Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 20 de maio de 2017

Campanha de vacinação contra a gripe em Suzano-SP entra na última semana

Carla Fiamini

Desde o início da iniciativa, em 17 de abril, a cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi aplicou 30.799 dose; imunização oferecida pela rede municipal de Saúde chega ao fim na sexta-feira (26 de maio)

A campanha de vacinação contra a gripe oferecida nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Suzano-SP termina nesta sexta-feira (26 de maio). Na última semana, a ação teve como público-alvo profissionais de ensino das escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares do município. De acordo com recente levantamento do Departamento da Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde, até quinta-feira (18 de maio) 30.799 doses foram aplicadas na cidade. A iniciativa teve início em 17 de abril (segunda-feira).

Os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como sensíveis às complicações da gripe e que devem aderir à campanha em 2017 são pessoas a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da área da Saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); quem é privado de liberdade – o que inclui jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo aqueles que apresentam deficiências específicas, também devem se vacinar.

Segundo o secretário municipal de Saúde, o médico Luis Cláudio Rocha Guillaumon, é importante que quem faz parte dos grupos prioritários e que ainda não se imunizou procure o posto de saúde mais próximo de sua casa nesta semana, das 8 às 17 horas, mesmo que a etapa da qual faça parte já tenha passado. O gestor sugere, inclusive, que não se deixe a imunização para a última hora:

“O inverno é o período de maior incidência da gripe, justamente porque as pessoas ficam mais propensas à aglomeração e mantém os ambientes fechados, sem ventilação. Sempre defendo a prevenção, porque uma gripe pode gerar muito desconforto, além de perda de produtividade, no estudo e no trabalho, e gasto com medicamentos”, complementa Guillaumon.

O chefe da pasta da Saúde de Suzano ainda explica que, em todo o Brasil, a expectativa do governo federal é vacinar 40 milhões de pessoas:

“A meta de vacinação de 2017 aumentou devido aos índices registrados nos últimos anos, que ultrapassaram 80% em todo o País. O ano de 2016 foi o primeiro em que o levantamento alcançou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal. Desta forma, é importante não ficar de fora. Se alguém que faz parte de algum público-alvo da campanha ainda não se vacinou, por favor, procure uma de nossas UBSs”, convida o médico.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, os idosos são os que mais aderiram, até o momento, à vacina em Suzano. Neste grupo, foram aplicadas 17.084 doses.

Com validade de um ano, a imunização que protege contra a gripe só não é indicada para quem tem alergia ao ovo.

Fonte: AI / Foto: Wanderley Costa

Para aperfeiçoar a criação do Polo Digital, vereador Caio Cunha (PV) visita a Google Brasil

Severino Netto
Parlamentar conheceu o projeto “Google Full Experience” e solicitou um estudo para parceria da empresa norte-americana com a implantação do Polo Digital de Mogi das Cruzes

O presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) de Inovação e Tecnologia de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PV), visitou, nesta sexta-feira (19 de maio), a unidade estratégica da Google Brasil, localizada na avenida Faria Lima, no centro de São Paulo. Na oportunidade, o parlamentar conheceu o projeto “Google Full Experience” e solicitou um estudo para parceria da empresa norte-americana com a implantação do Polo Digital de Mogi das Cruzes – projeto idealizado e articulado por Caio Cunha e empreendedores mogianos.

Além do verde, o secretário municipal de Desenvolvimento, Sadao Sakai, o coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi, e membros da Secretaria Municipal de Educação, também participaram da visita. A comitiva de Mogi das Cruzes foi recepcionada pelo coordenador do projeto ‘Google Full Experience’”, Alexandre Campos.

Segundo o vereador, o encontro possibilitou o conhecimento quanto às tecnologias oferecidas pela empresa Google para o fomento da Educação e da Informatização. O parlamentar solicitou, ainda, um estudo de uma parceria com o Polo Digital. O projeto, que foi idealizado por Caio Cunha e empreendedores de Mogi das Cruzes, receberia um “Espaço Google”, para que as ferramentas desenvolvidas pela empresa norte-americana sejam disponibilizadas aos empreendedores:

“Com o apoio da Google, o Polo Digital ganharia ainda mais ferramentas para consultoria e desenvolvimentos de novas empresas e startups”, detalhou o vereador.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifDurante a visita, foi apresentada aos presentes a funcionalidade do “Google Full Experience”. De acordo com Caio Cunha, que também é membro da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal, a ideia do projeto é fazer parceria com cidades para implantar nas escolas públicas do município uma plataforma com todas as ferramentas Google, visando dinamizar a Educação:

"As salas de aula seguem os mesmos moldes há tempos. Por isso, a Google idealiza ofertar maior adesão tecnológica à forma do aprendizado. Esta ferramenta pode contribuir muito com a Educação mogiana, de modo que seja ainda mais inovadora e atrativa para nossas crianças, acompanhando as inovações do século XXI", conclui o vereador mais votado de Mogi das Cruzes.

Fonte: AI

sexta-feira, 19 de maio de 2017

91 crianças e adolescentes foram vítima de abuso sexual em Mogi das Cruzes desde janeiro de 2016

Júlia Guimarães

Dados foram informados pela Secretaria Municipal de Saúde durante evento promovido pelos vereadores Claudio Miyake e Edson Santos

Um total de 91 crianças e adolescentes foram vítimas de abuso sexual em Mogi das Cruzes, desde janeiro de 2016. No ano passado, foram registrados 67 casos e em 2017, até o momento, já houve 24 ocorrências do tipo. Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na Câmara Municipal, durante o encontro denominado “Violência contra Crianças e Adolescentes: prevenção, diagnósticos e soluções em Mogi das Cruzes”.

O evento foi realizado por iniciativa dos vereadores Claudio Miyake e Edson Santos em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado anualmente em 18 de maio.

A notificação de casos suspeitos ou confirmados de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes é obrigatória em Mogi das Cruzes, desde 2011 graças à lei municipal número 6583/11.
A mesma lei instituiu o Comitê Municipal de Prevenção e Combate à Violências Domésticas, que é responsável pela análise das notificações e pela criação de medidas que garantam o adequado atendimento dos casos confirmados. A secretária adjunta de Saúde de Mogi das Cruzes, Rosangela

Cunha, informou as estatísticas das notificações, com destaque para os casos de abuso sexual.
A médica ressaltou que, na maior parte casos, os agressores são pessoas do convívio das vítimas. Dos 67 abusos registrados no ano passado, 7 foram cometidos pelo pai da criança ou adolescente e 10 pelo padrasto. Também são altos os números de agressões feitas por amigos ou conhecidos da família. “Se analisarmos as estatísticas, ano a ano, veremos que as notificações estão em queda desde a aprovação da lei. Esse é um avanço mas é preocupante que 10% dos casos mais recentes tenham partido do próprio pai das vítimas”.

O vereador Claudio Miyake foi um dos colaboradores na elaboração da lei, que é de autoria do então prefeito Marco Bertaiolli. Na época, Miyake era diretor da Rede Básica na Secretaria Municipal de Saúde, sob a gestão do secretário Marcello Cusatis. Ele explica que a nova legislação foi considerada um avanço já que os casos são notificados compulsoriamente e em sistema online. “A lei existe e é muito importante. Agora temos de continuar avançando para que as medidas de proteção e acolhimento das vítimas sejam de fato colocadas em prática”, destacou.

A secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, fez uma breve explanação sobre as ações da pasta no atendimento das vítimas. Após sua fala, foi feita a reprodução de um vídeo que reportou o trabalho desenvolvido especialmente no CRAS da Vila Nova União e na Casa da Criança. “Essa é uma causa muito importante e temos de abraça-la no sentido de realmente fazer cumprir a lei e proteger as crianças e adolescentes do município contra a violência e os casos de abuso”, pontuou.

Logo em seguida às falas das secretárias, também fizeram uso da palavra representantes de diversos órgãos e entidades que compõe o Comitê Municipal de Prevenção e Combate à Violências Domésticas. Estavam presentes a Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino, Conselho Tutelar do Centro, Conselho Municipal de Criança e do Adolescente, Samu, Polícia Militar, Casa de Acolhimento Obede Edon e Casa da Criança, entre outras entidades, lideranças comunitárias e população.

Fonte: AI

Fatec promove Workshop do Agronegócio Mogiano

Carla Fiamini
Evento gratuito reúne estudantes, professores e especialistas de mercado para discutir o agronegócio brasileiro e as características regionais, de 22 a 26 de maio, no campus da Fatec de Mogi das Cruzes, com portas abertas para toda a comunidade

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes realiza de 22 a 26 deste mês, em seu campus, o 13º Workshop do Agronegócio Mogiano. Estudantes, professores e especialistas de mercado participarão das atividades voltadas à apresentação de estudos e pesquisas realizadas pela Fatec local, bem como a discussão do agronegócio brasileiro e as especificidades regionais. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade local e da região do Alto Tietê.

As atividades têm início na segunda-feira (22/05) e seguem por toda a semana, em dois períodos: tarde, das 13h às 15h, e à noite, das 19h às 21h. O workshop tem como proposta discutir diversos assuntos relacionados ao setor do agronegócio no Brasil por meio de palestras, apresentações, exposições e outras atividades direcionadas para a comunidade em geral. Alunos e professores da Fatec de Mogi e de outras instituições, produtores, bem como agentes públicos e privados envolvidos com a cadeia do agronegócio também foram convidados.

“Trata-se de um evento único na região onde as experiências acadêmicas e de mercado se juntam para trocar ideias e alavancar o desenvolvimento do setor econômico que é responsável por mais de um terço do Produto Interno Bruto nacional”, explica a professora Ana Graziele Lourenço Toledo, coordenadora do curso de Agronegócio.

O profissional formado em Agronegócio consegue emprego em todo o Brasil e também no exterior. Ao contrário do senso comum, sua atuação não está restrita à agricultura, ou seja, à atividade tipicamente rural. Vários segmentos da economia brasileira e de todo o mundo dependem do setor de agronegócio, que compreende atividades inúmeras, do comércio de suprimentos agrícolas e da produção em si à distribuição final dos produtos ao mercado e ao consumidor.

O curso de Agronegócio da Fatec de Mogi é considerado um dos três melhores do País, conforme avaliação do Ministério da Educação. A instituição tem também Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Gestão Empresarial (este na modalidade EAD). Todos são cursos superiores tecnológicos gratuitos e com duração de três anos.

As inscrições do processo seletivo para o segundo semestre estão abertas e vão até o dia 12 de junho pela Internet (www.vestibularfatec.com.br). O vestibular será dia 02 de julho. A Fatec de Mogi fica na rua Carlos Barattino, 908, Nova Mogilar, telefone: (11) 4699-2799.

Serviço:

13º Workshop do agronegócio Mogiano 

Quando: de 22 a 26 de maio
Horário: das 13h às 15h e das 19h às 21h.
Entrada: gratuita.
Atrações: Exposições, apresentações culturais, palestras, minicursos, trabalhos de graduação, entre outras atividades.
Programação detalhada: https://www.facebook.com/wamfatec/ e
http://workshopfatec.wixsite.com/agronegocio.
Onde: Fatec Mogi das Cruzes (Rua Carlos Barattino, n. 908 - Vila Nova Mogilar)
Mais informações:

Calendário do vestibular da Fatec
12/06/2017 (até às 15h) - Inscrições do vestibular no site www.vestibularfatec.com.br.
27/06 - Divulgação dos locais de prova.
02/07 (domingo), às 13h – Prova. A partir das 18h30, divulgação do gabarito.
20/07 – Sai a classificação geral e 1ª lista de convocação.
24 e 25/07 - Matrícula da 1ª lista de convocação.
26/07 – Sai a lista de convocação.
27/07 - Matrícula da 2ª lista de convocação.

Fonte: AI

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Jenny Miranda, filha de Gretchen, aceita a Jesus: “Deus falou comigo”

A cantora Gretchen foi famosa no Brasil nos anos 1980 e atualmente, é conhecida por ser a mãe da ex-modelo Thammy, que fez uma cirurgia de retirada das mamas e vem tomando hormônios para assumir uma identidade masculina. Mas, outra filha da cantora virou notícia essa semana, por ter aceitado a Jesus.

Jenny Miranda, uma das filhas de Gretchen, anunciou que se converteu ao Evangelho, ao lado do noivo, o jogador de futebol Artur Jesus. O casal frequenta a igreja Bola de Neve em Curitiba (PR).

“Decidi aceitar Jesus. Foi uma das melhores escolhas que fiz na minha vida”, disse Jenny, que no passado, concorreu ao concurso Miss Bumbum, tentando repetir a fama que a mãe conquistou décadas atrás como “rainha do bumbum”.

A conversão de Jenny motivou o noivo a se reaproximar da igreja, já que ele já era convertido, mas havia se distanciado da comunidade de fé. “Agora ele está comigo nessa jornada”, contou a modelo, que disse estar levando a filha Anna Beatryz aos cultos. “Ela está amando e a cada dia está mais interessada em conhecer os caminhos do Senhor”, revelou.

De acordo com informações da revista Caras, Jenny disse que sentia em seu coração arder o desejo de se aproximar de Deus, mas se intimidava por considerar que não se sentia pronta: “Só que Deus falou comigo e um dia ainda vou dar meu testemunho de como isso aconteceu. Então assim aceito essa escolha”.

“E é esse compromisso que tenho com Jesus Cristo como meu único salvador a partir de agora, por todos os dias. Sei que não vai ser fácil. Agora vem as lutas e provações, mas vou me manter firme para cumprir o meu propósito e sei que a vitória é certa”, acrescentou. No culto em que Jenny aceitou a Jesus e seu noivo se reconciliou, as alianças de noivado do casal foram ungidas pelo presbítero da congregação.

Fonte: GM

Câmara receberá encontro sobre violência contra crianças e adolescentes

Júlia Guimarães
O evento será realizado pelos vereadores Claudio Miyake e Edson Santos e deverá reunir representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

A Câmara Municipal receberá hoje, dia 18 de maio, o evento “Violência contra Crianças e Adolescentes: prevenção, diagnósticos e soluções em Mogi das Cruzes”. O evento será organizado pelos vereadores Claudio Miyake e Edson Santos em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante o encontro, previsto para ocorrer às 19 horas, deverão ser apresentados números atualizados das notificações de casos de violência contra menores de idade na cidade, além de um panorama geral das ações da Administração Municipal na prevenção e combate do problema.

A notificação de casos suspeitos ou confirmados de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes é obrigatória em Mogi das Cruzes, desde 2011 graças à lei municipal número 6583/11. O vereador Claudio Miyake foi um dos colaboradores na elaboração do projeto, que é de autoria do então prefeito Marco Bertaiolli. Na época, Miyake era diretor da Rede Básica na Secretaria Municipal de Saúde, sob a gestão do secretário Marcello Cusatis. A nova legislação foi considerada um avanço já que os casos são notificados compulsoriamente e em sistema online.

A mesma lei instituiu o Comitê Municipal de Prevenção e Combate à Violências Domésticas, que é responsável pela análise das notificações e pela criação de medidas que garantam o adequado atendimento dos casos confirmados. O comitê é formado por diversos órgãos e entidades como as secretarias municipais de Assistência Social, Segurança, Educação e Saúde, Diretoria de Ensino, Defensoria Pública, Polícia Militar, Delegacia de Defesa da Mulher, OAB, Fórum Permanente LGBT, conselhos municipais de Saúde, do Idoso, da Criança e Adolescente e da Mulher, conselhos tutelares de Brás Cubas e do Centro, além da Santa Casa e do Hospital Municipal.

No encontro desta quinta-feira, deverá haver representantes de todas as entidades representadas no comitê. As secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde vão apresentar as estatísticas mais recentes das notificações. Para se ter uma ideia, apenas no ano de 2015 Mogi das Cruzes registrou um total de 2.189 casos de violência contra crianças e adolescentes, sendo 111 abusos sexuais. A Prefeitura deverá apresentar os dados e, em seguida, expor as ações da rede de proteção e combate à violência contra menores de idade. O evento será aberto ao público.

“A violência contra crianças e adolescentes é um tema delicado que precisa de muita atenção da sociedade. Devemos manter o assunto em pauta para que haja mais esclarecimento da população e, dessa forma, consigamos reduzir as estatísticas. Mogi das Cruzes é uma cidade privilegiada porque possui legislação específica nesse sentido e o SIS que possibilita o registro online dos casos”, destaca o vereador Claudio Miyake.

Fonte: AI