Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Câmara de Poá parabenizam Jornal Lógica por 15 anos de circulação

Gisele Santos
O documento que oficializa o reconhecimento foi abonado por unanimidade na última terça-feira (20 de outubro), no plenário “Osvaldo Leite Dantas”, na Câmara de Poá

Os vereadores Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, e Jeruza Lisboa Pacheco Reis, parabenizaram com Voto de Congratulação, o aniversário de fundação do Jornal Lógica, que há 15 anos circula na região, em nome da diretora, jornalista responsável e idealizadora Edmara Martins Soares. O documento que oficializa o reconhecimento foi abonado por unanimidade na última terça-feira (20 de outubro), no plenário “Osvaldo Leite Dantas”, na Câmara de Poá.

Sempre pautado pela ética e profissionalismo, o Periódico divulga notícias de toda a região do Alto Tietê, mensalmente.

No requerimento apresentado por Edinho do Kemel, o parlamentar relata a história do jornal, desde sua fundação em 14 de setembro de 2.000.

“O Jornal Lógica merece todo o nosso reconhecimento, são 15 anos de história, com informação de qualidade e isonomia. Trabalho de extrema importância na vida dos cidadãos. Se chegaram até aqui é porque há competência. Essa é uma simples homenagem, mas é de grande valia diante do trabalho que é realizado”, destacou Edinho do Kemel.

O periódico que, abarca ainda conteúdos voltados para um público adepto às revistas, além de política, cidades, entre outros assuntos, também recebeu homenagens da vereadora Jeruza Reis, que redigiu documento de igual teor.

“São 15 anos de aniversário e circulação do Jornal Lógica e mais de 30 anos na estrada jornalística da querida Edmara. Me recordo, plenamente, dos tempos do "Diálogo Regional", em que a Edmara era colunista e escrevia poesias, onde contribuiu, efetivamente, para contexto social-político, depois se consagrando com o jornal, de forma autônoma e independente”, ressaltou Jeruza Reis.

Fonte: AICMP

Prefeito de Ferraz Izidro muda data da comemoração do Dia do Serviço Público

Pedro Ferreira
A data comemorativa ao Dia do Servidor Público ocorre no próximo dia 28, porém, em Ferraz de Vasconcelos, o prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB) resolveu transferir o ponto facultativo para o dia 30 do corrente. Com isso, a categoria ganhará mais um final de semana prolongado, já que, no dia 02 se dá o feriado nacional de Finados. Na cidade, estimativa a existência de mais de 3,4 mil funcionários públicos incluindo o Executivo e o Legislativo.

Em todo caso, a decretação do ponto facultativo no dia 30 deste mês, não abrange os servidores que trabalham nos chamados serviços essenciais, entre eles, nos cemitérios do Cambiri e da Saudade, no Jardim Bela Vista, escala de plantões, atendimento de ambulância, coleta de lixo e de varrição de ruas. Por isso, esses trabalhadores devem receber por serviços extraordinários, no entanto, a medida não se aplica aos que atuam por turnos como é, por exemplo, a situação específica de guardas municipais.

Por sua vez, o Dia do Servidor Público foi instituído no governo do então presidente, Getúlio Vargas, quando o mandatário criou o Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Já no ano seguinte, o País passou a contar com o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil. Na realidade, as leis que regulamentam os direitos e deveres de servidores públicos estão contidas no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, norma pelo qual sacramentou a comemoração destinada os funcionários das três esferas, ou seja, da união, estados e municípios.

Para ser servidor público de carreira é preciso participar de concurso e, ao mesmo tempo, ser aprovado no mesmo garantindo assim a vaga enquanto profissional, contudo, a legislação prevê em casos específicos, isto é, para o exercício de cargos de chefia, direção e assessoramento direto a nomeação em comissão e, portanto, de livre exoneração. Em geral, o servidor público deve ser prestativo e educado, justamente, por atender a população de uma determinada localidade. Em suma, trabalham com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas.

Fonte: AICMP.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CIS de Ferraz ensina a fazer produtos natalinos

Adriana Bernardo

O Centro de Integração Social (CIS), vinculado ao Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos, abriu espaço em sua programação para a realização de seis oficinas de confeitaria especiais: biscoitos natalinos, bolo natalino e panetone trufado. As oficinas são gratuitas e estão acontecendo nas manhãs de terça-feira, nas instalações do CIS.

Ainda restam inscrições para os cursos de bolo natalino e de panetone trufado, que acontecem nos dias 3, 10, 17, e 24 de novembro, finalizando-se no dia 1° de dezembro, das 13 às 17 horas. Os interessados devem ir pessoalmente ao Centro de Integração Social, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 199 – Centro.

De acordo com Magaly Soliman Souza, coordenadora do CIS, o objetivo dos cursos é oferecer aulas práticas, com demonstração e degustação dos produtos. “Já estamos pensando nas festas natalinas, que estão chegando. Com esses cursos nossos alunos têm mais estas opções para produzirem produtos de época que contribuirão para geração de renda extra”, destacou a coordenadora.

Para a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, presidente do Fundo Social, a ideia é potencializar os talentos e valorizar as atividades que podem gerar recursos para os alunos. “O momento econômico do país é crítico, como todos sabem, mas no CIS existem excelentes opções para que as pessoas possam aprender diversos cursos a partir de seus talentos, que são inúmeros em nossa cidade. Por isso, a procura por estas oficinas está bastante grande, demonstrando mais um sucesso do CIS de Ferraz”.

Sobre o Centro de Integração Social
O Centro de Integração Social (CIS) é um espaço que oferece cursos de qualificação profissional gratuitos aos munícipes de Ferraz de Vasconcelos. Vinculado ao Fundo Social de Solidariedade, atualmente o equipamento dispõe de 16 cursos: Artesanato em couro, Cabelereiro, Chocolataria, Confeitaria, Costura, Costura industrial, Crochê, Decoração com flores, Escultura com balões, Libras, Manicure e pedicure, Organização de eventos, Padaria artesanal, Panificação, Pintura em tecido e Pintura em tela.

O CIS, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, funciona na região central de Ferraz de Vasconcelos, para que o acesso de seus frequentadores seja facilitado. O equipamento também leva seus cursos para outras entidades, por meio da SMPDS, como Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Juventude, Centro de Convivência do Idoso (CCI), Escola Municipal de Educação Especial Monteiro Lobato e outras entidades parceiras.

Fonte: SCFV

Supremo recebe parte de investigação da Operação Zelotes

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu hoje (21) parte da investigação da Operação Zelotes, da Polícia Federal (PF), que cita o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e o deputado federal Afonso Motta (PDT-RS), líder do partido na Câmara e ex-diretor do grupo de comunicação RBS. A Zelotes investiga a manipulação de julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. A PF estima que foram desviados mais de R$ 19 bilhões.

Os detalhes da investigação não foram divulgados poque o processo está em segredo de Justiça. O inquérito sobre a operação tramitava na Justiça Federal do Distrito Federal, mas foi remetido ao Supremo em função da citação de Nardes e Motta, que têm foro por prerrogativa de função e só podem ser julgados pela Corte. O processo foi distribuído para a ministra Cármen Lúcia, que deverá decidir se a investigação será aberta.

A Operação Zelotes está na segunda fase das investigações. A primeira foi deflagrada no dia 26 de março deste ano e descobriu um esquema de fraude no Carf, por meio do qual uma quadrilha, segundo a Polícia Federal, fazia um “levantamento” dos grandes processos no conselho, procurava empresas com altos débitos com o Fisco e oferecia "facilidades", como a anulação de multas.

A segunda fase, em setembro, cumpriu mandados de busca e apreensão em escritórios de contabilidade no Distrito Federal, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

A Agência Brasil entrou em contato com as assessorias do TCU e da liderança do PDT e aguarda retorno.

Fonte: AB

Ricardo Massa quer inscrições em todo o ano letivo de nas escolas

Gisele Santos
Projeto de lei obriga inscrições na rede municipal de ensino durante ano letivo

O objetivo, de acordo com o idealizador da matéria, é registrar oficialmente a real demanda de vagas, bem como o déficit para estudos posteriores a fim de otimizar a educação municipal.

O vereador Ricardo Massa (PP) apresentou e teve aprovado, em primeira votação, nesta terça-feira (20 de outubro), durante sessão ordinária, o projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade em efetuar todas as inscrições na rede municipal de ensino por todo o período do ano letivo em Poá.

O documento será apreciado em segundo turno na próxima semana.

O objetivo, de acordo com o idealizador da matéria, é registrar oficialmente a real demanda de vagas, bem como o déficit para estudos posteriores a fim de otimizar a educação municipal.

“Essa proposta visa garantir o direito sagrado e universal à educação, com a efetivação das inscrições de todas as crianças do município, por todo o ano letivo”, destacou.
A proposta obriga o município criar instrumentos para a efetivação de todas as inscrições na rede municipal ao longo do ano e prevê que a regulamentação da lei no prazo de 30 dias após a publicação.

Fonte: AI

Sancionada a lei sobre projeto de Jeruza Reis que autoriza transporte de animais domésticos em ônibus

Gisele Santos

De acordo com a proposta apresentada pela parlamentar, o transporte de animal doméstico vivo, de pequeno porte, será permitido se forem atendidas condições como: a apresentação de certificado de vacina (por parte do passageiro), emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária

O Executivo poaense sancionou uma lei proveniente de um projeto de autoria da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis que autoriza disciplinar o transporte de animais domésticos no serviço municipal de transporte coletivo de passageiros no município de Poá. A promulgação ocorreu em 20 de outubro, com a publicação, a lei já está em vigor.

Quando aprovado pelo Legislativo, a parlamentar explicou que a motivação para apresentação do projeto se deu após o pedido de protetores de animais e veterinários.

“Este projeto atende ao pedido de protetores de animais, bem como de veterinários que se sensibilizaram com a dificuldade encontrada por pessoas que não possuem veículo próprio para fazer o transporte de seu animal”, destacou a vereadora.

De acordo com a proposta apresentada pela parlamentar, o transporte de animal doméstico vivo, de pequeno porte, será permitido se forem atendidas condições como: a apresentação de certificado de vacina (por parte do passageiro), emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Também que o animal possua e o máximo 10 quilos e esteja acondicionado em recipiente apropriado para transporte, desde que garantida a sua segurança, vedando, portanto, dejetos, água e alimentos, preservando a higiene e o conforto dos passageiros.

A exigência é de que o recipiente para o acondicionamento do animal deverá ser contêiner de fibra de vidro ou material similar resistente.

O carregamento e descarregamento do animal doméstico também deverá ser realizado sem prejudicar a comodidade e segurança dos passageiros e de terceiros, sem acarretar a alteração no cumprimento do quadro de regime de funcionamento da linha.

Contudo, a proposta prevê que o transporte de animais não seja realizado entre as 6h e 9h e das 16h e 19h.

A matéria limita a no máximo dois o número de animais a serem transportados a bordo do veículo por viagem.

“Algumas pessoas têm uma relação muito próxima com seu animal de estimação e não há como separar essas pessoas dos animais que fazem parte da família. Esse projeto de lei vem atender a parcela da população municipal de baixa renda, que não tem condições de custear o transporte particular de seus animais de estimação, observando as restrições previstas”, elucidou a vereadora.

Ainda de acordo com a lei, fica impedido o transporte de animal que por sua espécie, ferocidade, peçonha ou saúde, que comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.


O não cumprimento pelas empresas que compõem o serviço coletivo municipal de passageiros das disposições contidas nos artigos anteriores poderá acarretar sanção de natureza pecuniária, no valor de mil reais, a ser aplicada em dobro em caso de reincidência.

Fonte: AI

Carbono emitido por incêndios na Indonésia excede emissões dos EUA

Os incêndios que atingem vastas áreas da Indonésia emitem diariamente mais gases de efeito estufa na atmosfera do que a economia norte-americana, de acordo com estimativas de organizações ecológicas.

Há quase dois meses, milhares de incêndios, causados por queimadas em áreas agrícolas, envolvem os países vizinhos numa densa nuvem de fumaça, causando doenças respiratórias e levando países como a Malásia a fechar escolas e cancelar voos.

Com base em dados da Global Fire Emissions Database, o World Resources Institute (WRI) mostrou, em relatório divulgado recentemente, que desde setembro as emissões de carbono provenientes dos incêndios tinham excedido a média diária dos Estados Unidos em 26 dos 44 dias.

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, depois da China.

“A queima de áreas pantanosas de extração de turfa é significativa para as emissões de gases de efeito estufa porque essas áreas armazenam as maiores quantidades de carbono na Terra, acumuladas ao longo de anos”, explica o WRI, referindo-se à grande parte dos locais afetados pelas chamas.

“Drenar e queimar essas áreas para a expansão agrícola, como a conversão para produção de óleo de palma e celulose, resulta em enormes picos de emissões de gases de efeito estufa”, acrescenta o instituto.

A Malásia, que nas últimas semanas tem determinado o fechamento das escolas, voltou a fazê-lo hoje, devido ao terceiro dia consecutivo com níveis de poluição muito elevados.

Fonte: AB

Miyake e Alckmin querem implantar carretas para diagnóstico do câncer bucal

Júlia Guimarães
Durante audiência realizada hoje, no Palácio dos Banceirantes, o governador Geraldo Alckmin manifestou-se positivamente ao projeto proposto pelo mogiano Claudio Miyake

O presidente do Conselho Regional de Odontologia (CROSP), o vereador mogiano Claudio Miyake, reuniu-se hoje (20) com o governador Geraldo Alckmin. Durante a audiência exclusiva, no Palácio dos Bandeirantes, Miyake apresentou várias propostas de interesse da Odontologia e propôs a criação de unidades móveis de diagnóstico e prevenção do câncer de boca. Alckmin manifestou-se favoravelmente ao projeto e informou que nos próximos dias vai levar o assunto à Secretaria de Estado da Saúde.

A proposta de Claudio Miyake é para que o Estado faça o investimento no fornecimento dos equipamentos e dos veículos necessários à implantação do projeto e que o CROSP seja parceiro, através da participação dos cursos de Odontologia do Estado de São Paulo e das entidades de classe como APCD, ABCD e outras. “A incidência do câncer de boca vem crescendo, sendo que milhares de novos casos são diagnosticados anualmente no país. É importante que possamos ampliar o serviço de prevenção e diagnóstico precoce, uma vez que quatro mil pessoas vão a óbito todos os anos, em razão da doença”, ressaltou Miyake.

O governador Geraldo Alckmin aprovou a proposta e afirmou que tratará do assunto com o secretário de Estado da Saúde, David Uip, em breve. “O diagnóstico e a prevenção do câncer de boca é uma pauta importantíssima e existe a possibilidade de firmarmos essa possível parceria, uma vez que já temos as carretas de prevenção do câncer de mama no Estado. Na próxima semana terei uma audiência com o professor David Uip e conversarei com ele a respeito”, informou.

Outra solicitação, feita também por meio de ofício, foi para que o governador encaminhe à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê o plano de cargos e carreiras dos cirurgiões-dentistas vinculados ao Estado, assim como a equiparação salarial com a classe médica. “Esse é um compromisso do Governo do Estado com o CROSP. Nesse ano, tivemos queda de arrecadação, mas acredito que em 2016 possamos analisar o assunto”, disse o governador.

Durante a audiência, Claudio Miyake também apresentou a Alckmin os resultados completos do estudo de fluoretação das águas dos 645 municípios paulistas. Ele ainda pleiteou que seja dada continuidade ao programa e concurso “A Saúde Bucal” promovido em parceria com o Governo do Estado nas escolas da rede estadual de ensino.

Miyake ainda forneceu ao governador dados gerais sobre o Conselho, que reúne 110 mil profissionais em todo o Estado de São Paulo, e fez um resumo de suas ações à frente do órgão nos últimos dois anos. “É uma alegria receber o presidente do CROSP, doutor Claudio Miyake. Tivemos uma pauta muito positiva e mostrou o brilhante trabalho que  o Conselho tem realizado”, destacou Alckmin.

Mogi das Cruzes
Ao final da audiência, Claudio Miyake deu de presente ao governador uma camisa do time Mogi das Cruzes-Helbor de Basquete, que disputará a finalíssima do campeonato paulista 2015 no próximo sábado contra a equipe de São José dos Campos. “O governador agradeceu o presente, que encaminhei em nome do prefeito Marco Bertaiolli e de toda a cidade de Mogi das Cruzes”, conta Miyake.

Fonte: AI

Ferraz vai incluir o Dia do Cabeleireiro no calendário oficial de eventos

Pedro Ferreira
Em Ferraz de Vasconcelos, o Dia do Cabeleireiro e atividades afins a ser comemorado, anualmente, em 03 de novembro, deverá fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade. A homenagem a essa categoria profissional foi aprovada em primeira discussão na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 19. Agora, o texto de autoria do vereador, Willians Santos (PSB), o Willians do Gás espera ser votado em segundo turno, o que poderá acontecer na próxima segunda-feira, dia 26, para depois ir à sanção do Poder Executivo.

No Brasil, além da profissão de cabeleireiro ou barbeiro regulamentado por meio do decreto lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012, considera-se como atividade correlata o trabalho de manicure, pedicure, podólogo, depiladora, maquiadora e visagista, ou seja, técnico especializado em embelezamento do rosto. No País, por sugestão da Federação Nacional dos Cabeleireiros a data alusiva é o dia 03 de setembro. Já o dia 11 de novembro também ficou conhecido em algumas cidades brasileiras, justamente, por ser o dia do padroeiro da categoria São Martinho de Porre.

Para Willians do Gás, independentemente, dessa profusão de datas comemorativas, trata-se de uma profissão honrada e, portanto, merecedora de ser incluída no calendário oficial de eventos do município. A meta, segundo ele, é valorizar esses profissionais que contribuem com a economia nacional mesmo em época de crise gerando emprego e renda e, sobretudo, levantando a autoestima das pessoas. Além disso, devido à convivência, o cabeleireiro ou barbeiro acaba tornando-se um verdadeiro “psicólogo” de sua clientela. O vereador disse ainda que pretende incentivar que na data, isto é, em 03 de novembro de cada ano seja feita uma ação social.

Neste caso, em parceria com a administração local, os profissionais que atuam no município fariam o corte de cabelo e, ao mesmo tempo, proporcionariam o embelezamento de munícipes de maneira gratuita, principalmente, de moradores residentes em bairros da periferia. “Na realidade, estamos fazendo um justo reconhecimento aos cabeleireiros e colegas afins que tanto merecem e por exercer uma profissão muito nobre”, diz Willians do Gás. Formado na área, mas, sem nunca ter trabalhado no setor, já que, na ocasião, optou por atuar como metalúrgico, o vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, elogiou Willians do Gás por homenagear a categoria na cidade.

Fonte: AICMFV