Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

RÁDIO NOTÍCIAS - Presidenta Dilma defende que Rio+20 tenha metas de desenvolvimento sustentável centradas no combate à pobreza


A presidenta Dilma Rousseff defendeu metas de desenvolvimento sustentável durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para junho no Rio de Janeiro.

Ela avaliou que tais metas devem estar centradas no combate à pobreza e à desigualdade. “Assumimos que é possível crescer e incluir, proteger e conservar”, explicou.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

Mais 2 corpos são encontrados prédio que ruiu no Rio de Janeiro


Os bombeiros encontraram mais 2 corpos sob os escombros dos 3 prédios que desabaram na noite de quarta feira, no centro do Rio de Janeiro.
Agora são 6 mortos. 20 pessoas estão desaparecidas.
E a chuva que começou ontem à noite não chegou a interromper os trabalhos de resgate, que prosseguiram por toda a madrugada.

Click e Assista a Reportagem:

Fonte: Agência Brasil

Contra a ordenação de pastores gays, presbiterianos iniciam uma nova denominação


Uma nova denominação evangélica, a “Aliança Evangélica Ordem dos Presbiterianos” (ECO), nasceu no último dia 19 de janeiro, nos EUA. A denominação foi criada por dissidentes da Igreja Presbiteriana, que alegaram que a denominação está muito consumida por seus conflitos internos para conseguir gerar congregações saudáveis.

Durante o lançamento da nova instituição o presidente da ordem de pastores da ECO, John Crosby, deixou claro o rompimento teológico que levou à criação da igreja. Falando sobre a Igreja Presbiteriana ele afirmou: “Sua tenda tornou-se tão ampla que está caindo, pois não tem um mastro no centro. O mastro central é a autoridade bíblica, conforme é entendida pela comunidade ortodoxa e que tem implicações sobre a sexualidade”, afirmou o pastor que esclareceu que a ECO é uma resposta à decisão da Igreja Presbiteriana em permitir pastores gays.

De acordo com informações do Urban Christian News mais de 2.000 pessoas, oriundas de 500 igrejas, participaram do culto de lançamento da ECO, em Orlando, Flórida. A revista independente Presbyterian Outlook, fez uma enquete que indicou que a maioria ainda não decidiu se vai deixar de vez a sua antiga denominação. E em uma declaração conjunta, várias igrejas conservadores afirmaram que não deixarão a denominação Presbiteriana, mesmo reconhecendo que existem discordâncias sobre a ordenação de pastores gays.

A ECO é resultado de questões envolvendo homossexuais, da mesma forma que aconteceu na Igreja Anglicana inglesa, que desde 2003 reconhece os bispos homossexuais, o que acabou gerando uma nova denominação criada pelos que não concordaram com a decisão. A Eco não menciona abertamente a restrição aos gays em seus regimentos, mas seu compromisso declarado com a teologia conservadora indica claramente que o clero gay não será aceito.

Fonte: Gospel Mais

Tragédia no Rio já provocou seis mortos e pelo menos 20 estão desaparecidos


As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro localizaram mais um corpo na madrugada de hoje (27), por volta das 3h. É de uma mulher, cuja identidade ainda está sendo investigada. Já são seis mortos e pelo menos 20 desaparecidos, vítimas da tragédia provocada pelos desabamentos de três prédios, no centro da cidade, anteontem (25). Uma chuva fina cai sobre o Rio desde o fim da noite de ontem.

Até agora, foram localizados sob os escombros os corpos de três homens e três mulheres. O  Instituto Médico-Legal (IML) informou que foram identificados Cornélio Ribeiro Lopes, de 73 anos, porteiro do Edifício Liberdade, onde morava com a mulher, Margarida Vieira de Carvalho, que está desaparecida, e Celso Renato Braga Cabral, de 44 anos – cujo enterro ocorrerá nesta manhã, em Niterói, região metropolitana do Rio.

As equipes de socorro, comandadas pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros com o apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar, intensificarão hoje o trabalho de busca por mais vítimas. Cães farejadores ajudam nos resgates. As dificuldades, segundo os bombeiros, são geradas principalmente pela nuvem de poeira que ainda é intensa no local.

Cerca de 22 toneladas de escombros foram retiradas da área. Toda a região em volta dos três prédios que desabaram – um de 18 andares, outro de 10 e o menor com quatro pisos – será mantida isolada, segundo as autoridades locais. Por segurança, quatro prédios que ficam próximos aos edifícios que desabaram estão fechados.
 
As investigações sobre as causas do acidente ainda não foram concluídas. Mas a suspeita mais provável, segundo os investigadores, é que houve colapso na estrutura do prédio mais alto, devido a falhas em uma reforma feita em um dos andares, onde funcionava uma empresa de informática.

A desconfiança é que a reforma, que ocorria há dois meses, levou à retirada de vigas de sustentação, ameaçando a estrutura do prédio. Os dois edifícios que estavam ao lado acabaram sendo atingidos pela força da primeira queda, segundo investigações preliminares.

As famílias das vítimas estão sendo mantidas em um núcleo de atendimento, na Câmara Municipal do Rio, que fica perto do local onde ocorreram os desabamentos. Os atendimentos aos parentes e amigos são feitos por funcionários da Defesa Civil e da prefeitura da capital.

Os desabamentos ocorreram anteontem (25), por volta das 20h30, e atingiram três prédios antigos da região central do Rio. Um grupo de 80 homens do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil, trabalham na área. Vários bombeiros têm experiência em situações de risco e chegaram a ajudar durante os resgates no Haiti, quando houve o terremoto de 12 de janeiro de 2010.

Após os desabamentos, um vazio se abriu no centro da cidade. No local agora só há escombros e poeira. O governador do estado, Sergio Cabral, decretou ontem luto de três dias em homenagem à memória das vítimas da tragédia.


Fonte: Agência Brasil

Haiti deve sofrer com mais terremotos, dizem cientistas norte-americanos


Cientistas nos Estados Unidos informaram nessa quinta-feira (26) que o Haiti deve se preparar para mais terremotos, como o que devastou o país há dois anos. A conclusão está no Boletim da Sociedade Sismológica da América. De acordo com as análises, o terremoto de 12 de janeiro de 2010 marca o início de um novo ciclo de fortes tremores na região.

Segundo os pesquisadores, registros históricos mostram que a Ilha de Hispaniola - que é dividida entre o Haiti e a República Dominicana – vive períodos de grandes terremotos e fases duradouras de calmaria.

No terremoto de janeiro de 2010, cerca de 220 mil pessoas morreram no Haiti. O país ficou destruído e até hoje as consequências estão presentes no cotidiano dos haitianos. O governo do presidente Michel Martelly apela à comunidade internacional para manter o apoio financeiro à região. Do contrário, dizem os haitianos, é impossível reconstruir o país.

A presidenta Dilma Rousseff viajará para o Haiti no próximo dia 1º. No que depender do Brasil, o apoio aos haitianos será ampliado. A ideia é intensificar as parcerias em vários setores – tecnológico, agrícola e energia.

Fonte: Agência Brasil

Moradores do Jardim Pantanal voltam a sofrer com enchentes


Moradores da região do Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, voltam a viver o drama das enchentes.

As ruas estão alagadas e tem gente ilhada dentro de casa há mais de uma semana.

Click e Assista a Reportagem:

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Alto Tietê terá Prêmio 100 Comunicação de Jornalismo, informa Ronaldo Andrade


O objetivo do Prêmio é elevar ainda mais a qualidade jornalística da região

Ronaldo Andrade, é o jornalista responsável pelo blog
Com o objetivo de reconhecer o profissional pela qualidade do seu trabalho e, ao mesmo tempo, proporcionar ao Jornalismo da região um evento voltado para a Mídia Impressa, o blog 100 Comunicação está promovendo o I Prêmio 100 Comunicação de Jornalismo do Alto Tietê.

A ação que é pioneira no alto Tietê tem como objetivo fomentar a qualidade jornalística regional que já apresenta um excelente nível. “A qualidade dos profissionais que atuam em nossa região é muito boa, mas inexplicavelmente, aqui o jornalismo sempre viveu no ostracismo, sem reconhecimento e, em muitos casos, sem o devido respeito”, afirmou Ronaldo Andrade, editor do blog e idealizador do Prêmio.

Que citou como exemplo desta falta de reconhecimento profissional as Câmaras de Vereadores da região. “Ao final de cada ano, as Casas de Leis costumam realizar uma premiação para os profissionais que se destacaram dentro das suas respectivas áreas, porém, o Jornalismo nunca esteve entre a lista de profissões homenageadas, salvo raras exceções”, afirmou.

O Prêmio 100 Comunicação de Jornalismo, além de preencher essa lacuna, também tem como objetivo destacar o Alto Tietê pela sua alta qualidade jornalística e editorial. “São vários os jornalistas ou fotógrafos que atuaram ou atuam nos principais meios de comunicação do estado e que iniciaram a sua carreira no Alto Tietê, isso sem ter o mínimo de incentivo, acredito que a premiação irá elevar ainda mais esse nível, uma vez que, os profissionais passam a ter uma motivação extra, pois, qual é o profissional que não sonha em ter o seu trabalho reconhecido”, salientou Ronaldo.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, as matérias, fotos e capas dos jornais diários, semanais, quinzenais e mensais já estão sendo selecionadas para a avaliação de duas comissões, sendo que, uma é formada por jornalistas que terão a incumbência de analisar as matérias e a outra formada por fotógrafos que analisarão as fotos. As capas serão analisadas pelas duas comissões. A cada mês serão eleitas as melhores de cada categoria que, automaticamente, já estarão concorrendo ao Prêmio que será entregue em janeiro de 2013. Para obter mais informações sobre o Prêmio, os interessados em participar ou patrocinar o evento, podem ligar para o telefone (11) 8570-3088, falar com Ronaldo.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Fernando Araújo

Projeto Executivo do Rodoanel em Poá ainda não está aprovado, Artesp informa para vereadora Jeruza


A vereadora de Poá (SP) Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB) foi recebida na tarde de ontem (24.01) por engenheiros e diretores na sede da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), em São Paulo. O órgão é responsável por fiscalizar os serviços prestados pela SPMar, empresa que ganhou a licitação do trecho leste do Rodoanel "Mário Covas" (SP-21) no Alto Tietê. A reunião, marcada a pedido da parlamentar petebista, teve como objetivo principal sanar dúvidas quanto ao traçado do empreendimento viário em Poá.

Durante o encontro, a vereadora, que é presidente da Comissão Especial Temporária para o Acompanhamento do Projeto Viário Rodoanel Trecho Leste da Câmara poaense, foi informada que ainda não há projeto executivo aprovado para Poá. “A SPMar precisa encaminhar o projeto para a Artesp analisá-lo e aprová-lo de acordo com o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental (EIA)/Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)), a licitação e o decreto de expropriação, no entanto, este documento ainda não foi enviado para a agência reguladora”, ressaltou.  

Diante das informações obtidas na reunião, Jeruza questionou o fato da administração municipal ter divulgado recentemente na imprensa a contratação de uma empresa para fazer o estudo do impacto ambiental que será causado no município em razão do Rodoanel. “Me causa estranheza esta contratação, pois ainda não se sabe exatamente onde passará o Rodoanel em Poá, já que o projeto executivo do traçado não foi aprovado, muito menos licenciado”, destacou.

Os engenheiros e diretores que participaram da reunião salientaram ainda à vereadora que, até o momento, três frentes do trecho leste do Rodoanel tiveram os projetos executivos aprovados. São eles: os túneis entre Ribeirão Pires e Mauá; o trecho referente à Estrada dos Fernandes (apenas área rural) em Suzano e a interligação do Rodoanel leste e sul.    

Jeruza pontua ainda que continuará priorizando o cumprimento das diretrizes traçadas em audiências públicas anteriores e da licença previamente aprovada. Além disso, a petebista defende o menor impacto social possível aos moradores, comerciantes e empresários da cidade que serão afetados diretamente pelas obras do trecho leste, garantindo que seja pago o valor de mercado pelos imóveis desapropriados.

Próxima Reunião
A vereadora aguarda agora uma reunião, solicitada pela Artesp, com a SPMar, para que a empresa informe qual o traçado que está sendo divulgado, uma vez que nada foi aprovado até o momento. “Esse encontro deve ocorrer em breve e aí poderemos dirimir mais dúvidas e obter novas informações sobre o empreendimento”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poá / Foto: Michel Meusburguer

Peluso arquiva pedido de associação para impedir desocupação de Pinheirinho


Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, arquivou hoje (25) à tarde uma ação que tentava impedir a desocupação da área conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). Peluso entendeu que é incabível um mandado de segurança no caso, porque ainda cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o conflito de competência para analisar o caso – há dúvida se a responsabilidade é da Justiça Federal ou da Estadual.

O mandado de segurança foi protocolado na segunda-feira (23) pela Associação Democrática por Moradia e Direitos Sociais de São José dos Campos. A entidade pede o fim da desocupação da área, que começou domingo (22). Desde 2004, o terreno, que está sendo reclamado pela massa falida da empresa Selecta, era ocupado por cerca de 1,3 mil famílias sem teto.

A reintegração de posse da área resultou em uma disputa judicial de liminares que passou por varas de primeira instância, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e finalmente, pelo STJ, que anulou todo o processo, por entender que ele tinha irregularidades. Segundo a associação, a decisão do STJ foi comunicada à 6ª Vara Cível de São José dos Campos, mas a juíza titular desconsiderou a informação.

A associação também informou que a União passou a manifestar interesse pela solução do problema e chegou a firmar um termo de compromisso com o governo paulista e com o município de São José para regularizar a gleba de terras. Foi assim que o caso foi parar na Justiça Federal, com decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), suspendendo a desocupação. Mesmo assim, no último domingo, a Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) e a Guarda Municipal de São José dos Campos iniciaram a retirada de famílias da área.

Fonte: Agência Brasil

Começa na Suiça o Fórum Econômico Mundial


Começa hoje em Davos, na Suiça, o Fórum Econômico Mundial que reúne chefes de estado, ministros e economistas.

O assunto não poderia ser outro: a crise financeira mundial e os remédios para curar a economia européia.

A 42ª edição do fórum pretende definir como será o futuro e abrir o debate sobre a reforma do capitalismo, num cenário de desacelaração econômica, crescente desemprego e aumento do protecionismo.

O ministro Antonio Patriota, das relações exteriores, representa o Brasil no encontro de davos.

Click e Assista a Reportagem:

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

RÁDIO NOTÍCIAS - Autoridades negam que tenha havido morte durante desocupação em São José dos Campos


Ao menos 23 pessoas ficaram feridas durante os conflitos entre moradores de um terreno ocupado no interior paulista e policiais militares que cumprem decisão judicial de reintegração de posse.

Click e Ouça:

Fonte: Agência Brasil

Em Belo Horizonte, empresários lucram com as chuvas


Em Belo Horizonte, tem empresário ganhando dinheiro com as férias e com o período de chuvas.

É que nesta época aumenta a procura por alguns serviços específicos.

E novos funcionários estão sendo contratados pra dar conta da demanda.

Click e Assista a Reportagem:

Fonte: Agência Brasil

Vereadora Jeruza participa de reunião na Artesp


A vereadora de Poá (SP) Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB) participará às 14h desta terça-feira (24.01) de uma reunião na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), em São Paulo. O objetivo do encontro é discutir a construção do trecho leste do rodoanel "Mário Covas" (SP-21) em Poá. A obra, de responsabilidade da empresa SPMar, que ganhou a licitação de tal trecho do empreendimento viário, terá fiscalização da Artesp.

A petebista é presidente da Comissão Especial Temporária para o Acompanhamento do Projeto Viário Rodoanel Trecho Leste da Câmara de Poá e defende o cumprimento das diretrizes traçadas em audiências públicas anteriores e da licença previamente aprovada. Além disso, a vereadora luta pelo menor impacto social possível aos moradores, comerciantes e empresários da cidade que serão afetados diretamente pelas obras do trecho leste, garantindo que seja pago o valor de mercado pelos imóveis desapropriados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poá

Extinção do fator previdenciário é defendida pela OAB/RJ


Rio de Janeiro - O presidente da Comissão de Previdência Social da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro (OAB/RJ), Leonardo Branco, defendeu hoje (24), Dia do Aposentado, a extinção do fator previdenciário no regime geral da previdência. Essa é, disse Branco, uma das medidas que servirão para impedir que os cerca de 29 milhões de aposentados do país passem a receber apenas um salário mínimo.

A primeira coisa a fazer “é acabar com essa falácia que há um déficit da Previdência Social. Porque, na realidade, o Artigo 197 fala da seguridade social, que engloba saúde, assistência social e a Previdência Social. Então, a Previdência Social está inserida em um pacote de impostos que garantem a seguridade social”, disse Branco.

Segundo o advogado, a seguridade social deixou um superávit para o governo, no ano passado, de R$ 32 bilhões. “Porque você tem alguns impostos, como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Pis/Cofins, a própria contribuição previdenciária, que visam a garantir a seguridade social. Esses valores todos somados, pelos números da Anfip [Fundação Anfip de Estudos da Seguridade Social], deixaram mais de R$ 32 bilhões nos cofres do governo, e ele usou como quis”.

Branco disse que a prioridade na mudança da política da Previdência Social, é a extinção do fator previdenciário, que considera “desvinculado de qualquer coisa”, e que acabou criando uma distorção. “As pessoas foram orientadas a trabalhar mais cedo. Hoje, por trabalhar mais cedo, a pessoa vai se aposentar mais jovem e é penalizada por isso. É um absurdo”.

Na área do servidor público, ele disse que também há distorções que devem ser corrigidas. “Por exemplo, um servidor público que trabalha só cinco anos em uma função e se aposenta com salário integral. Isso deve ser revisto”. Outro problema é o das pensionistas. “Tem gente hoje aplicando golpes na Previdência, com 70 anos e casando com uma pessoa de 20. Quando isso ocorre com a intenção de perpetuar a pensão, causa um déficit na Previdência".

Ainda em relação à Previdência do servidor público, o advogado defendeu que aqueles que entrarem agora devem pagar o teto e receber também o teto, “como todo e qualquer trabalhador. Acho que você começa por aí. E limitar a pessoa também a só ganhar salário integral quando tiver exercido ou contribuído aquele período integral”.

Branco disse que uma pessoa que entra no mercado de trabalho aos 18 anos e começa a descontar para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no teto, por exemplo, aos 53 anos, apesar do fator previdenciário, vai receber R$ 1,8 mil. “Se você pegar esse mesmo valor e pagar uma previdência complementar, a melhor que tem não chega a R$ 1 mil. Por isso, eles querem acabar com a Previdência Social para criar a previdência privada e administrar também esse dinheiro do povo”.

Ele salientou que o povo deve lutar contra a privatização da Previdência Social. “Sempre que cai na mão do capitalista, ele vai destroçar, como fez com a saúde e a educação. Hoje, estão totalmente privatizadas”.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

domingo, 22 de janeiro de 2012

Ateu pode ser condenado a 5 anos de prisão por dizer no Facebook que Deus não existe

Alexander, um funcionário público da Indonésia, pode ser condenado a passar cinco anos na prisão por escrever “Deus não existe” na página do Facebook “Ateis Minang” (“Os ateus de Minang”), a página tem 1.361 seguidores, e Alexander é um de seus administradores.

Ele foi preso por blasfêmia depois de ser denunciado pelo Conselho de Ulemás da Indonésia. E de acordo com as autoridades o que causou mais problemas para Alexander foi ter usado o Alcorão para justificar seu ponto de vista ateu.

O funcionário público teria postado frases como “Se Deus existe, por que acontecem coisas ruins?” e “Se Deus é misericordioso, deveriam acontecer apenas coisas boas”, o que acabou extrapolando a mera discussão online e irritando várias pessoas, que chegaram a invadir o escritório em que ele trabalha para agredi-lo.

Segundo informações do The Jakarta Globe preso por blasfêmia “o homem disse aos investigadores da polícia que, se Deus realmente existe e tem poder absoluto, por que ele não impedir que coisas ruins acontecendo neste mundo”.

O Código Penal da Indonésia define o crime de blasfêmia como “expressar publicamente sentimentos ou fazer algo que divulgue abusos, ódio ou ofensas a certas religiões na Indonésia, de forma que possa fazer alguém desacreditar a religião”, e prevê uma pena de até cinco anos para quem cometer esse crime.

A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Indonésia, presidida por Ifdhal Kasim, interviu no caso pedindo à polícia que se mantenha neutra e de forma a não agir pela pressão popular.

Fonte: Agência Brasil