Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Secretários de Poá e DAEE discutem medidas de combate às enchentes

Secretários municipais de diversas pastas voltaram a se reunir para discutir ações de combate às enchentes e aos alagamentos em Poá. Porém, na manhã de hoje (17), a atividade contou também com a participação do diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Jorge Yassuda, que colocou o órgão à disposição para auxiliar no desassoreamento da várzea do Rio Tietê, onde o córrego Itaim deságua.

Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Elias El Ghossain, o desassoreamento da calha do Rio Tietê é uma medida de extrema importância para o combate às enchentes e alagamentos em Poá. “Na reunião de hoje, inclusive, solicitamos ao DAEE uma máquina que possa ser utilizada no município na realização deste trabalho e ficaremos no aguardo da disponibilização da mesma”.

Além de Ghossain e Yassuda, também participaram da reunião os secretários de Serviços Urbanos, Alexandre Rossi, o Leta e de Segurança Urbana, Nobuo Aoki Xiolos e os secretários-adjuntos de Planejamento, Orçamento e Gestão, Reginaldo Andrade, de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Juliana Cardoso e de Habitação de Interesse Social, Dorval Torres.

Fonte: SCP / Foto: Julien Pereira

Forças Armadas poderão atuar em presídios para reforçar segurança

Paulo Victor Chagas e Débora Brito 

O governo federal autorizou hoje (17) a atuação das Forças Armadas nos presídios para fazer inspeção de materiais considerados proibidos e reforçar a segurança nas unidades. O anúncio foi feito depois de reunião entre o presidente Michel Temer e autoridades de todos os órgãos de segurança e instituições militares do governo federal para discutir estratégias de segurança pública.

“Em uma iniciativa inovadora e pioneira, o presidente coloca à disposição dos governos estaduais o apoio das Forças Armadas. A reconhecida capacidade operacional de nossos militares é oferecida aos governadores para ações de cooperação específicas em penitenciárias”, disse o porta-voz da presidência, Alexandre Parola.

Segundo o governo, é preciso que os estados concordem com o trabalho dos militares enviados pelo Ministério da Dfesa, mas a segurança interna continua sob responsabilidade dos agentes penitenciários e policiais. “Haverá inspeções rotineiras nos presídios com vistas a detecção e apreensão de materiais proibidos naquelas instalações. Essa operação visa restaurar a normalidade e os padrões básicos de segurança nos estabelecimentos carcerários brasileiros.

Participaram do encontro, no Palácio do Planalto, os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; da Justiça, Alexandre de Moraes, do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen; da Fazenda, o interino Eduardo Guardia; das Relações Exteriores, José Serra; da Defesa, Raul Jungmann e representantes do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, do Exército, Aeronáutica e Marinha.

Estiveram também presentes no encontro representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Receita Federal, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e integrantes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. A reunião foi fechada e durou pouco mais de uma hora.

Os participantes da reunião integram o Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência, a Sisbin, que reúne órgãos para troca de informações de inteligência. A agenda de reuniões entre autoridades de segurança estaduais e federais se intensificou depois do agravamento da crise do sistema penitenciário, que desde janeiro já provocou pelo menos 119 mortes em Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Nísia Floresta (RN).

A cooperação entre os entes locais e federais no combate ao crime organizado e na modernização dos presídios é um dos alvos do Plano Nacional de Segurança, lançado pelo governo federal há dez dias. Amanhã (18), Temer receberá os governadores para discutir a implementação das medidas emergenciais de segurança.

Fonte: AB

Temer convoca reunião para discutir segurança pública

Priscilla Mazenotti

Depois das sucessivas rebeliões em presídios de vários estados que resultaram em mais de 130 mortes, o assunto segurança pública é tema de reunião convocada pelo presidente Michel Temer. Representantes da Polícia Federal, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Gabinete de Segurança Institucional e das Forças Armadas participam de encontro hoje (17), no Palácio do Planalto. A ideia é integrar esforços no combate ao crime organizado.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, discute o assunto também em reunião hoje com secretários de Segurança de todo o país. Vai ouvir o relato de cada um sobre a situação carcerária.

Amanhã, será a vez de os governadores se reunirem com o presidente Michel Temer. Vão assinar acordo se comprometendo a cumprir o Plano Nacional de Segurança Pública. Lançado há pouco mais de dez dias, o plano prevê a construção de, pelo menos, cinco presídios federais, a instalação de bloqueadores de celulares e scaners nas penitenciárias e um mutirão para rever penas e as condições em que se encontram os presos.

Fonte: AB

Secretaria de Saúde de Guararema realiza Passeata #mosquitonão

Visando a redução de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma passeata de conscientização. O evento, denominado como #mosquitonão, acontece no dia 21 de janeiro (sábado), com saída às 8h30 do Recanto do Américo (Pau d’Alho).

Os moradores, autoridades e funcionários da Prefeitura percorrerão o centro de Guararema, chamando atenção para a causa. A passeata passará pelas principais ruas da região central e terminará no bairro Nogueira, local de grande incidência de dengue no último ano.

A ação faz parte de um cronograma composto por diversas atividades contra o mosquito que transmite a dengue, o Zika Vírus e chikungunya, como bloqueios de criadores e visitas num raio de 200 metros dos casos suspeitos, mutirões quinzenais aos sábados, entre outros atos.

A distribuição de preservativos nos pontos comerciais e locais de grande circulação de pessoas, para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) incluindo o Vírus Zika também já foi iniciada.

Além disso, vídeos educativos são exibidos em espaços públicos como Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”. Com o início das aulas, o Projeto Agentes Mirins também retoma com força nas escolas municipais, incentivando as crianças.

Como parte das ações, um estudo em andamento faz a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a qual consiste num levantamento de Índice de Infestação de Imóveis e auxilia no direcionamento de ações. Um Comitê de Combate ao Aedes, para participação em Salas de Situação, discutirá as ações e contará com a participação da população e membros da sociedade civil. Além disso, a Prefeitura terá brigadistas em todos os prédios públicos para atuar no Combate ao Aedes.

Fonte: AIPG

A sabedoria dos psicopatas, por Ubirajara Crespo

Sugadores de almas e colecionadores de cabeças 

Veja esta pesquisa pelo Psicólogo Dr. Kevin Dutton, autor do livro:

"A sabedoria dos Psicopatas".

Segundo ele, os psicopatas, em questão de segundos transitam entre a tragédia e a comédia.

Para eles, a vida não passa de um tabuleiro de xadrez. Se alguém se puser em seu caminho, passam como rolo compressor, sem dó nem piedade.

Se flagrados, jogam com palavras e gestos para tentar inverter o jogo a seu favor. Sabem como se passar por vítima sem deixar rastro.

Estão sempre cercados de cúmplices que se deixam ludibriar por seus convincentes argumentos. Seus satélites são capazes de colocar sua mão no fogo por seus líderes.

Suas maiores habilidades são: carisma, inteligência, impressão de inculpabilidade,  mentiras, roubos, vanglória e frieza.

Também no artigo Dr. Kevin diz que as profissões que mais escolhem são: Executivos e pastores.

Cleide Redondo (psicóloga)


Sendo assim
Este tipo de gente procura se cercar de pessoas vulneráveis, acessíveis, sem iniciativa, subservientes, quer seja por necessidade ou incompetência, os transformam em seus dependentes e os torna em seus acessórios, mas um complemento de si mesmos. Podem se apresentar como pessoa física ou jurídica.

Este tipo de líder afasta aqueles que não são controláveis mas determinados, influentes, formadores de opinião, carismáticos, possuem vida própria, criativos, argumentadores e líderes.

Não gaste sua vida girando em torno de gente assim, procure lustrar o seu próprio brilho, mas sem prepotência, mas caso contrário se tornará seu igual. Não prove do sangue alheio, pois deve ser bom sugar almas alheias e transformá-las em pavios sem combustível e fogo próprios.

Fonte: Sob Nova Direção

Turquia prende terrorista suspeito de ataque a boate

A polícia da Turquia prendeu nessa segunda-feira (16) o suposto terrorista que atacou a boate Reina, em Istambul, durante uma festa na virada do Ano Novo, informou a CNN Turk. O ataque deixou 39 mortos e mais de 70 feridos e foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico. A informação é da Agência Ansa.

Abdulkadir Masharipov teria sido preso ao lado do filho, de 4 anos, em Esenyurt, um bairro de Istambul. O site Hurriyet divulgou foto de Masharipov com várias marcas de agressão no rosto e informou que ele teria sido preso após uma operação policial.

Há 17 dias, as autoridades turcas estavam em busca do homem que teria atirado contra as pessoas que estavam celebrando a chegada do novo ano.

Um vídeo em que Masharipov aparece caminhando no centro de Istambul chegou a ser divulgado pelo governo na expectativa de localizar o atirador Ainda de acordo com a mídia turca, Masharipov recebeu ajuda de uma célula do Estado Islâmico para se esconder no país após o ato. Mais de 20 pessoas já foram detidas por suposta participação no ataque.

Fonte: AB

Justiça paulista manda Metrô pagar pensão a mulher de ambulante morto em estação

Camila Boehm
Uma decisão liminar da Justiça de São Paulo determinou que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) pague pensão mensal de R$ 2.232,54 a mulher do vendedor ambulante assassinado na estação Pedro II. Ainda cabe recurso da decisão.

O valor estipulado, que corresponde ao rendimento médio do falecido, deverá ser depositado no dia 20 de cada mês, já a partir de janeiro, sob pena de multa de 10%. A decisão é do juiz André Augusto Salvador Bezerra, da 42ª Vara Cível da Capital.

De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o pedido de tutela de urgência foi ajuizado pela mulher do ambulante, que alegou ter sua subsistência comprometida após a morte do marido. O homem foi espancado até a morte no interior da estação do metrô ao tentar defender travestis de agressão.

O juiz entendeu que o crime ocorreu dentro das dependências da estação do metrô, cuja segurança, em princípio, caberia à empresa. “É certo que outras circunstâncias poderão ser verificadas ao longo do processo e que, em tese, podem elidir a responsabilidade do requerido. Todavia, por ora, o que se tem nos autos é a notícia de uma falha na própria segurança oferecida”, afirmou o magistrado.

“Necessário, pois, tomada de providência jurisdicional urgente, a fim de que a subsistência da autora não fique comprometida”, determinou o juiz.

Fonte: AB

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Comissão aprova projeto que restringe uso de carro oficial

Noéli Nobre
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe o uso de automóveis oficiais para representação oficial por titulares de cargo ou mandato eletivo, magistrados federais, membros do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia Pública da União e da Defensoria Pública da União.

O texto restringe o uso de carros oficiais com a finalidade de representação apenas aos presidentes da República (e vice-presidente da República), do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, aos ministros de Estado, aos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e ao chefe das Forças Armadas.

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB) ao Projeto de Lei 3108/15, do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), que trata da proibição. O substitutivo mantém o conteúdo do projeto original, apenas detalhando e deixando mais claro o texto e ainda alterando diretamente a Lei 1.081/50, que permite o uso de carros oficiais para representação oficial em razão da natureza do cargo ou função, sem detalhar esse uso.

“O Poder Executivo, a pretexto de regulamentar a Lei 1.081/50, tem ampliado excessivamente o uso dos automóveis oficiais e admitido essa benesse até para chefes de gabinete, ocupantes de cargos de natureza especial e dirigentes de órgãos e entidades públicas”, observou Maranhão.

Ainda segundo o texto aprovado, os automóveis atualmente utilizados para representação oficial deverão ser destinados ao uso nas áreas de segurança pública, educação e saúde.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Câmara dos Deputados / Foto: Nilson Bastian



Capital paulista registra maior chuva dos últimos 68 anos no mês de janeiro

Camila Boehm
A capital paulista registrou, nas últimas 24 horas. a maior chuva dos últimos 68 anos no mês de janeiro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A queda d'água chegou a 115 milímetros (mm) na madrugada de hoje (16).

O volume, registrado pela estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, é o maior registrado em 24 horas desde 12 de janeiro de1949, com 127,4 mm (cada milímetro de chuva equivale a um litro por metro quadrado).

Considerando todos os meses, foi a maior chuva em 24 horas desde 25 de maio de 2005, que registrou 140,4 mm. O recorde absoluto de chuvas em 24 horas, no Mirante de Santana, foi 151,8 mm, em 21 de dezembro de 1988.

Com a chuva de hoje, o acumulado deste mês totaliza 271, 2 mm, superando em 10 mm a média histórica de janeiro, iniciada em 1943.

Fonte: AB

domingo, 15 de janeiro de 2017

Polícia Militar retira ocupantes de terreno na zona norte de São Paulo

Daniel Mello
A Polícia Militar (PM) retirou no início da tarde de hoje (14) os ocupantes de um terreno na região do Morro Grande, zona norte paulistana. Os militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) tinham montado um acampamento no local durante a madrugada. Pela manhã, o dono do terreno chamou a polícia, denunciando a ocupação.

Os policiais foram até lá e exigiram a desocupação da área. Os membros do movimento optaram por sair sem oferecer resistência. “Nós vamos sair daqui porque nós não temos força, não temos armas para combater. A única coisa que a gente tem é a coragem. Vamos permanecer na calçada até a gente se organizar”, disse uma das coordenadoras do MTST, Maria das Dores Cerqueira.

Durante a ação, os policiais militares recolheram os documentos de todos os militantes para identificação.

Apesar de terem optado por deixar o terreno pacificamente, o movimento considerou ilegal a operação policial. “A retirada deveria acontecer apenas mediante autorização judicial. O que não aconteceu aqui no caso”, afirmou Felipe Vono, advogado do MTST. Ele acompanhava as famílias que faziam a ocupação.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou, por meio de nota, que a Polícia Militar chegou ao local quando o terreno ainda estava em processo de ocupação. “Conforme previsto em lei, casos em que a ocupação está sendo feita ou acaba de ser realizada, a PM pode fazer a repressão imediata para reestabelecer a ordem pública. Somente após a invasão já consolidada é que fica necessária a ação judicial para a desocupação”.

De acordo com a secretaria, representantes do movimento foram encaminhados, junto com um advogado, para fazer o registro do boletim de ocorrência no 72º Distrito Policial.

Fonte: AB