Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 22 de junho de 2013

Editora paranaense é vencedora do Prêmio Areté 2013, na categoria de melhor ilustração infantojuvenil

A Editora Luz e Vida é a vencedora do Prêmio Areté 2013 de Literatura, na categoria de melhor ilustração infantojuvenil para o livro Davi, o Rei Musical.  A publicação também foi finalista nas categorias de melhor capa e multimídia. Os vencedores em cada categoria foram anunciados este mês, pela Associação de Editores Cristãos (Asec). Os premiados, além da Editora, foram os ilustradores da obra: Equipe CartoonPro, Lucas A. Fabossi e Tiago Beresowski.

O livro com CD, que faz parte da Coleção Educação Musical, lançado pela  Luz e Vida, é indicado para o terceiro ano do Ensino Fundamental  e conta com um repertório de canções adaptadas sobre a história do Rei Davi, salmos e playbacks, para que os professores possam trabalhar o conteúdo em sala de aula.

O livro também apresenta atividades para coordenação motora e desenvolvimento intelectual. “O objetivo é apresentar às crianças a importância da música e do louvor, através da história do Rei Davi, de maneira bastante alegre e descontraída”, ressalta a autora da obra, a professora Roseli Rosário Pimenta.

Sobre a Luz e Vida: Criada em 1954, a Luz e Vida é uma empresa sem fins lucrativos, atuando na divulgação dos valores cristãos, sociais e universais, produzindo materiais de qualidade . Há quase 60 anos no mercado, mantém-se fiel à sua missão de levar ao cliente produtos de qualidade que contém mensagens cristãs de amor, bondade e edificação – o que a torna reconhecida como uma das mais importantes editoras do setor.

O principal destaque da empresa é a linha do personagem Smilingüido, produzida desde 1989, que ao longo do tempo ganhou uma divertida turma de amigos e conquistou crianças e adultos, no Brasil e no exterior. Mais informações pelo site: www.luzevida.com.br

Fonte: AI

#ProtestosBR – Policial agredido durante manifestação diz que clamou a Deus: “Senhor, minha vida é Sua”

Um policial militar que foi atacado por um grupo de vândalos durante os protestos da última segunda-feira, 17 de junho, afirmou que entregou sua vida a Deus no meio da confusão.

O grupo depredava a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e cercou o policial Nilmar Avelino, 49 anos, há 28 na Polícia Militar.

“Nessas horas eu só pensei no criador. Naquela hora, eu falei assim: Senhor minha vida é Sua. Fiquei nas mãos de Deus”, afirmou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Após ser cercado pelos vândalos, Nilmar levou pauladas, chutes e pedradas e caiu desacordado. Imagens veiculadas por emissoras de TV mostraram o policial sendo arrastado por colegas para fora da área de protestos.

Socorrido, Nilmar Avelino levou 15 pontos na cabeça, e se recupera com hematomas por todo o corpo. “Era um cenário de vândalos. Tentei me proteger com o escudo para dar apoio aos outros policiais, mas acabei atingido e perdi a consciência. Eram muitas pedras jogadas contra nós”, narrou o policial, que não se lembra de muita coisa depois de ter caído no chão: “Eu vi quando um rapaz abriu os braços e gritou ‘deixa ele, deixa ele’. As pessoas que atacavam não eram manifestantes com ideais como os outros. Estavam fora de propósito”, resumiu.

Nilmar disse que naquela noite portava uma pistola .40, mas que em momento algum considerou a hipótese de usá-la: “Jamais sacaria a arma para atirar num manifestante”.

“Percorri toda a Avenida Rio Branco naquele dia e não houve nenhum tipo de incidente ou acidente. Tudo transcorreu dentro da normalidade. Oitenta por cento da manifestação ao meu ver foi pacífica. Uma minoria tomou caminho adverso”, lamentou o policial.

Fonte: GM

Três mil pessoas protestaram na capital do Paraguai contra corrupção política

Assunção - Cerca de 3 mil pessoas saíram às ruas do centro de Assunção, no Paraguai, em protesto em frente ao Congresso para denunciar a corrupção e criticar a classe política do país.

Os manifestantes reuniram-se ontem (21) na Praça de Armas, nas imediações do Congresso Nacional, onde vários personagens, de políticos a ativistas, falaram à população.

O protesto foi convocado pelas redes sociais sob o lema “Por um Paraguai melhor”. O texto critica o recente aumento salarial aprovado pelo Parlamento, em benefício dos próprios deputados, e também o reajuste das tarifas do transporte público da capital paraguaia.

Fonte: AB

Mídia internacional destaca protestos no Brasil e pronunciamento da presidenta Dilma

O pronunciamento feito na noite de ontem pela presidenta Dilma Rousseff e as manifestações nas ruas do Brasil foram citados hoje (22), com destaque, por alguns dos principais veículos de comunicação do mundo. Entre eles, os britânicos BBC e The Guardian; os norte-americanos New York Times e Washington Post; e o jornal espanhol El País.

De acordo com a BBC, é cedo para avaliar os impactos da recente onda de protestos na economia brasileira e nos investimentos no país. Analistas ouvidos pela mídia pública inglesa apresentam posições diferentes sobre o fenômeno que ocorre no Brasil. Um grupo considera haver risco de os eventos gerarem incertezas e prejudicarem os investimentos estrangeiros no país. Outro grupo acredita que a presidenta Dilma não corre risco político nem econômico sério, e que poucos deverão ser os efeitos nos negócios.

O The Guardian informa que a presidenta Dilma ouviu o chamado da população por mudanças e, em cadeia nacional, anunciou planos para as áreas de transporte, educação e saúde.

A tomada das ruas por manifestantes contrários a líderes políticos de todos os partidos, corrupção e a baixa qualidade dos serviços públicos foram citadas pelo jornal The New York Times. De acordo com a matéria, a presidenta brasileira apresentou “medidas para resolver algumas das queixas” apresentadas pelos manifestantes.

O jornal norte-americano chama a atenção para algo que, há pouco tempo, era impensável para o país: boicotar a Copa do Mundo. “Em um sinal do quanto o país está virado de cabeça para baixo, até mesmo alguns dos heróis do futebol reverenciados do país tornaram-se alvos de raiva, por terem se distanciado da revolta popular”, diz a matéria ao se referir a Pelé e Ronaldo Fenômeno.

Outro jornal dos Estados Unidos, o Washington Post, publicou em seu site alguns vídeos apresentando depoimentos de pessoas contrárias à realização da Copa no Brasil. O jornal diz que Dilma rompeu o silêncio, após mais de uma semana de protestos, com uma mensagem pré-gravada.

O periódico espanhol El País informa que Dilma Rousseff usou cadeia nacional de rádio e televisão para prometer “uma grande quantidade de serviços públicos”, em especial nas áreas de mobilidade, saúde e educação, e que convocará governadores e prefeitos das principais cidades para tratar das melhorias. A matéria diz que ela pretende destinar todo o dinheiro o pré-sal para a educação, e que deseja dialogar com líderes de movimentos pacíficos, representantes de organizações de juventude dos sindicatos e associações populares.

Fonte: AB

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Nos países vizinhos, imprensa destaca confrontos entre manifestantes e policiais nos protestos brasileiros

Os principais jornais da América do Sul destacaram nas edições de hoje (21) os confrontos entre policiais e manifestantes nos protestos ocorridos em várias cidades brasileiras na noite de ontem. O argentino La Nación, o chileno El Mercúrio, o paraguaio ABC Color, o uruguaio El País e o colombiano El Tiempo deram destaque, na primeira página, a reportagens sobre as manifestações. Todas as matérias estão acompanhadas por fotografias.

Sob o título “Brasil estremece: violência no maior dia de protestos”, o argentino La Nación menciona que a “festa” que teve início com protestos pacíficos virou “um pesadelo”. O jornal destaca que milhares saíram às ruas e registra a ocorrência de episódios de violência com dezenas de feridos e um morto. A origem da reportagem que usa a expressão “batalha campal” para se referir às manifestações e ao confronto com a polícia é o Rio de Janeiro.

O jornal argentino dedicou uma página inteira aos protestos no Brasil incluindo entrevistas com manifestantes e as reivindicações. O texto menciona o tom patriótico de alguns protestos, nos quais os manifestantes cantaram o Hino Nacional. Também cita o fato de os protestos ocorrerem no momento em que o país sedia a Copa das Confederações.

No colombiano El Tiempo, o destaque é para a morte um manifestante, o primeiro caso, em dias de protestos no Brasil. Ele foi morto, no interior de São Paulo, quando um motorista incomodado com o protesto acelerou o carro e atropelou um grupo. A reportagem menciona que houve manifestações, em pelo menos, 80 cidades brasileiras.

O jornal uruguaio El País diz que: “Um milhão de brasileiros marcham com mais demandas e um dia violento”. Há uma seção de fotografias com imagens dos protestos em várias cidades brasileiras que mostram alguns momentos de violência e confrontos entre manifestantes e policiais.

No El País, a reportagem cita o uso de gás lacrimogêneo por parte de forças policiais e ressalta a violência ocorrida em Brasília, incluindo a invasão no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, cujo projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer. O texto diz que são várias as pautas dos manifestantes desde o fim do aumento das tarifas de ônibus até melhorias sociais e combate à corrupção.

O paraguaio ABC Color destaca que os protestos levaram mais de 1 milhão de manifestantes às ruas que reclamam dos gastos com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

No jornal chileno El Mercúrio, o destaque é para o tratamento político às manifestações dispensado pela presidenta Dilma Rousseff, que cancelou a visita ao Japão, marcada para os dias 26 a 28.

Fonte: AB

Manifestação pacífica no Rio termina em confronto com a PM em frente à sede administrativa da prefeitura

Rio de Janeiro - A população do Rio viveu uma situação de insegurança e medo após a manifestação que percorreu a Avenida Presidente Vargas, no centro da capital fluminense, de forma pacífica, nessa quinta-feira (20), ter fugido ao controle depois que um grupo de manifestantes tentou invadir o prédio da prefeitura carioca, na Cidade Nova, e, impedido, partiu para o confronto com a Polícia Militar (PM).

O prédio estava cercado por homens da Cavalaria da PM e do Batalhão de Choque. Para evitar atos de vandalismo, o edifício estava cercado por grades. Por medida de segurança, a Estação Cidade Nova do metrô, que dá acesso ao prédio da prefeitura, ficou fechada e cercada por tapumes.

Com a tentativa de invasão, a Tropa de Choque entrou em ação e houve confronto direto com os manifestantes. Para dispersar a multidão, os policiais lançaram bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes começaram a recuar e, a partir daí, iniciaram o corre-corre e as depredações. Foram destruídos sinais de trânsito e postes de iluminação. Tapumes de madeira e caixas de coleta de lixo, sacos plásticos e outros materiais de fácil combustão foram utilizados em uma fogueira com objetivo de impedir o avanço da Tropa de Choque que disparou e balas de borracha.

No Terreirão do Samba, na Praça Onze, palco de shows de música popular durante o carnaval, foi alvo dos vândalos. As grades de proteção e as tendas de material inflamável foram arrancadas, tapumes de madeira jogados no meio da pista, e tudo serviu de combustível para a fogueira.

A situação parecia fugir do controle das pessoas que participaram pacificamente da passeata. O grupo ainda saiu destruindo portas de lojas comerciais, ateou fogo em um carro de reportagem do SBT e em uma cabine da Polícia Militar, localizada no calçadão da Estação Ferroviária Central do Brasil, onde fica a sede da Secretaria de Segurança Pública.

No Campo de Santana, os manifestantes deixaram mensagens e cartazes fixados na grade que cerca o local, transformando-a em um grande mural. Nem as mensagens de calma e paz escritas em cartolina foram suficientes para abrandar a fúria dos vândalos. O material foi totalmente destruído pelo fogo. O grupo, em seguida, foi para a Lapa, bairro boêmio da cidade e reduto de jovens, onde mais uma vez houve quebra-quebra, saques a lojas, obrigando os comerciantes a fechar seus estabelecimentos.

Perto dali, estudantes universitários se abrigaram em dois prédios da Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal de Janeiro, na Praça da República, e no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, na Praça Tiradentes, depois de acuados pela Tropa de Choque da PM.

Pouco depois da 1h da madrugada de hoje (21), a UFRJ informou, em nota, que, no fim da noite, as pessoas abrigadas em duas de suas unidades localizadas no centro do Rio (Faculdade Nacional de Direito (FND) e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) começaram a sair dos prédios, acompanhadas de comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Fonte: AB

Previsão do tempo para todo o país nesta sexta-feira

Previsão do tempo para todo o país nesta sexta-feira.

Click e Ouça:

Fonte: AB

quinta-feira, 20 de junho de 2013

#MudaBrasil: Lideranças cristãs convocam fiéis aos protestos e orarem contra a corrupção no país

Conforme as manifestações pelo Brasil ganham força, mais líderes cristãos se posicionam a favor dos protestos pacíficos contra a corrupção e mazelas em geral.

O reverendo Hernandes Dias Lopes voltou a comentar em sua página no Facebook sobre a assunto: “O povo está nas ruas. A insatisfação com a corrupção, com os desmandos políticos e com os serviços públicos chegou”, escreveu. Já o cantor Asaph Borba foi crítico quanto aos grupos de vândalos: “Protestos sem renovação de mente e só mesmo barulho, sujeira e pichação – resultados pífios!”.

O pastor Vinícius Zulato, líder de jovens da Igreja Batista da Lagoinha (IBL), ressaltou a importância de existir um foco para os protestos: “Galera, vamos orar para que haja um foco para as manifestações, que elas deixem de ser generalizadas e passem a ser específicas”.

A cantora Nívea Soares publicou um comunicado através do site da IBL, pedindo que os fiéis orem pelo país: “Diante dos acontecimentos na nossa nação, queremos convocar você a orar e jejuar pelo Brasil neste dia, para que haja mudança real e proteção do Senhor sobre a nação. Ir para as ruas em protesto pacífico contra a injustiça é direito do brasileiro. Cometer violência e vandalismo é crime, e manifesta apenas a má índole do coração. A mudança real na sociedade só acontece pela mudança real no coração. Que a juventude cristã brasileira se levante a favor da justiça, contra os abusos. Creio que mais do que nunca, Deus quer levantar entre os jovens do Brasil a cultura do jejum, da oração e das ações sociais”.

O pastor Lucinho Barreto, conhecido por “cheirar” a Bíblia, seguiu a mesma linha: “Motivo de oração dessa terça: ore para que Deus desperte nosso país de vez e as manifestações sejam pacificas! #24hCantandoPraJesus”, convocou.

O pastor Renato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança, publicou em seu blog um artigo a respeito do assunto. O texto ressalta a necessidade de protestar pacificamente, mas de forma enérgica contra os “mandos e desmandos” dos governantes brasileiros.

“Sou absolutamente contra a baderna, depredação do patrimônio público e civil, bem como também qualquer tipo de violência que porventura possa ser cometida pelo Estado ou pela sociedade civil. Todavia, excluindo isso, manifesto meu total apoio aos protestos feitos no Brasil. Sinceramente isso demorou para acontecer, governo após governo, o povo brasileiro vem sofrendo os mandos e desmandos de líderes que só pensam em encher a ‘burra’ de dinheiro. Não, não dá pra conviver com uma carga tributária altíssima como a nossa, não é possível continuarmos brincando de Poliana fazendo o jogo do contente, enquanto a educação e saúde são renegadas em detrimento a construções de estádios de futebol. O que falar então da corrupção? Quanto dinheiro desviado, não é verdade? Basta! Isso precisa terminar!”, escreveu Vargens.

O cantor Rodolfo Abrantes seguiu a mesma linha numa publicação em seu Twitter: “Nota 10 para os manifestantes pacíficos. Nota 0 para os criminosos infiltrados. Bandido não pode reclamar de bandido. #chegadeabuso”, disse. O microblog, aliás, foi usado por outros líderes evangélicos, como a cantora Ana Paula Valadão: “Por amor de ti, ó Brasil, Não me calarei nem me aquietarei (Isaías62) #VerásQueUmFilhoTeuNãoFogeÀLuta #OGiganteAcordou”.

O pastor Marco Feliciano aproveitou para ironizar a postura da imprensa na questão: “Como não há mais ‘Felicianos’ para ser cortina de fumaça ou boi de piranha, a mídia é obrigada a mostrar a real situação do Brasil”, publicou em seu perfil no Twitter.

O pastor Ariovaldo Jr., colunista do Gospel+, incentivou a participação nas manifestações e ainda criticou os fiéis que não apoiam os protestos: “Vai na Marcha pra Jesus mas não participa dos protestos junto com o povo clamando por justiça, segurança e saúde? Cristão Poser!”, escreveu.

A Juventude Batista Brasileira publicou no Facebook um manifesto favorável às manifestações, e ressaltou a origem da iniciativa: “A juventude retorna ao protagonismo das manifestações no Brasil”.

Leia a íntegra:

Click na imagem acima para ampliar.

Fonte: GM

Ato em São Paulo: manifestantes impedem participação de militantes com bandeiras de partidos

Parte dos manifestantes da passeata que ocorre em São Paulo hostilizou e impediu que pessoas ligadas a partidos políticos se misturassem à manifestação carregando bandeiras das legendas. Os militantes só conseguiram prosseguir na passeata após recolher o material partidário.

Na Avenida Paulista, a manifestação está dividida em dois blocos. Em um deles, as pessoas hostilizam e protestam contra os partidos políticos, a corrupção e os gastos para as obras da Copa do Mundo. Os ativistas gritam palavras de ordem contra a presidenta Dilma Rousseff, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles também pedem mais recursos para a educação e saúde.

Um segundo grupo é encabeçado pelo Movimento Passe Livre (MPL), que hoje pede tarifa zero para o transporte público. A entidade comemora a revogação do aumento nas tarifas do transporte público na capital paulista e lembra das pessoas que estão presas ou sob processo criminal devido às manifestações.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o governador do estado, Geraldo Alckmin, anunciaram ontem (19) a revogação do aumento das tarifas do transporte público. Com isso o valor passa de R$ 3,20 para R$ 3. A decisão vale para ônibus que circulam dentro do município, trens e metrô.

Fonte: AB / Foto: Marcelo Camargo/ABr

Manifestantes invadem Palácio Itamaraty e promovem quebra-quebra no prédio

Brasília - Um grupo de manifestantes que participam do protesto na Esplanada dos Ministérios voltou a invadir o Palácio Itamaraty. É a segunda vez que eles entraram no prédio, que é sede do Ministério das Relações Exteriores. Os manifestantes quebraram vidraças e colocaram fogo no interior do Itamaraty. As chamas já foram apagadas pelos seguranças.

Na primeira invasão, eles permaneceram poucos minutos no local e acabaram sendo retirados do prédio. As equipes de segurança ainda não conseguiram tirar o grupo do Itamaraty.

Fonte: AB

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Após redução das tarifas do transporte público, São Paulo vive noite de manifestações

Cinco manifestações ocorrem simultaneamente, na noite de hoje (19), em São Paulo. A informação foi confirmada à Agência Brasil pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O órgão não soube informar a razão das manifestações. Uma delas ocupa parte da Avenida Paulista, e começou por volta das 19h.

No Twitter, manifestantes dizem que a manifestação é para comemorar a redução das tarifas do transporte público em São Paulo, anunciada no fim da tarde pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e pelo prefeito Fernando Haddad. Segundo a CET, neste momento os manifestantes se dirigem à Rua da Consolação.

Segundo a CET, também estão ocorrendo manifestações na Rodovia Régis Bittencourt, na Avenida Washington Luís, em frente ao Aeroporto de Congonhas, na Avenida Itaberaba, na Freguesia do Ó, e na Avenida João XXIII, na Vila Formosa.

Por meio do Facebook, o Movimento Passe Livre disse que "o protesto generalizado que ocorre hoje em São Paulo tornou claro o nível de indignação da população em relação ao aumento da tarifa. Os atos se espalharam não somente pelo centro como por diversas regiões da periferia da cidade, como Cidade Dutra, Raposo Tavares, Socorro e M’Boi Mirim.

Fonte: AB

Promotor de Justiça cancela casamento gay em Santa Catarina

Henrique Limongi, promotor de justiça, cancelou casamento gay em Florianópolis nesta semana. Na habilitação de casamento, a autoridade escreveu que só prestigia união estável ou entidade familiar, se esta for entre um homem e uma mulher.

Embora argumentasse sobre a lei em vigor, a autoridade foi contra a resolução do Conselho Nacional de Justiça que autoriza os cartórios e o Ministério Público a aceitarem o casamento homoafetivo.

O casamento estava marcado para o dia 22 de julho, Leandro Aparecido Gomes e o companheiro já gastaram cerca de R$ 10 mil, mas em uma semana receberam do cartório a notícia do cancelamento do casamento.  ”Estamos super chateados, inclusive tínhamos tudo marcado até viagem de lua de mel. É uma programação de uma vida inteira, para em pouco tempo ser totalmente desmanchado” relata Leandro.

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) de Santa Catarina autorizou a partir de 29 de abril deste ano a formalização da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Agora casais homoafetivos podem realizar união em cartórios de registro civil. Leandro diz que não consegue dormir há três dias.

“Estou muito triste. A gente já vive junto há três anos, a gente já tem uma relação. O que queremos é só concretizar um sonho. Um direito que foi conquistado, que é da gente. Só isso que a gente quer”, conta. No estado de Santa Catarina já foram registrados 44 casamentos em 12 municípios, inclusive em Florianópolis.

“Para acabar com esse problema e discussão, precisaríamos que o Congresso Nacional fizesse seu trabalho e autorizasse por lei o casamento entre pessoas do mesmo sexo” explica o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (Anoreg/SC), Otavio Guilherme Margarida.

Fonte: O Verbo

CCJ aprova Lei Geral dos Concursos

Brasília – Três anos depois da apresentação da primeira proposta, os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovaram hoje (19) o texto que regulamenta a realização de concursos públicos pelo governo federal. O substitutivo apresentado pelo relator da matéria, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), e aprovado por todos os parlamentares do colegiado estabelece, por exemplo, que as inscrições não podem custar mais que 3% do valor da remuneração inicial a ser paga para o candidato nomeado.

O projeto que cria a Lei Geral dos Concursos também define critérios de correção de provas, punições – em caso de quebra de sigilo e venda de gabarito, e inclui a proibição, já definida pela Justiça, de concursos realizados apenas para preenchimento de cadastro de reservas.

Rollemberg considerou que um dos pontos mais importantes do projeto é o direito de nomeação do candidato aprovado dentro do prazo de validade do concurso, considerando o número de vagas. Ou seja, a administração pública é obrigada a contratar os candidatos aprovados dentro do período definido, mas os órgãos do governo precisam levar em conta a necessidade de novas contratações.

“As pressões são legítimas”, disse o senador explicando que muitos candidatos exigem dos governos a nomeação dos aprovados. “Temos que aliar o interesse público e o interesse do cidadão”, completou Rollemberg.

A obrigatoriedade ainda deve render debates na CCJ. Como o projeto é terminativo, precisa ser votado em turno suplementar no colegiado. A votação deve ocorrer na próxima reunião da comissão, no dia 26. Até lá, os senadores podem apresentar emendas e propor ajustes ao texto. Depois da votação em turno suplementar, o projeto segue para apreciação dos deputados federais.

Nos debates de hoje, que antecederam a votação do substitutivo, alguns senadores levantaram riscos com a interpretação da exigência de contratação pela administração pública. O senador Pedro Taques (PDT-MT), por exemplo, explicou que a obrigatoriedade de contratação é uma forma de evitar a realização do que chamou “concurso caça-níquel e eleitoreiro”, realizados em vésperas de períodos eleitorais mas sem que exista necessidade de contratação de funcionários. “Isso ofende o princípio da boa fé e da confiança do cidadão. Há essa distorção de autorização de concursos por fins eleitoreiros”, disse.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) explicou que durante o período em que era governador da Paraíba sofreu várias cobranças da sociedade. “Quando você faz um concurso para 2 mil professores, dois mil concursados ficam na porta do palácio [do governo] para que você contrate ao sabor do interesse dos candidatos e não da administração pública. Já vivi essas experiências”, contou.

Fonte: AB

Conselho promove encontro lúdico dos 23 anos do ECA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ferraz de Vasconcelos realiza Encontro Lúdico Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, nesta quinta-feira, dia 20, das 8h às 16h, no Centro de Juventude Jesus e Maria I, na Rua Kazuo Yokomizo, 122, no Jardim Angelina. O evento tem como tema: “Os 23 anos do ECA e o Protagonismo Infanto Juvenil.

Para o presidente do CMDCA, Francisco Valusterno de Araújo, o Val, no encontro lúdico municipal será feito um amplo debate objetivando aumentar o controle social para a efetivação de políticas públicas ou não de propostas regionais apresentadas durante a IV reunião, assim como, os eixos de multiplicação em prol do segmento. Além disso, o ato servirá como preparação para o 5º Encontro Lúdico Estadual a ser feito, em 2013.

A programação do Encontro Lúdico Municipal inclui a acolhida, o credenciamento, o café da manhã, a abertura oficial, a apresentação cultural e do tema, a divisão de grupos por eixos e a elaboração de propostas. Além disso, durante o evento serão escolhidos os delegados nos grupos e a plenária final, entre outros, itens. “Vamos discutir assuntos que dizem respeito, diretamente, à questão da criança e do adolescente em nosso município”, comenta Val.

Além de destacar a importância do Encontro Lúdico Municipal, o presidente do CMDCA aproveita para realçar a participação na Comissão Organizadora do evento dos adolescentes, Paulo Henrique dos Santos e George Augustinho Peixoto da Silva, ambos do Centro de Juventude Angelina e Larissa Cabral da Silva, do Lar Betânia. Já as crianças Rubia Cristina França Augusto (CJ Santo Antonio) e Jéssica Silva Lopes (CJ Angelina) representam os coleguinhas na Comissão Organizadora.

Fonte: AICMFV

Áreas essenciais perderiam recursos com revogação do aumento de tarifas, diz Haddad

A revogação do aumento das tarifas do transporte público paulistano causaria um impacto muito grande nas contas do município e tiraria recursos de áreas vitais como saúde e educação, afirmou hoje (18) o prefeito Fernando Haddad. A proposta de revogação do reajuste foi feita pelo Movimento Passe Livre (MPL), que organizou os cinco últimos protestos na capital.

Haddad expôs a situação hoje (18) a líderes do MPL e a conselheiros, durante reunião do Conselho da Cidade. Segundo o prefeito, o custo anual do subsídio às passagens de ônibus custaria à Prefeitura, em 2016, cerca de R$ 2,7 bilhões anuais. A estimativa leva em conta o congelamento das tarifas em R$ 3. Neste ano, serão necessários R$ 1,2 bilhão para subsidiar a tarifa atual (R$ 3,20). Se for  aprovada a redução para R$ 3, o valor passaria para R$ 1,4 bilhão. “É um volume muito expressivo de recursos”, disse Haddad.

Ele ressaltou que, para financiar as passagens, áreas essenciais, como saúde e educação, seriam prejudicadas no município. “São as áreas que serão sacrificadas em proveito desse congelamento. Nós temos de mostrar à sociedade o cenário provável”, disse o prefeito.

Haddad considerou algumas alternativas para levantar recursos, que serão discutidas em nova reunião com o Movimento Passe Livre, na próxima semana. Uma delas, conforme proposta do MPL, é diminuir o lucro dos empresários, aumentar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), instalar pedágios urbanos ou desonerar impostos federais. “O governo federal tem uma agenda de desoneração, vamos apostar nela”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, sugeriu ainda a criação de um imposto sobre a gasolina, cuja arrecadação reverteria para o município para financiar a redução do valor das passagens. Para Tatto, seria uma forma de transmitir o ônus do transporte para quem usa o próprio carro para se locomover, incentivando, assim, as pessoas a migrar para o transporte coletivo.

Tatto foi vaiado pela maioria dos conselheiros ao criticar o fato de estudantes e idosos com recursos financeiros suficientes não pagarem tarifas no transporte público. A maior parte dos conselheiros mostrou-se favorável à revogação do aumento das tarifas.

Os conselheiros Leonardo Sakamoto, da ONG Repórter Brasil, e Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos, defenderam a suspensão temporária do reajuste das passagens. Sakamoto pediu que a prefeitura use recursos das multas aplicadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) como subsídio.

O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, defendeu a volta das passagens para R$ 3 e a passagem delas, pradativamente, para a gratuidade. Freitas reclamou da demora dos ônibus e disse que concorda com a diminuição do lucro das empresas de transporte.

O coordenador geral do Instituto Polis, Silvio Caccia, lembrou que subsídio pago para o transporte público municipal representa 2,9% do orçamento da cidade. Segundo ele, se fosse revogado o aumento, ele equivaleria a apenas 3,1%. O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na reunião, Mário da Costa, ressaltou que o direito ao transporte é importante, porque dá acesso a outros direitos, tais como saúde e educação.

Fonte: AB

Manifestantes protocolaram documento na sessão na Câmara de Poá

Almejando tarifa zero, o grupo realizou protesto durante a sessão da noite de ontem (18 de junho); um folheto distribuído reivindicava transporte de qualidade e gratuito

A sessão legislativa da noite de ontem (18 de junho) foi marcada por protestos. Um grupo de cerca de 300 pessoas entraram no plenário esteve no Legislativo poaense em uma manifestação pacífica contra o recente aumento de R$ 2,80 para R$ 3,10 no valor da tarifa de ônibus em Poá (SP).

Na ocasião, o presidente da Casa, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, deu oportunidade para que uma manifestante expusesse as reivindicações do grupo na Tribuna.

Rapidamente, foi apresentado aos vereadores a pretensão sobre o movimento articulado nos últimos dias pelas redes sociais. De fato, o grupo almeja a tarifa zero, um folhetim distribuído reivindicava transporte de qualidade e gratuito. Além disso, os manifestantes apresentaram um ofício ao presidente pleiteando ainda, a assinatura do prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha.

Contudo, respeitando o ato, o chefe do Legislativo garantiu a entrega e o pedido de assinatura do prefeito e marcou para a tarde desta quarta-feira (19 de junho) uma reunião com uma comissão formada por pessoas que participaram da movimentação na noite de ontem. “Me coloco à disposição para atender e dar voz a esses manifestantes que realizaram um ato pacífico e digno da democracia”, disse o presidente.

Por sua vez, Marquinhos da Indaiá acrescentou ainda que levará a reivindicação ao prefeito,. “Fomos eleitos pelo povo e iremos intermediar o pedido dos poaenses junto o prefeito”, concluiu.
Mesmo dispensado o uso da Tribuna o vereador Deneval Dias (PRB) ressaltou que os assuntos relacionados às manifestações serão discutidos na próxima sessão. “É legítima essa ação. As pessoas chegaram ao limite”, ponderou o parlamentar.

Assista o vídeo dos manifestantes na Câmara de Poá:



Irregularidades
Não de hoje, o Legislativo poaense traz a discussão sobre falhas da concessionária do transporte coletivo, a Radial, como por exemplo, a questão da mobilidade nos ônibus, fato que não está sendo cumprido pela empresa, segundo usuários do transporte.

Atenta à questão que norteia o direito de ir e vir do cidadão, como rege a Constituição Federal, a vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis ingressou com uma indicação ao governo poaense durante a primeira sessão ordinária de maio para que seja viabilizada, através dos departamentos competentes, a fiscalização e a cobrança à empresa concessionária do transporte coletivo no município, a Radial, a cláusula contratual de atendimento aos usuários com mobilidade. A petebista aguarda resposta da prefeitura.

Atrasos
Uma indicação de autoria do vereador Neno Ferrari deliberado em plenário cobra também do Executivo que a Radial seja notificada no que tange a padronização dos horários de circulação da linha 377 (Nova Poá-Artur Alvim). Segundo Ferrari, usuários têm reclamado constantemente sobre a demora e inconstância dos serviços, os intervalos variam de 40 a 1h e 20m, atrasos que têm gerado transtornos à população.

Tarifa
O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa, conhecido como Testinha, encaminhou na manhã desta terça-feira (18) um ofício à empresa responsável pelo transporte público na cidade, Radial Transportes, solicitando a redução da tarifa que atualmente está em R$ 3,10 para o valor de R$ 3.

Assista o vídeo feito pelo fotógrafo Adilson Santos, onde mostra a baixa qualidade de serviços da empresa Radial que opera na cidade de Poá e região:



 
 Fonte: AICMP


terça-feira, 18 de junho de 2013

Criança evangélica louva a Deus em UTI e funcionários se emocionam ao ouvir “Ressuscita-me”

A ministração feita pela cantora mirim Djulieni Thais, moradora da cidade de Curitiba (PR), em um UTI emocionou os funcionários do hospital e tem feito sucesso na internet. Na UTI do no Hospital do Idoso Zilda Arns, a pequena cantora causou comoção ao interpretar a música “Ressuscita-me”, da cantora Aline Barros.

Publicado no perfil de Djulieni no Facebook no dia 7 de abril, o vídeo de sua ministração já foi compartilhado mais de 26.500 vezes, e republicado em vários canais no Youtube.

Enquanto Djulieni cantava, vários enfermeiros e outros funcionários do hospital pararam para ouvir sua voz e, ao final, aplaudiram emocionados.

Em sua página, várias pessoas comentaram a ida da jovem cantora ao hospital, entre eles, uma internauta parabenizou Djuli, como é chamada pelos amigos, e aos seus pais pela iniciativa.

- Parabéns ao Papai e a Mamãe, mas a vc também Djuli, que com certeza tudo isso pra Glória e Honra do Nosso Deus, Deus continue a te abençoar sempre, unjindo (sic) sua voz e que seu louvor seja perfeito aos ouvidos do Nosso Pai. – comentou Nilcimara Silvestre.

Apesar dos elogios, a pequena cantora também enfrente críticas, principalmente por crianças de sua escola, que questionam o porquê de ela apenas cantar músicas religiosas, que elas classificam como chatas.

- Sabe, lá na escola meus colegas me perguntam: ‘Ai Djuli, por que você só posta coisa de igreja, você cantando aquelas músicas chatas e aquele monte de foto de todo mundo chorando?’. Eu fico triste quando ouço isto, mas me alegro em saber que Deus me escolheu para ser luz em meio as trevas! Se eu postasse as mesmas coisas que eles gostam, eu não estaria sendo o sal da terra! Que o meu Deus faça a obra naqueles corações. – respondeu a cantora, segundo o GPrime, às críticas dos colegas.

Assista ao vídeo:



Fonte: GM

RÁDIO NOTÍCIAS - Protesto em Brasília foi em frente ao Congresso Nacional

Mobilizados contra a corrupção, os gastos públicos na Copa das Confederações e o aumento nas tarifas de transportes urbanos, manifestantes tomam as ruas de várias capitais do país.

Click e Ouça:

Fonte: AB

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Brasileiros tomam as ruas do país contra corrupção, gastos públicos na Copa das Confederações e por mobilidade urbana

São Paulo - Protesto contra aumento das passagens do
transporte público, gastos na Copa do Mundo
e a corrupção tomaram as ruas da capital paulista
Uma série de manifestações mobilizou milhares de brasileiros em diferentes cidades do país nesta segunda-feira (17). Em São Paulo, os protestos reuniram pelo menos 30 mil pessoas. No Rio de Janeiro, ainda não há estimativas oficiais, mas a Cinelândia ficou tomada de manifestantes. Em Belo Horizonte, entre 18 mil e 20 mil pessoas. Em Brasília, cerca de 10 mil pessoas estão concentradas na Esplanada dos Ministérios e parte dos manifestantes chegou a subir a rampa e está neste momento na cobertura do Congresso Nacional.

Com o mote “Não são apenas 0,20 centavos”, além de se posicionar contra o preço do transporte público, os protestos criticaram a condução da política brasileira, a corrupção, os gastos públicos com as obras para as copas das Confederações e do Mundo de 2014.

As manifestações começaram a tomar corpo na última semana após as ações da Polícia Militar (PM), em São Paulo, que reagiram aos manifestantes contrários ao aumento da tarifa de transporte público na capital paulista. O episódio levou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo a questionar a atitude da PM.

Em São Paulo, os manifestantes se concentraram no Largo da Batata e depois ocuparam as oito faixas da Avenida Brigadeiro Faria Lima.

Ao contrário do que ocorreu na última manifestação, na quinta-feira (13) – quando a presença da PM foi ostensiva – ativistas e policiais entraram em acordo e, até o momento, não houve registro de conflito.

No Rio de Janeiro, as dezenas de milhares de manifestantes marcharam pela Avenida Rio Branco e se dirigiram à Cinelândia, na região central da cidade, onde ocuparam as escadarias da Biblioteca Nacional e da Câmara de Vereadores. De lá, seguiram pela Avenida Almirante Barroso em direção à Avenida Presidente Antonio Carlos até a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Houve confronto com a polícia e algumas pessoas queimaram um carro e depredaram uma viatura da PM.

Na capital mineira, a concentração do protesto teve início na Praça 7, no centro da capital. De lá, os manifestantes se dirigiram à Arena Mineirão, onde foi disputada nesta segunda a partida entre Nigéria X Taiti, pela Copa das Confederações.

Em Brasília, o protesto começou às 17h. Os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República e, de lá, marcharam em direção ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. No momento, eles estão na cobertura do Congresso e tomam também o gramado em frente ao Parlamento.

Apesar do caráter pacífico das manifestações, ressaltado pela palavra de ordem “Sem violência”, entoada em todos os protestos, confrontos entre policiais e manifestantes foram registrados em Belo Horizonte, em Brasília e no Rio de Janeiro.

Também houve registro de protestos em Fortaleza, em Curitiba, em Porto Alegre, em Salvador, em Belém e Campinas. Nós próximos dias, as manifestações, convocadas por meio das redes sociais, devem prosseguir.

Fonte: AB / Fotos: Marcelo Camargo/ABr

Manifestantes depredam Alerj e Paço Imperial e entram em confronto com PM

Rio de Janeiro - Manifestantes chegaram à escadaria do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na Rua Primeiro de Março, no centro da cidade. O local estava isolado por policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) e os manifestantes fizeram uma fogueira nas escadarias do prédio, quebraram vidros e picharam o Paço Imperial e quebraram vidros de lojas em frente à Alerj. Neste momento os estudantes ocupam a escadaria da Alerj.

Os policiais tentaram revidar com bombas de efeito moral, mas como o número de manifestantes era muito grande, o batalhão recuou. A PM admitiu que a situação na frente da Alerj está fora controle.

Enquanto isso milhares de manifestantes continuam ocupando a Cinelândia em uma manifestação pacífica.

Fonte: AB

Blog infantil auxilia pais e educadores no ensino bíblico

“Ensino Infantil Num Clique” é uma ferramenta extraordinária de facilitação no ensino da Bíblia para crianças

Ensinar crianças é realmente um desafio. Ensinar a Bíblia não torna este processo mais fácil. Sim! O ensino bíblico é hoje um processo de grandes aventuras para todos que trabalham com crianças. Este impasse não fica menor no tocante aos pais, que diariamente tem que “incutir” a Bíblia na cabeça de seus filhos.

Pensando em ajudar educadores e pais que têm alguma dificuldade em atrair as crianças para conhecerem a Bíblia, gerando interesse e apresso pelo ensino, a professora Regina Cobra criou o blog “Ensino Infantil Num Clique”.

Semanalmente a educadora posta no blog estratégias sobre o ensino bíblico para público que vai desde bebês a adolescentes. O blog tem pouco mais de seis meses de vida e já é usado como referência para muitos ministérios de igrejas e também por pais que “suavam” para envolver as crianças com este perfil de ensino.

Brincadeiras, formas de falar, formas de instigar, estratégias de explicação e explanação. Muitas são as opções apresentadas por Regina para tornar o ensino bíblico uma forma de diversão, sem perder a essência e a excelência do conteúdo.

A autora
Regina Cobra é formada em Letras e Educação pela USP e tem mais de 40 anos de experiência no Ensino Bíblico Infantil, escola bíblica de férias, trabalhos missionários, implantação de igreja, liderança ministerial e aconselhamento cristão.

Ela nasceu em Campinas/SP e já trabalhou como professora em Supletivos, Cursos de Madureza, Escola Pública, Escola Particular, com alunos da quinta série até terceiro colegial, ensinando Redação, Língua Portuguesa e Literatura por mais ou menos 12 anos.

Fez cursos específicos e congressos na APEC (Aliança para evangelização das crianças) para aprimorar o ensino da Bíblia. Também outros cursos da Editora Cristã Evangélica, muita leitura referente ao ensino infantil e o principal, que é praticar ensinando crianças.

O desejo por criar o blog veio com o passar dos anos e sua vivência na igreja, com educadores e pais que apresentavam dificuldades com o ensino bíblico. Desta forma, Regina resolveu encarar este desafio e compartilhar sua experiência com o público.

Para entrar o blog e desfrutar gratuitamente de todos os ensinos, acesse: www.ensinoinfantilnumclique.wordpress.com

Dúvidas e informações, envie e-mail para: regina.cobra@uol.com.br

Fonte: AI

Mercadante defende direito de jovens protestarem e pede menos repressão

Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu o direito dos jovens de se manifestarem e pediu menos repressão hoje (17) em coletiva com a imprensa. "As manifestações são uma conquista da minha geração e elas são muito bem-vindas. O que não pode ter é excesso, não pode ter violência nem por parte dos manifestantes e, sobretudo, por parte da polícia, que tem que ser muito bem treinada e evitar esse tipo de excesso".

As manifestações ocorrem em várias cidades do Brasil, entre elas Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Belém, São Paulo, Maceió, Fortaleza, Salvador e Vitória. A pauta da redução do preço da passagem do transporte público misturou-se a protestos de apoio aos manifestantes que sofreram algum tipo de violência e a atos para criticar a política brasileira, a corrupção, os gastos públicos com as obras para as copas das Confederações e do Mundo.

Sobre as vaias que a presidenta Dilma Rousseff recebeu na abertura da Copa das Confederações em Brasília, Mercadante disse que "Nelson Rodrigues escreveu, há 30, 40 anos, futebol e política não se misturam e Maracanã em dia de jogo vai até um minuto de silêncio", minimizando o protesto dos torcedores contra os altos gastos com as obras.

Manifestos em apoio aos brasileiros ocorrem em várias partes do mundo: Bolívia, Estados Unidos, Itália, França, Portugal, Alemanha, Japão, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Finlândia, Suécia, Escócia, Austrália, México e Argentina.

Fonte: AB

Manifestantes chegam à Cinelândia sem incidentes e cantam o Hino Nacional

Rio de Janeiro – A passeata que reúne estudantes e trabalhadores contra o aumento de preço nas passagens de ônibus e dos gastos feitos com a infraestrutura para a Copa do Mundo e as Olimpíadas chegou à Cinelândia, tradicional área de manifestações políticas no centro do Rio. Os manifestantes ocuparam mais de dez quadras da Avenida Rio Branco. Com isso, o trânsito no centro da capital fluminense ficou completamente engarrafado. Eles estenderam uma grande bandeira do Brasil na escadia do Theatro Municipal e cantam o Hino Nacional.

Com slogans como “O Rio vai parar, se a cidade não baixar” e “Da Copa eu abro mão, eu quero mais dinheiro para a saúde e a educação”, os estudantes pedem a diminuição do preço da passagem de ônibus, que subiu recentemente de R$ 2,75 para R$ 2,95, e mais investimentos na área social.

Entre os manifestantes, estão inclusive turistas estrangeiros, como a arquiteta francesa Stephanie, moradora de Paris. “É a melhor coisa que pode acontecer ao Rio. É muito importante os estudantes irem para a rua reivindicar os seus direitos. Na França é assim, e nos outros países também.”

Outros apelaram para o bom humor como forma de protesto, como Wagner Gomes Seara. “A gente cansou de ser burro, de carregar peso nas costas. Não é só por causa dos 20 centavos, é por tudo o que está acontecendo. Os grandes jogos estão afundando nossa cidade e destruindo a nossa saúde”

A educadora Angela Barban Moreli, também questionou a política de se privilegiar obras para os grandes eventos. “É importantíssimo que as pessoas saiam às ruas, se manifestem e reivindiquem os seus direitos. A nossa cidade está sendo reformada sem que a gente tenha ciência de verdade do que está acontecendo. A população não tem noção das injustiças que estão sendo cometidas com as remoções.”

Alguns manifestantes carregando flores, como o estudante de jornalismo Jorge Alberto de Oliveira, falavam da importância da paz . “A passeata tem muito o espírito de paz. Não dá para vir com o sentimento de violência. A ideia é construir novas perspectivas.”

Fonte: AB

Procuradores federais rejeitam proposta alternativa à PEC 37

Integrantes do Ministério Público Federal (MPF) rejeitaram hoje (17), por unanimidade, o texto alternativo à proposta de emenda à Constituição que restringe os poderes de investigação criminal às polícias Civil e Federal, a PEC 37. O texto alternativo é do grupo de trabalho formado no início de maio para tentar um consenso sobre a questão.

Integrado por parlamentares, representantes do Ministério da Justiça, do Ministério Público e das polícias, o grupo não fechou uma proposta única, e o texto final foi apresentado pelo secretário nacional de Reforma do Judiciário, Flávio Caetano. Ele destacou que foi a solução possível, antes que a PEC seja votada no Congresso Nacional, no dia 26 de junho.

De acordo com a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), responsável pela consulta à categoria, o texto alternativo não atendeu às expectativas dos profissionais do MPF. “Tenho convicção de que as duas propostas tornam a investigação por parte do Ministério Público simplesmente inexequível”, destacou o presidente da ANPR, Alexandre Camanho.

Segundo Camanho, a ideia é manter o diálogo com o Congresso Nacional para que os parlamentares rejeitem ou façam adaptações. “O fato de rejeitarmos a proposta do grupo de trabalho não significa que estamos sendo intransigentes. Queremos uma interlocução com o parlamento cujo resultado seja um presente para a sociedade e um golpe na impunidade”, frisou.

Camanho destaca que os integrantes do Ministério Público são favoráveis à regulamentação da investigação criminal com definição de prazos, motivação dos atos, controle por órgãos superiores e limites para publicidade. Eles defendem que as regras sejam instituídas por lei comum, sem necessidade de alterar a Constituição Federal. Um anteprojeto foi apresentado ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Fonte: AB

Manifestação no Rio: advogados criminalistas mantêm plantão para apoiar juridicamente quem for detido

Rio de Janeiro - A Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) mantém uma equipe de cerca de 15 advogados criminalistas de plantão, para dar assistência jurídica aos participantes da manifestação contrária ao aumento das passagens de ônibus, que ocorre hoje (17), no centro da cidade.

A vice-presidenta da entidade, Naide Marinho, disse à Agência Brasil que uma rede de voluntários, que se acha nas delegacias, alertará a direção da Caarj sobre a necessidade da presença de um advogado para apoiar juridicamente algum manifestante que venha ser detido. Segundo ela, a maior parte dos advogados está nas ruas, acompanhando a evolução da passeata.

Naide Marinho deixou claro, entretanto, que não será prestada assistência jurídica ao detido que tenha depredado o patrimônio público ou agredido algum policial ou qualquer outra pessoa. “A gente não vai atuar.”. Disse que a assistência jurídica será oferecida caso o detido tenha sofrido alguma agressão ou “até por antagonismo político no próprio movimento. Mas dano patrimonial público, não”.

Até agora, a Caarj não recebeu nenhuma solicitação de auxílio. “Por enquanto, o movimento está sendo pacífico”.

Fonte: AB

Manifestação prejudica o trânsito em toda região do centro do Rio

Rio de Janeiro - A manifestação contra o aumento do transporte público e os investimentos em infraestrutura para a Copa e as Olimpíadas ocupa a Avenida Rio Branco, uma das principais vias do centro da capital fluminense. Com o fechamento da avenida, o trânsito está congestionado na região central da cidade. Os motoristas que vão para a zona sul estão sendo obrigados a desviar pela Avenida Passos.

A Praça da Bandeira, o Viaduto dos Marinheiros e a Avenida Francisco Bicalho, que dá acesso à Ponte Rio-Niterói estão com tráfego praticamente parado. A situação complica mais ainda por causa de um acidente envolvendo uma carreta e uma motocicleta na Avenida Brasil, altura de Bonsucesso, na pista central, em direção à zona oeste. No acidente, o motociclista morreu e o corpo permanece na via.

Os manifestantes, com faixas e cartazes, ocupam neste momento as escadarias do Theatro Municipal, na Cinelândia. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio e o Centro Cultural Banco do Brasil colocaram seguranças na parte externa dos prédios para evitar depredações e pichações dos, como ocorreu na semana passada.

A Polícia Militar está com 150 homens posicionados ao longo das principais transversais da Avenida Rio Branco. O comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Sidney Camargo, comanda pessoalmente a tropa.

Fonte: AB