Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 17 de novembro de 2012

Após cinco anos e batalhas nos Tribunais, processo movido pela Igreja Universal contra a Folha de São Paulo é julgado improcedente


Um processo movido pela Igreja Universal do Reino de Deus contra o jornal Folha de S. Paulo foi julgado improcedente e teve a sentença confirmada na última quarta-feira, 14/11, pela 8ª Câmara Cível de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A ação da Universal contra o jornal e o jornalista Fernando de Barros e Silva pedia uma indenização por danos devido ao artigo “Fé do Bilhão”, publicado pela Folha em 17 de dezembro de 2007, pois a denominação considerava que o texto possuía “cunho tendencioso”, segundo informações da própria Folha.

Em sua defesa, o jornal alegou que a matéria representava o “exercício da liberdade de expressão do pensamento”. O relator do processo, Caetano Lagastra, considerou que jornal e jornalista não cometeram abusos.

O artigo do jornalista Barros e Silva comentava uma reportagem, publicada também pela Folha e assinada pela jornalista Elvira Lobato e intitulada “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”.

Essa reportagem se tornou alvo de ações movidas em todo o Brasil por fiéis da Universal contra a Folha e a jornalista, sendo que maioria dos processos foi ajuizada em comarcas localizadas em lugares distantes, levando advogados e jornalistas a se deslocarem país afora através de avião, ônibus, táxi e barco para comparecerem às audiências. Como os documentos utilizados nas ações continham as mesmas frases, a estratégia foi vista pelo juiz Edinaldo Muniz dos Santos como uma forma de “assédio judicial”, por tentar intimidar a parte requerida.

O imbróglio gerou ainda outro processo, dessa vez devido ao editorial “Intimidação e má-fé”, publicado pela Folha em 2008, com o relato da batalha judicial entre as partes. “Espero que o julgamento represente o encerramento do embate judicial que durou quase cinco anos envolvendo a Igreja Universal e a Folha”, afirmou a advogada do jornal, Taís Gasparian, que acredita que “nesse período a igreja entrou com três ações, e seus fiéis, com mais de 110, em uma iniciativa que tinha por propósito inibir a publicação de textos jornalísticos. Apesar das dificuldades, acredito que a imprensa tenha saído vencedora, já que nenhuma das ações foi julgada procedente”.

Fonte: GM

Na Espanha, Dilma volta a defender estímulo ao crescimento e menor rigor fiscal como antídoto para a crise


Em seu discurso na sessão de abertura da 22ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Ibero-Americana, que ocorre em Cádiz, na Espanha, a presidenta Dilma Rousseff voltou a defender o modelo brasileiro de investimento público e abertura de mercados como antídoto contra a crise econômica mundial.

Portugal e Espanha estão entre os países da Europa que mais têm sofrido com os efeitos da crise no continente. A presidenta criticou o modelo de austeridade fiscal proposto por alguns países da União Europeia que penaliza a população e não apresenta os resultados esperados.

“Temos assistido, nos últimos anos, aos enormes sacrifícios por parte das populações dos países que estão mergulhados na crise: reduções de salários, desemprego, perda de benefícios. As políticas exclusivas, que só enfatizam a austeridade, vêm mostrando seus limites em virtude do baixo crescimento. E, apesar do austero corte de gastos, assistimos ao crescimento dos déficits fiscais e não a sua redução. Os dados e as previsões para 2012 e 2013 mostram a elevação dos déficits e a redução dos PIBs [produtos internos brutos]”, disse.

Para a presidenta, a simples demonstração de rigor nos gastos públicos não é suficiente para garantir a confiança no mercado internacional. “Confiança não se constrói apenas com sacrifícios. É preciso que a estratégia adotada mostre resultados concretos para as pessoas, apresente um horizonte de esperança e não apenas a perspectiva de mais anos de sofrimento”, destacou.

Portugal e Espanha têm sofrido, não apenas com as pressões do resto da Europa pelo rigor fiscal, mas também com uma série de manifestações de trabalhadores contra as medidas adotadas em busca desta austeridade. Por causa dos cortes de salários e direitos sociais, os dois países têm enfrentado greves e confrontos entre trabalhadores e policiais.

Dilma cobrou que os países superavitários façam a sua parte para que se normalize e a atividade econômica sadia entre os países abrindo mercados e estimulando as importações em seus territórios. Segundo a presidenta, os governos devem estimular o aumentar os investimentos e do consumo tendo como objetivo a retomada do crescimento da economia mundial.

Ela também apresentou dados sobre a economia brasileira para demonstrar que o modelo adotado pelo Brasil apostou na inclusão econômica e na garantia de direitos sociais para conseguir um desenvolvimento sustentado ao longo dos últimos anos. Dilma lembrou que os países da América Latina passaram 20 anos adotando o modelo de austeridade proposto agora a Portugal e à Espanha.

“Quando nos reunimos em Guadalajara [México], duas décadas atrás, a América Latina ainda vivia as consequências de sua “crise da dívida”. Os governantes de então, aconselhados pelo Fundo Monetário Internacional [FMI], acreditavam, erradamente, que apenas com drásticos e fortes ajustes fiscais poderíamos superar com rapidez as gravíssimas dificuldades econômicas e sociais nas quais estávamos mergulhados. Levamos assim duas décadas de ajuste fiscal rigoroso, tentando digerir a crise da dívida soberana e a crise bancária que nos afetava e, por isso, nesse período, o Brasil estagnou, deixou de crescer e tornou-se um exemplo de desigualdade social”, destacou.

Segundo a presidenta, o Brasil só conseguiu pagar sua dívida e acumular reservas, como recomendava o FMI, quando voltou a crescer. Atualmente, de acordo com Dilma, a estratégia adotada para manter o crescimento está centrada no investimento público em infraestrutura, estímulo à inovação tecnológica por meio de parcerias e manutenção dos investimentos sociais. A presidenta também lembrou que o aumento da competitividade das empresas é um desafio para o Brasil e os países da América Latina e propôs que a cúpula resulte em um documento que também priorize ações voltadas para a micro e pequena empresa e o empreendedorismo.

“A cooperação e a melhoria da competitividade requerem que asseguremos um ambiente econômico favorável às empresas parceiras de todos os pontos do mundo, em especial me refiro aqui à Espanha, a Portugal e, sobretudo, aos países latino-americanos, nesses investimentos. Daremos integral prioridade às pequenas e médias empresas e ao empreendedorismo”, disse.

A presidenta fica em Cádiz até hoje (17) participando dos debates da 22ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Ibero-Americana. Depois, viaja para Madrid, capital da Espanha, onde terá compromissos bilaterais.

Fonte: EBC

Anatel não foi comunicada e foi surpreendida por promoção da TIM, diz superintendente

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi surpreendida pela promoção da TIM, disse ontem (16) o superintendente de Serviços Privados do órgão, Bruno Ramos. Ele negou que a promoção constasse do plano de melhoria de qualidade da operadora, enviado há três meses pela companhia.

“Fomos mesmo surpreendidos. Não fomos avisados. Tive uma reunião pessoal com a TIM no dia 7 e a promoção foi anunciada dois dias depois”, disse Ramos, depois de reunião de duas horas e meia com advogados da operadora.

Mais cedo, a TIM havia alegado, em comunicado, que a promoção estava incluída no plano de melhoria da rede enviado à Anatel como condição para a retomada das vendas. Entre o fim de julho e o início de agosto, as operadoras de telefonia móvel TIM, Oi e Claro tiveram as vendas de linhas e de planos suspensas por 11 dias. A TIM foi a empresa mais afetada, sendo proibida de comercializar chips em 18 estados e no Distrito Federal.

Para a Anatel aceitar a reabertura das vendas, as operadoras tiveram de enviar um plano de melhoria de qualidade cujo andamento está sendo acompanhado pela Anatel. De acordo com o superintendente, as dúvidas sobre o impacto da ação promocional no tráfego da rede da TIM fizeram com que a promoção fosse suspensa.

“É interessante para nós que as empresas apresentem estratégias diferentes de promoção e forneçam mais opções para a população, mas a qualidade do serviço precisa ser mantida”, disse Ramos. Segundo ele, por causa da medida cautelar em vigor desde o início de agosto, a TIM teria de informar à Anatel qualquer promoção ou ação de marketing que aumente a demanda.

De acordo com Ramos, a TIM alegou, na reunião de hoje, que a promoção aumentará em 25% o crescimento acumulado em 12 meses no tráfego da rede. Dessa forma, se a demanda em relação ao mesmo mês do ano anterior aumentou 40%, o crescimento passaria para 73% com a promoção. “É preciso ver se a rede da TIM tem gordura para suportar o aumento”, disse o superintendente.

A Anatel pediu à TIM dados adicionais sobre o crescimento no tráfego semana a semana e confrontará os números da companhia com os dados de fiscalização da agência reguladora. Segundo o superintendente, a análise deverá ficar pronta no fim da próxima semana e o órgão eventualmente poderá liberar a venda em algumas áreas. No entanto, Ramos não quis se comprometer com uma data para uma decisão do órgão nem se vai, de fato, revogar a proibição em determinadas localidades.

Anunciada na última sexta-feira (9), a promoção da TIM entrou em vigor no último domingo (11). Os clientes que aderiram estão pagando R$ 0,50 na primeira chamada diária local e as ligações adicionais são feitas de graça. O mesmo vale para as chamadas interurbanas. Hoje, um despacho da Anatel no Diário Oficial da União suspendeu as novas vendas e determinou a desativação do plano no domingo (18) para quem se cadastrou no serviço.

Fonte: EBC

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Justiça de Jersey condena Maluf a devolver dinheiro desviado da prefeitura de São Paulo


A Corte Real de Jersey determinou hoje (16) que o ex-prefeito e deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) devolva US$ 10,5 milhões (em valores de 1998) à prefeitura de São Paulo desviados em esquemas de fraudes de 1997 a 1998. Segundo a sentença, o dinheiro foi enviado ao exterior por Flávio Maluf, filho do parlamentar, por ordem de Paulo Maluf. A Corte ainda irá atualizar os valores desviados que estão em contas no exterior das empresas controladas pela família Maluf.

“Paulo Maluf foi parte da fraude, ao menos na medida em que em janeiro e fevereiro de 1998, ele e outros receberam uma série de 15 pagamentos no valor total de R$ 13,5 milhões”, diz a sentença. “Flávio Maluf, sabendo da natureza desses pagamentos, sob as instruções de Paulo Maluf, acertou a transferência de ao menos 13 dos 15 pagamentos para fora do Brasil”, acrescenta o texto.

Na ação, a prefeitura argumentou que o dinheiro, que está em contas no exterior de empresas da família Maluf, veio de propinas pagas em um esquema de fraudes para desvio de recursos durante a construção da Avenida Água Espraiada (atual Avenida Roberto Marinho).

No Brasil, Paulo Maluf responde, junto com mais dez réus, a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro referente ao mesmo caso. O Ministério Público diz que a obra foi superfaturada, com custo final de R$ 796 milhões, e que boa parte do dinheiro foi enviada ao exterior por meio de doleiros.

Em nota, Paulo Maluf disse que a ação da Justiça de Jersey não tem embasamento legal. “Qualquer obra realizada em território brasileiro, se feita de forma irregular, o que não é o caso dessa, terá de ser julgada pela Justiça brasileira”, ressaltou. Maluf também negou que seja réu ou tenha contas bancárias na Ilha de Jersey, paraíso fiscal que faz parte do Reino Unido.

O deputado aponta ainda que já havia deixado a prefeitura no período das fraudes. “A sentença mostra claramente que os eventuais recursos citados na ação foram movimentados em janeiro e fevereiro de 1998, quando Paulo Maluf não era mais prefeito de São Paulo, já que seu mandato acabou em dezembro de 1996.”

No período, o prefeito de São Paulo era Celso Pitta, que foi indicado à sucessão por Maluf, após ter sido secretário de Finanças da capital paulista.

Fonte: EBC

Natal Missionário por Teófilo Karkle


Os Missionários são um tipo de pessoas muito especiais, principalmente aqueles que por conta própria saem pelo mundo para salvar vidas de estranhos, de pessoas que nem falam sua língua e de pessoas que nem mereceriam a salvação, se não fosse o amor de Jesus.

É uma multidão de oitenta e cinco mil pessoas que morrem cada dia no planeta terra, para alguns isso é apenas uma consequência natural, de uma população envelhecida, mas para o Missionário são oitenta e cinco mil oportunidades perdidas de falar de Jesus.

Se existe pessoas que exercitam a Fé somos nós os Missionários que não temos salário, nem INSS, nem seguro de vida, nem casa pastoral, nem cartão de créditos, mas aceitamos a ordem de Jesus de ir pelo mundo todo pregando a sua palavra. Bastante foi um toque no nosso coração por este tema, que já nos desprendemos de tudo e de todos, para obedecer ao que todos deveriam obedecer, que só a minoria faz para evangelizar.

Podemos dizer algo especial, emitindo elogios próprios, ou autoelogios, que o Missionário é o Cara. Cara bravo e desbravador, cara de coragem que não fica alisando banco de congregações estabelecidas e ricas. Quem o fez assim? Jesus o chamou e o capacitou para essa tarefa que será na eternidade grandemente recompensada.

Hoje fui surpreendido por um judeu de 37 anos que não sabia o que era um Missionário? Ele me falava que uma geração é de 70 anos e que em 2018, Israel vai completar essa idade como Nação (1948-2018) e me dizia dos sinais que indicam que Jesus esta voltando: Terremotos, Guerras, Pestes, Falsos Cristos. Eu dizia a ele que há outro sinal da vinda de Jesus, esse sinal é o que nós estamos fazendo aqui no Chile como Missionário. “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”.  (Mateus 24.14)

Muitos falam de Natal no natal, alguns corrigindo o comercio embutido nele, outros defendendo a fraternidade que deveria existir. Uns pedindo presentes para milhares de crianças carentes. O mais comovente será o mais atraente. O mais pobre será o mais abastecido. E os Missionários longínquos serão os mais esquecidos?

Enquanto Deus não levantar uma pessoa que clame em nosso nome, nós mesmo, munido de dignidade vamos fazendo conhecido que o Natal Missionário existe e somos dele necessitados. Se só forem lembrados dos pobres do sertão e dos ribeirinhos, algo esta errado. Se só forem abençoados a Missionários cadastrados e colegiados em instituição Missionária, algo esta incompleto. Pois somamos mais o número de missionários pela fé do que os assalariados.

Quantos missionários afiliados e adotados serão levados as suas bases para receber presentes e abraços, onde serão levados a lojas para serem vestidos do pé a cabeça, nós vamos continuar aqui no meio da guerra, nem tem como descer do muro, (palavras de Esdras) não é bom, não é sábio o Missionário abandonar suas trincheiras pelo natal, nem mesmo pelo funeral. O Natal Missionário deve chegar às suas mãos, onde ele esta, com justiça, com equilíbrio, com bondade, um não pode receber mais que o outro. Um não pode ser lembrado em desmedro ao outro.

Missionário chamado por Deus é uma pessoa que aprendeu a chorar e que suas lagrimas criam na sua alma anticorpos de resistência. As promessas feitas a um Missionário verdadeiro faz dele uma criança que fica no pé até receber a benção prometida, não são muitas, mas não deixaremos nenhuma delas tranquila até ver o seu comprimento realizado.

Cremos que o Missionário deveria participar do Natal de muitas famílias, mesmo eles estando ausentes naquele jantar da véspera do natal, ou naquele almoço no dia do Natal. As famílias tradicionais e organizadas sempre capricham, enfeitam uma árvore de natal, preparam comidas especiais e compram presentes uns para os outros, colocam musicas, roupas novas, cortinas, toalhas.

As famílias com maiores recursos no natal sempre se lembram dos orfanatos, dos asilos, das crianças com câncer, dos menos possuídos, isso é lindo, isso é Bíblico, isso é louvável.

Como Missionários modernos que somos, e que sabemos fazer bom uso da Internet, vamos postar e imortalizar estas linhas em vários sites que podemos publicar gratuitamente, nosso clamor bem nesta época do natal. Estamos abrindo nossa boca e nosso coração com elegância e com lágrimas, para dizer na mídia que Missionário também merece ser lembrado no Natal. Podemos até aceitar ser esquecido nos 364 dias no ano, mas que neste dia 359 onde faltam apenas 6 dias para terminar o ano, sejamos lembrados não na teoria, mas no exercício do amor Cristão.

Cremos que poucos entenderão o que temos feito durante todo o ano de 2012, tomado recursos de ofertas que tem sido enviada a nós e destinado para a Compra de Bíblias em espanhol para doar aos que não tem condições de ter uma Bíblia. Durante os meses do ano, lembramos a nós mesmo de que precisamos de roupa, de sapato, de tratamento dentário, mas preferimos deixar isso em segundo plano. Isso é coisa de Missionário crente, fiel a Deus, com um coração contrito para com os necessitados.

Deus viu essas condições em nós e considerou que éramos capazes de repartir do pouco que temos com os demais. Como aconteceu hoje de nós compartilhamos de uma pequena compra com uma família da nossa igreja.

Deus é a nossa inspiração destas palavras emotivas, e com muita fé desejamos que estas palavras possam encontrar pelo menos uma dezena de famílias brasileiras que nos inclua no seu natal, a final somos pessoas simples, econômicas, que temos aprendido com Deus a ser alegre com pequenas coisas, como aconteceu hoje de encontrar o primeiro rabanete de uma pequena horta que semeei no quintal da minha casa.

Se tivesse que escolher entre uma vida estável, com um salário seguro e uma boa moradia no Brasil, eu escolheria de novo estar no Chile pela fé, pelo amor e pela coragem. Não é fácil depender de que alguém veja nossos escritos, de que alguém curta uma de nossas fotos e que nos envie uma frase de interesse perguntando algo sobre nós. Ainda assim corremos o risco de receber apenas uma promessa e ficar no esquecimento, como já aconteceu muitas vezes infelizmente, mas ainda bem que Deus não se esquece de nós nunca.

Uma das dificuldades que um Missionário enfrenta é esquecer uma Promessa feita a ele e que foi negligenciada.  Isso acontece de vez em quando. Uma promessa esquecida continua machucando nossos corações, mas não perdemos a Fé. Promessas assim fracassadas ainda nos faz mais forte, mais esperançoso.

Não pedimos que cem famílias nos inclua neste Natal como um integrante de sua família, apenas pedimos uma dezena. E agora, onde encontrar essa família? As que estão na Internet, de repente estão tão efusivas com as suas coisas, que frases de Missionários, fotos, pedidos, artigos, noticias, são passadas por cima e rapidamente se busca outro foco para esquecer esse clamor missionário.

Ainda temos os Detratores de Missionários, que não estão no nosso sapato, por tanto falam coisas que não sabem. Estão desprovistos de sentimentos de Misericórdia e Amor.

Natal Missionário é uma excelente ideia para colocar em pratica o amor de Cristo. É uma oportunidade de ouro para cumprir com alguns requisitos da Bíblia: Dei de comer, vesti, visitei o enfermo, lancei o meu pão sobre as águas, reparti com sete e até com oito. Cuidei do Missionário como o Samaritano cuidou do ferido, dei minha cavalgadura para ele, levei numa estalagem, paguei dois dias sua manutenção e vou receber o que gastei a mais quando regresse o Senhor Jesus.

Faça o seu Natal este ano mais especial, mais alegre, inclua na sua lista de presentes o Missionário, inclua ainda que virtualmente o Missionário no teu jantar de Natal e de Ano Novo. Jesus ficará muito feliz contigo, senão pergunte a ele, por que essa carta esta batendo na porta do meu coração? Não será que Deus te deu a ti para que você possa nos dar a nós?

Para certas famílias ser um Missionário, não significa nada, para outros é um tipo de pedinte que chora, para outros, uma pessoa sem futuro, sem emprego. Mas para Jesus somos os seus escolhidos por isso ele não nos deixa faltar nada.

Sei que teria algumas famílias que gostaria de ter nós presente neste natal, mas a distância, o tempo, os custos para deslocar são altos. A família assim gostaria de propor que estamos presente virtualmente, nos seus corações, nas suas orações. Nosso país de Missões está longe de vocês, mas nossa conta bancaria esta perto, vai que você vive perto de um banco do Brasil? Vai que você sabe fazer transferências bancarias via internet?

Sendo assim é muito fácil neste Natal, mesmo sentado em frente ao seu computador digitar nos espaços correspondentes estes números: 3078-3 para agencia e 18491-8 para a conta corrente do Banco do Brasil.

Não deixe sua mente agora divagar entre tantas instituições que pedem ajuda no Natal, seja sábio e deixa Deus te usar nesta exclusiva ocasião. Faça o maior Natal da sua vida, o chame pelo seu nome: Natal Missionário, pois Deus estará ordenando as bênçãos para o ano de 2013 também pelo seu nome.

Não veja a distância como um obstáculo, não veja o Natal apenas como algo comercial, veja o Natal como uma Oportunidade para abençoar a vida dos Missionários.

Pr. Teófilo Karkle é missionário no Chile - centrodealegria@hotmail.com

Dilma está na Espanha para a Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo


A presidenta Dilma Rousseff está hoje (16) em Cádiz, no Sul da Espanha, para participar da 22ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. Ela chegou ontem à cidade acompanhada pelos ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores, e Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social. Em pauta, temas econômicos e sociais.

Depois de Cádiz, Dilma segue para Madri, quando conversa sobre o tratamento dispensado aos brasileiros que vão à Espanha e a ampliação de acordos comerciais. O rei espanhol Juan Carlos e o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, oferecerão um jantar aos convidados. Pelo programa oficial da cúpula, as reuniões começam de manhã, com a apresentação do relatório Perspectivas Econômicas da América Latina 2013, no âmbito do 8º Encontro Empresarial Ibero-Americano.

Depois, haverá uma reunião dos ministros das Relações Exteriores, que antece à dos presidentes e primeiros-ministros. A cúpula é formada por 22 países, mas pelo menos quatro presidentes informaram que não participarão do encontro: Cristina Kirchner (Argentina), Raúl Castro (Cuba), Hugo Chávez (Venezuela) e Otto Pérez Molina (Guatemala), que alegaram questões internas.

As discussões ocorrerão no Palácio do Congresso, que está cercado por mais de 3.500 seguranças, A área é mantida sob vigilância aérea, terrestre e marítima. Há ainda restrições às estradas que dão acesso à cidade de Cádiz.

Nas conversas com as autoridades espanholas, Dilma pretende tratar da situação dos brasileiros que tentam entrar na Espanha e que sofriam restrições até recentemente. Houve uma série de reuniões entre diplomatas e técnicos dos dois países na tentativa de estabelecer melhor tratamento aos brasileiros, que reclamavam de preconceito e agressão.

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCIAS - Aumento da tarifa do transporte público em Maputo provoca caos


Parte da população da capital de Moçambique, na África, teve que voltar para casa a pé, por não ter dinheiro para pagar a nova tarifa. Pessoas que filmavam ação policial para combater revolta de populares foram presas. Polícia chegou a tentar impedir o trabalho da reportagem da EBC.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

RÁDIO NOTÍCIAS - Prazo para universidades aderirem ao ProUni começa nesta sexta-feira


O período de adesão vai até as 23 horas e 59 minutos do dia 5 de dezembro de 2012, exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni), disponível no sítio eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br 

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Congresso do Partido Comunista confirma "pequeno príncipe" como novo líder da China


O Congresso do Partido Comunista da China chegou ao ponto alto hoje (15) sem surpresas. O até agora vice-presidente do país, Xi Jinping, foi confirmado como chefe do partido e próximo presidente chinês.

Xi Jinping substituirá o atual líder, Hu Jintao, que deixará a chefia do partido neste ano e a Presidência da China em 2013 – e será encarregado de conduzir o país mais populoso e a segunda maior economia do mundo.

O político, de 59 anos, é visto como um "pequeno príncipe", termo usado para descrever os funcionários de alto escalão do partido cujo êxito, ao menos em parte, é atribuído por muitos às suas conexões familiares. Xi Jinping é filho de um político que integrou nos anos 80 o Politburo, o segundo organismo na hierarquia de poder da China.

Até agora, além de ser vice-presidente, Xi integrava o Comitê Permanente do Partido Comunista da China e era membro do órgão do partido que controla o Exército, algo que os analistas viam como um sinal de que estava sendo preparado para comandar o partido.

Nascido em Pequim em 1953, Xi Jinping é filho de um veterano revolucionário, Xi Zhongxun, um dos fundadores do Partido Comunista. Antes da Revolução Cultural (1966-1976), Xi Zhongxun foi expulso de seu posto como vice-primeiro-ministro em 1962 e posteriormente preso. Ele foi libertado somente em 1975.

Xi Jinping foi enviado com 15 anos para trabalhar na remota cidade de Liangjiahe, onde passou sete anos, algo comum entre os "jovens intelectuais" na época. O futuro presidente declarou anos depois que trabalhar entre os camponeses foi uma "experiência-chave" em sua vida.

Xi estudou engenharia química em Pequim, na mesma universidade que formou o atual presidente, Hu Jintao, e outros líderes chineses. Após entrar no Partido Comunista, em 1974, ele foi secretário local da agremiação na província de Hebei antes de obter cargos de mais alto escalão em outras províncias.

Em 2007, ele foi nomeado chefe do partido em Xangai quando o líder anterior, Chen Liangyu, foi expulso após ser acusado de corrupção. Pouco depois, Xi foi promovido ao Comitê Permanente do Partido Comunista, do qual se tornaria vice-presidente em 2008.

Ele é considerado defensor da abertura econômica depois de ter trabalhado durante anos para atrair o investimento estrangeiro a Fujian e Zhejiang. Em 2005, quando era secretário do partido em Zhejiang, ele disse à imprensa que o "governo deveria ter um papel limitado" e que, quando há problemas que o governo não pode solucionar, a população deve ter poder de abordá-los.

Fonte: EBC

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PT diz que Supremo fez do mensalão um julgamento político e não garantiu direito de defesa

A Comissão Executiva Nacional do PT divulgou hoje (14) documento criticando o Supremo Tribunal Federal (STF) pela condenação do ex-ministro José Dirceu, do ex-presidente do partido José Genoino e do ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão. A cúpula da legenda acusa a mais alta Corte do país de ter feito um julgamento político, não garantir o direito de defesa dos réus e ainda dar valor de prova a indícios.

Com o argumento de que o julgamento do mensalão deveria ter sido desmembrado, o partido acusa o Supremo de não garantir aos réus a possibilidade de recursos. “O STF negou aos réus que não tinham direito ao foro especial, a possibilidade de recorrer à instâncias inferiores da Justiça. Suprimiu-lhes, portanto, a plenitude do direito de defesa, que é um direito fundamental da cidadania internacionalmente consagrado”, diz a executiva, no documento.

Para o PT, o Supremo foi parcial ao se decidir pelo desmembramento do mensalão do PSDB mineiro e ao negar pedido nesse sentido no caso da Ação Penal 470. “Foi por esta razão que o ex-ministro Marcio Thomaz Bastos [advogado do réus José Robero Salgado, ex-vice presidente do Banco Rural], logo no início do julgamento, pediu o desmembramento do processo. O que foi negado pelo STF, muito embora [o Tribunal] tenha decidido em sentido contrário no caso do 'mensalão do PSDB' de Minas Gerais. Ou seja: dois pesos, duas medidas; situações idênticas tratadas desigualmente”.

A cúpula petista também disse que o STF condenou sem provas. “O julgamento não foi isento, de acordo com os autos e à luz das provas. Ao contrário, foi influenciado por um discurso paralelo e desenvolveu-se de forma 'pouco ortodoxa'. Houve flexibilização do uso de provas, transferência do ônus da prova aos réus, presunções, ilações, deduções, inferências e a transformação de indícios em provas”, diz a nota.

Para o PT, ao condenar o ex-ministro José Dirceu tendo como base a teoria do domínio do fato - quando considera-se o autor não apenas quem executa um crime, mas quem tem ou poderia ter, devido a sua função, capacidade de decisão sobre sua realização - a mais alta Corte do país “cria um precedente perigoso: o de alguém ser condenado pelo que é, e não pelo que teria feito”.

Mais cedo, antes da divulgação da nota do PT, em entrevista coletiva, o presidente do STF, Ayres Britto, relativizou as críticas que consideram as punições da ação penal um caso de exceção, destoante do perfil mais garantista da Corte. “Faz parte da liberdade de expressão. Cada um tem sua opinião. Dizem que o STF inovou, mas o STF não inovou em nada. Novo é o caso, o caso é incomparável, nunca se viu nada igual. O STF produziu julgamento afeiçoado à peculiaridade do caso”.

Fonte: EBC

Davi Passamani no Rio de Janeiro


O Cantor ministrará no encerramento da Conferência “Enjoado 2012”

Enjoado” é uma sigla utilizada pela liderança de jovens da 1ª Igreja Batista em Rio do Ouro para referir ao encontro de Jovens e adolescentes que a Igreja promove no formato de Acampamento.

A conferência visa reunir em um final de semana, jovens e adolescentes a partir dos 12 anos, além de seus líderes, pastores e participantes de ministérios. “Nossa Visão é "Transformar pessoas normais em Loucos Por Jesus".” Detalhou Pr. Eliseu Batista, Pastor de Jovens na Igreja.

Davi Passamani estará ministrando no período da manhã de domingo (18/11) dia do encerramento da conferência. “Será um tempo precioso! Deus está levantando jovens para impactar esta geração e só através da busca por Ele, do amor compartilhado com as pessoas próximas que isso poderá gerar transformação de vidas, ter o evangelho de Jesus como estilo de vida! Fazer parte disto é um privilégio pra mim.” Ressaltou o Pr. Davi Passamani.

Com o tema “Loucos até o Fim”, o evento terá início na sexta-feira dia 16 de Novembro às 19:50h, e o término será no domingo dia 18 de Novembro às 16:00h. Será realizado no campus da FAMATH, em Rio do Ouro, um bairro bimunicipal que se localiza entre os municípios de Niterói e São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Enjoado 2012
Tema do Evento: Loucos por Jesus até o Fim!
Data: 16 a 18 de Novembro 2012
Ministração de Davi Passamani: Período da Manhã 18/11 (Domingo)
Local: Faculdade Integrada Maria Thereza, FAMATH
Rodovia Amaral Peixoto, km 10,5 . São Gonçalo . RJ
Ingresso: Inscrição
Informações: http://www.enjoado.com/

Fonte: AI

Associação de Juristas Evangélicos nasce para defender os direitos humanos


Formada por juristas de diversos estados brasileiros a ANAJURE pretende participar de projetos importantes para a democracia do país.

Com o objetivo de defender os direitos humanos fundamentais e lutar contra a violação desses direitos surge a Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) que já conta com juristas de 15 Estados brasileiros.

O presidente da associação, Dr. Uziel Santana, já ressalta que entre os trabalhos da ANAJURE estará a participação desses juristas em debates importantes como a reforma do Código Penal e o PL 122/2006.

“Nossa missão maior consiste na defesa das Liberdades Civis Fundamentais, em especial, da Liberdade Religiosa e de Expressão, e na promoção dos Deveres e Direitos Humanos Fundamentais, em especial, o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana”, diz.

Para os juristas evangélicos que fazem parte desta associação, tais projetos vão de encontro com certas liberdades e garantias fundamentais e por isso enfrentarão resistência por parte de seus associados.

A ANAJURE será lançada oficialmente no dia 29 de novembro no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entre os participantes confirmados está o chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Dr. Augustus Nicodemus, além de outros convidados especiais.

A associação terá sede na cidade de Campina Grande (PB), escritório nacional em Brasília e algumas sedes regionais em outros estados. Para 2013 já está programado o I Encontro Nacional de Juristas Evangélicos – I ENAJURE que vai acontecer durante o 15º Encontro para a Consciência Cristã.
Para saber mais sobre a Associação Nacional de Juristas Evangélicos acesse o site www.anajure.org.br.

Fonte: GP

Igreja promove baile especial para surdos no Rio de Janeiro


O gari Aleandro Lopes é daqueles que dança conforme a música. Mas só quando a pista está bombando mesmo. Vítima de meningite na infância, ele perdeu a audição, mas não o rebolado. E, sem a vassoura, passou a riscar os salões na companhia da potência das caixas de som, de preferência no volume máximo. A última vez foi no primeiro Baile para Surdos, em Sulacap, onde o público entrou num só ritmo, o da inclusão social.

— Eu frequentava o baile funk do Grêmio de Realengo, mesmo sem ouvir nada. Ia com amigos, dois surdos e o resto ouvinte. Lá, ficava juntinho das caixas de som. A roupa mexia, e eu dançava — gesticula em Libras Aleandro, a sua língua oficial.

Aos 34 anos, Aleandro quis sentir novamente a vibração das ondas sonoras de cada música no Baile para Surdos, promovido pela Igreja Batista Betânia. Fã de forró atualmente, chegou com a mulher, a operadora de máquina Zaira Moraes, de 37 anos, surda de nascença. Usando um aparelho auditivo, ela conta que a mãe teve rubéola durante a gravidez.

— Me senti ótima aqui. Deu até para lembrar os velhos tempos. Eu frequentava pagode e forró. E dançava em festas de casamento — disse Zaira, grávida de 8 meses.

Já a dona de casa Areta Rocha Vieira, de 30 anos, vibrava a cada música, é claro. Portadora de um marcapasso, o coração dela também pulsou na frequência do som. E de felicidade, já que ela, surda, tinha vergonha de dançar na frente dos outros:

— É a primeira vez que danço em uma festa. Nos casamentos eu só fico sentada. Acho que as pessoas me olham com preconceito (devido à surdez).

O namorado, Leonardo Dias, de 22 anos, nem esquenta. Com o preconceito.

— As pessoas olham e riem. Já aconteceu de me verem dançando em um casamento e balançarem a cabeça negativamente. Mas eu não ligo para isso — conta ele.

Funcionária de uma fábrica, Priscila Rodrigues, de 26 anos, também não. De calça jeans, blusa rosa e bolsa trançada no corpo, ela tascou na boca a mistura do batom vermelho com o rosa e chegou no baile disposta a balançar o corpo na pista de dança. E também o coração:

— Nunca fui a um baile. Só dancei em festa de aniversário. E sei que a pista está bombando quando a vibração da música fica forte. Mas queria um namorado.

DJ surpreso com convite

O público do baile chegou a um espaço anexo à igreja quase que falando pelos cotovelos. O “bate-mão” (sinônimo de bate-papo) só silenciou quando o DJ Fagner Henrique, de 27 anos, começou a tocar. Música eletrônica, de preferência, como a de David Guetta.

Apesar da experiência em festas de aniversário, Fagner balançou quando ouviu, em alto e bom som, o convite da igreja, o de tocar para quem não ouve nada.

— Contei para alguns amigos, e eles me perguntaram se faria mímicas. Mas escolhi as músicas que têm mais grave e, quando vi eles dançando, fiquei surpreso. Agora, como fazem para traduzir a música para a emoção, eu não sei explicar — admite.

Responsável pelo baile, a sanitarista Aline Albuquerque, de 30 anos, sabe. Integrante do Ministério Efatá, que trabalha na igreja com ações sociais para pessoas com deficiências, ela conta que o grupo percebeu a necessidade de promover um lazer saudável para os surdos, “livrando eles do uso de drogas ou de bebidas”.

— A ideia é colocar o som no grave para aumentar as ondas de vibração. Eles sentem a vibração, captam o ritmo e dançam — disse Aline.

Das seis caixas grandes e amplificadas, algumas foram viradas para as paredes. Outras, aumentavam o impacto da música viradas para o chão, em cima de tablados.

Mas o baile, gratuito, não é gospel. Ao contrário, está aberto a todas as religiões. E a paquera é permitida.

Fonte: O Verbo

domingo, 11 de novembro de 2012

Expansão da construção civil e qualificação de trabalhador brasileiro do setor leva empresas a contratar haitianos


O crescimento contínuo nos últimos dez anos da construção civil no país e a qualificação dos operários brasileiros têm levado as empresas do setor a buscar mão de obra como a dos haitianos, que entram no país ilegalmente pelo Acre.

O presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom), Cláudio da Silva Gomes, disse à Agência Brasil que essas pessoas geralmente migram para “subempregos” como serventes e auxiliares de pedreiro.

As próprias empresas, em geral as maiores e mais organizadas, priorizam a qualificação dos profissionais já no mercado, além de oferecerem melhores salários e outros benefícios. “O operário brasileiro, que antes trabalhava para garantir o sustento de sua família, agora quer melhor condição de vida”.

Cláudio Gomes ressaltou que os empresários consideram mais barato investir nos operários à disposição do que ter de recontratar mão de obra a cada nova obra. “As empresas partiram para uma espécie de fidelização dos operários que, por sua vez, ficam com os melhores empregos”, disse o presidente da Conticom, filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Aos haitianos, segundo ele, ocupam as vagas rejeitadas pelos trabalhadores do país. Cláudio Gomes acrescentou que os estados do Norte vivem um momento de grande crescimento no setor com a execução de obras de porte. Ele informou que a Conticom tem feito levantamentos para “desarmar” instrumentos de burla da legislação trabalhista que seriam usados por empreiteiros que atuam em áreas remotas com esses trabalhadores.

“O problema é que os haitianos, que não tem nada no seu país, se submetem à exploração do subemprego e são coniventes com as atitudes desses empresários o que dificulta a fiscalização do Ministério do Trabalho”, frisou o sindicalista.

Em parte, essas avaliações coincidem com as de representantes de empresas, como a Urb Topo Engenharia e Construções, com sede em Minas Gerais. No primeiro semestre, a construtora contratou em Brasileia (AC) 30 haitianos para trabalhar em uma obra da Votorantim, em Cuiabá (MT).

O gerente comercial da empresa, Henrique Luiz Araújo Abreu, disse que o operariado brasileiro se profissionalizou e hoje boa parte não trabalha mais só com a Carteira de Trabalho assinada. “A realidade no mercado da construção civil é que parte dos operários se qualificou como pedreiro e carpinteiro. Eles montaram pequenas empresas e trabalham nas obras como subempreiteiros”, disse.

Ele reconheceu que a mão de obra haitiana supre lacunas nos canteiros de obra de serviços onde os trabalhadores do país não querem mais atuar. Quanto aos 30 haitianos contratados pela Urb Topo, o gerente comercial informou que a todos foi oferecido o salário de mercado estabelecido em convenção pelos sindicatos e que eles recebiam cesta básica ou vale-alimentação, além de alojamento e o apoio de um tradutor, já que muitos não falavam português.

“Dos 30 haitianos que contratamos 50% não se aproveitaram. Eles chegavam no canteiro de obra e recusavam o serviço para o qual foram contratados, diziam que eram engenheiros no Haiti”, disse o gerente comercial.

Fonte: EBC 

Taça das Favelas faz campanha para doação de sangue no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - A Central Única das Favelas (Cufa), em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), promove neste domingo (11) o Dia do Empreendedor Comunitário. A ação tem como objetivo incentivar a doação de sangue nas comunidades.

O evento acontece no Parque Madureira, zona norte do Rio, na cerimônia de abertura da segunda edição da Taça das Favelas, campeonato de futebol organizado pela liga dos empreendedores comunitários, projeto da Cufa que reúne líderes e representantes das favelas.

Segundo a Cufa, cerca de oito mil pessoas participam da ação para abastecer os estoques de sangue dos hospitais públicos do Rio. A coleta é feita em unidades móveis do Hemorio.

Para o secretário-geral da Cufa, Celso Athayde, a ação social visa estimular a doação de sangue em outras localidades da cidade. "É importante marcar este dia do empreendedor para incentivar a doação de sangue. Os moradores das favelas podem influenciar outras pessoas da nossa sociedade, não apenas na comunidade. Juntar isso com o esporte é o nosso principal objetivo, visando o bem-estar social das pessoas," explicou.

De acordo com a diretora-geral do Hemorio, Clarisse Lobo, a ação é uma excelente iniciativa para aproximar o tema das comunidades. "Vamos começar trabalho de conscientização das comunidades. É mais uma forma de resgate da cidadania. Essas campanhas podem nos dar esperança de que a população pode se mobilizar para que os estoques de sangue estejam sempre abastecidos.

Fonte: EBC

Comitiva japonesa é recepcionada pelo vice-prefeito de Suzano

O vice-prefeito de Suzano (SP), Walter Bio, esteve na manhã de ontem (10/11) no Aeroporto Internacional de Guarulhos para recepcionar a comitiva da cidade de Komatsu, co-irmã de Suzano no Japão, que vem ao município do Alto Tietê para uma visita oficial.

Além de Bio, recepcionaram o grupo no aeroporto, o presidente da Câmara de Suzano, José Izaqueu Rangel, acompanhado de sua esposa Luci Rangel; o diretor de Cultura da Prefeitura de Suzano, Ivo Reseck; o vice-presidente da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas) e do Conselho Gestor do Cenibras, Alberto Kariya e sua esposa, a professora Mariusa Massako Kariya; o diretor de Intercâmbaio da Kazuo Nakada e o presidente do Conselho Deliberativo da Aceas, Jorge Ueno.

A comitiva japonesa, composta pelo vice-prefeito de Komatsu, Hisanori Mori; pelo presidente da Câmara de Komatsu, Hitoshi Enchi; pelo vereador, Massanori Haida; pelo vice-presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Komatsu, Sukeichi Eguchi; pelo diretor do Departamento Administrativo da fábrica da Komatsu – planta Awazu, Masami Saito; pela professora-adjunta da Escola Primária Daiichi, Yumiko Kaida e pelo representante da Divisão de Aeroporto e Intercâmbio da Prefeitura de Komatsu, Koichi Hashi, chegou ao hotel, em Suzano, por volta das 13h.

Fonte: SCS