Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 31 de março de 2012

Para especialista, aumento de usuários nos trens em SP e falta de infraestrutura causam os sucessivos problemas na CPTM


O aumento de usuários nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a falta de investimento em infraestrutura no sistema explica os sucessivos problemas no transporte ferroviário em São Paulo. O diagnóstico é do especialista em transportes, Sérgio Ejzenberg, consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) no Programa de Desenvolvimento de Transportes para Bogotá e Colômbia.

“Isso não poderia ter acontecido. Na hora que você ofereceu integração [com o metrô e o ônibus] chamou gente para o sistema. E obviamente a rede [elétrica] não suporta a demanda atual”, disse Ejzenberg em entrevista a Agência Brasil.

“Você percebe que há uma exigência maior de alimentação, tudo isso precisa de energia. E a rede seguramente não estava preparada para isso. Isso explica os recorrentes problemas que sempre se dão no pico da manhã”, acrescentou.

Ontem, um problema elétrico na Linha 7 Rubi (Luz - Francisco Morato - Jundiaí) da CPTM causou a paralisação dos trens entre as 7h e as 10h, quando o funcionamento foi retomado parcialmente. Apenas às 15h a totalidade do sistema voltou a operar. Em uma das estações mais atingidas, a Francisco Morato, usuários revoltados com os sucessivos problemas destruíram catracas que davam acesso à área de embarque.

“Se a CPTM sabia [do aumento de passageiros] e não tomou providências, é inépcia. Se ela não sabia, é falta de planejamento. Se sabia, tomou as providências e não conseguiu orçamento para fazer, é decisão política equivocada. Há algum erro em algum lugar”, disse o especialista. A Agência Brasil enviou um pedido de entrevista à CPTM, mas até o fechamento desta reportagem não havia recebido retorno.

Hoje (30), deputados estaduais membros da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo fizeram uma inspeção na Estação Francisco Morato. “O que houve aqui é resultado da ebulição de tudo que vem ocorrendo nas linhas da CPTM. Há diminuição do investimento do governo e cortes no orçamento”, disse o deputado Alencar Santana Braga (PT).

De acordo com ele, a bancada do PT fez uma representação no Ministério Público Estadual pedindo apuração sobre omissão do governo na manutenção da linha. Na Estação Francisco Morato, os usuários precisam cruzar a linha do trem a pé antes de chegar a plataforma de embarque. “As pessoas são colocadas em risco”.

O PT também deverá convocar o secretário de transportes do estado, e o presidente da CPTM para esclarecer aos deputados as sucessivas falhas que estão ocorrendo no sistema.

Segundo a CPTM, a linha ontem demorou quase oito horas para retomar totalmente o funcionamento devido aos usuários que desceram dos trens e tomaram os trilhos. “Por questão de segurança, a circulação de trens que vinha ocorrendo parcialmente teve de ser interrompida, o que provocou lotação nas estações dessa linha”, informou a companhia, em nota.

O frequentador da Estação Francisco Morato, Fábio Alexandre Souza, disse que já recebeu advertência no trabalho por chegar atrasado. “Eu chego aqui às 4h30 da manhã. Não é questão de fila aqui dentro, é que não cabe ninguém dentro da estação. A fila fica lá fora. Ultimamente a situação tem piorado, o trem vem de 40 em 40 minutos, e já chega lotado de Franco da Rocha [uma das estações anteriores]”.

“Toda a semana tem paralisação por falta de energia. Principalmente no final de semana. Final de semana não tem trem. Demora 30 minutos para chegar e mais 30 para sair”, acrescentou.

Marcio Nazario Ribeiro, também usuário da estação, conta que ontem perdeu o dia de trabalho por falta da condução. De acordo com ele, além da lotação dentro da estação, há falta de espaço dentro dos trens. “Aqui tem todo o tipo de problema, paralisação, tem muito intervalo entre os trens e está sempre muito lotado. Os trens parecem lata de sardinha. Ontem mesmo eu não pude trabalhar, e aí tive que voltar para casa. Quando falta trem, eles tentam colocar ônibus, só que os ônibus já vinham cheios”.

Em nota, a CPTM disse que herdou sistemas antigos, e que agora estão recebendo investimentos para sua modernização. “Somente neste ano serão mais R$ 1 bilhão para obras de infraestrutura (sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea, via permanente e construção de passarelas), além da modernização das estações mais antigas e da frota de trens”, informou a companhia em nota. A companhia ainda destacou que a rede aérea de energia e os sistemas de alimentação elétrica dos trens estão sendo trocados e novas subestações de energia estão sendo construídas em todas as linhas.

“Já está em fase de conclusão a licitação para contratação de projeto executivo, fabricação, fornecimento e instalação de novas subestações para as seis linhas, cujos investimentos são de R$ 664 milhões. Atualmente a CPTM possui 24 subestações elétricas para energia de tração, número que deverá chegar a 30 com a implantação das subestações em andamento e as que estão em licitação”.

No primeiro trimestre de 2012, a CPTM registrou 15 ocorrências que prejudicaram o funcionamento normal dos trens. Quatro dessas ocorrências foram provocadas por falha no sistema de alimentação elétrica. As demais, segundo a CPTM, foram causadas por fatores externos, como alagamento e falhas nas composições.

Fonte: Agência Brasil

Para secretária, decisão do STJ pode banalizar violência sexual contra crianças e adolescentes


A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual nem sempre o ato sexual com menores de 14 anos pode ser considerado estupro, pode banalizar a violência sexual contra crianças e adolescentes, de acordo com a secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves.

“Acho que além de banalizar, vai autorizar [a prática do crime]. O Judiciário brasileiro está autorizando estupradores a fazerem isso. Este é um elemento grave”, disse a secretária à Agência Brasil.

No início desta semana, um homem acusado de ter estuprado três menores, todas de 12 anos, foi inocentado pelo tribunal. O STJ entendeu que não se pode considerar crime o ato que não viola o bem jurídico tutelado, no caso, a liberdade sexual. Tanto o juiz que analisou o processo como o tribunal local inocentaram o réu com o argumento de que as crianças “já se dedicavam à prática de atividades sexuais desde longa data”.

Para Aparecida, a decisão do STJ “complica a vida das mulheres”, além de ferir a Constituição brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Segundo a decisão, o fato das meninas se prostituírem, de já terem tido relações sexuais antes, é o que inocenta o estuprador. Qualquer ato sexual que não seja consentido, mesmo com uma profissional do sexo, é crime”.

A decisão do STJ diz respeito ao Artigo 224 do Código Penal, revogado em 2009, segundo o qual a violência no crime de estupro de vulnerável é presumida. A secretária acredita que a decisão do tribunal pode ser revogada antes que chegue ao Supremo Tribunal Federal. “O STJ é autônomo e pode fazer uma nova discussão. Acho que é importante que o faça agora”.

Segundo Aparecida, essa decisão que pode levar o Brasil a ser denunciado na Organização das Nações Unidas (ONU) e na Organização dos Estados Americanos (OEA) por ferir os direitos das crianças e adolescentes. Ela disse ainda que o entendimento do tribunal pode criar uma imagem errônea do país durante grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “[Os estrangeiros] podem pegar nossas crianças, abusar delas, explora-las e depois irem embora”.

A secretária também destacou a importância das denúncias feitas pela população. “É importante que a sociedade brasileira não se cale diante desse extremo que está acontecendo no Brasil que é a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes”. As denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100).

Fonte: Agência Brasil

Vereadora Catequista Jeruza valoriza os ensinamentos bíblicos durante sessão solene da Campanha da Fraternidade


No lançamento da ação em Poá, vereadora pelo PTB defendeu que o bem-estar está ligado não apenas à saúde física, mas, sobretudo à saúde mental e àquela que eleva a todos como cristãos

A presidente do PTB de Poá (SP), vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), valorizou os ensinamentos bíblicos acerca da Saúde durante a sessão ordinária realizada na noite do dia 28 de março na Câmara de Poá em referência à Campanha da Fraternidade de 2012.

A ação, que neste ano tem como tema "Fraternidade e Saúde Pública" e como lema "Que a Saúde se difunda sobre a Terra", é empreendida anualmente no período quaresmal pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o objetivo de despertar o espírito solidário da sociedade em relação a alguma problemática do País.
     
A cerimônia realizada ontem no plenário "Osvaldo Leite Dantas", na sede do Poder Legislativo poaense, teve início por volta das 19 horas, e contou com a participação dos vereadores de Poá, do vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre Reginaldo Martins da Silva, do advogado Juliano Melo Duarte, membro da Comissão de Defesa à Vida da Diocese do Alto Tietê e presidente do Conselho da Comunidade Carcerária do município, e de Roseli Fiel de Farias, que na ocasião representou o Poder Executivo.

Cerca de 80 pessoas prestigiaram a sessão solene, que foi marcada pelo pronunciamento das autoridades presentes. Enquanto Duarte destacou a Saúde no âmbito do Direito, Roseli  tratou a questão em pauta segundo sua visão institucional. Já Jeruza, que também faz parte da Comissão de Defesa à Vida da Diocese de Mogi das Cruzes, abordou o tema da Campanha da Fraternidade de 2012 valorizando os ensinamentos bíblicos, ao passo em que pediu, gentilmente, que, todos os que ali estavam fizessem uma reflexão filosófica sobre o assunto:
     
“Nada melhor do que falar sobre a Saúde, segundo a Bíblia, com direito à ensinamentos que nos elevam como cristãos. Que possamos enxergar não apenas a saúde física, mas, especialmente, a mental e aquela força que temos dentro de nós e que, muitas vezes, não utilizamos. Hoje, poucas pessoas conhecem suas capacidades físicas, emocionais e intelectuais no todo.  Nosso corpo nos foi dado como a Igreja viva de Jesus. Desta forma, primeiramente, temos de cuidar de nossa saúde, de nossa mente, de nosso espírito e corpo. É preciso haver harmonia e equilíbrio para se viver”.

A parlamentar ainda observou que não há como dissociar o tema da Campanha da Fraternidade do ano passado, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, voltado ao meio ambiente, do de 2012, já que, para ela, a Saúde está intimamente ligada à Educação.
     
Por fim, a petebista falou um pouco sobre um projeto voltado à área da Saúde desenvolvido por Garaniassu. No município que fica no Oeste do Estado do Paraná, existe uma Unidade Básica de Saúde (UBS) onde um médico, que atende no local uma vez por semana, se reúne com o pároco da cidade e a comunidade, inclusive com as esposas dos vereadores e do prefeito, para discutir sobre Saúde Pública:

"Dessa edificante troca de ideias, surgiu a oportunidade de este grupo elaborar um remédio à base de banana da terra, açúcar mascavo e erva de Santa Maria. A mistura, utilizada como vermífugo, é um lindo exemplo de união e de que a simplicidade e a fé, bem como a boa vontade, operam verdadeiros milagres na salvação da humanidade”, complementou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Suzano adere à Hora do Planeta

Suzano (SP) vai aderir novamente ao movimento ambiental Hora do Planeta, coordenado pela Organização Não-Governamental (ONG) WWF-Brasil e que será realizado na noite deste sábado (31/3) pelo período de uma hora (das 20h30 às 21h30). A Prefeitura apagará as luzes da Praça Cidade das Flores. O objetivo é se integrar à iniciativa mundial e chamar a atenção para a necessidade de preservação dos recursos naturais, proporcionada, neste caso, pela redução do consumo de energia.

Esta é a segunda vez que o município participa do evento, criado em 2007 na Austrália. A primeira adesão foi no ano passado.

A ação será coordenada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Manutenção e Serviços Urbanos, que informou que a economia com o apagar das luzes na praça será de 35 quilowatts. A segurança será reforçada na praça no período em que ficar escura.

Toda a população pode participar da atividade. Basta desligar as luzes de suas casas por pelo menos uma hora (preferencialmente das 20h30 às 21h30).

Além de Suzano, a organização do evento confirmou, até a manhã de quinta-feira (29/3), a participação de 102 cidades brasileiras, sendo 23 capitais.

Fonte: Secretaria de Comunicação

sexta-feira, 30 de março de 2012

ONU cobra de Assad adoção imediata de cessar-fogo na Síria


O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan, cobrou hoje (30) do presidente sírio, Bashar Al Assad, a adoção imediata do plano de paz na região a começar pelo cessar-fogo. Segundo Annan, não há sinais de mudanças por parte do governo sírio e isso preocupa a comunidade internacional. A estimativa é que mais de 9 mil pessoas tenham morrido no último ano na Síria em decorrência da violência no país.

“Esperamos que ele implemente o plano imediatamente. Claramente, ainda não vimos o empenho em cessar no terreno. Essa é a nossa grande preocupação”, disse o porta-voz do enviado da ONU e da Liga Árabe, Ahmad Fawzi. “A data limite é agora.”
Ontem (29), Assad disse aceitar o plano de paz, proposto por Annan.

O plano pede o fim de toda a violência armada, o acesso a todas as zonas afetadas pelos confrontos e um processo político interno que conduza a uma transição democrática. “É imperativo parar [com] as mortes e as violações dos direitos humanos e o fim da violência”, disse o porta-voz.

Na segunda-feira (2), Annan vai informar ao Conselho de Segurança da ONU as alternativas que poderão ser adotadas, caso a Síria não ponha em prática o plano de paz. Desde março de 2011, forças leais a Assad e manifestantes se enfrentam nas principais cidades da Síria. Os manifestantes exigem o fim da violência, a renúncia de Assad e garantias de liberdades de expressão no país.

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Polícia gaúcha faz maior operação já realizada contra o tráfico de drogas na fronteira

Polícia gaúcha faz maior operação já realizada contra o tráfico de drogas na fronteira.

Click e Ouça Um Giro de Notícias:

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 28 de março de 2012

Torcidas do Corinthians e Palmeiras vetadas nos estádios

A Federação Paulista de Futebol proibiu a entrada das torcidas organizadas do Palmeiras e do Corinthians nos estádios, após mais uma briga que rendeu a morte de um torcedor no domingo.


Carta Missionária da África do Pr. Marcelo Belitardo & família


África, 28 de Março de 2012

A Paz do Senhor!

Graças a Deus, todos estamos bem e passamos por 2 meses de muito trabalho burocrático e também de lutas e bençãos.

Quênia 
                Neste último mês tivemos 2 bençãos muito especiais:

                1 – A primeira é a realização do batismo de 45 índios Turkanas que foi realizado no Lago Turkana a mais de 200 kms de distância de suas tribos.
                  Enviamos um caminhão até as tribos para podermos tranportar a todos até a cidade de Lodwar para que todos pudessem dormir na cidade e no outro dia, seguir novamente de caminhão até o Lago. Vários deles nunca haviam visto tanta água e tinham receio de entrar no lago, mas acabaram todos decidindo entrar de mãos de dadas e louvando a Deus. Foi incrível ver sua alegria por estarem tendo essa oportunidade e claro, após os batismos, todos aproveitaram a abundância de água para se divertir.

                2 – A segunda benção é que após 2 anos e meio de muitas lutas, nesta última semana, o Juiz do Tribunal de Nairobe nos deu a autorização de manter todos os sudaneses menores de idade aqui conosco para que possam estudar no país. No dia 12 de Abril retornaremos a corte para receber algumas instruções legais a respeito de como deveremos atuar durante esse tempo.

Sudão do Sul

                Graças a Deus, não ocorreram novos imprevistos neste período e já começamos a emitir os primeiros documentos do novo governo para as nossas crianças que estudam e que estudarão no Quênia.

Etiópia

            Após 3 meses de pesquisas, nosso missionário brasileiro (Fabrício) retornou ao Quênia após ter findado seus 3 meses de visto. Infelizmente, vimos o quanto o governo etíope está limitando e dificultando a grupos estrageiros a trabalhar nas áreas de ação social e religiosa. Agora vamos orar e analisar as possibilidades para a tomada de decisões a respeito da região.
            As necessidades do país são muitas, na região norte tem uma alta porcentagem de católicos ortodoxos e muçulmanos e as Igrejas evangélicas são menos do que 1%.


Somália - Somaliland – Realizamos um investimento na vida de 2 irmãos que puderam abrir uma pequena farmácia e uma pequena loja para não somente poderem ter um meio de sobrevivência mas como também para poder ajudar nossos irmãos. Em breve estaremos realizando novos investimentos na Somália e Somaliland.

         
            Na India e na Turquia, nossos obreiros e Igrejas estão bem e o trabalho segue abençoado. Glória a Deus.

            Nesta semana, minha família e eu, estaremos indo para o Brasil por um curto período e aproveitaremos para estar junto aos nossos líderes e familiares. Enquanto isso, deixaremos nossos obreiros brasileiros e queniano na liderança do trabalho.


            No amor do Senhor,

            Pr Marcelo Belitardo & família
            África

Motivos de Oração:

            1 – Por nossa família e nossa viagem ao Brasil
            2 – Por recursos financeiros por temos tido muitas dificuldades devido aos altos custos com o trabalho com as crianças devido as emissões de documentos, vistos, advogados, etc
            3 -  Por nossos obreiros brasileiros, quenianos, indianos, turcos, etc.

 Para investimento no Sudão:
Banco Bradesco / agência 1633-0 C/C. 26076-2
Missão Cristã Mundial
CNPJ 01.437.718/0001-02

Para investimento em nossa família:
Banco Bradesco  / agência 1633-0  C/C. 17500-5
Missão Cristã Mundial

Veja as fotos do batismo no Quênia:








RÁDIO NOTÍCIAS - Brasileiro prefere usar o dinheiro em papel para pagar contas


Brasileiro prefere usar o dinheiro em papel para pagar contas
Apresentação Andhréa Tavares

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

Rafa de Suzano é o primeiro pré-candidato a prefeito a se inscrever no Programa Cidades Sustentáveis


O presidente do PSD Suzano, vereador Rafa Garcia, foi o primeiro pré-candidato à prefeitura a assinar a carta-compromisso do programa Cidades Sustentáveis, que está sendo organizado pela Rede Nossa São Paulo, pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e pelo Instituto Ethos. O projeto tem o objetivo de incentivar candidatos a prefeito a colocar a sustentabilidade em evidência em seu plano de governo, além de oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam desta forma.

A assinatura da carta foi há cerca de um mês. O programa Cidades Sustentáveis tem 12 eixos temáticos que devem ser cumpridos pelos pré-candidatos. Eles são: bens naturais comuns; governança; do local para o global; ação local para a saúde; melhor mobilidade, menos tráfego; consumo responsável e opções de estilo de vida; economia local, dinâmica e sustentável; educação para a sustentabilidade; cultura e sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; gestão local para a sustentabilidade; equidade, justiça social e cultura de paz.

Na assinatura do compromisso, Rafa, como pré-candidato a prefeitura, se comprometeu a produzir um documento de diagnóstico da situação atual que contenha indicadores básicos da Plataforma Cidades Sustentáveis e que sirva de referência para o estabelecimento de um plano de metas, comtemplando os 12 eixos da plataforma para quatro anos de gestão. Os documentos deverão ser apresentados em até 90 dias após a data da posse. Além disso, o futuro prefeito deve divulgar, ao final de cada ano, os resultados dos projetos executados.

“As questões ambientais devem ser acompanhadas por qualquer agente público, principalmente do Executivo. Já estamos atrasados com relação a isso e qualquer ação implantada será refletida no amanhã. Temos que abrir espaço para as agendas ambientais para que a população não pague um preço caro no futuro por conta da falta de ações simples que podem ser implementadas desde já”, comentou Rafa.

O programa também é apoiado pelo Greenpeace, pela WWF e pela Unicef.

Fonte: Assessoria de Imprensa

RÁDIO NOTÍCIAS - Médicos vão debater as novas doenças provocadas pelo uso da internet


O Primeiro Encontro Internacional sobre o uso de Tecnologias da Informação por Crianças e Adolescentes vai discutir os novos problemas da juventude: o tecnostreese e também o cyberbullying.

Ouça a entrevista de Denise Viola, da Rádio MEC.

Ela fala conversa com Evelyn Eisenstein, da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Estadual do Rio.


Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

Câmaras Municipais da Região Metropolitana de SP poderão ter canal de televisão


Liderada pela Câmara Municipal de São Paulo, os 39 Poderes Legislativos que fazem parte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) poderão contar com um canal de televisão para divulgar seus trabalhos, em breve. O convênio que cria TV Metropolitana de Grande São Paulo será assinado na próxima segunda-feira, dia 02, às 15h, em São Paulo.

A cerimônia deverá reunir o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp), Barros Munhoz (PSDB) e o da Câmara Paulistana, José Police Neto (PSD). Além disso, presidentes integrantes do Parlamento Metropolitano (Parla-Met) também vão presença no evento, entre outros, convidados.

A TV Metropolitana da Grande São Paulo poderá ser sintonizada no canal 61.4 que será então compartilhada com todas as Câmaras Municipais da RMSP, via TV Câmara Paulistana. De acordo com a assessoria do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o equipamento já foi instalado acoplado à antena da TV Cultura de São Paulo.

Já os canais digitais 61 e 61.1, por sua vez, serão usados para transmitir a programação da TV Câmara e 63.3 os trabalhos da TV Alesp. Os sinais dos quatro subcanais abertos deverão ser distribuídos por um transmissor de 18 kilowatts pertencente à TV Câmara.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos

Indígenas vão discutir detalhes de seus Jogos Mundiais durante a Rio+20


Rio de Janeiro – Povos indígenas de diversos países devem aproveitar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) para acertar os detalhes e assinar o protocolo de seus Jogos Mundiais, previstos para ocorrer no Brasil em 2013. Segundo Marcos Terena, articulador indígena para a Rio+20, pelo menos 16 países devem participar da competição.

“A gente tem que ver o tipo de esporte que cada um vai apresentar [para os Jogos]. Não há uma regra sobre que tipo de esporte deve integrar os Jogos, desde que seja indígena, tradicional. O arco e flecha é um deles”, disse Terena.

Segundo ele, desde 2000 discute-se a realização de uma edição dos Jogos Mundiais Indígenas. A primeira competição seria realizada no Canadá, mas ela acabou sendo adiada.

Indígenas de diversos países vão se reunir antes e durante a realização da Rio+20, em um espaço chamado de Kari-oca 2, que vai reproduzir uma aldeia brasileira. Haverá a oca principal, onde ocorrerão as discussões e mesas-redondas, além de ocas secundárias. Índios americanos também devem montar réplicas de suas habitações tradicionais.

Durante esse período, será realizada uma miniedição dos Jogos dos Povos Indígenas brasileiros, com a participação de 350 a 400 pessoas de 12 etnias. A última edição dos jogos nacionais reuniu, em Tocantins, em novembro do ano passado, 1.400 indígenas de 39 etnias. Eles disputaram dez modalidades, entre elas a corrida de tora (em que o atleta corre carregando uma tora de madeira), o arremesso de lança e a natação.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 27 de março de 2012

Votação da Lei Geral da Copa ficará para depois da Semana Santa, diz líder do governo


O líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (SP), disse, hoje (27), que trabalha com a hipótese de colocar em votação a Lei Geral da Copa apenas na segunda semana de abril. Ele avalia que é preciso construir um acordo em torno do texto do Código Florestal para, depois, votar a lei que vai estabelecer as normas para a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013.

“Nós gostaríamos de já ter votado a Lei Geral da Copa. Entretanto, a oposição e uma parte da base aliada condiciona essa votação a uma percepção de qual vai ser o resultado do novo Código Florestal”, disse, depois de reunião com o presidente da República em exercício, Marco Maia.

“Se depender de mim, nós prorrogamos a votação da Lei Geral da Copa enquanto trabalhamos um acordo no Código Florestal. Se conseguirmos produzir um acordo, queremos votar. Vai ter disputa sobre esse tema, mas trabalho também com a hipótese de, em função de outros temas, não esticarmos a corda para votar a Lei Geral da Copa nem nessa semana, nem na próxima”, completou.

O líder disse também que a intenção é votar o Código Florestal antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá em junho, no Rio.

Chinaglia comentou ainda a aprovação de convites e convocações para que ministros compareçam a audiências de comissões da Casa. Ele avaliou que, em alguns casos, os ministros são chamados para tratar de temas relevantes e disse que, a partir de agora, pretende levar, voluntariamente, alguns ministros à Câmara. “Para que essa relação seja vista como algo normal e não como de confronto, às vezes sem saber onde se quer chegar”, explicou.

Fonte: Agência Brasil

1 milhão de acidentes com queimaduras são registrados por ano no país

Um milhão de acidentes com queimaduras são registrados por ano, em todo o país. E o número de mortes também preocupa. Só no estado de São Paulo, 1 pessoa morre a cada 3 dias. Grande parte dos ferimentos acontece dentro de casa.

Professores da rede pública do DF decidem continuar em greve


Reunidos em assembleia, hoje (27), na Praça do Buriti, em Brasília, os professores da rede pública do Distrito Federal decidiram, por ampla maioria, manter a greve iniciada há 16 dias. O sindicato da categoria (Sinpro-DF) está organizando reuniões nas escolas para esclarecer pais e alunos sobre os motivos da greve.

Segundo a diretora da Comissão de Negociação dos Professores, Rosilene Corrêa, o governo ainda não apresentou uma proposta para as reivindicações pela categoria. A Secretaria de Administração Pública do governo do Distrito Federal (GDF) reafirmou que não há previsão de aumento salarial para os professores. Com dificuldades de caixa, o GDF adotou medidas para reduzir despesas com pessoal e, assim, cumprir os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Governo notifica dois mil sites que associam turismo brasileiro a roteiro sexual


O Ministério do Turismo notificou quase dois mil sites na internet que associam marcas de programas e símbolos do país a apelo sexual e sensual. Em um ano de trabalho, a equipe técnica encontrou 38.865 sites com marcas do ministério.

Do total, 2.169 usam essas marcas de maneira imprópria, sendo que 82% deles (1.770) fazem referência ao país como roteiro sexual.

Leia mais no JORNAL EVANGÉLICO

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

Demóstenes Torres pede afastamento da liderança do DEM no Senado


O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) pediu afastamento da liderança do DEM no Senado, no começo da tarde de hoje (27), em carta enviada ao presidente nacional da legenda, José Agripino Maia (RN). No texto, Demóstenes sinaliza que precisa de mais tempo para se dedicar à defesa das denúncias que o envolvem com o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira.

“A fim de que possa acompanhar a evolução dos fatos noticiados no últimos dias, comunico a Vossa Excelência meu afastamento da Liderança do Democratas no Senado Federal”, disse o senador, na correspondência.

O corregedor do Senado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), enviou pedido de informações ao Ministério Público para saber se há envolvimento de Demóstenes no esquema de corrupção investigado pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Depois dessas informações, Vital do Rêgo definirá se o caso será remetido ao Conselho de Ética da Casa.

Em meio às denúncias de irregularidades, Demóstenes confirmou apenas que havia recebido presentes de casamento – uma geladeira e um fogão importados – de Cachoeira. Porém, vieram à tona informações que o senador mantinha uma linha telefônica para conversar com o empresário.

Fonte: EBC

segunda-feira, 26 de março de 2012

Torcidas organizadas do Palmeiras e do Corinthians estão proibidas de frequentar os estádios paulistas


A Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu hoje (26) proibir a entrada das torcidas organizadas Mancha Verde, do Palmeiras, e Gaviões da Fiel, do Corinthians, nos estádios. A decisão, segundo a federação, foi motivada por um pedido da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância por causa do confronto de ontem (25) envolvendo as duas organizadas, que provocou a morte do torcedor palmeirense André Alves Lezo, de 21 anos. Seis torcedores feridos durante a briga foram hospitalizados. Entre eles, um jovem de 19 anos, internado em estado grave na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Vila Cachoeirinha.

O presidente da federação, Marco Polo Del Nero, disse que a proibição será mantida até que os fatos sejam apurados e os responsáveis punidos. A resolução entra em vigor a partir de hoje.

Lezo foi enterrado esta tarde no Cemitério Jaraguá, em São Paulo. Ele foi baleado na cabeça e encaminhado para o Hospital de Vila Cachoeirinha, mas não resistiu aos ferimentos.

O conflito envolvendo cerca de 300 torcedores do Palmeiras e do Corinthians ocorreu pouco depois das 9h de ontem, na Avenida Inajar de Souza, zona norte da capital paulista, antes do clássico entre as duas equipes, válido pelo campeonato paulista, e distante do local do jogo, o Pacaembu, na zona oeste. O caso foi registrado no 72º Distrito Policial e será investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

O promotor Thales César de Oliveira, coordenador do Plano de Ação de Jogos de Futebol do Ministério Público Estadual, formado por 11 promotores, informou que até quarta-feira (28) se reunirá com representantes da Federação Paulista de futebol e demais envolvidos no caso, como policiais civis e militares, para decidir que medidas podem ser adotadas para coibir esse tipo de conflito entre torcidas organizadas.

É a segunda morte de um torcedor envolvido em guerra de torcidas em em menos de duas semanas. Há dez dias, depois de uma confusão entre torcedores do Guarani e da Ponte Preta, em Campinas, no interior paulista, Anderson Ferreira, de 28 anos, torcedor do Guarani, foi espancado com barras de ferro e de madeira em frente ao Estádio Brinco de Ouro, morrrendo três dias depois.

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Quase 70 mil casos de tuberculose foram registrados no ano passado


Quase 70 mil casos de tuberculose foram registrados no ano passado

Ouça um Giro de Notícias - Apresentação José Nery:

Fonte: Agência Brasil

Organizações sociais protestam contra acusados de tortura durante a ditadura


Movimentos sociais, coordenados pelo Levante Popular da Juventude, fizeram na manhã de hoje (26) manifestações para expor publicamente ex-militares e policiais acusados de tortura, abusos sexuais e homicídios durante a ditadura militar (1964-1985). Os atos ocorreram em frente à casa ou no local de trabalho dos acusados. As ações estão programadas para ocorrer em seis estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará e Ceará.

Em São Paulo, a sede da empresa de segurança privada Dacala, do delegado aposentado do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), David dos Santos Araujo, foi o alvo da manifestação. Cerca de 200 pessoas – com cartazes que traziam estampados os rostos de presos políticos mortos durante a ditadura – denunciaram a participação do ex-delegado em assassinatos e tortura durante o regime.

O ex-delegado Santos Araujo é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de participar da tortura e do assassinato, em abril de 1971, do ativista político Joaquim Alencar de Seixas. De acordo com o MPF, o ex-delegado foi reconhecido por parentes da vítima.

Em 30 de agosto de 2010, o MPF moveu ação pública para que Araujo fosse pessoalmente responsabilizado pelas práticas criminosas. Segundo o relato do atual presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana de São Paulo, Ivan Seixas, preso aos 16 anos, junto com o pai, Joaquim Alencar de Seixas, David dos Santos Araujo, o “capitão Lisboa”, estava entre os torturadores.

“[Ele] era o que mais batia”, disse no depoimento ao MPF. Seixas também contou que, como forma de pressão, os policiais o torturaram e o levaram para uma área deserta e simularam seu fuzilamento. Uma das irmãs de Seixas afirmou ao MPF que foi abusada sexualmente por Araujo.

“O ato é para pressionar, para que a Comissão da Verdade ocorra de fato. A gente veio para dialogar com quem trabalha com o acusado de tortura. [É para] expor, constranger e denunciar o torturador para quem convive com ele”, disse um dos porta-vozes do movimento, o estudante da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Caio Santiago.

Segundo os organizadores, a manifestação foi inspirada em ações similares feitas na Argentina e no Chile, chamadas de Escracho. “Saímos à rua hoje para resgatar a história do nosso povo e a história do nosso país. Lembramos talvez da parte mais sombria da história do Brasil e que parece ser propositadamente esquecida: a ditadura militar”, diz o texto do manifesto lido em frente à empresa de Araujo, na zona sul de São Paulo.A reportagem entrou em contato com a empresa Dacala para tentar ouvir o ex-delegado, mas ainda não obteve retorno.

O Levante Popular da Juventude surgiu em 2006 no Rio Grande do Sul, com jovens de universidades, das periferias das cidades e do campo. Hoje conta com aproximadamente 200 militantes no país. Também particiaparam do ato em São Paulo membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Consulta Popular e do Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça.

Fonte: Agência Brasil

domingo, 25 de março de 2012

Pastora Fabíola levantadora - Conheça sua história das quadras ao pastorado

Fabíola jogadora e levantadora de vôlei e pastora evangélica, trabalha no clube de vôlei Sollys Osasco onde joga na expectativa de defender a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres/2012, para isso espera a convocação do técnico José Roberto Guimarães.

Jovem fica gravemente ferido depois de confronto de torcidas em São Paulo


Um jovem de 21 anos ficou gravemente ferido depois de uma briga entre torcedores dos times paulistas de futebol Corinthians e Palmeiras hoje (25), na Avenida Inajar de Sousa, na Freguesia do Ó, região norte.

Segundo comunicado da Polícia Militar, cinco pessoas foram encaminhadas a prontos-socorros da região. Três desses torcedores, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram levados para o Hospital Vila Nova Cachoeirinha. Um deles, de 21 anos, levou um tiro na cabeça, teve perda encefálica e está em estado gravíssimo. Outro, de 27 anos, foi atingido por uma barra de ferro, teve traumatismo craniano e passa por uma avaliação cirúrgica. Um outro torcedor, de 23 anos, levou um tiro na bacia e passa por avaliação médica.

O confronto ocorreu durante a manhã. Segundo a Polícia Militar, duas pessoas suspeitas de participação no tumulto foram conduzidas ao Distrito Policial. A Polícia suspeita que o confronto entre as torcidas foi marcado por meio de redes sociais da internet.

Para o clássico paulista que está sendo disputado neste momento no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, a PM informou ter reforçado o policiamento.


Fonte: Empresa Brasil de Comunicação

RÁDIO NOTÍCIAS - Mortes por queimaduras preocupam rede pública de saúde de São Paulo


A cada três dias, uma pessoa morre no estado de São Paulo vítima de exposição ao fogo, às chamas e à fumaça. Só no ano passado, 2,2 mil pessoas foram internadas em hospitais públicos de São Paulo por causa de queimaduras provocadas por acidentes domésticos ou no trabalho. Desse total, 120 pessoas morreram. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, os gastos com internações por queimaduras custaram R$ 6 milhões à rede pública de saúde do estado.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil