Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 25 de outubro de 2014

ABME repudia depredação em editora da revista Veja

Posicionamento da Associação Brasileira de Mídias Evangélicas

Click no meio para ampliar
A ABME - Associação Brasileira de Mídias Evangélicas, associação de direito privado que congrega jornais, revistas, emissoras de rádio, sites da internet e profissionais de comunicação torna público o seu veemente repúdio aos ataques contra as instalações da Editora Abril, na noite de sexta-feira, 24 de outubro de 2014.

A ABME lamenta este atentado e considera grave qualquer tentativa de intimidação à liberdade de impressa, especialmente por ser o Brasil um país onde vigora o Estado de Direito e por estarem previstos em Lei os mecanismos apropriados para sanar eventuais excessos cometidos por qualquer veículo de comunicação.

É necessário ainda ressaltar que o Brasil é signatário da Declaração de Chapultepec que considera a liberdade de imprensa "como uma condição fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade".

A ABME reafirma sua confiança nas Instituições do Estado e acredita que é preciso repudiar cabalmente qualquer tentativa de grupos de qualquer natureza, credo ou ideologia impor suas convicções e pontos de vista por meio da força.

A ABME espera que episódios desta ordem não se repitam e que o ocorrido seja devidamente investigado e os eventuais implicados sejam responsabilizados diante da lei.

Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2014

Orli Rodrigues
Presidente ABME Nacional

Adriana Bernardo
Presidente ABME-SP

Festival Nacional de Cinema Cristão

#Eleições2014 - Índice de abstenção é menor nas cidades gaúchas com identificação biométrica

No primeiro turno das eleições, no dia 5 de outubro, eleitores de 186 municípios gaúchos votaram por meio do sistema de identificação biométrica. De 2013 para 2014, 185 cidades passaram por um processo de revisão do eleitorado, em que todos os votantes tiveram de comparecer aos cartórios eleitorais para a coleta de fotografia e impressões digitais.

A revisão ocorrida no cadastro de eleitores acabou refletida no índice de abstenção, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Enquanto o conjunto dos municípios gaúchos apresentou média de abstenção de 16,8%, o número cai para 8,9% nos locais que passaram pelo recadastramento biométrico.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, atribui a queda no índice de abstenção ao fato de a revisão biométrica ter diminuído a defasagem no cadastro, pois os eleitores que morreram ou não compareceram aos cartórios eleitorais tiveram o título cancelado e foram excluídos.

“Em muitos casos, as pessoas mudam de cidade e não fazem a transferência do título de eleitor. Se não comparecem aos cartórios quando está sendo feito o recadastramento biométrico, o título é cancelado. A revisão proporciona um cadastro mais fidedigno quanto aos eleitores efetivamente aptos a votar”, disse.

O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de municípios com identificação biométrica no pleito de outubro, segundo o TRE-RS. Ao todo, 752.026 eleitores serão identificados por meio da impressão digital neste domingo (26).

O maior colégio eleitoral com voto biométrico no estado é Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Primeiro município gaúcho a adotar o novo sistema, com 238.931 eleitores, Canoas fez o recadastramento biométrico de 2009 para 2010.

No primeiro turno, dos 8.385.229 de eleitores gaúchos aptos a votar, 6.976.843 compareceram às urnas. O índice de abstenção atingiu 16,8%. No país, dos 142,8 milhões de eleitores, participaram do pleito 115,1 milhões. O percentual de abstenções correspondeu a 19,39%.

Fonte: AB

Vigilância Epidemiológica alerta para risco de febre chikungunya no Rio

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES), Alexandre Chieppe, disse que  a população do estado do Rio de Janeiro enfrenta um cenário de risco em relação ao vírus da febre chikungunya.  “Essa talvez seja a nossa grande preocupação para 2015, uma vez que é uma doença transmitida pelos mosquitos que transmitem a dengue”, disse em entrevista à Agência Brasil.

O superintendente explicou que a chikungunya pode acarretar epidemia maior do que a do vírus da dengue. “É diferente da dengue [cuja] velocidade de transmissão, eventualmente, se consegue diminuir. chikungunya tem uma capacidade de infectar mosquito muito maior do que o vírus da dengue”, disse.

Alexandre Chieppe disse que até o momento não foi identificada transmissão da chikungunya no território do Rio de Janeiro. Já foram anotados casos no Acre, na Bahia e em Minas Gerais. “No Rio de Janeiro todos os casos identificados até agora foram importados. Mas [o problema] vai se aproximando. Mosquitos [podem ser contaminados], vão infectar pessoas e o ciclo aí de inicia”, alertou.

De janeiro a outubro, a Superintendência Epidemiológica e Ambiental da SES anotou seis casos da doença no estado do Rio de Janeiro, todos diagnosticados em pessoas com registro de viagem internacional recente para países onde ocorre a transmissão.

Como medida preventiva, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro organizou esta semana cursos de capacitação de representantes da assistência e vigilância das secretarias municipais de saúde, que receberam informações sobre diagnóstico e tratamento de pacientes com a febre chikungunya. A partir do próximo mês, um outro treinamento itinerante será feito em todas as regiões fluminenses para fazer a capacitação de multiplicadores das informações diretamente nos municípios.

De acordo com a SES, o vírus que provoca a febre chikungunya é transmitido pela picada da fêmea de dois mosquitos, o Aedes aegypti, presente em áreas urbanas, e o Aedes albopictus, mais comum em áreas rurais. Este atua também como vetor da dengue e da febre amarela. Os sintomas surgem entre dois e 12 dias após a picada do mosquito contaminado com o vírus. O primeiro deles é uma febre repentina acima de 38,5 graus. A principal característica da doença é a forte dor nas articulações. Na fase mais aguda, durante a primeira semana, podem aparecer bolhas, descamação da pele, fadiga e, em alguns casos, conjuntivite. Ainda conforme a secretaria, os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças (até 2 anos de idade), gestantes e idosos. Pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença.

Quanto à dengue, Alexandre Chieppe disse que a secretaria recebeu os planos de contingência dos municípios contra a doença, que contêm todas as ações que serão desenvolvidas pelas cidades. “Isso vai servir para a organização da rede assistencial em casos de epidemia de dengue, para a utilização de larvicida nos mata-mosquitos e fumacês”, explicou.

Para ele, o fator mais importante para a ocorrência dos casos de dengue é a entrada de novo vírus da doença, que pode pegar parte da população suscetível e, em consequência, aumentar os registros. “A gente não está trabalhando com a hipótese de um número grande número de casos de dengue para 2015. Deve ficar muito semelhante a 2014”, comentou.

O superintendente informou que o estado enfrentou em 2012 e 2013 transmissão elevada pelo vírus dengue 4. Em 2012, a área mais atingida foi a capital do Rio de Janeiro e no ano seguinte o interior do estado e as regiões metropolitanas, com exceção do município do Rio. Ele acrescentou que, em 2014, o mesmo vírus circulou em razão de um número grande de pessoas que já tinham tido a doença em anos anteriores . O cenário então se tornou mais tranquilo. Em 2012 e 2013, segundo o superintendente, houve 250 mil casos de pessoas infectadas. “Noventa por cento desses casos se [inserem] entre os meses de fevereiro e de junho”, disse.

No município de Niterói, na região metropolitana do Rio, o Plano de Contingência da Dengue vai ser lançado no dia 3 de novembro. Inclui medidas preventivas como a intensificação das ações de fiscalização e de vigilância em saúde. Segundo a prefeitura, o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic) vai realizar, nos sábados, mutirões contra a dengue em bairros do município.

Em Niterói, a identificação de focos de dengue com a mobilização de agentes de saúde no combate e controle da doença será feita em seis comitês regionais vinculados às Policlínicas Regionais de Itaipu, do Largo da Batalha, Policlínica Sérgio Arouca, Policlínica Guilherme March, Policlínica da Engenhoca e Policlínica Carlos Antônio da Silva.

O trabalho feito desde o ano passado permitiu manter o controle da doença: em 2013 não houve casos de morte por causa da dengue em Niterói.
De acordo com a secretária de Saúde da cidade, Solange de Oliveira, a ideia é garantir um verão com menor incidência da doença para evitar o surto. Caberá à Secretaria de Educação desenvolver palestras e atividades em escolas para orientar pais e alunos na prevenção e no combate à doença. Haverá intensificação de recolhimento de carcaças nos bairros, para evitar que os locais se transformem em criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Segundo a secretaria, de 2013 até setembro deste ano, a Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal de Niterói recolheu 209 carcaças de automóveis. Todas foram levadas ao depósito municipal para serem inutilizadas.

O secretário Marcus Jardim, indicou que as denúncias sobre veículos abandonados podem ser feitas por meio do e-mail  segurança@niteroi.rj.gov.br.

Fonte: AB

Lumbini realiza “Feira de Ciências” e incentiva doação de medula óssea

Público contará com oficinas, feira de livros, teatro, exposições, jogos e apresentações culturais durante a tradicional atividade do Colégio Lumbini. A participação é gratuita

O Colégio Integrado Lumbini, de Suzano, promove nesta sexta-feira e sábado (dias 24 e 25 de outubro) a sua tradicional “Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura”. Neste ano, a atividade, que entra em sua 11ª edição, também realizará o projeto “Educar para Doar”, de incentivo à doação de medula óssea. Nesta sexta, a feira vai das 9h às 17h; no sábado, das 9h às 12h30.

A “Feira de Ciências” do Lumbini vai contar com a participação e apresentação dos alunos em oficinas infantis, contação de histórias, feira de livros, palestras, sala de experiências, exposição, jogos lúdicos e apresentações culturais. A entrada é franca.

O tema central é “Lumbini em Ação” e a feira será realizada no próprio colégio, na rua Antônio Marin, 247, na Vila Mazza, em Suzano. O público-alvo da iniciativa são estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio da instituição de ensino, mas amigos e familiares dos estudantes também podem participar.

O projeto tem como objetivo primeiro incentivar práticas que reconheçam as diferenças físicas, culturais, religiosas e étnicas. Para a linha de frente do Colégio Lumbini, é respeitando a diversidade da vida e a liberdade responsável de escolha que se colabora para o desenvolvimento pleno do indivíduo, em sua atuação cidadã, consciente e participativa, bem como na melhoria social do mundo.
Os trabalhos apresentados na área de empreendedorismo serão vendidos no final da feira e a verba arrecadada será revertida para o Natal de algumas entidades de Suzano.

Doadores de medula óssea
Neste ano, o Colégio Lumbini também fará homenagem ao suzanense Caio Donizete Ferreira, que faleceu em junho, aos 24 anos, antes que conseguisse a doação de medula óssea, e também aos seus pais, Raimundo e Maria do Carmo, que, com força dos familiares e apoio de entidades, abraçaram esta causa.

Durante a “Feira de Ciências”, o colégio dará início ao projeto “Educar para Doar”, em parceria com a AMEO e com os pais de Caio, como incentivo e conscientização sobre a importância da doação. A campanha para cadastro de doadores de medula óssea acontecerá nas dependências do Lumbini no dia 29/11, das 10h às 14h. Esta campanha conta também com o apoio de Maria Amélia Rodrigues, do Lions Club de Mogi das Cruzes.

Saiba mais sobre como ser doador
. Você precisa ter entre 18 e 54 anos de idade e estar em bom estado de saúde.
· Colher um exame de sangue (10ml) para o teste de compatibilidade (HLA).
· Não é necessário jejum.
· Fornecer sua identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de HLA.

Doação
1 – Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada.
2 – Se houver compatibilidade, outros testes sanguíneos serão necessários.
3 – Se a compatibilidade for confirmada, você será convocado para decidir a doação.
4 – Você será avaliado por um clínico e receberá mais informações.

Serviço
“11ª Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura”
Colégio Integrado Lumbini
Dias 24 e 25 de outubro
Horário: das 9 às 17h (24/10) e das 9 às 12h30 (25/10)
Endereço: Rua Antônio Marin, 247, Vila Mazza, Suzano.
Entrada franca
Mais informações: 4747-4639

Fonte: AI

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PMs de Cristo darão início a 3ª edição da campanha anual: Ore Pela Sua Polícia

A Campanha consiste em 52 dia de intercessão e mobilização pela Polícia e pela Paz na Cidade

No próximo sábado, dia 25 de outubro, a Associação PMs de Cristo de São Paulo dará início à terceira edição de sua campanha anual de oração Ore Pela Sua Polícia. Serão 52 dias de intercessão que mobilizarão igrejas de todo o Estado a favor da família policial militar e das autoridades do País. O culto de abertura ocorrerá às 9h30, no Auditório do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), na capital paulista (R. Ribeiro de Lima, 140, na Luz, próximo ao Metrô Tiradentes). Haverá ainda outros eventos na capital, Grande São Paulo e interior do Estado realizada pelos núcleos regionais dos PMs de Cristo que marcarão o início da campanha.

A Associação, que reúne abnegados policiais e voluntários cristãos, inspirou-se na história bíblica de Neemias para idealizar a campanha: “Neemias foi um líder que, sensibilizado pela completa desolação de seus irmãos, buscou ao Senhor e mobilizou a nação para em 52 dias reconstruir os muros de Jerusalém. Crendo na força da unidade, conclamamos toda comunidade cristã a se posicionar como bons soldados de Cristo, em oração e jejum, para buscarmos juntos a face de Deus e intercedermos pela Paz nas cidades e autoridades policiais e do Brasil, que representam os muros de proteção da nossa sociedade”, explica o presidente dos PMs de Cristo, Cel Alexandre Marcondes Terra.

Os 52 dias de oração prosseguem até 15 de dezembro e se encerra no aniversário de 183 anos da Polícia Militar. Para a edição 2014, a campanha traz os versículos 14 e 15 de II Crônicas 7 como tema: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar”.

A campanha foi planejada de forma a respeitar as peculiaridades de cada comunidade e permite às lideranças evangélicas avaliar e escolher a forma de participação que mais for adequada à sua visão e estrutura local. Para participar, as igrejas poderão inserir em sua programação de culto semanal um período de oração pela Polícia, autoridades do Brasil e pela paz da cidade. Podem ainda assumir um dia ou mais de oração entre os membros (relógio 24 horas) e cooperar com a doação de exemplares do devocional Presente Diário personalizado, que traz mensagens inspiradas em princípios cristãos.

Além da intercessão, a associação convida a comunidade cristã para participar de visitas a policiais enfermos, viúvas e órfãos junto aos voluntários PMs de Cristo que levam a palavra de vida e esperança à família policial militar.

Aproximação Polícia e a Comunidade
A iniciativa tem o apoio do Comando Geral da PM de São Paulo uma vez que promove a valorização da figura humana do policial militar e contribuindo na aproximação da Polícia com a comunidade.  “Nesses últimos dois anos, a campanha tem fortalecido a imagem institucional da Corporação, permitindo a aproximação e o relacionamento relevante da comunidade cristã evangélica com policiais militares, especialmente da atividade fim, constituindo-se em verdadeiro projeto de Polícia Comunitária e comunicação social”, considera Cel Terra.

Ele destaca que o momento também é oportuno para interceder não só pelas questões diretas da segurança pública, mas também pelas preocupações que afligem e geram insegurança nas pessoas, como a crise no abastecimento de água devido ao período de escassez de chuvas.

Fonte: AI

3ª edição da campanha PMs de Cristo


Bares e restaurantes de Suzano receberão capacitação do Sebrae-SP

Projeto “Receita de Sucesso” será lançado no dia 27 de outubro e as inscrições já estão abertas

O Escritório Regional do Sebrae-SP no Alto Tietê levará para Suzano, nesse mês de outubro, o projeto “Receita de Sucesso”. O evento, que será realizado em parceria com a Faculdade Piaget e a Prefeitura de Suzano, é voltado aos proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes e similares. Os empresários receberão orientações na área de Inovação, com foco em comunicação digital. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone 0800 570 0800.

O projeto “Receita de Sucesso” será realizado na próxima segunda-feira (27/10), nas dependências da Faculdade Piaget, localizada na Avenida Mogi das Cruzes, número 1001, Jardim Imperador. A expectativa é de que 100 micro e pequenos empresários compareçam ao evento, que tem como principal objetivo a apresentação de ferramentas de gestão e inovação que possibilitem o aprimoramento de negócios no segmento de alimentação fora do lar.

O evento terá início às 18 horas com recepção e apresentação do projeto Receitas de Sucesso. A partir das 19 horas será realizada a palestra “Soluções Inovadoras em Comunicação Digital”. Por fim, será realizado um bate-papo com o empresário Sebastião Soares, proprietário do Roda D’água Restaurante e Cachaçaria, que vai dividir com a plateia sua receita para o sucesso.

Ao final do evento, os empresários receberão cartilhas do projeto “Receitas de Sucesso”, especialmente desenvolvidas pelo Sebrae-SP para atender ao setor de alimentação fora do lar. Os volumes abordam temas variados como, por exemplo, “Como melhorar a atratividade do seu cardápio” e “Como montar e manter um time de sucesso”.

“O segmento de alimentação está entre os que mais crescem dentro do setor de serviços na região do Alto Tietê. Por este motivo, o Escritório Regional do Sebrae-SP possui grande preocupação em oferecer a esses empresários capacitações que lhes ajudem a manter a competitividade. O projeto Receita de Sucesso tem justamente esse objetivo”, destaca a gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP no Alto Tietê, Cristiane Rebelato.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas pelos telefones (11) 4744 5540 ou 0800 570 0800 (ligação gratuita) ou de forma presencial no Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) de Suzano, localizado na rua Washington Luis, 185, centro. Para participar o empresário deve necessariamente atuar no ramo de alimentação e apresentar o número do CNPJ no ato da inscrição.

Fonte: AI

Carteiros farão mutirão para regularizar entregas atrasadas

Os carteiros dos Correios que atuam em Tribobó e São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, farão mutirão neste sábado (25) para regularizar a situação dos milhares de correspondências e encomendas que deixaram de ser entregues devido à paralisação que ocorreu nesta semana no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) Tribobó. A interrupção do serviço ocorreu devido ao atraso no início do processo de instalação dos equipamentos de climatização no local. O serviço foi normalizado hoje (24) na parte da manhã.

Conforme informação do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro (Sintect-RJ), a paralisação seria por tempo indeterminado devido ao descumprimento do acordo para climatizar o CDD, que ainda não foi feito pela direção dos Correios do Rio. De acordo com o diretor jurídico do Sintect-RJ, Marcos Sant'Aguida, a empresa não quer fazer a instalação do climatizador e a situação causa danos à saúde dos trabalhadores.

"A paralisação ocorreu de segunda-feira (20) até quinta-feira (23), pois a empresa não quer fazer a instalação dos climatizadores. Nós temos um aparelho de medição de temperatura e fomos orientados pela agência que regulamenta as condições de trabalho e saúde do trabalhador a nos retirarmos do local quando a temperatura ultrapassar o limite aceitável para se trabalhar", disse.

Segundo a assessoria dos Correios no Rio, no dia 4 de abril deste ano foi assinado um termo de acordo entre representantes da empresa e do Sintect-RJ para a climatização de unidades operacionais. Esse termo abrangeu solicitações também do CDD Tribobó, ficando acordado que em um prazo de 30 dias o sindicato enviaria uma listagem de prioridades, mas a relação só foi encaminhada aos Correios no dia 4 de julho, dificultando o início e o andamento do processo de instalação dos equipamentos.

A assessoria informou, também, que os Correios enviaram uma nova lista dos locais a serem contemplados para que a representação sindical analise os dados e dê o seu parecer e que não existe uma estimativa de quantas correspondências e encomendas deixaram de ser entregues com a paralisação. A climatização do CDD Tribobó está prevista para 2015.

Fonte: AB

Conselho Municipal de Habitação visita Conjunto Esmeralda a pedido do Prefeito Marcos Borges

Os membros do Conselho conheceram os apartamentos e toda área de lazer do empreendimento

Os membros do Conselho estiveram no
empreendimento atendendendo a um convite
 do prefeito Marcos Borges
Mediante solicitação do prefeito de Poá Marcos Borges, a Secretaria Municipal de Habitação promoveu na manhã desta sexta-feira (24), uma visita dos conselheiros da Habitação no Conjunto Habitacional Esmeralda, no bairro Jardim Débora. O empreendimento de 256 apartamentos e que faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, será entregue até o fim de novembro e vai ser destinado às famílias que vivem em área de risco ou insalubridade social e tenham renda mensal familiar de R$ 1,6 mil.

De acordo com o diretor da Secretaria, Osmar Schneider, o prefeito Marcos Borges pediu à pasta que o Conselho Municipal de Habitação fosse ao empreendimento e tivesse participação ativa nas questões desta área no município. “Para o prefeito, os conselheiros tem um papel fundamental e por isso, faz questão da participação dos mesmos, já que eles representam a sociedade civil”, comentou.

Durante a visita ao Conjunto, os membros do Conselho entraram em alguns apartamentos e percorreram toda a área de lazer. “Estamos felizes em ser convidados pela Prefeitura em estar aqui neste empreendimento que vai atender tantas pessoas. Nós queremos acompanhar os trabalhos de perto e ficamos satisfeitos com esta iniciativa”, comentou o conselheiro Carlos Souza Moreira.

Já no estacionamento do Conjunto Habitacional, o diretor de Habitação apresentou ao Conselho os últimos ajustes e modificações, que inclusive, foram determinadas pelo prefeito Marcos Borges, em relação à acessibilidade para cadeirantes. Estas mudanças foram solicitadas pelo prefeito em sua recente visita ao empreendimento: “Percebi que nas calçadas do estacionamento, as guias não eram rebaixadas, diante disto, pedi que fosse reformulado e os pontos estratégicos ao longo do calçamento começaram a ser rebaixados, visando à acessibilidade”, ressaltou o prefeito Marcos Borges.

Para o membro do Conselho de Habitação, Vicente Antônio Salim Araújo, o grupo vai continuar junto à Prefeitura. “Vamos acompanhar em prol da área de Habitação em parceria com o poder público”, disse.

Empreendimento
Os apartamentos do Conjunto Habitacional Esmeralda têm 42 metros quadrados cada, com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e lavanderia. Ao todo são 16 blocos com 16 unidades, totalizando 256 apartamentos. Há 128 vagas de estacionamento que serão compartilhadas no sistema rotativo (50%). O investimento é de R$ 21,5 milhões.

Outro empreendimento deste segmento também está sendo construído próximo ao conjunto Esmeralda. Trata-se do Colinas de Poá, que tem 96 apartamentos e a previsão de entrega é para março de 2015.

Fonte: SCP / Foto: Wanderley Costa

Prefeitura de Ferraz realiza programação especial na UBS Jardim Castelo

Iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde; programação abarca a intensificação de exames relacionados à saúde da mulher, palestras, café da tarde, sorteios de brindes e automaquiagem

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na tarde desta sexta-feira (24 de outubro) uma programação especial voltada às mulheres ferrazenses. O encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Castelo (rua do Castelo, 78, Jardim Castelo). Ao todo, 60 mulheres da comunidade local aderiram às atividades.

O objetivo da ação foi conscientizar e chamar a atenção das mulheres para a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero. A programação contou com coleta de papanicolau, autoexame de mamas, café da tarde, automaquiagem e sorteio de brindes.
       
Na oportunidade, as pacientes do posto de saúde puderam assistir a três palestras: “Auto Medicação”, com a técnica em enfermagem Sandra Ferreira; “A importância do câncer de mama”, ministrada pelas enfermeiras Carine Carvalho de Souza Silva e Maria Augusta Da Hora; e “A importância da Odontologia na saúde em geral”, tema abordado pela cirurgiã-dentista Silvia Elaine Pereira.

De acordo com a gerente da UBS do Jardim Castelo, Alessandra Dias, o objetivo central da atividade foi contribuir com as mulheres, para que tenham ciência de onde buscar apoio e aprendam a cuidar da saúde, antes que as doenças se instalem:

“A mulher tem de entender como seu corpo e sua mente funcionam, para saber como agir diante de quaisquer sintomas. Por isso, neste mês estamos intensificando as atividades, desenvolvendo diversas ações, que são importantíssimas para a conscientização da população e a prevenção do câncer de mama”, explica o gestor.

Já para o secretário de Saúde de Ferraz, o médico Luis Claudio da Rocha Guillaumon, é de extrema importância ter o conhecimento que o câncer de colo de útero é 100% curável, mas que, se o diagnóstico for feito tardiamente, o tumor pode levar a paciente à morte:

“Com a campanha intensiva que estamos realizando desde o início deste mês em todas as nossas 13 UBSs, queremos mostrar para as mulheres que o câncer de útero é tratável, desde que seja remediado de imediato, ou seja, assim que o médico tiver o diagnóstico precoce em mãos”, finaliza o especialista.

Fonte: AB

França registra quatro casos de febre chikungunya

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada pelo governo francês sobre quatro casos de febre chikungunya registrados em uma mesma família que vive na cidade de Montpellier. Os casos foram confirmados pelo laboratório de referência francês no dia 20 deste mês. Esta é a primeira vez que o país registra transmissão local do chikungunya desde 2010.De acordo com a OMS, as quatro infecções ocorreram em uma mesma família, que apresentou sintomas entre o dia 20 de setembro e 12 de outubro. As pessoas infectadas vivem em uma localidade próxima de onde ocorreu um caso de chikungunya importado de Camarões.

A entidade ressaltou que a família não tem histórico de viagens e permaneceu no distrito onde reside, nos 15 dias que antecederam o início dos sintomas.

Ainda segundo a OMS, as autoridades de saúde francesas iniciaram as seguintes estratégias de saúde pública na tentativa de controlar a propagação do vírus: controle vetorial para impedir mais casos de transmissão local; conscientização sobre os sinais e sintomas da doença, sobre onde procurar ajuda e como se prevenir; e instruir profissionais de saúde sobre como lidar com os casos.

A febre chinkungunya é uma doença viral raramente fatal e transmitida por meio de mosquitos infectados. Os sintomas incluem febre alta e dor de cabeça, com dores significantes nas juntas e que podem persistir por várias semanas. Os sintomas começam a aparecer entre quatro e sete dias após a picada.

Fonte: AB

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vereador Tonho critica adiamentos de audiência pública em Ferraz

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT) da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho atacou o fato de o secretário municipal da Saúde, Luís Claudio Rocha Guillaumon já ter solicitado a Casa o adiamento por duas vezes consecutivas da audiência pública para prestar contas do setor referente ao 2º quadrimestre deste ano. Por isso, ele fez um requerimento cobrando uma posição oficial do Poder Executivo na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 20. Para ele, a transferência de datas, previamente, agendadas está causando sérios transtornos.

Afinal, toda a vez que a audiência pública é remarcada a Câmara Municipal acaba gastando dinheiro para fazer a publicação da nova data na imprensa conforme determina a legislação. Além disso, o vereador Tonho classifica a medida como uma falta de respeito para com a instituição e a sociedade local em geral. Na prática, a primeira audiência pública seria feita no dia 30 de setembro, mas, terminou sendo reagendada para esta quarta-feira, dia 22, às 9h, mas, a pasta da Saúde pediu, de novo, para remarcar para o dia 14 de novembro. Vale lembrar que a prerrogativa para agendar o evento é da CPSECLT.

Tonho ressalta ainda que o prazo legal previsto para a realização da audiência pública do 2º quadrimestre de 2014 seria até o final de setembro. Na Tribuna, o vereador pediu a saída do secretário da Saúde. “Na verdade, falta-lhe competência para gerir a pasta”, dispara Tonho.  Já o presidente da Câmara Municipal, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho disse que a crítica do colega, no tocante, a desmarcação da audiência pública pertinente e, ao mesmo tempo, cobrou o cumprimento da lei. Segundo ele, a Saúde precisa funcionar em todos os sentidos. O petista Claudio Ramos Moreira acrescentou que o atraso na prestação de contas na Saúde virou rotina pelo município.

Por outro lado, como a Secretaria Municipal da Saúde justificou o seu pedido de adiamento da audiência pública na última sexta-feira, dia 17, dizendo o Comus necessita de tempo hábil para emitir parecer quanto à prestação de contas condição essencial para que o material seja apresentado na Câmara Municipal, à vice-presidente do órgão Dulciléia da Silva Oliveira, a Dulce contestou essa versão em contato telefônico com a Assessoria de Imprensa do Legislativo, na segunda-feia, dia 20. Para ela, a pasta não tem enviado o seu relatório no período certo para o crivo dos conselheiros. "Portanto, a culpa pelo atraso não pode ser atribuída ao Comus", diz Dulce.

Fonte: AICMFV

Atender bem é obrigação. E bom negócio, por Ivan Hussni

Cliente insatisfeito é um problema maior do que parece. Além de desistir da sua empresa, ele migra para o concorrente, tende a falar mal do seu negócio (com a voz amplificada pelas redes sociais) e pode até recorrer a órgãos de defesa do consumidor. Portanto, suprir as necessidades e os desejos dele com produto de qualidade é imperativo. Mas sem um bom atendimento, o esforço para conquistá-lo corre sério risco de cair por terra. Posto isso, fica claro que dar atenção total a essa questão nunca é demais.

É ponto pacífico que todo cliente quer se sentir especial. E se a primeira impressão é a que fica, ela tem de ser, no mínimo, positiva. Contudo, não adianta acertar nesse momento e descuidar-se quando o cliente retornar. A excelência deve se tornar uma constante.

Quem atende precisa estar bem treinado, mas não pode agir de maneira mecânica, apenas repetindo procedimentos. Lembre-se: o cliente quer se sentir único. Educação, simpatia, cordialidade, boa vontade e conhecimento do que que é oferecido são pontos fundamentais. Porém, estar por dentro das características do produto ou serviço não significa assumir postura arrogante e desdenhar do consumidor como se ele fosse ignorante no assunto. As informações devem ser passadas de forma simples e direta, sem uso de termos que confundam ou inibam o interlocutor. Nunca menospreze o cliente achando que ele não pode pagar.

Passar a impressão de que quer se livrar logo do consumidor ou jogá-lo de um lado para outro da empresa são atitudes totalmente reprováveis (isso vale também para o pós-venda). Mostre rapidez, pois nenhum cliente tolera perder tempo.

A aparência de quem atende também merece cuidados. Ninguém gosta de ser recebido por uma pessoa mal vestida, suada, com cheiro de cigarro ou mascando chiclete. Desleixo jamais. O atendente representa a empresa e contribui decisivamente para a imagem do negócio.

O espaço físico e o ambiente devem ser agradáveis. Loja suja e desarrumada, assim como funcionários de cara amarrada são um tiro no pé.
Saiba ouvir. Sugestões são bem-vindas e reclamações não podem ficar sem solução.

O bom atendimento é mais do que uma obrigação, é um bom negócio, que pode representar seu diferencial.  Não se esqueça disso.

Ivan Hussni é Diretor técnico do Sebrae-SP

Viver é Lutar, por Eguinaldo Helio

Um poeta escreveu que viver é lutar. A vida é um combate, que aos fracos abate e aos fortes e bravos só pode exaltar. Essa também é uma verdade bíblica. Para nós que vivemos em um mundo que jaz no maligno (1 Jo 5.19) podem surgir ocasiões em que nos sentimos dentro de uma verdadeira guerra. Se estamos em um período de jejum então, muitas vezes a batalha se torna mais intensa. Parece que tudo conspira contra nós. Pessoas, situações, sentimentos interiores – sentimo-nos como se estivéssemos sendo alvo de ataques. E estamos mesmo. Por isso é preciso lutar.

De nada adianta ficarmos prostrados achando-se injustiçados pela vida. Dizer que Deus não nos ouve e não nos vê seria negar sua onipresença e onisciência. Achar que ele não nos ama é puro engano, pois é mais fácil uma mãe esquecer seu filho do que Deus se esquecer de nós. Abandonar os caminhos de Deus nesse momento é a maior tolice que alguém pode fazer, pois justamente Ele é a nossa força, nossa paz, nossa vitória.

O que podemos fazer nessa hora é levantar e combater. Combate o bom combate da fé, diz a Palavra. (1 Tm 6.12). Levantar nossa voz e clamar ao Senhor,  porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10.13). Mesmo que você não se sinta um vencedor, você é um vencedor. Aliás, a verdade da Palavra declara que somos mais do que vencedores (Romanos 8.37). Seus sentimentos nem sempre dizem a verdade (Jeremias 17.9).  Mas a palavra de Deus é a verdade (João 17.17).

Quando você levanta a voz e clama, louva e confessa a vitória, a presença, o amor e as promessas de Deus sobre sua vida, você está tomando posse da verdade de Deus. Você tem autoridade de Deus para repreender o inimigo (Lucas 10.19). Deus é fiel, enquanto o adversário é o pai da mentira. Ele quer que você acredite em coisas que não são reais. Todavia, você vai chamar por Deus e Ele vai ouvi-lo: Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem  (Salmo 138.3).

Se tem vontade de chorar, chore. Derrame seu coração perante o Senhor. Mas não pare por aí. Levante. Lute. Ore. Creia. Repreenda o inimigo. Marche. Louve. E vença em nome de Jesus.

Fonte: Devocionais e Esboços

Vereador Willians do Gás apoia redução de jornada de profissionais de enfermagem

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem lutam pela aprovação do projeto de lei nº2295/2000, que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais. O texto em tramitação na Câmara dos Deputados altera a lei nº7.498/86 que regulamentou o exercício dessas profissões no País. Para pressionar a votação da matéria de autoria do então candidato à vice-presidente da República na chapa de Maria Silva (PSB), deputado federal, Beto Albuquerque (RS), o vereador Willians Santos (PSB), o Willians do Gás apresentou moção de apoio na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 20.

Na moção de apoio em tramitação na Câmara Municipal, Willians do Gás define que a diminuição da carga horária de trabalho de profissionais de enfermagem objetiva, sobretudo, a preservação da saúde desses trabalhadores e, ao mesmo tempo, contribuir para aumentar a segurança dos próprios usuários. No texto, o parlamentar ferrazense cita ainda que no cenário atual no que se refere às políticas públicas, o pessoal da área de assistência social já conseguiu a sua redução da jornada de trabalho para 30 horas por semana. Para ele, não existe nenhum tipo de dúvida que a mudança no número de horas trabalhadas trará um impacto, altamente, positivo no dia-a-dia da categoria.

Além disso, a batalha pela aprovação do projeto, em Brasília, também justifica-se pela exposição direta às doenças, a acidentes e riscos profissionais. Enfim, o contato constante com muitas vidas em sofrimento, o perigo iminente da morte e a dor humana produzem como consequência o desgaste físico e emocional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A presente reivindicação da categoria não representa, meramente, uma ação corporativa de defesa de privilégios, mas sim, de uma briga por melhores condições de trabalho, já que, o profissional de enfermagem é o único que permanece no atendimento direto ao paciente durante 24 horas nos 365 dias do ano.

No fundo, trata-se de um anseio histórico da categoria que conta inclusive com a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão ligado a Organização das Nações Unidas (ONU). Pela OIT, a jornada de 30 horas é a melhor alternativa para trabalhadores da saúde e pacientes do planeta. A adoção da medida também ajudaria na criação de novas vagas no mercado de trabalho formal. A moção de apoio também assinada pela maioria da Casa poderá ser aprovada em única discussão na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 27, a partir das 18h. Depois, cópias serão enviadas para a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e para o Conselho Regional de Enfermagem no Estado de São Paulo (Coren).

Fonte: AICMFV

Inflação oficial fica em 0,48% na prévia de outubro

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), registrou uma taxa de 0,48% em outubro deste ano. O resultado é superior ao 0,39% da prévia de setembro e igual à taxa observada na prévia de outubro do ano passado. O dado foi divulgado hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA-15 acumula taxas de 5,23% no ano e 6,62% no período de 12 meses. A taxa acumulada no ano supera o teto da meta de inflação do governo federal, que é 6,5%.

O IPCA-15 mede a variação dos preços no mercado varejista. Reflete o aumento do custo de vida da população. O período de coleta de preços, que acontece em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionárias de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio), vai do dia 13 do mês anterior ao dia 13 do mês atual.

Os gastos com alimentos foram os principais responsáveis pela alta da prévia da inflação oficial. O grupo de despesas alimentação teve taxa de inflação de 0,69%, influenciada principalmente pelo aumentos de preços de 2,38% das carnes, de 3,52% da cerveja, de 1,75% do frango e de 1,35% do arroz.

O grupo de despesas habitação também teve influência relevante na prévia da inflação oficial de outubro, com uma taxa de 0,8%. Os consumidores sentiram impacto principalmente da energia elétrica (com alta de preços de 1,28%) e de gás de cozinha (de 2,52%).

O custo com vestuário também subiu (0,7%) na prévia de outubro. Os demais grupos de despesas tiveram as seguintes taxas de inflação: despesas pessoais (0,4%), saúde e cuidados pessoais (0,37%), transportes (0,25%), artigos de residência (0,13%) e educação (0,08%). O grupo comunicação não teve inflação.

Fonte: AB

Reunião do Conselho Municipal da Saúde de Poá será dia 29

No encontro acontecerá a posse do secretário municipal de Saúde como presidente do Conselho e a eleição do vice

A Secretaria Municipal de Saúde de Poá realiza no dia 29 de outubro, mais uma reunião do Conselho Municipal da Saúde. Com objetivo de discutir as ações e as políticas públicas voltadas para esta área, os conselheiros vão se encontrar na Casa dos Conselhos, no dia agendado, às 9h30. Para esta reunião está marcada também a posse do secretário municipal de Saúde, Ali Sami El Kadri, como novo presidente do Conselho.

De acordo com a diretora de planejamento da pasta de Saúde, Gislene Vieira Alves, além de o novo secretário assumir a presidência do grupo, será realizada ainda a eleição do vice-presidente e a informação sobre os novos representantes do gestor, tendo em vista, que para um Conselho, devem integrar membros indicados pelo Executivo. Os demais conselheiros escolhidos também por meio de eleição continuam até terminar o biênio.

Conforme explicou a diretora de planejamento, faz parte da reunião a leitura da ata do encontro anterior, já que o Conselho se junta mensalmente em prol do debate, sugestão e fiscalização da Saúde. Os membros terão conhecimento a respeito do Sistema de Pactuação de Metas, chamado de Sispacto, que apresenta os índices de acordo com os setores da Saúde para o ano de 2015.

“Este Sispacto é preconizado pelo Ministério da Saúde em que metas como investimento, qual índice deve aumentar ou diminuir, são apresentadas e o Conselho deve estar ciente disso, portanto na reunião os membros serão informados”, ressaltou Gislene.

Para o secretário de Saúde, Ali Sami El Kadri, o Conselho Municipal tem um papel importante, pois além de ser um canal com a sociedade civil, é um grupo que auxilia na fiscalização e nas políticas públicas voltadas para a Saúde do município. “É possível inclusive passar um panorama sobre a área”, ressaltou.

O prefeito de Poá, Marcos Borges, disse que a atuação dos Conselhos Municipais contribui positivamente para o desenvolvimento dos serviços públicos. “É essencial a participação de membros da sociedade civil e trabalhadores das áreas envolvidos em questões do município. Aproveito para agradecer a participação dos Conselhos na cidade”, definiu.

A Casa dos Conselhos está situada na Avenida Prefeito Francisco Rodrigues Filho, nº 421, Centro. O telefone para mais informações é .

Serviço:
Reunião Conselho da Saúde
Data: 29/10/2014
Horário: 09h30
Local: Casa dos Conselhos
Rua Prefeito Francisco Rodrigues Filho, nº 421 - Centro - Poá
Telefone: 4639-8069

Beltrame diz que a integração das polícias do Rio garante a pacificação

A integração entre policiais civis e militares das unidades de Polícia Pacificadora (UPP) garante o avanço do processo de pacificação nas comunidades do Rio. A conclusão é do secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame. Segundo dele, com a pacificação, as forças de segurança estaduais conseguem desenvolver ações de inteligência, que, normalmente, terminam em prisões. Salientou que, na maioria das vezes, as operações ocorrem sem necessidade de confrontos armados. “Já ocorreram operações integradas no Complexo do Alemão, no Pavão-Pavãozinho e no Morro dos Macacos, onde traficantes foram presos, permitindo o avanço do processo de pacificação. As ações integradas são a resposta policial para atos criminosos do tráfico. Não recuaremos um milímetro nessas comunidades”, assinalou.

Nos últimos três dias, as operações conjuntas nas comunidades da Ladeira dos Tabajaras (zona sul), Mangueira (zona norte) e Providência (zona portuária) resultaram em prisões e na apreensão de dois fuzis e drogas. Na Ladeira dos Tabajaras, foram presos quatro traficantes que participaram de um tiroteio na noite da última sexta-feira (17), além de uma mulher envolvida com tráfico de drogas. Dessa operação, participaram policiais da 12ª DP, em Copacabana, e da Unidade de Polícia Pacificadora Tabajaras/Cabritos. As equipes cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão e apreenderam um fuzil que, de acordo com as investigações, pode ter sido usado contra policiais militares.

Na Mangueira, um homem foi detido e apreendidos um fuzil calibre 556, dois carregadores, munições, uma granada e fardamentos do Exército, além de 99 frascos de lança-perfume, 49 comprimidos de ecstasy, duas embalagens com pasta base de cocaína, uma prensa hidráulica, balança de precisão e material para endolação de entorpecentes. No domingo, policiais da UPP Mangueira prenderam um homem conhecido como Paraíba, acusado pela morte do policial militar Thiago Rosa Coelho da Silva, na madrugada de sábado (18).

Na Providência, a operação apreendeu um artefato explosivo de fabricação caseira, 233 papelotes de cocaína, 162 pedras de crack e 40 trouxinhas de maconha, além de material para embalagem de entorpecentes. O trabalho envolveu policiais da 4ª DP, na Praça da República, centro do Rio, e militares da UPP local, com o apoio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC).

Fonte: AB

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Marcos Borges discute Passe Livre com representantes de movimento estudantil em Poá

O prefeito ouviu os estudantes e agendou uma nova reunião para sexta-feira (24)

Atento em relação às questões do projeto Passe Livre, que dispõe da gratuidade do transporte público na cidade aos estudantes, o prefeito de Poá Marcos Borges recebeu, na manhã desta segunda-feira (20), representantes do movimento que pedem este benefício. Esta é a segunda vez que o chefe do Poder Executivo poaense recebe o grupo com objetivo de ouvir as reivindicações e promover estudos para verificar as possibilidades de atendê-las.

No encontro foram feitos apontamentos, como a disponibilidade para o Passe Livre aos fins de semana, o custo do cartão, valores mínimo e máximo do salário considerado ideal e quilometragem máxima do percurso da viagem. De acordo com o prefeito, todas as questões colocadas em pauta serão analisadas por sua equipe técnica e uma nova reunião está agendada com o movimento para sexta-feira (24), às 8h30, no Paço Municipal.

“Quero ressaltar que sempre estou disposto a ouvi-los e agora temos que realizar estudos, tendo em vista, as questões debatidas nesta reunião. Estarei com as Secretarias de Planejamento, Fazenda e de Assuntos Jurídicos para verificar a viabilidade de inclusão ou retificações no projeto do Passe Livre”, disse Marcos Borges aos representantes do movimento.

O prefeito de Poá reforçou a importância da divulgação entre os estudantes sobre o projeto do Passe Livre. “Pela logística, o processo para tornar o Passe Livre de conhecimento dos alunos é realizar um trabalho nas escolas do município”, apontou.

Segundo informou o Poder Legislativo, o projeto de lei do Passe Livre, de autoria do Executivo, deve ser aprovado em segunda votação ainda este mês, no dia 29, porém uma nova Audiência Pública vai ocorrer no sábado (25), no plenário da Câmara. Foi explicado ainda aos representantes do movimento estudantil, que até mesmo com o projeto aprovado, existe a possibilidade de retificá-lo posteriormente.

Participaram da reunião, os secretários municipais Lauriston Barros (Transportes e Mobilidade Urbana) e Augusto de Jesus (Planejamento) e os vereadores Jeruza Lisboa Pacheco Reis, Mário Massayoshi Kawashima, o ‘Mário Sumirê’, Diogo Reis da Costa, o ‘Pernoca’, Welson Lopes, Antônio Nobre Ramos, o ‘Marquinhos Mecânico’, e Luiz Antônio Soares de Oliveira, o ‘Tonho’. O porta-voz do movimento em prol do Passe Livre Estudantil é Douglas Alves.

Fonte: SCP / Foto: Juliem Pereira

Liberdade, por Maria Regina Canhos

Enfrentamos atualmente momentos de frouxidão religiosa, moral e ética. Praticamente tudo é permitido, aceito, compreensível... Até verdadeiras barbaridades, que se pensava haviam sido erradicadas do comportamento humano, acontecem diariamente em plena luz do dia. Parece que as pessoas não pensam antes de tomar atitudes, apenas se deixam levar pelos impulsos. Vêm-me à mente leituras vinculadas aos estudos do pai da psicanálise, Freud, em que o mesmo afirmava que precisamos policiar nossos impulsos sexuais e agressivos. Biblicamente, encontramos em 1 Cor 6.12a: “Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas são proveitosas.” Pensar antes de realizar é um bom primeiro passo para não cometermos erros e imprudências; isso para não dizer “pecados”.

Em tempos modernos, quase ninguém se lembra de que “pecados” são pequenas ou grandes transgressões aos preceitos religiosos. Mas, afinal, será que alguém se recorda o que é religião? Pesquisadores do Censo perguntam qual a nossa crença religiosa, e muitos respondem automaticamente, quase sem refletir, porque é necessário ter uma resposta. No entanto, daquilo que é apurado, imagino faltar opções para “não praticantes”: católicos não praticantes, evangélicos não praticantes, espiritualistas não praticantes; porque parece que atualmente o que mais encontramos são “não praticantes”. A esse respeito, encontramos em Ap 3.16: “Assim, porque tu és morno, e não és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.”

O comodismo diante da prática religiosa é brutal. Cada qual deseja fazer como lhe apraz. Certo que todos erramos, e como, mas um erro não pode justificar os demais. Em Atos dos Apóstolos, capítulo 17, versículos 30 e 31, está escrito: “No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos". Sem arrependimento não há perdão, e sem perdão não há salvação. “Mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.” (Lc 13.3b)

Para aqueles que têm consciência, e percebem que devem cuidar de algo precioso além do corpo físico, que é a nossa alma, uma boa providência é a observância dos preceitos religiosos. Na primeira carta de Pedro, capítulo 2, versículo 16, podemos ler: “Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.” Muitas vezes, fazemos uso do livre-arbítrio que Deus nos dá para fazer opções desastradas e em desacordo com a vontade Dele. Depois fica difícil deixarmos de colher o fruto de nossas ações (Gl 6.7). Não há como plantar abrolhos e colher tesouros.

Precisamos nos posicionar quanto ao que queremos e desejamos para nossa vida presente e futura. Para isso temos liberdade. Viver intensamente os prazeres terrenos esquecendo-nos de nosso amanhã não parece ser escolha das mais sensatas, tendo em vista que todos envelhecemos, adoecemos e morremos. Urge cuidar também de nossa alma, praticando a justiça, pois: “Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada.” (Ez 18.20) Estejamos atentos, pois.

Maria Regina Canhos é escritora - e-mail: mariaregina.canhos@gmail.com


Ministério da Saúde garante acesso de presos aos programas do SUS

Portaria do Ministério da Saúde, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, aprova a adesão de estados e municípios à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. Foram contemplados os estados de Alagoas, Pernambuco e da Bahia. Entre os municípios, a portaria inclui Canoas e São Gabriel (RS), Araguatins do Tocantins, Miracema do Tocantins, Dianópolis, Babaçulândia, Lajeado e Pedro Afonso (TO), Rialma (GO), Manaus (AM), Mossoró (RN), Belém (PA) e Alto Alegre do Maranhão (MA).

A política entrou em vigor em janeiro deste ano, com o objetivo de garantir o acesso de pessoas privadas de liberdade no sistema prisional ao cuidado integral do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o ministério, a estratégia permite que o serviço de saúde no sistema prisional passe a ser referência da Rede de Atenção à Saúde do SUS, qualificando a atenção básica no âmbito prisional como a principal porta de entrada do sistema.

A portaria destaca que a transferência de recursos financeiros para estados e municípios contemplados está condicionada à habilitação de equipes de saúde no sistema prisional. Elas precisarão ser cadastradas previamente no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Fonte: AB

Defesa Civil de Poá participa de reunião do PAM

O encontro é realizado mensalmente e faz parte de um calendário anual. A defesa Civil integra este Plano

O Departamento de Defesa Civil, órgão da Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Poá, participou da reunião e visita técnica organizada pelo Plano de Auxílio Mútuo (PAM). O encontro ocorreu na semana passada na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Jardim Colorado, em Suzano.

A reunião, que é realizada mensalmente, faz parte de um calendário anual e segundo o agente de Defesa Civil de Poá, Moacir dos Santos, a cidade faz parte do PAM, que é formado por empresas privadas, Corpo de Bombeiros da região e Coordenadorias de Defesa Civil de vários municípios do Alto Tietê, entre órgãos e instituições.

De acordo com o agente, o PAM é uma instituição sem fins lucrativos, que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, municípios, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, bem como apoiar nas atividades em caso de sinistros.

Na reunião, além do conhecimento teórico que é oferecido através de palestras, foi feito o reconhecimento da planta do local, ou seja, o ETA, para que em caso de emergência seja prestado melhor atendimento, com rapidez e eficiência.

Para o Secretário de Segurança Urbana, Carlos Setsuo, a Defesa Civil do município está se equipando e se aperfeiçoando, principalmente com relação a treinamentos para que a cidade seja capaz de atuar com eficiência em caso de catástrofe, não somente no município, mas em auxílio também a toda a região do Alto Tietê.

Fonte: SCP

Nível do Sistema Cantareira está em 3,5%

Nova queda é registrada no nível de água do
 Sistema Cantareira, em São Paulo
O nível do Sistema Cantareira, hoje (20), está em 3,5%, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ontem, o reservatório estava com 3,6% de seu nível. No final da semana passada, a Sabesp informou que restavam apenas 40 bilhões de litros de água da primeira cota da reserva técnica do Cantareira que começou a ser retirada no dia 16 de maio.

Durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sabesp, na Câmara dos Vereadores, a presidente da companhia, Dilma Pena, admitiu que, se não chover nos próximos dias, a primeira parte da reserva técnica pode acabar em meados de novembro. A alternativa seria utilizar a segunda cota do volume morto, autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) no último dia 17.

De acordo com a Sabesp, a segunda cota acrescentará mais 106 bilhões de litros ao sistema. Mas a ANA determinou que o uso dessa cota obedeça regras que garantam o abastecimento da região metropolitana de São Paulo, até abril de 2015, sem prejuízo à bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A proposta de retirada gradual da reserva foi encaminha ao órgão federal no dia 10 de outubro, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee).

A retirada de água da segunda cota do volume morto chegou a ser vetada por uma liminar judicial, mas a decisão foi suspensa pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Fábio Prieto, a pedido da Sabesp e do Daee. A ação foi proposta pelos ministérios públicos estadual de São Paulo e o federal (MPF), com a intenção de garantir que a primeira parte do volume morto não se esgotasse antes de 30 de novembro.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Paulo deve ter temperaturas variando entre 13 graus Celsius (ºC) e 35 ºC, com o céu parcialmente nublado e pancadas de chuva. Para amanhã, a previsão é céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas e temperaturas que variam entre 8 °C a 30 °C. Na quarta-feira o céu deve estar parcialmente nublado, com pancadas de chuva isolada à tarde, no norte e noroeste do estado. As temperaturas variam entre 5 ºC e 32 ºC.

Fonte: AB / Foto: Divulgação Sabesp