Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Secretarias de Cultura e Comunicação de Poá abrem inscrições para concurso de fotografia

O fotógrafo Adilson Santos disse que tem interesse em participar do certame

Quem gosta de fotografar tem agora a oportunidade de mostrar o seu trabalho. As Secretarias de Cultura e Comunicação de Poá promovem o primeiro concurso de fotografia, intitulado de “Um olhar fotográfico para Poá”.

As inscrições foram abertas esta semana e seguem até o dia 06 de janeiro e podem participar profissionais e amadores da fotografia. Os vencedores serão conhecidos no dia 08 de janeiro, no Pavilhão de Exposições, na Praça de Eventos.

O concurso é divido em três categorias, são elas: paisagem, pessoas e jornalismo profissional. Cada participante deverá enviar três fotos para cada categoria, acompanhada da ficha de inscrição, cujo modelo está no blog da Secretaria de Cultura - www.secretariadeculturadepoa.blogspot.com. Nesta ficha o participante deve informar seus dados e colocar os títulos das fotos. Segundo o regulamento do concurso, as fotos e a ficha devem ser enviadas por correio para o seguinte endereço: Avenida Antônio Massa, 150, Centro de Poá – CEP: 08550-000.

Segundo o responsável pela pasta de Cultura, Douglas Aspasio, a categoria paisagem engloba qualquer imagem que não tenha pessoas, podendo ter como foco o urbano ou rural. Na categoria pessoas, serão aceitas fotografias que de alguma forma retratem as pessoas e na de jornalismo poderão se inscrever profissionais de jornais e revistas. Em todas as categorias serão aceitas fotos preto e branco e coloridas.

“Todos os trabalhos das categorias paisagem e pessoas devem ser inéditos, portanto não podem ter sido publicados em qualquer veículo de comunicação ou premiados em outros concursos. Quanto às fotos jornalísticas, os fotógrafos podem sim enviar aquelas que já foram publicadas”, explicou o fotografo da Secretaria de Comunicação, Julien Pereira, que afirmou ainda que sites pessoais e portfólios não contam como publicação.

De acordo com o regulamento, o único papel para impressão aceito no concurso é o papel fotográfico. O tamanho exigido para foto é de 20X30cm e só serão aceitas fotos impressas. Para a comprovação da autoria das obras premiadas vai ser solicitada a apresentação dos originais (dispositivos e arquivos digitais).

Segundo o secretário de Cultura serão premiados com placas, os três primeiros colocados de cada categoria. As fotos coletadas durante o concurso serão usadas para a divulgação do resultado, mas as obras vencedoras irão ser expostas nos eventos culturais programados durante o ano. As fotografias passarão por uma comissão julgadora, que envolve profissionais da área de fotografia, que escolherão as melhores. Mais informações pelos telefones (11) 4638-6338 e 4634-8835.

Fonte: SCP

Mapa ajuda a localizar feiras orgânicas no país

O Instituto de Defesa do Consumidor criou um mapa para ajudar os consumidores a localizar um feira de produtos orgânicos próxima de onde mora. Mais detalhes neste link do RBM.

Fórum revela necessidade de nova legislação nas comunicações


A necessidade de uma nova legislação nas comunicações foi tema de um fórum na noite de ontem, em São Paulo. Outro assunto debatido foi a importância de garantir a diversidade no rádio e na Tv.

RÁDIO NOTÍCIAS - Operação Especial do Fim do Ano amplia fiscalização nos aeroportos


Companhias aéreas e autoridades aeroportuárias começaram a operação especial para o fim de ano que amplia a fiscalização dos aeroportos, aumenta o número de aeronaves extras e amplia o efetivo de servidores. As medidas pretendem evitar cancelamento de voos e outros transtornos aos passageiros.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

RÁDIO NOTÍCIAS - Especialista defende políticas públicas para reverter assassinatos de jovens negros


A falta de políticas públicas com foco em meninos negros de 12 a 18 anos se refletiu no aumento do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), avalia a coordenadora do Programa de Redução de Violência Letal contra Adolescentes e Jovens, Raquel Willadino. Em 2010 o índice chegou a quase três mortos para cada grupo de mil jovens, enquanto em 2009 era 2,61.

Por Isabela Vieira

Click e Ouça:

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCIAS - Ex-traficantes promovem debate sobre o tráfico e as possibilidades de superação

Ex-traficantes promovem debate sobre o tráfico e as possibilidades de superação.

Click e Ouça

Fonte: EBC

Projeto aprovado no Senado endurece Lei Seca


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou um projeto de lei que endurece a lei seca.

Ex-ator Guilherme de Pádua detalha crime contra filha de Glória Perez e revela que carta de idosa o fez superar o remorso: “Jesus te ama”. Assista na íntegra


O ex-ator Guilherme de Pádua concedeu uma entrevista ao repórter e apresentador Marcelo Rezende sobre o assassinato da atriz Daniela Perez.

O matéria foi veiculada pela TV Record no último domingo, 09/12, no programa Domingo Espetacular. Com 42 minutos de duração, a entrevista mostra as versões de Pádua, que hoje é evangélico, membro da Igreja Batista da Lagoinha, sobre o crime.

Segundo Pádua, ele nunca havia falado sobre o assunto com ninguém, além do depoimento dado ao tribunal, durante o julgamento. Na entrevista, detalhes do crime são relatados por ele e pelo chefe dos peritos que analisaram a cena, além da apresentação de imagens da perícia e da reconstituição do assassinato.

A reportagem não afirma, mas deixa no ar a possibilidade de que Guilherme não tenha matado a atriz Daniela Perez, filha de Glória Perez. Segundo o ex-ator, ele teria segurado a atriz pelo pescoço para apartar a briga dela com sua ex-esposa, Paula Tomáz, e após um certo tempo, Daniela teria desmaiado, e desesperado, ele chegou à conclusão de que ela estaria morta. Minutos depois, enquanto ele tentava encobertar o crime, Paula pegou uma tesoura e desferiu 19 golpes contra Daniela, o que causou uma hemorragia.

O chefe dos peritos apresentado na reportagem afirma que na autopsia, não foram constatados sinais de estrangulamento e asfixia, e a causa da morte foi hemorragia.

Pádua afirma não ter dúvidas que ficou marcado pelo crime, mesmo após ter cumprido um terço da pena em regime fechado e o restante, em condicional.

O ex-ator, atualmente técnico de informática da Igreja Batista da Lagoinha, afirmou que na época do julgamento, pensou em se matar, porém uma carta entregue a ele por uma senhora idosa, o fez mudar de ideia. Segundo Pádua, na carta a senhora pedia que ele não desistisse, pois Jesus o amava.

Convertido ao Evangelho, Pádua se tornou tema de um livro, Que Amor É Esse, escrito por Paula Maia, sua atual esposa. O livro foi apresentado pelo pastor Márcio Valadão durante um culto na Batista da Lagoinha.

Após a exibição da matéria pela TV Record, a mãe de Daniela, Glória Perez, escritora de novelas e atualmente trabalhando em Salve Jorge, criticou novamente o ex-ator. Para ela, Guilherme é um “michê vagabundo”.

Questionado por Marcelo Rezende sobre o que diria para Glória Perez caso estivesse frente a frente com a escritora, Guilherme afirmou: “Eu pediria só perdão. Não tenho como fazer nada por ela, não tenho esse poder. Eu sou a pessoa que fiz mal a ela”.

Confira abaixo a íntegra do vídeo da entrevista de Guilherme de Pádua ao Domingo Espetacular:


Fonte: GM

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Abbas ameaça recorrer ao Tribunal Penal Internacional se Israel mantiver assentamentos


O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse que pode recorrer ao Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Israel, se as autoridades do país insistirem na construção de casas em Jerusalém Oriental. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou a construção de 3 mil habitações para colonos judeus na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

Se o projeto do governo israelense for levado adiante, além do isolamento dos palestinos na região de Jerusalém, também considerada sagrada para os muçulmanos, a Cisjordânia será dividida em duas partes, comprometendo a viabilidade de um futuro Estado palestino. O projeto israelense é condenado por vários países, inclusive o Brasil.

Ontem (11), Abbas se reuniu com o presidente da Turquia, Abdullah Gul, e anunciou a disposição de recorrer a Haia. No encontro, o presidente turco  “denunciou vigorosamente” o projeto de construção israelense e apelou para Israel  “não brincar com fogo”.

De Ancara, na Turquia, Abbas segue para Lisboa, em Portugal, para uma visita de dois dias. Em Portugal, ele tem reuniões com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o ministro das Relações Exteriores, Paulo Portas, e com a presidenta da Assembleia da República, Assunção Esteves.

Fonte: EBC

RÁDIO NOTÍCIAS - Ex-presidente Lula classifica como mentirosas as declarações de Marcos Valério


O depoimento atribuído ao publicitário Marcos Valério publicado no jornal O Estado de São Paulo, de que o ex-presidente Lula teria conhecimento do caso conhecido como mensalão, teve repercussão no governo e no Congresso Nacional.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Festival de circo apresenta novidades


Em Brasília, um festival traz as novidades do mundo do circo.

RÁDIO NOTÍCIAS - Confira a agenda da semana para os concurseiros


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome recebe inscrições para 120 vagas em diversas áreas. O Conselho Nacional de Justiça também recebe inscrições. E a Cobra Tecnologia prorroga inscrições para analistas e técnicos interessados.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

domingo, 9 de dezembro de 2012

Programa Vitória em Cristo com o Pr. Silas Malafaia em 08-12-2012

Programa Vitória em Cristo com o Pr. Silas Malafaia em 08-12-2012

Jean Wyllys chama evangélicos de “fundamentalistas” e “analfabetos funcionais” e causa furor nas redes sociais


O deputado federal Jean Wyllys causou furor nas redes sociais ontem, ao comentar as críticas que recebe de pessoas contrárias à sua linha de atuação no Congresso Nacional, em defesa das propostas de ativistas gays.

Em uma publicação no Twitter, Wyllys reclamou das menções a ele em tweets enviados por evangélicos que discordam de sua postura, e classificou estes de fundamentalistas e analfabetos funcionais: “Confesso que o mais difícil, nos tweets dos fundamentalistas, é ter de ler a redação típica de um analfabeto funcional… É dose!”.

A publicação foi imediatamente respondida por diversos usuários, incluindo a psicóloga Marisa Lobo, que tem se colocado como uma das principais opositoras às iniciativas de Jean Wyllys: “Vergonha alheia: agora o deputado desequilibrado, boca suja, se fazendo de vítima, acusando todos nós de fundamentalistas religiosos, imbecis , e analfabetos funcionais”, protestou.

Marisa Lobo foi seguida por diversos usuários, que criticaram a postura do deputado e sua conduta: “Aquele bigbrotherzinho Jean Wyllys virou o pior da política brasileira! Fora cristofobia”, escreveu o usuário Alexander Dominguez.

Foram feitas menções à eleição do deputado Wyllys, que conseguiu o mandato pelo quociente eleitoral de seu partido. Nas eleições de 2010, o ex-big brother conseguiu apenas 13 mil votos, mas ainda assim, foi eleito, devido à grande quantidade de votos obtidas pelo seu partido, o Psol. “13 mil votos… Piada… Por causa dele foi reaberto o debate sobre o quociente eleitoral”, criticou Leandro Vaz.

A suposta homofobia de cristãos, que discordam dos princípios defendidos pelo movimento homossexual, foi comparada por um dos usuários com as perseguições religiosas pelo internauta Thiago Polêmico:”105.000 cristãos morrendo por ano, resultado de perseguição. Cristianofobia? Por que não fazem uma lei a favor dos cristãos?”

Em meio a tantos protestos, Wyllys publicou outro tweet, questionando se os protestos contra ele eram justos: “Eu mereço essa gente que dissemina ódio aos homossexuais e às religiões de matriz africana e que não quer oposição a essa estupidez?”.

Fonte: GM

RÁDIO NOTÍCIAS - Campanha pede proteção a brasileiros que vivem sob ameaça


A organização não governamental (ONG) Anistia Internacional promove a campanha "Escreva por Direitos" até 16 de dezembro, que consiste no envio de cartas a autoridades pedindo providências para a proteção de defensores de direitos humanos que correm risco e vivem sob ameaças.

Em 2012, dos seis casos escolhidos para a mobilização mundial, dois são de brasileiros: o de Alexandre Anderson e o de Nilcilene Miguel de Lima.

Click e Ouça:

Fonte: EBC

Tribunal de Justiça do Rio oficializou hoje 92 uniões estáveis homoafetivas


Rio de Janeiro - Noventa e dois casais homossexuais oficializaram hoje (9), em uma cerimônia coletiva, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), o reconhecimento judicial de união estável. Este foi o terceiro evento do tipo no estado e o segundo ocorrido no TJRJ, em parceria com o Programa Rio sem Homofobia, do governo fluminense. A celebração ocorreu na véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos, festejado anualmente em 10 de dezembro.

Escolhida como uma das madrinhas simbólicas dos casais, a desembargadora aposentada Maria Berenice Dias, presidenta da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não tem dúvidas de que, com iniciativas desse tipo, a sociedade e o Poder Judiciário resgatam uma dívida antiga para um segmento da população, “alvo de tanto preconceito e discriminação”.

De acordo com a desembargadora aposentada, o evento é um exemplo para as pessoas que têm dificuldade de aceitar e reconhecer os direitos dos homossexuais. “Fazer esta solenidade conjunta procura mostrar para o mundo que este é um segmento que existe, que merece respeito e todos os direitos”, disse. “Nós estamos na grande busca do reconhecimento de direitos e da criminalização da homofobia”, completou.

Maria Berenice Dias admitiu, porém, que o reconhecimento da união estável homoafetiva não acabará com o preconceito no Brasil. “Mas é um espaço de visibilidade, de respeito”. Mas ressaltou a importância de o evento ocorrer dentro das instalações do Tribunal de Justiça. “A Justiça abre as suas portas para receber essa população, da qual vem, há uma década, reconhecendo os direitos”.

Geovani Santos, funcionário do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran), e Rogério Figueira, comerciário, estão juntos há 16 anos. Eles tiveram a união estável reconhecida judicialmente hoje e consideram a iniciativa positiva. “É um passo para a frente, abrindo espaço para as pessoas poderem mostrar o seu sentimento e oficializarem sua união perante a sociedade porque, hoje em dia, ainda não é muito aceita”, disse Santos. “A discriminação é muito grande”, ressaltou Figueira. Ele confia, entretanto, que eventos como o de hoje poderão contribuir para que a discriminação acabe. “Em todo lugar tem discriminação. Agora, acho que acaba”, declarou.

Cristina é cuidadora de idosos e Rosângela, saladeira. Elas vivem juntas há dois anos e decidiram ter a sua união reconhecida. “Foi uma boa iniciativa do TJRJ, para que outros órgãos sigam o exemplo e para não sermos tão discriminados como somos. Começa por aqui, e outros órgãos virão”, disse Cristina. Rosângela acredita que estão sendo dados passos importantes para por fim da discriminação contra gays e lésbicas no Brasil. “A gente espera que o casamento seja também um novo passo que a gente vai ter”.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e coordenador do Programa Estadual Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento, definiu que o ato, além de dar visibilidade a um direito conquistado, contribui para “quebrar a cortina do silêncio e mostrar que a comunidade LGBT [lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais], mesmo em um contexto de discriminação e preconceito, já vem conquistando alguns direitos que precisam ser celebrados e utilizados”.

Segundo ele, o próximo passo é tentar estimular que o Tribunal de Justiça, por exemplo, possa fazer a habilitação direta para o casamento civil. “Essa é uma grande luta nossa”, destacando que a própria lei de união estável assegura o direito de os casais converterem essas uniões em casamento civil. Em 2013, o Programa Rio sem Homofobia pretende promover um grande ato para comemorar o Dia do Orgulho Gay. “E a gente espera até lá já ter conseguido esse processo de habilitação direta no tribunal, para que a gente faça o primeiro casamento coletivo do Brasil”.

Casais homoafetivos já deram entrada a pedidos de conversão da união estável em casamento. Segundo informou Claudio Nascimento, tramitam atualmente cerca de 300 pedidos de conversões de união estável em casamento civil, distribuídos por várias comarcas do estado. Nos últimos meses, foram feitas dez conversões no município do Rio de Janeiro. “Isso demonstra que a gente está no caminho de muitas possibilidades com relação também à conversão”.

Cláudio Nascimento e seu cônjuge, João Silva, foram o primeiro casal no estado e o terceiro no Brasil a ter convertida a sua união em casamento. “As coisas vão mudando aos poucos. E é preciso que a comunidade gay e lésbica, por meio dos casais homoafetivos, cada vez mais usem um direito conquistado para que, mais à frente, a gente conquiste o casamento civil pleno”, disse.

Na primeira solenidade de reconhecimento da união estável homoafetiva, ocorrida na Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, em junho do ano passado, participaram 43 casais. A segunda cerimônia, no TJRJ, em julho deste ano, foram mais de 50 casais.

Fonte: EBC

No Dia Internacional de Combate à Corrupção, juiz defende mobilização da sociedade em favor da reforma política


Para que o Brasil avance no combate à corrupção é preciso que seja implementada a reforma política no país, avalia o juiz Marlon Reis, um dos coordenadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), rede com mais de 50 entidades nacionais. Para ele, a sociedade deve se mobilizar com esse objetivo, como fez para conquistar a aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Reis, um dos idealizadores e redatores do texto legal, lembrou que a lei que impede a participação nas eleições de candidatos que sofreram condenação criminal por decisão de um colegiado é fruto de iniciativa popular. Cerca de 1,6 milhões de assinaturas foram reunidas em seu favor. Aplicada pela primeira vez nas eleições municipais deste ano, a Lei da Ficha Limpa barrou mais de 900 candidaturas em todo o país.

“Todo mundo fala que a reforma política é fundamental no país, então temos que começar a agir de acordo com essa convicção. Não se deve esperar pelo Congresso Nacional apenas, a sociedade pode se articular e se mobilizar para esse fim”, disse o juiz, que recebeu na última sexta-feira (7) um prêmio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc) pelo seu trabalho no combate e na prevenção à corrupção. O reconhecimento foi feito em um evento, organizado pelo órgão em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), que antecipou a comemoração pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção, lembrado hoje (9).

Marlon Reis explicou que um dos efeitos práticos da reforma política será a transparência no processo de financiamento das campanhas. Ele defende que empresas privadas sejam proibidas de doar dinheiro para promover candidaturas no país.

“O que vemos hoje é que a maior parte das doações é feita por bancos, mineradoras e empreiteiras. É claro que a maioria faz isso por interesse, para manter uma proximidade com o poder. Isso deveria eliminado do processo eleitoral”, disse, acrescentando que o financiamento deveria ser feito, em boa parte, pela participação do cidadão “com quantias pequenas, mas que representam uma colaboração cívica”.

O juiz Marlon Reis, que atua no Maranhão, destacou ainda que a sociedade brasileira “vem amadurecendo” nesse tema e citou outra conquista importante, a aprovação da Lei de Acesso à Informação.

De acordo com o ministro da CGU, Jorge Hage, nos seis primeiros meses desde que a lei entrou em vigor, em maio deste ano, foram recebidos mais de 50 mil pedidos de informação, dos quais mais de 90% foram respondidos em um prazo médio de dez dias.

Para Hage, que também defende a participação social no controle das atividades públicas, os números indicam que “os órgãos públicos têm mostrado eficiência em uma área inteiramente nova”, que faz parte do esforço das instituições brasileiras para combater os desvios de verba pública e a corrupção no país.

Fonte: EBC