parte da Comissão Especial de Inquérito (CEI) e da CP não poderão participar da votação amanhã e concederão espaço para seus suplentes.

Da CEI, Augusto de Jesus da Silva (PRB), relator, terá como suplente José Honório de Souza, da coligação PRB / PTC; enquanto Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê (membro), terá na suplência Nairton de Castro, da coligação PMDB / DEM. Já a vaga de Azuir Marcolino Cavalcante (PTB), presidente da comissão, não será preenchida. Segundo a juíza eleitoral da Comarca de Poá, os suplentes do parlamentar não podem assumir o cargo, já que foram encontradas irregularidades na prestação de contas da campanha de 2008 dos mesmos.
O presidente da CP, José Ricardo Massa (PP), terá como substituto Antônio Nobre Ramos, da coligação PC do B / PP / PDT / PPS. A cadeira do vereador Carlos Humberto Martins (PDT), relator, será preenchida por Luiz Antônio Soares de Oliveira (PDT), o Tonho, ao passo em que o republicano Fernando Rodriguez Molina Júnior (PR), o Júnior da Locadora, membro, será substituído por Marisa Cortinas, da coligação PRP / PV.

Como o parlamentar Edison Rodrigues (DEM) foi ouvido como testemunha durante o processo, ele também terá de abdicar da cadeira durante a votação, tendo como suplente Benedito Aguinaldo Gersogamo, da coligação DEM / PMDB.

Durante a sessão extraordinária de julgamento, o Poder Legislativo votará o parecer dado pela CP, que, após analisar a defesa prévia apresentada pelo prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, decidiu pelo arquivamento do processo. A Casa de Leis, inclusive, poderá rejeitar a posição do grupo, dando, assim, prosseguimento às investigações. A votação será feita pela maioria dos presentes.

O parecer foi elaborado dentro do prazo de cinco dias a contar da entrega da defesa por parte do denunciado, no caso o chefe do Poder Executivo poaense. Dos três membros da CP, apenas o vereador Júnior da Locadora (PR) não assinou o documento, entregue no dia 12 de junho à presidência da Câmara de Poá.

Entenda o caso
A CP recebeu da presidência da Câmara de Poá, no dia 4 de junho, o processo (com cinco volumes) referente às denúncias sobre possíveis irregularidades na contratação da Frente de Trabalho na Prefeitura de Poá. Na oportunidade, também foi entregue ao grupo o relatório elaborado pela CEI.

Em poder de toda a documentação, a CP teria até cinco dias para notificar o prefeito Testinha, o que ocorreu no dia 5 de junho. Uma vez notificado, o denunciado tinha de apresentar defesa prévia por escrito no prazo de dez dias, indicando as provas que pretende produzir e o rol de testemunhas (no máximo dez) que deseja que sejam ouvidas. Com base no que foi apresentado, a CP optou pelo arquivamento da denúncia.

Fonte: AICMP

Participantes da Cúpula dos Povos fazem manifestação


Direitos dos índios, proteção das florestas, combate ao racismo. Os participantes da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, defendem causas variadas e fazem barulho.



#Lauriston presta homenagem ao Coral Municipal


Grupo de Poá recebeu Votos de Congratulações da Casa de Leis por sua participação no “4º Encontro de Corais”, promovido recentemente em Guararema; vereador também apresentou indicação ao Poder Executivo para que sejam adquiridos uniformes para os artistas

O vereador Lauriston Roberto Ferreira Barros (PV) apresentou Votos de Congratulações ao Coral Municipal de Poá (SP), durante a sessão ordinária realizada na noite de 12 de junho. O reconhecimento deve-se à participação do grupo na 4ª edição do “Encontro de Corais”, promovido pela Prefeitura de Guararema, no último dia 9. O parlamentar também apresentou, na oportunidade, propositura solicitando que o coral poaense seja beneficiado com uniformes.

 Em suas considerações, Lauriston frisou que Poá esteve brilhantemente representada no evento realizado recentemente na vizinha cidade e que o coral deve ser motivo de orgulho a todos os poaenses, já que nem todos os municípios do Alto Tietê têm o privilégio de ter um grupo desta natureza, “conduzido com qualidade e competência”. No requerimento, o vereador valorizou, inclusive, a atuação da regente do grupo, a maestrina Sandra Miani.

Em tempo, Lauriston lembrou que em Poá, por meio da lei 3.463 de 2010, de sua autoria, foi autorizada a criação do “Encontro de Corais”, a exemplo do projeto que Guararema abrigou no início deste mês. No entanto, até o momento, o Poder Executivo poaense não teria se manifestado sobre a prática da legislação:

“Isso é motivo de muita tristeza. Parabenizo a administração municipal de Guararema pela realização de seu evento, ao passo em que aguardo nossa cidade promover o seu ‘Encontro de Corais’. Espero que a iniciativa do vizinho município sirva de exemplo para Poá”, complementou.

Mais apoio
A fim de ajudar o Coral Municipal de Poá, o parlamentar apresentou, ainda, na última semana, uma propositura que prevê a aquisição por parte do Poder Executivo de uniformes para os membros do grupo. De acordo com a indicação, é de extrema importância uniformizar os artistas, sobretudo para a apresentação dos mesmos em festividades e solenidades realizadas dentro e fora da cidade:

“Acredito que perde-se um pouco do brilho pela falta de uniformização do conjunto, uma situação que seria revertida, caso fossem providenciadas as vestimentas adequadas para a apresentação do Coral Municipal. Desta forma, solicitei à Prefeitura de Poá que estude com carinho o caso. Espero que essa solicitação seja atendida o mais breve possível”, torce Lauriston.

Fonte: AICMP

Participantes da Cúpula dos Povos fazem manifestação

Direitos dos índios, proteção das florestas, combate ao racismo. Os participantes da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, defendem causas variadas e fazem barulho.


Marta Suplicy critica retirada de “direitos reprodutivos” da Rio+20 e ataca religiosos


Após a aprovação do texto da Rio+20 que exclui a expressão “direitos reprodutivos”, que se refere ao direito das mulheres decidirem quando ter filhos, devido a pressão do Vaticano, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) demonstrou desapontamento e criticou a postura dos chefes de Estado.

“Retrocedemos no texto da conferência do Cairo de 1994 e em todos os avanços que conquistamos depois disso”, disse a petista que é favorável a descriminalização do aborto.

“Para as mulheres é um momento de grande derrota”, disse a senadora. O texto aprovado cita apenas a “saúde reprodutiva” se referindo ao acesso a métodos contraceptivos e de planejamento familiar.

A expressão foi retirada com o apoio de Chile, Nicarágua, Egito, Rússia, Costa Rica e outros. Muitos deles não aceitam o termo “direitos reprodutivos” por apoiarem o “direito à vida”.

Fonte: O Verbo

RÁDIO NOTÍCIAS - Aumenta adesão à greve dos diplomatas

Aumenta adesão à greve dos diplomatas.

Click e Ouça um Giro de Notícias:

Fonte: EBC

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cartilha orienta como preservar o meio ambiente

A fundação Proteste lança em São Paulo uma cartilha com pequenas ações dos consumidores que podem ajudar o meio ambiente. Veja mais detalhes neste link do Repórter Brasil Manhã.


Prefeitura libera alvarás para ter táxis elétricos circulando pelas ruas de São Paulo


Táxis elétricos ou híbridos – que funcionam a combustão e a energia elétrica – deverão circular em breve pelas ruas da capital paulista. A prefeitura autorizou hoje (20) a liberação de 116 novos alvarás para esse tipo de veículo. As autorizações, destinadas apenas a empresas por causa do alto custo, serão disponibilizadas em 58 pacotes fechados de cinco alvarás cada um.


Apesar do preço elevado dos carros elétricos ou híbridos, que gira em torno de R$ 130 mil, a Secretaria de Transportes está confiante no interesse das empresas, já que no pacote há alvarás para táxis comuns, movidos a combustão.


“Para conseguir os dois alvarás para os táxis comuns, a empresa terá de pegar o pacote todo, com os cinco alvarás, e apresentar os carros híbridos ou elétricos e o táxi acessível”, disse o diretor do Departamento de Transportes Públicos da Secretaria Municipal de Transportes, Hélder Pereira. Na cidade, hoje, existem apenas 35 “táxis acessíveis” para atender a pessoas com deficiência. Se todos os pacotes foram adquiridos pelas empresas, mais 58 passarão a circular pelas ruas.


De acordo com a secretaria, os carros híbridos têm autonomia para 500 quilômetros e consomem 50% a menos combustível que um veículo comum. A emissão de poluentes também é 50% menor. Para adquirir o pacote – comuns, elétricos ou híbridos – as empresas não terão isenção fiscal, diferentemente dos taxistas autônomos que podem comprar os veículos - movidos a combustíveis renováveis, como o álcool – com melhor preço.


Para o Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, a oferta de alvarás para carros híbridos ou elétricos para autônomos é inviável. “O investimento é muito alto, esses veículos não são fabricados aqui, têm carga tributária elevada, preços em dólar. Em segundo lugar, nós não temos infraestrutura para atender o abastecimento dos elétricos”, declarou Giovanni Romano, assessor do sindicato.


Os táxis elétricos terão de ser abastecidos diretamente na rede elétrica, enquanto os híbridos usam gasolina para fabricar eletricidade, em um processo que é mais econômico e produz menos poluição do que os carros comuns.

Fonte: EBC

Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad pede que países usem amor e compaixão para garantir o futuro do mundo



Presidente, Mahmoud Ahmadinejad do Irã foto - presstv.ir

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, discursou na tarde de hoje (20), por cerca de 20 minutos, na Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentával, Rio+20. Ele evitou temas polêmicos e dirigiu-se aos demais líderes sempre como “meus amigos”, usando mais de uma vez termos como amor e compaixão.

“Nós estamos juntos aqui para melhorar a situação atual, curando velhas feridas da sociedade humana”, disse o presidente iraniano, que destacou, entre outros pontos, a necessidade dos países atuarem juntos na busca de soluções. “Todas as nações e todos governos eleitos democraticamente devem participar, construtivamente, com compromissos, no gerenciamento do mundo baseado em compaixão.”

Ahmadinejad terminou o discurso alertando que uma nova ordem internacional estaria chegando. “Após o colapso da antiga ordem, a repetição de erros é imperdoável. Uma nova ordem deve ser estabelecida por líderes de boa-fé e esse dia está chegando.”

Fonte: EBC

Marco Feliciano aproveita presença do presidente do Irã na Rio+20 para implorar pela vida do pastor Yousef Nadarkhani


O pastor e deputado federal Marco Feliciano anunciou que pretende aproveitar a vinda do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil para entregar a ele uma carta pedindo ajuda para o pastor Yousef Nadarkhani, que se encontra preso naquele país.

O deputado anunciou através do Twitter que estava redigindo a carta e, em seus sites oficiais, publicou o texto da mesma na íntegra.

Na carta aberta, Feliciano pediu a Ahmadinejad “para que o governo do Irã reveja o processo que condenou Nadarkhani, que poupe sua vida e o devolva para sua família onde sua esposa e filhos o esperam”.

Afirmando respeitar as leis do Irã, o deputado implora pela vida de Yousef Nadarkhani. Ele fala também do contato que já fez com a embaixada do Irã sobre o assunto e afirma estar à disposição do presidente iraniano para tratar deste assunto junto às autoridades brasileiras. “Prometo que vou colaborar em tudo que estiver ao meu alcance, dentro das Leis do meu País”, enfatiza Marco Feliciano.

Leia na íntegra a carta de Feliciano ao presidente do Irã:

Senhor Presidente do Irã.
Venho à presença de Vossa Excelência, com o respaldo de toda a comunidade cristã do Brasil, para pedir clemência ao Pastor Youcef Nadarkhani, que se encontra preso e condenado a morte em seu País pelo crime de apostasia.

Neste momento, em que o mundo se volta para o Rio de Janeiro e ao ensejo de sua vinda ao nosso País, encaminho esta Carta Aberta, juntamente como o humilde pedido deste deputado federal que é também, pastor evangélico, para que o governo do Irã reveja o processo que condenou Nadarkhani, que poupe sua vida e o devolva para sua família onde sua esposa e filhos o esperam.

Respeitamos as Leis do seu País, mas, da mesma forma como Vossa Excelência vem ao Brasil para opinar sobre a Conferência Rio + 20, nos permitimos implorar pela vida deste homem, que é nosso irmão.

Já fiz contato com a Embaixada do Irã, em Brasília, e reafirmo ao Senhor que estou à disposição das autoridades iranianas para tratar deste assunto junto às autoridades brasileiras. Prometo que vou colaborar em tudo que estiver ao meu alcance, dentro das Leis do meu País.

Brasília-DF, 19 de junho de 2012. Assinado: Pastor Marco Feliciano – Deputado Federal/PSC-SP

Fonte: GM

Sociedade civil reclama do documento final da Rio+20

Os quase 200 países que participam da Rio+20 concluíram o texto que vai ser apresentado amanhã aos chefes de estado e de governo. O Brasil liderou os últimos dias de negociação e considera o documento um mapa para o desenvolvimento sustentável. Mas organizações da sociedade civil não gostaram do resultado.

RÁDIO NOTÍCIAS - CNJ vai apurar renúncia de juíz no caso Carlinhos Cachoeira

CNJ vai apurar renúncia de juíz no caso Carlinhos Cachoeira.

Click e Ouça um Giro de Notícias:

Fonte: EBC

terça-feira, 19 de junho de 2012

#MagnoMalta discursa sobre o Marco Regulatório

Com a divulgação de notícias de que o governo está preparando um decreto para proibir que emissoras de televisão aluguem espaços em sua grade de programação para igrejas evangélicas, o senador Magno Malta se manifestou na tribuna o plenário afirmando que tal medida é absurda e vai contra a liberdade.

Entre discursos sobre aborto, homofobia e sobre a PL 122, o senador citou um pacote que está sendo preparado pela presidente Dilma Rousseff que, segundo Malta, servirá para cercear a liberdade na mídia. O senador cita que algumas medidas desse pacote vão proibir redes de televisão e canais que têm concessão pública de vender espaços em sua programação.

Malta afirma que essa medida foi criada porque tem muitos pastores evangélicos e padres que estão pregando através de espaços de televisão comprados dessas emissoras. Malta relacionou essa media a uma afirmação feita por Gilberto Carvalho de que a próxima medida do governo seria a de enfrentar os evangélicos.

O senador ressaltou a importância do trabalho feito pelos pastores através de seus programas de Tv, afirmando que o a obra de pregação do evangelho é muito maior que apenas um trabalho social. “Não é obra social, é um resgate que é feito por dentro, a partir do coração e não do exterior”.

Mencionando a política de redução de danos para a realização de aborto ilegal, Malta afirmou que tal resgate não pode ser feito através de redução de danos, e que tal medida é a maior piada que ele já viu em sua vida. O senador falou também sobre a redução de danos em uso de drogas e que isso é na verdade um aumento de danos.

O senador falou durante essa semana também sobre a censura que sofreu em seu site, por publicar notícias com informações do inquérito policial e denúncias do Ministério Público contra o médico bariátrico, Marcio Café Cardoso Pinto, que em um vídeo é apontado com responsável pelo estupro do filho. “Estou estupefato por uma decisão que considero agressiva e incauta, pois não denunciei nenhuma pessoa, apenas estou reproduzindo provas levantadas pela polícia e pelo Ministério Público”, se defendeu o senador, que na próxima semana assume a presidência da subcomissão de combate a Pedofilia na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Assista na íntegra o pronunciamento do senador:

Fonte: GM

Com a divulgação de notícias de que o governo está preparando um decreto para proibir que emissoras de televisão aluguem espaços em sua grade de programação para igrejas evangélicas, o senador Magno Malta se manifestou na tribuna o plenário afirmando que tal medida é absurda e vai contra a liberdade.

Entre discursos sobre aborto, homofobia e sobre a PL 122, o senador citou um pacote que está sendo preparado pela presidente Dilma Rousseff que, segundo Malta, servirá para cercear a liberdade na mídia. O senador cita que algumas medidas desse pacote vão proibir redes de televisão e canais que têm concessão pública de vender espaços em sua programação.

Malta afirma que essa medida foi criada porque tem muitos pastores evangélicos e padres que estão pregando através de espaços de televisão comprados dessas emissoras. Malta relacionou essa media a uma afirmação feita por Gilberto Carvalho de que a próxima medida do governo seria a de enfrentar os evangélicos.

O senador ressaltou a importância do trabalho feito pelos pastores através de seus programas de Tv, afirmando que o a obra de pregação do evangelho é muito maior que apenas um trabalho social. “Não é obra social, é um resgate que é feito por dentro, a partir do coração e não do exterior”.

Mencionando a política de redução de danos para a realização de aborto ilegal, Malta afirmou que tal resgate não pode ser feito através de redução de danos, e que tal medida é a maior piada que ele já viu em sua vida. O senador falou também sobre a redução de danos em uso de drogas e que isso é na verdade um aumento de danos.

O senador falou durante essa semana também sobre a censura que sofreu em seu site, por publicar notícias com informações do inquérito policial e denúncias do Ministério Público contra o médico bariátrico, Marcio Café Cardoso Pinto, que em um vídeo é apontado com responsável pelo estupro do filho. “Estou estupefato por uma decisão que considero agressiva e incauta, pois não denunciei nenhuma pessoa, apenas estou reproduzindo provas levantadas pela polícia e pelo Ministério Público”, se defendeu o senador, que na próxima semana assume a presidência da subcomissão de combate a Pedofilia na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Assista na íntegra o pronunciamento do senador:

Rio+20: países aprovam rascunho do documento final sem alterações, diz porta-voz da ONU


Rio de Janeiro - Depois de sete dias de reuniões, as delegações que representam os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) chegaram a um acordo sobre o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O texto apresentado na madrugada de hoje (19) pelo Brasil foi aprovado sem alterações na reunião plenária iniciada às 10h30 e que durou quase três horas.

O chefe de Comunicação das Nações Unidas na Rio+20, Nikhil Chandavarkar, disse que o texto foi aprovado sem alterações, apesar de alguns países terem demonstrado descontentamento com alguns pontos. “Os chefes de Estado têm direito de mudar o texto, mas os países já deram suas posições [com os negociadores], por isso acho difícil que haja mudanças.”

Entre os pontos de divergência do documento estavam a questão do fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), já que alguns países defendiam a sua elevação ao status de agência, o que não foi acertado.

O secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, avaliou que o texto finalizado é “o melhor que se poderia conseguir.

O documento que foi aprovado na íntegra será submetido aos chefes de Estado e de Governo que se reúnem a partir de amanhã (20), no Riocentro.

Fonte: EBC

IBGE alerta para aumento na desigualdade social

A sustentabilidade no país teve avanços nos últimos anos. A conclusão é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em um estudo divulgado hoje. Pelos números do IBGE, quase metade dos ítens analisados melhorou, mas ainda há fatores preocupantes, como a desigualdade social.


Maluf anuncia apoio do PP a Fernando Haddad e diz amar São Paulo


Paulo Maluf (PP-SP) anunciou o apoio do PP à candidatura de Fernando Haddad (PT), ex-ministro da educação e idealizador do “kit gay”. Maluf negou troca de favores, já que a aliança se dá com a nomeação de um indicado seu no Ministério das Cidades.

O deputado disse não conhecer Osvaldo Garcia, nomeado secretário nacional de saneamento ambiental do Ministério das Cidades na última sexta-feira e afirmou que apoiará o pré-candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad, “por amor a São Paulo”.

Questionado sobre o pepista no ministério Maluf disse: “Não conheço ele. Parece que é do Paraná. É do PP do Paraná.”

A aliança contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do PT, Rui Falcão.

“É o nosso candidato porque eu amo São Paulo. E por amor a São Paulo eu tenho plena convicção de que São Paulo vai precisar do governo federal para resolver seus problemas.”

Esta será a primeira vez que PT e Maluf serão aliados no primeiro turno de uma eleição na capital paulista.

“Nós não devemos olhar pelo retrovisor. Temos de olhar pelo para-brisa. Quem olha pra trás, não olha para a frente.”

Maluf se dispôs a participar do programa de Haddad na TV, mas desconversou sobre a possibilidade de subir ao palanque com o petista.

“No que ele precisar de mim e do partido, vamos estar com ele. Hoje o palanque não tem mais, porque é proibido você levar artistas. No palanque eletrônico, se ele precisar, estou aqui.”

Maluf disse ainda que divergências ideológicas com o PT não existem mais.

“Não tem mais no mundo esquerda e direita”, disse Maulf. “O que tem hoje é “efficacité” [eficácia em francês]. Eu fiz a minha opção por uma parceria estratégica com o governo federal.”

Fonte: O Verbo / Com informações Folha

#Rio+20 - Outro Olhar - Jacarepaguá

Um estudante de jornalismo entrou de caiaque na lagoa Jacarepaguá, bem do lado de onde ocorrem as atividades da Rio+20. As imagens mostram um cenário que não combina com a preservação do meio ambiente. Esse é o Outro Olhar de hoje.


Sem limites para a criatividade, #Rio+20 vira palco para estilistas informais


Rio de Janeiro – Nos últimos seis dias, o Rio de Janeiro se transformou em um desfile de moda para todos os estilos, gostos e tradições. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, estimulou a criatividade de brasileiros e estrangeiros. Não há limite nem clima para os estilistas informais. Tanto é que o colorido tropical se mistura com a formalidade dos orientais e os trajes tradicionais dos africanos.

O Riocentro, local onde ocorrem as negociações políticas, também não escapa à criatividade. É possível esbarrar com religiosos de seitas orientais vestidos com trajes de algodão e cores variadas, indígenas com cocares e ocidentais que gostam de ter um estilo próprio. Nessa passarela livre não escapam nem os bebês. Eles também são levados a acompanhar os pais modernos.

Usar terno, gravata, jeans e vestido à moda ocidental faz as pessoas se sentirem diferentes nos eventos paralelos à Rio+20. Ativistas políticos e ambientais costumam usar camisetas com inscrições críticas, bermudas e calças confortáveis. Eles contam que as roupas são próprias para facilitar o trânsito nos protestos e para poder sentar em qualquer lugar.

Nas salas de reuniões do Riocentro também não há regra. No mesmo local em que entra o negociador formal de terno e gravata estão os estrangeiros com seus trajes típicos e participantes calçando chinelos de borracha. De acordo com ambientalistas, nas discussões a roupa é o menos importante.

Porém, para observadores externos, a diversidade que mistura o elegante ao descolado, o tradicional ao vanguardista representa a complexidade da reunião de representantes de 193 países em uma conferência na busca de convergência de propostas que agregam o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e o combate a pobreza. É o reflexo da multiciplicidade que, nas mesas de negociações, provoca debates que se estendem por horas, dizem os especialistas no assunto.

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCAIS - Marcha transforma o Aterro do Flamengo num Rio de mulheres na #Rio+20


A Marcha das Mulheres, foi realizada nesta segunda-feira, no Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro. Com bandeiras e cartazes, elas criticaram o modelo de economia verde defendido na conferência da Rio+20. As mulheres promoveram debates e atividades culturais referentes aos temas discutidos na Rio+20.


Click e Ouça:


Fonte: EBC




Igreja Evangélica é usada para esconder documentos do caso Mensalão do DEM

Os agentes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado apreenderam documentos e computadores escondidos na sede do seminário da Igreja Tabernáculo do Evangelho de Jesus, instituição ligada a família Brunelli após a prisão do Júnior Brunelli. Os documentos teriam sido escondidos na igreja após a prisão do ex-distrital.

#Rio+20 - Ahmadinejad deve chegar hoje ao Rio para a conferência das Nações Unidas


Rio de Janeiro – O presidente do Irã,  Mahmoud Ahmadinejad, embarcou ontem (18) em La Paz, na Bolívia, rumo ao Rio de Janeiro. A previsão é que ele chegue hoje (19) ao Brasil, de onde segue para a Venezuela. Ahmadinejad pediu uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para tratar de uma agenda bilateral, mas o encontro ainda não foi confirmado pela Presidência da República do Brasil.
Ahmadinejad visitou pela última vez a América Latina em janeiro e fez paradas na Venezuela, Nicarágua, no Equador e em Cuba. O iraniano participa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A visita dele ao Rio gerou protestos no domingo (17) em Ipanema, um dos bairros mais famosos da cidade, reunindo manifestantes que protestaram contra o que chamaram de política discriminatória do governo iraniano.

Antes de viajar para o Brasil, Ahmadinejad passou um dia em La Paz, na Bolívia. Na conversa com o presidente boliviano, Evo Morales, foi definida a ampliação das relações comerciais e parcerias para a construção de quatro fábricas de produtos lácteos, além de um hospital e da diversificação no setor agrícola.

Ahmadinejad convidou Morales para participar da Cúpula dos Países Não Alinhados, que ocorrerá em agosto em Teerã, capital iraniana. O movimento dos países não alinhados reúne mais de 100 países em desenvolvimento que pretendem construir um caminho próprio e independente em relação às nações desenvolvidas.

Na última etapa da viagem à América Latina, Ahmadinejad irá à Venezuela para reuniões com o presidente Hugo Chávez. Ambos são amigos, além de parceiros políticos e comerciais tradicionais. Chávez fez nove viagens a Teerã nos últimos 13 anos, enquanto Morales visitou o Irã duas vezes.

O ministro das Relações Exteriores do Irã,  Ali Akbar Salehi, o vice-presidente executivo de Relações Exteriores,  Hamid Baqaei, e o vice-presidente para Assuntos Internacionais, Ali Sa'eedlou,  acompanham Ahmadinejad nas viagens.


Fonte: EBC / Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, Press TV e da agência pública de notícias da Bolívia, ABI//Edição: Graça Adjuto

segunda-feira, 18 de junho de 2012

RÁDIO NOTÍCIAS - Declaração da #Rio+20 deixa de fora os temas polêmicos


O documento a ser entregue à aprovação dos Chefes de Estado que chegam nesta quarta à Rio + 20, apesar de ter sido enxugado, tem acordo em menos da metade dos 287 parágrafos, ficando de fora os temas mais importantes. Saiba quais são eles.


Click e Ouça:


Fonte: EBC

Após resposta de Silas Malafaia, blogueiros rebatem afirmações do pastor: “Ilustre desconhecido ou corrupto conhecido?”


Após a resposta do pastor Silas Malafaia aos blogueiros que criticaram o desafio lançado por ele, de refutar a teologia da prosperidade, novos artigos, rebatendo as palavras do líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, foram publicados.

Malafaia afirmou, em um texto assinado por ele e publicado em seu site, que “ilustres desconhecidos” o estavam criticando e difamando.

Em resposta, o pastor Márcio de Souza, colunista do Gospel+, respondeu dizendo que “para algumas pessoas, mais vale o poder de vomitar besteiras boca à fora, prevalecendo através de bens materiais recebidos através de trocas de favor espúrias do que estar no centro da vontade de Deus”.

O colunista afirma ainda que apesar de “não ser famoso, não ter jatinho, nem carro blindado ou relógio de ouro, jamais carregarei sobre as minhas costas o peso de entregar o nosso povo, nem de fazer aliança com quem não tem aliança com Deus”

Leia a íntegra do artigo “Ilustre desconhecido ou corrupto conhecido?”, do pastor Márcio de Souza neste link.

O blogueiro Ruy Marinho publicou no Bereianos o artigo “Resposta de um ‘ilustre desconhecido’ a um famoso corrompido”,  em repercussão à mesma afirmação de Malafaia. Segundo ele, a postura do pastor demonstra incapacidade de responder às refutações feitas por blogueiros como ele à teologia da prosperidade.

-Considero a resposta  do Pr. Silas como vazia e infundada, além do tom ofensivo e de deboche, com palavras que somente pessoas psicologicamente abaladas podem pronunciar. Posso deduzir que tal atitude partiu do fato de que ele não foi capaz de replicar o que apontamos na própria Bíblia – escreveu Marinho.

Em outra publicação, Marinho afirma que “há alguns anos o tele-pastor desvirtuou-se de sua posição clássica contrária aos modismos e heresias, inclusive que ele mesmo criticava e condenava, para aderir à perniciosa teologia da prosperidade”.

Nessa publicação, Marinho rebate a pregação do pastor Silas Malafaia ponto a ponto, e ressalta que Silas Malafaia “vem promovendo uma série de distorções bíblicas e heresias gravíssimas, além de abrir a porta para pregadores heréticos da tal teologia mercantilista vindos de outros países”.

Confira abaixo a íntegra do artigo “Refutação Bíblica a palavra do Silas Malafaia sobre ‘Uma Vida de Prosperidade’”:

Recentemente, o tele-pastor Silas Malafaia veio a público desafiar os ”blogueiros, críticos de meia-tigela e sites de bandidos travestidos de evangélicos… quem planta notícia em internet, invejosos, caluniadores…” [1], a mostrar biblicamente onde é que se encontram as falhas teológicas de sua pregação sobre a teologia da prosperidade, que “ele prega e crê” [2].


Talvez o título dessa postagem fosse mais conveniente com a frase: Ensinando Silas Malafaia a deixar a colher e comer de garfo! Seria uma resposta a própria afirmação dele de que, quem o critica “come de colher e quer ensiná-lo a comer de garfo”. Porém, não posso deixar de lado o que a Bíblia diz em 1 Pedro 3.14-17:


“Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem aventurados sois, Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados, Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pede razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.” (negrito do autor)


É de conhecimento de todos que, há alguns anos o tele-pastor desvirtuou-se de sua posição clássica contrária aos modismos e heresias, inclusive que ele mesmo criticava e condenava [3], para aderir à perniciosa teologia da prosperidade. Com isso, o mesmo vem promovendo uma série de distorções bíblicas e heresias gravíssimas, além de abrir a porta para pregadores heréticos da tal teologia mercantilista vindos de outros países. Basta pesquisar aqui no blog para constatar que existem inúmeros artigos de refutação e denúncias das práticas anti-bíblicas de Silas. Inclusive, destaco um ótimo resumo crítico que foi publicado recentemente no Púlpito Cristão, no qual você pode ver aqui!


Embora Silas Malafaia tenha feito o desafio com um tom ofensivo de deboche e covardia, eu farei a refutação de sua palavra supra-citada não pelo desafio em si, mas pelo dever em defender o evangelho, aja visto ter detectado em sua pregação várias distorções bíblicas e conclusões errôneas feitas pelo tele-pastor, referentes ao que ele defende. Portanto, para ser mais direto e categórico, vou me conter em refutar somente a pregação do Silas Malafaia neste programa específico, onde ele desafia os blogueiros (dos quais incluo-me).


A primeira parte de sua pregação – com base na teologia da prosperidade – denominada “uma vida de prosperidade”, foi ao ar no último sábado, dia 2 de maio de 2012. 


Veja abaixo:







Em sua pregação, para começar ele cita três pontos que serão abordados: o que é a oferta, características de um ofertante e o resultado na vida do ofertante. Silas utiliza 2Co 9.1-15 de uma maneira desconexa e fragmentada, utilizando somente de alguns versículos desta passagem para fazer a sua defesa da teologia da prosperidade, algo normal de uma pessoa que prega tal conceito, pois não há o costume de utilizar uma pregação expositiva equilibrada. Ele ainda afirma que esta passagem é o “melhor compêndio no Novo Testamento sobre o assunto”.


Porém, ao sair do círculo fechado e fragmentado que Silas arma em torno de 2Co 9.1-15, afirmando a prosperidade financeira como recompensa para todos os crentes que ofertam, não tem como ignorar todo o contexto bíblico que trata de dinheiro, principalmente as passagens que afirmam o contrário do que Silas defende. Como harmonizar, por exemplo, a sementeira e a colheita de 2Co 9 com esta outra passagem que diz “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (I Tm 6.8-10, ARA) ?


O que dizer então das palavras do Mestre: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6.19-24, ARA ) ?


Enquanto uma passagem supostamente afirma (segundo Silas) que podemos ofertar com a promessa de prosperidade financeira plena, outras afirmam exatamente o contrário, que não devemos enfatizar a prosperidade financeira! Tem alguma coisa errada aí! Será que Silas Malafaia está pregando algo correto à luz do contexto bíblico? Será que Deus ficaria preso na condição de obrigação em recompensar financeiramente quem oferta?


2Co 9.1-15 pode ser o “melhor compêndio” sobre o assunto conforme ele afirma, porém não é o único, principalmente no Novo Testamento! Não se pode interpretar uma passagem isolada de outras que tratam do mesmo assunto (regra básica de hermenêutica).


Quando desfragmentamos os versículos isolados que Silas utiliza e analisamos a luz do contexto imediato desta passagem, veremos facilmente que o foco de Paulo não é a prosperidade financeira para os crentes em resposta ao ato de ofertar, mas sim a necessidade de ajudar financeiramente – com alegria e deliberadamente – os irmãos mais pobres. Paulo usa como exemplo aos Coríntios (uma igreja com membros financeiramente estáveis) de como os irmãos macedônios foram generosos nas ofertas enviadas à igreja de Jerusalém. Mesmo com sérias limitações financeiras (profunda pobreza, 2Co 8.2) eles tiveram alegria em ajudar os irmãos pobres. Este exemplo deve ser aplicado a nós nos dias de hoje com total significância. Porém, não com o objetivo de barganhar com Deus, esperando algo em troca.


Uma pergunta que devemos fazer: será que as ofertas e desafios financeiros que, tanto Silas Malafaia, quanto os demais tele-pastores fazem em seus programas são destinados aos pobres da Igreja? Não, pois eles categoricamente afirmam qual é o destino do dinheiro doado em suas coletas: sustentar os programas de TV (valores milionários), viagens nacionais e internacionais, mega-cruzadas caríssimas, jatinho particular etc. Posso estar errado, mas eu nunca vi Silas fazendo um desafio financeiro para ajudar os pobres da Igreja.


Continuando a análise ao vídeo, Silas comete outro erro grave: ao citar 2Co 9.4, ele afirma que “a oferta tem sólida base no mundo espiritual”. Para chegar a esta conclusão, ele utiliza a tradução bíblica Almeida Corrigida Fiel onde diz na parte final “…firme fundamento de glória”[4]. Porém, ao analisar melhor outras traduções da bíblia (inclusive o grego original), bem como o contexto direto (vs 1 a 4), veremos exatamente o que Paulo afirma: “Não tenho necessidade de escrever-lhes a respeito dessa assistência aos santos. Reconheço a sua disposição em ajudar e já mostrei aos macedônios o orgulho que tenho de vocês, dizendo-lhes que, desde o ano passado, vocês da Acaia estavam prontos a contribuir; e a dedicação de vocês motivou a muitos. Contudo, estou enviando os irmãos para que o orgulho que temos de vocês a esse respeito não seja em vão, mas que vocês estejam preparados, como eu disse que estariam, a fim de que, se alguns macedônios forem comigo e os encontrarem despreparados, nós, para não mencionar vocês, não fiquemos envergonhados por tanta confiança que tivemos.”(NVI, grifo meu)


Portanto, concluímos facilmente duas coisas: primeiro, que não se deve fazer uma exegese profunda em um texto bíblico considerando somente uma tradução da bíblia; segundo, que a passagem em si não há, absolutamente, nada de super sobrenatural como Silas afirma, mas a passagem narra a demonstração de confiança e orgulho que Paulo tinha pelos crentes de Corinto, na certeza dos mesmos ajudarem através das ofertas os irmãos pobres da Judéia, conforme fizeram os irmãos da Macedônia.


Mais um erro teológico de Silas: Ele cita, estranhamente de forma fragmentada parte de 2Co 9.5, onde diz “…e preparassem de antemão a vossa bênção” [negrito meu], afirmando que a palavra “benção” nesta passagem significa “um meio de receber favor Divino e meio de felicidade”. Ou seja, segundo Silas, em resposta a oferta haverá uma ação direta de Deus em abençoar os ofertantes! Isto é uma distorção forçada do texto, pois no contexto direto a palavra bençãoestá direcionada a uma ação direta dos ofertantes aos que receberiam as ofertas! Embora reconheça que Deus pode, segundo a vontade Dele, abençoar a vida financeira de quem ajuda, não é o que este versículo em si afirma. Os “abençoados” são os que recebem as ofertas e não os que ofertam!


Veja a mesma passagem em outra tradução: “…concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza.” (NVI, negrito meu) No original grego, a palavra utilizada é eulogia (benção), empregada neste contexto como”generosidade” [5]. Lembrando que o significado da palavra “benção” é variável, no caso desta passagem se enquadra na definição de “expressão ou gesto com que se abençoa. Benefício, favor especial.” [6]


Continuando, Silas cita 2Co 9.10 “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça”, afirmando que Deus nos dá a semente para ofertar. Está correto! Afinal, Deus é o provedor de tudo, o homem não dá do que é propriamente seu, e sim daquilo que Deus lhe tem dado (veja At 17.25). Mas, para quê serve esta semente que Deus nos dá? Para sustentar ministérios milionários de tele-pastores que cada vez mais ficam ricos para esbanjar “prosperidade”, em troca de uma suposta benção financeira sobrenatural? Não!


A semente que provém de Deus é para ajudar os pobres da igreja para que todos sejam abençoados e Deus seja glorificado! Veja o contexto direto no versículo 9: “Como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre” (ACF, negrito meu), uma citação que Paulo faz de Salmos 112.9 para mostrar que a generosidade à quem precisa é característica de todo Cristão. Deus abençoa a nossa vida para “aumentar os frutos da nossa justiça”(vs9), para “toda a generosidade”(vs11) e para “suprir as necessidades dos santos” (vs10). Ou seja, Deus pode, segundo a vontade Dele, prover em nossas vidas quando ajudamos os pobres da Igreja, principalmente para aumentar a possibilidade desta ajuda continuar cada vez mais: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1Jo 3.16-17, ARA)


Mais um erro de Silas: Ele cita parte do VS 12 “…porque a administração deste serviço”, para afirmar que a oferta é um serviço para Deus. Logo em seguida, ele cita 1Co 15.58 que diz “que o nosso trabalho não é em vão” para afirmar que, se é um trabalho, Deus vai recompensar. Ainda cita Jr 21.14 que diz “o Senhor recompensará a cada um segundo o fruto das tuas ações”. E termina afirmando que: “se a oferta é um serviço para Deus, Ele vai nos recompensar da mesma forma que alguém trabalha e tem que receber salário.”


Errado Pr. Silas! O contexto de 1Co 15.58 em nenhum momento é formalizado um contrato de trabalho entre nós e Deus com promessa de honorários financeiros, muito pelo contrário, fala da esperança que os Coríntios deveriam ter no dia da ressurreição para continuarem perseverando na fé, mesmo sob ensinos falsos e várias tentações, sabendo que os esforços para o serviço à Deus nunca será em vão (veja Is 65:17-25).


Segue o contexto direto da passagem em questão: “Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?  O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” [1Co 15.50-58, ACF, negrito do autor].


E sobre Jeremias 21.14, veja o que diz: “Eu vos castigarei segundo o fruto das vossas ações, diz o SENHOR; e acenderei o fogo no seu bosque, que consumirá a tudo o que está em redor dela.” (ACF) O texto fala de castigo e não de recompensa financeira! Que distorção bíblica grosseira Pastor Silas!


Dando continuidade na análise do vídeo, Silas agora discorre para os resultados na vida de um ofertante. Logo de cara ele afirma que “Deus trabalha com a lei da recompensa”. Para tal afirmativa, ainda divide esta lei em “5 leis que funcionam na vida de um ofertante”. Chamo a atenção para algo gravíssimo: colocar a condição de lei para Deus é neutralizar a onisciência Dele! É afirmar que Deus trabalha somente em troca do nosso dinheiro! Afinal, se temos que cumprir esta lei, Deus também tem o dever de cumpri-la. Estaria Deus amarrado em uma condição humana?


Para a 1ª lei, Silas utiliza 2Co 9.6 afirmando a “lei da semeadura”: “E digo isto: o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará.” Esta passagem está em conexão com todo o contexto direto, no qual já tratamos nesse artigo (veja explicação acima sobre os versos 9 e 10).


Se esta suposta lei da semeadura financeira funcionasse como Silas afirma, porque existem cristãos pobres que precisam de ajuda da própria Igreja? Falta de fé para ofertar o que não tem? Porque então Paulo organizou esta coleta de ofertas aos Pobres da Judeia, ao invés de fazer um desafio financeiro para eles serem abençoados com a lei da semeadura? Inclusive o próprio Paulo passou por muitas necessidades ( Fp 4.10-20, 2Co 11.27). Porque Jesus se fez pobre durante seu ministério na terra (2 Co 8.9) não tendo sequer aonde reclinar a cabeça (Mt 8.20)? Porque Jesus também disse que dificilmente entraria um rico no reino dos Céus (Mt 19.23-24), e ainda disse para não juntar tesouros na terra, mas no Céu (Mt 6.19-24)? Estaria Paulo pregando uma teologia contrária à Bíblia e entrando em contradição consigo próprio? Claro que não! A teologia contrária a Bíblia é a que Silas Malafaia tenta defender sem êxito.


Paulo cita esta metáfora baseada na vida agrícola para mostrar que, aquilo que é doado nunca se perde, é semeado. Embora Deus, às vezes, proveja uma colheita generosa no terreno físico, principalmente para aumentar as possibilidades de ajuda aos pobres da Igreja, esse não é o padrão e nem é a promessa do Novo Testamento, muito pelo contrário, veja: 2 Co 8:9, 11:27, Lc 6:20-21, 24:25, Tg 2:5.


Tentando justificar a demora na “colheita” de muitos, Silas ainda faz uma analogia entre o tempo de cumprimento da “lei da semeadura” com as sementes de frutas naturais. Dentre várias frutas, ele cita tamarindo, uma fruta que demora até 60 anos para começar a dar frutos. Com isso, ele justifica que pode demorar muito para alguém receber o pagamento da tal “lei da semeadura”. Ou seja, o que você ofertar, talvez nem receba de Deus nesta vida. Na verdade, trata-se da famosa “desculpa espiritual” dos adeptos da teologia da prosperidade para os que não receberam a sua colheita, mesmo depois de ofertar. Engraçado que na hora dos desafios televisivos é exaustivamente enfatizado que Deus vai nos abençoar, que vamos colher cem vezes mais, que vamos ter uma vida próspera, que vamos pagar nossas contas e ter prosperidade em abundância etc.


Na 2ª lei, Silas cita 2 Co9.7 onde diz “…porque Deus ama a quem dá com alegria”, o que seria a “lei do amor de Deus sobre o ofertante”. Logo após, solta uma pérola histórica: “você não vê Deus usando essa palavra de amor pra salvação” E ainda pede para avisá-lo se alguém souber de outra passagem bíblica que utiliza esta expressão de amor de Deus, pois ele não sabe de tudo da Bíblia.


Sinceramente, alguém que faz tal afirmação deixa-me mais desconfiado ainda do quanto a pessoa é desprovida de conhecimento Bíblico, veja: Jo 3.16 “PorqueDeus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (negrito meu) Leia também 1Jo 4.9 e Rm 5.8.


A 3ª lei, segundo Silas, consta no versículo 8, onde diz: “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,”(ARA) o que seria a “lei total do favor de Deus, a graça”. Silas afirma – corretamente – que a graça é o favor imerecido, benevolente e amoroso de Deus para o homem. Mas comete um erro gravíssimo afirmando que “a oferta chama a graça de Deus para nós”. Ora, se a graça é um favor imerecido, como pode ser merecido ao mesmo tempo?


Para piorar, segundo este pensamento Silas afirma que através da oferta nós podemos obter soluções de problemas emocionais, curas e soluções de problemas financeiros. Enfim, erros gravíssimos e infantis que nem um aluno novo de Escola Bíblica dominical confunde.


O versículo em questão não dá margem para esta interpretação incorreta. No verso 8 diz que Deus pode nos abençoar para sermos um instrumento de sua graça, fazendo que tenhamos o suficiente para continuar ajudando os pobres. Quando os santos carentes recebem uma generosa doação de outros crentes, eles reconhecem que Deus é a fonte da generosidade, reconhecendo o dom inefável de Deus (vs 15). E assim eles respondem com ações de graças e louvor a Deus por Sua graça em suas vidas (v. 11). E isto acontece segundo a vontade Dele e não por nosso merecimento. Nós não merecemos e nunca vamos merecer a graça Dele, é Ele quem nos ama e nos concede a sua graça, segundo o Seu querer.


A 4ª lei que Silas cita, segundo 2Co 9.9 é a “lei da multiplicação”, que na verdade é o mesmo que a “lei da semeadura”. Ou seja, a refutação para a 1ª lei serve para esta 4ª lei também.


Enfim, a 5ª lei. Silas cita o verso 11 que diz “para que tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus”, para fundamentar a “lei da abundância”. Com isso, Silas afirma que Deus é um Deus de sobra, sem mesquinharia.


Obviamente, ele utiliza este argumento para justificar a suposta abundância da teologia da prosperidade. Mas, ao contrário que ele afirma, o que esta passagem mostra é que, quando Deus nos dá uma provisão financeira, mesmo sendo com sobras, não é para o proveito próprio, e sim para ser usada em generosidade aos necessitados, para a glória de Deus. O versículo é claro quando afirma “…para toda a beneficência”(ACF), “para toda generosidade”(ARA). Veja como viviam os convertidos naquela época: “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.” (At 2.44-45, ARA) Este conceito de abundância financeira é, de fato, o mais claro sinal de avareza na vida de alguém: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Mt 12.15, ARA)


Silas ainda cita exemplos do que aconteceu com Adão e Eva no jardim do Éden e a prosperidade de Abraão para afirmar que Deus fará o mesmo com quem ofertar. Isto é um absurdo! Afinal, estes são casos isolados em que Deus agiu com um propósito específico e exclusivo para cumprir os seus planos! Por exemplo: não é porque Deus sustentou o povo no deserto enviando o maná dos céus (Ex 16:35) que ele fará o mesmo hoje da mesma forma conosco. Vai deixar de trabalhar esperando o maná para ver o que acontece!


Para terminar, mostro na Bíblia a verdadeira prosperidade para o Cristão:


“Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários”. (2Co 8.1-3).


Antigamente, Silas Malafaia concordava que esta passagem nos mostra a verdadeira prosperidade bíblica, veja o que ele disse muitos anos atrás: ”Os pobres da Macedônia dividiram o pouco que tinham com os pobres da Judeia. Isto é prosperidade. Prosperidade é você compartilhar com o outro… é viver bem com aquilo que Deus tem te dado… é mesmo você tendo pouco, você ainda tem forças e capacidade de ajudar alguém que está pior do que você.” [7]


Fico na esperança de que esse artigo sirva de alerta para todos aqueles que ainda acreditam na teologia da prosperidade, onde infelizmente nos últimos anos muita gente se corrompeu, contaminando-se nas heresias importadas da teologia de Mamon.


Espero de coração que Silas Malafaia se arrependa verdadeiramente, voltando ao evangelho puro e verdadeiro. Não existe nada mais nobre para um Cristão do que assumir sua condição de pecador e humildemente reconhecer os seus erros para nunca mais praticá-los.


Soli Deo Gloria!


Ruy Marinho (Bereianos)