Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 5 de novembro de 2016

Acidi lança campanha de final de ano

Ação promocional ‘Show de Prêmios’ será realizada até o dia 25 de dezembro e tem como objetivo alavancar as vendas no comércio local

Com a chegada da principal data comercial do ano, a Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi) lança neste sábado (5 de novembro) a campanha ‘Show de Prêmios’, desenvolvida em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) e apoio da Revista Planeta Azul. A ação será realizada até o dia 25 de dezembro em mais de 100 estabelecimentos do município, com sorteio agendado para o dia 28 de dezembro, na sede da Acidi, localizada na Rua Carlos Barbosa da Silva, 51, no centro. A entrega dos prêmios será no dia 14 de janeiro.

A campanha vai premiar com itens domésticos, eletrônicos, lazer, vale-compras e vale-descontos. De acordo com o presidente da Acidi, Luciano Dávila, o principal objetivo é alavancar as vendas do comércio local neste final de ano. “Temos que estimular a população de Itaquaquecetuba a fazer suas compras e final de ano nos estabelecimentos da cidade. Desta forma, a gente também consegue estimular a geração de empregos temporários e até efetivos”, destacou.

Para concorrer aos prêmios, o consumidor terá que realizar compras nas lojas participantes e preencher o cupom com todas as informações. Cada estabelecimento contará com uma urna para que sejam depositados os cupons.

Ao final da campanha, a premiação será acompanhada por dois auditores membros da Acidi, que irão analisar os cupons premiados. Não atendendo as informações necessárias, o cupom será considerado inválido e haverá uma nova retirada da urna até que o bilhete atenda os critérios estabelecidos na campanha.

Os organizadores informarão apenas nomes de ganhadores devidamente validados, além de comunicá-los por meio de contatos preenchidos nos bilhetes (telefone, endereço e e-mail). Todos os prêmios são pessoais e intransferíveis, não sendo permitido convertê-los em dinheiro ou trocá-los por outro produto. O vencedor terá o prazo de 90 dias para retirar o prêmio.

Para o presidente da Acidi, Luciano Dávila, a Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba mais uma vez reforça o seu papel de sempre trabalhar pelo desenvolvimento do comércio da cidade e o crescimento da economia. “Uma campanha desta magnitude vem para ajudar o comércio, que já consegue enxergar uma melhora em um futuro próximo. A campanha pretende atingir o maior número de pessoas, com o objetivo de promover e divulgar os estabelecimentos comerciais de nossa cidade. O Show de Prêmios é justamente para premiar o mais número possível de consumidores”, concluiu.

Fonte: AI

Larissa Ashiuchi visita Mara Bertaiolli para falar sobre projetos sociais para Suzano

Esposa de Rodrigo Ashiuchi (PR), prefeito eleito de Suzano-SP para a gestão 2017/2020, esteve no Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, na tarde desta sexta-feira (4 de novembro), para saber mais sobre as ações que o órgão desenvolve em prol de quem mais necessita; Larissa também foi recebida pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), por Marcus Melo (PSD), prefeito eleito de Mogi das Cruzes-SP para o próximo mandato, e por sua esposa, Karin Ciocchi Melo

Larissa Antoniassi dos Santos Ashiuchi, esposa do engenheiro e empresário Rodrigo Ashiuchi (PR), prefeito eleito de Suzano-SP para a gestão 2017/2020, esteve na Prefeitura de Mogi das Cruzes na tarde desta sexta-feira (4 de novembro), em visita à presidente do Fundo Social de Solidariedade do vizinho município, a primeira-dama Mara Bertaiolli. O objetivo foi conhecer melhor os projetos que a esposa do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) desenvolveu nos últimos oito anos em prol dos mais necessitados, mas, principalmente, que geraram emprego e renda.

Segundo Larissa, esta foi a primeira visita de muitas que pretende fazer até o fim de dezembro aos Fundos Sociais que são referências no Estado de São Paulo, a fim de aplicar algumas propostas em Suzano a partir de janeiro de 2017, quando seu marido toma posse como prefeito e ela assume o Fundo Social de Solidariedade local.

Acompanhada da economista Solange Ferreira de Carvalho Pinto, mulher do vereador Walmir Pinto (PDT), vice-prefeito de Rodrigo Ashiuchi, e de Gerice Leone (PR), eleita vereadora de Suzano com 1.803 votos nas últimas eleições, Larissa chegou ao Paço Municipal mogiano por volta das 16 horas. Além de ter sido recebida por Mara Bertaiolli, a comitiva suzanense foi recepcionada pelo próprio prefeito Marco Bertaiolli, bem como pelo casal que vai capitanear a máquina a partir de janeiro de 2017 - Marcus Vinícius de Almeida e Melo (PSD) e Karin Giocchi Melo.

Profissionais que fazem parte da equipe de Mara também acompanharam a visita e, na oportunidade, compartilharam informações sobre os inúmeros projetos que o órgão desenvolve, como "Natal Sorrisos", "Livro Amigo", "Mãos na Massa", "Noite do Bem", "Corte e Costura", "Pense Rosa"  e "Campanha do Agasalho".

Marco e Mara Bertaiolli, assim como Marcus e Karin Melo, não deixaram de parabenizar Larissa e Solange quanto à expressiva votação que Rodrigo Ashiuchi e Walmir Pinto tiveram no segundo turno: 82.912 votos. O republicano, inclusive, entrou para a história como o prefeito mais bem votado de Suzano.

Larissa ficou impressionada com a quantidade de ações que o Fundo Social de Mogi realiza e não economizou elogios aos projetos que promovem aprendizado, permitindo que o cidadão tenha um ofício. A futura primeira-dama de Suzano adiantou, inclusive, que esta será a base de seu trabalho durante o mandato do marido:"ensinar a pescar".

Se apenas doamos e temos um trabalho, tão somente, voltado ao assistencialismo, criamos uma legião de dependentes e não melhoramos a vida das pessoas. No máximo, aliviamos o problema. Assim como a Mara (Bertaiolli) fez de forma brilhante em Mogi e a Karin, com certeza, dará continuidade a partir de 2017, eu, ao lado da Solange, vou oferecer às pessoas cursos, oficinas, aprendizado, para que possam ter ocupação e renda“, ressaltou Larissa.

Foto: Mara Almeida

Pastor registra B.O. por agressão física contra presidente da Assembleia de Deus Madureira

Um pastor da Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Campinas registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) contra o presidente regional da denominação, pastor Manoel Ferreira Neto, por agressões verbais e físicas.

O agredido, pastor Esmael Nascimento dos Santos, 44 anos, acusa Ferreira Neto, do clã que dirige o ministério nacionalmente, de tê-lo agredido verbalmente durante uma reunião e, depois da discussão, ter desferido um tapa em seu rosto.

O incidente teria começado com uma reunião, convocada por Ferreira Neto, para esclarecer boatos de que Santos iria abrir uma igreja na cidade. Na reunião, realizada na sede da denominação no centro da cidade, o pastor presidente se exaltou, mesmo diante das negativas do pastor Santos.

“No momento que deixei a sala onde estávamos, o pastor chamou outros membros da diretoria e me cercaram. Ao virar e dizer para me respeitar, o pastor Neto me deu um tapa no rosto”, contou Santos, de acordo com informações do jornal Correio Popular.

O pastor Esmael Nascimento dos Santos chamou a Polícia Militar e foi encaminhado ao 1º Distrito Policial da cidade, onde registrou o B.O. e depois realizou um exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).

“Vou entrar com uma ação, isso não pode voltar acontecer com outras pessoas”, disse, acrescentando que há algum tempo vinha se opondo à forma como a igreja vem impondo metas de arrecadação de ofertas, abordagem política dentro dos templos e outras questões. “Já tentaram me tirar do ministério por não aceitar certas condições e tentaram achar algo de errado que teria feito, mas não conseguiram. Esse era um dos motivos que ele tinha pedido a minha saída da instituição anteriormente”, disse.

Santos é pastor da denominação e há 19 anos dirigia uma congregação no bairro Jardim Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como a igreja Sete Quedas. O Correio Popular procurou Ferreira Neto para se posicionar sobre o caso, mas não o encontrou.

Fonte: GM

Infinitamente mais, pastor Edson Rebustini

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Comitê denuncia mortes de defensores de direitos humanos no Brasil

Andreia Verdélio 
O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos encaminhou pedido de ação urgente à Organização das Nações Unidas (ONU) para que intervenha junto ao Brasil contra os assassinatos de defensores de direitos humanos em Rondônia. Segundo o comitê, de janeiro a outubro deste ano, pelo menos 17 defensores foram mortos no estado, o que representa 30% das mortes do país.

A pesquisadora da Justiça Global, Organização Não Governamental (ONG) que faz parte do comitê, Alice de Marchi, disse que 55 pessoas já morreram este ano no Brasil por causa da luta pelos direitos humanos. “E esse é o número que chega ao comitê, pode ser muito mais. E a velocidade nas retaliações em Rondônia está preocupando várias organizações. É muita morte em um estado só”, explicou.

Segundo ela, Rondônia tem um contexto especial na questão agrária porque a maioria da terra é território da União e têm uma série de entraves e burocracia na hora de resolver os conflitos de terra. “Tem uma certa dinâmica em que um fica empurrando pro outro a responsabilidade, Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] e governo do estado, e os conflitos continuam acontecendo, e estamos em estado alarmante”, disse.

Uma missão do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, em junho deste ano, também produziu um relatório com recomendações gerais e específicas  a serem implementadas.

Eles identificaram os principais tipos de conflitos na região: aqueles vivenciados pelas comunidades atingidas por barragens; a tensão com os latifundiários, oriunda do problema da grilagem de terras públicas; conflitos em decorrência de políticas ambientais de viés conservacionista e da inexistência de implementação das Reservas Extrativistas; finalmente, os que atingem povos indígenas e quilombolas, causados por racismo ambiental, pois esses são impedidos de ter acesso a políticas públicas de direitos básicos, e pelo sucateamento da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Incra.

“Ainda assim, é uma morosidade, uma falta de resposta. Como os assassinatos continuam acontecendo, queremos chamar a atenção de uma maneira mais alardeada e sensibilizar as autoridades locais. Se estivesse acontecendo em um estado mais central talvez tivesse mais visibilidade”, argumentou.

Segundo Alice de Marchi, agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, quilombolas e indígenas têm uma concepção socioambiental de vida, então eles travam uma luta pela terra que também é uma luta pelo meio ambiente. “A grande maioria que defende o meio ambiente também vive nele e vive de um modo sustentável, que bate de frente com o modelo desenvolvimentista, que é de desmatamento, construção de grandes hidrelétricas, desvio de cursos de rio. Tudo isso favorece as grandes empresas, mineradoras, o agronegócio e é o grande gerador de conflitos”, explicou.

Acordo operacional pode viabilizar regularização fundiária

Em nota à imprensa, a Superintendência Regional do Incra em Rondônia informou que chegou a um acordo operacional com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do estado, dentro do Programa Terra Legal, no sentido de viabilizar a regularização fundiária de dez áreas prioritárias em situação de conflito agrário no estado. A assinatura do acordo ocorreu no dia 26 de outubro.

Segundo o Incra-RO, Rondônia conta atualmente com 106 áreas em situação de disputa, situadas em 23 municípios, com 8.759 famílias acampadas, sendo 25% enquadrados em alto grau de risco de ocorrência de conflitos graves. Do total de imóveis ocupados, cerca de 75% dependem de ação direta do Programa Terra Legal e 25% demandam atuação do Incra.

A expectativa do comitê é de que os seis relatores da ONU que receberam o documento cobrem do governo federal um plano de proteção para as defensoras e defensores vulneráveis e adote medidas para impedir novos ataques aos acampamentos e assentamentos dos movimentos sociais, garantam que as milícias privadas e grupos de extermínio estejam nas prioridades de combate das autoridades brasileiras, com atuação da Polícia Federal, entre outras medidas que enfrentem a causa estrutural da violência, que é a questão da terra.

A Agência Brasil também procurou o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos e não obteve retorno.

“Esse recrudescimento da violência a defensores de direitos humanos, principalmente no campo, tem a ver com o cenário político de forças conservadoras que dá uma legitimidade na desqualificação de movimentos sociais”, disse Alice, explicando que a principal preocupação é com a situação dos defensores, entre eles advogados populares e líderes de movimento, alguns deles mulheres que também são desqualificadas por isso.

Fonte: AB

Em Manaus, mais de 500 mil devem visitar cemitérios hoje

Bianca Paiva
Mais de 500 mil pessoas são esperadas nos seis cemitérios urbanos de Manaus nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. Os portões foram abertos às 6h e vão fechar às 19h. Nos cemitérios Nossa Senhora Aparecida, o maior deles, e no São João Batista estão sendo realizadas missas de hora em hora.

O trânsito no entorno dos cemitérios foi fechado e linhas extras de ônibus foram disponibilizadas para facilitar o acesso da população. No São João Batista, por exemplo, foi grande a movimentação pela manhã. O espaço foi fundado em 1891, possui cerca de 25 mil sepulturas e é tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Amazonas.

A empresária Doralice Almeida conta que vai com frequência ao cemitério onde está o jazigo da família. “Venho todos os anos e não só no dia de Finados. Venho também em aniversário. É uma forma de nós nos aproximarmos das pessoas que amamos. Aqui estão enterrados meu pai e minha mãe. Há essa troca de energia que nos eleva e nos dá mais força para continuar no nosso ritmo de vida”, afirmou.

No jazigo da família da funcionária pública Maria Lúcia Lage, estão enterrados vários familiares. Ela também faz questão de sempre visitar o local. “Dificilmente eu deixo de passar por aqui onde estão nossos entes queridos e o maior amor da nossa vida, que são nosso pai e nossa mãe. Jamais a gente esquece as pessoas que a gente ama”, contou.

Ambulantes ganham dinheiro

Os vendedores ambulantes começaram a ocupar os arredores dos cemitérios já no fim de semana. A maioria vende água, flores, velas e lanches e aproveitou a data para conseguir um dinheiro extra. É o caso da Graciele Marques, que está desempregada. “Desde domingo pintou a oportunidade e vim ganhar esse extra. Tá dando muito certo, apesar do sol. Aí é água e refrigerante para refrescar. O pessoal compra rapidinho”.

As ações de limpeza nos cemitérios foram intensificadas nas últimas semanas para receber a população e cerca 100 servidores vão atuar o dia inteiro nesses locais. O subsecretário de Gestão da Secretaria de Limpeza Pública (Semulsp), Eisenhower Campos, pede que a população tome cuidado com o uso de velas. “Vale lembrar o risco de incêndios urbanos. A gente sempre pede que a pessoa troque essa homenagem de acender vela, por uma flor ou por uma oração. Os riscos de incêndio são iminentes porque o clima está muito seco. A nossa preocupação e alerta é para que as pessoas tenham cuidado ao acender vela para não causar nenhum acidente”, ressaltou o subsecretário.

O subsecretário informou que, logo após o encerramento da visitação, cerca de 200 agentes vão atuar na limpeza do entorno e do interior dos cemitérios.

Fonte: AB

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Tribunal de Contas de São Paulo suspende licitação de obras do monotrilho

Flavia Albuquerque
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) suspendeu, por meio de liminar, a licitação lançada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) para contratação de serviços de obras complementares para a construção de quatro estações da Linha 15-Prata. A obra, conhecida como monotrilho, interliga os bairros da Vila Prudente e São Mateus à zona leste da capital.

Segundo o Tribunal de Contas, há possíveis impropriedades no edital de licitação, principalmente com relação à apresentação de atestados de qualificação técnica das empresas e profissionais envolvidos na contratação. “O relator, ao analisar o caso, entendeu que as possíveis falhas poderiam afetar a isonomia, competitividade e a escolha da proposta mais vantajosa à administração”, diz o tribunal por meio de nota.

De acordo com a instituição, a empresa foi contratada para fazer as obras de acabamento, que incluem instalações hidráulicas, comunicação visual, paisagismo e reurbanização no trecho. O documento será analisado pelos técnicos do TCE.

A construção da Linha 15-Prata foi anunciada em novembro de 2009 pelo governo do estado, com previsão de entrega dos serviços e obras para 2012. O trecho é composto por 18 (dezoito) estações e 26,6 km de extensão. O custo estimado de toda a obra é de R$ 7,2 bilhões e a previsão, segundo o Metrô, é de que as obras sejam concluídas em 2018.

Por meio de nota, o Metrô informou que já prestou todos os esclarecimentos ao TCE dentro do prazo estipulado.

Fonte: AB

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Sob a Perspectiva da Eternidade, Por Eguinaldo Helio

Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente. (Daniel 12.3)

O Deus eterno nos chamou para viver a eternidade com Ele. Aqui e agora, rodeados por tantas coisas passageiras, onde tudo o que nasce está fadado a morrer, onde tudo que começa já tem seu fim determinado, somos incapazes de compreender a grandiosidade desse chamado. Falar em eternidade para seres que vivem rodeados por relógios e calendários é como falar do oceano para o peixe do aquário. Está muito além de qualquer comparação.

Ainda assim somos convidados a olhar para o alto e para a frente. “Nossa cidadania está nos céus” (Filipenses 3.20). “Já estamos mortos e a nossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3.3). “Não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura” (Hebreus 13.14). “Pela sua promessa aguardamos novos céus e nova terra nos quais habita a justiça” (2 Pedro 3.13). Nossa condição de peregrinos e forasteiros nos convida a olhar além do tempo presente.

Infelizmente, é fácil encantar-se com os encantos desta terra, ainda que sejam irreais e passageiros. Às vezes somos tão abençoados aqui, que corremos o risco de perder a perspectiva da eternidade. Geralmente é a igreja sofredora que anseia pelo porvir. A igreja segura e próspera se acomoda cada vez com mais firmeza nas coisas que não são firmes.

“O que quero dizer é que o tempo é curto. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando” (1 Coríntios 7.29-31).

Temos que aprender a caminhar nesta terra com os olhos nos céus, viver neste mundo sem deixar que ele viva em nós. Apesar de nos envolvermos com os negócios desta vida, precisa existir entre nós e este século, um véu feito da luz da eternidade que impeça nossa alma de fundir-se com este reino provisório. A eternidade é nosso alvo. Se perdermos nosso alvo, perderemos nosso caminho.

Fonte: Devocionais e Esboços

Marcelo Crivella é eleito prefeito do Rio de Janeiro

Bispo licenciado da Igreja Universal, o senador Marcelo Crivella (PRB) venceu a disputa para a prefeitura do Rio de Janeiro. Com 88,08% das urnas apuradas, Crivella atingiu 59,07% dos votos válidos e não pode ser mais alcançado por Marcelo Freixo (PSOL), que tem 40,93%.

Essa é a terceira vez que Crivella disputa a prefeitura carioca. Engenheiro civil, com pós-graduação na Universidade de Pretoria, em Joanesburgo, África do Sul, também concorreu ao governo estadual em 2006 e 2014. Começou a trabalhar aos 14 anos como auxiliar de escritório e foi taxista. Ficou oito anos no Exército, foi professor universitário e servidor público.

Com 59 anos, Crivella nasceu na capital fluminense e é filho único de pais católicos. Em 2002, foi eleito para o Senado com mais de 3 milhões de votos. Foi reeleito para o período 2011 a 2019. No governo de Dilma Rousseff, foi ministro da Pesca e Aquicultura. O político publicou contos de cunho religioso e um livro sobre projeto que torna produtivas terras abandonadas pelo governo federal, na cidade de Irecê (BA).

Casado com Sylvia Jane há 36 anos, é pai de três filhos e tem dois netos. Crivella chegou a ser considerado um dos principais intérpretes do gênero gospel no Brasil, com cerca de 16 álbuns musicais gravados.

Abstenções

Até o momento, as abstenções representam 26,96% dos votos (1.160.633). Somadas aos votos brancos (130.652) e nulos (504.387) superam o total de votos recebidos pelo primeiro colocado. Crivella obteve, até o momento, 1.482.136 de votos.

Para um candidato ser eleito, são contabilizados os votos válidos.

Fonte: AB / Foto: Facebook do candidato

Nova investigação sobre e-mails de Hillary pressiona FBI

A menos de dez dias das eleições presidenciais norte-americanas, o FBI está sob pressão para revelar o que motivou a nova abertura de uma investigação contra a candidata democrata Hillary Clinton. A informação é da Agência Ansa.

Em carta pública assinada por diversos membros dos Democratas, a campanha de Hillary exigiu que o diretor do FBI, James Comey, explique a "decisão sem precedentes" de enviar uma carta ao Congresso norte-americano notificando uma nova investigação a poucos dias das eleições.

No documento, no entanto, Comey reconhece que os novos e-mails encontrados podem não conter informações "relevantes". Os democratas acusam o diretor da agência de querer interferir nas eleições a favor de Donald Trump e afirmam que ele "violou a lei" ao fazer o anúncio.

O líder democrata no Senado, Harry Raid, encaminhou documento ao FBI em que pede explicações sobre o motivo que levou a instituição a divulgar informações sobre Hillary e a não liberar "informações explosivas" sobre as ligações de Trump e "o governo russo".

"O público tem o direito de saber. Eu escrevi para você meses atrás pedindo que essa informação seja tornada pública", escreveu Reid. O senador acusou Comey de violar a "Hatch Act", uma lei norte-americana que impede que agentes públicos interfiram em resultados eleitorais.

Segundo informações da mídia norte-americana, foram encontrados cerca de 650 mil e-mails em um computador do ex-parlamentar Anthony Weiner, que está sendo investigado por enviar fotos eróticas para uma adolescente de 15 anos. Weiner é marido de Huma Abedin, assessora e "braço-direito" de Hillary.

Abedin informou que não sabe como os e-mails dela estavam naquele computador, já que não o usava, mas que não tem o hábito de limpar o histórico de mensagens.

Outro ponto complicado para o FBI é explicar se seus agentes chegaram a vasculhar parte desse material, o que seria mais um crime. Como as mensagens eram da época em que Hillary era secretária do Estado, os agentes não tinham autorização para verificar o conteúdo. Para isso, era preciso uma autorização federal.

Hillary havia sido "absolvida" pelo caso do "emailgate" em julho, quando o FBI havia terminado de investigar as mensagens oficiais que ela havia enviado de um servidor pessoal. Trump acusa a democrata de colocar a segurança dos Estados Unidos em risco com a atitude e chegou a declarar que ela "deveria estar presa".

No entanto, os dois candidatos pediram que seja explicado publicamente o que há nesses e-mails antes do pleito do dia 8 de novembro.

Pesquisas 

A revelação das novas investigações diminuiu a vantagem de Hillary sobre Trump. Em pesquisa divulgada pela ABC News e o Washington Post, ela tem 46% das intenções de votos contra 45% do magnata.

Cerca de 30% dos eleitores afirmam que estão menos propensos a votar na ex-secretária de Estado após as novas revelações do FBI.

Fonte: AB

domingo, 30 de outubro de 2016

Mesária filha de candidato é detida em seção eleitoral em Anápolis

Katiana Rabêlo

Uma mesária de uma seção em Anápolis (GO) foi retirada do local de votação pela Polícia Federal por ser filha de um candidato a vereador, o que é proibido pela Justiça Eleitoral. A mesária foi levada a uma delegacia da cidade, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

Até as 15h, 11 urnas eletrônicas foram substituídas em Anápolis, terceiro maior município do estado e um dos dois a ter segundo turno neste domingo.

Em alguns locais de votação, os eleitores relataram dificuldade com o sistema biométrico, em que a pessoa é identificada pela impressão digital. “Na primeira tentativa teve falha, ai insistimos, coloquei o dedinho outras vezes e deu tudo certo”, contou a professora Marilda Torquato.

Dos 260.567 eleitores de Anápolis, apenas 295 ainda não votam pelo sistema biométrico. Neste ano, não houve Lei Seca no primeiro nem no segundo turno das eleições nos municípios de Goiás. A Secretaria de Segurança Pública avaliou não haver necessidade de restrição na venda de bebidas alcoólicas.

A prefeitura de Anápolis é disputada entre os candidatos  João Gomes (PT) e Roberto do Orion (PTB).

Fonte: AB

Rodrigo Ashiuchi e Walmir Pinto votam ao lado de Marcio Alvino, André do Prado e Marcelo Candido

Carla Fiamini
Candidatos a prefeito e a vice-prefeito, respectivamente, da coligação "Experiência e Responsabilidade para Mudar do Jeito Certo" cumpriram com seus deveres eleitorais no começo da tarde de hoje (2 de outubro), confiantes que podem levar a melhor nas urnas neste segundo turno; deputados do PR Marcio Alvino (federal) e André do Prado (estadual), bem como o ex-prefeito Marcelo de Souza Candido (PDT), correligionários, amigos e familiares acompanharam à dupla até seus locais de votação

O candidato a prefeito de Suzano-SP pelo PR, Rodrigo Ashiuchi, voltou, neste domingo (30 de outubro), à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Antonio Marques Figueira" (rua Sara Cooper, 27 – Jardim Santa Helena), onde estudou da 1ª a 8ª série, para votar no segundo turno das eleições municipais. Acompanhado de seu candidato a vice-prefeito, vereador Walmir Pinto (PDT), dos deputados do PR Marcio Alvino (federal) e André do Prado (estadual), do ex-prefeito Marcelo de Souza Candido (PDT), de familiares, amigos, correligionários, equipe e vereadores eleitos pelo PR para o mandato 2017/2020, o engenheiro e empresário cumprimentou eleitores, posou para fotos, falou com a Imprensa e se mostrou confiante quanto à vitória da coligação suprapartidária "Experiência e Responsabilidade para Mudar do Jeito Certo" (PR, PDT, PRP, PSL, Solidariedade, PTdoB, PCdoB, PHS, PEN e PTN) no vigente pleito.

O republicano chegou por volta das 12h10 na "Antonio Marques Figueira", com a ideia de votar, em ponto, às 12h22 - fazendo alusão ao número do PDT (12), partido de Walmir Pinto, seu candidato a vice, e ao número do PR (22). Contudo, em razão dos inúmeros cidadãos que o cercaram para conversar e o parabenizar, foi impossível chegar à seção 30 no horário previsto. Após cumprimentar os mesários, o republicano votou e posou para os fotógrafos ao lado de Alvino e Prado, da esposa, Larissa Antoniassi dos Santos Ashiuchi, e de seus pais, Célia Aparecida de Souza Ashiuchi e Katuya Ashiuchi.

Em entrevista aos jornalistas que cobriam a votação, o candidato a prefeito de Suzano lembrou que, por oito anos estudou na "Antonio Marques Figueira" e que voltava ali, neste domingo, com a certeza de que as urnas vão responder positivamente mais uma vez, a exemplo do que aconteceu no primeiro turno das eleições municipais, quando recebeu 43.989 votos, garantindo, inclusive, a liderança:

Suzano é grande, tem 205 quilômetros quadrados e mais de 300 mil habitantes. Mesmo assim, rodamos os quatro cantos da cidade. Estamos confiantes, porque nossa proposta é pautada em muito pé no chão. Prometemos somente aquilo que vamos poder cumprir. Foi uma campanha realista, verdadeira e que teve como base a mudança. Nas ruas, recebemos um grande apoio. O povo entendeu nossa proposta e sabe que eu e o Walmir (Pinto) queremos o melhor para os suzanenses”, complementou.

Após falar com a Imprensa, Rodrigo Ashiuchi acompanhou o pai e a mãe até suas seções eleitorais. Correligionários, amigos e parte da equipe da campanha "A Mudança que Suzano Precisa" também escoltaram, na oportunidade, o engenheiro e empresário de 37 anos, que pela primeira vez,disputa o comando máximo do Paço Municipal suzanense.

A mesma comitiva que esteve com o republicano na "Antonio Marques Figueira" seguiu com Walmir Pinto à Escola Estadual (E.E.) “Professora Luiza Hidaka” (rua José Corrêa Gonçalves, 120 – Vila São Jorge), onde o pedetista votou na seção 61. Assim que apertou pela segunda e última vez o "Confirma" da urna eletrônica, o vereador chamou a esposa, a economista Solange Ferreira de Carvalho Pinto, para, ao seu lado, posar para os fotógrafos. O sinal com as mãos, dando formas a um V, ilustraram a confiança do candidato a vice-prefeito quanto ao resultado do pleito já em segundo turno.

Fotos: Wanderley Costa

Balanço do TSE mostra 519 urnas substituídas e 22 eleitores presos

Carolina Gonçalves
As duas primeiras ocorrências de práticas irregulares envolvendo candidatos neste segundo turno das eleições municipais foram registradas no Ceará. De acordo com o quarto boletim divulgado hoje (30) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dois casos foram de boca de urna e não resultaram na prisão dos envolvidos.

Outras 197 ocorrências foram praticadas por eleitores e a maior parte dos registros também se refere a aliciamento de pessoas e propaganda. O Ceará é o estado com maior número de ocorrências (137), seguido por Rio de Janeiro (8) e Pará (4). No total de casos praticados por não candidatos, 22 resultaram em prisões. Apenas no Rio de Janeiro, 13 eleitores acabaram presos.

Urnas são substituídas

Até o início da tarde de hoje, 519 urnas de um total de 90.532 foram substituídas. O número representa 0,56% dos equipamentos que precisaram ser trocados por problemas técnicos.

Mais 12 mil urnas estão reservadas para este tipo de necessidade. Maranhão, Pará e Mato Grosso são os únicos estados dos 20 onde estão sendo realizadas as votações que não tiveram substituições até o momento. O Rio de Janeiro lidera o número de trocas (167), seguido por São Paulo (81)

Neste segundo turno das eleições municipais para escolha de prefeitos e vice-prefeitos, mais de 32 milhões de eleitores voltam às urnas. Alguns locais de votação foram alterados exigindo a atenção de eleitores que têm até às 17h para escolher seus candidatos. Muitas dessas mudanças de locais ocorreram em função da ocupação de algumas escolas pelo movimento estudantil, como no Paraná, Goiás, Espírito Santo e Pernambuco.

Eleitores de Nova Iguaçu voltam às urnas para eleger prefeito

Cristina Índio do Brasil
O segundo turno que vai definir o prefeito de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, está sendo disputado pelo candidato Rogerio Lisboa (PR), da coligac a o Trabalho, Fe e Humildade (PR/PT/PEN/PCdoB/PPS/PDT), que no primeiro turno recebeu 157.986 votos; e Nelson Bornier (PMDB) que concorre à reeleição, pela coligac a o “A Mudanc a Vai Continuar” (PMDB/PTB/PSL/PTN/PSC/DEM/PSCD/PHS /PMN/PTC/PSB/PV/PSD/PROS/PRP/PP/PMB), e obteve 131.531 votos no primeiro turno.

De acordo com o TRE-RJ, Nova Iguaçu tem 583.636 eleitores distribuídos em 245 locais de votac a o de nove zonas eleitorais, com 1.826 urnas eletrônicas. Nas ruas da cidade a vida dos moradores  transcorria normalmente neste domingo (30), com muitas lojas fechadas, mas com restaurantes movimentados.

Forças Armadas

O esquema de segurança para a eleição no município recebeu apoio do Exército com 997 integrantes dos Primeiro e Segundo batalhões de Infantaria Motorizada e do 31° Grupo de Artilharia de Campanha, que, do total de militares, destacou para o serviço 125 homens. O efetivo está fazendo patrulhamento nas ruas. Há oficiais também no TRE-RJ para facilitar a comunicação em caso de necessidade de deslocamento de tropa.

No estado do Rio de Janeiro oito municípios estão tendo eleição de segundo turno. Além da capital e Nova Iguaçu, os eleitores estão indo às urnas em Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Volta Redonda, Duque de Caxias e Belford Roxo.

Fonte: AB

Papa Francisco participará de celebração dos 500 anos da Reforma Protestante

A Reforma Protestante completará 500 anos no próximo ano e o atual líder da Igreja Católica, papa Francisco, participará a partir da próxima segunda-feira, 31 de outubro, de uma celebração na Suécia que comemora a iniciativa de Martinho Lutero.

O gesto do papa – conhecido por sua incansável tentativa de reaproximação das duas tradições – já é visto como um fato histórico de reconciliação com os protestantes, já que a convivência nem sempre foi pacífica: ao redor do mundo, muitos conflitos armados entre fiéis de ambos os lados resultaram em muitas mortes.

De acordo com informações da agência France Presse, Francisco afirmou que considera a iniciativa do então padre Martinho Lutero um ato de democratização da Bíblia Sagrada, que até então, era impressa apenas em latim.

A cisão causada por Lutero, que denunciou a venda de privilégios e indulgências como uma prática desprezível, levou a Igreja Católica – à época liderada por Leão X – a considerá-lo herege em 1518 por não reconhecer a autoridade do papa e a excomungá-lo em 1520.

Durante sua estadia na Suécia, Francisco participará de uma cerimônia na cidade de Lund, sul do país, para comemorar o aniversário da Reforma. Nesse encontro, as diferenças doutrinárias entre as duas tradições serão deixadas de lado, com foco nas possibilidades de relação pacífica conquistadas no Concílio Vaticano II (1962-1965), em que a Igreja Católica estabeleceu a busca por respeito mútuo como uma meta.

“Não é todo dia que um papa celebra Lutero”, comentou o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, ao ressaltar a importância histórica da visita. Francisco irá discursar em espanhol, numa tentativa de transmitir uma imagem atual da Igreja Católica, sediada em Roma, menos arrogante.

A Suécia é um país com nove milhões de habitantes, dos quais apenas 1,2% é católico, sendo a maioria luterana ou ateia. Na celebração em Lund, com o tema “Juntos na Esperança”, Francisco se reunirá com os membros da família real, com o primeiro-ministro e com os representantes da Federação Luterana Mundial.

“A participação do papa é um fato sensacional”, comentou o pastor alemão Theodor Dieter, diretor do Instituto de Pesquisa Ecumênica, com sede em Estrasburgo, e especialista em teologia luterana. “Não se deve esquecer que Lutero descreveu o papa como o anticristo e criticou muito severamente a Igreja Católica romana”, acrescentou o renomado teólogo.

A postura do papa, no entanto, é criticada por setores mais conservadores da Igreja Católica: “Não vamos comemorar tanto os 500 anos da Reforma Protestante, senão principalmente os 50 anos do começo do diálogo entre luteranos e católicos”, explicou o cardeal Kurt Koch à imprensa. “Lutero não queria dividir a Igreja. Não queria criar duas igrejas. Queria reformar a Igreja Católica, mas naquele momento não era possível, e [isso] deu lugar à divisão dos cristãos e a terríveis guerras de religião”, acrescentou, explicando o gesto de Francisco.

Fonte: GM