Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 23 de agosto de 2014

Conselho de pastores comemora sucesso da Marcha 2014

Com novo modelo, evento reuniu pastores e comunidade num Congresso de Avivamento e na tradicional Marcha para Jesus

Pastor Clodoaldo Massagli orando em direção a polícia da cidade
Estreando um modelo novo na edição 2014, a Marcha para Jesus Tempo de Avivamento, em Poá, foi um sucesso e reuniu cerca de 2 mil pessoas na caminhada e mais de 700 pessoas na Conferência de Avivamento, realizadas nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto, no Centro de Convenções da cidade. O evento contou com a participação de pastores de renome internacional dos Estados Unidos, África, Argentina e Brasil, que fazem parte do Ministério Home In Fire. Dentre os convidados, estava o cantor e pastor André Valadão e as bandas Azusa, Fat Family e Templo Soul. “No sábado pela manhã (16), também tivemos um café da manhã, quando reunimos pastores da região do Alto Tietê, de São Paulo, Guarulhos, Baixada Santista, além dos pastores internacionais. Nós tivemos, em média, 100 igrejas representadas no nosso café. Foi um momento muito bonito do nosso evento”, disse o presidente do Conselho de Pastores de Poá, Clodoaldo
Pastor José Rodrigues durante a ministração no café
Massagli.

Após a ministração do pastor José Rodrigues, presidente da Missão Cristã Mundial, todos se dirigiram para a Praça da Bíblia, local da concentração da Marcha para Jesus, que foi animada pelas bandas Azusa e Templo Soul. “O evento deste ano compreendeu o Congresso de três dias, o Café da Manhã de Pastores, a Marcha e um ciclo de palestras envolvendo a comunidade”, ressaltou Massagli, destacando a participação do pessoal do Motoclube Águias de Cristo, com suas motos e buzinas, animando a Marcha para Jesus. “Eles são pastores, diáconos e se vestem com jaquetas e roupas de motoqueiros, isso é muito interessante”, destacou o presidente do Conselho.

Social
Paralelo ao evento, vale destacar a parte social, realizada pelo Conselho de Pastores da cidade, com a realização de palestras sobre temas importantes e polêmicos, como o racismo, educação e inserção dos jovens no mercado de trabalho. Sobre isso, Massagli explica que foram convidados palestrantes experientes em cada assunto abordado. “Na quinta (14) e na sexta (15), foram realizadas palestras, e nós convidamos o Africa Friends, representado pelo reverendo Sérgio Melo, para promovê-las”, contou o pastor.

No dia 14, foram realizadas três palestras, uma sobre Capacitação e Empregabilidade, com o presidente da Câmara de Comércio Afro-Brasileira, Rui Mucaje; outra sobre o Negro e o Mercado de Trabalho e sua Capacitação, com Adriano Bandini Barbieri, do Citibank e da Febraban; e outra falando do Racismo Institucional, com a dra. Carmen Dora, presidente da Comissão da Igualdade Racial OAB.

No dia 15, outro ciclo de palestras reuniu a comunidade poaense, com temas ligados ao Empreendedorismo e Plano de Negócios, com Adriano Bandini; Possibilidade de Jovens no Mercado de Trabalho, com a dirigente regional de Ensino do Estado, professora Marli Rodrigues Siqueira; e Quais os Caminhos para a Universidade, com o professor Benedito Luiz Franco, diretor da Uniesp\Unisuz.

Pedágio
No dia 9 de agosto, também foi realizado um pedágio pré-Marcha para Jesus em Poá, envolvendo os jovens das igrejas. Durante o ato, realizado em semáforos da cidade, adesivos contra as drogas foram distribuídos aos motoristas com os dizeres “Sou Vivo - Não Uso Drogas”. O objetivo era conscientizar as pessoas sobre o perigo do uso de drogas, principalmente para a vida dos jovens. “Queremos trazer ações que interfiram no rumo da comunidade e da sociedade. Precisamos ganhar Poá para Jesus e a igreja tem a responsabilidade de trazer um avivamento para a cidade”, resumiu Massagli.

Veja mais fotos do evento


























#Eleições2014 - Pastor Everaldo vai à Justiça contra resolução sobre comunidades terapêuticas

O candidato à Presidência da República pelo PSC, Pastor Everaldo, confirmou hoje (23) que pretende entrar na Justiça contra resolução que pretende proibir atividades religiosas em comunidades terapêuticas e em instituições de tratamento de dependentes químicos.

“O governo comete uma atrocidade ao proibir Deus nas entidades de tratamento a viciados em drogas”, disse o candidato, que cumpre agenda no Paraná. Pela manhã, Pastor Everaldo participou de encontro de líderes em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Acompanhado do deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), ele defendeu o uso dos princípios cristãos para mudar a política no Brasil.

De acordo com Pastor Everaldo, a diminuição do tamanho do Estado é essencial para combater o aparelhamento da máquina pública por partidos políticos. “A prioridade deve ser o cidadão. Minha candidatura é a única que defende verdadeiramente as mudanças de que o país necessita”, declarou.

Às 19h, o candidato do PSC participa da vigília religiosa Abala Curitiba. Amanhã (15), ele participa de encontro político em Apucarana, no Norte do Paraná.

O candidato à Presidência pelo PCO, Rui Costa Pimenta, participa, hoje e amanhã, de um seminário em São Paulo. O evento debate a situação internacional atual por meio da interpretação marxista. A Agência Brasil não conseguiu entrar em contato com a assessoria de Costa Pimenta para obter mais informações da agenda.

Fonte: AB

Islândia proíbe tráfego aéreo sobre Vulcão Bardarbunga

A Islândia proibiu hoje (23) o tráfego aéreo na zona sobre o maior vulcão do país, o Bardarbunga. Segundo o serviço meteorológico do país, o nível de alerta foi aumentado de laranja para vermelho, após a detecção de uma pequena erupção.

Como outros vulcões islandeses, o Bardarbunga está coberto de gelo. “Está ocorrendo uma erupção sob o gelo. Provavelmente uma pequena erupção que não derreteu a cobertura de gelo”, declarou Theodor Hervasson, diretor executivo da Divisão de Alertas e Previsões do serviço meteorológico.

Na segunda-feira (18), a Islândia tinha elevado o nível de alerta de erupção vulcânica para laranja, o segundo mais grave da escala, por causa da intensa atividade sísmica do Bardarbunga, que começou a ser verificada no dia 16. No início desta semana, o vulcão registrou o mais forte abalo medido na região desde 1996.

Em 2010, uma nuvem de cinzas expelidas pelo Vulcão Eyjafjallajokull, também na Islândia, afetou gravemente o espaço aéreo da Europa.

Fonte: AB

#Eleições2014 - Luciana Genro defende revisão da Lei da Anistia

A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, defendeu hoje (23) a revisão da Lei da Anistia para que os torturadores do regime militar possam ser punidos judicialmente. “No meu governo, as Forças Armadas terão de pedir desculpas ao povo brasileiro pelo que fizeram durante a ditadura”, declarou.

No início da tarde, Luciana Genro visitou o Dopinha, casarão em Porto Alegre que funcionou como centro clandestino de tortura durante a ditadura militar. O local será desapropriado e transformado em centro cultural, batizado de Luiz Eurico Tejera Lisboa – militante gaúcho preso em 1972 e assassinado pelo regime.

A candidata reivindicou a punição tanto de agentes civis como de militares que torturaram presos políticos no regime militar. Segundo ela, o entendimento de que os torturadores não cometeram erros durante a ditadura é perigoso porque põe o país sob o risco de viver um novo período de exceção. “Ainda temos, nas Forças Armadas, a cultura de que era legítima a tortura diante da resistência do povo à ditadura.”

Segundo Luciana Genro, a punição aos torturadores do regime militar é importante não apenas para corrigir erros históricos do país como também para evitar que as arbitrariedades cometidas pela polícia em manifestações populares sejam toleradas. “Queremos que cessem hoje as torturas e a violência que seguem acontecendo”, destacou a presidenciável, que voltou a pedir a desmilitarização da polícia.

A candidata estava acompanhada pelo candidato do PSOL ao governo do Rio Grande do Sul, Roberto Robaina, e de candidatos do partido à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa. Também participaram da visita ao Dopinha ex-presos políticos, como o músico e ativista Raul Ellwanger. Luciana Genro não tem agenda prevista para este domingo (24).

Fonte: AB

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Rodrigo Ashiuchi vai a eventos da comunidade no fim de semana

O candidato a deputado estadual Rodrigo Ashiuchi (PSL) tem vários compromissos agenda de campanha para este fim de semana, como contato com eleitores nos bairros, reuniões com a comunidade e participação em festejos, como a celebração do 54º aniversário do bairro do Sesc, que terá, no domingo, missa especial na Igreja Santa Suzana. A associação de moradores do Sesc preparou vários eventos comemorativos deste bairro que procura, assim, preservar sua história e os laços entre a comunidade.

Rodrigo Ashiuchi confirmou presença na missa de domingo no Sesc. O suzanense está em campanha por uma vaga na Assembleia Legislativa pela coligação "Projeto Vitória" (PSL, PTN, PMN, PTC e PT do B). Candidato com ficha limpa, Rodrigo tem, entre suas principais bandeiras, a proposta de renovação na política e o compromisso de fazer um trabalho sério, árduo e ético pela cidade, pela região e pelo Estado de São Paulo.

Agenda de campanha de Rodrigo Ashiuchi para o fim de semana:

Sábado (23/08)
9h: visita à feira livre do bairro Miguel Badra
11h: Reunião com lideranças no Jardim Varan
12h: Reunião com lideranças no Jardim Maitê
15h: Reunião com a equipe de trabalho
19h: Prestigiará a festa da comunidade do Parque Maria Helena
20h: Estará na festa do judô Kyoei

Domingo (24/08)
9h: Participa da missa de aniversário do bairro do Sesc
11h: Estará na feira livre de Palmeiras
14h: Visita às lideranças da região de Palmeiras
19h: Participa de culto evangélico

Fonte: AI

Ferraz terá evento em referência ao Dia do Psicólogo

Com apoio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, iniciativa será realizada em 26 de agosto (terça-feira), no auditório do Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”

Ferraz de Vasconcelos vai abrigar, nesta terça-feira (26 de agosto), o 1º Encontro de Psicólogos. Com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, a iniciativa será abrigada no auditório do Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho” (rua Prudente de Moraes, 257, Vila Corrêa). Os profissionais da área que atuam na unidade hospitalar são os idealizadores do evento, que será realizado em referência ao Dia Nacional do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto (quarta-feira). Voltada a quem atua na área das redes pública e privada, a programação abarcará palestras com dois renomados especialistas.

A expectativa da Comissão Organizadora é que o encontro reúna pouco mais de cem psicólogos. O encontro está sendo alinhavado pelos psicólogos Francisco Valusterno de Araújo, Abenon Menegass, Ester Ferreira da Silva, Cícera Pereira Xavier de Souza Marques, Cleide Regina Teixeira, Aparecida Maria dos Santos e Ricardo Jacques Silva Peres. A finalidade é oferecer novas luzes sobre a atuação do psicólogo na rede pública de atendimento e refletir quanto ao papel do profissional na sociedade.

O evento será promovido entre 8h30 e 14h40. A abertura está prevista para acontecer às 9h30, com a presença do prefeito Acir Filló, da primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, de demais secretários municipais, de vereadores e de outras autoridades locais. Em seguida, será apresentado o mapeamento da atuação dos psicólogos da rede básica municipal.

A iniciativa ainda contará com palestras, dramatizações e espaço aberto para debates. A primeira explanação está agendada para as 10h20 e terá à frente a professora doutora Maria Lívia Tourinho Moretto, que vai abordar o tema Humanização e a Atuação do Psicólogo na Rede do Serviço Público.

A segunda palestra está programada para ter início às 11 horas, sob os acordes do conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP/SP) Joari Aparecido Soares de Carvalho. O profissional vai abordar A Psicologia e as Políticas Públicas. O encerramento do encontro no Hospital Regional está previsto para as 12h40.

Titular da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Viviane ressalta a importância da iniciativa sob a ótica da valorização do psicólogo em políticas públicas de atendimento, no assistencialismo social e para a saúde pública:

“O psicólogo é um profissional que, assim como o assistente social, garante melhorias para as pessoas e suas famílias. A finalidade deste encontro é discutir o trabalho desses profissionais, principalmente na rede municipal, nas pastas de Saúde, de Assistência Social e de Habitação. Nossa intenção, também, é prepará-los para um lado mais humanizado da atuação”, complementa a gestora.

Fonte: SCFV

Evangélicos são homenageados em Poá, mas convite do JORNAL EVANGÉLICO é enviado em cima da hora

A cerimônia em comemoração ao Dia do Evangélico foi abrigada no Plenário “Osvaldo Leite Dantas”, no Legislativo poaense

Momento em que todos cantara o Hino Nacional
 Brasileiro e o Hino de Poá
Palavras, depoimentos e testemunhos de fé deram tom a sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (21 de agosto), na Câmara de Poá. Mais de 100 pessoas prestigiaram a solenidade referente ao Dia do Evangélico, comemorado na cidade oficialmente na segunda sexta-feira de agosto. Na festiva ocasião, 17 religiosos foram reconhecidos com placas de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados em solo poaense em momentos de resignação diante os ensinamentos de Deus.

A cerimônia em comemoração ao Dia do Evangélico foi abrigada no Plenário “Osvaldo Leite Dantas” (rua Vereador José Calil, 100, centro) e teve início por volta das 20 horas.

Pastor Denisete Rufino e vereador Lázaro Borges
A data foi instituída no calendário oficial de Poá em 20 de outubro de 1997 no mandato do prefeito Jorge Francisco Corrêa Allen. O projeto de resolução que torna a cerimônia anualmente possível no Poder Legislativo poaense é datado em 2003 e tem como autor o presidente da Casa na época, vereador Fernando Rodriguez Molina Júnior (PR), o Júnior da Locadora.

O agraciados deste ano pelo Dia do Evangélico foram Alexandre Conceição Ferreira, Alex do Nascimento Araújo, Débora Alves Bezerra, Denisete Rufino Eleoterio Edival Alves dos Santos, Edvanildes Tenório da Silva, Helington Norberto, José Tertuliano Silva Neto e Lourival Aparecido Rita.

Também foram reconhecidos pelos edis poaenses Marco Antônio da Silva Pinto, Marcos José de Souza Fonseca, Maria Aparecida dos Santos, Maria Cecília da Silva César, noêmia de Matos Brito, Rosana Aparecida Gomes Militão Prado, Vital Inácio Pereira Júnior e Wellington Pereira de Souza.

Entre os pronunciamentos feitos durante a sessão solene, o dos vereadores Diogo Reis da Costa (PROS), o Diogo Pernoca, Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), Deneval Dias do Nascimento (PRB), e do presidente da Casa de Leis, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, emocionaram o público presente, bem como dos vereadores Willian Ferrari (PROS), o Neno Ferrari, Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, Lázaro Borges (PROS), Giancarlo Lopes (PR), o Gian Lopes, José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da Maçã do Amor, Jorge Luiz Monteiro (PSL), o Madruga, Laudjane Ferreira Lima Cavalcante (PTB), Welson Lopes (PROS) e Antonio Nobre Ramos (SD), o Marquinhos Mecânico.

O evento também abrigou a apresentação do Grupo de Samba Gospel Família Esperança e também momentos de oração.

Câmara continua boicotando o JORNAL EVANGÉLICO - Direção #repudia ato da casa
A direção do JORNAL EVANGÉLICO, #repudia a ação tanto do diretor da Câmara de
Poá Wagner Gabanella Fonseca, como do seu presidente Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, os quais além de enviar o convite, faltando  5 horas antes de começar o evento, conforme mostra a foto do protocolo do e-mail recebido.

Tal fato mostra o desrespeito da direção desta casa de leis do município onde é sediado esta mídia, com acesso em todo o planeta e até em orbita via internet, pois a Câmara tem o endereço de correspondência, mas nunca usou deste expediente para mandar ou enviar de forma profissional.

Segunda a assessora de imprensa Gisele Santos, alegou que somente recebeu a ordem para enviar o convite no mesmo dia do evento. Já o diretor Gabanella, disse via telefone no dia, que os convites foi dado ordem para serem entregues na semana passada, onde os vereadores receberam, desconversou ele.

Já o presidente Marquinhos Indaiá, sabe que o diretor sempre vem dando ordens para que o fotógrafo e diretor desta mídia Adilson Santos, não circule pelo plenário da Câmara, onde sempre o diretor ou proíbe através se segurança, como já presenciado pelo jornalista Aéssio Ramos Pinto, ou cria objeções vez outra.

Para Santos, isto mostra que o presidente, onde ligamos diversas vezes para ele no dia do evento, mas o mesmo não atendeu as nossas ligações. Pois pelo visto, não tem levado o caso a sério, pois já foram marcada diversas reuniões entre o presidente e direção da Câmara, mas sempre eles saem pela tangente, alegando desculpas esdrúxulas, para ir barrigando o assunto, onde tal fato mostra falta de profissionalismo e urbanidade, sem contar a falta de comprometimento com a população. Pois o acontecido é um ato muito vergonhoso desta casa de leis, complementou o diretor do JORNAL EVANGÉLICO.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Poá

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Após publicação de decreto, vice assume Prefeitura de Poá

Testinha foi afastado definitivamente do cargo, após ter sido comprovada infração político-administrativa, com prejuízo de 216 mil reais aos cofres públicos e perda de mandato

O Decreto Legislativo que dispõe sobre a cassação de mandato do prefeito Francisco Pereira de Sousa (SD), o Testinha, foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira, dia 19 de agosto. Com a publicação, o vice-prefeito marcos Borges (PPS), assume a Prefeitura de Poá. A cerimônia de posse foi realizada na manhã de hoje, no Paço Municipal.

Testinha foi afastado definitivamente do cargo, após ter sido comprovado com base em documentos, irregularidades cometidas durante o processo licitatório da obra que culminou em ato de infração político-administrativa, com prejuízo de 216 mil reais aos cofres públicos e perda de mandato. As investigações que duraram, ao todo, oito meses foram iniciadas por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) e concluídas por uma Comissão Processante (CP) da Praça da Juventude, na Câmara de Poá.

Cassação

O Parlamento poaense decidiu na madrugada de sábado (16 de agosto), por 13 votos contra 4, pela cassação do prefeito Francisco Pereira de Sousa (SD), o Testinha. A decisão ocorreu durante Sessão extraordinária de Julgamento iniciada na última sexta-feira, às 19 horas. Resultado do trabalho de uma Comissão Processante, o relatório final concluiu infração político-administrativa e perda do mandato.

Marcada por manifestações contrárias de um grupo de moradores, e de apoio, com a presença de diversos secretários e servidores municipais, a sessão foi palco de protestos, inclusive de secretários municipais.

Após a abertura dos trabalhos legislativos, orquestrados pelo presidente do Legislativo, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, foi iniciada a leitura integral do precesso.

Com o término da leitura integral da peça processual às 4 horas, o procurador do prefeito, Dr. Cristiano Vilela, protocolou um requerimento para que os vereadores que integraram a Comissão Especial de Inquérito (CEI), alegando impedimento; indeferido pelo presidente da Casa de leis, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o trâmite prosseguiu com o início das votações.

Os vereadores que compõem a base do governo, Ricardo Massa (PP), Giancarlo Lopes (PR), o Gian Lopes, Laudijane Ferreira Lima Cavalcante (PTB), a Lau do Azuir, e Ivan Machado (PSL) defenderam a permanência do prefeito testinha no cargo.

A defesa alegou que o prefeito não causou dano ao erário público e que as falhas poderiam ser corrigidas, além de reiterar que todos os atos não foram cometidos pela pessoa do prefeito e sim por funcionários, disse ainda que o prefeito não teve amplo direito de defesa.

A votação do relatório final que culminou com o afastamento definitivo do prefeito do cargo foi encerrada às 4:45 da manhã do último sábado ,16 de agosto.

Impedido
Por ter sido testemunha durante o processo, uma vezq ue foi secretário da Administração, o vereador Alexandre Provisor não participou da sessão, assumiu sua vaga, o suplente Ivan Machado (PSL) - funcionário exonerado da Prefeitura de Poá para a ocasião.

Relatório Final
O relatório final aponta que ficaram comprovados os indícios de irregularidades que fundamentaram o requerimento do Sr. Mário de Oliveira, sobre denúncia aprovada em sessão legislativa no dia 03 de dezembro de 2013. Entre as práticas ilegais consta que o prefeito, na gestão de seu mandato constituiu na prática de ofensa aos princípios da legalidade e publicidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988, configurando sua conduta a prática de infração político-administrativa prevista no art.45-A, inciso I, letras “e” e “h”, dispositivos da Lei Orgânica Municipal (LOM), ao deixar de publicar atos sujeitos a essa formalidade e praticar contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou omitir-se na sua prática.

Ocorre que, o prefeito Testinha efetuou um pagamento antecipado, de maneira indevida, antes da autorização da Caixa Econômica Federal (CEF), mesmo tendo conhecimento sobre a necessidade do cancelamento do contrato pela falta de publicação do edital em 06 de maio e 18 de maio de 2012, medida que impediria a liberação da verba do convênio, assinou o empenho do cheque (verba do município) em 31 de maio de 2012 no valor de 216 mil reais.

Outro agravante apontado foi a liberação da obra antes da confirmação (autorizativo) da CEF, causando dano aos cofres públicos após o pagamento à empresa AJM e depois fez nova licitação onde os serviços efetuados deverão ser refeitos e pagos novamente.

O prefeito alegou que os erros não partiram dele, mas de funcionários da prefeitura. Contudo, não tomou providência alguma para a apuração de responsabilidade através de sindicância.

Não obstante, a empresa vencedora da segunda licitação, a MWE Pavimentações e Construções LTDA., teve os 216 mil que foram antecipados para AJM Sociedade Construtora Ltda., descontados. Assinando um contrato com valor inferior R$ 1.947.546,00. Porém, ao iniciar a obra constatou a inviabilidade do projeto executivo por conta de uma tubulação que corta o meio do terreno localizado no Jardim Alvorada, em Poá, o que culminou na elevação do custo da obra que inicialmente seria de R$2.037.708,19 para R$ 3.444.928,44, com a chegada da terceira empresa vencedora da licitação, a MC Engenharia e Construções LTDA.

CEI
Criada em 03 de dezembro do ano passado, a CEI solicitou documentos relacionados à obra ao Poder Executivo, ao todo foram expedidos pela municipalidade 25 volumes que foram examinados minuciosamente para a composição do relatório final. A representação supõe que haja superfaturamento e conluio entre os participantes dos certames, durante o governo do prefeito Francisco Pereira de Sousa (SD), o Testinha.

Presidida pelo vereador Willian Ferrari (PROS), o Neno Ferrari, de 7 a 16 de maio a CEI realizou oitivas a fim de colher depoimentos e confrontá-los com as informações documentais.

Após a leitura do relatório final da CEI em plenário, em seguida foi realizado o sorteio para a composição da CP. Os vereadores Antônio Nobre Ramos (SD), o Marquinhos Mecânico, Jorge Luiz Monteiro (PSL), o Madruga, e Laudijane Ferreira Lima Cavalcante (PTB), a Lau do Azuir, foram selecionados para compor a CP, como presidente, relator e membro, respectivamente.
Instaurada após a leitura do relatório final no dia 20 de maio, redigido pela Comissão Especial de Inquérito (CEI), a Comissão Processante (CP) apurou a denúncia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poá / Foto: ADILSON SANTOS

Vídeo de 2011 mostra profecia sobre a política no Brasil: “Deus levantará uma mulher conforme Seu coração para governar o país”; Assista

A oficialização da candidatura de Marina Silva (PSB) à presidência da República fez um vídeo se tornar viral entre os evangélicos nas redes sociais. Durante uma conferência nos Estados Unidos em 2011, o ministro Bob Hazlett narrou uma visão que teve do cenário político do Brasil, e falou que Deus levantaria uma mulher “de acordo com Seu coração” para mudar os rumos da nação.

Durante a profecia, Hazlett diz que “não conhece a estrutura política” do Brasil, mas que Deus o havia mostrado um homem que atua nos bastidores da política e “manipula uma mulher como marionete”.

“Deus disse que vai mudar a estrutura política desta nação, pois o inimigo já tem dito que controla as casas do Poder, a presidência, mas eu escuto nosso Senhor dizer ‘Eu levanto os reis, e eu também os derrubo’. Me ouçam: eu vi algo no Espírito, e eu não sei nada da estrutura política deste país, mas eu vi uma pessoa que levanta reis, um homem que disse ‘eu vou ser aquele que levantará reis’, e ele estava puxando as cordas de uma mulher na liderança do Estado, e ela era sua marionete, pois ele dizia ‘ela vai fazer aquilo que eu mandá-la fazer’. Mas eu vi a Palavra do Senhor vir como uma espada e começou a cortas as cordas dessa manipulação. E o que eu vou dizer, direi com temor ao Senhor: há homens no Poder e um homem específico que está por trás da cena e tem controlado as coisas e eu ouvi o Senhor dizer que este ano ele mudará o controle da nação, e aqueles que pensavam que controlavam a vida dessa nação têm suas vidas na mão de Deus”, disse Bob Hazlett.

O vídeo foi gravado durante a Conferência Dunamis 2011 no estado de Connecticut, numa igreja que reúne imigrantes brasileiros nos Estados Unidos.

Na sequência da profecia, Hazlett afirma que Deus mostrou a ele que levantaria uma nova mulher “cheia do Seu Espírito” para mudar os rumos do Brasil.

“Eu vi então o vento do Senhor vir. Não era o respirar do inimigo, era um sopro de vida. E o Senhor soprou sobre esta nação, da mesma maneira que Ele soprou para Adão e Eva, e então eu vi Deus levantar homens e mulheres d’Ele, cheios do Espírito, de Seu sopro, que vão começar a chacoalhar e mudar esta nação. E eu escuto o Senhor dizer que nos próximos dois anos Ele começará a levantar mulheres no Poder desta nação e colocará uma mulher com o Espírito d’Ele nela e ela se ajoelhará perante a Ele assim como Ester se ajoelhava, pois Ele removerá o espírito de Mordecai, que tem tentado controlar as mulheres desta nação, e Ele levantará uma mulher segundo Seu coração, e Ele abalará a nação, levando-a para uma temporada de prosperidade mesmo enquanto outros países enfrentarem crises”, profetizou Bob Hazlett.

Assista:



A associação das figuras mencionadas pelo ministro com personagens da política brasileira é inevitável e automática, e com a ascensão da candidatura de Marina Silva – pesquisas a apontam como provável vencedora do segundo turno – muitos internautas entendem que os rumos das eleições presidenciais no Brasil este ano estão determinados por Deus.

“Ta na hora que o povo de Deus se levante e clame a Deus para que nós tenhamos presidentes filhos e filhas de Deus, não importando o nome desta pessoa”, escreveu um usuário do YouTube. “Marina Silva, uma mulher cheia de vontade de mudar nosso Brasil para melhor, será nossa presidente”, resumiu outro.

Fonte: GM

Ferraz capacita coordenadores pedagógicos

Participaram da formação realizada na manhã desta terça-feira (19 de agosto) educadores que atuam na Educação Infantil da rede municipal de ensino; proposta do governo do prefeito Acir Filló é aperfeiçoar o trabalho em sala de aula, oferecendo subsídios à prática docente

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu na manhã desta terça-feira (19 de agosto) uma capacitação para coordenadores dos 23 Centros de Educação Infantil (Ceis) da cidade e de mais 12 escolas municipais. O tema abordado durante a formação foi a prática docente na Educação Infantil. A atividade foi abrigada no Anfiteatro do Palácio da Uva Itália / Paço Municipal (rua Pedro Foschini, 200, Vila Romanópolis), entre 8 e 11 horas.

O conteúdo foi repassado aos profissionais presentes pelas técnicas de Educação Infantil da Secretaria de Educação do governo do prefeito Acir Filló, Beatriz Lessa, Elaine Sampaio e Renata Rufino. A atividade foi acompanhada por coordenadores dos 13 Ceis municipais e de outras dez creches subvencionadas.

Representantes de três Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e de mais nove Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental (Emeifs) também participaram da formação. Ao todo, 50 profissionais passaram pela capacitação.

A aula ministrada hoje abordou o histórico da Educação Infantil na rede de ensino municipal, visando o aperfeiçoamento da mesma, segundo atestou a secretária de Educação local, Denize Ribeiro. O objetivo, conforme ressaltou a gestora, é oferecer subsídios necessários à prática docente.

Na oportunidade, também foram repassadas as intervenções necessárias que o coordenador-pedagógico deve promover com seu grupo de educadores, para que se tornem agentes multiplicadores de boas e inovadores práticas em sala de aula.
       
Para Denize, a formação realizada nesta terça-feira serviu, ainda, para proporcionar aos educadores participantes um ambiente acolhedor, que “convida os professores a se interessarem mais pelo tema”, para que tenham maior domínio da prática e melhor desempenho e aproveitamento do dia-a-dia escolar:

“Nossa finalidade com esta reunião foi mostrar a importância do papel do coordenador-pedagógico diante à primeira infância. Todo nosso planejamento é direcionado para a aprendizagem. Assim, o gestor que investe em planejamento, evita ser escravo da burocracia e reduz os chamados ‘incêndios’ da rotina escolar. É preciso inovar e entender para atender bem o aluno”, acrescenta a secretária municipal de Ferraz.

O encontro promovido hoje em Ferraz foi o terceiro voltado à formação e à prática docente na Educação Infantil. O próximo deve acontecer em outubro deste ano. A data ainda será definida pela Comissão Organizadora das capacitações da rede de ensino local, bem como o tema que será abordado na ocasião.

Fonte: SCFV

PSD realiza megaencontro em Mogi das Cruzes

Presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, comanda nesta quinta-feira, ao lado de Junji e Bertaiolli, evento com lideranças de 50 cidades do Alto Tietê e Vale do Paraíba

O Município de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, será a sede de mais um grande Encontro Regional do PSD – Partido Social Democrático, que terá a participação do presidente nacional, Gilberto Kassab. Com início às 19 horas desta quinta-feira (21/08/2014), o evento ocupará as dependências do Clube Náutico Mogiano (Rua Cabo Diogo Oliver, 758, Mogilar – Mogi das Cruzes/SP), como informa o deputado federal Junji Abe (PSD-SP), responsável pela organização do megaencontro e coordenador da legenda nas duas regiões.

Ao lado de mais de 500 lideranças, políticos pessedistas e simpatizantes de 50 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Bertioga, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), coprodutor do evento, marcará presença. Segundo Junji, que também preside o diretório mogiano do partido, a reunião objetiva compartilhar informações sobre a trajetória da sigla nestas eleições.

Um dos pontos altos do evento deverá ser a apresentação oficial de Kassab como candidato ao Senado, com o número 555, assim como a divulgação da candidatura do deputado federal Junji Abe à reeleição – 5566, na condição de representante das populações do Alto Tietê e Vale do Paraíba no Congresso Nacional. As eleições de 2014 marcam a estreia do PSD nas urnas para a escolha de presidente, governadores, senadores (uma vaga para o Estado de São Paulo), deputados federais e estaduais.

O partido
De acordo com o deputado federal Junji Abe, o PSD conta com 49 deputados federais, estando 43 em atuação na bancada da Câmara Federal, hoje liderada por Moreira Mendes (RO). Em número de componentes, o grupo pessedista fica atrás apenas do PT, PMDB, Bloco PP/PROS e PSDB.  “O prestígio popular dado ao PSD foi confirmado em seu batismo nas eleições municipais de 2012”, assinala. Criado em 2011, o partido elegeu 497 prefeitos, 426 vice-prefeitos e 4.652 vereadores, consolidando-se como a quarta maior força política no comando dos municípios.

Apesar do crescimento do PSD em nível nacional, acentua Junji, prevalece a postura de independência do partido, nascido do conceito de agremiação “pautada pelo equilíbrio e busca de coalizão, longe de radicalismos, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária”. Ele reafirma: “Atuamos no sentido de contribuir para reverter a péssima imagem dos políticos no dia a dia, com muito trabalho e determinação”.

Embora o partido tenha decidido apoiar a reeleição de Dilma, pontua Junji, a legenda não integra a base governista, mantendo a independência que pautou sua criação. “Nós, parlamentares do PSD, colaboramos com a presidente nos bons propósitos e apoiamos ações que entendemos positivas para a população. Mas, mantemos a firme determinação de criticar ferozmente atitudes equivocadas que contrariam os interesses do País, prejudicando o povo”, reforça o deputado, ao evidenciar a importância do encontro para “azeitar as engrenagens dos trabalhos desenvolvidos e manter a sintonia fina” entre todos os integrantes, possibilitando troca de experiências e participação direta das bases do Alto Tietê e Vale do Paraíba na orientação da sigla.

Fonte: AB

Polícia detém 47 pessoas em primeira manifestação pacífica em Ferguson

A polícia norte-americana anunciou hoje ter detido 47 pessoas durante a noite, em Ferguson, no estado de Missouri, palco há dez dias de confrontos desencadeados pela morte de um jovem negro por um policial.

A polícia apreendeu três armas que estavam com pessoas que participavam da primeira manifestação pacífica, nos últimos dez dias, informou o capitão da polícia Ron Johnson, responsável pelas operações de manutenção da ordem.

No fim do protesto, iniciado nessa terça-feira (19) à noite, e que decorria de forma pacífica, os manifestantes atiraram garrafas de água e urina contra a polícia, levando à intervenção dos agentes, disse.

"À 1h local, tínhamos detido 47 pessoas", acrescentou Johnson, em entrevista.

Ele destacou que, ao contrário de um protesto na segunda-feira (18) à noite, os manifestantes não dispararam contra a polícia e os agentes evitaram usar granadas de gás lacrimogêneo para dispersar a concentração. "Hoje, assistimos a uma dinâmica diferente", disse.

Em 9 de agosto, um agente da polícia, identificado como Darren Wilson, matou a tiros Michael Brown, de 18 anos. Testemunhas do incidente disseram à imprensa local que Brown e um amigo caminhavam pelo meio de uma rua, quando a polícia os mandou parar.

De acordo com a edição de segunda-feira do jornal The New York Times, a autópsia feita pelas autoridades locais indicou que Brown foi atingido por seis tiros.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, pediu uma segunda autópsia, federal, “devido às circunstâncias extraordinárias em torno do caso e ao pedido da família de Brown" e prometeu uma investigação transparente, completa, justa e independente.

Os protestos e a violência começaram no dia seguinte, quando grupos de pessoas fizeram uma vigília no local em que o jovem foi morto.

Uma semana depois, o governador do estado, Jay Nixon, decretou estado de emergência e o recolher obrigatório para proteger a população.

Fonte: AB

Hoje é o último dia para concorrer às vagas não ocupadas no Sisutec

Quem quiser concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos pode se inscrever na página do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) até hoje (20). Serão preenchidos os lugares que não foram ocupados nas chamadas regulares do sistema.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), ainda há diversas opções de formação profissional nas áreas de saúde, informática e construção civil, entre outras. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos, e as vagas estão disponíveis em escolas espalhadas nas cinco regiões do país.

Esta edição do Sisutec ofereceu um total de 289.341 vagas em cursos técnicos de instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S), distribuídas em 466 municípios.

Para participar desta etapa não é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e basta ter o ensino médio completo. A ocupação das vagas remanescentes será feita por ordem de inscrição. Depois de se candidatar, o participante terá dois dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino onde pretende estudar.

Cabe ao estudande verificar, na instituição de ensino em que for aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. As aulas terão início até 15 de setembro.

Para orientar os estudantes sobre os cursos técnicos – os conteúdos que serão estudados, o tempo de duração, estágio, campo de trabalho, entre outras informações – o MEC criou o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Fonte: AB

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Missa de sétimo dia de Eduardo Campos é acompanhada por 2 mil pessoas

Na missa de sétimo dia em homenagem a Eduardo Campos, no Recife, o padre da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Edvaldo Gomes, disse hoje (19) que a morte do ex-governador não terá sido em vão se o país, a partir de agora, tiver eleições mais limpas e se os maus políticos desistirem da vida pública. Na cerimônia religiosa, juntos, os filhos de Campos disseram ao ler uma mensagem que o “céu ganhou mais que um presidente”.

Durante a cerimônia religiosa, os filhos de Eduardo Campos leram passagens bíblicas. O governo do estado montou um telão do lado de fora da igreja. Cerca de 2 mil pessoas acompanharam a missa em homenagem ao ex-governador pernambucano, morto na quarta-feira (13) em um acidente aéreo no litoral de São Paulo. No acidente, também morreram quatro assessores do político e dois pilotos.

A mãe de Eduardo Campos, Ana Arraes; a esposa, Renata, e o irmão, João, acompanharam a missa na primeira fileira de cadeiras à direita do altar. A celebração foi acompanhada por familiares, amigos e políticos, como o governador de Pernambuco, João Lyra.

No sermão dedicado à memoria de Eduardo Campos e aos problemas do país, Gomes disse que padres não podem se omitir do dever de incentivar os fiéis a votarem corretamente.  “Como seria bom que os maus políticos desistissem. Nós estamos cansados. Honrem a memória de Eduardo afastando-se da política vocês que não prestam. Não é preciso muito explicação. Se o sacrifício de Eduardo e de seus companheiros trouxer eleições mais limpas, tenho certeza de que no céu Eduardo vai ficar muito feliz. Política  não é negocio, emprego. É a dedicação ao bem comum”, disse o padre.

Em meio a dezenas de políticos que acompanharam a cerimônia, o sacerdote disse que os jovens estão se afastando da política pela descrença nos políticos. “Vocês que estavam desanimados e que diziam que não votavam mais, deem a volta por cima em honra de Eduardo e dos que morreram. Sei que estou falando em uma celebração e em uma praça com muitos políticos: meus irmãos políticos pensem nisso. Este país merece ser levado a sério”, discursou.

Fonte: AB

Marcos Borges reassume a Prefeitura de Poá

Marcos Borges assina ata da posse
O vice-prefeito de Poá, Marcos Borges assumiu na manhã desta terça-feira, dia 19, a Administração Municipal, após o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, por ter sido novamente afastado pela câmara.

Como prefeito, Borges enfatizou que irá trabalhar normalmente e deve visitar algumas Secretarias para acompanhar o andamento do trabalho.

Ainda segundo o chefe do poder Executivo, a rotina da Prefeitura segue normalmente. “Estou aqui para trabalhar. Já estive a frente da Prefeitura em outras ocasiões e o trabalho iniciado pela minha pessoa em 2009 segue, pois a cidade não pode parar”, disse.

O alcaide não anunciou mudanças e assumiu a Prefeitura de Poá após o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, ter seu mandato cassado.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Poá / Foto: Eduardo Guimarães

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Treze pessoas são resgatadas dois dias após naufrágio na Indonésia

Oito turistas estrangeiros e cinco indonésios foram resgatados hoje (18), dois dias depois de o barco em que seguiam para um passeio entre ilhas da Indonésia ter afundado.

“Eles foram encontrados todos juntos, alguns em um bote e outros boiando nas águas com seus coletes salva-vidas, a cerca de 60 milhas [100km] ao largo de Sape”, no leste da Ilha de Sumbawa, detalhou o chefe dos serviços de busca e resgate, Budiawan. Ele não deu maiores detalhes sobre a nacionalidade dos turistas.

Ao todo, 18 estrangeiros e cinco indonésios foram resgatados após o naufrágio no último fim de semana. Dois estrangeiros seguem desaparecidos.

O barco afundou no último sábado (16), depois de ter sido atingido pelo mau tempo quando fazia a ligação entre as ilhas de Lombok e a de Komodo.

Dez pessoas foram resgatadas ontem (17), incluindo turistas da Nova Zelândia, do Reino Unido, da Espanha, Holanda, Alemanha e França.

Fonte: AB

Programa Vitória em Cristo com o Pr. Silas Malafaia em 16-08-2014

Casal de missionários canadendes é preso e pode ser condenado à morte na China

O governo chinês tem aumentando constantemente últimos meses a repressão nos contra as igrejas cristãs em todo o país. Um dos reflexos dessa repressão foi a recente prisão do casal de missionários evangélicos canadenses Kevin Garratt (54) e Julia Dawn Garrat (53).

Os missionários foram detidos pelas autoridades acusados de roubar “segredos de segurança nacional”. Porém, eles faziam trabalho missionário com foco na Coreia do Norte. Eles foram presos na cidade de Dandong, na fronteira com a Coreia do Norte, local onde a família Garratt mantinha uma cafeteria desde 2008. A família mora na China desde 1984, e escolheu a cidade Dandong por ser o local por onde entram os refugiados norte-coreanos, foco de seu trabalho missionário.

O filho do casal detido, Simeon Garratt, de 27 anos, afirma que não consegue entender os motivos da prisão de seus pais, depois três décadas trabalhando no país. Ele relata também que a religião deles era de conhecimento público na cidade e que na cafeteria Peter´s Coffee Shop música cristã era tocada continuamente.

- É uma história absurdamente louca. Não faz sentido para mim – afirmou o filho dos missionários.

Segundo o Daily Mail, a prisão do casal levou à divulgação do material usado por eles para divulgar nas igrejas do Canadá o trabalho missionário que realizavam.

- Temos nossa base na China e nosso foco na Coreia do Norte, mas estamos centrados em Jesus – afirma Kevin numa mensagem em que ele também conta aos membros da igreja sobre as Bíblias que tinha disponíveis na cafeteria e mostra um cartaz que tem no local sobre sua fé.

Kevin conta também, durante uma pregação divulgada pela imprensa, que eles recebiam norte-coreanos que fugiam de seu país. Muitos desses se converteram em Dandong, e voltaram para seu país para atuar como missionários.

Diante do caso, o primeiro-ministro canadense, Steven Harper, anunciou que vai à China. Porém, o governo chinês não tem divulgado detalhes sobre a prisão e o processo, e os missionários estão incomunicáveis. Segundo a agência de Notícias chinesa Xinhua, o departamento de segurança do país afirma estar “investigando o caso”, mas em nenhum momento faz menções às atividades religiosas dos Garratt.

O Código Penal chinês trata a espionagem, crime do qual os missionários estão sendo acusados, como crime passível de pena mínima dez anos de prisão e em alguns casos, o acusado pode ser condenado à morte.

Fonte: GM

Candidatos podem se inscrever para vagas não preenchidas no ProUni

Começam hoje (18) as inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni), da edição do segundo semestre. O candidato deve manifestar interesse pela internet, na página do ProUni. Esse procedimento é novo e as regras foram publicadas pelo Ministério da Educação na sexta-feira (15).

Podem participar os candidatos que se inscreveram, em todas as opções, em cursos cujas turmas não foram formadas, e os professores da rede pública que estiverem excercendo o magistério da educação básica.

Os prazos de inscrição variam conforme a situação do candidato. Vai até 7 de setembro para o estudante não matriculado no curso da instituição de educação superior em que deseja se inscrever para a bolsa remanescente ou, até o dia 1 ° de dezembro, para o aluno já matriculado.

A partir de quarta-feira (20), as inscrições serão abertas para os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido, em uma mesma edição, no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota na redação que não seja 0. Também nesse caso, o prazo vai até 7 de setembro para os que não têm matrícula e 1º de dezembro para os já matriculados.

O estudante inscrito deverá comparecer à instituição de ensino nos dois dias úteis seguintes ao da inscrição para comprovar as informações prestadas.

A instituição terá o dia útil seguinte ao final do prazo de comparecimento do candidato para registrar o resultado da comprovação das informações no Sistema Informatizado do ProUni (SisproUni). Caso o estudante não compareça ou a instituição não registre o preenchimento da bolsa, a mesma voltará a ser oferecida pelo sistema.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas de ensino superior. As integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa.

O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil para custear o restante da mensalidade. No caso dos professores, é dispensada a comprovação de renda e a participação no Enem.

Esta edição do programa ofereceu 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos. De acordo com informações do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), sem essa nova etapa da seleção, cerca de 2% a 3% das vagas do ProUni não eram preenchidas.

Fonte: AB

Gaza: número de mortos palestinos sobe para mais de 2 mil

O número de mortos no recente conflito Israel-Palestina já provocou mais de 2 mil mortos na Faixa de Gaza, informou hoje (18) o Ministério da Saúde, acrescentando que mais feridos nos ataques israelenses acabaram morrendo.

De acordo com a nota, um total de 2.016 pessoas morreram e mais 10.196 ficaram feridas durante a ofensiva israelense a Gaza, há mais de um mês. Entre os mortos estão 541 crianças, 250 mulheres e 95 homens idosos.

O número de mortos, que estava fixado em 1.980, subiu depois de várias pessoas feridas no conflito terem morrido em hospitais de Gaza, no Cairo e em Jerusalém, locais para onde foram levadas para receber tratamento médico.

Os médicos também encontraram um cadáver nos escombros do distrito de Shejaiya, no leste da cidade de Gaza, que estava no local há mais de três semanas, segundo o comunicado.

Hoje, do outro lado do conflito, o Exército de Israel confirmou que cinco dos 64 soldados abatidos em combate morreram como resultado de “fogo amigo”.

Desde que começaram as hostilidades, em 8 de julho, o governo israelense assegura que o objetivo do Exército é destruir as plataformas de lançamento de rockets e os túneis escavados pelas milícias palestinas entre Gaza e o território de Israel.

Nas últimas semanas, as duas partes acertaram duas tréguas humanitárias de 72 horas, renovadas na quinta-feira (15) por mais cinco dias, para continuar as negociações sobre os termos de um acordo que ponha fim à ofensiva militar.

Fonte: AB

domingo, 17 de agosto de 2014

Admiradores expressam em lágrimas dor pela morte de Eduardo Campos

A todo instante, as pessoas que estão na fila
se emocionam ao ver o caixão de Campos.
Algumas fazem reverências ao ex-governador
Milhares de pessoas e um sentimento em comum: tristeza. Família, amigos, políticos e admiradores expressavam em lágrimas e perplexidade a dor pela morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que está sendo velado hoje (17) no Palácio Campo das Princesas, sede do governo. Durante a missa de corpo presente, de quase duas horas, celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido, muitos presentes à cerimônia foram às lágrimas. O Corpo de Bombeiros precisou socorrer algumas pessoas que passaram mal próximo ao caixão do ex-governador pernambucano.

Ao lado do caixão, a viúva Renata Campos permaneceu serena, próxima aos filhos. No meio da cerimônia, Miguel, de 6 meses, foi levado para dentro do palácio por uma tia. Ana Arraes, mãe de Eduardo Campos, parecia a mais inconformada com a tragédia da última quarta-feira, no litoral de São Paulo, quando avião da comitiva de Campos caiu em Santos.

Mesmo estando no lado adversário de Campos na campanha pela Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aos prantos ao fim da missa campal. O deputado gaúcho Beto Albuquerque, a deputada Luiza Erundina, do mesmo partido de Eduardo, não se contiveram.

A presidenta Dilma Rousseff, que concorre à reeleição; os presidenciáveis pelo PSDB, Aécio Neves; e PV, Eduardo Jorge; e a companheira de chapa de Campos, Marina Silva, acompanharam a celebração.

Também estiveram presentes os governadores de Pernambuco, José Lyra; de São Paulo, Geraldo Alckmim; de Alagoas, Teotônio Vilela; do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entre outras autoridades, como ministros, prefeitos, embaixadores e empresários.

Os restos mortais de Eduardo Campos serão velados na sede do governo até as 17h, quando o caixão será levado em carro aberto do Corpo de Bombeiros para o Cemitério de Santo Amaro.

Também estão sendo velados na sede do governo pernambucano, o jornalista Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo e o cinegrafista Marcelo Lyra.

Fonte: AB / Foto: Fernando Frazão

Mais de 500 mil pessoas morreram no trânsito de 2003 a 2012, diz UFRJ

Mais de 500 mil pessoas morreram no trânsito
de 2003 a 2012, diz UFRJ
Acidentes de trânsito deixaram mais de 536 mil mortos no Brasil em dez anos, contabilizou uma pesquisa do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). A principal base de dados utilizada foi a da Seguradora Líder Dpvat, responsável pelo pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat).

O levantamento começa no ano de 2003, com o registro de 34,7 mil mortes no trânsito, e constata um crescimento de quase 100% até 2007, ano em que é atingido o pico de 66,8 mil mortes. O número de vítimas cai até 50,7 mil de 2008 a 2010 e volta a subir nos anos seguintes, encerrando 2012 em 60,7 mil. Na conclusão, a pesquisa menciona que em 2013 houve novo recuo, para 54 mil.

"É um número assustador de mortos, mas ninguém dá a menor bola para isso. As pessoas acham que faz parte da vida, mas é uma cidade de grande porte que faleceu nos últimos dez anos", destaca o professor de engenharia de transporte da Coppe, Paulo Cézar Ribeiro, o responsável pela pesquisa.

O banco de dados do Dpvat mostra ainda um número de quase 2 milhões de feridos nos acidentes, com o pico de 447 mil em 2012. A pesquisa usa ainda a proporção de acidentes/mortos e acidentes/feridos, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para estimar que, no período, foram registrados 13 milhões de acidentes, sendo 8,1 milhões sem vítimas.

A pesquisa, também, tenta fazer um levantamento do prejuízo que essas mortes causam por perda da força de trabalho, cuidados médicos, manutenção das estradas e outros ônus, mas esbarra na falta de dados sobre as circunstâncias dos acidentes. O estudo estima que cada morte no trânsito em área urbana custe R$ 232,9 mil, menos que a metade do custo das que ocorrem em rodovias, que somam R$ 576,2 mil. Como, segundo Ribeiro, não há como definir quais ocorreram em quais áreas, o estudo propõe que, num cenário em que todos se deram em áreas urbanas, o custo soma R$ 236 bilhões, e, no cenário oposto, o valor chegue a R$ 772 bilhões. A média, então, ficaria acima dos R$ 500 milhões.

O professor responsável pela pesquisa defende que é preciso estudar esses acidentes para que se possa enfrentar esse cenário: "Ninguém apoia acidentes de trânsito. Todo mundo é contra, mas as pessoas continuam dirigindo perigosamente e construindo vias ruins. É preciso mapear. Cada acidente tem que ser analisado, para definir se o motorista foi imprudente, se a estrada é perigosa, se a velocidade máxima está alta".

A pesquisa, também, traz dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que comparam as mortes registradas no Brasil com os outros países. Enquanto aqui há 19,9 mortos no trânsito para cada 100 mil habitantes, outros países registram números bem menores, como Estados Unidos (12,3), Finlândia (6,5), China (5,1) e Reino Unido (2,86). A pesquisa afirma que, se a OMS usasse os números do Dpvat, a proporção subiria para 30,9 em 2012.

Fonte: AB / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

DF: lei determina que carros sejam abastecidos até o limite automático

Lei do Distrito Federal proíbe abastecer
além do limite da bomba
O Governo do Distrito Federal (GDF) sancionou lei que proíbe os postos de combustíveis do Distrito Federal de abastecerem além do limite automático do veículo, nos casos em que o cliente pede para encher o tanque. A lei, sancinada na semana passada,  também determina que os frentistas devem comunicar a decisão aos motoristas e os postos de combustíveis devem fixar em locais visíveis informações sobre a medida.

A prática de solicitar ao frentista que exceda o limite automático na hora de encher o tanque, é comum entre os motoristas e segundo o presidente do Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal, Geraldo Leite, a medida prejudica os trabalhadores. “Quando pedem para completar até a tampa, o frentista sempre olha para dentro do tanque e inala o cheiro mais forte da gasolina.Para o frentista a lei é boa”, diz.

O pneumologista Marco Antônio, afirma que inalar o cheiro da gasolina diariamente, por muito tempo, prejudica à saúde do frentista. Ele explica que os produtos tóxicos presente na gasolina podem causar uma série de danos pneumológicos e neurológicos.

“O benzeno pode causar câncer no pulmão, porque prejudica os brônquios. Esta substância, também, contribui para o organismo perder alguns neurônios que a longo prazo, causa demência”, afirma.

Antônio Figueiredo é gerente de um posto de combustíveis no Distrito Federal. Para ele, é preciso convencer os motoristas a encherem o tanque até o limite do automático. “Nós atendemos o pedido do cliente. Muitos pedem para passar do limite, principalmente quem vai viajar, para ter mais combustível”, explica. Figueiredo disse que não sabia da lei, mas que vai orientar os frentistas a seguirem à norma.

Henrique Silveira, dentista, sempre enchia completamente o tanque. “Era mais prático, arredondava na hora de pagar, sempre pedia para colocar mais um pouco”. Ele conta que parou com a prática após descobrir que pode prejudicar o carro. "Não sei se é verdade, mas não quero arriscar".

O GDF tem 180 dias para regulamentar a fiscalização. Leis que proíbem abastecer além do limite da bomba não são exclusividade do Distrito Federal. No começo do ano em Santa Catarina, por exemplo, foi aprovada uma norma parecida. Também tramita na Câmara Legislativa do Rio de Janeiro projeto de lei que trata do assunto.

Fonte: AB / Foto: Arquivo