Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 23 de julho de 2016

Fórum de Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Inclusão será realizado na Câmara de Poá

Gisele Santos
O objetivo é trazer à discussão a construção de uma sociedade mais justa e que respeita as diferenças. O evento terá início às 17:30, no Plenário Osvaldo Leite Dantas e é aberto ao público

No próximo dia 27 de julho, próxima quarta-feira, será realizado na Câmara Municipal de Poá o primeiro Fórum de Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Inclusão Social. O objetivo é trazer à discussão a construção de uma sociedade mais justa e que respeita as diferenças. O evento terá início às 17:30, no Plenário Osvaldo Leite Dantas e é aberto ao público.

Idealizado por Altino Campos, o evento que conta com o apoio da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (DEM), o Fórum terá uma programação voltada à apresentação de palestras de especialistas nas respectivas áreas.

Além de expor o conceito e a abrangência no que diz respeito a Mobilidade Urbana, no Fórum serão abordados assuntos como: acessibilidade e inclusão.

Entre os palestrantes estão: Dr. Juliano Melo Duarte, advogado, graduado em Direito e Gestão do Meio Ambiente com foco para Mobilidade Urbana, tema da palestra que deverá abrir o evento. O profissional atuou como assessor técnico da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana da Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá, também como secretário-geral do Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) e Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, tendo atuado, inclusive, como mediador durante uma mesa-redonda sobre o tema, no SENAC-SP.

Também serão abordados outros temas que envolvem a Mobilidade Urbana.

A Inclusão Feminina será o último tema abordado durante o Fórum, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos Políticos da Mulher, Míldima Ferreira Lima, que traz em seu currículo o trabalho desenvolvido como Promotora Legal Popular  conhecida em diferentes países da América Latina também como “agentes multiplicadoras de cidadania”, liderança comunitária que escutam, orientam, dão conselhos e auxiliam outras mulheres a ter acesso à justiça e aos serviços que devem ser procurados quando sofrem algum tipo de violação de seus direitos.

Com temas atuais sobre gestão e inclusão, o Fórum é uma excelente oportunidade para a troca de informações, discussões e apresentações acerca da inclusão de pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. Ao final da exposição dos palestrantes, haverá um debate em torno dos assuntos e, depoimentos de pessoas que vivem a realidade voltada aos temas, diretamente.

Fonte: AI

Eyshila - Deus Cuida de mim!

292 templos podem ser fechados em Franca por irregularidades

Há mais de cinco anos a prefeitura espera que as entidades religiosas façam as alterações necessárias para receber portadores de necessidades especiais

A cidade de Franca, no interior de São Paulo, definiu um prazo para que os templos religiosos da cidade façam as adequações necessárias para atender às exigências de acessibilidade.
O prazo vence no dia 24 de agosto e pelo menos 292 instituições religiosas devem ser fechadas por não conseguirem fazer as alterações exigidas.

Igrejas e templos das mais diversas religiões têm menos de um mês para iniciarem ou completarem as obras para cumprir os requisitos de acessibilidade, se não estiverem prontas no prazo, serão interditadas.

Mas não pense que a prefeitura deu um prazo curto para essas obras, as entidades estão avisadas desde 2011, como explicou o promotor de Justiça Fernando de Andrade Martins ao site GCN.
“Fizemos a primeira reunião com representantes de todos os segmentos religiosos em 10 de agosto de 2011, quando foram alertados do dever de cumprimento dos requisitos de acessibilidade”.

Dois anos depois, em 2013, apenas nove dos 382 imóveis periciados estavam cumprindo a legislação e hoje há mais de 290 deles que não estão prontos para receber pessoas com mobilidade reduzida ou portadores de necessidades especiais.

“Em julho de 2015, tínhamos 327 imóveis periciados e apenas 35 cumprindo a lei”, disse o promotor.
Diante do descaso, foi necessário estipular um prazo final e mesmo assim poucas religiões entenderam a importância de ter acessibilidade.

O vereador Pastor Otávio (PTB) já conversou com muitos pastores da cidade e percebeu que muitas igrejas evangélicas ainda não estão regularizadas. Só entre as Assembleias de Deus, da qual ele faz parte, dos 56 templos da cidade, oito estão sem regularização.

Para falar sobre o tema, o vereador marcou um evento na Câmara Municipal com cerca de 300 entidades religiosas para a próxima semana. A ideia é conscientizá-las sobre a importância de cumprir a lei e assim evitar ter o templo interditado.

Mas não são apenas os templos religiosos que estão sendo vistoriados, a lei de acessibilidade serve também para prédios públicos e particulares de uso coletivo, como explica o promotor.

Fonte: GP

ONU convoca países para ratificar Acordo de Paris no dia 21 de setembro

Líderes mundiais se reunirão no dia 21 de setembro, em Nova York, para ratificar o acordo de Paris sobre mudanças do clima. O encontro, convocado pelo chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, visa a acelerar o processo para restringir as emissões de gases do efeito estufa. No Brasil, o tratado ainda precisa do aval do Senado. Esse é o último passo para que o acordo tenha validade em território nacional.

O pacto firmado pelo país e mais 194 nações no final do ano passado, na capital francesa, quer limitar as mudanças climáticas ao estabelecer metas para frear o aumento da temperatura no mundo. O tratado tem força de lei internacional, com obrigações e recomendações aos países signatários. Cada país deve ter sua própria meta para reduzir emissões poluentes. Para entrar em vigor, é necessário que pelo menos 55 países, responsáveis por pelo menos 55% das emissões globais, ratifiquem o texto.

O acordo estabelece que um valor mínimo de US$ 100 bilhões anuais deverem ser transferidos de países chamados “desenvolvidos” aos mais pobres até 2025, para custear ações de combate à poluição. Concluído em dezembro de 2015, o Acordo de Paris limita o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais, além de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C.

Metas
Para atingir o objetivo, o tratado estabelece metas individuais de cada país para a redução de emissões de gases de efeito estufa. No caso do Brasil, o objetivo é reduzir 37% até 2025 e 43% até 2030 as emissões.

“Isso significa que deveremos, em 2025, ter níveis de contribuição per capta de 6,2 toneladas de carbono equivalente e até 5,4 toneladas de emissões per capta até o ano de 2030. A meta vale para o conjunto da economia”, explica o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Everton Frask Lucero.

Segundo a ONU, o acordo substitui outras metas referentes à diminuição da emissão de gases do efeito estufa estipulada no Protocolo de Kyoto e deve ser revisto a cada cinco anos. Não há previsão no texto de quando as emissões precisam parar de subir para que seja garantida a manutenção do aumento da temperatura entre 1,5ºC e 2ºC.

Brasil
De acordo com Lucero, o país prepara um detalhamento do método usado para cumprir as metas estabelecidas. O compromisso foi assumido após uma série de pesquisas e consultas aos diversos setores da sociedade. Criado para suceder o Protocolo de Kyoto, o tratado deve vigorar plenamente a partir de 2020, ano em que termina a validade do acordo anterior.

“Por exemplo, no setor de florestas e uso da terra, nós indicamos que até 2030 deveremos chegar a um desmatamento ilegal zero e à compensação pela supressão legal de vegetação – que é aquela autorizada pelo código florestal”, aponta.

Na agricultura, a meta brasileira é restaurar e reflorestar uma área de 12 milhões de hectares. Além disso, restaurar mais 15 milhões de áreas degradadas e aumentar em 5 milhões de hectares o sistema de integração lavoura pecuária e floresta. Já no setor energético, o objetivo é aumentar a 18% o uso de biocombustíveis sustentáveis.

“Nós devemos atingir 45% de energias renováveis na nossa matriz energética, sendo que desses 28 a 33% de fonte não hídrica, aí incluída energia eólica e solar. E também esperamos ter ganhos de eficiência energética no setor em torno de 10%”, detalha Lucero.

Segundo o secretário, o governo brasileiro deve divulgar as metas dentro dos próximos meses e viabilizar a implementação das estratégias no país. “Grandes países já indicaram que poderão ratificar o acordo ainda neste ano. Com a aprovação do Acordo pelo Senado, poderemos estar entre os primeiros grandes países a ratificar o acordo. Isso será uma sinalização muito importante para manter o Brasil na liderança dessa negociação e desse processo internacional.”

Fonte: AB

São Paulo recebe hoje mostra de fotos históricas da Guerra Civil Espanhola

Depois passar por cidades dos Estados Unidos, da França, do México, da Espanha e da Hungria, chega ao Brasil a exposição A Valise Mexicana: A Redescoberta dos Negativos da Guerra Civil Espanhola. Com entrada gratuita, a mostra será aberta ao público hoje (23), às 14h, no prédio da Caixa, na Praça da Sé. A exposição ocorre das 9h às 19h até o dia 2 de outubro.

A mostra, em parceria com o International Center of Photography (ICP), marca os 80 anos da Guerra Civil Espanhola, reunindo, em dois andares da Caixa, documentos que estavam perdidos há quase 70 anos. Entre os itens expostos estão 176 imagens, aproximadamente 70 reproduções de revistas da época e dois vídeos, em uma montagem conjunta da Caixa Cultural São Paulo e do International Center of Photography (ICP), com curadoria de Cynthia Young, do ICP.

Os negativos recuperados registram cenas de confronto durante a Guerra Civil Espanhola, que se prolongou de julho de 1936 a abril de 1939, após uma fracassada tentativa de golpe de estado. Todo esse material estava em uma valise que continha 4,5 mil negativos referentes às cenas capturadas pelas lentes dos fotojornalistas Robert Capa, Gerda Taro e David Seymour (Chim), conhecidos internacionalmente, pela difusão das atrocidades que presenciaram durante o conflito.

“[Esse trabalho] trouxe à tona uma estética fotográfica de guerra jamais vista até então. Esses negativos ficaram perdidos por quase 70 anos, muita coisa mudou no mundo desde então. Outro fator importante é termos a oportunidade de ver os contatos dos filmes, a sequência cronológica do olhar de cada um desses fotógrafos”, explicou Camila Garcia, uma das coordenadoras da exposição. Ela é pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC – PUC/SP).

Memória
A pesquisadora contou que, em outubro de 1939, quando as forças alemãs se aproximavam de Paris, Robert Capa deixou a Valise, às pressas, rumo a Nova York, a fim de evitar sua prisão como inimigo estrangeiro ou simpatizante comunista.

O que se sabe é que o fotojornalista deixou todos seus negativos em seu estúdio da Rua Froidevaux 37, sob os cuidados de seu revelador e amigo fotógrafo húngaro Imre "Csiki" Weiss ( 1911-2006). Ela teria sido entregue, em 1941 ou 1942 ao general Francisco Aguilar González, até então o embaixador mexicano em Vichy.

Apenas em 2007 é que a mala foi encontrada na Cidade do México e entregue ao irmão do repórter fotográfico, Cornell Capa.

Robert Capa
O nome verdadeiro de Robert Capa é Endre Ernö Friedmann. Nascido na Hungria, em 1913, ele deixou o país aos 17 anos para estudar jornalismo em Berlim, na Alemanha, onde iniciou a carreira como fotógrafo. Em 1933, mudou-se para Paris, onde conheceu Chim e Taro e nessa mesma década acabou tendo o talento profissional reconhecido após a primeira grande cobertura de guerra, indo para a Espanha. Graças à coragem dele, é possível ver imagens de edifícios destruídos, de batalhas, ou da mobilização para a defesa de Barcelona, ou o êxodo de espanhóis em direção à fronteira francesa.

Chim, cujo nome de batismo era Dawid Szymin, chegou a Paris como imigrante da Polônia com o objetivo de trabalhar para ajudar a família e logo conseguiu emprego de fotógrafo. Mas além do sustento, ganhou fama ao retratar cenas sobre ocorrências policiais.

Na mesma época, a alemã Gerta Pohorylle foi para Paris com o nome de Gerda Taro, tornando-se a primeira mulher a ser reconhecida pelo trabalho em fotojornalismo. Ela retratou cenas dramáticas nas linhas de frente da guerra na Espanha, em companhia de Robert Capa. Ambos chegaram à Espanha, em agosto de 1936 para trabalhar como freelancers e tinham o objetivo de documentar a causa republicana para a imprensa francesa.

Para isso, se posicionaram nas linhas de frente da batalha, onde poderiam captar as melhores imagens. Mas Gerda morreu em meio aos combates, atingida por um tanque de guerra, enquanto cobria a Batalha de Brunete, um momento importante da guerra em 1937, nas proximidades de Madrid. Ela deixou imagens captadas em um treinamento do exército popular em Valência, o front de Segovia, e também fotografias, tiradas enquanto ela cobria a batalha de Brunete.

Já Chim registrou o que acontecia em consequência do conflito, mas fora dos locais de combate, fotografando personalidades importantes e o dia a dia de soldados e camponeses nas cidades afetadas pela guerra.

Fonte: AB

#Rio2016 - Delegações chegam a SP e usam estrutura de clubes para treinamento e aclimatação

Atletas chineses da equipe de canoagem que participarão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já estão em São Paulo e começam hoje (23) a treinar na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Os atletas devem treinar no local até o dia 5 de agosto, quando seguirão para as competições no Rio.

Segundo a USP, quatro delegações treinarão na raia olímpica e na pista de atletismo do Centro de Práticas Esportivas da USP (CepeUSP). Durante o período, haverá intercâmbio cultural entre atletas, alunos, treinadores e organizadores. “Temos equipamento esportivo e estrutura muito bons, pensamos, com esse programa, contribuir, não diretamente com o evento, mas com a integração entre os atletas e alunos”, disse o professor Carlos Bezerra, coordenador do programa USP Olímpica.

Além da delegação chinesa, a USP receberá as equipes de atletismo da França, que treinarão na CepeUsp entre os dias 3 e 13 de agosto; de atletismo da Itália, que treina entre os dias 1º e 17 de agosto, e de canoagem da Rússia, que treina também na raia olímpica entre os dias 5 e 12 de agosto.

Outros clubes
Outros clubes da capital paulista também receberão delegações para os Jogos Olímpicos. O Clube Paineiras do Morumby receberá a equipe de nado sincronizado japonesa entre os dias 6 e 10 de agosto. Na Hebraica, as equipes de natação do Japão e de natação e judô de Israel usam a estrutura para treinamento e aclimatação desde a semana passada e devem permanecer no local até o final da próxima semana.

No Esporte Clube Pinheiros – local onde diversos atletas brasileiros já treinaram e conquistaram dez medalhas olímpicas, caso do nadadores Gustavo Borges e César Cielo, por exemplo – estará a delegação chinesa que chegou no dia 21 de julho e treinará no local até o dia 14 de agosto. A delegação, segundo o clube, é formada por cerca de 350 pessoas, entre atletas, técnicos e preparadores, de 14 modalidades: esgrima, tênis de mesa, badminton, vôlei, boxe, taekwondo, natação, pentatlo moderno, polo aquático, nado sincronizado, levantamento de peso, futebol, ginástica artística e luta olímpica.

Fonte: AB

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Dobradinha PPS/PR ganha cada vez mais força em Ferraz de Vasconcelos-SP

Carla Fiamina
Na noite de quarta-feira (20 de julho), vereador Aurélio da Costa Oliveira (PPS), o Alegrete, pré-candidato a prefeito, ao lado de seu pré-candidato a vice, o médico Luiz Antonio do Nascimento (PR), reuniram mais de cem pessoas, em sua maioria pré-candidatos a vereador pela chapa, no Colégio Andrade, na Vila Corrêa; objetivo do encontro foi preparar o grupo para a corrida eleitoral de 2016, tirando dúvidas sobre normas eleitorais, e reiterar o compromisso da aliança suprapartidária PPS, PR, PSD, PSC, PPL e PTN com o desenvolvimento da cidade

Mais de cem pessoas participaram na noite de ontem (20 de julho) do evento promovido pela aliança suprapartidária PPS, PR, PSD, PSC, PPL e PTN de Ferraz de Vasconcelos-SP. O encontro foi abrigado no Colégio Andrade, na Vila Corrêa. O pré-candidato a prefeito do grupo, o vereador Aurélio da Costa Oliveira, o Alegrete (PPS), e o pré-candidato a vice na dobradinha, o médico Luiz Antonio do Nascimento (PR), foram bastante assediados por quem compareceu, sobretudo com pedidos de fotos e para falar sobre os problemas da cidade. Ao fazerem uso da palavra, lideranças dos partidos do chamado "grupão" explicaram porque decidiram se unir e divulgaram normas eleitorais, a fim de preparar a equipe para o pleito de 2016.

O primeiro a falar foi Luiz Antonio. O geriatra, que tem mais de 30 anos de Medicina e largo conhecimento em gestão na Saúde, não deixou de valorizar a união do grupo, que, segundo ele, é formado por pessoas que querem o bem de Ferraz, cidade onde criou seus filhos, onde viu seus netos nascerem e onde escreveu boa parte de sua história profissional:

"Estou como pré-candidato a vice-prefeito de Ferraz pelo PR e propício a trabalhar para fazer jus a este posto. O Aurélio (Alegrete) é nosso pré-candidato a prefeito. Mas, não trata-se de uma aliança unilateral. O projeto para fazer do município melhor não é meu, nem do Aurélio, nem do partido A ou do partido B. É de vocês. Afinal, a união precisa acontecer entre todos nós: partidos e população", complementou.

O presidente do PSD de Ferraz, o engenheiro Silas Faria de Souza, ao lado de Elio Andrade, também liderança da legenda na cidade, falou que a diferença entre o projeto do arco do qual faz parte de outros é que a aliança PPS, PR, PSD, PSC, PPL e PTN  ouve o povo, para saber onde estão as necessidades de quem vive, estuda e trabalha na cidade: "Os outros grupos políticos impõe as coisas. Isso não funciona", observou.

O advogado Francisco Pereira de Lima, o Doutor Tico, do PPL, disse que o ferrazense já não acredita mais em promessas, sobretudo nas de grandes projetos, como shopping center, alça do rodoanel e Faculdade de Tecnologia (Fatec) - obras que deveriam ter saído do papel na atual gestão, que teve o prefeito eleito afastado pela Justiça no ano passado e que, desde então, tem à frente de forma interina o vice-prefeito.

Ao lado de sua esposa, Priscilla Yokoi, e de sua filha, Manoella, de um 1 ano e meio, Alegrete se emocionou ao falar sobre o município onde a empresa de sua família (Alumínios Alegrete) está instalada há 31 anos e onde começou a dar os primeiros passos na Política. Comprometeu-se a honrar o status de "terceira via" no cenário político local e de uma opção que vai ao encontro dos anseios do povo de Ferraz:

"Cada um aqui estava em seu partido, tocando um projeto individual. O ponto em comum era querer o bem da cidade e se mexer para mudar as coisas. Até porque, se não fizermos nada, agora, que cidade minha filha e os filhos de todos vocês vão encontrar daqui a alguns anos? Moro aqui, meu ganha pão está em Ferraz e daqui não vou me mudar. Pelo contrário, vou trabalhar para que as coisas mudem. Não vamos prometer o que não podemos cumprir, e, sim, trabalhar para colocar o que existe para funcionar, da Educação à Saúde, passando pelo transporte público, pelo Desenvolvimento Econômico, Cultura e Esporte ", reiterou.

Fonte: AI

"Não estamos aqui para prometer construção de hospital, mas, sim, para colocar o que existe para funcionar", afirma Rodrigo Ashiuchi (PR)

Carla Fiamini
Segundo levantamento realizado pela equipe do pré-candidato a prefeito de Suzano-SP, mais de 70% dos casos acolhidos pela Santa Casa de Misericórdia da cidade são decorrentes a diabetes e hipertensão, e deveriam ser tratados nos postos de saúde; proposta dos republicanos é fazer com que as estruturas existentes na rede básica do município operem com funcionalidade e qualidade; e que o acolhimento dos Pronto-Atendimentos (PAs) de Palmeiras e do Dona Benta seja 24 horas

O pré-candidato a prefeito de Suzano pelo PR, o engenheiro e empresário Rodrigo Ashiuchi, diz, enfático, que o partido do qual faz parte não vai concorrer às eleições de 2016 tendo como base promessas, inclusive as de construção de hospitais. Para os republicanos, é preciso, num primeiro momento, colocar para funcionar o que já existe, pois a cidade não sofre com falta de equipamentos, mas, sim com falta de gestão. A rede básica, principalmente, segundo o partido, não funciona no município. É o que demonstra um levantamento realizado pela legenda, recentemente. Mais de 70% dos casos acolhidos pela Santa Casa de Misericórdia, por exemplo, são provenientes de diabetes e de hipertensão: Carla Fiamini

"Fiquei abismado quando tive acesso a esses números. Eles demonstram, com clareza, que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não funcionam como deveriam, não cumprindo com seu papel, que é o de acolher pequena e média complexidade e fazer os encaminhamentos necessários. Quem para numa Santa Casa por causa de diabetes e de pressão alta é porque não teve atenção devida no posto de saúde do bairro onde mora. Daí, é claro que a Santa Casa e outros equipamentos direcionados a casos graves vão ficar abarrotados de gente, e gerando reclamações sem fim. Suzano precisa mudar a forma como encara o setor da Saúde", lamenta Rodrigo Ashiuchi.

Na contramão do que políticos, gestores e até mesmo pré-candidatos já compartilham nas ruas, o PR não vai priorizar em seu plano de governo a construção de mais hospitais e de outros equipamentos de saúde, já que nem remédios simples e materiais básicos os profissionais que atuam nas UBSs da cidade e na Santa Casa têm para atender um paciente:

"Não digo que, caso tenhamos a oportunidade de administrar o município não investiremos em novos prédios. Mas, isso só quando tudo o que já existe estiver funcionando como deveria, com direito a atendimento adequado e humanizado ao cidadão que paga seus impostos e precisa ser acolhido quando está doente, sem que, para isso, se humilhe ou passe por provações, como permanecer por horas esperando sua vez para passar com um médico. Saio às ruas todos os dias, e os depoimentos que ouço sobre a Saúde de Suzano me deixam indignado", complementa o pré-candidato a prefeito.

O PR defende que os Pronto-Atendimentos (PAs), localizados nos dois extremos da cidade, distrito de Palmeiras e região do Dona Benta, passem a funcionar em sistema 24 horas. A agremiação ainda é a favor de uma ampla reestruturação na rede básica do município, para que os postos funcionem sem burocracia e com qualidade, oferecendo consultas, marcação de exames e medicamentos - o que, infelizmente, não acontece da forma como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS):

"Tenho me debruçado muito na questão da Saúde, analisando números. Suzano parou no tempo. Em 2006, por exemplo, tínhamos 199 leitos de internação na cidade. O Cadastro Nacional dos Estabelecimento de Saúde do Brasil (CNES) mostra que, em maio de 2016, eram 84 leitos. A OMS prevê três leitos para cada mil habitantes, ou seja, estamos muito aquém do razoável. Não adianta vir A ou B prometer a construção de mais paredes que não tenham leitos, médicos, medicamentos e instrumentos para atender as pessoas", reitera Rodrigo Ashiuchi.

Foto: Divulgação

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Jornalista russo morre em explosão na Ucrânia

O jornalista russo Pavel Sheremet morreu hoje (20) na explosão de uma bomba colocada no carro em que estava em Kiev, capital da Ucrânia. O repórter saiu de casa, ligou o carro e andou poucos metros antes que o veículo fosse pelos ares. Sheremet vivia no país havia cinco anos e trabalhava para o jornal local Ukrayinska Pravda, que também publica textos em russo.

Segundo o diário, a explosão ocorreu por volta de 7h45 (horário local), perto da Ópera de Kiev. O carro era da diretora do jornal, Olena Pretula, e a polícia investiga o caso como "homicídio premeditado". "O assassinato de um cidadão e jornalista russo na Ucrânia é motivo de grande preocupação do Kremlin", declarou o porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov, pedindo também um inquérito "parcial e rápido" para esclarecer o caso.

Atualmente, a Ucrânia ainda luta para recuperar o controle total das regiões orientais de Lugansk e Donetsk, dominadas por movimentos separatistas pró-Moscou. A guerra civil no país já dura dois anos e meio e deixou aproximadamente 10 mil mortos.

Fonte: AB

Hollande diz que 15 feridos em Nice estão "entre a vida e a morte"

O presidente da França, François Hollande, afirmou hoje (20) que 15 feridos no ataque da última quinta-feira (14) em Nice ainda estão "entre a vida e a morte".

Até o momento, o atentado na Promenade des Anglais deixou 84 mortos, mas o balanço pode se aproximar de 100 vítimas fatais, caso pessoas internadas em estado grave não consigam escapar.

Também nesta quarta-feira, a Assembleia Nacional, câmara baixa do Parlamento francês, aprovou a prorrogação do estado de emergência no país por mais seis meses. A medida está em vigor desde os atentados de 13 de novembro, que mataram 130 pessoas em Paris, mas deveria ser encerrada em 24 de julho, não fosse o ataque em Nice.

Ela aumenta os poderes da polícia para efetuar mandados de busca e prisões e valerá, pelo menos, até janeiro de 2017, se o país não for alvo de mais nenhuma operação terrorista. "Para responder à ameaça, devemos mais do que nunca fazer prevalecer nossa coesão nacional. O povo francês deve permanecer unido na mesma resposta", disse Hollande.

Nice
O ataque em Nice foi cometido por Mohamed Lahouaiej Bouhlel, um franco-tunisiano de 31 anos, que dirigiu um caminhão em alta velocidade sobre uma multidão que assistia à queima de fogos de artifício em comemoração à Queda da Bastilha, data nacional da França. O atentado foi reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Fonte: AB / Foto: Alberto Estevez/Pool/Agência Lusa