Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 29 de junho de 2013

Marisa Lobo oferece orientação psicológica online

A psicóloga Marisa Lobo publicou em uma rede social que através de seu site irá oferecer ajuda psicológica online.

Através de um processo mediado pelo computador, a psicóloga atenderá via MSN, Skype ou Email. É um forma segura e prática segundo informações do seu site, de encontrar orientação psicológico.

Formada pela universidade Tuiuti do Paraná, o preço das consultas online serão de R$ 100,00 reais por hora.

As orientações por Email, serão realizadas em 4 etapas:
1) O paciente envia um e-mail descrevendo o seu momento atual, relatando sobre si e o que deseja da Orientação, 2) Eu, psicóloga Marisa Lobo, respondo também com ume-mail, propondo outras questões, 3) O paciente responde novamente com outroe-mail, 4) E então há a segunda resposta na qual podem ser passadas técnicas específicas para serem realizadas até a próxima Orientação, quando volta-se à etapa 1.

Segundo a Marisa, a psicologia online funciona e gera efeitos, os resultados são semelhantes aos da psicologia clínica, com o atendimento presencial. A única diferença é que os atendimentos online são de no máximo 20 sessões.

Fonte: O Verbo

Em coletiva, Apóstolo Estevam fala sobre a Marcha

Durante entrevista coletiva realizada na tarde deste sábado (29/06), Apóstolo Estevam Hernandes disse que estima que milhões de pessoas participaram para a Marcha para Jesus deste ano,  embora a Polícia Militar ainda não tenha passado os dados oficiais. Para ele, esta foi a maior Marcha destes 21 anos de história.

O apóstolo ressaltou que se tratou de uma marcha totalmente pacífica, sem incidentes, como as realizadas nos anos anteriores, e que o objetivo maior é sempre ressaltar o nome de Jesus.

O ministro da Casa Civil, Gilberto Carvalho, compareceu à Marcha para Jesus representando a Presidenta Dilma Rousseff e  parabenizou o Apóstolo Estevam e a Bispa Sonia Hernandes pela organização pacífica do evento. O govenador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também esteve presente ao evento.

Números da Marcha
O maior evento cristão do mundo contou com mais de 1.200 caravanas, de várias partes do Brasil. Cerca de dois mil ônibus foram alocados em bolsão reservado pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego.

Neste ano, a Marcha contou com dez trios elétricos, de diferentes igrejas.

Fonte e Foto: Bruno Bros

Pesquisas indicam que casos de homofobia triplicaram

O registro de casos de violência por homofobia indica que no ano passado triplicou o atendimento na rede pública.

E o atendimento na rede pública deverá ser obrigatório. Para a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, a diminuição da violência requer ação conjunta de setores como: saúde, segurança pública, justiça, educação e assistência social.

O relatório sobre Violência Homofóbica indica que 3.084 denúncias e 9.982 violações de direitos humanos registradas em 2012. No ano passado foram 1.159 denúncias de violência e 6.809 violações de direito. Também obteve crescimento de 183% no registro de violência por homofobia, de 1.713 para 4.851.

“Este é um instrumento fundamental para o enfrentamento à violação e promoção de direitos”, destacou o coordenador-geral de Promoção dos Direitos LGBT, Gustavo Bernardes.
Em 2012 as denuncias mais comuns foram; violência psicológica, discriminação e violência física. Diferente de 2011, onde as denúncias em sua grande maioria partiram das vítimas, no ano passado em mais de 71% dos casos, foram terceiros que nem sequer conheciam as vítimas os autores das denúncias.

Como essa é a segunda edição do “Relatório Sobre Violência Homofóbica”, a comparação dos dados sobre as agressões contra a população LGBT é inédita no País. “Este é um instrumentos fundamental para o enfrentamento à violação e promoção dos direitos LGBT”, destacou coordenador-geral de Promoção dos Direitos LGBT, Gustavo Bernardes.

Entre 15 e 29 anos (61,6%), são os que mais sofreram alguma violência, e mais da metade dos agressores conheciam a vítima. Com base em dados do Disque Direitos Humanos, Central de Atendimento à Mulher e 136 da Ouvidoria do Ministério da Saúde se chegou a estes números.

Fonte: O Verbo

Procon recebeu quase 200 queixas sobre transporte público no Rio desde maio

Rio de Janeiro- Antes de o valor da passagem de ônibus ter o reajuste para R$ 2,95, já suspenso, o transporte público na região metropolitana do Rio já era alvo de reclamações dos usuários por problemas enfrentados diariamente, como falta de manutenção, lotação, longas filas e pouca acessibilidade para portadores de necessidades especiais. De maio a junho, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do governo estadual (Procon-RJ) recebeu 197 queixas contra o transporte público, maior parte relacionada a serviço de ônibus.

Os problemas relatados motivaram a Operação Roleta Russa, que interditou 446 carros até que fossem realizados os reparos necessários, o que já ocorreu com 389.
"A impressão é que os empresários de ônibus, em sua grande parte, não respeitam o consumidor, oferecendo um serviço de baixa qualidade e risco. Encontramos ônibus com bancos soltos, que podem agravar um acidente ou dar um tombo em uma criança ou um idoso, com ferros soltos, pneus carecas e sujeira. Em alguns casos, o consumidor vai trabalhar, entra no ônibus e chega no trabalho com a roupa suja", avaliou o diretor de Fiscalização do Procon-RJ, Fábio Domingos, que está à frente da operação. Segundo ele, a Roleta Russa vai se tornar permanente.

O diretor de Fiscalização disse que a situação é mais problemática na zona oeste e na Baixada Fluminense, onde as três empresas campeãs de reclamações sobre transportes no Procon têm linhas: Real, Pégasos e Transmil. "Quanto mais humilde é o consumidor, menos assistido ele é por essas empresas. As linhas na zona sul e no centro parecem ter uma frota privilegiada. Às vezes, a mesma empresa que circula na zona sul reserva os ônibus em qualidade pior para uma região mais humilde. As empresas que servem a essas regiões são piores, apesar de o preço ser o mesmo", diz o diretor do Procon.

A doméstica aposentada Isabel Ribeiro, de 75 anos, percebe essa diferença. Ainda trabalhando, ela sai de Nova Iguaçu às 6h30 para chegar em Copacabana antes das 10h, três ônibus depois. Segundo ela, o segundo coletivo, que a transporta de Mesquita para o centro do Rio, é mais problemático que aquele que completa o caminho até a zona sul: "O de Mesquita demora muito e sempre enguiça. Tem que ter mais condução, porque o ônibus demora muito a sair. Só não pego o trem porque é muito cheio".

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, que representa dez sindicatos regionais e 220 empresas de ônibus, informou que orienta todas as empresas afiliadas a se pautarem pela legalidade e respeito ao consumidor. Segundo a Fetranspor, a frota do Rio de Janeiro é a mais nova do país, com média de 3,3 anos no município do Rio e de 4,2 anos no estado.

Sobre a zona oeste, a entidade disse que é a região que recebe mais investimentos com os BRTs, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus, que usa corredores exclusivos. De acordo com informação da assessoria, esses veículos já estão em circulação entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz e terão o circuito ampliado até 2016. A Fetranspor destacou que o governo do estado já manifestou a intenção de levar o projeto à Baixada Fluminense - na Via Dutra e na Rio-Petrópolis – e a São Gonçalo.
Os trens também motivaram reclamações de usuários ao Procon e uma operação de fiscalização neste ano, a Via-Crúcis, também em maio. "A Supervia foi multada em todos os ramais, por problemas diversos, como falta de banheiros nas estações, falta de acessibilidade para cadeirantes, distância dos vagões e a plataforma sem nenhum padrão de estação", enumera o diretor do Procon-RJ. Ele disse que encontrou mais problemas nos ramais que atendem à Baixada Fluminense, especialmente no Saracuruna, onde mora o portador de diplegia Fábio Lourenço Chagas, que evita o trem pela falta de acessibilidade e respeito dos passageiros.

"Prefiro ir de ônibus porque no trem e no metrô é difícil de entrar, tem muito empurra-empurra e uma vez acabei caindo na hora de embarcar. Mas, mesmo assim, ainda acabo viajando em pé às vezes, porque as pessoas não dão lugar", diz Fábio, que trabalha em Botafogo, zona sul da cidade, como auxiliar administrativo.

Por meio de nota, a Supervia informou que 20 dos 60 novos trens encomendados começarão a circular em 2014, dois anos antes do previsto, o que permitirá retirar de circulação as composições mais antigas e facilitar a padronização das estações. Sobre acessibilidade, a concessionária disse que vai instalar 35 elevadores em 20 estações até 2016, além de coberturas, rampas de acesso, piso tátil e outras adequações ao padrão internacional de acessibilidade.

No metrô, a qualidade do serviço foi considerada melhor em vistoria realizada também neste ano, sem problemas de limpeza ou de falta de manutenção. Apesar disso, os fiscais identificaram a falta de banheiros nas estações, problemas no funcionamento dos elevadores para cadeirantes e poucos guichês de atendimento nas bilheterias, segundo Domingos.

Nas barcas, que ligam o centro do Rio a dois pontos de Niterói, a Ilha do Governador e a Ilha de Paquetá, problemas de acessibilidade também foram apontados. "As barcas têm filas imensas, com grande tempo de espera e disponibilidade insuficiente de guichês de atendimento".

Morador de São Gonçalo, o atendente comercial João Couto, de 44 anos, usa as barcas diariamente para escapar aos engarrafamentos na descida da Ponte Rio-Niterói, mas perde tempo nas filas da estação na Praça Arariboia, em Niterói. "Na barca, não tem trânsito, mas pode levar até 40 minutos para embarcar. Trabalho no centro do Rio há 18 anos, e antes eu levava esse tempo para ir de ônibus direto de São Gonçalo para lá. Hoje, demoro mais de duas horas se for pela ponte".

As vistorias do Procon geraram multas para as concessionárias com valores de R$ 480 mil a R$ 7,2 milhões. Se depois de julgadas as empresas não corrigirem os problemas, fiscais da autarquia podem multá-las em dobro em uma nova fiscalização.

A CCR Barcas respondeu que está reformando as estações Arariboia e Charitas, em Niterói, e Praça 15 e Paquetá, na capital fluminense, com investimento de R$ 50 milhões, além de revitalizar a infraestrutura das estações e implementar obras de segurança e treinamento de pessoal. Segundo a concessionária, o governo do Rio está adquirindo nove barcas para renovar a frota, por um valor de R$ 273 milhões.

Fonte: AB

O pastor vai às ruas

Com exceção à Marcha Para Jesus, ele nunca havia frequentado uma manifestação. Não é ligado aos movimentos sociais organizados, não tem filiação partidária e torce o nariz para a ideologia do Movimento Passe Livre (MPL). Peterson Alves de Silva, 32 anos, tem perfil improvável para um agitador de protestos: é pastor em uma igreja evangélica, trabalha como analista de sistemas, nasceu e mora no Capão Redondo, bairro pobre na periferia de São Paulo.

Nas últimas semanas, ele liderou duas das maiores manifestações na periferia paulistana. A primeira reuniu 6 mil pessoas na sexta dia 21. Para a segunda, na quarta dia 26, havia 7 mil confirmações no Facebook, mas pouco mais de 300 jovens compareceram. Número significativo quando se considera que se tratava de uma noite chuvosa e que não houve mobilização de movimentos organizados.

Os participantes eram, em sua maioria, alunos de escolas públicas convidados pelos amigos do bairro. Peterson foi chamado por eles para entrar na organização quatro dias antes do primeiro ato, quando já havia quase 3 mil confirmados. Os jovens estavam determinados a fazer parte da onda que assistiam pela TV, mas queriam uma cara “séria” na organização. Um deles conhecia Peterson das oficinas culturais que ele realiza na igreja e nos CEUs, os Centros Educacionais Unificados. No vácuo de outras lideranças que atuam na região, mas não se engajaram no ato, Peterson assumiu o megafone da turma. “Eu não tinha experiência, mas aceitei ser empurrado para esse papel”.

Cuidadoso e carismático, ele tem um estilo bem diferente da maior parte dos líderes de protestos de rua que pipocam pelo Brasil. Escolhe palavras propositivas, não ataca partidos nem critica a burguesia. Peterson tenta adaptar, à mobilização de rua, a retórica adquirida na experiência como pastor.

No início da caminhada do segundo ato, antes de puxar o hino nacional, ele pediu que os meninos e meninas segurassem as mãos da pessoa ao lado e as levantassem para o alto. Os manifestantes cantaram o hino como quem faz uma oração. A cada quilômetro de caminhada, Peterson fazia uma “parada para reflexão”, quando falava sobre a importância dos jovens e do bairro. Em uma delas, pediu para o grupo sentar e repetir frases como: “nós temos história”, “nós vamos mudar o país”.

Embora houvesse uma beleza no coro de vozes adolescentes entoando promessas de emancipação, o efeito era prejudicado pela hierarquia do grupo, que nesse momento lembrava a de uma sala de aula.

A idade média dos manifestantes variava entre 13 e 19 anos. Eles alternavam gritos de guerra a ataques de riso efusivos enquanto caminhavam pelas duas faixas da Estrada de Itapecerica, a principal via de ligação com a ponte que os separa da região central. “Eu passo horas nesse trânsito todo dia, nem acredito que tomamos a estrada. É uma sensação boa demais!”, disse uma menina de 14 anos, sorriso eufórico no rosto ao andar entre as fileiras de carros e ônibus parados.

As principais demandas dos adolescentes eram sobre educação, “respeito” e “união”. Quando indagados sobre quais eram os problemas que vivem no cotidiano, a reclamação era a escola. “A educação é um lixo” e “os professores faltam muito” foram as respostas campeãs de audiência.

A maior parte dos manifestantes aderia aos comandos de Peterson, mas havia exceções. Na frente do hospital público do Campo Limpo, ele pediu um minuto de silêncio e reflexão sobre “as pessoas que estão morrendo lá dentro”. Muitos ficaram introspectivos, alguns até se emocionaram. Outros não resistiram à vontade de continuar o papo.

Havia ainda um grupo de seis adolescentes que se apresentava como punks “contra o governo, a pátria e a péssima qualidade das escolas”. Esses discordavam de quase tudo que Peterson dizia. Ficavam especialmente irritados quando ele puxava o hino ou o grito que tem marcado as manifestações pelo Brasil: “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Carregavam uma faixa onde se lia “antifascista” e um cartaz escrito “a sua pátria não me representa”. Peterson temia que os grupos entrassem em choque. Mas, conversando, os jovens se entenderam ao longo do caminho e não houve problemas.

A excitação entre os manifestantes era intensa. Eles falavam alto e andavam em passos acelerados. De vez em quando Peterson tentava diminuir o ritmo, gritava ao megafone: “Segura aí pessoal!”. Sem sucesso, a juventude não sabe andar devagar.

Fazendo um paralelo com seus estudos religiosos, Peterson tenta entender a motivação dos jovens que saem às ruas do Capão e do país. Para ele, “entusiasmo” é a palavra que melhor traduz o atual estado de espírito das ruas. “É uma palavra que define o estado de pessoas que são motivadas por algo maior, uma causa profunda e eterna. Quando você desperta uma situação como essa que está acontecendo no país e ela se dissemina entre jovens entusiasmados, isso pode tomar proporção que não se prevê”.

Ele lembra da origem da palavra que, nas religiões da Antiguidade, significava um estado de exaltação de quem recebe uma inspiração divina. Mas não atribui caráter religioso aos protestos. “Eu seria arrogante em dizer que sei o que está acontecendo. Esse entendimento só a história vai nos dar”.

Peterson é aberto a novas ideias, considera-se um evangélico precoce para o seu tempo. No vídeo em que chamava as pessoas ao segundo ato, por exemplo, ele convida todos os grupos religiosos do bairro, inclusive católicos e umbandistas (as duas religiões são ligadas a entidades sociais importantes na região). Ele sabe que pode sofrer represálias por isso, mas não se arrepende. Ele pede para não identificar o nome de sua igreja nessa reportagem, pois seu engajamento nos protestos são uma iniciativa individual, não tem o apoio oficial da instituição.

Enquanto os jovens marchavam no Capão, um ato com número similar de pessoas ocupava a Avenida Paulista para protestar contra o deputado e pastor Marcos Feliciano, que propôs a votação de projeto de lei sobre tratamento psicológico para homossexuais. Pisando em ovos, Peterson se declara contrário à interferência da religião no estado. “Acho que essa é uma questão médica, a sociedade da categoria tem autonomia para decidir se deve haver tratamento ou não. Lamento que alguns queiram impor a doutrina fora da Igreja”.

Mas, afinal, qual seria sua opinião sobre uma das maiores polêmicas que divide a comunidade evangélica da sociedade moderna? Considera a homossexualidade como uma doença? Ele responde com cuidado: “Não tenho condições técnicas, do ponto de vista médico, para responder. E não posso falar do ponto de vista espiritual, pois não foi um tema em que aprofundei meus estudos como pastor. Mas acredito que o evangelho está sendo escrito no presente e não sabemos o que virá. Quem sabe um dia teremos um novo concílio? Quem sabe surjam novos evangelhos mais abertos e ricos sobre as maneiras de se relacionar com Deus e com os outros?”.

Peterson acredita que o país pode estar passando por uma profunda transformação em todas as esferas: política, social e espiritual. “Para mim, olhando a periferia, a mudança mais importante é no povo. As pessoas podem despertar sua visão para a política: do que é participar, criar grupos e fóruns para discutir os rumos do país”.

Apesar do foco na “mudança de consciência”, ele também negocia questões locais específicas. No dia do protesto, levou uma lista de demandas à subprefeitura. A estratégia, agora, é colher um abaixo-assinado para pedir união entre o governo estadual e o federal para construir a extensão do metrô do Capão até o Jardim Ângela – uma promessa antiga que nunca saiu do papel. Em breve, Peterson pretende bater na porta dos senadores paulistas em Brasília com o pedido. E já chamou outra manifestação para o dia 12 de julho.

Uma das dificuldades que o grupo enfrenta é a ausência de repercussão na mídia. Em dias diferentes, o Capão também foi palco de protestos organizados pelo MPL, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e grupo Periferia Ativa. Esses atos contaram com a cobertura da TV Globo, SBT, Bandeirantes, jornais e emissoras de rádio. Até o jornal britânico Financial Times cobriu o protesto. O ato pressionou o governador Geraldo Alckmin a atender duas demandas: redução da tarifa intermunicipal e aumento do bolsa aluguel. Já os protestos liderados por Peterson, embora reúnam quantidade similar ou superior de pessoas, não contaram com a presença de emissoras de TV, rádio ou jornal.

Enquanto descobre a vida de militante, Peterson alterna a nova rotina com o trabalho para sua carreira e para a Igreja. Nesse sábado, deve correr de uma reunião na subprefeitura direto para a Marcha para Jesus. Ele não recebe remuneração como pastor, seu sustento vem da prestação serviços como analista de sistemas autônomo.

No dia que lhe conheci, andamos do seu trabalho até a estação de trem. Depois de contar sobre a reunião que faria naquela mesma noite com os jovens do Capão, ele encolheu os braços e mergulhou no vagão lotado. Tão cheio que as janelas estavam embaçadas. A porta não fechou porque a ponta do seu sapato estava no trilho. Como não era possível dar um passo para trás, Peterson mudou o ângulo do pé, liberando a porta. E assim o líder partiu: corpo espremido pelos problemas do presente, cabeça fervilhando com as mudanças que aspira para o futuro.

Assista o vídeo do pastor convocando para a manifestação:

Fonte: Yahoo Notícias


Crianças abrem a Marcha para Jesus 2013

Centenas de crianças abriram a Marcha Para Jesus, na manhã deste sábado (29/06). O grupo saiu meia hora antes da Marcha oficial. Para a segurança dos pequenos, durante todo o trajeto, uma equipe especializada fez um cordão de isolamento em volta dos participantes.

Todos estavam acompanhados. Segundo a organização, não houve nenhum desaparecimento ou ocorrência.

A “Marcha Kids” ocorre todos os anos, com o objetivo de promover a alegria da criançada. O evento despertou a criatividade dos pequenos e fizerem os pais entrarem na festa. As crianças estavam com suas camisetas customizadas, com penteados estilosos, rostos pintados com o nome de Jesus.

Katyelle, que marcha já há três anos, trouxe seu filho de 3 anos para participar deste grande evento. "É a primeira vez que estou vindo na marcha kids e vamos juntos com a turma da nossa igreja”, disse ela.

Fonte e fotos: AI

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Entidades médicas farão protestos para impedir contratação de profissionais estrangeiros

Entidades médicas anunciaram hoje (26) na capital paulista um cronograma de ações e manifestações para expor à população argumentos contrários à proposta do governo federal de trazer médicos estrangeiros para atuar no país. Entre as ações está prevista uma paralisação nacional no próximo dia 3. As associações querem que os estrangeiros passem por um processo de revalidação dos diplomas.

A contratação de médicos estrangeiros para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma das medidas anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff em pronunciamento feito segunda-feira (24), em resposta às manifestações que ocorrem no país e que pedem, entre outras reivindicações, a melhoria no sistema público de saúde.

Participaram do anúncio a Associação Médica Brasileira (AMB), a Associação Paulista de Medicina (APM), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR).

“Nosso ponto de vista é muito claro. Considerando-se que 90% deles foram reprovados nos últimos anos, significa que, de cada dez médicos estrangeiros, nove não têm condições de exercer a medicina no Brasil. Isso coloca em risco diretamente a assistência à população”, disse o presidente da APM, Florisval Meinão.

De acordo com dados divulgados pelas entidades médicas, o Brasil é o quinto país do mundo em número absoluto de médicos. Os médicos brasileiros representam 4% da população médica mundial e 19% dos médicos de todas as Américas. Os dados mostram ainda que, dos 7.284 médicos estrangeiros que tiveram seus diplomas revalidados para trabalhar no Brasil entre 2000 e 2012, 44,22% estão nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo que 16,3% residem na cidade de São Paulo e, em dez estados, eles estão mais no interior do que na capital.

Meinão ressaltou que as entidades médicas discordam do argumento do governo de que não há médicos para trabalhar nas áreas mais distantes dos grandes centros. “A ausência de médicos ocorre porque as condições de trabalho são inadequadas, porque os salários são muito baixos e os vínculos empregatícios são muito precários, sem garantias trabalhistas”. O dirigente avaliou que, se o governo federal criar as garantias adequadas, com possibilidades de progresso na carreira, bom salário e boas condições, haverá médicos para atender nessas regiões.

O presidente da AMB, Florentino Cardoso, defendeu a necessidade de que os médicos tenham uma carreira nos moldes daquelas do Judiciário, para que o médico, com boas condições de trabalho, possa prestar à população um serviço digno. Segundo ele, mesmo concursos que oferecem salários de R$ 10 mil têm sido recusados pelos médicos devido a problemas.

“Assim que a família está toda lá, o salário atrasa, o prefeito diz que não pode mais pagar esse valor, e ainda submete, principalmente nos períodos de campanha eleitoral, a um trabalho terrível, com 100 a 150 atendimentos por dia. Dessa maneira não vamos ter médicos”.

Roberto d'Ávila, presidente do CFM, destacou que a revalidação de diplomas estrangeiros para que o profissional possa atuar no país está prevista na lei. “Para mudar isso seria preciso uma medida provisória ou uma lei complementar ou um decreto. Vamos ao Supremo Tribunal Federal ou ao tribunal internacional, mas vamos combater qualquer medida que venha no sentido de prejudicar, não a nós, médicos, mas os pacientes”. Ele garantiu que o movimento não prejudicará os pacientes e que os serviços essenciais e de emergência serão mantidos, e as consultas e exames remarcados para o dia seguinte.

Fonte: AB

terça-feira, 25 de junho de 2013

Periferia de São Paulo foi a manifestação por melhorias de serviços públicos

Manifestantes fizeram passeata na manhã de hoje (25) na periferia  da zona sul da capital paulista. Segundo a organização do protesto, participam do ato cerca de mil pessoas. Eles reivindicam melhorias no transporte público, na saúde, nas condições de moradia e também protestam contra o que classificam como genocídio praticado pela polícia na periferia.

O protesto, que teve início às 7h, começou embaixo de chuva, com parte dos manifestantes partindo do metrô Capão Redondo. Eles seguiram em passeata e interditaram a avenida Carlos Caldeira Filho, no sentido centro. Outra parte saiu do bairro Campo Limpo. Os dois grupos de manifestantes encontraram-se no meio do caminho, por volta das 9h, e prosseguiram em passeata. Outro grupo também faz manifestação em Guaianazes, na zona leste da capital.

Segundo Gilson Alves Garcia, representante do movimento Periferia Ativa e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a ideia do movimento é pressionar o governo do estado. “A gente tem visto de perto o genocídio na periferia e a polícia, por um momento, havia recuado”, disse.

Outra reivindicação dos movimentos é o congelamento do preço dos aluguéis. “Cada vez que a região vai melhorando, o preço dos aluguéis vai subindo e as pessoas não conseguem ter uma moradia digna”, declarou Gilson.

O Movimento Passe Livre (MPL), que organizou os protestos contra o aumento e os preços do aumento da passagem na capital, também ajudou a organizar o protesto de hoje. “A gente sempre apoia, e não é de hoje, a luta do MTST e do Periferia Ativa”, disse Caio Martins, militante do Passe Livre. “Estamos brigando por transporte público, e uma das regiões que mais sofre com falta de transporte é a do M'Boi Mirim. Tiraram as linhas de ônibus e apertaram o povo numa linha pequena para beneficiarem empresários do transporte”, disse Gilson.

Fonte: AB

Fundador e pastores da Igreja Maranata são presos durante investigação de desvio de dízimos

Na manhã de ontem foi preso em Vila Velha, no Espírito Santo, o pastor Gedelti Gueiros, ex-presidente e fundador da Igreja Cristã Maranata (ICM). Além do pastor, foram presos outros nove líderes da denominação, em cumprimento de 10 mandados de prisão expedidos contra membros da igreja. Oito foram cumpridos e dois membros da igreja se apresentaram espontaneamente à polícia.

Foram presos também Antônio Angelo Pereira dos Santos, Antonio Carlos Rodrigues de Oliveira, Antonio Carlos Peixoto, Amadeu Loureiro Lopes, Carlos Itamar Coelho Pimenta e Jarbas Duarte Filho. Wallace Rozetti e Leonardo Meirelles de Alvarenga se apresentaram diretamente na delegacia pela manhã, e o pastor Arlínio de Oliveira Rocha teve prisão domiciliar decretada. Depois de passarem por exames no Departamento Médico Legal (DML), os pastores presos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Viana.

Após a prisão, o pastor Gedelti deu uma breve declaração, afirmando desconhecer o motivo de sua prisão.

- Falar o que? Não tem muito o que falar, não sei o que está acontecendo, não sei por que estou sendo preso – declarou o fundador da ICM no momento da prisão, segundo G1.

O Ministério Público Estadual (MPES) denunciou membros da Igreja Cristã Maranata, incluindo pastores, à Justiça em maio pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha e duplicata simulada. De acordo com o Ministério Público, os religiosos teriam desviado cerca de R$25 milhões em dízimos da igreja.

O pastor Gedelti Gueiros já havia sido preso anteriormente em março junto a outros três membros da igreja, acusados de coagir testemunhas do inquérito que investiga a denominação religiosa.

Além da prisão dos pastores, a justiça destituiu o interventor da instituição, Júlio Cezar Costa, e a polícia interditou a sede do presbitério da Maranata, em Vila Velha. Costa informou que não sabe o motivo de sua destituição, mas agradeceu o período em que administrou a igreja de forma ética e profissional. O novo interventor nomeado pela justiça é Antônio Barroso Ribeiro.

No site da igreja tem uma nota de esclarecimento, click aqui para ler.

Fonte: AB

Dilma reúne STF, Senado e OAB para discutir proposta de convocação de plebiscito

Pelo segundo dia consecutivo, a presidenta Dilma Rousseff tem uma série de reuniões hoje (25) com o objetivo de discutir soluções para encerrar a onda de manifestações no país. Dilma marcou conversas ao longo do dia com os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coelho, do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Em debate, a proposta de convocação de um plebiscito para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para discutir a reforma política.

A presidenta também tem reuniões marcadas com representantes de movimentos urbanos, no Palácio do Planalto. Paralelamente, várias manifestações estão programadas em todo o país. Nas redes sociais, os líderes dos movimentos organizam assembleias para a definição de mais protestos. Na Universidade de Brasília (UnB) há reunião hoje à tarde.

Em Cristalina (GO), moradores da comunidade Marajó prometem fechar os principais trechos da BR-251, uma das vias de acesso ao Distrito Federal (DF). Os moradores protestam por melhores condições de saúde, educação e segurança. Eles também pedem a emancipação da região.

No Rio de Janeiro, um grupo de manifestantes mantém o acampamento perto da residência oficial do governador do estado, Sérgio Cabral. Segundo ele, só deixarão o local depois de recebidos por Cabral. O grupo reivindica maior transparência nas contas públicas. Em São Paulo há  três atos de protesto na capital – na zona sul, no Largo do Campo Limpo e no metrô Capão Redondo, assim como na zona leste.

Ontem (24), durante a reunião com 27 governadores e 26 prefeitos, Dilma detalhou sua proposta para a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política. "O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado", disse a presidenta.

"Junto com a população, podemos resolver grandes problemas. Não há por que ficarmos inertes, acomodados ou divididos", acrescentou ela, informando que "o país deixou de ser governado para um terço da população". O governo vai disponibilizar mais R$ 50 bilhões para investimentos em obras de mobilidade urbana e a criação de um Conselho Nacional de Transporte Público, com a participação da sociedade e que deverá ter versões municipais.

Fonte: AB

Gastos com transportes e habitação continuam pressionando inflação em São Paulo

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na cidade de São Paulo, encerrou a terceira prévia do mês em alta de 0,30%, bem acima do resultado da segunda quadrissemana (0,18%). Essa elevação foi provocada, principalmente, pelos grupos transportes (de 0,42% para 0,85%) e habitação (de 0,16% para 0,34%).

Também houve acréscimos em despesas pessoais (de 0,10% para 0,33%) e educação (de 0% para 0,02%). Esses aumentos foram compensados, em parte, pela queda de 0,14% no grupo alimentação, ante um recuo anterior de 0,04%, e por decréscimos em saúde (de 0,32% para 0,28%) e vestuário (de 0,48% para 0,41%).

Fonte: AB

Marco Feliciano é alvo de protestos em sua residência

O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) foi alvo de um protesto na noite de sábado (22) em Orlândia-SP, cidade onde ele mora e também fica a sede da Assembleia de Deus Catedral do Avivamento, onde Marco Feliciano é pastor presidente.

Segundo a Polícia Militar, a manifestação foi pacífica e reuniu um grupo de 60 pessoas em frente à casa de Feliciano. A assessoria de Feliciano informou que não havia ninguém na residência durante o ato.

A manifestação na cidade iniciou por volta das 18h e reuniu 100 pessoas, de acordo com a PM. O grupo se concentrou na Praça dos Imigrantes e carregava cartazes com críticas a atual administração de Orlândia.

Educação e saúde foram algumas das cobranças de melhorias para a cidade feitas pelos manifestantes, contra os gastos com a Copa do Mundo e contra o projeto aprovado recentemente intitulado “cura gay”, aprovado na semana passada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, e que é presidida por Feliciano.

Após percorrerem ruas do centro da cidade, o grupo se dispersou, mas outra parte decidiu seguir para frente da casa do parlamentar. Entre os manifestantes havia muitos homossexuais, que se colocaram na calçada oposta a residência e gritavam frases como “’Feliciano, o Brasil não precisa de você’, ‘Fora Feliciano, você não me representa’, ‘Não existe cura’ e ‘Sem preconceito’”.

O promotor de eventos, Jorge Morato, 31 anos, em entrevista ao site G1, declarou: “Ele tinha que ter mais respeito com as pessoas. Esse projeto é ridículo. Eu tenho família e isso magoa as pessoas. Não é fácil para os meus pais ouvir que eles têm um filho doente por causa desse projeto. Acho que o deputado deveria cuidar mais da saúde, da educação, dos drogados, e não ficar preocupado em curar homossexuais. Quem nasce gay, morre gay. Não existe cura. Ele deve esquecer da nossa vida e cuidar da dele”, disse.

A Polícia Militar informou que durante os protestos na cidade, nenhum incidente ocorreu durante as duas horas de manifestações.

Fonte: O Verbo

Com o sucesso, Circuito Sesc de Artes será realizado também no próximo ano em Poá

O Circuito Sesc de Artes, realizado no sábado dia 22, em Poá, atraiu muitas pessoas, que se encantaram com a programação cultural, que teve início a tarde e encerrando por volta das 22 horas, na Praça da Bíblia. De acordo com a Secretaria de Cultura, esta ação já está agendada para acontecer também no próximo ano.

“É uma parceria ótima, que nos proporciona uma diferente programação, como a que foi feita neste sábado. Muitos munícipes passavam que no momento passavam pela frente da praça, fizeram questão de entrar e assistir e até participar das ações culturais”, disse o chefe da pasta, Douglas Aspasio.

As atrações variaram entre dança, circo, cinema e música. O primeiro evento foi o do projeto árvores, um exercício de permanência em oposição ao movimento, em que muitas pessoas participaram. Em seguida foi encenada a peça de teatro “Arrumadinho”, da Trupe Olho da Rua, com um enredo interessante e atual, pois se tratava das visões e do mercado de trabalho.

“O projeto de cinema “Desliguem a Tecla Mute”, que propôs intervenção em filmes silenciosos e o grupo de circo Caramba também fizeram sucesso”, afirmou Aspasio.

Ainda fez parte do evento, a música, que ficou a cargo da banda Blues Etílicos, considerada a mais popular no segmento de blues rock em atividade no Brasil. A banda apresentou o que considera de melhor do seu repertório.

Fonte: SCP / Foto: Juliem Pereira



segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pedido de registro profissional está informatizado em todos os estados

A solicitação do registro profissional expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começou a funcionar hoje (24) para todos os estados brasileiros e deverá ser feita pela internet. Pelo Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb), o trabalhador tem de informar os dados pessoais e relativos ao registro pretendido.

Cumpridas essas exigências, será gerado um número de solicitação discriminando a documentação a ser protocolada na superintendência do trabalho mais próxima do requerente. A partir daí, todo o processo pode ser acompanhado pela internet.

Até então, os trabalhadores das 14 categorias que dependem de registro para exercer a profissão tinham que solicitá-lo nas superintendências do trabalho, com a documentação exigida. Para retirar o documento, a superintendência estabelecia um prazo, sem que o profissional pudesse acompanhar o processo.

Desde o dia 29 de abril, o sistema via internet foi disponibilizado, numa primeira etapa, para Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Ceará (CE), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Paraíba (PB), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE) e Tocantins (TO). Hoje, o Sirpweb passou a valer também para os demais estados.

O registro profissional é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria, entre eles publicitários, jornalistas, artistas, radialistas, secretários e sociólogos.

Fonte: AB

Prazo para inscrições no ProUni termina nesta terça-feira

Termina amanhã (25) o prazo para as inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsa de estudos em instituições particulares de educação superior. As inscrições devem ser feitas no site do ProUni até as 23h59.

O estudante que não tem o diploma de conclusão do curso superior também pode se inscrever no ProUni. É preciso, no entanto, que ele tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter zerado a redação e deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou conseguido bolsa integral em escola particular.

O último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) registrou, até as 8h30 de hoje (24), 192 mil candidatos inscritos e 369 mil inscrições. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Segundo o MEC, serão 90.010 bolsas no segundo semestre de 2013, entre bolsas integrais e parciais.

As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos, por pessoa.

O processo terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 28, pela internet. Desse dia até 5 de julho, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.

O resultado da segunda chamada está previsto para 13 de julho. O estudante terá de 15 a 19 de julho para comprovar as informações e providenciar a matrícula.

Os candidatos não selecionados nessas etapas podem aderir à lista de espera do dia 26 a 29 de julho. Eles começarão a ser convocados a partir do dia 2 de agosto.

Fonte: AB

RÁDIO NOTÍCIAS - Dilma inicia reuniões em busca de um pacto por melhoria dos serviços públicos

A presidente Dilma Rousseff deve se reunir nesta segunda-feira (24), com prefeitos das capitais, governadores e representantes de movimentos sociais. Os representantes do Movimento Passe Livre, que deflagrou a onda de manifestações no país nas duas últimas semanas, confirmaram o convite feito pela presidenta.

Click e Ouça:

Fonte: AB

Para o mercado financeiro, inflação chega a 5,86% este ano

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve chegar a 5,86%, este ano. A projeção é de analistas do mercado financeiro consultados todas as semanas pelo Banco Central (BC). A estimativa divulgada na semana passada era 5,83%. Essa foi a segunda alta seguida na projeção. Para 2014, segue a expectativa de 5,80%, há seis semanas seguidas.

As projeções para a inflação neste ano e em 2014 estão acima do centro da meta de 4,5% e abaixo do limite superior (6,5%). Cabe ao  BC perseguir a meta de inflação e um dos principais instrumentos para influenciar a atividade econômica e calibrar a inflação é a taxa básica de juros, a Selic.

De acordo com a expectativa das instituições financeiras, a taxa Selic deve chegar ao final de 2013 e de 2014 em 9% ao ano.

A pesquisa do BC também traz estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que foi ajustada de 4,92% para 4,98%, este ano, e mantida em 5%, no próximo ano.

A expectativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou de 4,60% para 4,72%, este ano, e de 5,17% para 5,20%, em 2014.

O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) deve ficar em 4,58%, contra 4,49% previstos na semana passada. Para 2014, houve ajuste de 5,28% para 5,23%, em 2014.

A estimativa  para os preços administrados caiu de 2,75% par 2,65%, em 2013, e segue em 4,2%, no próximo ano. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento e transporte urbano coletivo.

Fonte: AB

domingo, 23 de junho de 2013

#ProtestosBR: Missionário americano participa de protesto e afirma que “os brasileiros estão dando uma lição ao mundo”

Jovem cara pintada que faz parte do manifesto
em Poá (SP)
O jovem missionário norte-americano Josue Viller, participou dos protestos na última semana em Florianópolis, capital de Santa Catarina e elogiou a postura política que vem sendo adotada por grande parte da população do país desde o início das manifestações.

Viller estuda Teologia e Missões no Brasil e foi um dos participantes da manifestação que bloqueou a entrada da capital catarinense na última terça-feira, empunhando um cartaz que dizia: “Brasil, I Love You”. Em entrevista ao portal Terra, ele conta que atravessou uma das pontes com seu cartaz na mão, tentando acompanhar as palavras dos outros manifestantes brasileiros.

- Tudo que busca o bem, a melhoria da qualidade de vida, deve receber o apoio da sociedade. Faço trabalhos sociais e adoro morar aqui. Me sinto muito feliz de ter a oportunidade de participar disso – afirmou o missionário, que realiza trabalhos sociais nas comunidades carentes de Florianópolis e organiza estudos bíblicos com crianças.

- Os brasileiros estão dando uma lição ao mundo. E eu estou participando – completou Josue Viller.

O protesto que contou com a participação do missionário reuniu quase 10 mil manifestantes. Começando às 18h na frente do Terminal de Integração do Centro (Ticen), a multidão carregava cartazes com críticas para a corrupção, impunidade, violência e desvios de verbas públicas.

Fonte: GM

Manifestantes ocupam avenida próxima à casa do governador do Rio

Rio de Janeiro – Uma manifestação ocupa os dois sentidos da Avenida Delfim Moreira na altura da Rua Aristides Espíndola, onde fica o apartamento do governador do Rio, Sérgio Cabral.

Por causa da manifestação, a Polícia Militar interditou o quarteirão da Aristides Espíndola entre a Delfim Moreira e a Rua General San Martin, no trecho onde mora o governador. Os policiais do 23º Batalhão da PM fazem um cordão de isolamento na esquina.

Os manifestantes saíram em passeata do Posto 4 da Praia de Copacabana e passaram pelas praias do Arpoador e de Ipanema até chegarem ao Leblon, lá se juntaram a um grupo acampado desde a sexta-feira (21) no quarteirão onde mora Sérgio Cabral.

A atriz Helena Ranaldi, que estava no início da passeata com o filho Pedro de 15 anos, disse que apesar de temer a violência que vem ocorrendo nas manifestações no Rio não podia deixar de participar deste momento do país "estou aqui porque o meu filho quis vir. No primeiro momento fiquei assustada por causa da violência, mas não podia deixar de estar aqui por causa dele e da mudança urgente que a gente precisa no nosso país”, contou.

Fonte: AB

Atropelamento na Régis Bittencourt, em Taboão da Serra, deixa três mortos e quatro feridos

Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente por volta das 4h de hoje (23) na Rodovia Régis Bittencourt, no município de Taboão da Serra. De acordo com a concessionária Autopista, que administra a rodovia, quatro pedestres caminhavam no acostamento, provavelmente em direção à parada de ônibus, quando foram atingidos por um carro na altura do quilômetro 274.

Três mulheres morreram no local e um homem com ferimentos graves foi levado ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra. Os passageiros do carro tiveram ferimentos moderados e foram encaminhados ao Hospital Geral de Pirajussara. Quatro ambulâncias prestaram atendimento no local, sendo duas da concessionária, uma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma do Corpo de Bombeiros.

O acidente não provocou lentidão na via, tendo em vista o horário da ocorrência e o fato de que o atendimento foi prestado fora da pista. Socorristas e peritos deixaram o local por volta das 8h30.

Fonte: AB