Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 3 de agosto de 2013

Arqueólogos dizem ter encontrado pedaço da cruz de Jesus em escavações na Turquia

O que pode ser um pedaço da cruz em que Jesus foi crucificado foi descoberto por arqueólogos durante uma escavação na Turquia.

Um baú de pedra encontrado no local onde foi edificado o templo da Igreja Balatlar continha uma relíquia, que pode ser parte da cruz.

De acordo com a Fox News, os itens foram descobertos durante uma escavação em larga escala no templo, que foi construído no ano de 660, perto do Mar Negro.

O líder da escavação, professor Gülgün Köroğlu, da Universidade Mimar Sinan de Belas Artes, na Turquia, disse que os artefatos estão ligados à crucificação de Jesus: “Esta caixa de pedra é muito importante para nós. Ele tem uma história e é o artefato mais importante que desenterraram até agora”, disse ao jornal Köroğlu quarta-feira.

Köroğlu afirmou que ele e sua equipe acreditam que o item encontrado faça parte da cruz de Jesus e seja o artefato mais importante descoberto nas escavações, que são financiadas pela União Europeia.

“Estamos trabalhando aqui há quatro anos e encontramos mais de 2 mil esqueletos. Espero que este ano seja uma temporada de trabalho muito proveitosa para nós. Aprendemos muitas coisas durante a escavação que não sabíamos anteriormente”, declarou o professor.

Fonte: GM

Policiais militares são condenados a pena de 624 anos de prisão por 52 mortes no Massacre do Carandiru

Os sete jurados que compõem o conselho de sentença decidiram, na madrugada de hoje (3) condenar os 25 policiais militares pela ação policial que resultou na morte de 52 detentos no terceiro pavimento do Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção do Carandiru.

Eles foram condenados a 624 anos de prisão, cada um, por homicídio qualificado (com pena mínima de 12 anos para cada crime, ou seja, para cada uma das mortes) a ser cumprida inicialmente em regime fechado. O juiz RodrigoTellini de Aguirre Camargo também determinou a perda do cargo público para os policiais que continuam na ativa. Os réus poderão recorrer em liberdade.

Os jurados demoraram cinco horas para responder as 7,3 mil questões que decidiram a sentença. Eles tiveram que responder a quatro perguntas para cada uma das 73 vítimas do massacre, multiplicado pelo número de réus. As perguntas se referiam à materialidade, ou seja, questionou se houve crime; autoria (se o réu foi o autor do crime); absolvição e qualificadora (ações que podem ter agravado o crime). Apesar dos promotores do caso terem pedido a absolvição dos réus para 21 das 73 mortes, os jurados precisaram responder às perguntas referentes também a essas vítimas.

Esta foi a segunda etapa do julgamento. Na primeira delas, ocorrida em abril, 23 policiais militares, também todos da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), foram condenados pela morte de 13 detentos, ocorrida no segundo pavimento. Ainda estão previstos outros dois julgamentos referentes às mortes de detentos ocorridas nos outros dois pavimentos do Pavilhão 9, mas as datas ainda não foram definidas.

O julgamento trata da ação policial destinada a reprimir uma rebelião de presos no dia 2 de outubro de 1992, ocorrida na Casa de Detenção do Carandiru. Nesse dia, 111 detentos foram mortos. O caso ficou conhecido como o maior massacre de presídiários no país.

Antes de anunciar a sentença, O juiz RodrigoTellini de Aguirre Camargo disse que "este é certamente o processo mais complexo da Justiça brasileira". Ele elogiou os jurados, destacando "a conduta e o empenho" que demonstraram durante toda a semana de julgamento.

Fonte: AB

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pastor Silas Malafaia se altera em discussão polêmica com ateu no Na Moral, da Globo; Assista na íntegra

O programa Na Moral, exibido ontem, com a participação do pastor Silas Malafaia e representantes de outras religiões, além de um ateu, promoveu uma discussão sobre o Estado laico bastante tensa.

O pastor Malafaia protagonizou embates fortes com Daniel Sottomaior, presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA). Logo na introdução ao tema, Sottomaior falou a respeito de “banhos de sangue” causados pela religião ao longo dos anos, e disse que a separação do Estado e da religião se iniciou na Revolução Francesa. Em resposta, Malafaia afirmou que os regimes políticos que optaram pela exclusão total da fé na sociedade, a exemplo da União Soviética e países asiáticos, é que protagonizaram alguns dos maiores genocídios da história da humanidade.

A discussão acalorada e provocativa entre ambas as partes se seguiu ao longo de todo o programa. Sottomaior afirmou que a Igreja Católica tinha ligação direta e patrocinava a escravidão no Brasil séculos atrás, fato que foi negado pelo representante católico, padre Jorjão, que frisou que o cristianismo funciona como uma ferramenta de ética para o Estado laico.

Malafaia seguiu no tema dizendo que “o Estado é laico, mas o povo não é laicista. O povo tem religião, e todos nós, defendemos nossas ideologias baseados em crenças e valores que temos, sejam elas filosóficas, de qualquer ideologia, ou religiosas”.

O ministro Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que o faz do Brasil um Estado laico é ser “religiosamente leigo”: “O Estado não pode patrocinar, não pode favorecer, nenhuma seita, nenhuma confissão, nenhum culto religioso, embora ele assegure proteção aos crentes”.

Bullying

O caso do estudante Ciel Vieira, que foi hostilizado por sua professora e demais colegas de classe por ser ateu, foi usado como ilustração de intolerância aos ateus. Comentando o caso, o pastor Silas Malafaia afirmou que há insensatez em todos os lugares.

“Sabe o que é amigo… Em todo segmento da sociedade tem vagabundo, ladrão, safado, maluco… Em tudo o que é lugar, inclusive na igreja evangélica, no meio dos ateus, na Igreja Católica… Isso são os absurdos. Nós não somos a favor.”, minimizou.

Crescimento evangélico
Pedro Bial questionou ao padre Jorjão o que estaria havendo com a Igreja Católica, que tem perdido fiéis para os segmentos evangélicos. O padre, bem humorado, disse que muitos fiéis estão buscando “outras religiões” ao invés de afirmarem ser católicos não praticantes. “Então, melhor que sejam bons cristãos do que mal católicos”, afirmou. O pastor Silas Malafaia reagiu com um sorriso à resposta do padre.

Enriquecimento dos pastores
Bial destacou que há previsões de que até 2020, as igrejas evangélicas agreguem a maioria da população brasileira. Dentro da discussão sobre o crescimento numérico do segmento, o representante ateu afirmou que a teologia da prosperidade funciona como um comércio, e o resultado disso seria o enriquecimento dos líderes evangélicos.

Nesse momento, a irritação de Malafaia ficou evidente, e a resposta do pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) foi em tom de alteração.

“Você sabe que o preconceito é uma coisa interessante… As pessoas não conhecem a vida das pessoas que estão na igreja, e ficam dando peruada e falando asneira, como eu acabei de ouvir aqui, que o Evangelho tá vendendo alguma coisa. Então quer dizer que todo evangélico é rico? Porque se a gente vendeu riqueza e já tem 30, 40 anos vendendo riqueza, então tem um bando de otários que continuam lá… Conversa, rapaz… O Evangelho muda a vida da pessoa pra melhor. Prosperidade na Bíblia não tem a ver só com grana não. Tem a ver com bem estar, felicidade”, retrucou o pastor.

Assista:

Fonte: GM



Delegado responsável por caso do Amarildo ouve policiais militares da UPP

Rio de Janeiro - O delegado titular da Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, deverá ouvir hoje (2) policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela da Rocinha, na zona sul do Rio. O delegado, que está no local, também ouvirá amigos e familiares do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido desde 14 de julho.

Ontem, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, esteve na sede da Divisão de Homicídios para acompanhar as investigações a fim de esclarecer o paradeiro do morador da Rocinha. A Polícia Civil informou que não descarta a possibilidade de fazer a reconstituição do caso.

Amarildo desapareceu após ser levado por policiais militares para a UPP da Favela da Rocinha, no dia 14 de julho para uma averiguação após ser confundido com um criminoso.

Fonte: AB

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Poá participará da Conferência Intermunicipal de Cultura no próximo dia 11, em Mogi das Cruzes

Secretário de Cultura, Douglas Aspasio, enfatizou
 a importância da Conferência
No próximo dia 11 (quinta-feira), a Secretaria de Cultura de Poá participa da Conferência Intermunicipal de Cultura que será realizada na cidade de Mogi das Cruzes. O evento tem como objetivo propor estratégias e criação de metas dos planos culturais.

A Universidade de Mogi das Cruzes sediará o evento entre as 10 e 18 horas e contará com a participação das cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Suzano, além de Poá e Mogi.

De acordo com o secretário poaense de Cultura, Douglas Aspasio, o evento é aberto à sociedade civil, já que esta participação é tida como essencial para o desenvolvimento dos debates. Para integrar a Conferência, é preciso se inscrever e para isso deve-se enviar um e-mail para culturapoa@hotmail.com, com o título “Conferência” e com os seguintes dados pessoais: nome completo; CPF; RG; endereço; cidade; CEP; e-mail; telefone; instituição de trabalho ou ensino ao qual pertence a função ocupada. Pode participar qualquer cidadão com idade superior a 16 anos e o período de inscrições teve início no dia 22 de julho e seguirá até o dia 08 de agosto.

Segundo o cronograma da Conferência Intermunicipal, o desenvolvimento será por meio de debates sobre os quatro eixos da proposta da 3ª Conferência Nacional de Cultura e Plenária Geral, conforme portaria nº 33, de 16 de abril de 2013, tendo como tema central “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. (Veja abaixo programação completa)

Os painéis de discussão terão início com o primeiro grupo que vai debater a “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”, tendo ainda mais três grupos que discutirão os seguintes temas: “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, “Cidadania e Direitos Culturais” e “Cultura e Desenvolvimento”. Para obter mais informações sobre este evento, pelo telefone 4638-8804, ou diretamente na sede da Secretaria de Cultura de Poá, localizada na Avenida Antônio Massa, nº 150, na região central.  

Programação – Conferência Intermunicipal de Cultura

10h00 às 10h30 - Recepção e credenciamento dos participantes e convidados
10h30 às 11h00 - Abertura Oficial
11h00 às 12h00 - Apresentação dos 4 eixos de discussão 2014
12h00 às 13h00 - Intervalo para almoço
13h00 às 15h30 - Análise e elaboração de propostas nos grupos temáticos
15h30 às 16h30 - Plenária Geral: Apresentação e aprovação das propostas elaboradas nos grupos temáticos
16h30 às 17h30 - Inscrição de candidatos a delegados para a Conferência Estadual de Cultura
17h30 às 18h00 - Apresentação e eleição dos delegados à Conferência Estadual
18h00 – Encerramento

Fonte: SCP / Foto: Fernando Araújo

Pastor Silas Malafaia diz que papa Francisco cedeu ao “lobby gay” e precisa ler mais a Bíblia

Durante sua viagem de volta a Roma, o papa Francisco concedeu uma entrevista a jornalistas que o acompanharam no avião comentando, entre outras coisas, sobre a polêmica em torno do “lobby gay”, que ele afirmou existir no Vaticano. Em sua declaração, ele afirmou que o que condena é o lobby e não os homossexuais, os quais, segundo ele, a igreja não deve julgar; mas sim acolher e integrar à sociedade.

As declarações do líder católico foram comentadas pelo pastor Silas Malafaia, que afirmou que as afirmações do papa indicariam que ele parece ter cedido ao lobby gay, que ele mesmo criticou no inicio de seu papado.

Analisando a declaração dada pelo papa Francisco, Malafaia afirmou que falta à Igreja Católica “falta condenar o pecado, segundo o que a Bíblia diz” e que, “sem uma posição incisiva contra o pecado”, o catolicismo acaba perdendo seus fiéis.

- Do jeito que vão, sem uma posição incisiva contra o pecado, vão perder muito mais gente. Depois a Igreja Católica reclama que está perdendo gente para a igreja evangélica. – afirmou Malafaia, que classificou a postura do papa diante do tema como covarde.

- Faltou ao Papa a firmeza de dizer que a prática homossexual é pecado. Uma maneira subjetiva e covarde de não assumir uma posição firme que a Bíblia não negocia. – declarou o pastor.

Malafaia afirmou ainda estar “desconfiado que o Papa está precisando ler mais a Bíblia”, e afirmou que para que a Igreja Católica não perca mais fiéis para as igrejas evangélicas ela deveria motivar os católicos a lerem mais a Bíblia.

- Não temos autoridade para colocar ninguém no céu ou no inferno, mas temos autoridade, segundo a palavra de Deus, para dizer se a prática de alguém é pecaminosa ou não. Não temos autoridade para julgar ninguém que vai a Deus, mas temos autoridade de dizer que uma prática de vida é pecado segundo a luz da Bíblia – explicou.

- Em toda a passagem do Papa pelo Brasil, com toda a mídia em seu favor, em nenhum momento ele pede para os fiéis lerem a palavra de Deus – completou Malafaia.

Silas Malafaia termina afirmando que “pelo jeito” a igreja evangélica continuará crescendo, e explica tal crescimento dizendo que os líderes evangélicos não querem que o povo acredite apenas em suas palavras, mas sim na Bíblia.

- Vamos continuar lendo a palavra, pregando a palavra, distribuindo a palavra de Deus ao povo brasileiro. É exatamente o que está faltando à Igreja Católica – finaliza.

Fonte: GM

Tiroteio assusta moradores do Complexo do Alemão, um dia antes da reabertura de centro comunitário

Rio de Janeiro - Um tiroteio na parte alta do Complexo do Alemão, na Penha, assustou esta noite moradores da região. A Polícia Militar foi ao local e houve confronto com homens armados. A informação é da assessoria das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que não deu mais detalhes sobre o tiroteio. Pelo Twitter, o jornal A Voz da Comunidade informou que "muitos moradores escutaram os tiros. A situação é tensa porque não se ouve [tiro] há muito tempo".

O policiamento na UPP do Alemão está reforçado desde hoje (30), com policiais de outras unidades pacificadoras, em função da reabertura amanhã (31), às 9h, do Centro Comunitário do AfroReggae, destruído por um incêndio no último dia 16.

O coordenador do AfroReggae, José Júnior, chegou a anunciar logo após a destruição parcial do prédio de três andares, onde seria construído uma pousada, que desistira do projeto por ter recebido ameaças de traficantes. No local, funcionava também a redação do jornal A Voz da Comunidade, que ficou conhecido em novembro de 2010, ao transmitir, em tempo real, a ocupação do complexo pelas forças de segurança do estado.

Fonte: AB

terça-feira, 30 de julho de 2013

Cabral diz que casas destruídas por rompimento de adutora serão reconstruídas

Rio de Janeiro – Ao visitar a área alagada pelo rompimento de uma adutora hoje (30), no bairro de Campo Grande, o governador Sérgio Cabral disse aos moradores que todos os prejuízos materiais serão ressarcidos, e as casas, reconstruídas. Até a conclusão dessas obras, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) pagará hospedagem, alimentação e remédios para as famílias que ficaram sem casa, garantiu Cabral, que foi a Campo Grande junto com o prefeito Eduardo Paes.

A água não entrou na casa de Sônia dos Santos da Silva, de 53 anos, mas a família teve a pior perda, com a morte da neta, Isabela Severo da Silva. Sônia disse que Rebeca, mãe de Isabela, está em estado de choque. Depois de passar pelo Hospital Estadual Rocha Faria, os pais da menina foram ao Instituto Médico-Legal para a liberação do corpo.

"Isabela era muito alegre e tranquila. Ontem [29] mesmo, estava aqui brincando na rua, vestida de noivinha", lembrou Sônia, que mora a poucas ruas da casa da neta. "Nossa família toda mora por aqui. Minha irmã foi lá ver o que estava acontecendo e encontrou a mãe na laje e a menina na água. Parece que um muro caiu em cima dela", contou a dona de casa.

Vizinho da família de Isabela, o vigilante Mário Jorge da Paixão disse que estava em casa quando ouviu um barulho muito alto. "Fui até o muro para ver, e a casa estava cheia de água. Tentei pegar Isabela pelo muro, mas ela estava agarrada em um pedaço de madeira, e a mãe não conseguia chegar até ela. Uma parte do muro estourou, e eu tive que ir pegar os meus filhos."

Jorge Luiz Carvalho, que foi socorrido pelos bombeiros por volta das 11h, tentou explicar assim a força da água: "Pensei que fosse um tsunami. Eu me segurava na porta e na parede, e a água me arrastava". Com escoriações, ele se revoltou ao ver técnicos da Cedae antes de ser atendido em uma ambulância: "Olha o estado da minha casa! Se eu fosse vocês, teria vergonha de vir aqui."

Outra moradora atingida pela força da água, Iranilde Pereira da Silva, viveu história parecida. Ela ficou mais de quatro horas ilhada e foi retirada da casa de um vizinho com auxílio de um bote salva-vidas. "Primeiro, eu achei que era chuva no telhado, mas era muito forte. Empurrava a porta de uma forma que eu não conseguia abrir. Quando consegui, a água me carregou para a rua e o muro caiu. É maravilhoso estar viva", desabafou Iranilde .

Vizinho à área do rompimento da adutora, Roberto Souza Oliveira esperava a água baixar para descobrir se perdeu todo o material de trabalho em sua marcenaria, que fica em uma das ruas alagadas. "Eu não consegui entrar, mas um vizinho da marcenaria disse que a água chegou até a cintura. Tinha muita coisa lá dentro. Se foi destruído, perdi mais de R$ 10 mil."

Alak Gonçalves, que mora no segundo andar da casa da mãe, conseguiu tirá-la a tempo, mas ela perdeu tudo. "TV de 42 polegadas, geladeira, freezer. Estávamos pagando tudo ainda. Na minha casa, a água entrou pela janela e destruiu o guarda-roupa, o berço da minha filha e a minha cama. Ali perto, o jato derrubou uma parede no terceiro andar de uma casa", disse Alak.

Fonte: AB / Fotos: Tânia Rêgo ABr

Governo vai liberar R$ 200 milhões para projetos de catadores de material reciclável

O governo federal irá anunciar amanhã (31) R$ 200 milhões em crédito para fortalecer projetos de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. O lançamento da terceira etapa do Projeto Cataforte, com ênfase em negócios sustentáveis e rede solidária, será acompanhado da divulgação de um edital público com as normas para a concessão dos empréstimos, por meio do Banco do Brasil.

Para ter acesso à linha de microcrédito, os interessados deverão apresentar um plano de negócio. Com base no plano, poderão ter acesso ao crédito. Dos R$ 200 milhões, R$ 30 milhões serão não reembolsáveis (sem necessidade de pagamento posterior), disponibilizados como investimento - o que será o caso de capacitação de mão de obra. Em contraponto, empréstimos para capital de giro, por exemplo, deverão ser reembolsados.

Entre as áreas às quais o aporte será destinado estão assessoramento técnico, contabilidade, gestão, técnica de produção, desenvolvimento de tecnologia social e capacitação de recursos humanos. Outro objetivo, segundo o governo, é a entrada das cooperativas no mercado, permitindo que os empreendimentos possam participar de licitações para prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras e competir nos serviços de logística reversa e beneficiamento de produtos recicláveis. Na terceira etapa, a expectativa é selecionar 35 redes de cooperativas.

Será criado também o comitê estratégico do programa, com representantes da Secretaria-Geral da Presidência, dos ministérios do Trabalho e do Meio Ambiente, da Fundação Banco do Brasil, da Fundação Nacional de Saúde, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Petrobras e do Banco do Brasil.

O Cataforte existe desde 2009 e tem sido implementado em etapas. A primeira foi destinada à capacitação, assessoramento técnico e planejamento de atuação em rede. A segunda, à logística, em que foram entregues caminhões a catadores. Em ambas essas etapas foram investidos R$ 40 milhões – um quinto do que será disponibilizado na terceira fase do projeto.

“Estamos elevando o patamar [do projeto]. Queremos apoiar de maneira mais global essas redes, com mais aporte de recursos e mais ações”, disse a coordenadora do Comitê Interministerial para a Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (Ciisc), Daniela Metello, responsável pela articulação do projeto – em parceria com outros ministérios, organizações não governamentais e empresas públicas.

Segundo a coordenadora do Ciisc, quando se pensa em eliminar situações de extrema pobreza no país, tem de ser considerar a condição dos catadores. “É um público em um quadro de exclusão econômica e social muito agravado. Se temos essa intenção [eliminar a extrema pobreza], esse é um público para o qual temos de olhar”, explicou.

Do dia 29 até amanhã (31), políticas públicas para trabalhadores em reciclagem de resíduos sólidos estão sendo discutidas no 1º Seminário Nacional da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego. Na programação, estão previstos os debates sobre inclusão produtiva no setor, integração e apoio às entidades que atuam na área, fomento e fortalecimento de empreendimentos de catadores de materiais recicláveis e estratégias de sustentabilidade das organizações de catadores com a implantação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 2010.

RÁDIO NOTÍCIAS - Palmas é município da Amazônia com melhor índice de desenvolvimento humano

O Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, divulgado nesta segunda-feira (30), apontou que os estados da Amazônia continuam liderando o ranking dos menores índices de qualidade de vida. A capital do Tocantins, Palmas, ocupa a melhor posição. Já os municípios com os piores resultados estão no Pará, Maranhão, Amazonas, Roraima e Acre.

Click e Ouça:

Fonte: AB