Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Prefeito Marcos Borges garante continuidade das aulas de esportes e música na EMEB Heitor Gloeden

Chefe do Poder Executivo poaense esteve reunido com pais e mães de alunos que reivindicavam a volta de serviços extracurriculares, suspensos no processo escolar para contratação de professores

Prefeito Marcos Borges, ouviu as reivindicações dos pais
e mães de alunos da Emeb Heitor Gloeden
O prefeito Marcos Borges (o Marcos da Gráfica), preocupado com o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes de Poá, garantiu a um grupo de pais e mães de alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Heitor Gloeden, localizada no Jardim Itamaraty, a continuidade das aulas de esportes, como futebol de salão e natação, entre outros, e de música aos estudantes do local, além da retomada dos projetos esportivos para os adultos do bairro. O encontro foi agendado pelo vereador Willian Ferrari, o ‘Neno Ferrari’.

O prefeito destacou a importância do encontro com a comunidade. “Esta reunião é essencial para o aprimoramento dos serviços para nossa população, porque, as pessoas vivenciam o dia a dia do atendimento. Foi uma reunião produtiva, na qual ouvimos os moradores e nos colocamos à disposição para ajudar, retomando os serviços que, por força de contrato, foram paralisados porque estavam irregulares administrativamente e operacionalmente. Agora, a Prefeitura de Poá já iniciou os trabalhos para regularizar tudo e retomar as atividades, não apenas aqui nesta escola, mas nas demais unidades municipais de educação da cidade”, declarou.

Dentre as principais reivindicações do grupo de pais e mães estavam a paralisação das aulas de hidroginástica, de esportes, de música para as crianças e atraso na entrega dos uniformes e do material escolar por conta do final do contrato vigente que findou em 16 de dezembro de 2014, e sendo assim, a prefeitura só pode abrir a nova licitação para a compra dos itens em janeiro.

Acompanhado dos secretários municipais Sonia Regina Fernandes Afonso (Educação), Andréia de Ávila Rodrigues (Comunicação), Paulo Dornellas (Obras) e José Edílson Marques Dias (Meio Ambiente), o prefeito Marcos Borges explicou a atual situação de cada item das reivindicações dos moradores.

“Posso garantir que todos os serviços serão mantidos e as aulas que foram suspensas continuarão normalmente. Em relação à hidroginástica e aulas de natação, é importante esclarecer que a piscina apresentava problemas sérios na parte elétrica, podendo até causar um acidente de proporções gravíssimas com corrente de energia pela água. Foi necessário fechar a piscina para realizar a troca do equipamento e, dentro de dez dias, estará novamente à disposição da população”, garantiu.

A secretária municipal de Educação, Sonia Regina Fernandes Afonso, destacou que a paralisação das atividades de esportes e música foi necessária para que pudessem ser substituídos os profissionais das áreas de esportes e de música que se encontravam irregulares com os professores que atuavam até o ano passado. “Também serão retomadas as aulas de matemática e inglês extracurriculares. Sobre as atividades esportivas, um cronograma deverá apontar a demanda de alunos e os dias e horários que ocorrerão as aulas”, explicou.

Sobre o material didático e os uniformes, a Secretaria Municipal de Educação de Poá informou que os processos de licitação para a compra já estão em fase final e, assim que forem concluídos e serão adquiridos e distribuídos aos estudantes de toda a rede municipal. “Mas não haverá qualquer prejuízo em termos didáticos para os alunos pelo fato de não terem os livros. Todos os professores estão orientados para trabalhar de forma pedagógica até a entrega dos livros”, explicou.

O vereador Willian Ferrari, o ‘Neno Ferrari’, que agendou o encontro dos pais e mães dos alunos da Emeb Heitor Gloeden com o prefeito Marcos Borges, considerou o resultado extremamente positivo. “As dúvidas foram dirimidas e percebemos que haverá empenho do prefeito e secretários para que sejam solucionados os problemas levantados pelos pais dos alunos, preocupados com a manutenção da qualidade de vida, principalmente na área educacional. O prefeito Marcos da Gráfica é um parceiro, tem competência e sensibilidade para atender da melhor forma possível a população”, avaliou o vereador, reforçando que o prefeito tem atendido a todas as solicitações dele em relação às demandas de esclarecimento e orientação à população.

No final do encontro, o prefeito Marcos Borges deixou claro a forma de agir da atual Administração Municipal: “Nosso compromisso é com a melhoria na qualidade de ensino, porque estaremos preparando as crianças para o futuro, para a vida. Todos nós aqui estamos comprometidos em investir muito na educação de Poá”, definiu.

Também participou do encontro a vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis.

Fonte: SCPP \ Foto: Wanderley Costa

Vereador de Itaquaquecetuba recebe solicitação de morador sobre Passe Livre Estudantil

Nos próximos dias será protocolado na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba para aprovação ou veto dos vereadores, em plenário, um requerimento de autoria do legislador itaquaquecetubense Rolgaciano Fernandes Almeida, solicitando informações para a Administração Municipal se existe estudos para a implantação do Passe Livre Estudantil na cidade.

O documento que será elaborado tem como base a solicitação feita por Reinaldo Pedroso, morador do bairro Jardim Nova Itaquá. O documento que foi entregue ao vereador na manhã desta quinta-feira, dia 05, na Casa de Leis. “É uma preocupação muito válida, porque em geral a cidade de Itaquá tem um poder aquisitivo baixo e a implantação deste benefício aos estudantes seria de grande importância e valia”, afirmou Rolgaciano.

De acordo com o parlamentar, o requerimento solicita a informação se existe algum estudo para a implantação do Passe Livre Estudantil e se não tem, o vereador entrará com uma indicação para que seja feito esse estudo, uma vez que, já vemos esse sistema sendo utilizado nos municípios de São Paulo e Poá. “Sabemos que é um processo complicado, mas também temos ciência de quão importante esse benefício será para os estudantes itaquaquecetubenses e, consequentemente, para as suas famílias”, concluiu o vereador.

Fonte: AICMI

Em Brasília, prefeito Filló solicita migração de programa para finalização de casas da Vila São Paulo

Em audiência com o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira, Acir Filló e o secretário municipal de Planejamento, Silas Faria de Souza, solicitaram à União que o condomínio habitacional Morar Bem II seja concluído com recursos provenientes do programa Minha Casa, Minha Vida; 187 unidades começaram a ser construídas em 2007

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, solicitou à União que o condomínio popular Morar Bem II, na Vila São Paulo, seja migrado do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Minha Casa, Minha Vida. O objetivo é finalizar a construção das 187 moradias, que teve início em 2007. O pedido foi feito pelo chefe do Poder Executivo ferrazense a Paulo Ferreira, chefe da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), que integra o Ministério das Cidades, na tarde desta quarta-feira (4 de fevereiro), em audiência realizada em Brasília.

Além de Filló, integraram a comitiva ferrazense no distrito federal o vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto, que também responde pela pasta de Habitação local, e os secretários de Planejamento, o engenheiro civil Silas Faria de Souza, e de Transporte e Mobilidade Urbana, Flávio Batista de Souza, o Inha. O grupo foi recebido pela equipe de Ferreira por volta das 15 horas.

Na oportunidade, o prefeito explicou ao representante da esfera federal sobre a preocupação da municipalidade quanto aos prazos de retomada das obras, conforme estipulados pela União, e que, caso não sejam cumpridos, podem resultar na devolução, por parte da prefeitura, de todo o aporte liberado pela Caixa Econômica Federal (CEF) nos últimos anos para o projeto habitacional:

“Estamos falando de um contrato de 2007 e que previa R$ 7.283.922, 69 para a construção de 187 unidades. Deste valor, 84% foi liberado para Ferraz, nos últimos anos, durante o mandato anterior. Contudo, segundo medições feitas pela própria Caixa, as intervenções estão apenas 40% concluídas. De todo o montante, falta recebermos cerca de R$ 800 mil, o que é insuficiente para finalizarmos as casas e entregá-las para seus proprietários. Assim, estamos pedindo para que a União nos ajude com a migração de programas, tendo em vista a urgência de solucionarmos o problema”, argumentou Filló.

O secretário municipal de Planejamento explicou, na ocasião, que a Prefeitura de Ferraz vem trabalhando desde fevereiro do ano passado para que haja a transferência de convênios do Morar Bem II. Segundo Souza, por meio do Minha Casa, Minha Vida, será possível garantir aporte para a conclusão das unidade e, ainda, contar com recursos do programa Casa Paulista, do Governo do Estado de São Paulo. Para o gestor, esta é uma solução “plausível”, para que a municipalidade conclua as obras e, consequentemente, diminua o déficit habitacional da cidade:

“Paralelo a isso, a providência permitirá que a administração municipal não tenha de devolver todo o dinheiro já empregado nas intervenções e que foi liberado por meio de convênio entre a prefeitura e o governo federal. Segundo sinalizou Paulo Ferreira, é possível que tenhamos um fôlego de quatro meses. Neste período, vamos trabalhar de forma incisiva para que a migração dos programas seja feito”, reforça Souza.

 A comitiva ferrazense marcou para esta sexta-feira (6 de fevereiro) uma reunião com o vice-presidente da CEF, Márcio Percival. Durante o encontro, as autoridades vão expor a necessidade de adotar o Minha Casa, Minha Vida para finalizar o condomínio popular da Vila São Paulo, que, em outubro de 2013 sofreu reintegração de posse, conforme relembra Izidro:

“A reunião em Brasília foi produtiva e abriu caminho para novas negociações e investimentos no empreendimento. As medidas são emergenciais, já que o conjunto habitacional se deteriorou por conta de abandono, ocupações irregulares e reintegrações. Queremos entregar as unidades acabadas, com qualidade e conforto. Ao mesmo tempo, vamos trabalhar na conferência dos documentos dos reais proprietários dos imóveis, para convocação e ocupação legal, assim que as unidades estiverem prontas para serem habitadas”, observou o vice-prefeito.

Fonte: SCFV \ Foto: Divulgação

IATA diz que 3,3 bilhões de pessoas viajaram de avião em 2014

Em 2014, 3,3 bilhões de pessoas viajaram de avião, representando aumento de 170 milhões em relação a 2013, conforme anunciou hoje (5) a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).

O crescimento ocorreu principalmente por causa do aumento do número de passageiros registrados na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio, com acréscimo de 11% no mercado interno chinês.

De acordo com a IATA, o mercado interno russo aumentou 9,8% em 2014, mas, com a economia em recessão, é esperado um declínio para este ano. Nos voos internacionais, o número de passageiros aumentou 6,1% em todo o mundo, a oferta cresceu 6,4% e a taxa de ocupação diminuiu 0,1%, alcançando 79,2%.

Nas companhias europeias, o número de passageiros subiu 5,7% e a taxa de ocupação aingiu 81,6%. Nas companhias da América do Norte, o aumento de passageiros internacionais chegou a 3,1%, enquanto a taxa de ocupação a 81,7%.

Na região Ásia-Pacífico, o crescimento foi de 5,8% e a taxa de ocupação de 76,9%. As empresas aéreas do Oriente Médio tiveram o maior aumento, 13%. Na África, o crescimento foi o mais fraco, apenas 0,9%, o que a IATA atribuiu à situação econômica e não à epidemia de ebola.

Fonte: AB

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Poá estuda a abertura de concurso de projetos para reforçar e qualificar atendimento ao público nas secretarias da cidade

Objetivo da Administração Municipal é contratar OSCIPs para desenvolver programas em várias secretarias da cidade, com profissionais qualificados

A Prefeitura de Poá estuda a abertura de concurso de projetos para contratar Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) com o objetivo de desenvolver programas em várias secretarias da Administração Pública.

A proposta ainda está em fase de elaboração e as primeiras reuniões já foram realizadas na Secretaria Municipal de Planejamento para estudar as várias possibilidades de parcerias que possam ser resultado deste concurso de projetos.

De acordo com o que foi debatido nas primeiras reuniões, as Secretarias Municipais de Esportes, de Cultura e de Educação são as que seriam contempladas no início do programa, mas o trabalho pode ser estendido para as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.

O programa prevê contratação destas OSCIPs para apresentar cursos, trabalhos como oficina e até disponibilizarem profissionais qualificados para atuarem à serviço da Prefeitura de Poá nas respectivas secretarias.

Um exemplo seria a contratação da OSCIP que colocará à disposição da Administração Pública, instrutores e oficineiros para ministrarem cursos à população, em várias faixas etárias. No caso da Secretaria Municipal de Educação, seriam professores e auxiliares para atender a demanda nas escolas da rede de ensino de Poá. Na

Secretaria Municipal de Cultura, a OSCIP seria encarregada de contratar professores de música e outros profissionais que atuem na área cultural.

Na Secretaria Municipal de Esportes o ideal é a OSCIP oferecer profissionais como professores e coordenadores, devidamente qualificados, com habilitação em Educação Física, por exemplo, para desenvolver atividades nos núcleos esportivos da cidade, que seriam definidos pela própria secretaria em conjunto com a OSCIP contratada após a concorrência pública.

No caso da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a atuação dos profissionais da OSCIP seria no trabalho de realização de cursos profissionalizantes, voltados especialmente para as pessoas de baixa renda, o principal público alvo da secretaria.

Os estudos sobre a abertura deste tipo de concorrência ainda estão na fase inicial. Participaram da primeira reunião os secretários Sonia Regina Fernandes Afonso (Educação) e Eduardo Carlos Felippe, o ‘Eduardão’ (Esportes), assim como representantes das Secretarias Municipais de Saúde, da Assistência e Desenvolvimento Social e da Cultura.

Fonte: SCP \ Fotos: Julien Pereira

Câmara de Itaquá recebe parecer do TCE referente ao exercício de 2011

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba recebeu nesta quinta-feira, dia 29, o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) referente ao exercício de 2011. Assim como ocorreu com as contas de 2010, o parecer foi desfavorável e, agora a Casa de Leis, por meio das comissões permanentes avaliará o documento para que, posteriormente, seja votado em plenário.

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, dia 30, o vereador e presidente da Câmara, Wilson Santos, o Wilson Pirata, acompanhado pelo diretor jurídico do poder Legislativo, Leonardo Freire, informou que o parecer do exercício 2011, seguirá os mesmos trâmites das contas de 2010 que será votada pelos legisladores na segunda sessão do ano, no dia 10 de fevereiro, a partir das 18 horas, no plenário “Maurício Alves Braz”.

“O parecer chegou ontem (quinta-feira) e será encaminhado às Comissões Permanentes de Finanças e Orçamento, Administração e Justiça e Administração e Obras Públicas para que façam o seu relatório sobre o documento que será votado em plenário pelos vereadores em data ainda a ser definida”, destacou Wilson.

Fonte: AICMI

BMG lidera ranking de queixas a bancos no segundo semestre

O BMG liderou o ranking de queixas contra bancos no segundo semestre do ano passado, conforme levantamento divulgado hoje (2) pelo Banco Central (BC). A instituição, que já divulga mensalmente a relação de bancos com maior número de reclamações informou, nesta segunda-feira, que apresentará também os dados semestrais consolidados.

Nos seis últimos meses do ano passado, o BMG teve 694 reclamações julgadas procedentes e índice de queixas de 305,41. Em segundo lugar entre os mais reclamados, ficou o Santander, com 2.033 queixas e índice de 65,36.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar a ele, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.

O terceiro lugar em queixas, em outubro, ficou com o Banrisul, seguido pelo HSBC e pela Caixa Econômica Federal. O primeiro teve 210 queixas e índice de 54,76. O HSBC acumulou 534 queixas e teve índice de 52,54, e a Caixa, 3.581 queixas e índice de 48,59.

Os principais motivos de reclamações foram irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade, com 1.915 queixas procedentes, e o débito em conta de depósito não autorizado, com 1.806 reclamações.

A restrição à realização de portabilidade de operação ficou terceiro lugar, com 1.660 queixas. Por fim, a cobrança de tarifa por serviços não contratados e insatisfação com a resposta recebida de reclamação vieram em quarto e quinto lugares, respectivamente, com 838 e 679 reclamações. No total, houve 16.076 queixas procedentes no segundo semestre do ano passado.

Fonte: AB

Primeira sessão ordinária do ano ocorrerá amanhã na Câmara de Poá

Vereadores deverão se concentrar a partir das 19 horas no Plenário “Osvaldo Leite Dantas”, localizado na Rua Vereador José Calil, 100, centro de Poá, para discussão e votação de projetos 

Amanhã  terça-feira, dia 03 de fevereiro, o Parlamento poaense irá realizar a primeira sessão ordinária do ano de 2015. Sob o comando do novo presidente da Casa de Leis, Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, e Lázaro Boges (PROS) como vice-presidente, os trabalhos serão conduzidos a partir das 19 horas, no Plenário “Osvaldo Leite Dantas”, localizado na Rua Vereador José Calil,100, centro de Poá.

Ao todo, dois itens integram a pauta de votação para a Ordem do Dia, no entanto, outras propostas poderão ser inseridas ao longo da sessão plenária. Entre os documentos protocolados na Câmara, está o projeto de lei de autoria do vereador José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da Maçã do Amor, que declara de Utilidade Pública a Associação de Amigos de Bairro de Vila Pereta, o primeiro a ser votado na noite desta terça-feira.

Em seguida, os parlamentares deverão apreciar um projeto de lei idealizado a presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, que dispõe sobre a proibição de coação moral de funcionários públicos concursados ou comissionados, para filiação em partido político de agentes políticos em exercício de função.

Para o presidente do Legislativo, Mário Sumirê, o momento é de união. “Há uma expectativa em relação a essa nova Mesa Diretora e nós estamos comprometidos em fazer o melhor tanto para a população quanto para os servidores. Cada presidente deixou uma história. Contudo, nós vamos lutar no objetivo de também deixarmos a nossa marca e para isso precisamos da parceria da comunidade, de segmentos organizados, da imprensa e do Executivo. Assim, fica o convite para toda a comunidade poaense estar presente na abertura dos trabalhos da Câmara”, destaca.

Serviço:
As sessões da Câmara de Poá ocorrem todas as terças-feiras às 19 horas e são abertas a toda a comunidade.

Endereço: Rua Ver José Calil, 100 - Vila das Acácias, Poá - SP
Telefone:(11) 4634-6060
Site: http://poa.sp.leg.br

Fonte: AICMP