Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 24 de maio de 2014

Deputado pastor Eurico é destituído da CCJ por ter criticado Xuxa

O parlamentar citou o filme erótico que a apresentadora da Globo protagonizou com um garoto de 12 anos em 1982

As declarações do deputado pastor Eurico (PSB-PE) sobre a apresentadora Xuxa lhe custaram a cadeira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na tarde desta quarta-feira (21) a CCJ discutia o projeto intitulado “lei da palmada” e a apresentadora Xuxa Meneghel participava das discussões quando foi acusada pelo deputado evangélico de ter cometido uma agressão contra o menor.

“Em 1982, ela cometeu a maior agressão contra crianças”, disse ele sob vaias e aplausos se referindo ao filme “Amor Estranho Amor” onde a apresentadora contracena ao lado de um garoto de 12 anos em cenas sensuais.

O líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB), deputado Beto Albuquerque, do Rio Grande do Sul, entendeu que Eurico foi “intolerante” e o destituiu da CCJ.

“A decisão foi tomada em função da postura adotada pelo parlamentar durante a reunião ordinária desta quarta-feira (21), na qual o mesmo se pronunciou de forma intolerante, desrespeitosa e desnecessariamente agressiva em relação à Sra. Xuxa Meneghel, presente à reunião na condição de convidada”, diz texto divulgado pela liderança da bancada.

O lugar do deputado evangélico na Comissão será ocupado pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG) que não faz parte da Bancada Evangélica do Congresso. A troca foi confirmada em nota do PSB que afirmou que o pensamento do pastor Eurico “não representa sobremaneira o pensamento do” partido que tem “apreço e respeito” pela apresentadora Xuxa.

Fonte: O Verbo Com informações G1


Beyoncé, Michelle e Kelly gravam música gospel. Ouça!

A música fala sobre confiar em Deus e faz parte do CD solo de Michelle Williams

A cantoras Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams, que antes formavam o trio Destiny’s Child, se juntaram novamente e gravaram uma canção gospel.

O novo single foi divulgado na internet na noite da última quarta-feira (21) com uma letra intitulada de “Say yes” falando sobre ser conduzido pela vontade de Deus.

“Quando Jesus diz sim, ninguém pode dizer não”, diz o refrão da música que é tão dançante quanto os antigos sucessos do grupo.

A letra também fala em são se preocupar com o que pode acontecer, pois quem é guiado por Deus confia. “Eu não tenho medo, porque sei quem está no controle”, diz outro trecho da canção.
Acredita-se que além da gravação da música as cantoras também farão um vídeo clipe especial.

Beyoncé e Michelle foram vistas recentemente gravando um vídeo.

A faixa fará parte do novo CD de Michelle Williams que agora se dedica exclusivamente à música gospel.

Vídeo letra:

Fonte: GM

Marcha das Vadias, em SP, destaca que sexo sem consentimento é estupro

Em sua quarta edição, a Marcha das Vadias, em São Paulo, tem como tema “Sexo sem consentimento é estupro”. A manifestação ocorreu no Vão Livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e teve como itinerário descer a Rua Augusta, no centro da capital, em passeata até a Praça Roosevelt, ao lado da Igreja da Consolação.

Na concentração, centenas de manifestantes portavam cartazes com dizeres como “Meu corpo me pertence”, “Não saí da sua costela, você que saiu do meu útero” e “Não é não”.

“Em violência sexual, quem cala não consente. O consentimento tem de ser explícito; se não existir, é estupro. Muitas vezes, as mulheres se calam por medo, ela está atemorizada, teme que aconteça uma violência ainda maior. Ou porque aquilo está sendo cometido por uma pessoa que ela confia muito, que é da família dela, que às vezes é o marido dela, é o namorado”, disse Patrícia Diniz, uma das organizadoras do ato.

Segundo dados divulgados pelas organizadoras da marcha, 64% dos estupros ocorrem na casa da vítima e apenas 18% em vias públicas. E apenas 30% dos crimes são praticados por desconhecidos.

“Ela não quer fazer sexo, ela não quer fazer determinada prática sexual, mas acontece aquilo porque ela não disse não claramente. A gente quer também que os homens se eduquem e percebam quando eles podem agir”, disse Patrícia Diniz.

Algumas manifestantes usavam uniformes de jogadores de futebol, e questionavam os gastos para a realização da Copa do Mundo no Brasil. “Para a Copa são destinados milhões. Mas para o combate à violência contra a mulher não há recursos”, observou a ativista Lícia Ferreira.

Em São Paulo, o Hospital Pérola Byington é referência para o atendimento a vítimas de violência sexual. No local, é possível fazer exame de corpo de delito e receber cuidados médicos e assistência jurídica. É possível também buscar orientação pelo Disque Mulher 180, do governo federal, além da Delegacia de Defesa da Mulher.

A marcha teve início em 2011, no Canadá, quando um policial disse às estudantes da Universidade de Toronto que para se proteger de uma onda de violência sexual, as mulheres deveriam não se vestir como vadias. Três mil pessoas tomaram as ruas da cidade em um manifesto denominado SlutWalk, no Brasil conhecido como Marcha das Vadias.

Fonte: AB

Pastor Marco Feliciano é absolvido de acusação de estelionato por unanimidade no Supremo Tribunal Federal

Pastor Marco Feliciano é absolvido de acusação de estelionato por unanimidade no Supremo Tribunal Federal

O pastor Marco Feliciano foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da acusação de estelionato que enfrentava por não ter comparecido a um evento no Rio Grande do Sul pelo qual havia recebido cachê.

O julgamento aconteceu nesta quinta-feira, 22 de maio, com um pedido da Procuradoria Geral da República pela absolvição de Feliciano por falta de provas.

Num depoimento concedido ao STF, o pastor reconheceu que faltou ao evento por conflito de agenda, e procurou os organizadores para ressarci-los: “Procurei os advogados da pessoa, para minha felicidade descobri que eram evangélicos também, eram irmãos, e falei: ‘Eu quero aqui pagar o que eu devo, quero devolver, e quero devolver com juros e correção para que não fique nenhum tipo de celeuma’”, disse Feliciano em abril de 2013.

O pastor também ressaltou que sua presença havia sido confirmada por sua assessoria na véspera, via e-mail, contrariando o protocolo de antecedência que ele costumava adotar nessas ocasiões.

A absolvição de Feliciano no STF se deu por unanimidade, ressaltando que o pastor não cometeu crime. Os ministros pontuaram ainda que se for necessária alguma penalização a Feliciano, o caso deverá ser discutido na área cível e não na área criminal, segundo informações do G1.

Ricardo Lewandovski, ministro relator do processo, afirmou que “não há como condenar” Feliciano nesse caso, pois além da falta de provas do cometimento do crime, um parecer contrário ao deputado poderia abrir um precedente perigoso: “Todos nós, professores, ficamos impossibilitados eventualmente de comparecer a compromissos agendados. É uma temeridade dar prosseguimento à ação penal desta natureza”.

Fonte: GM

Escola de Ensino Infantil Emei Benedito Rufino é inaugurada hoje no Jardim São José na cidade de Poá

Criança experimenta os atrativos da unidade
O bairro do Jardim São José em Poá (SP) ganhou na manhã deste sábado, dia 24, a nova Emei (Escola de Ensino Infantil) Benedito Rufino Lopes com capacidade para atender 216 alunos. A unidade que foi reconstruída pela atual Administração Municipal de Poá, foi entregue à população em evento que contou com uma participação popular, além da presença de algumas autoridades municipal.

A nova unidade que foi construída para substituir o antigo prédio que não oferecia a devida estrutura para alunos e professores, conta com 06 salas de aula, refeitório, biblioteca, salas de vídeo, de professores, de coordenação pedagógica, para funcionários, laboratório de informática, espaço para horta e para atividades físicas, secretaria, banheiros comuns e para crianças com
A cidade de Poá já teve inaugurações com mais emolgação
necessidades especiais e garagem. “Tenho certeza de que a população do Jardim São José está se sentindo da mesma maneira que nós da Prefeitura estamos, ou seja, orgulhosos por este novo equipamento educacional”, afirmou o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha.

Para o secretário de Educação, Carlos Humberto Martins, a entrega desta nova escola é uma ação de correção de um problema antigo. “Era um problema que nos envergonhava, pois não aceitávamos ter na cidade uma escola daquela qualidade, então falei com o prefeito Testinha e hoje estamos inaugurando esse belíssimo equipamento”, destacou.
Nem os vereadores que são da base aliada do prefeito Testinha
estão fazendo questão de estarem ao lado dele na foto,
devida a crise política que o alcíade esta passando 

na Câmara de Poá

Já para o ativista social e fotógrafo Adilson Santos, o que envergonha, é governo municipal não ter ainda providenciado em cinco anos de trabalho, a construção de escolas descentes para as crianças na Vila Perracine, e também a contrução de creche, que não tem neste populoso bairro. Sem contar na falta de áreas de lazer, posto de saúde, mostrando um total descaso por parte do poder executivo em Poá.

As aulas na Emei Benedito Rufino Lopes, situada na Rua Dobrada, nº 35, têm início nesta segunda-feira, dia 26, e os alunos encontrarão um prédio que segue o padrão das novas escolas municipais que foram inauguradas pela atual administração como, por exemplo, o novo prédio da Emeb Josefina Calderaro, no Jardim Selma Helena, e as creches da Vila Varela e Calmon Viana que foram inauguradas neste ano.

Investimento
Além dessas unidades recém-inauguradas, a Administração Municipal conta atualmente com mais quatro escolas em processo licitatório que juntas atingem um investimento de, aproximadamente, R$ 46 milhões, sendo elas o CEP (Complexo Educacional Poaense) do Jardim Santa Luiza e as Emeb’s (Escola de Ensino Básico) da Vila Varela, Vila Perracine e Vila Monteiro. Tudo sem previsão de começou das obras, e muito menos entrega, declarou Adilson Santos.

Fonte: SCP / Fotos: Eduardo Guimarães

Magno Malta defende a fé cristã e critica decisão do Conselho Psicologia sobre caso Marisa Lobo

Magno Malta defende a Fé Cristã e critica decisão do Conselho Psicologia sobre caso Marisa Lobo.

Assista ao vídeo:

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Deputado Dilmo dos Santos recebe pré-candidato à presidência do Brasil em Piracicaba

O deputado estadual Dilmo dos Santos (PV) recebe em Piracicaba, no próximo domingo (25/05), um dos concorrentes ao cargo de presidente do Brasil, Pastor Everaldo Pereira (PSC).

Na cidade, onde estará pela primeira vez como pré-candidato à Presidência da República no pleito de 2014, Pastor Everaldo dará início às visitas ao estado de São Paulo, que farão parte de seu roteiro durante a campanha.

Vice-presidente nacional do Partido Social Cristão, e com o compromisso de defender os princípios cristãos e a valorização da família, Pastor Everaldo teve seu nome escolhido pela Executiva Nacional para representar o partido na corrida presidencial deste ano.

As principais bandeiras defendidas pelo pré-candidato são a moralização da política, a redução dos gastos públicos e uma maior agilidade da máquina pública, a fim de poder oferecer serviços básicos de saúde, educação, transporte público e segurança com eficiência. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do cidadão e que ele tenha acesso a uma educação de excelência - uma prioridade de governo.

De acordo com analistas políticos, a pré-candidatura do Pastor Everaldo, quarto colocado nas pesquisas até o momento, é capaz de levar as eleições presidenciais deste ano para o segundo turno.

Para falar com a mídia local, será realizada uma coletiva de imprensa com o Pastor Everaldo no domingo, 25/05 às 15 horas, no Hotel Accor, que fica na Av. Saldanha Marinho, 1515 – Cidade Alta – Piracicaba.

Fonte: AI

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ex-traficante se converte ao Evangelho após ouvir “a voz do Espírito Santo” e se torna pastor pentecostal

A voz do Espírito Santo foi a motivação para que um antigo líder do tráfico de drogas deixasse o crime e se tornasse pastor. O testemunho de Francisco Ferreira da Mota, 36 anos, daria um roteiro de filme, segundo ele mesmo.

“Fanta”, como é conhecido o pastor em sua cidade, Cruzeiro do Sul (AC), hoje lidera a Igreja Pentecostal Muralha de Fogo, com 200 membros, mas no passado, era um criminoso procurado pela justiça.

Mota afirma que já foi preso “mais de duas mil vezes”, e antes de sua conversão, perdeu o braço na “guerr do tráfico”. A mudança de vida veio quando ele ouviu “a voz do Espírito Santo” no período em que cumpria três anos de cadeia.

Crescido na periferia da cidade, Mota acostumou-se com a vida no crime e acredita que a falta de influências positivas o levaram às escolhas erradas: “Eu pelo menos não tive opção de vida, não tive a oportunidade de viver longe da vida da droga, do crime, da prostituição. Só Deus mesmo para fazer uma pessoa nascer ali em meio a tudo aquilo e permanecer intacta”, disse ao G1.

O pastor da Igreja Muralha de Fogo contou ainda que seu braço foi mutilado numa briga: “O meu braço perdi em uma guerra do tráfico, na verdade um acerto de conta. Com um facão o meu braço foi tirado. Já fui traficante e já fui viciado em todo tipo de droga”, relatou.

A mudança de vida aconteceu, segundo Mota, a partir de um encontro sobrenatural: “Ainda faltava quatro anos pra eu sair, quando pedi a Deus para Ele me tirar de lá para ganhar almas para Ele, no outro dia fui solto. Mesmo existindo trabalho de igrejas dentro da penitenciária, ninguém chegou a falar diretamente para mim.  Na verdade eu ouvi a voz do Espírito Santo. Muitas pessoas falam que é loucura, mas se for ainda estou louco até hoje, pois ainda ouço essa voz”, testemunhou.

A igreja que lidera se reúne na varanda de sua casa, e a proposta é levar o Evangelho às pessoas que precisam conhecer a Palavra: “Eu sou um ex-presidiário que hoje cuido de muitas famílias com amor e com carinho, eu não quero me beneficiar com nada, o que eu quero hoje é tentar fazer a mudança na vida de muitas pessoas como foi feito na minha. E que sempre há uma solução para qualquer problema, e essa solução se chama Jesus de Nazaré”.

Fonte: GM

Líder comunitário Valdemir Taveira tem trabalho reconhecido na Câmara de Ferraz

Vereador Willians Santos, Valdemir Taveira, e mais dois amigos
Morador no Jardim Nossa Senhora do Caminho, em Ferraz de Vasconcelos, líder comunitário, membro da executiva zonal do bairro do Itaim Paulista e delegado municipal e estadual do PSDB, e assessor do prefeito de Poá Francisco Pereira de Sousa, o Testinha - Valdemir Gonzaga Taveira será homenageado com uma moção de aplauso da Câmara Municipal ferrazense a ser votada em única discussão na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 26, a partir de 18h. O texto é de autoria dos vereadores Willians Santos (PSB), o Willians do Gás e Walter Marsal Rosa (PROS), o Valtinho do Ipanema, mas, é subscrito pela maioria da Casa.

Para os autores e apoiadores, Valdemir Taveira tem desenvolvido muitas ações da cidadania em toda a região do Alto Tietê e na zona leste da capital paulista. Entre os trabalhos em prol do interesse público em geral destacam-se a solicitação para a criação de uma linha de ônibus intermunicipal ligando as cidades de Ferraz de Vasconcelos (Vila Jamil) e Arujá (Terminal Rodoviário) e a construção de um Centro de Referência do Idoso (CRI), em Ferraz. Além disso, o homenageado sugeriu a instalação de um bicicletário na Estação Ferroviária Antonio Gianetti Neto, no Parque São Francisco.

A implantação da linha de ônibus intermunicipal fora pleiteada, em 30 de novembro de 2012 a Casa Civil, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. Depois, o documento seguiu para a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, que, por sua vez, repassou para estudos a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Em resposta datada de 02 de janeiro do ano passado, a empresa garantiu que a citada linha de ônibus estaria sendo considerada na elaboração do projeto do Corredor Metropolitano.

A obra viária com um pouco mais de 20 quilômetros extensão se iniciará por Ferraz e vice-versa até Arujá, passando ainda por Poá e Itaquaquecetuba. Em relação, a instalação do CRI, em Ferraz de Vasconcelos, o pedido também fora enviado a Casa Civil, em 25 de outubro de 2013. Posteriormente, a reivindicação partiu para o grupo de planejamento e avaliação subordinado a Coordenadoria de Regiões de Saúde. Em nota, o órgão respondeu que tem conhecimento da necessidade, todavia, limitou-se a dizer que até agora já foram autorizadas quatro unidades nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Baixada Santista e ABC paulista.

Fonte: AICMFV

Junji é homenageado nesta 5ª

Deputado receberá o título de ‘Cidadão Queluzense’, a ser outorgado pela Câmara Municipal, em sessão solene marcada para 19 horas desta quinta-feira, no Plenário da Casa

O deputado federal Junji Abe (PSD-SP) será homenageado com o título de “Cidadão Queluzense”, às 19 horas desta quinta-feira (22/05/2014), em sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Queluz, no Vale do Paraíba. A concessão da principal honraria da Cidade ao parlamentar é uma iniciativa do vereador Silvio José Bueno (DEM), que teve sua proposta aprovada por unanimidade pelo Legislativo.

“Fico extremamente emocionado e honrado. É uma demonstração inequívoca de reconhecimento que me deixa pobre em palavras para agradecer. O que posso garantir é que continuarei batalhando, dia após dia, em defesa dos interesses dos cidadãos queluzenses junto ao governo federal”, disse Junji, reconhecido em Queluz pelos recursos financeiros repassados à Cidade pela União e governo estadual, por meio de emendas parlamentares, assim como pela sua atuação em defesa de questões de interesse nacional, como o fortalecimento do agronegócio, a expansão do período integral nas escolas, a luta para baratear tarifas de energia elétrica e de telefones celulares, entre outras.

De acordo com o autor da proposta, transformada em Decreto Legislativo (039/13), a concessão do título de “Cidadão Queluzense” é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo deputado à sociedade local e nacional, partindo do preceito de que “sem honra, a vitória é vazia”.

Eleito deputado federal, com 113.156 votos em 367 dos 645 municípios paulistas, Junji foi prefeito de Mogi das Cruzes, por dois mandatos consecutivos (2001 a 2008) e deputado estadual por três legislaturas (1991 a 2000). Ingressou na vida pública em 1972, quando foi eleito vereador com a maior votação da história da Cidade – 13% do Colégio Eleitoral.

Junji nasceu em 15 de dezembro de 1940, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. É casado com a professora Elza Abe, tem três filhos (Juliano, Daniela e Mariana) e cinco netos (Enzo, Isabelle, Sophia, Raphael e Gael Junji). Descende de uma história de produtores rurais iniciada pelos avós, Makie e Tokuji Abe, que como os pais, Fumica e Izumi, são imigrantes japoneses.

O fortalecimento e valorização do agronegócio, assim como a busca do desenvolvimento econômico sustentável das diferentes regiões do Estado são suas marcas na vida pública. Presidiu por duas vezes (2004-2005 e 2006-2007) o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, constituído pelos 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Também registra um histórico de mais de 50 anos como líder agrícola. Foi o presidente-fundador da Cooperativa Rural de Telecomunicações de Mogi das Cruzes que, em 1975, inaugurou o primeiro sistema cooperativo de telefonia rural do Brasil, garantindo a implantação de cerca de mil terminais telefônicos em Mogi das Cruzes, Suzano, Biritiba Mirim e Guararema. A iniciativa pioneira inspirou o surgimento de dezenas de outras instituições similares no País.

Ao longo de 20 anos seguidos (1980 a 2000), Junji comandou o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, além de dirigir várias outras instituições do setor em nível estadual e também de abrangência nacional.  A consistente atuação rendeu-lhe mais de uma centena de homenagens e títulos honoríficos em várias cidades paulistas.

No Congresso Nacional, idealizou e preside a inédita Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros. Também é o presidente da Subleite – Subcomissão Permanente do Leite da Câmara e o vice-presidente da FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária para a Região Sudeste, além de atuar como coordenador do Ramo de Trabalho da
Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo.

O “ranking do progresso”, divulgado pela Revista Veja, aponta Junji como um dos mais atuantes congressistas do País. Com uma nota de 7,6, ele ocupa a 13ª posição entre os 513 deputados federais do Brasil e figura como o terceiro melhor colocado entre os 70 representantes do Estado de São Paulo. O desempenho resulta da qualidade dos seus projetos, indicados entre os melhores para ajudar o País a ser mais moderno e competitivo.

Junji também integra todos os colegiados ligados direta ou indiretamente à produção de alimentos e faz parte de quase 80 frentes parlamentares de interesse social, além de ser membro de órgãos técnicos permanentes da Casa, como a Capadr – Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a CSPCCO – Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e a CDU – Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Da mesma forma, Junji registra destacada atuação em importantes comissões especiais da Casa, como a da Reformulação do Ensino Médio, a CMO – Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização e o colegiado encarregado de analisar a PEC – Proposta de Emenda à Constituição 491/2010, que proíbe os governos federal, estaduais e municipais, além do Distrito Federal, de criarem impostos sobre alimentos destinados ao consumo humano e sobre medicamentos, entre outras.

Fonte: AI

Trajeto de Ferraz terá dois viadutos e três estações

Informação foi passada na manhã desta quarta-feira (21 de maio), durante reunião realizada em São Paulo entre Engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e da Construtora Vetec Engenharia, responsável pela elaboração do Projeto Executivo do Corredor Metropolitano Bus Rapid Transit (BRT) Perimetral Alto Tietê

Engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e da Construtora Vetec Engenharia, responsável pela elaboração do Projeto Executivo do Corredor Metropolitano Bus Rapid Transit (BRT) Perimetral Alto Tietê, se reuniram na manhã desta quarta-feira (21 de maio) na sede da estatal em São Paulo. O encontro teve como mote a definição do trajeto, que, com 20,9 quilômetros de extensão, vai ligar Ferraz a Arujá, passando, ainda, por Poá e Itaquaquecetuba. Previsto para ser concluído em junho deste ano, o projeto básico que contempla o percurso na cidade administrada pelo prefeito Acir Filló contará com dois viadutos, três estações de embarque e desembarque e um terminal.

No encontro realizado hoje na capital, representantes da EMTU apresentaram o projeto funcional com o traçado do Corredor Metropolitano que será edificado em Ferraz. Outra questão discutida durante a reunião foi com relação aos terminais inicial e final dos ônibus articulados e que terão ligação direta com a nova estação Ferraz de Vasconcelos (centro), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Antecedendo as tratativas sobre o percurso, a comitiva ferrazense se reuniu com o presidente da estatal, Joaquim Lopes.

Para os secretários municipais de Ferraz, o engenheiro civil Silas Faria de Souza (Planejamento) e o arquiteto Antonio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos (Obras), o encontro foi bastante positivo:

“Foi uma reunião de trabalho funcional, prática, que nos deixou muito satisfeitos, até mesmo por termos sido informados  obre os equipamentos que Ferraz ganhará com o empreendimento viário. Agora, vamos apresentar ao prefeito Acir Filló o mapa com o traçado definitivo, para que ele tome conhecimento oficial do projeto e possa fazer suas avaliações e apontamentos”, complementou Souza.

De acordo com a arquiteta Cristiane Diaz, do Departamento de Projetos e Obras da EMTU, no mês de agosto deste ano será agendada uma data para que a estatal realize uma apresentação oficial do projeto básico à população de Ferraz:

“Temos a meta de concluir o projeto até o final de julho. O documento deve abarcar todo o percurso ferrazense, com direito às adaptações que serão incluídas e às obras de arte - alças de acesso e viadutos”, garantiu a funcionária da Empresa Metropolitana.

Além de Souza, Carlinhos e Cristiane, acompanharam os trabalhos na manhã desta quarta-feira o jornalista Miguel Leite, adjunto da Secretaria de Comunicação Social de Ferraz, as arquitetas Fernanda Passos, de Ferraz, Adriana Diman e Daniela Vieira, da EMTU, e Jane Aoki, da Vetec, bem como os engenheiros Paulo da Rocha, da EMTU, Airton Perez Mergulhão e Roque Eduardo, da Vetec, e Walter Faria, da Walm.

Estrutura
O projeto do Corredor Metropolitano está sendo elaborado  pelo Consórcio Projeto BRT Arujá, formado pelas empresas Vetec e Walm, vencedoras da concorrência pública, sob a supervisão e coordenação da EMTU e da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.

A estimativa é que o empreendimento viário atenda por dia 47 mil passageiros, que serão transportados por uma frota de 67 ônibus, sendo 55 articulados e 12 Padron - veículos modernos, menos poluentes e com portas largas, que facilitam o embarque e o desembarque. Os utilitários também serão dotados de ar-condicionado, bancos estofados, sistema WI-FI e monitoramento por câmeras e GPS.

O sistema de transporte do Corredor Metropolitano será do tipo estruturador e terá como objetivo promover a racionalização do serviço, a integração entre os modos de transporte (linhas municipais, metropolitanas e trens da CPTM – linhas 11 e 12) e a valorização do entorno, com a criação de espaços urbanos e uma ciclovia bidirecional.

As estações serão amplas, confortáveis e seguras, totalmente acessíveis para pessoas com deficiência, com plataforma de embarque em nível, informações em tempo real aos usuários (tempo de espera e problemas na rede), cobrança desembarcada e faixa de ultrapassagem para agilidade na operação.

As estruturas serão equipadas, ainda, com coberturas termoacústicas e iluminação de alta performance, que propiciam menor consumo de energia, pavimento intertravado, para garantir a permeabilidade do solo, sistemas de captação de águas pluviais e painéis fotovoltaicos, para a captação de energia solar.

Fonte: SCFV

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Câmara aprova MP que aumenta limite de crédito do BNDES

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (21) a Medida Provisória (MP) 633/13, que aumenta o limite de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e transfere para a Caixa Econômica Federal (CEF) a defesa das ações do Fundo De Compensação de Variações Salariais (FCVS).

O texto, que agora segue para o Senado, libera o governo para injetar mais R$ 30 bilhões na Caixa e aumentar em R$ 80 bilhões o limite de financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com subvenção de juros da União.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), havia retirado o referido texto da MP, mas o plenário aprovou recurso do deputado Sibá Machado (PT-AC) contra a decisão. Posteriormente, o PSDB apresentou destaque, pedindo nova retirada da matéria, mas foi derrotado, e o aumento de R$ 80 bilhões no limite de financiamento foi mantido. Com o aumento, o limite disponível para as subvenções do BNDES aumenta de R$ 322 bilhões para R$ 402 bilhões.

O relator, deputado Fernando Francischini (SDD-PR) incluiu na medida a determinação de que os recursos sejam empregados nos setores ligados a exportações, tecnologia e de produção de bens de capital, exclusivamente de empresas em território nacional.

Além do aumento no limite de financiamento, os deputados aprovaram a transferência da defesa das ações do FCVS das seguradoras para a CEF, permitindo a intervenção da Advocacia-Geral da União. Segundo o texto da MP, as ações que tramitam na Justiça estadual serão transferidas para a Justiça federal.

De acordo com o relator, a MP inclui medidas de proteção aos mutuários do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Francischini disse que a Caixa Econômica Federal poderá fazer acordos com os mutuários para por fim às ações na Justiça, que cobram garantias do extinto seguro habitacional do SFH.

O seguro habitacional já extinto e feito em imóveis financiados pelo SFH garantia indenização ou reconstrução do imóvel em caso de danos físicos, assim como assegurava que a família ficaria com o imóvel em caso de morte ou invalidez do mutuário e tinha a dívida quitada com a instituição financeira. Atualmente, as ações que cobram reparações são de competência das seguradoras.

“Isto quer dizer que a Justiça federal pode dar decisões em nível nacional, facilitando os julgamentos, pois as decisões vão servir para vários processos. Além disso, a Caixa vai poder fazer acordo nos processos que estão há dez anos parados na Justiça”, disse. “O que o mutuário quer é ver a sua casa concertada, ele quer receber uma indenização quando não tem jeito de reparar a sua casa”, ressaltou o deputado, que estima a existência de quase 40 mil ações de mutuários.

Fonte: AB