Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 29 de setembro de 2012

No mês da Reforma, SBB lança Bíblia Sagrada com reflexões de Martinho Lutero


Reunindo uma seleção de textos do vasto acervo deste importante teólogo, esta edição da Bíblia Sagrada terá evento de lançamento na cidade de Porto Alegre, em 23 de outubro

No mês da Reforma Protestante, celebrada em 31 de outubro, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lança uma edição especial da Bíblia Sagrada, que traz cerca de 900 reflexões de Martinho Lutero. Os textos foram selecionados por estudiosos especialistas no vasto acervo de escritos deixados pelo teólogo que, há alguns anos, estão sendo traduzidos e disponibilizados também em língua portuguesa. A publicação será lançada em 23 de outubro, em Porto Alegre na Comunidade Evangélica de Porto Alegre (CEPA).

Com texto bíblico na tradução de Almeida Revista e Atualizada, a obra está voltada mais para a compreensão histórica e exegética dos textos bíblicos, ou, ainda, para uma orientação pastoral e prática.

A contribuição de Lutero na caminhada do cristianismo é reconhecida de forma universal, já que sua obra é citada por escritores de praticamente todas as correntes cristãs.
Para a publicação, foram escolhidas reflexões que estivessem relacionadas direta ou indiretamente ao texto bíblico, a partir de obras de Lutero publicadas em português pela Comissão Interluterana de Literatura (CIL), instituição formada por representantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Entre elas estão: o devocionário Castelo Forte, de 1983; a obra Pelo Evangelho de Cristo, de 1984; e a coleção Martinho Lutero – Obras Selecionadas, volumes 1 ao 11.

Única no mundo, a Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero oferece recursos que contribuem para pregação do Evangelho e edificação da Igreja cristã.

Recursos

  • Texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada, impresso em preto
  • Cerca de 900 reflexões de Martinho Lutero
  • Texto dos auxílios impresso em uma segunda cor (marrom)
  • Notas textuais e referências cruzadas
  • Prefácio ao Antigo Testamento
  • Prefácio ao Novo Testamento
  • Apêndices:
  • Prédicas semanais sobre Mateus 5—7 (Prefácio)
  • O capítulo 15 da Primeira Carta de S. Paulo aos Coríntios (Prefácio)
  • Comentário da Epístola aos Gálatas (Prefácio)
  • Breve instrução sobre o que se deve procurar nos Evangelhos e esperar deles
  • Seleção de hinos compostos por Martinho Lutero
  • Catecismo Menor para os pastores e pregadores indoutos
  • Biografia resumida de Martinho Lutero
  • Glossário
  • Índice remissivo

Descrição do produto
Título: Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero

Categoria: Bíblias Temáticas
Código: RA085BRLUT
Formato: 17,0 x 23,5 cm
Nº Páginas: 1.344.
Encadernação: Capa em couro sintético; vinho nobre
Impressão do miolo: 2 cores (preto e marrom)
Impresso na Gráfica da Bíblia
Preço: R$ 84,90
Informações sobre pontos de venda podem ser obtidas pelo 0800-727-8888

Serviço:
Lançamento da Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero
Porto Alegre
Data: 23 de outubro de 2012
Horário: 19 horas
Local: CEPA – Comunidade Evangélica de Porto Alegre
End.: Rua Senhor dos Passos, 202 – Centro – Porto Alegre – RS

Fonte: AI

É Hoje - Cadastro de Doadores de Medula Óssea em Poá


Click na Cartaz para ampliar

Uso de álcool e outras drogas aumenta entre as causas de acolhimento infantojuvenil no Rio


Rio de Janeiro – Antes ocupando a vigésima posição, o uso abusivo de álcool e drogas subiu para o quinto maior motivo que leva crianças e adolescentes ao programa de acolhimento no estado do Rio de Janeiro. Passou de 0,5% para quase 7% dos casos.

O dado está no nono Censo do Módulo Criança e Adolescente (MCA) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), apresentado no seminário sobre abandono e convivência familiar, na sexta-feira (28). O MCA foi implantado em 2007, para integrar toda a rede envolvida na medida protetiva do acolhimento.

Negligência continua sendo o maior motivo que leva a criança ou adolescente aos abrigos, respondendo por 23,7% dos casos. Em segundo vem abandono, com 13,27%, seguido de situação de rua, com 8,97%, e abuso físico ou psicológico, com 7,26%. Crianças e adolescentes que fazem uso abusivo de álcool e drogas são 6,74% dos casos, enquanto pais ou responsáveis dependentes químicos ou alcoolistas são o motivo de 6,49% dos acolhimentos.

A gestora do MCA, promotora de Justiça Gabriela Brandt, destaca que o censo é importante para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido. “Ele conferiu o resultado do trabalho de toda a rede e a possibilidade de se extrair os dados, verificando diminuição do tempo de acolhimento, aumento do número de ações propostas, perfil de crianças e adolescentes aptos à adoção, então o impacto é dar visibilidade para todas essas crianças que estão nos abrigos e que cresciam de forma silenciosa”.

De acordo com a promotora, existem 218 entidades de acolhimento no estado, com 33% concentradas na capital. Desde o primeiro levantamento, em 2007, o número de crianças e adolescentes acolhidos vem caindo. Passou de 3.782 para 2.464 abrigados. Quase a metade não recebe visita. Quanto à faixa etária, 23% têm de 13 a 15 anos.

O promotor de Justiça Rodrigo Medina destaca também a queda de 20% nos acolhimentos superiores a 2 anos, a maior redução desde o começo do monitoramento pelo Ministério Público. De acordo com ele, a lei nº 1.210/09, chamada Lei da Adoção, contribuiu para essa diminuição.

“A lei trouxe parâmetros objetivos para o tempo do acolhimento. Então, agora o tempo máximo para a permanência de acolhimento institucional de uma criança ou adolescente é de 2 anos e também a lei prevê a a obrigação de reavaliação das medidas de acolhimento a cada seis meses. Então tudo isso, aliado à maturidade da rede, à transparência com que a gente vem trabalhando no estado do Rio de Janeiro, trazem esse cenário positivo favorável à mais integrações, mais desligamentos das instituições com qualidade nesse trabalho”.

Atualmente, 35% das crianças e adolescentes abrigados no estado estão nessa situação há mais de dois anos, sendo que 11% estão há mais de cinco anos.

O Censo MCA é feito a cada seis meses, com dados de todas as crianças e adolescentes acolhidos no estado. Os dados divulgados são referente a 30 de junho. Todos os relatórios já produzidos estão disponíveis no site www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/mca.

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCIAS - Dia do Coração é comemorado com atividades neste sábado


Infarto do coração causa 30% das mortes no país, todos os anos. De acordo com médicos, 80% das doenças do coração podem ser evitadas. Campanhas de conscientização e prevenção às doenças cardiovasculares já começaram marcando a Semana do Coração em todo o país.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Há 20 anos, Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente do Brasil a sofrer processo de impeachment

Ha vinte anos, o Brasil viveu uma das maiores crises institucionais da republica.
Em 29 DE Setembro de 1992, A Camara inicia de fato o processo de cassação
do primeiro presidente eleito pelo povo, após o golpe militar de 1964,
o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL).

Há exatos 20 anos o Brasil assistiu à abertura do processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo, aprovado por 441 votos na Câmara dos Deputados. Collor foi o primeiro presidente da República eleito pelo voto direto após o regime militar, ao derrotar em segundo turno o então candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

As primeiras denúncias contra Collor surgiram após os 100 primeiros dias de mandato e diziam respeito a um esquema de corrupção montado pelo ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias – conhecido como PC Farias. As denúncias, intensamente divulgadas pela imprensa, culminaram com a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito, a CPI do PC.

As denúncias de corrupção, associadas ao desgaste do então presidente em função da implementação de planos de estabilização da economia, levaram mais tarde à mobilização popular e à aprovação do pedido de impeachment. Os planos econômicos, chamados de Collor I e Collor II, consistiam basicamente em tentar controlar a inflação, que já vinha alta desde o governo anterior de José Sarney. No primeiro momento os planos surtiram efeito, mas o confisco do dinheiro da população nos bancos e a volta da alta da inflação começaram a provocar insatisfação do povo com o presidente.

Muitas empresas e até pessoas físicas faliram quando o governo determinou que todas as contas bancárias poderiam ter saldo máximo de Cr$ 50 mil (cinquenta mil cruzeiros, a moeda da época). Impedidos de arcar com os compromissos financeiros, os empresários foram os primeiros a abandonar o apoio a Collor. Além disso, denúncias como as de desvio de dinheiro público para a construção dos jardins na residência oficial, chamada de Casa da Dinda, e o pagamento de vultosas despesas do casal presidencial, com dinheiro das empresas de PC Farias, levaram o povo às ruas pedindo a saída do presidente.

Duas entrevistas foram determinantes para a mobilização popular. Primeiro o irmão do presidente, Pedro Collor, à revista Veja, denunciando o chamado esquema PC e o desvio de verbas públicas para as empresas do ex-tesoureiro de campanha. Depois, o motorista Francisco Eriberto França confirmou à revista Isto É ter feito pagamentos para Fernando Collor e sua esposa, Rosane Collor, com cheques e valores que buscava nas empresas de PC Farias.

A conclusão dos trabalhos da CPI do PC, com relatório que considerou as denúncias procedentes, foi outro fator que incentivou a mobilização popular. O movimento Fora Collor era formado principalmente por estudantes, os chamados "Caras Pintadas", e por mais pessoas ligadas às universidades, os professores. Diante do clamor da sociedade civil, os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Lavanère, e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Barbosa Lima Sobrinho, entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro, o pedido de impeachment com mais de 20 mil assinaturas.

Pinheiro acolheu o pedido e designou o então deputado Nelson Jobim como relator, que posteriormente apresentou parecer favorável ao impedimento do presidente da República de prosseguir no mandato. No dia 29 de setembro de 1992, Ibsen Pinheiro abriu a sessão de votação pelo impeachment de Fernando Collor de Melo em um Congresso Nacional cercado por milhares de manifestantes Caras Pintadas. Com 441 votos favoráveis, 38 contrários, 23 ausências e 1 abstenção, a Câmara dos Deputados decidiu pelo afastamento imediato do presidente da República de suas funções e autorizou o Senado Federal a abrir processo de cassação de mandato e dos direitos políticos.

No dia 2 de outubro, Collor foi comunicado de seu afastamento temporário pelo período que durasse o processo de impeachment e o então vice-presidente da República, Itamar Franco, assumiu o cargo. Itamar permaneceria na cadeira presidencial até o fim do mandato, em 1994. A cassação de Fernando Collor de Melo foi confirmada por 76 votos favoráveis e dois contrários no Senado Federal, em 29 de dezembro de 1992. O ex-presidente ainda tentou uma manobra para evitar a perda de seus direitos políticos. Depois de aberta a sessão no Senado, o advogado de defesa de Collor, José Moura Rocha, apresentou aos senadores a carta de renúncia dele. A tentativa, no entanto, foi em vão, e a cassação foi confirmada.

Em 1994, o ex-presidente foi absolvido no Supremo Tribunal Federal (STF) da acusação de corrupção passiva por falta de provas. A absolvição na ação penal, entretanto, não o livrou da suspensão dos direitos políticos por oito anos, a contar da data do que seria o término do seu mandato presidencial, em 1994. Collor voltou à cena política do país apenas em 2002, quando tentou se eleger governador de seu estado, Alagoas, mas foi derrotado. Em 2006, ele se elegeu senador e passou a ocupar uma cadeira no plenário que cassou seus direitos políticos. Em 2010, o senador Collor tentou novamente governar seu estado, mas ficou em terceiro lugar nas eleições. O mandato dele no Senado termina em fevereiro de 2015.

Fonte: EBC

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Contra o “voto de cajado”, Aliança Evangélica divulga carta pastoral: “O púlpito não pode ser usado como plataforma política”


A relação entre religião e política e a importância do voto para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada foi tema de uma carta pastoral a Aliança Cristã Evangélica Brasileira (ACEB).

O documento publicado no site da ACEB repudia a prática conhecida como “voto de cajado” e ressalta a necessidade do voto consciente: “Queremos celebrar a nossa democracia e o privilégio de contribuir, através do nosso voto, para a construção de uma sociedade mais sólida e participativa. Votar solidifica a democracia e queremos fazer parte deste processo”, pontua o texto.

A carta pastoral da ACEB tece críticas ao modelo político adotado no Brasil, e as falhas existentes no processo eleitoral: “O que preocupa sobretudo, neste novo período eleitoral, é que o nosso sistema político partidário é arcaico e viciado. Não responde às demandas atuais, ignora as possibilidades gerenciais e tecnológicas disponíveis e carece de profundas mudanças sistêmicas, programáticas e éticas”, frisa o documento, que emenda pedindo mudanças: “Este sistema precisa mudar e nossos políticos precisam adequar-se às necessidades de uma sociedade mais justa, mais transparente e mais participativa”.

-Como cristãos evangélicos, nos identificamos com a advertência do profeta Jeremias ao seu povo: “Procurai a paz da cidade e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz”. É por esta razão que, nas eleições que se aproximam, queremos caminhar para as urnas movidos por princípios que consideramos centrais.

A ACEB ressalta que a prática de indicação de candidatos por parte de líderes religiosos é algo que foge à ética e à vocação cristã: “O voto é exercício de cidadania. É secreto e tem de ser responsável. Não está à venda e não pode ser produto de negociações manipuladoras. ‘Voto de cajado’ é voto aviltado e precisa ser denunciado”, observa o texto, que ressalta a importância da separação entre fé e política: “A igreja é de Jesus Cristo e não pode ser identificada com nenhum partido político. O púlpito é sagrado e não pode ser usado como plataforma política de candidato algum”.

Confira abaixo a íntegra da carta pastoral da Aliança Cristã Evangélica Brasileira:

Carta Pastoral

A vocação cristã para o voto cidadão

“E procurai a paz da cidade… e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz. (Jr 29:7)”.

Caros irmãos e irmãs,

Aos nos aproximarmos das eleições municipais em outubro queremos celebrar a nossa democracia e o privilégio de contribuir, através do nosso voto, para a construção de uma sociedade mais sólida e participativa. Votar solidifica a democracia e queremos fazer parte deste processo. Reconhecemos que nos últimos anos o Brasil tem mudado muito e para melhor, mas o que preocupa sobretudo, neste novo período eleitoral, é que o nosso sistema político partidário é arcaico e viciado. Não responde às demandas atuais, ignora as possibilidades gerenciais e tecnológicas disponíveis e carece de profundas mudanças sistêmicas, programáticas e éticas. Este sistema precisa mudar e nossos políticos precisam adequar-se às necessidades de uma sociedade mais justa, mais transparente e mais participativa.

Votar é uma forma de contribuirmos, como brasileiros e brasileiras, para a construção da nossa nação. Como cristãos evangélicos, comprometidos com os destinos do país, vamos votar nesta consciência e convidar todos ao nosso redor a fazerem o mesmo.

Como cristãos evangélicos, nos identificamos com a advertência do profeta Jeremias ao seu povo: Procurai a paz da cidade e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz. É por esta razão que, nas eleições que se aproximam, queremos caminhar para as urnas movidos por princípios que consideramos centrais:

- O voto é exercício de cidadania. É secreto e tem de ser responsável. Não está à venda e não pode ser produto de negociações manipuladoras. “Voto de cajado” é voto aviltado e precisa ser denunciado.

- A igreja é de Jesus Cristo e não pode ser identificada com nenhum partido político. O púlpito é sagrado e não pode ser usado como plataforma política de candidato algum.

- Votemos no que consideramos melhor para a cidade e não em busca de favores pessoais ou mesmo de grupos.

- Votemos em candidatos que afirmem e tenham histórias de vida que reflitam os valores do Reino de Deus, entre os quais justiça, liberdade e verdade.

Caminhemos, pois, para o dia 07/10/2012 valorizando o nosso voto e o voto de todos, conscientes de que assim contribuiremos para a construção de uma sociedade democrática que não se esquece do outro, especialmente do pobre e do pequeno, e cujos resultados nos levem a dizer: Soli Deo Gloria!

Graça e paz!

Aliança Cristã Evangélica Brasileira

Fonte: GM

Junji inicia mobilização para acudir produtores


Segundo o deputado, crescente importação de leite e derivados de países onde a agricultura é subsidiada ameaça sobrevivência de míni, pequenos e médios produtores paulistas
A suspensão das crescentes importações de leite e derivados de países onde a agropecuária recebe fortes subsídios governamentais é o principal objetivo da mobilização deflagrada pelo deputado federal Junji Abe (PSD-SP) para socorrer os produtores brasileiros. “É vital adotar medidas de defesa comercial para garantir a sobrevivência da agricultura familiar e de míni, pequenos e médios profissionais que não resistirão à concorrência desleal com os importados. A situação só beneficia grandes laticínios particulares”, protestou o parlamentar.

Acionado pela Assirvap – Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba e entidades cooperativadas paulistas, Junji participou, nesta quinta-feira (27/09/2012), de uma reunião para tratar do assunto, na sede da Faesp – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo. Presidida por Fábio de Salles Meirelles, a entidade manifestou integral respaldo ao movimento.

Junji também aguarda uma audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, além de haver solicitado que a FPA – Frente Parlamentar Mista em Defesa da Agropecuária, presidida por Homero Pereira (PSD-MT), e a Capadr – Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara engrossem a luta dos produtores.

O deputado pediu a intervenção direta de Domingos Sávio (PSDB-MG), presidente da Subleite – Subcomissão Permanente destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional, que está vinculada à Capadr. Com o envolvimento dos colegiados do Congresso Nacional que atuam em defesa da agropecuária nacional, Junji espera sensibilizar o governo federal para evitar o “massacre dos agricultores familiares, míni e pequenos produtores”.  

Dados da Assirvap mostram que a produção brasileira é suficiente para suprir a demanda anual de 31 bilhões de litros de leite do mercado interno.  Mesmo assim, nos primeiros seis meses deste ano, o País já importou quase 3,6 bilhões de litros. Se o ritmo de compras externas perdurar, 2012 terminará com um volume de importações do produto 5,07% superior ao total comprado em 2011. “Ou seja, inexplicavelmente, vêm de fora, mais de 23% do consumo anual”, calculou Junji.

Não bastasse a incoerência no volume de importações de produtos lácteos, apontou Junji, o Brasil dispensa os vendedores externos das exigências fixadas para os produtores brasileiros. “Importa leite em pó, soro em pó e derivados de qualidade desconhecida e sem qualquer monitoramento dos respectivos processos produtivos, o que configura risco à saúde pública”, advertiu o deputado com base no levantamento feito pela associação de sindicatos rurais.

Para conter a escalada de falências no campo, uma das medidas reivindicadas é a revisão do tratado entre os países do Mercosul quanto à importação de leite em pó, soro em pó e derivados. Os grandes laticínios particulares compram os produtos importados por valores bem menores, porque provêm de países onde os governos subsidiam com fartura a agropecuária.

“A situação deixa o produtor nacional sem meios de competir porque ele tem de vender seus produtos por preços que mal cobrem os custos de produção, inviabilizando a atividade”, afirmou Junji que também preside a Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros. O colegiado mais de 230 congressistas – entre deputados e senadores – solidários ao apelo pela implantação de políticas públicas voltadas ao segmento de verduras, legumes, tubérculos, bulbos, frutas, champignon, mel e derivados, aves e ovos, pecuária de leite de pequeno porte, flores e outros itens dirigidos ao abastecimento do mercado interno.

Os produtores nacionais precisam de estímulo para produzir mais e exportar. Não para suspender suas atividades e deixar o País à mercê das importações, como evidenciou Junji. Ele frisou que o segmento gera mais empregos que a indústria automobilística e responde por boa parte do resultado econômico brasileiro, com expressivo valor na balança comercial.

Reiterando o protesto contra o descaso nacional com a agropecuária, Junji disse que o Brasil é um dos países que menos subsidia os produtores. De 2003 a 2005, os subsídios aos agricultores brasileiros somaram 5% do valor bruto das receitas agrícolas, bem abaixo da média de 30% propiciada por países membros da OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, como Estados Unidos, França, Itália e Inglaterra.

Além de convencer o governo a barrar as importações de leite e derivados, assim como elevar os subsídios aos produtores rurais brasileiros, a mobilização encapada por Junji também objetiva garantir a preferência do produto nacional nas compras governamentais para inclusão na merenda escolar e cestas básicas.

O apelo para acudir os produtores de leite e derivados chegou a Junji por meio das instituições classistas do Vale do Paraíba. São os sindicatos rurais de Jacareí, Santa Branca, São José dos Campos, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, Paraibuna, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Queluz, Bananal, Areias, Silveiras e São José do Barreiro, além das cooperativas de laticínios Cooper, de São José dos Campos; Comevap, do Médio Vale do Paraíba; Serramar, de Guaratinguetá; de Santa Isabel, de Cachoeira Paulista e de Lorena.

Fonte: AI

RÁDIO NOTÍCIAS - Anvisa quer mais controle na venda de remédios de tarja vermelha

Anvisa quer mais controle na venda de remédios de tarja vermelha.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Prefeitura de Ferraz inaugura a ampliação do canil da GCM

Prefeito em exercício, Inha, secretário, Norberto Ribeiro,
coordenador Gláucio Lemos e guardas descerram fita de
inauguração do canil

A Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos (SP) inaugurou a ampliação do espaço físico do canil da Guarda Civil Municipal (GCM), na quinta-feira, dia 27, na Avenida D. Pedro II, 3.146, no Cambiri. A cerimônia reuniu o prefeito em exercício, Flávio Batista de Souza (PSB), o Inha, os secretários municipais, Norberto Ribeiro da Silva, da Segurança e Mobilidade Urbana, Jorge Campos, da Comunicação e Roseli Baptista Morilla dos Santos, da Educação e o vice-presidente da Câmara Municipal, Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, entre outras, autoridades.

Para Norberto Ribeiro, a GCM desempenha um papel muito importante como polícia auxiliar da segurança pública, em geral. Além disso, o secretário destacou que a criação e a manutenção do canil representa uma arma fundamental para o cotidiano da corporação. Por isso, ele fez questão de agradecer a todo o efetivo da GCM, mas, sobretudo, o empenho dos responsáveis pela condução dos animais, especialmente, adestrados para a função de defesa. Hoje, o canil dispõe de quatro cachorros, porém, em breve, esse número chegará a oito componentes.

Já Inha disse que a segurança pública é uma prioridade do município e, ao mesmo tempo, a GCM tem todo o respaldo da administração pública local. Como prova disso, o prefeito em exercício afirmou que o efetivo antes de o atual governo assumir o comando da cidade, em 2005, era de apenas 19 homens e, atualmente, a corporação conta com 110 componentes. “Na realidade, Ferraz de Vasconcelos possui uma Guarda modelo para o Alto Tietê, que, procura sempre agir dentro da legalidade”, diz Inha. Por sua vez, o comandante interino da GCM, Cleverson Souza Ramos garantiu que apesar das dificuldades inerentes ao exercício profissional, à corporação faz um bom trabalho.

Como parte das atividades, o canil local, do 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M), de Suzano e da GCM de Guarulhos fizeram demonstrações para a alegria do público, em sua maioria, alunos da Escola Estadual Professor Paulo Américo Paganucci, próxima a sede da GCM ferrazense. Aliás, os estudantes, professores e a direção da referida unidade têm uma relação interativa com o trabalho da Guarda em geral. Além disso, a solenidade atraiu representantes das Guardas Civis de Mogi das Cruzes, Poá, Suzano e Itaquaquecetuba. O coordenador da GCM local, Gláucio Lemos agradeceu a presença de todos.

Fonte: SCPFV

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Governo lança projeto de prevenção à violência contra a juventude negra

O programa Bom Dia Ministro com a presença da ministra da
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial,
Luiza Bairros, e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da
Presidência da República, Gilberto Carvalho.
No programa, os ministros falam sobre o lançamento
da primeira etapa do Plano de Prevenção
à Violência Contra a Juventude Negra

O governo federal lança amanhã (27), em Maceió (AL), a primeira etapa de um programa piloto que visa enfrentar o crescente número de homicídios entre jovens negros de todo o país. Intitulado Juventude Viva, a iniciativa é a primeira etapa de uma ação mais ampla, o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no país vitimam pessoas jovens. Destas, mais de 75% são negras. Além disso, enquanto as mortes de jovens brancos caíram de 9.248, em 2000, para 7.065, em 2010, a morte de jovens negros cresceu de 14.055 para 19.255 no mesmo período.

Em Alagoas, o programa irá complementar iniciativas que já estão em curso, como o Programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça. A escolha do estado também se justifica porque a capital, Maceió, ocupa o segundo lugar entre as cidades com o maior número de homicídios no país. Nesta primeira etapa, além de Maceió, o Juventudo Viva também será testado em outras três cidades alagoanas: Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares. A meta do governo federal é, a partir da experiência inicial, estender a iniciativa para os 132 municípios mais violentos do país.

"O Juventude Viva representa um plano de enfrentamento à mortalidade da juventude negra. Vai começar como uma experiência em Alagoas, com os vários ministérios envolvidos desenvolvendo um conjunto de ações de inclusão e contra a cultura de violência", explicou a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, logo após participar, esta manhã, do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços. Também participou do programa o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Entre as iniciativas a serem desenvolvidas, a ministra mencionou a adoção, pelas escolas estaduais, de aulas em período integral; a criação de espaços culturais em territórios violentos e o estímulo ao empreendedorismo juvenil, principalmente quando associado à chamada economia solidária. Além disso, segundo a ministra, o programa também prevê ações de capacitação dos profissionais que atuam com os jovens, especialmente dos policiais.

"Será extremamente importante o trabalho que faremos com as forças policiais para que possamos ter um comportamento diferenciado dos policiais em relação aos jovens, especialmente em relação ao jovem negro que, por conta da discriminação racial, acaba sendo mais atingido por essa violência", explicou a ministra.

O Juventude Viva, segundo a ministra, irá beneficiar não apenas jovens negros entre 15 e 29 anos, mas toda a população das regiões contempladas com iniciativas como a construção de espaços culturais.

"Pretendemos atingir os jovens negros, que, nos últimos anos, são os que mais têm sofrido com esses altos índices de homicídios, mas, embora o diagnóstico que conduza o programa leve em conta a população negra, seu caráter é amplo. A instalação de uma praça de cultura em um bairro de maioria negra faz toda a diferença para toda a população", acrescentou a ministra.

"Embora tenhamos experimentado, nos últimos anos, uma melhoria dos indicadores sociais da população negra, temos ainda milhões de jovens negros que estão fora da escola e do mercado de trabalho, sendo uma população vulnerável às possibilidades de se envolver em situações violentas e que tem a vida pouco valorizada, já que não está inserida em nenhum tipo de rede social mais forte."

Coordenado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, o programa contará com a colaboração dos ministérios da Cultura, Educação, Saúde, Trabalho e Esportes.

Fonte: EBC / Foto: Marcello Casal Jr./ABr

RÁDIO NOTÍCIAS - OIT: trabalho infantil no Brasil explora quatro milhões de crianças


No apanhado dos estudos concluídos pela Organização Internacional do Trabalho e pelo IBGE, ainda existe a grave informação de que 132 mil famílias no Brasil são chefiadas por crianças entre 10 aos 14 anos de idade. Do total do trabalho infantil, 89 mil crianças que trabalham, a maioria sem remuneração, têm de cinco a nove anos.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Chuva provoca fechamento de Aeroporto Santos Dumont, no Rio


Rio de Janeiro – A chuva que atinge a cidade do Rio de Janeiro na manhã de hoje (26) provocou o fechamento do Aeroporto Santos Dumont para pousos e decolagens. As operações de pouso foram suspensas às 6h. Às 7h52, o Santos Dumont, localizado no centro do Rio de Janeiro, também suspendeu as operações de decolagem.

Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão está operando com o auxílio de instrumentos. Por causa das chuvas fortes, a Defesa Civil do Rio registrou 13 ocorrências sem gravidade, entre a tarde de ontem (25) e a manhã de hoje.

Fonte: EBC

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mariana Valadão participa da tradicional Semana Evangélica


Festa já compõem o calendário oficial da cidade

A turnê Vai Brilhar, com Mariana Valadão, marcará presença na noite de sexta-feira, 28, a partir das 20h, na 16ª edição da Semana Evangélica em São Pedro da Aldeia. Localizada na região dos Lagos, da cidade do Rio de Janeiro.

A tradicional festa, que já faz parte do calendário da cidade, será ministrado pelos pastores Carleonel de Gonçalves, Vagner Ribeiro, Cleber Andrade e Jardel Ribeiro e acontecerá entre os dias 25 a 29 de setembro.

A concentração será na Praça Plínio Tavares, conhecida popularmente como Praça do Canhão, localizada no centro da cidade. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Ministros Evangélicos e tem o apoio da Prefeitura.

É notório o novo tempo sobre a vida e ministério de Mariana Valadão que cumpri, incansavelmente, sua agenda levando a luz de Deus através de sua turnê Vai Brilhar, pelo país. “Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.” Jó 22.28. Recentemente a turnê Vai Brilhar completou um ano onde a cantora se apresenta nos principais eventos gospel e seculares do país. Onde aproximadamente 700 mil pessoas em 120 cidades e 20 Estados já puderam ser tocadas pelas canções ministradas por ela.

Serviço:
Confira a programação completa do evento?

Dia 25/09 – Terça-feira (Abertura)
09h – Inauguração do monumento da Bíblia na Praça do Canhão;
09h30 – Inauguração do marco do Comespa na entrada da cidade (em frente a UPA do Balneário);
19h30 – Culto de Abertura da Semana Evangélica, na Comunidade Crer e Ser como a presença do prefeito Carlindo Filho e autoridades municipais;
Dia 26/09 – Quarta-feira
19h30 – Culto de Louvor a Deus na Assembleia de Deus do bairro Botafogo;
Dia 27/09 – Quinta-feira
19h30 – Culto de Louvor a Deus na Assembleia de Deus do bairro São João;
Dia 28/09 – Sexta-feira
19h30 - Culto de Louvor a Deus no centro da cidade, com Mariana Valadão;
Dia 29/09 – Sábado (Encerramento)
19h30 - Culto de Louvor a Deus no centro da cidade, com bandas gospel da região.

Fonte: AI

Mostra de Cinema Cristão

6ª Primavera do Museus do país: programação especial


Esta semana, mais de 800 museus, em várias cidades do país, tem programação especial em busca de atrair mais público

RÁDIO NOTÍCIAS - Escolas públicas começam a receber guia de redação do Enem


Este ano, estudantes que têm deficiência visual, vão receber o material em Braile ou em formato ampliado. O caderno funciona como material didático para participantes e professores na preparação para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Click e Ouça:

Fonte: EBC