Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 14 de abril de 2012

Centrais sindicais mantêm disposição de paralisar setor público em maio; governo crê em acordo


O discurso ameaçador de paralisação geral do funcionalismo público nos Três Poderes, adotado pelas centrais sindicais, não tirou do secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, a crença de que um acordo possa vir a evitar a greve. Os sindicalistas, no entanto, mantêm a disposição de parar se não tiverem suas reivindicações atendidas.

“Eu, por obrigação, acredito em vários acordos. Podemos ter greve, podemos ter conflito, mas, para a maioria das coisas, vamos conseguir chegar a um acordo. Acho difícil que haja um movimento generalizado, na minha percepção. O governo lida tranquilamente [com essa questão]. É democrático e sabe que isso é possível. Mas temos que tomar atitudes de tentar viabilizar [a negociação] dentro dos órgãos. Se chegar, infelizmente, a uma greve, que seja decorrente de um longo processo de negociação”, disse.

A pré-anunciada greve geral está programada para 9 de maio, caso não haja entendimento entre o governo e os sindicalistas. As centrais sindicais representam cerca de 1,2 milhão de servidores públicos. Desses, cerca de 570 mil estão na ativa. Mendonça não acredita que paralisação vá atingir todos os funcionários. “Não estou ignorando ou menosprezando o poder de mobilização das entidades. A greve faz parte do processo, mas greve de 100% de adesão é meio difícil”.

Mas, na opinião do secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Costa, o governo tem sido “inflexível” com os sindicalistas. “Por enquanto estamos aguardando propostas concretas do que eles têm para nos oferecer. Estamos esperando”, disse.

A pauta de reivindicação inclui melhoria salarial, correção de distorções, paridade e definição de data-base. “Mantemos nossa posição. Se não houver flexibilidade por parte do governo, vamos decretar paralisação geral. Queremos mobilizar todos os servidores”, acrescentou Costa.

O governo, por sua vez, alega que será difícil abrir a carteira em um momento de incertezas econômicas e financeiras, diante do atual cenário internacional. “Essa crise internacional, que você não sabe o tamanho, pode voltar. É uma situação delicada que deixa mais precavido o governo que já tem responsabilidade fiscal. Política macroeconômica tem base forte na questão fiscal. Quando dá crise internacional, qual é o receio? Tenho que ficar mais ainda apegado à questão fiscal”, justificou.

Mendonça destacou que um dos pontos que tem dificultado a possibilidade de acordo entre as duas partes é a reivindicação por ajuste linear. “Unificar pauta geral, eu reconheço que é de difícil atendimento pelo governo. Não se consegue fazer outra política que não a de ajuste remuneratório, correção das distorções. Por isso é que dá o sentimento de que eles  vêm aqui [os servidores que negociam] e não estão sendo atendidos. Porque, de fato, não é compatível fazer uma coisa e outra, não há recursos para tanto”, concluiu.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ministro do STJ nega liminar em habeas corpus para Cachoeira


O ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou hoje (12) liminar em habeas corpus ajuizado pela defesa do empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. A decisão estabelece que Cachoeira aguarde o julgamento do mérito do habeas corpus pela Quinta Turma do STJ, em data ainda não definida. Na ocasião, será analisado o pedido de liberdade.

O empresário está no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. De acordo com o STJ, a decisão de Dipp será publicada amanhã (13) no Diário da Justiça eletrônico (DJe). O processo ainda receberá parecer do Ministério Público Federal e só então retornará para julgamento na Quinta Turma.

Cachoeira é acusado de liderar uma rede de crime organizado, que levanta suspeitas de envolvimento de empresários e políticos principalmente em Goiás e no Distrito Federal. A Operação Monte Carlo, promovida pela Polícia Federal (PF), investiga sua liderança no controle de jogos de azar em Goiás.

Atualmente, o empresário é pivô de uma crise política, pois as investigações policiais indicam que ele mantinha contatos diretos com parlamentares, assessores e até governadores. Os empresários e políticos denunciados por envolvimento com Cachoeira negam as acusações.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Junji: “Mogi pode dar exemplo ao Brasil”


Cidade faz parceria com Toyama, no Japão, com objetivo de desenvolver projeto de incentivo à  reciclagem do lixo, medida essencial para viabilizar usina verde no lugar de aterros sanitários

Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, será contemplada com a mais moderna tecnologia mundial em reciclagem de lixo para incentivar a população a aderir à coleta seletiva, separando os detritos orgânicos dos materiais recicláveis. A medida será “essencial” para viabilizar a operação de uma usina verde na Cidade, projeto em estudo pelo governo do Estado, que eliminará a necessidade dos “arcaicos aterros sanitários”, como avaliou o deputado federal Junji Abe (PSD-SP).

“Mogi pode dar exemplo ao Brasil na gestão sustentável dos resíduos sólidos”, rotulou Junji nesta segunda-feira (09/04/2012), durante a assinatura do  protocolo de intenções entre o Município, a Jica – Agência de Cooperação Internacional do Japão e a cidade-irmã japonesa de Toyama – modelo mundial no setor – para o desenvolvimento do Projeto de Promoção da Reciclagem do Lixo em Mogi das Cruzes. O convênio prevê financiamento de R$ 600 mil, concedido a fundo perdido pela Jica.

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) assinalou que o acordo representa a evolução de um processo iniciado pelo próprio Junji quando governou Mogi das Cruzes, de 2001 a 2008. Ele pontuou que, ao longo de seus dois mandatos na Prefeitura, o atual deputado federal retomou o intercâmbio e o fortalecimento da relação bilateral entre o Município e o Japão, principalmente com suas cidades-irmãs de Toyama e Seki, além de Hamamatsu que terá fraternidade oficializada em convênio.

A implantação da coleta seletiva de lixo na Cidade também foi iniciativa do ex-prefeito, como lembrou Bertaiolli. A parceria com Toyama visa aperfeiçoar o trabalho elevando a quantidade de material reciclado. Atualmente, 70% da área urbana do Município são atendidos pelo recolhimento diferenciado de resíduos, mas apenas 1,6% do lixo produzido acabam reciclados. Em países como o Japão, o índice de reciclagem atinge 30%. “Queremos aprender com os japoneses e avançar neste sentido”, afirmou a secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves.

O convênio tem duração prevista até setembro de 2014. Incluirá a capacitação, no Japão, para técnicos mogianos; a definição de metodologias para separação de resíduos domésticos; a elaboração de planejamento de Educação Ambiental, a orientação técnica aos catadores e o estímulo à formação de entidades cadastradas e administrativamente estáveis.

De acordo com Junji, a adesão popular à separação dos resíduos domésticos, associada à competência da coleta seletiva, ao fortalecimento da Educação Ambiental e ao incentivo à formação de organizações “bem azeitadas” de catadores são os pilares para o funcionamento de uma usina verde eficiente. Ele citou a feliz coincidência entre os projetos. De um lado, o convênio para o desenvolvimento da reciclagem. De outro, o planejamento do Estado para instalar em Mogi uma unidade de incineração e transformação em energia do lixo gerado na Cidade e nos municípios vizinhos de Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Arujá.

A filosofia de gestão dos resíduos sólidos domiciliares no Japão está calcada no processo denominado 3 R’s – redução, reutilização e reciclagem, como definiu o representante chefe da Jica, Satoshi Murosawa, ao discursar em português. Segundo o responsável pelas Relações Internacionais da Prefeitura de Mogi das Cruzes, André Hiratsuka, o objetivo é absorver todos os conhecimentos para estimular a população a participar.

Junji ressaltou a importância de  fomentar a “cultura do desperdício zero e aproveitamento máximo”. Lembrando que há muito o lixo deixou de ser algo depreciativo, o deputado afirmou que o Brasil tarda em adotar tecnologias limpas na gestão dos resíduos sólidos. “Além de acabar com o problema de falta de espaço para deposição dos rejeitos, elas permitem gerar energia e outros produtos, com a transformação dos detritos. Precisamos acabar com a prática obsoleta de enterrar lixo, em benefício da saúde pública e do meio ambiente”, apregoou.

Quanto à participação da Jica no processo, o deputado enfatizou a importância do fortalecimento dos laços de amizade e cooperação entre Brasil e Japão. Por meio da Agência, disse Junji, o País teve investimentos sem precedentes para iniciativas elogiadas mundialmente como a despoluição do Tietê e da Baía da Guanabara, assim como o impulso à produção siderúrgica na Usiminas que contribuiu com o avanço tecnológico da Siderbras, elevando a qualidade do ferro, aço e derivados, insumos para a indústria nacional.

No setor agrícola, o governo japonês possibilitou, por intermédio da Jica, o desenvolvimento do cerrado brasileiro, que revolucionou a produção nacional, alicerçando o agronegócio brasileiro responsável pelo superávit da balança comercial e reconhecimento internacional do Brasil como o celeiro do mundo. Outro exemplo está em São Joaquim (SC) onde a agência japonesa viabilizou tecnologias para autossuficiência na produção de maçãs.

Como a cooperação é uma via de mão dupla, observou Junji, o Japão prescinde do Brasil como fornecedor de minérios e de produtos agrícolas como soja, café, algodão, suco de laranja, carne bovina e aves. “Logo, também importará etanol brasileiro para substituir as perigosas usinas nucleares”, completou Junji, bastante cumprimentado na solenidade realizada nas dependências da Prefeitura.

Também participaram do evento, que reuniu mais de uma centena de lideranças da sociedade civil, a coordenadora de projetos da Jica, Kelly Nishikawa, o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB), os secretários municipais Nilmar de Cassia Ferreira, de Serviços Urbanos, e Oswaldo Nagao, de Agricultura; e o vereador Pedro Komura (PSDB), representando a Câmara, entre outras autoridades.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Índice usado para reajustar aluguéis mais do que dobra na primeira prévia do mês


O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que serve como referência para reajustes em contratos de aluguel, ficou em 0,5% na primeira prévia de abril. O resultado é mais do que o dobro do observado no mesmo período do mês anterior, quando a taxa foi 0,23%. De acordo com dados divulgados hoje (11) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no ano o índice acumula alta de 1,12% e, nos últimos 12 meses, de 3,29%.

Todos os subíndices que compõem o IGP-M apresentaram aumento na passagem de um mês para o outro. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que contribui com 60% da taxa global, subiu de 0,21% para 0,47%. Ficaram mais caros os alimentos processados (de -0,84% para 1,33%) e algumas matérias-primas brutas, como soja em grão (de 2,23% para 7,59%) e minério de ferro (de -0,78% para 0,46%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), responsável por 30% do IGP-M, passou de 0,25% para 0,47% de um mês para o outro. Sete das oito classes de despesa registraram aumento em suas taxas de variação, tendo sido o principal destaque o grupo alimentação (de 0,06% para 0,46%). Nesta classe de despesa, a maior pressão partiu das carnes bovinas (de -3,13% para -0,69%).

Também pesaram mais no bolso do consumidor as despesas com vestuário (de -0,35% para 0,78%), transportes (de 0,19% para 0,39%), saúde e cuidados pessoais (de 0,33% para 0,58%), educação, leitura e recreação (de 0,09% para 0,31%), despesas diversas (de 0,17% para 0,34%) e comunicação (de 0,03% para 0,06%). Já os gastos com habitação subiram com menos intensidade no período (de 0,67% para 0,57%), influenciado pelo item empregados domésticos (de 2,83% para 2,08%).

Por último, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que responde por 10% do IGP-M, passou de 0,33% para 0,76%, pressionado pelo aumento no custo da mão de obra (de 0,03% para 1,08%). Já os materiais, equipamentos e serviços diminuíram o ritmo de elevação, tendo passado de 0,64% para 0,43%.

Para calcular a primeira prévia do IGP-M de abril foram coletados preços entre 21 e 31 de março.

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Receita e Polícia Federal fazem operação de combate à fraudes em declarações do Imposto de Renda

Receita e Polícia Federal fazem operação de combate à fraudes em declarações do Imposto de Renda.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 9 de abril de 2012

RÁDIO NOTÍCIAS - Dilma se reúne hoje com Obama na Casa Branca

Dilma se reúne hoje com Obama na Casa Branca.

Click e Ouça um Giro de Notícias:

Fonte: Agência Brasil

Presidente da Síria avisa que manterá tropas e recusa-se a adotar plano de cessar-fogo no prazo fixado


A dois dias do prazo final dado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o governo sírio executar o plano de paz  na região, o presidente da Síria, Bashar Al Assad, anunciou ontem (8)  que não irá retirar as tropas das cidades. Ele exige da oposição “garantias por escrito”. A cobrança foi feita em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.

“Dizer que a Síria vai retirar suas forças das cidades no dia 10 de abril é incorreto. [O emissário especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria], Kofi Annan ainda não apresentou garantias por escrito da aceitação dos grupos terroristas armados sobre o fim de toda forma de violência e de sua intenção de entregar as armas”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Síria.

No texto,  o governo informou ainda que Annan não apresentou por escrito o compromisso dos governos do Catar, da Arábia Saudita e da Turquia sobre o fim do financiamento de grupos da oposição. Para Assad, esses grupos são terroristas.

Annan cobrou de Assad o cumprimento do cessar-fogo e disse estar “chocado pelo aumento da violência e as atrocidades em várias cidades e vilarejos na Síria” nos últimos dias. A onda de violência, que dura mais de um ano, matou cerca de 9 mil pessoas, segundo organizações não governamentais.

Desde março de 2011, os protestos na Síria começaram em decorrência da insatisfação de vários segmentos da sociedade com o governo Assad. Os manifestantes reivindicam a saída do presidente e mais liberdade de expressão, além do fim das violações de direitos humanos na região. Há denúncias de prisões, torturas e assassinatos.

Fonte: Agência Brasil

domingo, 8 de abril de 2012

Homofobia ou Perseguição Religiosa - Programa do Pastor Silas Malafaia transmitido no dia 8 de abril de 2012.
Click e assista o programa na integra:

ONG lança página na internet com informações sobre unidades de conservação ambiental


As principais características de algumas unidades de conservação (UCs) brasileiras, como espécies que habitam o local e biomas existentes, começaram a ser reunidas em uma página da internet criada pela organização não governamental (ONG) WWF Brasil. Mesmo com a falta de dados de algumas regiões, o Observatório de Unidades de Conservação, como foi batizado o projeto, já pode ser consultado por qualquer pessoa.

O espaço virtual concentra dados como o tamanho das unidades, mapas, fotos, principais ameaças, legislação e informações sobre outros sistemas oficiais, como o monitoramento de chuvas ou o Cadastro de Conservação, mantido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Com o sistema de busca, é possível organizar informações por estados, categoria (se é parque nacional, reserva extrativista ou floresta estadual, por exemplo), esfera (federal ou estadual) e grupo (proteção integral ou uso sustentável).

Para Giovanna Palazzi, do Departamento de Áreas Protegidas do ministério, o banco de dados pode contribuir para o mapeamento e o acompanhamento feitos pelo governo, que já cadastrou e validou, tecnicamente, 1,7 mil unidades de conservação (UCs) do país. “Hoje temos 100% das UCs federais, além de quase 95% das estaduais. Agora estamos entrando com as informações municipais. A ideia é aprimorar o cadastro com esses outros instrumentos criados por parceiros”.

Maria Cecília Wey de Brito, secretária geral da WWF Brasil, acredita que, além de ser uma fonte atualizada de informações, o observatório também vai funcionar como um instrumento de cobrança de políticas e ações do Poder Público. “Para os tomadores de decisão, a importância das UCs já deveria estar clara. Se não está, os dados mostram o capital que o país tem, o que está faltando para fazer melhor e as ameaças [às unidades]. Quando [o Poder Público] vê que só tem uma unidade em Mato Grosso do Sul que conserva o que restou do Rio Paraná, não vai ter argumentos para, naquele pedaço do rio, fazer uma obra”.

A representante da ONG acredita que as autoridades brasileiras precisam rever conceitos de valor dessas unidades. Ela lembra que, recentemente, a WWF precisou reunir estudos e promover debates para garantir a preservação de uma área de restinga no litoral paulista que poderia ter se transformado em mais uma área de exploração imobiliária.

Fonte: EBC

Na mensagem de Páscoa aos católicos, papa pede fim de "banho de sangue" na Síria


Brasília - Em sua tradicional mensagem de Páscoa, na manhã de hoje (8), o papa Bento XVI pediu que o governo da Síria ponha fim à violência no país, que já dura um ano, e manifestou preocupação com os cristãos que sofrem por causa da fé.

No discurso anual Urbi et Orbi (Para a Cidade e para o Mundo), diante de cerca de 100 mil pessoas concentradas na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa fez também um apelo à paz em outros países do Oriente Médio e da África, particularmente no Mali e na Nigéria. Poucas horas antes, o Vaticano havia anunciado que Bento XVI visitará o Líbano em setembro.

"Que o Cristo ressuscitado leve esperança ao Oriente Médio e permita que todos os grupos étnicos, culturais e religiosos daquela região trabalhem juntos para avançar no bem comum e no respeito aos direitos humanos", disse o papa. "Particularmente na Síria, [para] que haja um fim ao derramamento de sangue e um compromisso imediato para o caminho do respeito, do diálogo e da reconciliação, como pedido pela comunidade internacional", acrescentou.

Ele manifestou a esperança de que "muitos refugiados" que precisam de ajuda humanitária "encontrem a aceitação e a solidariedade capazes de aliviar seus terríveis sofrimentos".

Para o Mali, que está em situação de caos após um grupo de oficiais do Exército tomar o poder em um golpe de Estado há duas semanas, Bento XVI disse esperar "que o Cristo glorioso traga paz e estabilidade".

Para a Nigéria, palco de violência étnica e religiosa, ele pediu que "a alegria da Páscoa dê a força necessária para a construção de uma sociedade pacífica e que respeite a liberdade religiosa de seus cidadãos".

As cerimônias dos últimos dias para a celebração da Semana Santa e da Páscoa mostraram um pontífice aparentemente cansado e frágil.O serviço de sábado, normalmente realizado à meia-noite, foi antecipado para não sobrecarregar Bento XVI, de 84 anos, que acaba de retornar de uma viagem a Cuba e ao México.

O irmão mais velho do papa, que mora na Alemanha, revelou que o pontífice, que fará 85 anos este mês, pretende reduzir o ritmo de viagens para não se cansar demais.

Fonte: EBC

Casal de missionários passa fim de semana da Páscoa evangelizando na África


Calebe e Rebeca Mubarack são um casal de missionários da organização Junta de Missões Mundiais no norte da África. Em uma viagem às montanhas africanas desde a última quinta feira (05), o casal decidiu passar as comemorações de Páscoa evangelizando na região, onde os moradores ainda não ouviram falar de Jesus.

“Decidimos passar a Páscoa em uma região onde Cristo não é conhecido. Será uma Páscoa diferente. Estamos certos disso. Pedimos que orem pela viagem e por tudo o que será realizado ali: distribuição de alimentos e roupas, clínicas de futebol para crianças e algumas visitas. Além da continuação dos estudos teológicos de nosso irmão, ex-muçulmano”, explicou o casal, que pede que outros cristãos intercedam em oração em favor do trabalho: “Invista seu precioso tempo intercedendo por esse propósito, a fim de que, mesmo limitados nas palavras, possamos falar a este povo através do amor”, pede o casal Mubarack.

De acordo com a Junta de Missões Mundiais, o casal ficará na região durante todo o fim de semana de Páscoa, desenvolvendo seu trabalho missionário.

Fonte: Gospel Mais