Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 4 de setembro de 2010

OS EVANGÉLICOS E O VOTO CONSCIENTE



“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12.2.

“Tem político que tem vergonha de evangélico. Antes das eleições, todo evangélico é bom. Depois das eleições, se puder não recebe porque significa atraso” - Luiz Inácio Lula da Silva.

A frase em destaque acima é muito corriqueira e indica uma realidade que acontece com frequência no contexto brasileiro, principalmente no chamado ano eleitoral, no qual o segmento evangélico se torna uma importante massa quantitativa de votos para os candidatos do momento. Gostaria de pensar com os leitores sobre algumas situações interessantes que envolvem o meio evangélico nesse contexto com o intuito de despertar uma postura mais consciente e engajada no meio cristão.

O envolvimento político sadio é imprescindível para a saúde da própria igreja, assim como para o bem da sociedade. E, como a comunidade evangélica brasileira é a segunda maior do mundo, entendo que podemos, como sal da terra e luz do mundo, contribuir de maneira positiva para a resolução dos problemas existentes na realidade com a boa política e a boa espiritualidade.
Quase sempre a imprensa e alguns políticos criticam a campanha de candidatos ou políticos evangélicos alegando que estes estariam “misturando religião e política”, ameaçando a separação entre igreja e estado, princípio bem conhecido dos batistas de todas as partes do mundo.

É verdade que podemos não concordar com as políticas deste ou daquele candidato, mas não devemos combater a ideia de que nossa participação política como evangélicos deve ser deslegitimada, afinal dizer que a religião em si nada tem a ver com a conduta política é lógica e historicamente falso. Na verdade, a política não deve ser um meio de fortalecer uma religião em detrimento de outras, o que é caracterizado como abuso.

Mas, adentrando no meio evangélico, observamos algumas posturas que inviabilizam uma escolha consciente e engajada na eleição de bons candidatos para o Governo. Vejamos algumas situações interessantes.

A primeira é o apoliticismo (crente não pode ter nenhum tipo de relação com a política), que coloca o indivíduo contra algo essencial à manutenção da democracia. O que passa desapercebido por muitos é que isso já se constitui numa posição política. O termo apolítico pode ser interpretado como “apartidário”, “não engajado” e “alienado”. Por esse prisma, ser apolítico não é deixar de tomar posição. Desta forma, a omissão nesse caso constitui uma contribuição silenciosa à corrupção e perversão do legítimo poder político.

A segunda posição extremada adotada por uma grande parcela dos irmãos evangélicos é a do adesismo lunático, que é o oposto do apoliticismo. Um envolvimento sem escrúpulos e sem nenhuma ideologia politicamente saudável em que muitos princípios são esquecidos, mandamentos são pisados e o bom senso é ridicularizado. A consequencia direta desta postura é a seguinte: A política passa a ser tida como algo intrinsecamente mau e pervertido. O slogan “irmão vota em irmão” é característico desse tipo de postura. Todavia, não há embasamento bíblico para tal conceito. Deixo para consulta os textos de Romanos 13.1-6 e Êxodo 18.21-27, a partir dos quais os irmãos poderão ver a posição bíblica sobre o assunto.

Lembremos que ser crente não é atestado de honestidade, e por isso precisamos ensinar em nossas igrejas conceitos ligados à ética bíblico-política, já que as mesmas possuem uma vida comunitária intensa, sentimento de minoria e forte sentido de missão, mas um baixo nível de politização.

Muitos pontos poderiam ser levantados nesse texto, mas prefiro dar alguns conselhos importantes para a tomada de uma boa decisão na hora de votar: O candidato evangélico é realmente um evangélico candidato? Qual o conceito de “serviço cristão” que o candidato possui? Faça uma distinção entre caráter e carisma do candidato. Lembre-se que o slogan “irmão vota em irmão” só é justificado quando o “irmão” em Cristo possui vocação política comprovada e uma agenda política apropriada.

Um último lembrete: Não é o mero uso de um discurso religioso que torna um candidato, evangélico ou não, aceitável para os cristãos, veja as propostas e a caminhada de vida do candidato e não eleja o mesmo baseado apenas em montagens de marketing que seduzem pela emoção o povo brasileiro na hora de decidir o futuro do país. Que Deus nos ajude em nossas importantes e decisivas escolhas.

Por, Nilo Tavares Silva, Pastor e historiador.
Fonte: www.batistas.com

Pastora Suely Ubaldo

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Prefeito de Poá abre a primeira Expoá de seu governo

pA GCM da cidade fez o hasteamento da bandeira
A 38ª edição da Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Poá (Expoá) foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira, dia 03, no Parque do Povo, localizado na Vila Romano (divisa com Ferraz de Vasconcelos).

O prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, enfatizou que toda a Administração Municipal e, principalmente a Secretaria de Cultura, trabalhou firme para realizar um grande evento. “Tenho certeza de que será uma festa maravilhosa e o nosso objetivo, pois, tudo foi feito com muito carinho e cuidado para receber os milhares de visitantes durante os cinco dias de festa”, declarou o prefeito.

Apresentação do Coral da Melhor Idade, hasteamento das bandeiras feito pela Guarda Civil Municipal (GCM) e queima de fogos marcaram a abertura do evento mais tradicional do calendário cultural poaense.

“É uma festa que merece uma atenção especial, por isso, nos preocupamos muito com o conforto e o espaço que seria disponibilizado ao público. Acredito que será uma festa inesquecível”, afirmou o Secretário de Cultura, Douglas Aspasio.

Autoridades presentes fizeram a abertura oficial
A cerimônia de abertura ainda contou com a presença da primeira dama do município, e de diversas outras autoridades.

Após a abertura da Expoá 2010, o prefeito percorreu todos os galpões do evento, parando em todos os stands para conversar com os colaboradores da Exposição. “Está tudo maravilhoso, desejo cinco dias de muita alegria, diversão e lazer para todos”, concluiu.

38ª Expoá 
A 38ª Expoá conta com quatro grandes galpões, sendo um para exposição de orquídeas e plantas ornamentais, outro para a comercialização das mesmas, o terceiro para a Feira de Artesanato e a Feira das Indústrias e o último galpão que foi destinado para o restaurante do Fundo Social de Solidariedade.

Além disso, os cerca de 20 mil metros quadros do Parque do Povo ainda tem um parque de diversões e uma praça de alimentação. “Está tudo muito bonito, acredito que o grande diferencial desta festa para as dos anos anteriores é o fato de que o palco está integrado na festa e não mais separado como antes”, disse o Testinha.

O palco citado pelo prefeito receberá todos os dias, a partir das 21h30, grandes shows. “Queremos que o público tenha cinco dias de pura diversão e alegria”, enfatizou Douglas Aspasio.

Dia           Show
03/09       César Menotti & Fabiano
04/09       Elba Ramalho
05/09       Fiuk e Banda Hori
06/09      Zeca Pagodinho
07/09      Roupa Nova

Fonte: Assessoria de Imprensa/Fotos: Fermando Nascimento

Robinson Monteiro anima o Balanço Geral RJ

Robison Monteiro cantou músicas gospel românticas

O programa “Balanço Geral”, exibido na Record Rio, foi mais que especial nesta sexta-feira, dia 3/9. O musical da atração ficou por conta de Robinson Monteiro, que apresentou o melhor do gospel romântico para os telespectadores cariocas. O cantor relembrou o sucesso “Pra Sempre Vou Te Amar” e seguiu com as músicas “Eu Olho a Ti” e “Deixa o Amor Acontecer”.


A gravadora aproveitou a ocasião para realizar uma promoção no Twitter (@Line_Records). Os três primeiros seguidores que responderam o nome das músicas apresentadas no programa foram presenteados com um CD autografado pelo cantor.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Goleiro Kleber Grund comenta novas regras da FIFA

Na última semana a FIFA divulgou oficialmente duas importantes notas informando as novas regras no futsal. Uma delas se refere ao uso é referente do goleiro-linha. A outra mudança irá afetar a partida corrida mesmo após “zerar” o relógio.

Todas estas alterações implicam no sentido de que quando o tempo acabar, o árbitro terá que esperar a definição da jogada, bem como no futebol de campo e areia. A nova regra também dificulta a ida do goleiro-linha ao ataque. O arqueiro pode sair jogando, mas não poderá receber de volta o passe de outro jogador quando estiver na sua quadra.

Para o goleiro Kleber Grund, do Clube Operário, de Portugal, estas mudanças têm dois lados distintos:

“Eu acho que a nova regra da FIFA é boa por um lado e ruim por outro. Boa, pois não haverá mais a deslealdade do chamado jogo 5 para 4 como costumamos dizer, em que o goleiro se torna o quinto jogar e mantém invariavelmente a posse de bola , tornando o jogo desigual ao extremo. E ruim no sentindo de tirar o brilho do ataque  e da emoção que muitas vezes o chamado 5 para 4 trás para a partida. Acredito que será mais uma regra a qual todos nós teremos que nos adaptar para que o futsal continue sendo esse espetáculo fabuloso que sempre foi”, diz o arqueiro.

No Brasil, a CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), ainda não se manifestou sobre as novas regras.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Vereador Júnior da Locadora de Poá, pede reforço na iluminação em viela

Viela da Rua Ipanguaçu no Jardim Violeta
Um dos esforços do vereador Fernando Rodriguez Molina Júnior, o Júnior da Locadora (PV), tem sido a luta por uma Poá bem iluminada. Prova disso, é que ele enviou mais um pedido em forma de solicitação à prefeitura para que se realize estudos visando a implantação de iluminação na viela localizada ao lado da rua Ipanguaçu, no Jardim Violeta.

Do acordo com o vereador, a falta de iluminação pública vem causando transtornos aos moradores.  “Devido à escuridão e a falta de iluminação eficiente, a rua torna-se perigosa, causando apreensão e intranqüilidade dos moradores e quem por ali transita”.

Diante deste quadro, Júnior avalia que a medida proposta deve ser atendida com caráter de urgência pelo bem da população.

Fonte: Assessoria de Imprensa

A inconstitucionalidade das leis autorizativas e o importante papel do Parecer Jurídico no controle preventivo de constitucionalidade

Artigo

Willian Oguido Ogama

Hodiernamente são constantes as utilizações de um peculiar “instrumento normativo” pelos legisladores: as chamadas “leis autorizativas”, que dispõem sobre matérias da alçada do Poder Executivo, em especial a celebração de convênios, a consecução de obras e programas.

Nos Municípios a incidência é ainda maior que nos demais entes da federação, conseqüência advinda, principalmente, da grande dificuldade do Judiciário em reprimir e fiscalizar todos os atos realizados pelos mais de cinco mil existentes.

Outro fato que contribui para o uso exacerbado dessas espécies sui generis desprende das regras de competência estabelecidas pelo art. 30 da Constituição Federal, no qual foram descritos conceitos abertos, como “interesse local” e “suplementar”, o que acaba exigindo um grande esforço do intérprete na definição das matérias municipais.

Desse trabalho árduo, resulta ao legislador municipal um campo material muito restrito, o que acarreta numa produção legislativa desinteressada, versando basicamente sobre leis revogadoras, alterações formais no Plano Diretor, criação de datas comemorativas municipais e a denominação de ruas e praças.

Nesse contexto de ócio produtivo e de despreparo hermenêutico surgem as denominadas “leis autorizativas”, que podem ser facilmente identificadas por verbos facultativos que nada impõem ou asseguram ao chefe do Executivo, sendo comuns as expressões: “Fica autorizado”, “Faculta-se” ou “Pode o Executivo”.

Na realidade esses instrumentos não são normativos, nem tampouco podem ser chamados de leis. Estas, diferentemente, são dotadas de características como a imperatividade, a coercibilidade, a generalidade e a abstratividade, bem como possuem uma finalidade lógica, em respeito ao brocardo que diz que elas“não devem conter palavras inúteis”.

Ademais, até mesmo a sua denominação se revela um equívoco, pois a letra morta do texto nada obriga nem autoriza, diferentemente do que ocorre com as legítimas “leis autorizativas” previstas no art. 167, V da Constituição Federal, utilizadas para a abertura de créditos.

Assim, verifica-se que no sistema atual, o chefe do Poder Executivo ficou incumbido de estabelecer as políticas e diretrizes administrativas, bem como criar programas de governo. É o exercício de suas funções típicas independentemente de qualquer intromissão. Esse preceito advém do imperioso respeito ao princípio da separação dos poderes, considerado cláusula pétrea, nos termos do art. 60, §4º, inciso III da Constituição Federal.

Separação que é mitigada pelo sistema de freios e contrapesos, garantidor da coexistência pacífica das funções típicas e atípicas num mesmo Poder, e que, mesmo assim, não amparou o legislador a adentrar no espectro de discricionariedade e conveniência do Poder Executivo.

Vale dizer que, se a função de governo e de Administração não fosse estritamente do chefe do Executivo, seria ilógico o constituinte tê-lo dado a iniciativa privativa para a elaboração das leis orçamentárias – de forma a prever como e onde deveriam ser gastos os recursos públicos – se ele pudesse ser surpreendido por alguma nova despesa oriunda de obra, convênio ou programa exigida pelo Legislativo.

Por esse motivo, em respeito à separação de poderes, o necessário contrapeso se revela na previsão de alguns instrumentos alternativos. É o caso das denominadas “Indicações”, existentes em alguns Regimentos Internos de Casas Legislativas, que visam assegurar ao vereador o exercício de algumas funções essenciais de auxílio, fiscalização, sugestão e assessoramento.

Apesar pouco utilizadas pelos edis pelo fato de não possuírem a “moldura” nem a natureza de “Lei” como ocorre com as ilegítimas “leis autorizativas”, as “Indicações” têm um valor social inestimável, pois o legislador dá publicidade ao exercício de suas funções, sem iludir a população com ideologias demagogas.

De outro modo, as “leis autorizativas”, caso publicadas, somente poderão ser retiradas do ordenamento através do controle judicial. Assim, o que comumente se vê é a simples postura indiferente do Poder Executivo quanto à sua existência. Essa atitude acaba por resultar em desgastes e abusos dos agentes políticos. Enquanto os edis preconizam que o Prefeito não cumpre a Lei. Este acaba realizando um juízo de valor exacerbado, usurpando de atribuição típica do Judiciário.

Diante desse ciclo de conformismo com a inconstitucionalidade, deduz-se que a melhor solução se revela no sentido de se expurgar esse mecanismo antes mesmo de seu nascimento, pois quando entram em vigor, o que se esconde atrás da aparente inofensividade é uma ideologia enganosa, fútil e ardil, que serve para ludibriar eleitores e dar publicidade indevida àqueles que deveriam zelar pelo interesse público no exercício de suas verdadeiras funções.

Daí exsurge a relevância do Parecer Jurídico supressivo ou modificativo no Legislativo, com o fito de evitar que os instrumentos normativos nasçam desprovidos do patológico gene da inconstitucionalidade, transformando-os em “Indicações”, quando possível. De outro modo, será cabível o “abortamento” de projetos irreformáveis, através dos conhecidos Pareceres de inadmissibilidade[1].

Deduz, assim, que o advogado público municipal deve exercer uma postura ativa e ríspida junto às Comissões de Constituição e Justiça – local onde é realizado o controle preventivo – vez que, devido ao imenso número de Municípios existentes na Federação, a fiscalização externa e o controle repressivo constitucional tornam-se insuficientes para conter os incontáveis vícios legais e administrativos que pairam no ordenamento jurídico.

Por fim, vale mencionar que corroboram os argumentos expostos as seguintes decisões encontradas na jurisprudência: STF, ADI 2367 MC-SP; TJ-RS, ADI 70008489858,  ADI 70009539305, ADI 70005738331,  ADI 70007695539,  ADI 70008070823, ADI 70009195504, ADI 70008354045,  ADI 593099377, ADI 70008039786, ADI 70009195504, ADI 70000865733, ADI 70000031658, ADI 70009208612, ADI 70008039786, ADI 70010786044, ADI 70008451452; TJ-SP, ADI 99409.226224-7, ADI 140.165.0/4-00, ADI 114.171-0/6-00, ADI 069.501-0/1-00, ADI 69.371.0, 40.572.0/2, 69.371.0.

Willian Oguido Ogama
Advogado da Câmara Municipal de Maringá
willian@cmm.pr.gov.br

Fonte: Vereadores Net

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Homem homossexual tenta estuprar adolescente, é agredido e morre em hospital no interior de SP

Homem homossexual tenta estuprar adolescente, é agredido e morre em hospital no interior de SP


Do Blogeiro - JÚLIO SEVERO

DE RIBEIRÃO PRETO

Um vendedor homossexual acusado de tentar estuprar um adolescente no bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), morreu na noite de terça-feira em decorrência de agressões que sofreu no dia anterior.

De acordo com a Polícia Militar, Josué Fernandes da Silva, 32, agarrou o adolescente na porta de casa. Vizinhos ouviram os gritos do jovem e agrediram Silva. A Polícia Militar encontrou-o na rua, com marcas da agressão e seminu.

Silva foi encaminhado à UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Sumarezinho, de onde foi levado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Serra Azul.

Ele ficou em observação na enfermaria, mas na terça, com muitas dores, foi levado à UBDS do Castelo Branco, onde morreu às 20h, depois de receber atendimento médico. A reportagem não obteve contato com as famílias do adolescente e do acusado.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comentário de Julio Severo: O crime relatado aqui é de natureza homossexual, porém a notícia omitiu completamente a palavra “homossexual”. Mas o que o jornal se recusa a mostrar, o Blog Julio Severo revela, inserindo no texto divulgado aqui, para maior clareza jornalística, a palavra em negrito que está na própria essência do crime noticiado.

Com a morte desse homossexual, agora mais um número incha as estatísticas de “crimes de homofobia” usadas para “provar” que os homossexuais são vítimas inocentes da brutalidade irracional de pessoas insanas, usando essas estatísticas para aprovar leis de proteção à sodomia, inclusive com direito de obrigar crianças e adolescentes a aprender que a sodomia é normal.

É óbvio que se a vítima fosse homossexual, o jornalismo esquerdista da Folha de S. Paulo não pouparia palavras como “homofobia”, “crime contra os direitos humanos”, “crime hediondo”, etc. E a reportagem traria o termo “homossexual”, que seria abundantemente usado a favor da agenda gay. Só em casos desfavoráveis ao homossexualismo é que o jornalismo irresponsável omite identificações fundamentais.

Fonte: www.juliosevero.com

Vereador Júnior da Locadora de Poá, solicita lombada para o Jardim Ivonete

O vereador de Poá (SP) Fernando Rodriguez Molina Júnior, o Júnior da Locadora (PV), tem demonstrado atenção e vontade política diante das necessidades estruturais dos bairrros poaense. Tanto que enviou solicitação à prefeitura, reivindicando a construção de uma lombada no Jardim Ivonete.

O pedido está direcionado para a rua Maria do Rosário, na altura do número 1141. A medida é preventiva, pois visa a evitar que acidentes venham a ocorrer, já que a população tem reclamado do perigo originado pela falta de interceptores.

Júnior, porém, pretende reparar o problema com uma ação rápida da prefeitura. “O local em é diariamente movimentado por veículos, motocicletas e pedestres. O volume de pessoas é intenso e infelizmente alguns motoristas desenvolvem uma velocidade acima do permitido”, explicou ele a razão da solicitação.

Cabe ao poder público que haja prontamente e estabeleça maior segurança aos moradores do Jardim Ivonete.

Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Suzano receberá 2º Congresso de Missões

Escrito por Ana Lima    

A segunda edição do Congresso Internacional de Missões em Suzano já tem data marcada. O encontro será entre os dias 2 e 7 de setembro e contará com a presença de conhecidos preletores da Palavra. O destaque vai para a participação de membros da diretoria do Gideões Missionários da Última Hora. Está confirmada a presença do presidente, o pastor Cesino Bernardino, e do primeiro vice-presidente, Reuel Bernardino.

O evento está sendo organizado pelo conferencista internacional Antônio Carlos de Moura, com a sua esposa, a cantora suzanense Andréia Rocha, que recentemente lançou seu quarto álbum.
Louvor: Andréia Rocha.

De acordo com o pastor Moura, o congresso abrirá as portas para um grande avivamento, ao longo de seis dias. "O projeto não é um simples encontro de missionários. Queremos reintegrar a vida à sociedade, por meio do amor de Deus", afirma, acrescentando que a expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas compareçam no congresso. Acompanhando Andréia no momento de louvor, estará também Cassiane, Célia Sakamoto, a cantora-mirim Léia Rocha e Márcia Yoshimoto, dentre outros.

O encontro será realizado no Clube Mirambava, que fica na rua Campos Salles, 884, no centro de Suzano. A entrada será gratuita. Nos dias 2, 3 e 6, as preleções começarão a partir das 18 horas e seguirão até as 22 horas. Já nos dias 4, 5 e 7, o congresso será das 10 às 22 horas. O organizador adianta ainda que o alojamento será providenciado gratuitamente nas dependências do próprio clube.

Serviço:
2º Congresso Internacional de Missões em Suzano
Quando: entre os dias 2 e 7 de setembro. Dias 2, 3 e 6, das 18 às 22 horas. Dias 4, 5 e 7, das 10 às 22 horas.
Local: Clube Mirambava (rua Campos Salles, 884, no centro).
Informações: 2883-4068.

Fonte: Revista Exibir Gospel

Entrada gratuita

Prefeito de Poá (SP) Testinha recebe a visita da Corte da Expoá 2010

Durante a visita, o prefeito Testinha foi presenteado 
com a orquídea Catlleya Loddigesii, símbolo do município

O prefeito de Poá (SP) Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, recebeu na manhã de hoje, a visita da Rainha da Expoá 2010 (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais) Thais Moura que esteve acompanhada pela 1ª Princesa, Letícia Garcia dos Santos, e pela Miss Imprensa, Marcela Gaby, além do Secretário de Cultura, Douglas Aspasio.

O objetivo da visita, segundo o secretário, foi para a entrega oficial do convite e, principalmente, para presentear o prefeito com uma orquídea Catlleya Loddigesii, símbolo do município. “Essa visita já era para ter sido feita antes, porém, devido aos inúmeros compromissos do prefeito, tivemos que adiar, porém, dentro desse período, já visitamos os demais prefeitos e autoridades da região para também convidá-los a participar do nosso evento”, explicou.

Para o prefeito Testinha, essa visita significa o início de um período festivo para todo o município. “Tenho certeza de que serão cinco dias de grande alegria, muita paz e segurança para a população. O Parque do Povo está sendo preparado para receber uma grande quantidade de pessoas que encontrarão praça de alimentação, parque de diversão, shows e muito mais”, disse.


Nova Miss Imprensa
A Secretaria de Cultura informou na manhã desta quarta-feira, dia 1º, que uma alteração na Corte da Expoá precisou ser feita de última hora e, sendo assim, Marcela Gaby, 18 anos, foi convocada para substituir Maysa Soares Silvestre dos Santos como Miss Imprensa. “A saída dela foi motivada por razões pessoais e, por isso, a Marcela é a nossa nova Miss Imprensa”, explicou Aspasio.

Fonte: Secretaria de Comunicação Póa / Foto: Julien Pereira

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Robson Jack diz que todo cuidado é pouco contra o MESC


A meta no São Paulo/Marília/Construban é aprimorar a equipe que ainda não venceu no Campeonato Paulista da Série A-1. Ao todo são dois jogos com um empate e uma derrota.

Sob o comando do técnico Antonio Carlos Guimarães (Tuca),o Tricolor se prepara para o duelo contra o MESC, programado para o próximo dia 7.

Segundo o pivô Robson Jack, todo cuidado é pouco, já que o adversário é bastante qualificado:

“Teremos mais uma semana completa de treinamentos até o dia 7, quando acontece o confronto contra o MESC, e como consequência, esperamos apresentar um bom futsal para sair com a vitória, mas sempre respeitando o time deles, até porque já os enfrentei duas vezes (perdi uma e empatei outra), Todo cuidado é pouco, pois se trata de um time de muita qualidade”, diz Jack.

São Paulo e MESC jogam a partir das 18h no ginásio Adib Moisés Dib, no centro de São Bernardo do Campo, ABC Paulista.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Conheça os Candidatos à Presidência da República - Dilma Rousseff

A mineira Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, tem uma trajetória marcada pela militância contra o regime autoritário e por sua atuação no serviço público. Na juventude, foi presa e torturada por fazer oposição à ditadura militar. Depois de passar três anos na prisão, mudou-se para o Rio Grande do Sul. Lá, chegou ao primeiro escalão da administração estadual, comandando a Secretaria de Minas e Energia nos governos de Alceu Collares (PDT) e de Olívio Dutra (PT).

Graças ao seu conhecimento na área, foi convidada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério de Minas e Energia, em 2003. Dois anos depois, passou a comandar a Casa Civil, tornando-se uma das principais executivas da gestão Lula. Seu desempenho levou Lula e o PT a lançá-la para presidente. Essa é a primeira vez que Dilma disputa uma eleição.

Filha de um empresário búlgaro e de uma brasileira, a universitária Dilma deixou a família de classe média em Minas Gerais para ingressar na luta contra a ditadura militar, como militante do Comando de Libertação Nacional (Colina) e da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares). Foi presa pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e torturada na cadeia.

Na década de 70, depois de quase três anos presa, passou a viver no Rio Grande do Sul, onde engajou-se na campanha pela anistia e ajudou a fundar o PDT, junto com o advogado e ex-deputado Carlos Araújo, com quem ficou casada por 25 anos. No PDT, participou da candidatura de Leonel Brizola à Presidência da República.

Foi também no Sul do país que começou a carreira de gestora pública. Em 1986, foi nomeada secretária da Fazenda de Porto Alegre, na administração de Alceu Collares. Nos anos 90, assumiu a presidência da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Depois, comandou a secretaria estadual de Minas e Energia. Em 2001, integrou o grupo que saiu do PDT para se filiar ao PT, partido pelo qual disputará, em outubro, a Presidência da República.

Dilma ingressou no governo Lula no primeiro mandato, quando assumiu o Ministério de Minas e Energia. Entre outras ações, implantou um novo modelo para o setor. Dois anos depois, passou a chefiar a Casa Civil. No comando da pasta, gerenciou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - o que lhe rendeu o título de “mãe do PAC” - e se tornou uma das ministras mais importantes do governo Lula.

Em abril deste ano, saiu da Casa Civil para tentar ser a sucessora de Lula no Palácio do Planalto. Antes disso, em 2009, passou por um tratamento para câncer no sistema linfático. Dilma é economista e tem uma filha e um neto.

Fonte: Agência Brasil

Conheça os Candidatos à Presidência da República - José Serra

José Serra entra na corrida pela Presidência da República nas eleições deste ano como candidato do PSDB, partido do qual é um dos fundadores. A carreira política dele começou na militância estudantil nos anos 60, quando estava na universidade e foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Com o golpe militar, deixou o país e ficou exilado no Chile e nos Estados Unidos.

Depois de 14 anos no exílio, Serra retornou ao Brasil e passou a lecionar no curso de economia da Universidade de Campinas (Unicamp). Nos anos 80, tornou-se secretário estadual de Planejamento no governo do peemedebista Franco Montoro (que morreu em 1999). Em 1986, ele foi eleito deputado federal por São Paulo pelo PMDB e participou da Assembleia Nacional Constituinte.

Dois anos depois, ajudou a fundar o PSDB. Em 1990, conquistou o segundo mandato na Câmara dos Deputados. Na eleição seguinte, assumiu a vaga de senador.

Licenciado do Senado, Serra comandou os ministérios do Planejamento (em 1995 e 1996) e da Saúde (de 1998 a 2002) na gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Na primeira pasta, desenvolveu programa de execução de obras do governo federal em parceria com estados e prefeituras. Na saúde, a administração dele foi marcada pela implantação do programa de combate à aids – que serviu de modelo para outros países e teve reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2002, concorreu ao posto mais alto do país, o de presidente da República. Porém, perdeu a disputa para o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. Após dois anos, foi eleito prefeito de São Paulo.

Em 2006, assumiu o governo estadual, eleito em primeiro turno. No início deste ano, renunciou ao posto para ser o pré-candidato dos tucanos à Presidência da República nas eleições de outubro.

Filho de imigrantes italianos, Serra nasceu em 19 de março de 1945 na capital paulista. É economista e casado. Tem filhos e netos.

Fonte: Agência Brasil

Conheça os Candidatos à Presidência da República - Marina Silva

 A senadora licenciada pelo Acre Marina Silva é a candidata à Presidência da República do Partido Verde (PV) nas eleições de outubro. Ela deu os primeiros passos nos movimentos social e sindical ao lado de Chico Mendes, líder seringueiro assassinado em Xapuri, em 1988.

Antes de chegar ao Senado, em 1994, foi vereadora em Rio Branco e deputada estadual pelo PT. Alfabetizada apenas na adolescência, é formada em história pela Universidade Federal do Acre e pós-graduada em psicopedagogia.
Marina começou a carreira política em seu estado, em 1984. Sua trajetória é marcada por defender o crescimento sustentável, com proteção do meio ambiente. No Acre, ela foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Chegou ao Senado com 36 anos, como a mais jovem senadora do país.

Agora, parte para um desafio maior: disputar a Presidência da República pela primeira vez.
Marina comandou o Ministério do Meio Ambiente, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – primeiro cargo a ocupar no Poder Executivo -, em janeiro de 2003.  Em 13 de maio de 2008, Marina deixou o cargo. No ano passado, depois de quase 30 anos, desfiliou-se do PT. À época, disse discordar da proposta do partido de priorizar o desenvolvimento em detrimento da preservação ambiental.

Casada, Marina tem quatro filhos. Nasceu em Breu Velho, um seringal localizado a 70 quilômetros da capital acriana. É a segunda mais velha de uma família de sete mulheres e um homem. Aprendeu a ler e escrever somente na adolescência, quando foi morar em Rio Branco e entrou em contato com religiosos.
Em 2007, Marina Silva integrou a lista das 50 pessoas mais influentes para ajudar a salvar o planeta, feita pelo jornal britânico The Guardian.

Fonte: Agência Brasil

Conheça os Candidatos à Presidência da República - Ivan Pinheiro

O programa de governo do candidato à Presidência da República do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ivan Pinheiro, é identificado como “anticapitalista e anti-imperialista”. Entre as propostas estão a defesa da estatização do sistema financeiro e a criação de um Congresso unicameral, com a extinção do Senado. O programa também prevê a fundação de grandes fazendas estatais e cooperativas agropecuárias para solucionar o problema da distribuição de terra no Brasil.

Advogado e atual secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ivan Pinheiro já disputou o cargo de governador do Rio de Janeiro, estado onde nasceu. Antes de partir para a vida política, foi líder sindical. Na universidade, integrou o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) – organização de esquerda que participou da luta armada contra o regime militar - até meados da década de 70. Depois do MR-8, conheceu o PCB, em 1976, de onde nunca se desfiliou.

Na luta sindical, Ivan Pinheiro foi presidente do Sindicato dos Bancários, período em que comandou atos de resistência à ditadura militar no Rio de Janeiro. Na década de 80, passou a ganhar espaço dentro do PCB ao se tornar o integrante mais jovem do Comitê Central do partido.

Nos anos 90, o partido sofreu uma divisão racha e parte dos membros fundou o Partido Popular Socialista (PPS). Apesar da crise, Ivan Pinheiro permaneceu no PCB. Em 1996, voltou ao cenário eleitoral – dessa vez, como postulante à prefeitura do Rio de Janeiro. O lema era "Uma Revolução no Rio", mas não teve um bom desempenho nas urnas.

Em março de 2005, foi eleito secretário-geral do PCB – período em que a legenda rompeu com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Agência Brasil

Conheça os Candidatos à Presidência da República - José Maria Eymael

Pela terceira vez, José Maria Eymael disputa o posto de presidente do Brasil pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC). A trajetória política de Eymael começou em Porto Alegre (RS), onde foi um dos líderes da Juventude Operária Católica.

Em 1962, filiou-se ao Partido Democrata Cristão (PDC), teve atuação como líder jovem do partido e concorreu a seu primeiro cargo eletivo: prefeito de São Paulo, em 1985 – momento em que lançou um dos jingles mais conhecidos das campanhas eleitorais do país.

No ano seguinte, foi eleito deputado federal pelos estado de São Paulo. Em 1990, conquistou o segundo mandato na Câmara dos Deputados. Como parlamentar federal, Eymael atuou na Comissão de Finanças e apresentou projetos de apoio à pesquisa e à pequena empresa, além de ter defendido a manutenção da palavra Deus no preâmbulo da atual Constituição Federal durante a Assembleia Constituinte, considerado um marco em sua trajetória política.

Na década de 90, a direção do PDC definiu pela fusão da legenda com o Partido Democrático Social (PDS). Contrário à decisão do partido, Eymael e outros integrantes deixaram a legenda e decidiram fundar o Partido Social Democrata Cristão, em 1995. O PSDC só conseguiu o registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 1997, quando Eymael foi eleito presidente do partido.

Quatro anos depois da fundação do PSDC, Eymael disputa pela primeira vez o cago de presidente da República – pleito que elegeu o candidato do PSDB, Fernando Henrique Cardoso (1998). Em 2002, coordenou a campanha do partido nas eleições - ocasião em que o PSDC elegeu seu primeiro deputado federal. Na eleição de 2006, Eymael voltou à corrida presidencial, que foi vencida pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Em novembro do ano passado, foi escolhido pré-candidato do PSDC à Presidência da República em encontro de presidentes dos diretórios estaduais do partido, na cidade de Aracaju (SE). No programa do PSDC, a educação é colocada como prioridade nacional, “com justa remuneração aos professores, em todos os níveis, e apoio ao ensino profissionalizante” entre outros.

Fonte: Agência Brasil

Conheça os Candidatos à Presidência da República - Levy Fidelix

Apresentador de televisão, professor universitário e publicitário, o mineiro Levy Fidelix parte para sua décima segunda disputa eleitoral. Pela segunda vez, é candidato à Presidência da República pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), do qual é um dos fundadores.

Antes de criar o PRTB (1992 a 1994), Fidelix participou da fundação do Partido Liberal (PL), em 1986, quando se lançou na carreira política - disputou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. Depois, migrou para o Partido Trabalhista Renovador (PTR), onde também concorreu a um mandato de deputado federal, no início dos anos 90.

Uma das marcas das campanhas de Fidelix é o aerotrem, apontado como solução para desafogar o trânsito nas principais capitais brasileiras. De acordo com o projeto do candidato, o veículo, semelhante a um metrô de superfície, seria movido por condutores magnéticos. Nos programas, Fidelix se apresenta como o “homem do aerotrem”.

Em seu programa de governo, o candidato apresenta dez propostas, entre elas, a que prevê que toda criança, assim que nascer, tenha uma caderneta de poupança no valor de quatro salários mínimos que seria resgatada quando o beneficiado completasse 21 anos de idade. Outros projetos são de destinar parte dos recursos com a exploração do petróleo do pré-sal para o serviço obrigatório dentário, a informatização do ensino, a criação de um banco para financiar jovens recém-formados - por exemplo, na abertura de um escritório de advocacia ou de uma empresa de engenharia -, e construção de presídios de segurança máxima em ilhas e navios.

Fonte: Agência Brasil

Conheça os Candidatos à Presidência da República - Plínio Sampaio

Aos 79 anos, o promotor de Justiça aposentado Plínio Sampaio é o candidato do P-SOL à Presidência da República nas eleições deste ano. A sua trajetória política é marcada pela ligação com a Igreja Católica e a defesa da reforma agrária no país. Foi exilado, deputado federal, candidato a governador e agora entrou na corrida presidencial.

Em 1954, militou na Juventude Universitária Católica e presidiu a Ação Popular, organização de esquerda surgida no movimento religioso. A vida política começou em 1958, quando tornou-se subchefe da Casa Civil do governador de São Paulo, Carvalho Pinto. Nos anos seguintes, foi coordenador do Plano de Ação do governo, secretário de Negócios Jurídicos e também atuou como secretário do Interior e Justiça na prefeitura paulista.

Foi eleito deputado federal (1963-1964) pelo Partido Democrata Cristão (PDC), período em que foi relator do projeto de reforma agrária do presidente João Goulart. Com o golpe militar, teve seus direitos políticos cassados e exilou-se no Chile, onde trabalhou para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Viveu nos Estados Unidos e retornou ao Brasil, em 1976.

Na década de 80, fez parte do grupo que fundou o Partido dos Trabalhadores (PT) e foi eleito deputado federal constituinte, tendo como foco modelo de distribuição de terras contrário aos latifúndios. Em 1990, candidatou-se a governador de São Paulo, mas foi derrotado.

Em 2005, ao discordar dos rumos tomados pelo PT, desliga-se do partido e filia-se ao P-SOL. No ano seguinte, concorre mais uma vez ao governo paulista. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra).

Fonte: Agência Brasil

Conheça os Candidatos à Presidência da República - Rui Pimenta



Pela terceira vez disputando o cargo de presidente da República pelo Partido da Causa Operária (PCO), o jornalista Rui Costa Pimenta defende a bandeira de que o socialismo marxista é a solução para os problemas econômicos, sociais e agrários do Brasil, com a “substituição da propriedade privada dos meios de produção e a exploração do homem pela propriedade coletiva”. Seu lema de campanha é "Salário, Trabalho e Terra".

A militância estudantil contra a ditadura militar marca o início da sua vida política. Depois entra na luta sindical para, em seguida, trilhar o caminho da política partidária. Em 1980, Rui Costa Pimenta ingressa no movimento Tendência Causa Operária e participa da fundação do Partido dos Trabalhadores, principalmente na cidade de São Paulo e no ABC Paulista. Em 1985, retorna à vida sindical, sendo eleito diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Grande São Paulo.

Divergências com a direção petista levaram Rui Costa Pimenta e outros militantes da causa operária a romper com o PT em 1992. Em 1995, Pimenta encabeça a criação do PCO. Pela legenda, Rui Costa Pimenta se candidatou a vereador, em 1996, deputado federal, 1998, e prefeito de São Paulo, em 2000.

Formado pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, o paulista Rui Costa Pimenta também exerceu a atividade de jornalista sindical e assessor de imprensa da CUT. Atuou ainda como tradutor. Atualmente, é o editor responsável pelo jornal Causa Operária.

Fonte: Agência Brasil

Conheça os Candidatos à Presidência da República - Zé Maria

O candidato à Presidência da República do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), José Maria de Almeida, conhecido como Zé Maria, tem sua história ligada à consolidação do sindicalismo no setor metalúrgico. José Maria nasceu em Santa Albertina, interior de São Paulo, em 1957. Com 20 anos, foi estudar na Fundação Santo André, no ABC Paulista, onde se tornou metalúrgico. No seu programa de governo, o candidato do PSTU defende, entre outras medidas, a estatização do sistema bancário, que ficaria nas mãos dos trabalhadores, a redução dos juros e o retorno para o controle estatal de todas as empresas privatizadas.

O primeiro contato de Zé Maria com uma organização política foi no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André no fim dos anos 70, período em que conheceu a Liga Operária. Ajudou na fundação do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 1980, José Maria e um grupo de militantes, entre eles o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, foram presos pela ditadura militar. Ficou detido por mais de um mês.

Quatro anos depois vai morar em Minas Gerais, onde passa a militar no sindicato dos metalúrgicos do estado. Em 1992, é expulso do PT. Segundo biografia, o rompimento ocorreu por ter sido um dos líderes da campanha Fora Collor, para o fim do governo de Fernando Collor de Mello, o que desagradou alguns dirigentes petistas. Dois anos depois, fundou o PSTU.

Nos anos posteriores, participou de greves do funcionalismo público, de petroleiros e marchas contra a reforma da Previdência Social, o escândalo do mensalão e o Fundo Monetário Internacional (FMI) e defendeu as ações dos trabalhadores sem terra. Participou ativamente das campanhas da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

Não é a primeira vez que José Maria de Almeida disputa um cargo eletivo. Em 1982, concorreu a deputado estadual por São Paulo. Em seguida, deputado federal (1994) em Minas Gerais, e, pela terceira vez, para presidente da República: concorreu em 1998, 2002 e é candidato este ano. No pleito de 2006, apoiou a candidata do P-SOL, a ex-senadora Heloísa Helena.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pastor cego, de Vitória, profetizou morte do vereador Jessé Santiago

O vereador Jessé Santiago

A jovem Dayane Vaz Aguiar, uma das participantes do congresso, ouviu a profecia. “O pastor disse também que o acontecimento iria abalar todo o estado do Acre”, lembra.

A trágica morte do vereador Jessé Santiago, ocorrida em um trecho da BR 364 próximo a Cruzeiro do Sul, foi profetizada pelo pastor Mario Souza, que veio de Vitória (ES) no início do mês de agosto para participar do Congresso da Mocidade e Adolescentes da igreja Assembléia de Deus, em Sena Madureira.

Durante o evento, onde Jessé estava presente e que reuniu cerca de 500 pessoas, Mario Souza profetizou: “Deus vai levar dentro de poucos dias uma bela flor desse jardim. Essa flor será recebida pelos anjos com grande festa”.

A jovem Dayane Vaz Aguiar, 19 anos, uma das participantes do congresso ouviu a profecia. “O pastor disse também que o acontecimento iria abalar todo o estado do Acre”, lembra.

Dayane Vaz Aguiar
Dayane conta que o vereador Jessé Santiago estava feliz e participou ativamente do evento. “Ele cantou um hino muito bonito que diz: 'É certo que provas virão investidas do vil tentador. Mas nenhuma condenação há
para quem está em Ti, Querido Senhor'.

A jovem diz que ficou muito abalada com a morte de Jessé, que além de presidente da Câmara de Rio Branco, era membro era um dos membros mais importantes da congregação. “Ficamos muito triste, mas tenho certeza que quando um justo morre, é recebido no céu com grande festa”, acredita.

Nenhuma Condenação Há

Veja a letra do hino – Nenhuma condenação há - que Jessé Santiago cantou na igreja Assembléia de Deus, em Sena Madureira, cerca de duas semana antes de sua morte.

De todas as provas que eu
Já passei
É bem difícil Senhor
A gente ter que ouvir acusações
Do vil tentador
Lembranças do passado vem
E querem me fazer parar
Ou mesmo palavras de alguém
Que não quer na gente acreditar
E quase parando sem forças e vigor
A gente lê a palavra
Encontra bastante poder
Prá vencer
E continuar a jornada
E vêr que o passado ficou prá tras
Pois Cristo na cruz tudo já venceu
E saber que Dele não lembra mais
Eu canto pra glória de Deus.
Nenhuma condenação há
Para quem está em Ti Jesus
Cuja a vida coberta está
Pelo sangue que desceu na cruz
É certo que provas virão
Investidas do vil tentador
Mas nenhuma condenação há
Para quem está em Ti
Querido Senhor.

(Composição: Armando Filho)

Fonte: Contil Net

“Luz no Nordeste” leva atendimento a Caiçarinha da Penha


Localizada no sertão pernambucano, a cidade receberá a visita do caminhão-ambulatório da SBB, equipado com consultórios e espaço cultural


Nos dias 5 e 6 de setembro, a comunidade de Caiçarinha da Penha, em Serra Talhada (PE), será beneficiada pelo programa Luz no Nordeste, que conta com um caminhão-ambulatório para proporcionar atendimento médico e espiritual aos moradores. O veículo ficará estacionado no Pátio da Escola Dionísio Alves da Silva, no Centro, e a expectativa é que sejam realizados cerca de 1.500 atendimentos, entre adultos e crianças.

A ação é uma iniciativa da Igreja Presbiteriana das Graças – que há dois realiza ações para a melhoria do local – e conta com o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Com cerca de três mil habitantes, Caiçarinha da Penha é distrito de Serra Talhada, localizada no sertão pernambucano, na região do Vale do Pajeú, a 415 quilômetros do Recife. Na ação, estarão envolvidos mais de 100 voluntários e os atendimentos serão realizados em tendas, no Ambultório Móvel de Odontologia e Posto de Saúde do município, além dos consultórios médicos do caminhão.

Lançado em 2009, o programa Luz no Nordeste conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais. Na área da saúde, os voluntários estão capacitados a prestar serviço nas especialidades de clínica geral, fisioterapia, enfermagem e odontologia. Além disso, executam ações preventivas e educativas, por meio de palestras e exames clínicos. Sem conotação doutrinária, o trabalho de assistência espiritual envolve doação de literatura bíblica, aconselhamentos, audição do Novo Testamento, palestras, oficinas de leitura, além de atividades lúdicas com a Bíblia junto ao público infantil.

O caminhão Luz no Nordeste está equipado para dar apoio à equipe de atendimento. O veículo conta com dois consultórios médicos e um espaço cultural, batizado de “Mundo da Bíblia”, no qual são divulgadas informações e curiosidades sobre o Livro Sagrado. Em Caiçarinha da Penha serão realizados atendimentos médicos e procedimentos de enfermagem, como aferição de pressão e teste de glicemia (HGT). A programação inclui recreação infantil, narração de histórias e brincadeiras diversas, além de orientação à escovação, distribuição de lanches e cortes de cabelos. Haverá ainda pintura e consertos de algumas casas.

A iniciativa está inserida no programa Luz no Brasil, criado em 2008, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para atender a comunidades em situação de risco social. Tendo como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania, o programa já engloba duas outras ações igualmente importantes, o Luz na Amazônia – mantido há 48 anos e inspirador da ação – e o Luz no Sul do Brasil.

A expectativa é que, até o final de 2010, o caminhão Luz no Nordeste realize 12 viagens para os municípios de São José Belmonte, Pombos, Recife e Olinda, em Pernambuco; de Campina Grande, Serra Branca e Santa Rita, na Paraíba; e Capela, em Alagoas. Com isso, serão realizados mais de 10 mil atendimentos a cerca de seis mil pessoas em situação de risco social.

Serviço:
Luz no Nordeste visita Caiçarinha da Penha
Data: 6 e 7 de setembro de 2010
Horário: das 9h às 16h
Local: Pátio da Escola Dionísio Alves da Silva, no Centro
Caiçarinha da Penha, Serra Talhada - PE

Fonte: Assessoria de Imprensa SBB

Sabesp orienta os clientes sobre como controlar o consumo e detectar vazamentos

Para acompanhar o consumo de água, uma dica é anotar o consumo diário e evitar possíveis vazamentos. No hidrômetro, os números pretos medem os metros cúbicos. Você sabia que 1 metro cúbico equivale a 1.000 litros? 


Os dois números vermelhos do hidrômetro não entram na conta de água, mas podem ajudar o cliente a acompanhar o consumo. Os números vermelhos mudam assim: o 1º a cada 100 litros e o 2º a cada 10 litros. Por exemplo: se forem consumidos 500 litros de água por dia, o consumo mensal ficará em torno de 15 mil litros, o que equivale a 15 metros cúbicos.

Anotando os consumos diários, é possível detectar possíveis vazamentos ou identificar situações que aumentam o consumo como o dia de lavagem de roupas e quintais, entre outros.
       
Confira algumas dicas para verificar vazamentos:
    ·     Hidrômetro
Confira o seu relógio de água (o hidrômetro). Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.
 
    ·     Canos alimentados diretamente pela rede da Sabesp
Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da Sabesp (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.
 
    ·     Canos alimentados pela caixa d'água
Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de bóia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d'água. 
 
    ·     Reservatórios subterrâneos de edifícios
Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da bóia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.
    ·     Torneiras
Este tipo de vazamento é caracterizado por torneira pingando quando fechada. Quando isso acontecer, troque o "courinho".  
Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês ou mil litros e água. 
Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.130 litros por mês.
E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício. 
 
    ·     Vaso Sanitário
1º Jogue borra de café no vaso sanitário;
2º O normal é a borra ficar depositada no fundo do vaso;
3º Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Obs:  Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.


Fonte: Sabesp