Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 25 de setembro de 2010

Artigo: Pedro Campos Fernandes - Como profetizou Pelé...

Pedro Campos Fernandes
Até a semana passada parecia que a eleição seria apenas para presidente. Aos poucos, notou o povo que terá que votar em outros cargos. A eleição para governador entrou agora em cena.

O estranho sistema de divisão do horário na TV faz com que sejam apenas dois partidos, dois candidatos. Em vez de eleição, teremos um plebiscito. Ou este ou aquele.

Debates são programas mais esclarecedores que o horário eleitoral, que deveriam alcançar a todos, em horário nobre. Mas por algum indizível motivo, só acontecem tarde da noite.

Ninguém sabe quantos candidatos a governador estão na disputa. Em São Paulo, por exemplo, sabe-se de Geraldo e Mercadante, os outros não contam. O mesmo é com a eleição para presidente. Dilma ou Serra, ninguém mais.

Quando votamos em presidente e em governador, votamos também em um vice de cada um, cargo obscuro, mas que poderia nos ajudar na escolha. No caso dos senadores, votaremos em dois suplentes para cada.
Outra coisa que não entrou ainda na cabeça dos eleitores: terem que votar em dois candidatos a senador. Na realidade, poucos sabem o que é senador ou o que ele faz.

Se já é difícil escolher um, o que se dirá de dois? Esta bigamia eleitoral complica. Se vamos votar em um por simpatia, como votar também em seu adversário?

Tem quem ache que deputado federal e senador podem receber voto do país inteiro, assim como os candidatos a presidente. Algo está errado. Será proposital esta desinformação toda?

A campanha de esclarecimento feita pela TV é muito acanhada, não sensibiliza o eleitor a refletir sobre o que é eleger tanta gente – seis – mais vices e suplentes, e para que serve cada um deles.

Está claro o que fazem governador e presidente: governam e mandam executar. O deputado federal representa o povo, o senador representa o Estado que o elegeu no congresso nacional e junto ao poder executivo.

Deputado estadual faz leis para o seu estado e fiscaliza o governador. Deputado federal faz leis para o país, traz verbas e melhorias para o seu Estado e fiscaliza o presidente.

Uma coisa que vai tumultuar a eleição é a obrigatoriedade de apresentar um documento oficial com foto para poder votar. Por que não pensaram nisso antes, com tempo para emitirem títulos eleitorais com a foto do cidadão?

Estas são confusões criadas pela lei eleitoral. Pela qualidade ética dos legisladores, só em uma nova constituinte a reforma política poderá ser votada com seriedade. Enquanto isso vale a conveniência dos congressistas.

Para piorar, como profetizou Pelé há 30 anos, o brasileiro não sabe votar, ainda escolhe seus candidatos com o coração, por isto deixa-se seduzir por um e pronto, os outros viram “inimigos”.

De qualquer forma as eleições estão aí. A mídia, candidatos, cabos eleitorais e formadores de opinião como você e eu, não só podemos como devemos ajudar no esclarecimento ao eleitor comum.

Se nada for feito, após as eleições vamos novamente lamentar por ter que esperar mais quatro anos para fazer o que pode ser feito agora.

Pedro Campos FernandesSecretário Executivo da AMAT – Associação de Municípios do Alto Tietê * Empresário * Formado em Expressão Verbal no Instituto Reinaldo Polito * Historiador da vida do Padre Eustáquio * Palestrante sobre os temas “Desperdício de Água, Excesso de Lixo” e “A Arte de se Relacionar” * Coordenador Político do PMDB em Poá * Vereador de Poá de 1996 a 2000, pelo PMDB * Secretário de Estratégia e Desenvolvimento de Poá de 2004 a 2008, quando foi: - Supervisor da Comunicação Social - Coordenador do Plano Diretor de Poá - Representante do prefeito na AMAT * Presidente da Associação Comercial e Industrial de Poá - 1994 a 2004 * Conselheiro do E C XI Paulista, de Poá * Sócio Honorário da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Poá * Fotógrafo Profissional pela Fuji Film do Brasil * Fotógrafo internacional da Good Year de 93 a 96 * Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Poá, de 84 a 88 * Coordenador do Conselho Carcerário da Cadeia Feminina de Poá – de 97 a 99 * Conselheiro da Escola Arcanjo Micael, de Pedagogia Waldorf, de 80 a 82 * Diretor do semanário Novojornal de 78 a 93


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Poá comemora chegada da Primavera com exposição de quadros

Para comemorar a chegada da Primavera, o Centro Cultural Casa da Estação de Poá deu início a exposição “Primavera Estação das Flores” que conta com cerca de 30 telas confeccionadas por artistas de toda a região do Alto Tietê, especialmente para retratar a beleza da natureza e o encanto das flores.

A Primavera teve início nesta quinta-feira, dia 23, mas o Centro Cultural está com a exposição montada deste o início da semana. Para o Secretário de Cultura, Douglas Aspasio, o que mais chama a atenção dos visitantes são as cores com as quais dão “vida” ao cenário dos quadros. “Para que pudéssemos certificar a qualidade desta exposição foi feito um critério de seleção para que fosse analisada a relação entre o tema, as telas e também a ousadia de criatividade dos artistas”, explicou.


Inspiradas nas flores e trazendo imagens da flora, as obras podem ser apreciadas gratuitamente na Casa da Estação, que está situada na Praça Atílio Santarelli, região central do município, em frente à estação férrea de Poá. Vale ressaltar que o espaço agora fica aberto somente de segunda à sexta-feira, das 08 às 17 horas.

Fonte: Secretaria de Comunicação / Foto: Fernando Nascimento

Guarda Municipal de Suzano fará teatro nas escolas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano apresentará nas escolas do município uma peça teatral para trabalhar a prevenção à violência entre crianças e adolescentes. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23/9), durante workshop sobre Cultura de Paz em Suzano, realizado pelo Gabinete Integrado de Prevenção à Violência. A atividade, que prossegue nesta sexta-feira (24/9), reuniu cerca de 100 diretores das redes públicas municipal e estadual, particular e convidados neste primeiro dia, no auditório da Secretaria Municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência.

De acordo com o secretário Hamilton Luiz da Silva, a peça teatral faz parte da mudança de perfil da GCM, que atua desde o início desta administração, em 2005, como uma guarda cidadã. “Todo o nosso trabalho é voltado à Cultura de Paz. A GCM tem hoje um perfil de mediadora de conflitos, e adotará uma postura de prevenção à violência nas escolas por meio do teatro”, disse.

O comandante da Guarda Municipal, Antônio Rodrigues Coelho, informou que o teatro nas escolas será desenvolvido por um grupo de nove agentes, e a agenda de apresentações será definida posteriormente. “Detectamos os que tinham visão de artista e propusemos temas”, disse. Segundo ele, os ensaios vêm acontecendo e a estreia dos GCMs será em 7 de outubro, durante o Encontro de Guardas Civis Municipais do Alto Tietê, que será realizado em Guarulhos.

O secretário municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência destacou a importância da realização de um workshop sobre Cultura de Paz pelo Gabinete Integrado: “Trata-se de uma iniciativa inédita e ousada, por integrar as redes pública e privada de ensino, reunindo 200 diretores. É um esforço conjunto para que todos previnam a violência no dia a dia, pois temos de ter uma linguagem única para que a Cultura de Paz se torne algo efetivo e permanente”, disse.

Silva também salientou a iniciativa da sociedade civil, durante o evento, de fazer um abaixo-assinado solicitando a votação na Câmara, em caráter de urgência, do projeto de lei 202/10, que institui em Suzano a Semana da Cultura de Paz, protocolado em 18 de maio. “Recebemos pedidos da comunidade e as assinaturas começam a ser colhidas esta semana”, afirmou.

O professor coordenador de oficinas da Diretoria Regional de Ensino, Carlos Magno, que falou em nome da rede estadual de ensino no município no evento, elogiou a iniciativa. “Esta é uma integração extremamente produtiva, pois cria uma maturação desde as séries iniciais sobre a Cultura de Paz”, observou.

Virgínia Luz Schmidt, do Instituto Sou da Paz, que faz parte do Gabinete Integrado e fez uma sensibilização voltada ao desarmamento nas escolas, também salientou a importância de se reunir as redes pública e privada em torno na prevenção à violência. “Os diretores aqui reunidos são multiplicadores. Se eles conseguirem sensibilizar o público com que lidam para este trabalho, com certeza atingiremos a cidade como um todo”, disse.

A abertura do evento também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Sônia Maria Portella Kruppa. A atividade é apoiada pela Masuda Saúde e Odontologia, Drogaria Santa Suzana e Delta Alarmes.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Suzano

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vox Populi e Datafolha divulgam pesquisas

E os institutos Datafolha e Vox Populi, divulgam resultados das mais recentes pesquisas, sobre as intenções de voto para presidente da República.

Secretaria de Meio Ambiente de Poá remove árvores doentes da Praça da Bíblia

 A Secretaria de Meio Ambiente de Poá colocou em prática desde o início desta semana, dia 20 um plano emergencial de remoção de árvores nas Praças da Bíblia e Santo Antonio. A medida foi tomada após uma vistoria em todas as praças do município que constatou que parte da vegetação desses locais está sendo atacada por fungos apodrecedores.


Segundo o diretor da pasta, Cláudio Luiz Fogaça, a decisão das remoções foi um pedido do prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, que também enfatizou que os locais afetados não devem sofrer com as alterações, uma vez que, haverá plantio de novas árvores. “O risco de queda, principalmente de galhos tem colocado em risco a passagem dos pedestres que transitam por essas praças”, explica o diretor.


Vale ressaltar que a remoção de árvores somente pode ser feita por pessoas autorizadas, ou seja, funcionários da Prefeitura ou bombeiros. No caso das remoções a serem realizadas pela equipe de Meio Ambiente, a ação só ocorre porque a vegetação doente está afetando não apenas as pessoas, como principalmente a própria área verde que ainda está saudável.

Vários são os motivos pelos quais as árvores ficam doentes, como plantio incorreto, cupins, entre muitos outros e, de acordo com o diretor, nem sempre é fácil identificar quando a árvore está em risco de queda. “Por isso, além de promovermos um trabalho efetivo de inspeção em todo o município periodicamente, também contamos muito com a população, que também pode acionar o Departamento da Defesa Civil, por exemplo, por meio do 199, para denunciar algum possível risco de queda”, enfatizou.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Poá/Fotos: Julien Pefeira

Testemunho de Gianna Jessen, que sobreviveu a um aborto parte 1

Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine Jr sobre as eleições 2010.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

No Dia Mundial Sem Carro, veja 100 motivos para andar a pé

Especialistas mostram por que vale a pena calçar o tênis e praticar a caminhada
É bom andar a pé, como diz a música de Wilson Simoninha. E, no dia 22 de setembro, você tem um motivo a mais para isso: aderir às ações do Dia Mundial sem Carro, criado em 1996 pelos franceses em protesto à poluição ambiental. De lá para cá, cidades do mundo engajaram-se no movimento.

A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, que tonifica o corpo e queima muitas calorias , afirma a personal trainer do MinhaVida, Valéria Alvim. E, se você ainda está em dúvida quanto a deixar o carro na garagem, acompanhe as dicas abaixo.

Os consultores da MPR e autores do Guia de Corrida, Fábio Rosa e Emerson Gomes, listam a seguir cem motivos capazes de convencer qualquer pessoa a abrir mão do volante, e não só uma vez por ano. Mas sempre que possível. Acompanhe:



1- Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando no combate do stress, ansiedade e depressão.

2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos

3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora

4- Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora

5- Melhora a circulação sanguínea

6- Auxilia na prevenção de varizes

7- Auxilia no controle da pressão arterial

8- Auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL(bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol)

9- Aumenta a massa muscular 10- Melhora a atividade do sistema imunológico

11- Ajuda a prevenir a osteoporose, através da compressão imposta aos ossos pelo impacto da caminhada

12- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário

13- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigênio

14- Auxilia no combate a diversos tipos de câncer 15- Alivia os sintomas da TPM

16- A caminhada durante a gestação pode facilitar o parto, por manter a musculatura firme

17- Acelera a recuperação pós-parto

18- Acelera a recuperação de cirurgias

19- Aumenta a força dos membros inferiores

20- Melhora flexibilidade

21- Acelera a atividade do sistema nervoso, auxiliando na condução de impulsos

22- Auxilia no controle postural, pois exige sustentação do tronco

23- Diminui riscos de derrame cerebral

24- Auxilia no controle e prevenção da diabetes

25- Ajuda a prevenir a obesidade

26- Auxilia no combate ao tabagismo

27- Melhora a auto estima

28- Combate a insônia

29- Praticamente sem contra indicações

30- Você fica mais disciplinado, pois caminhando para o trabalho, há horário a cumprir e com isso impõe um ritmo a seu organismo

31- Tem baixo custo. Basta apenas um calçado confortável com amortecedor

32- Aumenta o contato com o meio ambiente, ficando livre do ar condicionado do carro e do escritório

33- Auxilia na absorção de vitamina D, se realizada durante o dia devido à irradiação solar

34- Sem pegar o carro, você colabora com o trânsito

35- Colabora com o controle da emissão de gases que provocam o aquecimento global

36- Você fica livre dos congestionamentos e do stress que os engarrafamentos provocam aos motoristas

37- Deixando o carro na garagem, você gasta menos dinheiro com combustível

38- Você economiza com o altíssimo valor cobrado pelos estacionamentos

39- Pode fazer suas comprar durante a caminhada de ida e volta ao trabalho, evitando a perda de tempo em se deslocar somente para isso

40- Caminhar nas ruas permite observar melhor a arquitetura dos prédios e descobrir lugares nunca antes observados

41- Caminhar nos parques permite observar a natureza

42- Aumenta a percepção de umidade e temperatura

43- Caminhar em contato com a natureza pode reduzir ainda mais a ansiedade, pois a cor verde traz tranqüilidade

44- Podemos observar as nuvens no céu, o que dificilmente pode ser feito dentro de um carro

45- Podemos ver o nascer do sol enquanto caminha em direção ao trabalho 46- Podemos desenvolver a audição prestando atenção nos sons dos carros que se aproximam

47- Em um parque, podemos ouvir o cantar dos pássaros

48- Podemos ver o pôr do sol enquanto voltamos do trabalho

49- Enquanto caminhamos, podemos conversar com os amigos

50- Caminhando diariamente, você fica em forma e pode até economizar com a academia

51- Você ganha uma maior resistência aeróbica

52- Auxilia na tonificação da musculatura dos membros inferiores;

53- Aumenta o seu gasto calórico

54- Fortalece os tendões

55- O impacto da caminhada rápida ajuda na calcificação dos ossos, retardando ou evitando aosteoporose, problema que afeta principalmente mulheres

56- Ajuda a controlar a ansiedade

57- Combate a depressão

58- Controla a pressão arterial

59- Contribui para a diminuição dos valores da freqüência cardíaca de repouso (basal)

60- Estimula a socialização

61- Trabalha o equilíbrio do corpo

62- Fortalece as articulações

63- Reduz risco de arteriosclerose

64- Reduz o risco de AVC (acidente vascular cerebral)

65- Reduz risco de infarto do miocárdio

66- Auxilia no controle do colesterol

67- Auxilia no controle do diabetes

68- Aumenta a eficiência do sistema imunológico

69- Age no controle do estresse

70- Reduz o risco de câncer no cólon

71- Auxilia na prevenção do reumatismo

72- Ajuda na melhora da disposição para o dia-a-dia

73- Combate sentimentos de inadequação

74- Melhora a auto-estima

75- Ajuda no controle da obesidade

76- Diminui o risco de lesão devido ao baixo impacto (comprando à corrida)

77- Auxilia no ganho da massa óssea

78- Diminui o risco de varizes

79- Diminui o risco de lombalgia

80- Contribui para o aumento da flexibilidade 81- Aumenta a resistência anaeróbica 82- Ajuda a corrigir vícios posturais

83- Melhora a estabilidade articula

84- Contribui para a melhora de problemas de circulação

85- Considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos do ponto de vista ortopédico e cardiovascular

86- Ajuda a fortalecer braços e troncos (se houver boa utilização dos braços, no movimento da caminhada)

87- Ajuda na oxigenação cerebral, auxiliando na circulação do sangue pelo corpo

88- Traz a sensação de bem-estar

89- Auxilia no aumento da força

90- Reduz o risco de câncer de mama

91- Ajuda a combater a insônia

92- Aumenta a produção endorfina

93- Auxilia no combate à asma

94- Auxilia no trabalho digestivo

95- Melhora o metabolismo energético

96- Combate os radicais livres

97- Melhora a qualidade do sono

98- Retarda o envelhecimento

99- Contribui para a diminuição do risco do diabetes tipo 2

100- Diminui os triglicérides.

Fonte: Minha Vida

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Edson Cury homenageia dono do Supermercado Veran

O vereador Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury, homenageou com uma moção de aplauso o diretor-presidente do Supermercado Veran, em Ferraz de Vasconcelos Antonio Latuf Cury e toda a sua família por ter revitalizado o Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola, em parceria com o Poder Executivo. A moção foi aprovada, por unanimidade, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 20.

Para Edson Cury, o seu Antonio Latuf é um homem que acredita no município há mais de 40 anos e, neste caso, é uma pessoa mais do que merecedora da pequena homenagem. “Na realidade, o seu Antonio Latuf é amigo da nossa família há muitos anos e, acima de tudo, um grande empreendedor não apenas em Ferraz de Vasconcelos, mas também no restante da região do Alto Tietê”, comenta Edson Cury.

O ex-secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, vereador José Aparecido Nascimento (PT) informou que ficou muito feliz porque a direção do Supermercado Veran entendeu a importância do projeto de restauração do Parque Municipal Nosso Recanto. Já Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, enalteceu a dedicação da família Veran na cidade em geral.

Pela a parceria, o Parque Municipal Nosso Recanto recebeu pintura, reconstruiu as quadras de basquete e de vôlei, a pista de caminhada e ganhou churrasqueiras que podem ser usadas pela comunidade, porém, precisa ser agendada com antecedência. A reinauguração do espaço público ocorreu no sábado, dia 18, com a presença do prefeito, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge, entre outras, autoridades.

Boxe olímpico

Além disso, na mesma sessão ordinária, o plenário aprovou em única discussão moção de aplauso do vereador Edson Cury a diretora da Escola Estadual São Fernando, na Vila Santa Margarida, Deisi Sueli da Silva, por autorizar a promoção da III Mostra de Boxe Olímpico, no sábado, dia 18. O tributo também é extensivo o organizador do evento Manoel da Cruz de Oliveira, o Mané do Boxe.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dia do Tietê será comemorado com extensa programação

A Prefeitura de Suzano, em conjunto com outras prefeituras da região, o Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras, entidades e sociedade civil iniciam nesta quarta-feira (22/9), a partir das 9h, uma série de atividades em referência ao Dia do Tietê, comemorado em 22 de setembro. As atividades começam com uma apresentação dos resultados e uma explicação sobre quais as próximas etapas do protocolo, feita pelo prefeito Marcelo Candido, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro).


Este ano, a programação (que segue até dezembro) ganha ainda mais importância por conta do Protocolo em Defesa da Recuperação da Qualidade Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras.

O protocolo, proposto pelo prefeito Marcelo Candido na condição de presidente do Subcomitê, foi elaborado de setembro de 2009 a março de 2010 e celebrado por representantes de prefeituras da região, órgãos do governo do Estado, poder Legislativo, setor produtivo e sociedade civil organizada.

Por meio do documento, as diversas partes envolvidas se comprometem com iniciativas para despoluir o Tietê e outros rios e córregos da região. Com bases técnicas, relata a situação crítica da bacia hidrográfica e apresenta diretrizes, metas e ações em curto, médio e longo prazos, dentro de um período máximo de dez anos.

Programação completa

Realização: Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras e prefeituras de Suzano, Aruja, Biritiba Mirim, Ferraz, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Salesópolis, Sabesp, Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade Braz Cubas, Organização Bio-Bras, ONG Utágua, Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faep) e Voluntários do Protocolo Tietê Cabeceiras.

22/9
Quarta-feira
Das 9h às 13h
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro, Suzano)
Tema: Desafio da Gestão dos Recursos Hídricos
• Apresentação dos resultados e próximas etapas do Protocolo – prefeito Marcelo Candido, presidente do Subcomitê
• Palestra: Desafios da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil - José Machado (Secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente – MMA; ex-presidente da Agência Nacional das Águas – ANA)
• Lançamento da exposição itinerante das fotografias da Bacia do Tietê Cabeceiras – Voluntários do Protocolo
Realização: Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras

22/9
Quarta-feira
17h
Local: avenida dos Expedicionários (embaixo do pontilhão da Dutra)
Tema: Despoluição dos afluentes do rio Tietê
• Lançamento do Projeto de Despoluição da Nascente e Córrego do Baquirivu, no Trecho em Arujá.
Realização: Prefeitura de Arujá e Sabesp

22/9
Quarta-feira
17h
Local: Centro Culturalda Universidade de Mogi das Cruzes (avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200 – Centro Cívico, Mogi das Cruzes)
Tema: Biodiversidade de peixes da região do Tietê Cabeceiras
• Lançamento do livro “Peixes das Cabeceiras e Parque das Neblinas”
Realização: UMC/Faep

27/9
Segunda-feira
10h
Local: rua Dez, 227 – Granja Fundão, Biritiba Mirim
Tema: Recuperação de Mata Ciliar dos afluentes do Tietê com plantio de mudas
Realização: Prefeitura de Biritiba Mirim

27/9
Segunda-feira
Das 18h30 às 21h30
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro, Suzano)
Tema: A importância da Várzea do rio Tietê e as ações do Protocolo para proteção e recuperação da Várzea
• Mesa Redonda – Maria José Zakia (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais/ Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ Universidade de São Paulo – ESALQ/USP), Fernanda Lemes (Fundação Florestal/Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê – APA)
Realização: Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras

30/9
Quarta-feira
Das 18h30 às 21h30
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro, Suzano)
Tema: Realidades de Suzano; ONGs e Sociedade Civil na busca pela recuperação ambiental do rio Tietê: Como colaborar?
• Mesa-redonda – Jairo José Matozinho Cubas (Utágua), José Raimundo Amorim (Utágua), Nadja Soares de Moraes (Bio-Brás)
Realização: Prefeitura de Suzano, Utágua e Organização Bio-Bras

22/10
Sexta-feira
9h
Local: rua Saint Louis (esquina com Adília Barbosa Neves) – Arujá
Tema: Recomposição de Mata Ciliar e Proteção da Fauna
Projeto: “Verde Aru Já”
Realização: Prefeitura de Arujá; ONG Capivari Monos e empresários locais
Exposição Itinerante dos Voluntários do Protocolo em Defesa da Recuperação da Qualidade Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras

22/9 a 30/9
Das 9h às 21h
Suzano
Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro)
Informações: 4745-2122

1 a 7/10
Das 9h às 21h
Mogi das Cruzes
Universidade Braz Cubas (avenida Francisco Rodrigues Filho, 1233 – Mogilar)
Informações: 4791-8292

8 a 14/10
Das 9h às 17h
Salesópolis
Espaço Cultural Dita Parente (rua 15 de Novembro, 760 – Centro)
Informações: 4696-1718

15 a 21/10
Das 9h às 17h
Guarulhos
Centro Municipal de Educação Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo)
Informações: 2472-5400

22 a 28/10
Das 8h às 17h
São Paulo
Agência de Atendimento da Sabesp Penha (rua Chamaná, 90 – Penha)
Informações: 2681-3816

29/10 a 4/11
Das 9h às 16h
Itaquaquecetuba
Centro de Referência em Educação Ambiental – Parque Ecológico do Tietê (rua Cabralia Paulista, 100)
Informações: 4647-1210

5 a 11/11
Das 9h às 16h
Poá
Secretaria Municipal do Meio Ambiente (rua Deputado Cunha Bueno, 411 – Centro)
Informações: 4636-0078

12 a 18/11
Das 8h às 17h
Arujá
Paço Municipal (rua José Basílio de Alvarenga, 90 – Vila Flora Regina)
Informações: 4652-7636

19 a 25/11
Das 9h às 16h
Biritiba Mirim
Centro de Pastoral (rua Gildo Sevalli, s/n° – Centro)
Informações: 4692-7032

26/11 a 2/12
Das 9h às 16h
Ferraz de Vasconcelos
Secretaria Municipal do Meio Ambiente (avenida Pagunucci, 1133 – Jardim Perola)
Informações: 4677-5077
 
Fonte: Secretaria de Comunicação de Suzano