Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 19 de novembro de 2011

Crianças negras ainda são preteridas por famílias candidatas à adoção


Três anos após a criação do Cadastro Nacional de Adoção, as crianças negras ainda são preteridas por famílias que desejam adotar um filho. A adoção inter-racial continua sendo um tabu: das 26 mil famílias que aguardam na fila da adoção, mais de um terço aceita apenas crianças brancas. Enquanto isso, as crianças negras (pretas e pardas) são mais da metade das que estão aptas para serem adotadas e aguardam por uma família.

Apesar das campanhas promovidas por entidades e governos sobre a necessidade de se ampliar o perfil da criança procurada, o supervisor da 1ª Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal, Walter Gomes, diz que houve pouco avanço. “O que verificamos no dia a dia é que as família continuam apresentando enorme resistência [à adoção de crianças negras]. A questão da cor ainda continua sendo um obstáculo de difícil desconstrução.”

Hoje no Distrito Federal há 51 crianças negras habilitadas para adoção, todas com mais de 5 anos. Entre as 410 famílias que aguardam na fila, apenas 17 admitem uma criança com esse perfil. Permanece o padrão que busca recém-nascidos de cor branca e sem irmãos. Segundo Gomes, o principal argumento das famílias para rejeitar a adoção de negros é a possibilidade de que eles venham a sofrer preconceito pela diferença da cor da pele.

“Mas esse argumento é de natureza projetiva, ou seja, são famílias que já carregam o preconceito, e esse é um argumento que não se mantém diante de uma análise bem objetiva”, defende Gomes. O tempo de espera na fila da adoção por uma criança com o perfil “clássico” é em média de oito anos. Se os pretendentes aceitaram crianças negras, com irmãos e mais velhas, o prazo pode cair para três meses, informa.

Há cinco anos, a advogada Mirian Andrade Veloso se tornou mãe de Camille, uma menina negra que hoje está com 7 anos. Mirian, que tem 38 anos, cabelos loiros e olhos claros, conta que na rotina das duas a cor da pele é apenas um “detalhe”. Lembra-se apenas de um episódio em que a menina foi questionada por uma pessoa se era mesmo filha de Mirian, em função da diferença física entre as duas.

“Isso [o medo do preconceito] é um problema de quem ainda não adotou e tem essa visão. Não existe problema real nessa questão, o problema está no pré-conceito daquela situação que a gente não viveu. Essas experiências podem existir, mas são muito pouco perto do bônus”, afirma a advogada.
Hoje, Mirian e o marido têm a guarda de outra menina de 13 anos, irmã de Camille, e desistiram da ideia de terem filhos biológicos. “É uma pena as pessoas colocarem restrições para adotar uma criança porque quem fica esperando para escolher está perdendo, deixando de ser feliz.”

Para Walter Gomes, é necessário um trabalho de sensibilização das famílias para que aumente o número de adoções inter-raciais. “O racismo, no nosso dia a dia, é verificado nos comportamentos, nas atitudes. No contexto da adoção não tem como você lutar para que esse preconceito seja dissolvido, se não for por meio da afirmatividade afetiva. No universo do amor, não existe diferença, não existe cor. O amor, quando existe de verdade nas relações, acaba por erradicar tudo que é contrário à cidadania”, ressalta.

Fonte: Agência Brasil

Governo vai aumentar consultórios móveis para atendimento a usuários de drogas


O ministro da Saúde Alexandre Padilha disse hoje (19), em São Bernardo do Campo (SP), que o governo federal vem estudando um conjunto de ações envolvendo vários ministérios para lançar, em breve, um plano amplo de enfrentamento ao crack e outras drogas, que inclui o serviço de consultórios móveis – também chamados de consultórios de rua - especializados no primeiro atendimento aos usuários de drogas.

“Uma das estratégias são os consultórios nas ruas. Haverá profissionais [de saúde] em unidades móveis que irão para as ruas, sobretudo onde tem as cracolândias ou cenas de usos [de drogas], para fazer uma busca ativa nessas pessoas que são dependentes químicas, oferecendo tratamentos para elas”, disse o ministro, em entrevista à imprensa antes de discursar para trabalhadores e sindicalistas presentes ao 7º Congresso do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Segundo Padilha, 80 consultórios de rua já estão atuando nos grandes centros do país, e a expectativa é de o programa ser levado para outras cidades. “Os consultórios nas ruas vão avaliar se a pessoa tem indicação de internação, se ela tem risco de vida. Sou absolutamente contra qualquer política de recolhimento compulsório. Isso não é feito pelo pessoal de saúde, mas por policiais que, as vezes, não estão preocupados sobre em qual lugar essa pessoa vai ficar. Temos a política de fazer uma busca ativa [por dependentes]. Em cada cidade, esse modelo estará adaptado à sua realidade”, disse.

O ministro declarou ainda que os consultórios de rua serão instalados em todas as cidades do ABC Paulista e também na capital. “Na conversa que tivemos com o prefeito [Gilberto] Kassab e com as secretarias municipal e estadual de saúde, acreditamos que houve interesse da prefeitura em apoiar a melhoria da rede de saúde, sobretudo as ações de sair em busca ativa, onde as pessoas estejam. O Ministério da Saúde quer ajudar o município a ter mais médicos, enfermeiros e profissionais nas ruas exatamente para que a primeira abordagem seja feita por profissionais de saúde”.

Segundo Padilha, a presidenta da República Dilma Rousseff tem exigido que esse novo plano de enfrentamento ao crack consista em uma ação conjunta, envolvendo os ministérios da Justiça, Educação e do Desenvolvimento Social, além da Saúde. “A presidenta tem exigido que esse plano tenha ações de vários ministérios. A presidenta Dilma, a ministra-chefe da Casa Civil [Gleisi Hoffmann] e o ministro da Justiça [José Eduardo Cardozo] têm coordenado esse detalhamento do plano. Queremos um plano que não seja só um anúncio de ações, mas medidas acontecendo de imediato”, disse o ministro sem detalhar quando o plano será lançado.

Durante discurso, o ministro falou também da necessidade dos estados “apertarem a fiscalização” sobre a Lei Seca, proibindo que pessoas alcoolizadas dirijam. “Se bebeu, não pode dirigir. Os estados que apertaram a fiscalização, como é o caso do Rio de Janeiro, reduziram em quase 30% os acidentes de carro e de moto”, disse.

Ao final Padilha destacou a necessidade de discutir formas de financiar a saúde no país e sugeriu que esse debate seja feito junto com a reforma tributária.

Fonte: Agência Brasil

Testinha recebe prêmio em Brasília por ter se destacado como uma das cem melhores Gestões Públicas do país


O prefeito Testinha e o vice Marcos Borges segurando
 os prêmios

O prefeito de Poá (SP) Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, esteve nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, em Brasília para receber o prêmio ANPV 2011 – “Excelência de gestão” concedido aos 100 Administradores Públicos que mais se destacaram pela qualidade de sua gestão. O prêmio foi entregue pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-prefeitos da República Federativa do Brasil.

O evento que foi realizado pela Associação com apoio da Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-prefeitos do Brasil (FREMAPREV) homenageou os prefeitos que se destacaram de acordo com uma pesquisa de avaliação sócio-administrativa. Para chegar aos resultados, inúmeros critérios foram levados em conta para as avaliações formuladas por técnicos, colaboradores e membros do comitê gestor. “Fiquei muito feliz com essa pesquisa, o que só comprova que estamos seguindo o caminho certo e que Poá está se desenvolvendo”, afirmou o prefeito Testinha.

Ainda de acordo com o prefeito, que esteve acompanhado do vice-prefeito Marcos Borges, esse prêmio só fortalece e incentiva a continuar trabalhando cada vez mais em prol da população e do crescimento do município. “Vamos dar prosseguimento aos projetos e, principalmente, a nossa dedicação em fazer o melhor pela cidade”, disse.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Poá / Foto: Fernando Araújo

Tiago Mattos se apresenta no Natal das Cataratas de Foz de Iguaçu


Ele participou do Programa Ídolos, na Record e foi um dos finalistas do concurso "Tem um Cantor Gospel lá em casa", no SBT, ganhando a gravação de um CD e um contrato com o selo MR1 Music & Entertainment. Cumprindo uma agenda bem apertada entre shows e entrevistas, Tiago Mattos no próximo dia 2 de Dezembro de 2011 vai participar da segunda edição do famoso "Natal das Cataratas", evento que já está na segunda edição e faz parte do calendário oficial da Cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

É a primeira vez que Tiago se apresenta num evento natalino e pretende surpreender o público fiel que já o acompanha, cantando lindas canções de Natal. A programação acontece de 24 de Novembro de 2011 a 9 de Janeiro de 2012. Além disso, o evento traz neste ano uma série de novidades, como a Vila do Natal, na Praça do Mitre, que concentrará os shows e apresentações artísticas. Além da Casa do Papai Noel, da Casa de Brinquedos e da Árvore de Natal de 20 metros de altura, construída com garrafas pet, o espaço vai ganhar feiras de artesanato e de gastronomia.

“A Vila do Natal será um local de encontro e de confraternização. E presépios de areia que serão instalados em cinco regiões da cidade. As atrações que iluminaram o Natal de Foz do Iguaçu no ano passado também estão de volta – como os pórticos instalados nas avenidas Brasil e Jorge Schimmelpfeng; as árvores de Natal nos principais cruzamentos da cidade; totens iluminados; 280 banners na Avenida das Cataratas com inscrição em diversas línguas; concurso de decoração natalina, entre outras.

Queremos fazer um evento à altura dos nossos atrativos e do potencial turístico de Foz do Iguaçu, mas à altura também da expectativa dos iguaçuenses. Para que a população curta, aproveite e participe de todas as atividades”, declarou o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, jornalista Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu. Outro sucesso da campanha do ano passado, e que volta neste ano, é o concurso de decoração natalina. Serão premiadas as melhores decorações em quatro categorias: residências, hotéis, lojas de rua e restaurantes. A meta para este ano é dobrar o número de participantes – pulando dos 250 inscritos no ano passado para mais de 500. Os prêmios para os vencedores serão viagens para diferentes destinos da América do Sul.

Para Tiago Mattos, o evento é um presente. São dele as palavras: "Ora, eu vou cantar na comemoração do aniversário de Jesus e na minha cidade. Agradeço a Deus por ter a oportunidade de fechar o ano com chave de ouro. Creio que será um momento em que as pessoas estão mais sensíveis e através da música, naquele dia, Jesus vai nascer em muitos corações".

Fonte: Assessoria de Imprensa

Justiça determina quebra de sigilo fiscal e bancário de Agnelo Queiroz e Orlando Silva


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou ontem (18) a quebra de sigilo fiscal e bancário do ex-ministros do Esporte Orlando Silva, do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e do policial João Dias.

O ministro Cesar Asfor Rocha, relator dos inquéritos que apuram denúncias contra os acusados, acatou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), encaminhado hoje ao STJ.

A quebra de sigilo será referente ao período entre 2005 e 2010, época em que supostamente ocorreram os desvios no programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. Asfor Rocha também acatou o pedido para tomar depoimento de Agnelo Queiroz, Orlando Silva e de mais 26 pessoas.

Os dois políticos serão ouvidos no próprio STJ, e as demais pessoas deverão prestar depoimento ao juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, que presidiu o inquérito quando ele ainda estava na primeira instância.

A Justiça determinou que o Banco Central envie todos os documentos sobre movimentações bancárias dos três principais envolvidos à PGR em até 30 dias.

A decisão também pede que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) informe se há comunicação de transações suspeitas ou qualquer outra informação de base de dados em relação aos três principais envolvidos e às empresas e entidades citadas na decisão.

O ministro determinou, ainda, que o material apreendido em poder de João Dias na Operação Shaolin, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal em abril do ano passado, seja periciado.

Fonte: Agência Brasil

Jornalista atribui o ataque de Edir Macedo contra igrejas pentecostais a debandada de fiéis da IURD


O jornalista Tony Goes, especializado em televisão e colunista da seção F5, do jornal Folha de S. Paulo, escreveu artigo analisando a polêmica reportagem do Domingo Espetacular sobre o fenômeno “cair no espírito”, veiculada no último domingo.

No artigo, Goes afirma ter tomado uma “dose extra de pachorra” para assistir a reportagem, que segundo ele “quebrou regras básicas do jornalismo” ao não mostrar depoimentos de pessoas ou fiéis que defendam a prática.

Para o jornalista, o motivo de a Record ter exibido a reportagem é a perda de fiéis que a Igreja Universal do Reino de Deus vem enfrentando. Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tony afirma que “estamos assistindo a uma guerra entre líderes evangélicos, e a razão é óbvia: o IBGE apontou, nos dados de seu último censo, que a Igreja Universal do Reino de Deus perdeu nada menos do que 24% de seu rebanho entre 2003 e 2009”, e que “mesmo com seu império midiático, a IURD manteve apenas três de cada quatro fiéis conquistados no início da década passada. É uma sangria e tanto”.

Prevendo que a disputa dure muito tempo, Goes acredita que “esta guerra está só começando, e vai sobrar tiro para todo lado”.

Para ele, a emissora coloca em risco toda a credibilidade que tenha com seus telespectadores. “Ao se propor a ‘desmascarar’ o ‘cai-cai’, a Record envereda por um caminho perigosíssimo. Para um não-crente, esta nem de longe é a prática mais questionável das igrejas evangélicas. Quando ataca diretamente suas rivais (apesar de não citar nomes), a IURD expõe um flanco vulnerável, que pode por em risco todo o movimento pentecostal, tanto o neo como o antigo”.

Fonte: Gospel Mais

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Em crise, jornalismo da Record é usado pela Igreja Universal


Inteiramente reformulado nos últimos anos, o departamento de jornalismo da Record vive o seu pior momento neste final de 2011. Ao mesmo tempo em que o “Jornal da Record” contabiliza os seus números mais baixos de audiência no ano, outro noticiário da emissora, o “Domingo Espetacular”, se vê acusado de praticar mau jornalismo contra um grupo religioso concorrente da Igreja Universal.

Vice-líder no horário, o “Jornal da Record” caiu para terceiro,  superado pelo SBT, ou viu o concorrente empatar no Ibope alguns dias em novembro. A audiência média do principal noticiário da emissora em outubro foi de 6,7 pontos, a mais baixo no ano.

O programa já trocou de horário inúmeras vezes em 2011. Em julho, deixou de concorrer com o “Jornal Nacional” e passou a ser exibido às 19h40. As mudanças decorrentes da passagem-relâmpago de Datena pela emissora e dos Jogos Pan-Americanos cobraram um preço alto. Desde então, a sua audiência vem caindo. Durante o Pan, o JR foi exibido excepcionalmente às 18h e depois dos Jogos voltou ao horário do primeiro semestre, começando às 20h30.

No esforço de recuperar a audiência perdida, o noticiário está dando mais ênfase a assuntos de comportamento e saúde, em detrimento de reportagens mais aprofundadas ou de investigação.

Mas o sinal mais eloqüente de que algo grave ocorre na Record foi a exibição, no domingo, 13, de uma reportagem de 39 minutos sobre um fenômeno religioso, encontrado em diferentes práticas neopentecostais, que o “Domingo Espetacular” ironizou chamando de “cai-cai”.

O apelido maldoso deve-se ao fato de que, tocados de leve por um pastor durante os cultos, os fiéis desfalecem, como que por mágica.

Na prática, a reportagem foi um ataque impiedoso aos pastores que fazem apologia desta prática, com o objetivo de alertar eventuais fiéis de que o “cai-cai” é, na verdade, charlatanismo ou obra do demônio. Contrariando uma regra elementar do bom jornalismo, a Record não ouviu nenhuma voz  em defesa dos religiosos atacados ao longo dos intermináveis 39 minutos da matéria.

Dentro da emissora, o ataque ao “cair no espírito”, como também é conhecida a prática, foi visto como uma vitória de setores da Igreja Universal do Reino de Deus que defendem a utilização da Record no ataque aos adversários religiosos e, também, no esforço de recuperar o número de fiéis, que estaria em queda.

A reportagem exibida no “Domingo Espetacular”, de fato, contraria a essência de todo discurso sempre defendido pelos principais nomes da emissora nos últimos anos, de que existe uma separação total entre a IURD e a Record.

Este tem sido o tom das raras manifestações públicas tanto de Edir Macedo, fundador da igreja e presidente da emissora, quanto de seus principais executivos, como Honorilton Gonçalves, vice-presidente artístico e de programação, e Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo.

Procurada para comentar a reportagem do “Domingo Espetacular” e a queda da audiência do “Jornal da Record”, a emissora informou que a abordagem sobre o “cair no espírito” foi “jornalística” e que o telejornal  sofre “oscilações” normais no Ibope, mas continua com vice-líder no horário.

Fonte: mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br

Lupi volta ao Congresso para explicar uso de avião


O ministro do Trabalho voltou ao Congresso, dessa vez para dar explicações aos senadores sobre o uso de um avião particular em uma viagem de trabalho ao Maranhão. Carlos Lupi assumiu ter usado o jatinho, mas disse que cabe a um ex-auxiliar dele dizer quem pagou o aluguel.

Click e Assista a Reportagem:

Fonte: Agência Brasil

100 anos da Assembleia de Deus comemorado em SP e Barueri

Em comemoração aos 100 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, houve uma grande concentração no Estádio do Pacaembu em SP de uma vertente da Igreja e outra festa em Barueri interior de São Paulo.

Fonte: Infor Gospel

Exército dos Estados Unidos testa míssil cinco vezes mais rápido que o som


O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou que o Exército norte-americano testou de forma bem-sucedida uma nova arma capaz de atingir cinco vezes a velocidade do som. A chamada Arma Hipersônica Avançada foi lançada do Havaí e atingiu seu alvo, o atol de Kwajalein, a 3,7 mil quilômetros de distância em menos de meia hora.

De acordo com as autoridades norte-americanas, o míssil, que pode ter o percurso alterado para evitar que passe pelo espaço aéreo de determinados países, é parte de um programa para que os Estados Unidos tenha capacidade de atingir qualquer país do mundo em apenas uma hora.

O programa militar norte-americano é denominado Iniciativa Estratégica de Defesa Estratégica. O objetivo é construir um sistema de defesa capaz de impedir um ataque nuclear contra o território dos Estados Unidos. O programa também ficou conhecido como guerra nas estrelas.

Fonte: Agência Brasil

Terceira Via: "Uma porta grande e eficaz"

O primeiro entrevistado da série é o pastor Geremias do Couto, que primeiro tomou a iniciativa de propagar a ideia da Terceira Via na CGADB não só nas redes sociais, mas também em encontros com diferentes lideranças das Assembleias de Deus, que se mostraram abertas à possibilidade como forma de romper a polarização existente.

Pastor Geremias do Couto serve às Assembleias de Deus no Brasil como ministro desde 1977, quando foi ordenado ao ministério com 23 anos. Foi integrante da equipe de evangelismo do saudoso missionário Bernhard Johnson e missionário entre o povo de língua portuguesa nos Estados Unidos, numa época de pouquíssimos brasileiros e muitos portugueses do continente e das ilhas. Dirigiu naquele pais o primeiro Instituto Bíblico de Língua Portuguesa, localizado na cidade de Fall River, Massachuchets. Foi redator dos periódicos da CPAD, fez parte da equipe do Departamento de Educação Cristã da mesma editora, onde também chefiou o Departamento de Jornalismo até assumir a então Diretoria de Publicações, além de escrever comentários para a Escola Dominical. Coordenou o projeto Minha Esperança no Brasil nos anos 2007/2008 e mantém vínculos fraternos com a Associação Evangelística Billy Graham. Casado com a profª. Debora Couto, o casal tem três filhos: Giselle Couto, escritora e esposa de Rodrigo Miguel, André Couto, pastor em Brasília e esposo de Jeanyne Couto, e Marcelle Couto, cantora e ainda solteira. O pastor Geremias do Couto é jornalista e Bacharel em Teologia.

Vamos à entrevista:

O que o levou a tomar a iniciativa de propagar a ideia da Terceira Via na CGADB?
Não foi uma iniciativa fácil. Considerava-me a pessoa menos indicada para começar este movimento, pelos desafios que representam, e sabia, como sei, dos grandes obstáculos que terão de ser vencidos para que a Terceira Via na CGADB se torne viável. Mas há alguns meses fui motivado a ler Neemias e entendi que, institucionalmente, a nossa CGADB vive momentos muito parecidos com a situação experimentada por Jerusalém, cujos muros estavam destruídos, a cidade arrasada, necessitando de alguém que reerguesse o espírito do povo para reconstruir Jerusalém. As decisões tomadas por Neemias me inspiraram. O seu exemplo me fez seguir adiante.

O irmão tem conversado com líderes assembleianos sobre a proposta?
Sim. Tenho conversado muito e encontrado bastante receptividade. É óbvio que neste primeiro momento nossas conversas giram em torno do que a Terceira Via representa como proposta e que estratégias podemos usar para levá-la a bom termo. Mas vejo uma “porta grande e eficaz” sendo aberta para que vivamos tempos de verdadeiro avivamento nas Assembleias de Deus a partir de mudanças que podem ser efetuadas na CGADB, se todos entendermos o significado da Terceira Via.

O irmão não teme as pressões para que desista da empreitada?
Em primeiro lugar, a proposta da Terceira Via já saiu de minhas mãos e tomou voo próprio, com a adesão de vários companheiros que nos ajudam a propagá-la pelo país. Ela, hoje, pertence a centenas de pastores da CGADB. Em segundo lugar, se esta for a vontade de Deus, nenhuma pressão será suficientemente forte para deter a marcha da Terceira Via. Em terceiro lugar, as pressões, ao invés de enfraquecerem a proposta, só fazem fortalecê-la. Em quarto lugar, embora me considere frágil e incapaz, não só levo muito a sério a Terceira Via como algo que Deus pode estar pondo em nosso coração, além de não me esquecer do conselho de Provérbios 24.10: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena”.


Não teria sido melhor para o irmão deixar de envolver-se nessas questões para não vir a ser prejudicado?
Faço todo o esforço para olhar o Reino de Deus em primeiro lugar. É dessa forma que me posiciono quanto à Terceira Via. Se qualquer prejuízo que eu tiver trouxer glória ao nome de Cristo, bendito prejuízo! Por outro lado, lembro-me da história de um cidadão que sempre passava por uma cerca de arame farpado e dizia: "Alguém ainda vai furar os olhos aqui, se esta cerca não for removida". Era o mesmo discurso todos os dias até que ele mesmo furou os olhos e ainda resmungou: "Eu não disse que alguém ainda iria furar os olhos aqui?" Nossa luta é para não deixar chegar a esse ponto.

O pastor Jesiel Padilha, ao propor a moção de apoio à reeleição do pastor José Wellington Bezerra da Costa, disse que a Terceira Via não tem nomes fortes e não dispõe de um arco de alianças para apoiá-la. O irmão considera que isso seja uma fragilidade da proposta?
Para começar, considero um desrespeito achar que não haja, entre milhares de membros da CGADB, nomes preparados que possam concorrer à presidência da CGADB. Por outro lado, o que o pastor mencionado considera uma suposta fragilidade é, na verdade, a grande força da Terceira Via. Ela não nasce capitalizada por um nome. Ela não é fruto de partidarismos. Ela não é a composição de alianças em busca do poder institucional. A Terceira Via é uma proposta, uma filosofia, que, na medida em que for sendo sedimentada e ganhe a confiança da maioria de nossos pares, os nomes que vierem a ser escolhidos para representá-la para concorrer à presidência e aos demais cargos da Mesa Diretora já estarão respaldados para o papel que terão de desempenhar.

O irmão acredita na Terceira Via?
Acredito. Se não acreditasse, já teria desistido há muito tempo.

Fonte: http://www.terceiraviacgadb.com.br

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Programa Gás Legal autua mais de mil revendedores de botijões em um ano e interdita a metade


Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autuou mais de mil revendedores autorizados de botijões de gás entre outubro de 2010 até ontem (16). Desse total, metade teve o estabelecimento interditado por motivos de segurança, abastecimento irregular e outros problemas.

Os dados foram divulgados hoje (17), no Rio de Janeiro, durante o balanço dos doze meses do Programa Gás Legal, criado em setembro do ano passado, em uma parceria entre a ANP e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), para disciplinar o mercado de gás liquefeito de petróleo (GLP) no país.

Foram fiscalizados quase 4 mil pontos de revenda de GLP, de 25 capitais, entre distribuidoras, revendedores autorizados e pontos clandestinos. O maior problema identificado entre os estabelecimentos legalizados é o excesso de botijões armazenados.

De acordo com o coordenador do Comitê Nacional de Erradicação do Comércio Irregular da ANP, Aurélio Amaral, o programa se soma a uma série de medidas do órgão para que a punição chegue de fato ao infrator. “Julgamos 13,6 mil processos em um ano. Isso elevou a arrecadação de multas, de 2009 para 2010, em 112%. De uma arrecadação que beirava R$ 22 milhões por ano atingimos cerca de R$ 52 milhões em 2010 e a tendência é continuar nesse nível”.

O presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello, informou que mais de 17 mil pontos de vendas informais foram identificados pelo sindicato, por meio de denúncias. Segundo Mello, é obrigação das prefeituras fiscalizar os locais de revenda e distribuição, mas a participação dos Poderes locais ainda é muito pequena nesse setor. “Mais importante do que a quantidade de estabelecimentos fiscalizados é a frequência dessa fiscalização. Não adianta interditar um ponto irregular e voltar lá cinco anos depois. É fundamental maior envolvimento e comprometimento das prefeituras nesse processo, que ainda são muito baixos”, disse Mello.

“Faremos um projeto piloto no eixo Rio-São Paulo no início de março de 2012, durante dois meses, para avaliar o material, fazer uma ou outra modificação e, no segundo semestre, lançaremos essa campanha nacionalmente. Além disso, nosso objetivo não é apenas autuar e fiscalizar, mas também o de coordenar esse mercado através da orientação e da educação dos agentes econômicos”, acrescentou o presidente do Sindigás.

O programa também legalizou mais de 10 mil revendedores que procuraram a ANP para se regularizar e promoveu palestras educativas. O próximo passo será a interiorização do programa e o lançamento de uma campanha de identificação das revendas legais para o consumidor.

Segundo um dos coordenadores do programa, Marcelo Sousa, até meados de 2012, serão distribuídos adesivos para veículos, placas e crachás para os revendedores autorizados de botijões de gás, a fim de que se identifiquem para os consumidores.

De acordo com a ANP, existem 45 mil revendas legais de gás de botijão e outras 45 mil que atuam irregularmente nos 5.561 municípios brasileiros. O GLP está presente em cerca de 53 milhões de lares, o que representa 95% dos domicílios brasileiros. O setor reúne mais de 350 mil trabalhadores diretos e indiretos. A cada mês, são vendidos 33 milhões de botijões em todo o país. O setor conta com 22 distribuidoras e 40 mil revendas.

O consumidor pode ligar para 08009700267, ou se informar pelo site da ANP, para saber se o ponto perto de sua casa é autorizado, além de fazer denúncias, críticas e sugestões.

Fonte: Agência Brasil

RedeTV e Hospital do Câncer de Barretos lançam campanha RedeTV! Direito de Viver


Campanha será lançada neste domingo, dia 20 de novembro, com um megashow que reunirá o elenco da emissora e grandes nomes da música

A RedeTV!, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, vai promover a segunda edição da campanha RedeTV! Direito de Viver, para arrecadar recursos em prol da instituição. A campanha  tem por objetivo concluir a construção do Hospital de Oncologia Infantil do HCâncer de Barretos que terá capacidade para atender 600 crianças em um ambiente apropriado e totalmente independente das alas destinadas aos adultos.  Durante a maratona televisiva deste ano, que terá duração de 22 dias, os programas da emissora passarão a exibir matérias especiais, mostrando o trabalho do HCâncer Barretos.

Nos dias 20 de novembro e 11 de dezembro, nos estúdios da RedeTV!, em São Paulo, serão promovidos dois shows em benefício da campanha, com a participação de grandes nomes da música nacional. Os eventos, que serão transmitidos ao vivo, irão contar com a participação de todos os apresentadores da emissora e, entre os convidados, estarão empresários e colaboradores do Hospital de Câncer de Barretos. A direção será de Cezar Scarpato.

Para  o primeiro grande show, que acontecerá neste domingo, dia 20, das 18h às 21h, já estão confirmadas as participações de Michel Teló, João Bosco e Vinícius, Fernando e Sorocaba, Padre Fabio de Melo, Hugo e Tiago, Rionegro e Solimões, Gian e Giovani e a dupla João Carreiro e Capataz.

O show de encerramento será no dia 11 de dezembro, das 18h às 21h, e contará com a presença de Victor e Leo, Ataíde e Alexandre, Zé Henrique e Gabriel, César Menotti e Fabiano, Sergio Reis, Ministério de Louvor Diante do Trono, entre outros nomes.

O projeto
A campanha Direito de Viver surgiu em 2002 para suprir dificuldades financeiras do hospital. Com um déficit mensal de cinco milhões de reais, a instituição realiza, por dia, três mil atendimentos gratuitos através do SUS (Sistema Único de Saúde), reúne 250 médicos, serve sete mil refeições a pacientes vindos de todos os estados brasileiros e ainda mantém 13 alojamentos oferecidos gratuitamente a pacientes e seus acompanhantes, com 650 lugares. O Hospital de Câncer de Barretos, sob o comando de Henrique Prata é, hoje,  o quarto serviço do mundo em atendimento público de excelência, e isso só se tornou possível graças a ajuda recebida através das doações. Em 2010, o HCâncer de Barretos realizou a primeira edição da campanha Direito de Viver em parceria com a RedeTV!, que resultou na arrecadação de cerca de 13 milhões de reais em doações para o início da construção do Hospital de Oncologia Infantil.


Doações
As doações poderão ser feitas a partir de 20 de novembro até 11 de dezembro, através dos telefones:
            0500 504 12 07       para doar R$  7,00
            0500 504 12 15       para doar R$ 15,00
            0500 504 12 20       para doar R$ 20,00

Para valores acima de R$ 20,00, os doadores deverão acessar o site: www.cliquecontraocancer.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Taxistas aprendem inglês para Copa de 2014


Os taxistas brasileiros correm atrás de cursos de língua estrangeira para não fazer feio na Copa do Mundo de 2014. O Sebrae oferece 80 mil vagas para esses profissionais, que querem se destacar e atender melhor o turista.

Click e Assista a Reportagem:

Fonte: Agência Brasil

Marco Feliciano fala sobre a corrupção, que na gestão Dilma já abateu um ministro a cada 50 dias


Pr. e Deputado Federal Marco Feliciano

Nunca um inquilino do Palácio do Planalto em primeiro mandato perdeu tantos integrantes do primeiro escalão em tão curto espaço de tempo. Com 10 meses de mandato a presidente Dilma Roussef já teve de demitir seis ministros.

Desde a primeira demissão, a do ministro Antonio Palocci (Casa Civil), em junho, até a saída de Orlando Silva (Esporte), Dilma afastou um subordinado a cada 23 dias. De janeiro até agora, foi um a cada 49,8 dias.

No mês de julho o jornal espanhol El País publicou um texto com o título: “Por que os brasileiros não reagem a corrupção de seus políticos?”, o texto fui assinado pelo jornalista Juan Arias e questionava o fato da sociedade ter encarado a queda de dois ministros de forma normal. Passados quatro meses a população se mobiliza contra a corrupção, ainda que de forma não tão expressiva.

Dos seis apenas um não foi acusado de irregularidades, Nelson Jobim (Defesa). Dos que saíram, houve desde quem saiu por que pagava a governanta com dinheiro público (Pedro Novais) a quem se viu acusado de comandar esquemas milionários (Alfredo Nascimento).

O ministério do Esporte deixou um rombo no patrimônio publico de aproximadamente R$ 700 milhões – mesmo valor que Dilma pretende investir para erradicar a miséria no Nordeste.

O correspondente Michael Caceres procurou saber como anda a situação dos ex-ministros e qual a posição da Bancada Evangélica em relação a corrupção no país.

Antonio Palocci
Entre os ministros era o mais influente, o então chefe da Casa Civil caiu em meio ao escândalo envolvendo suas atividades como consultor de empresas e suspeita de enriquecimento ilícito.

Investigações Suspeito de lavagem de dinheiro no aluguel de um apartamento, está sob investigação criminal, aberta pelo Ministério Publico de São Paulo, segundo o jornal Folha de São Paulo.

O Ministério Publico Federal também investiga o ex-ministro, em Brasilia. Ele voltou a trabalhar como consultor de empresas.

Wagner Rossi
Acusado de chefiar esquema de corrupção e de acobertar a distribuição de propinas a 30 passos do seu gabinete no Ministério da Agricultora.

Esta sendo indiciado em um inquérito da Polícia Federal, em que outras oito pessoas também são investigadas, por participação no esquema de propinas.

A CGU abriu sindicância para investigar suposta atuação no esquema e supostos pagamentos indevidos a empresas.

Alfredo Nascimento
Sob seu comando, o Ministério dos Transportes está sendo acusado de diversas irregularidades. A corrupção na pasta levou a queda de toda a cúpula.

O Supremo Tribunal Federal recebeu da Procuradoria-Geral um pedido de investigação contra o ex-ministro.

A Polícia Federal irá investigar dezenas de obras do Dnit.

De acordo com a CGU o ministrou deixou um prejuízo de R$ 682 milhões no Dnit.

Pedro Novais
Foi obrigado a deixar o Turismo após a descoberta de que ter pago a empregada doméstica com verba pública por sete anos – mesmo com um patrimônio estimado em R$ 6,3 milhões.

O PSOL pediu investigação junto a Corregedoria da Câmara sobre as denúncias.

Deve receber uma representação da Procuradoria-Geral da República por malversação de verbas públicas

A CGU apura irregularidades que deram origem à Operação Voucher.

Após demissões apurações são esquecidas por políticos

Após o calvário de denuncias e acusações, as supostas irregularidades derrubaram os políticos. Com a queda, as suspeitas perderam força e deixaram de ser o centro das preocupações do Planalto e da oposição.

Apesar de a mídia deixar de cobrir estes políticos após suas quedas e as suspeitas saírem das manchetes, isso não significa que elas deixem de existir. Mas após o afastamento dos suspeitos os deputados deixam de buscar apuração.

O correspondente Michael Caceres procurou o Deputado Federal, pastor Marco Feliciano. Leia a entrevista na integra:

Michael Caceres – A gestão Dilma tem abatido um ministro a cada 50 dias. Como o senhor vê estas quedas?
Marco Feliciano – A principio, do ponto de vista de um brasileiro que ama seu país e odeia qualquer tipo de corrupção, vejo com bons olhos. Todavia, agora como político, fico intrigado sobre o fator MOTIVAÇÃO, ou seja o que MOTIVA a mídia e a Presidente a expor e agir assim? É sabido por todos, que, enquanto não houve uma reforma política, que moralize as campanhas políticas, a corrupção estará presente sempre no cenário politico nacional. Deixemos a hipocrisia de lado e pensemos um pouco, por que logo após todo governo ser contemplado com a vitória existem as “brigas” por cargos? Por que tais cargos são chamados de “primeiro escalão, segundo escalão e terceiro escalão? Por que existe uma disputa frenética pelos altos cargos nas estatais? Dai advem os fundos de campanhas. Todos os ministérios possuem isso! Legislativo e Executivo se acostumaram com isso. Então mais uma vez pergunto, por que a mídia insiste e a Presidente age? Quanto o governo federal investe nestas mídias? Descubra e responda a si mesmo…

Michael Caceres – Brasil já foi notícia no jornal El País, questionando a posição da população diante de tanta corrupção. O senhor acredita que falta uma reação popular?
Marco Feliciano – Ajuda muito. A opinião popular sempre terá uma influencia gigante em questões politicas, por que na verdade, quando falamos que o Brasil é regido por 3 Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), nos esquecemos o quarto poder é o maior de todos: O PODER SOBERANO DO POVO. Pois é o povo que comanda o Regime Democrático com seus votos.

Michael Caceres – Os ministros afastados por corrupção estão sobre investigação. O senhor acredita que algum pode ser indiciado por crime?
Marco Feliciano – Nossa justiça é lenta, acredito eu que o intento já foi alcançado, ou seja, quem tinha interesse no cargo do ministério atingido já se beneficiou, mas a esperança é a ultima que morre né? Vamos crer.

Michael Caceres – Qual a posição da bancada evangélica em relação as quedas nos ministérios por corrupção?
Marco Feliciano – A bancada evangélica não é um partido, ela é supra partidária, e se reúne esporadicamente para tratar de assuntos específicos. O Presidente da Frente nos convocou dia destes e falando sobre o assunto corrupção, nos informou que a Frente iria se manifestar, o que teve nosso total apoio e consentimento, afinal, a frente que luta pela família, entende que a corrupção fere diretamente a família brasileira.

Fonte: O Verbo / Foto: Fabio Oliveira

Zeca Baleiro afirma que crentes são “pragas do Egito” e afirma que “Deus está morto”


O músico Zeca Baleiro, declarou em um artigo escrito para o site da Revista IstoÉ, que não acredita em Deus. “Não creio em Deus. Pelo menos não da mesma forma que um cristão ou um muçulmano. O “Deus” que me interessa é um Deus mais “filosófico” (ou mesmo “teológico”) que um Deus santíssimo. Aí está a grande questão. A filosofia é, grosso modo, a possibilidade de relativizar as coisas, e para as religiões não há relativização possível. Ou é céu ou inferno, ou pecado ou virtude, ou Deus ou diabo, bem ou mal”.

Em seu artigo, Baleiro faz uma comparação entre o crescimento dos evangélicos atualmente com a popularização do islamismo nos anos 60 e 70, e classifica esse crescimento como pragas do Egito. “Hoje também evangélicos às pencas, dispostos a carregar mais ovelhas para seu rebanho, invadem a internet como pragas no Egito para difundir seu pensamento moral totalitário em comentários nem sempre felizes ao pé de blogs e sites de notícias”.

As críticas alcançaram também os católicos, por quem Baleiro afirma ter “apreço pelos ritos e curiosidade por vidas de santos”. O músico afirma que o Papa Bento XVI não tem carisma, e que os católicos tentam “com a Renovação Carismática a volta dos fiéis pela espetacularização da fé através da missa-show e do sermão-palestra motivacional”.

“Com esses questionamentos acerca da fé, me indago: estarei eu sendo um fundamentalista também?”, pergunta Baleiro, para quem a melhor definição para o Deus dos cristãos e muçulmanos é a que o filósofo Nietzsche propôs: “Deus está morto”.

Fonte: Gospel Mais

Terceira Via na CGADB inaugura blog


Após a repercussão da proposta da Terceira Via na CGADB, não só nas redes sociais, mas também entre centenas de pastores filiados à instituição, um novo passo foi dado para ajudar na propagação da ideia por todo o país: a criação de um blog, que passou a fazer parte da blogosfera no dia 15 de novembro e pode ser conectado através do seguinte endereço: www.terceiraviacgadb.com.br

Segundo o pastor Geremias do Couto, que tem sido um dos principais motivadores da ideia, com a chegada de novos companheiros, aliada à proporção que a proposta alcançou, era necessário criar um espaço formal para galgar mais uma etapa neste processo de aglutinação das lideranças pastorais que compreendem a necessidade se ter uma nova opção para a presidência da CGADB, além dos nomes já conhecidos e polarizados.

A criação do novo blog teve a colaboração de várias pessoas, que também participaram da campanha pela unidade nas comemorações do Centenário, entre eles o pastor Daladier Lima, de Pernambuco, que será um dos moderadores, e o irmão Elian Soares, de Sergipe, que formatou o “template” e criou a logo para dar uma identidade visual à proposta.

Em sua página de apresentação, o blog se propõe a ser um espaço aberto para discutir a proposta da Terceira Via, ouvir as sugestões e permitir até mesmo o contraditório para que todos tenham a noção clara do que se pretende com essa nova opção para a CGADB.

Diversas iniciativas estão previstas, na página inicial, além das seguintes janelas: O Projeto, Propostas, Entrevistas e Movimento de Oração. Segundo os responsáveis, o Movimento de Oração é a prioridade das prioridades nesta fase.

Ele terá como propósito – afirmam – permitir que as pessoas se inscrevam e, com isso, a Terceira Via na CGADB, a proópria instituição e todos os procedimentos previstos até a Assembleia Geral Ordinária, em 2013, estejam cobertos pela oração de milhares de intercessores em todo o pais.

Fonte: Blog do Pr. Geremias do Couto / Portal Padom

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Acompanhe a volta do feriado em São Paulo


Milhões de brasileiros voltam para casa depois do feriado prolongado nas principais cidades do país. Na região sudeste a chuva atrapalhou e o retorno começou ontem, o que provocou congestionamento em algumas rodovias do Paraná e São Paulo. Quem deixou para voltar hoje encontra chuva e pistas molhadas.

O repórter Gustavo Minari acompanha o retorno dos paulistanos na sala de controle da rodovia dos imigrantes, considerada a mais moderna da América Latina.

Click e Assista a Reportagem:

Fonte: Agência Brasil

Capital paulista está em estado de atenção e com vários pontos alagados devido às chuvas


A cidade de São Paulo está em estado de atenção, devido ao potencial de alagamentos em decorrência da chuva. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), há 11 pontos de alagamento, mas todos transitáveis. Alguns desses pontos estão na região da Marginal Pinheiros, um deles próximo à Ponte Euzébio Matoso e mais um, próximo à Ponte Roberto Rossi Zuccolo.

Os outros pontos de alagamento estão na zona leste, em São Mateus, no centro, na área da Sé, na região da Móoca, próximo à Ponte do Tatuapé, e na Lapa, em dois locais próximos às marginais Pinheiros e Tietê. Além desses, há pontos alagados e transitáveis na Marginal Tietê, na altura da Ponte da Casa Verde e três pontos no Butantã.

De acordo com o CGE, as áreas de instabilidade do tempo continuam atuando por toda a cidade e devem permanecer assim durante todo o dia, provocando chuvas de intensidade fraca a moderada.

Fonte: EBC

Pr. Teófilo Karkle busca pessoas loucas por missões


Carta Missionária - Pr. Teófilo Karkle e Mis. Ivone Karkle

Ninguém pode colocar limitações em você, ajude-nos a quebrar esses paradigmas, contribua com missão fora das quatro paredes.

O campo é o mundo, independente de tua denominação.

Dinheiro de Missões não pode ser para os Cofres, mas para os Pobres.

Sempre gostei de ver reportagens de aventureiros em expedições de alto risco, como aquelas de cruzar os oceanos, ou de subir nos pontos mais altos de uma cordilheira, ou de percorrer todo o leito de um rio desde sua nascente até a sua desembocadura no mar, como tem acontecido no rio Amazonas.

Pensando nisso, nunca vi algo parecido para Jesus, para chamar atenção de um povo inteiro de uma nação, para se interessar num projeto missionário. É o que pretendemos fazer com estes escritos, despertando em você essa ideia fantástica.

Tenho certeza que Deus Despertará nos 5564 municípios do Brasil, alguém interessado a fazer parceria conosco e logo receber informações dos resultados alcançados ou quem sabe estar corpo a corpo nesta fantástica aventura para ganhar vidas para o Nosso Senhor Jesus.

Aprendi em Missões, nos meus 20 anos de atuação, que tenho uma nação inteira como campo de atuação, as divisões geográficas não podem me parar, nem mesmo dos monopólios de uma denominação. Como falou o apostolo Pedro na sua segunda carta, capitulo dois e versículo três E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas...

Veja só que fantástico, nem precisamos usar combustível para percorrer os milhões de kilometros do nosso imenso Brasil, nem mesmo usar o correio tradicional para enviar milhares de cartas contando deste projeto missionário. Sendo que primeiro teríamos que fazer um banco de dados, de endereços de cristãos, isso seria um desgaste tremendo. Nem todo o mundo lê os artigos, os apelos, que são enviados em milhares de cartas, creio que a porcentagem de pessoas que respondem a este tipo de desafios são as mínimas.

Mas via internet, em site que podemos publicar grátis, ou no mundo da blogosfera, tudo é rápido e a informação se multiplica entre os milhões de usuários da rede. Quem estiver lendo estas linhas até agora, é por que tem um interesse muito grande no tema desta aventura.

Por si só, e de maneira gratuita, os filtros aplicados serão naturais, ao ler este artigo, evitando assim um desperdício de milhares de reais com impressões de folders, de revistas, para captar a atenção de pessoas no nosso imenso Brasil. Sempre será assim tipos de pessoas especificas, buscam temas específicos dentro de sua área na internet.

Quero te felicitar se chegasse aqui nestas linhas, isso me indica que você chegará até ao final do tema. Pedimos para você não deixar de dar sua opinião, ou de comentar entre seus conhecidos estes escritos. Se quiser me enviar um e-mail, nosso endereço esta no final deste texto.

O povo brasileiro é Generoso com missões, e também são muito inteligente, eles sabem onde realmente a obra esta sendo feita e onde ela esta sendo enfeitada. Onde os cultos são de missões, são de veras ou onde somente tem cultos de missões e ofertas missionárias, que ficam ali mesmo na igreja que arrecadou ou para um cofre centralizado.

Como esta acontecendo nos eventos de missões, onde de paixão não tem nada, mas sim é puro mercado.
Se eu fosse esperar que alguém abrisse um Cofre desses para me oferecer o respaldo necessário, eu não estaria em preparativos para a viagem missionária.

Se eu fosse esperar resposta de e-mail que mandei a certas pessoas que querem ter o “Comando” em suas mãos, não estaria indo ao Chile, pois na verdade é que quando se toca neste tema, os que têm o “Comando” não respondem e-mail e tão poucos retornam uma ligação telefônica.

Quando são interrogados por pessoas, então a resposta mais imediata é aquela: “Vamos Orar Irmão.”
Tenho certeza que existem pessoas no Brasil Dispostas a acreditar e fazer parte neste projeto missionário e não somente acreditar, mas se envolver e verificar dentro do possível em terreno, onde estamos e o que estamos fazendo.

Estimado brasileiro (a) que esta me conhecendo através destas palavras, você não tem limites geográficos que te impeçam contribuir. Venha viajar juntamente conosco, começando por um sonho, seguido depois de uma investigação, terminando numa tarefa com muita emoção. (Lucas 10.17) E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.

Meu Deus, o governo brasileiro, falam em reformas tributárias, reformas agrárias, etc. Reformas de leis que ficaram atrofiadas do século 19 ou 20, e dentro das igrejas que são filantrópicas, sem fins de lucros, que não pagam tributos nem mesmo passam por auditorias, pois ali dentro da igreja é tudo espiritual, até o dinheiro é sobrenatural, é segredo ministerial, ninguém nem faz ideia de quanto realmente se tem e que foi enviado ao campo missionário.

Precisa ser reformado o sistema missionário, canalizado por um mecanismo único, quem quiser fazer missões deveria estar fazendo dentro de uma organização transparente e única. Mas o que se vê é que cada um tenta fazer do seu jeito, cheio de defeito.

Nenhuma nação envia um exercito a uma guerra por conta própria e para seu bel prazer. Existem as alianças, os condutos de envio, e lá no campo de ação terá alguma organização a cargo daquela missão, certo?

É tão ampla a quantidade de pessoas que amam missões e que estarão lendo estas palavras. Pessoas que sentem um chamado de Deus para missões, alunos de seminário teológico, promotores de missões e milhares de pessoas de ambos os sexos e de todas as idades que gostam de ajudar de contribuir, que sabem ouvir, quando estão diante de uma narração missionária extraordinária.

Eu agradeço muito as pessoas que sabem ouvir, para mim onde tem esse tipo de pessoas é o lugar para se falar de missões.

Sabem de repente me deparo com algo, que vou chamar de fenômeno, que a totalidade da igreja sabe ouvir, e chora quando ouve um missionário e contribui de coração, chegam até pegar dinheiro emprestado de alguém para doar as missões na hora que esta sendo levantada a doação.

Mas, tem lugares deste Brasil que nem a mão eles querem dar, é possível passar pelos corredores sem parar. Em dez minutos que terminou o culto, não tem mais ninguém dentro da igreja, nem mesmo na frente dela.

Eu louvo a Deus pelas igrejas que fui e o povo nem queria ir embora, é realmente uma família unida, esse lugar é como diz a canção, “Onde flui o amor”.

Estamos buscando por este meio globalizado e inteligente, a internet, Pessoas do tipo que sabem Ouvir, que são Inteligentes e que não aceita paredes de impedimentos.

Tem lugares que a ordem vem do púlpito: lá você não pode contribuir, com aquele missionário você nem pode falar e nem saber se tem uma conta bancária, isso é ditadura denominacional.

Buscamos pessoas livres, loucas por missões, apaixonadas, que queiram começar a viver esta aventura missionária, rompendo paradigmas quase papais, ortodoxos, e semear de verdade nas missões mundiais.

Queremos pessoas que acreditam que dando um copo d’água fria, Deus anota no seu caderno para depois recompensar. (Mateus 10.42) E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

O nosso Deus é tão especial, tão detalhista, que ele conta os cabelos da nossa cabeça (Mateus 10.30). E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.

Deus aplica uma engenharia sofisticada numa flor miúda, com suas cores vivas em um terreno nada apropriado, onde aquela flor a qualquer instante pode ser pisada pelo homem ou atropelado por uma roda.

Se Deus que cuida das flores, recompensa pelos copos d’ água dado, conta os cabelos, como não te abençoará com tua contribuição para missões? (Lucas 12.28) E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Estamos indo ao Chile, (Novembro 2011) num tempo especial, pós-terremoto de 27 de fevereiro de 2010, no qual deixou mais de 110 Templos evangélicos destruídos em todo território chileno. E pós-vulcões Puyehue e Hadson, para começar lá um Ministério novo chamado ACA - Associação Centro de Alegria, para ganhar muitas vidas para Jesus, e levar muita Alegria em nome de Jesus.

Os Terremotos não nos assustam, nem mesmo as cinzas dos Vulcões que tem entrado em erupção nestes últimos meses. Mas o que nos assusta é ver como a tristeza se alojou nas casas, nas vidas e na sociedade chilena. Ela, a tristeza entrou pelo luto e ficou, entrou pelo divorcio e ficou, permanece a mais de 200 anos com cara de Depressão.

A tristeza colocou a sua cadeira lá no coração dos chilenos e não quer sair, mas nos queremos colocar o trono de Jesus e ungir os chilenos com o Óleo de Alegria, para emancipar naquela nação na Alegria que é também a força de Deus. (Neemias 8.10) não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.
Você pode nos escrever?

Faça isso, por favor, comente com pelo menos duas pessoas mais, indicando o link do site onde estas lendo este Projeto.

Podem copiar e colar, imprimir e xerocar, multiplicar e distribuir, encaminhar aos teus contatos, republicar em teu blog. Comece a partir de agora quem sabe tua primeira experiência missionária, isso será visto por Deus e recompensado por ele.

Queremos que faça parte da nossa rede social no facebook, no Orkut, no MSN, queremos que nos escreva, se tiveres algum artigo de tua autoria sobre missões que queira nos enviar, agradeceríamos de todo coração.

Não fique olhando as condições e proibições impostos por certo meios religiosos, lançar o teu pão sobre as águas é responsabilidade individual de cada cristão. (Eclesiastes 11.1) Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

Visitar os órfãos e a viúvas é responsabilidade de cada um também. (Tiago 1.27) A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Dar de comer ao que tem fome, vestir a quem tem frio, não é responsabilidade do pastor “profissional”, mas é particular de cada um principalmente de pessoas como você, que tem um coração de Missionário. (Mateus 25.35). Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me.

Não vamos profissionalizar as missões, não vamos deixar que elas sejam feitas só detrás de um monitor de led de um notebook, vamos fazer missões livres, diretas, de corpo a corpo onde realmente elas estão acontecendo.

Não chame a tua contribuição de grão de areia, chame-a de semente. (Salmos 126.6) Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
Agora imagina uma coisa; que beneficio terá jogar a tua semente no meio de um canavial que se perde de vista, no meio de dois milhões de terra de plantio? Não vai aparecer, nem prosperar.

Agora imagine também se você coloca a tua semente num vaso de barro, onde você pode ver a semente nascer, crescer e dar frutos? Não jogue tua semente fora, coloque no terreno fértil, que precisa de ajuda real.

Para pessoas inteligentes e que amam as missões queremos responder os e-mail e através de e-mail indicaremos como canalizar tua contribuição. Enquanto isso nós vamos seguir incentivando os brasileiros a serem Promotores de Missões, juntamente conosco na Republica do Chile.

Podemos responder suas perguntas e podemos falar mais sobre o Chile em correios pessoais, onde você nos indicar para te escrever.

Terá uma mulher de Deus neste amado Brasil que queira nos ajudar?

Terá um fazendeiro neste gigante território do Brasil em querer adotar esse projeto?

Terá jovens dinâmicos do Sul ao Norte, de Oceano ao Interior brasileiro que queira fazer parte deste projeto?

Terá homens de Deus nas regiões do Brasil, com visões de Deus de contribuir com Missões?

Onde estão as viúvas do Brasil que ajudam os Missionários?

Onde estão aquelas famílias inteiras que gostaria de abraçar esta causa? Onde estão aquelas pessoas extrovertidas com coragem de difundir este projeto entre seus contatos da internet?

Terá algum empresário na área de Editora, disposto a lançar os livros do Centro de Alegria?

Onde estão os camioneros que viajariam milhares de kilometros para ir ao Chile?

Onde estão aqueles amados que gostam de ver os outros felizes com doações feitas do seu coração?

Onde estão os donos de lojas, que topariam o desafio de vestir os missionários?

O onde está os donos de mercados com um coração grande para fazer o rancho dos missionários?

Onde estão os cirurgiões dentistas, que oferecem o tratamento dos dentes de um missionário?

Você homem do campo por que não faz uma oferta em arroz, feijão, batata ou gado?

Onde estão os Aposentados com corações generosos de amor pelas almas sem Cristo?

E onde estão as crianças e os adolescentes que queiram ser os nossos promotores kids de missões?

Hei! Fala com o teu pai, avo, tio, amigo internauta sobre nós.

Comecei a ser missionário com dez anos de vida.

Fiquei 6.333 dias no Chile como Missionário e agora com 42 anos de idade estou voltado para lá, mais maduro, mais responsável, com a mesma coragem, com a mesma fé e com o mesmo amor.

Aceite este desafio vindo da parte de Deus, como sendo um compromisso de amor. Não faça como aqueles que só dizem: “Vamos Orar Irmão.”

Não faça de cego como alguns diante de e-mail missionários, pois não querem compromisso.

Esse clamor missionário não pode ficar como aquelas ligações telefônicas que tocam e tocam até cair na caixa de mensagem.

Deixe de buscar noticias loucas na internet, de casamentos estranhos, de escândalos religiosos, etc., e entre neste tema de Missões e então a Alegria vira aos borbotões, depois me conta o que Deus irá fazer por ti, quando você souber dar ouvido a este nosso chamado.

Jesus foi o maior responsável sobre missões e veja o que ele disse ao enviar os seus missionários. (Lucas 22.35) Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.

Pr. Teófilo Karkle e sua esposa Mis. Ivone Karkle está no Chile levantando uma grande Obra e gostaria muito de te conhecer nessa imensa nação.

Escreva-nos:
centrodealegria@hotmail.com
Orkut: http: //www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3831131370453142154
Facebook: http://www.facebook.com/Pastorkarkle
Conta corrente Banco do Brasil - 18.491-8 Agencia 3078-3 em nome do Pr. Teófilo Karkle

Passe a cordilheira dos Andes e Ajude-nos (Atos 16.9)


RÁDIO NOTÍCIAS - Governo proíbe venda de emagrecedor fabricado com aloe vera

Governo proíbe venda de emagrecedor fabricado com aloe vera.

Click e Ouça um Giro de Notícias:

Fonte: Agência Brasil

Aline Barros comenta a emoção de ganhar o Grammy Latino


Gilmar Santos, esposo da cantora recebendo o prêmio para ela, pois ela esta em licença maternidade

A cantora Aline Barros gravou um vídeo para a TV UOL comentando sobre a felicidade que sentiu quando recebeu o prêmio Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum Cristão de Música Portuguesa”.

A premiação aconteceu no dia 10 de novembro em Las Vegas, e Aline Barros acompanhou tudo do Brasil, pois está de licença maternidade. A cantora disse que quando recebeu a notícia ficou bastante emocionada e que até sua filha Maria Catherine, que completou 30 dias no dia 12, comemorou a premiação.

“Eu quero dizer para vocês que meu coração está muito feliz. As expectativas eram muito grandes para esse Grammy 2011. Foi um tempo de muita emoção”, disse ela que explicou que seu esposo, Gilmar, foi até os Estados Unidos para acompanhar a entrega do prêmio e representá-la.

Esse é o quarto Grammy Latino que Aline Barros recebe, este ano o álbum que ficou classificado como melhor álbum cristão de língua portuguesa foi o “Extraordinário Amor de Deus” que já recebeu Disco de Diamante por vender mais de 300.000 cópias.

Assista:

Fonte: Gospel Prime Via Padom

Heterofobia e homossexualismo: O que eles não querem que você saiba

Segundo a Folha de SP, Assembleia de Deus espera 40 mil em megaculto


Em 1911, dois missionários suecos lançaram uma igrejinha em Belém. Cem anos depois, o "milagre da multiplicação": a Assembleia de Deus encerra nesta terça-feira, com megaculto no estádio do Pacaembu (SP), comemorações pelo centenário daquele que virou o maior grupo pentecostal do Brasil.

A denominação estima que, sob sua aba, estejam 22 milhões de fiéis --11,5% da população brasileira.

"Temos igreja em praticamente todos os bairros e municípios do Brasil", afirma o pastor Lelis Marinho, presidente do conselho político da Assembleia.

Na Câmara, o grupo arrebanhou 23 dos 513 deputados.

Para o pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção-Geral da Assembleia de Deus, os evangélicos devem superar a maioria católica no país em 20 anos.

Caberá ao pastor liderar o culto no Pacaembu, para público estimado de 40 mil fiéis, e presença confirmada do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab.

Pentecostais creem na manifestação direta do Espírito Santo --o que tornaria possível curas instantâneas durante o culto, por exemplo.

Entre cantoria e pregação, o evento no Pacaembu terá convidados internacionais, como o pastor americano George Wood, líder do Comitê Mundial das Assembleias de Deus.

Comemoração paralela ocorrerá na Arena Barueri (região metropolitana de SP).

Em 2010, o pastor José Wellington estrelou a campanha de José Serra (PSDB) à Presidência. Hoje, "acompanha a política e apoia o governo".

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Afogamento no Rio Tietê

E em São Paulo três pessoas de uma mesma família morreram afogadas no Rio Tietê este fim de semana na cidade de Barra Bonita, interior do estado. Um homem e uma mulher tentavam socorrer o sobrinho que se afogava.

Eles não conseguiram e também se afogaram. As vítimas passavam o fim de semana no alojamento de uma usina de álcool. No local, o rio tietê forma uma pequena praia particular.

Click e Assista a Reportagem:

Fonte: Agência Brasil

Transexuais e travestis são mais vulneráveis à exploração sexual, segundo Secretaria de Justiça de SP


Travestis e transexuais são maioria entre as pessoas que procuraram o Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Nept) da Secretaria de Estado da Justiça de São Paulo. Entre os 154 atendimentos prestados pelo Nept neste ano, 110 foram para travestis ou transexuais. A coordenadora do órgão, Juliana Felicidade Armede, diz que esse “é um grupo de risco vulnerável” à exploração devido ao preconceito.

A situação é agravada, segundo Juliana, porque São Paulo tem uma série de fatores que contribuem para a exploração sexual. Entre os atendimentos do Nept neste ano, 117 foram referentes a esse tipo de abuso. Segundo ela, o estado tem uma malha rodoviária que possibilita a prostituição.

O grande movimento facilita, de acordo com a coordenadora, o aliciamento de pessoas de municípios do interior paulista, como Sorocaba, Campinas e Registro, e de de outras partes do país. “Temos pessoas vindo de outros estados.”

No caso de transexuais, São Paulo tem atrativos adicionais para esse grupo. Muitas vezes, essas pessoas não têm seus direitos respeitados nas regiões de origem. “A pessoa não é respeitada nem sequer admitida no seu seio familiar”, assinala Juliana.

Muitos transexuais que decidem se mudar para São Paulo se endividam com aliciadores para pagar as despesas de viagem. Sem família ou amigos, essas pessoas acabam sem ter a quem recorrer e são submetidas à prostituição para saldar as dívidas.

Fonte: Agência Brasil

Reportagem sobre “Cair no Espírito” no Domingo Espetacular gera indignação de evangélicos


Revoltados com a matéria, evangélicos fazem #vergonharecord chegar aos TTs mundiais

Reportagem sobre “Cair no Espírito” no Domingo Espetacular gera indignação de evangélicos
Se o Twitter é um termômetro moderno para medir a opinião das pessoas, parece que a noite de hoje irá gerar uma nova onda de protestos contra a Rede Record. Em outros momentos a emissora, ligada à Igreja
Universal, já despertou criticas ao veicular matérias sobre questões de fé.


Foi ao ar no Domingo Espetacular deste domingo (13), uma extensa reportagem que, segundo o programa, demorou duas semanas para ser preparada. O tema não é novo, a polêmica do “cair no Espírito” que é discutida entre evangélicos pentecostais e tradicionais há, pelo menos, 20 anos. Desta vez, contudo, a discussão era sobre o movimento ser tratado como “seita”, cujo fundador seria um pastor chamado Paul Gold.

A chamada da TV Record dizia “O culto, que atrai cada vez mais seguidores no Brasil e no mundo, chama a atenção por expor seus seguidores a rituais perigosos e intrigantes. Comandados por um líder religioso, os fiéis ficam imóveis, caem e se debatem, em transe, no chão; muitas vezes, todos ao mesmo tempo.

O Domingo Espetacular investigou o fenômeno e entrevistou ex-fiéis, psicólogos e neurologistas. Em uma conversa exclusiva com a repórter Heloísa Vilela, um dos fundadores do movimento, arrependido, revela que as práticas vão contra às Escrituras Sagradas e pede que os brasileiros e os pastores não adotem essa doutrina, pois, segundo ele, não se trata de uma manifestação sagrada”.

Ao longo dos 40 minutos do programa, dezenas de imagens de igrejas pentecostais do Brasil e do exterior foram mostradas. Pessoas caindo e pastores orando e gritando davam um tom sensacionalista à narrativa.

Um dos trechos mais controversos foi à entrevista com o pastor Jacob Goldberg, que se diz arrependido de ter “começado” esse movimento e hoje o critica. A igreja Vineyard de Toronto, Canadá, e o pastor Randy Clark realmente são tidos por muitos como a popularizadora do “cair no espírito” durante um avivamento que resultou na criação do termo “benção de Toronto”, divulgada por muitos pastores.

A ênfase era nas risadas e nos sons de animais feitos pelas pessoas presentes ao culto e que se diziam cheias do Espírito Santo.

O tema já foi amplamente discutido por teólogos e pastores em dezenas de livros e artigos ao longo das últimas duas décadas.

Os evangélicos, sobretudo os de tradição pentecostal não gostaram da abordagem. No Twitter, a hashtag #vergonharecord rapidamente se tornou uma das mais comentas e alcançou o primeiro lugar do Trending Topics (assuntos mais comentados do momento).

Muitos faziam chacota, acusando os crentes de serem burros e facilmente manipuláveis. Outros tentavam defender a prática usando experiências próprias e citando versículos bíblicos.

O pastor Silas Malafaia, que acompanha  de perto o Twitter, escreveu “Amanhã estarei fazendo comentários sobre a palhaçada de Edir Macedo na Record contra os pentecostais”.

Isso sinaliza que a polêmica deve perdurar nos próximos dias.

Assista a reportagem na íntegra:




Fonte: Gospel Prime / fotos: Internet

“Cair no Espírito” matéria sobre o movimento usado pelos pentecostais- Assista


O movimento que levou a crença na doutrina do “cair no Espírito” teve seu início no Canadá, mais precisamente em Toronto em 1994, onde a pratica da doutrina é muito usada pelos pentecostais e aceita pelos membros destas denominações.

Em uma reportagem preparada pela equipe do Domingo Espetacular da Rede Record que foi ao ar neste domingo (13/11) – onde estiveram  pesquisando sobre o assunto e culminou na matéria em vídeo abaixo.

A equipe esteve visitando algumas igrejas evangélicas no Brasil e também no exterior gravando momentos de cultos mostrando alguns pastores pregando e orando, pessoas caindo e entrevistas com pessoas que caíram e hoje dizem arrependidas, inclusive na cidade de Maringá, mostrando algumas cenas de um culto em uma denominação pentecostal da cidade.

Houve a um tempo o começo de uma polêmica sobre a doutrina usada pelos pentecostais levantada pelo Bispo Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus, que gerou muita indignação por parte dos cristão evangélicos pentecostais de todo o Brasil, e além da posição de não concordar com a doutrina ainda fez comparação dos cultos evangélicos com os do terreiro de macumba.

Alguns pastores pentecostais como o Pastor Silas Malafai e o Pastor Feliciano se manisfestaram a favor da doutrina, onde gravaram respostas ao Bispo Edir Macedo.

Assista a reportagem completa do Domingo Espetacular:

Fonte: O Diário / Infor Gospel 

Honestidade – Qualidade ou Obrigação


Artigo por Ivan Postigo

Todas as empresas de uma forma ou outra tem critérios formais ou informais para avaliação periódica de seus funcionários. Não é difícil encontrar uma pessoa que não tenha vivenciado a implantação de um programa de avaliação de desempenho.

Um determinado dia, em que debatíamos quais critérios seriam usados no programa periódico de avaliação, alguém sugeriu que colocássemos a honestidade como um dos itens de qualidade pessoal.

Sem aparente razão, fez-se um longo silêncio na sala e nem mesmo o questionamento do facilitador da reunião provocou qualquer reação imediata.

Passado o momento de reflexão, um dos integrantes do grupo de avaliação de critérios fez a seguinte pergunta: - Vocês colocariam suas contas bancárias sob a administração de uma pessoa que fosse 99% honesto? A rejeição foi imediata.

Logo em seguida veio outra pergunta: - Como avaliar a honestidade?

Imediatamente um dos integrantes do debate respondeu: - Honestidade não se mede por graus. Uma pessoa é honesta ou não.

A seguir veio a pergunta fatal: - O que é ser honesto?

Essa pergunta desencadeou um grande debate, com todos tentando falar ao mesmo tempo, fazendo perguntas em busca de respostas.

Como se conceitua a honestidade?

Imediatamente surgiu um dicionário e foram lidos os sinônimos de honestidade: integridade, inteireza, justiça, probidade, retidão, honradez, dignidade.

Seriam estes sinônimos suficientes para nos dar uma visão completa e ou conceituar honestidade?

Estaria honestidade ligada a conceitos e valores culturais?

Honestidade está relacionada a valores estabelecidos por comunidades em determinadas épocas e são mutáveis?

Os avanços tecnológicos e dos costumes podem ter efeitos nos conceitos que determinam o que é ser ou não honesto?

Honestidade é algo ligado ao caráter de cada pessoa ou é algo que se aprende?

O que seria necessário para um treinamento de honestidade e quem poderia ministrar as aulas?

Novo silêncio reinou na sala, quando um engraçadinho fez a seguinte pergunta: - Quem se candidata a professor de honestidade?

Silêncio por constrangimento? Não, simplesmente porque não parecia possível determinar com exatidão o que é honestidade.

O debate seguiu, abordando desde objetos encontrados e perdidos no banco da praça ao estabelecimento de lucros pelas empresas.

Uma caneta encontrada num banco de praça deveria ou poderia ser usada por quem a encontrou ou isso seria desonestidade?

Um empreendimento voltado à assistência à comunidade, com objetivo apenas de ajudar as pessoas, deveria ou poderia ter lucro nas suas operações?

Em um debate como esse não faltam opiniões, exemplos, recomendações, a dificuldade é o consenso, dizia um dos integrantes.

Para piorar a situação veio outra pergunta: - Honestidade é algo que demanda consenso?

Por falta deste, alguns queriam debater mais, outros queriam deixar a questão para uma próxima reunião, outros não aceitavam as divergências de opiniões e queriam tirar o quesito da avaliação.

No momento em que o país passa por ondas de denúncias, debater o que é honestidade pode não resolver nossos problemas, mas certamente coloca um pouco de luz nos nossos valores pessoais e estabelece alguns limites para conduta.

Talvez nas próximas eleições todos nós nos motivemos à refletir um pouco mais sobre as pessoas que colocaremos para cuidar da nossa conta bancária, fruto da arrecadação dos impostos.

Sim, essa conta bancaria é nossa, não duvide nunca disso.

Dinheiro nosso com um único objetivo: “Bem estar coletivo, ainda que assim não seja usado”.

Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial da Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
www.postigoconsultoria.com.br
Twitter: @ivanpostigo
Skype: Ivan.postigo

Domingo Espetacular exibe reportagem contra movimento pentecostal onde fundador faz explicações

O Domingo Espetacular, programa exibido na TV Record, empresa do Bispo Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, exibiu ontem uma reportagem, que fala dos bastidores do Movimento Pentecostal "Cair no Espírito", movimento que tem destaque em diversas igrejas pentecostais.

A Reportagem da Semana, é a reportagem principal da edição do Domingo Espetacular, onde a cada semana, a equipe do programa escolhe o tema ao qual vai dedicar um tratamento especial, diferenciado.


Fundador faz revelações sobre o 'cair no espírito' e diz porque abandonou a doutrina

O culto, que atrai cada vez mais seguidores no Brasil e no mundo, chama a atenção por expor seus seguidores a rituais perigosos e intrigantes segundo a Record.

Comandados por um líder religioso, os fiéis ficam imóveis, caem e se debatem, em transe, no chão; muitas vezes, todos ao mesmo tempo. O Domingo Espetacular, deste domingo (13), investigou o fenômeno e entrevistou ex-fiéis, psicólogos e neurologistas. Em uma conversa exclusiva com a repórter Heloísa Vilela, um dos fundadores do movimento, arrependido, revela que as práticas vão contra às Escrituras Sagradas e pede que os brasileiros e os pastores não adotem essa doutrina, pois, segundo ele, não se trata de uma manifestação sagrada.

Assista a Reportagem:



  Fonte: R7 / Programa Domingo Espetacular

Justiça condena igreja a indenizar duas garotas que foram acusadas de fazerem sexo dentro do templo


Duas garotas que processavam uma igreja por danos morais venceram a batalha judicial e receberão indenização de R$ 10 mil, segundo decisão confirmada em segundo grau pelo Desembargador Roosevelt Queiroz Costa, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia.

A ação foi movida pelo sob alegação de que foram constrangidos por um pregador durante um culto realizado em 16/09/2008. Na ocasião, após a pregação da mensagem, o preletor da igreja Assembleia de Deus Ministério Missão de Jesus afirmou do púlpito que as meninas não desempenhariam mais as funções de obreiras, pois teriam cometido ato sexual nas dependências do templo.

Segundo o site Rondônia Dinâmica, as meninas afirmam que as acusações feitas são falsas, e que o gesto na verdade, foi uma retaliação, pois elas haviam pedido demissão de seus cargos por falta de pagamento. Elas haviam concordado em exercer a função mediante pagamento de um salário mínimo e uma cesta básica, porém nos quatro anos e sete meses que trabalharam, nunca receberam.

Em sua defesa, a igreja alegou que ambas nunca haviam prestado serviços à denominação, porém testemunhas em juízo alegaram o contrário e confirmaram que as acusações feitas pelo pregador da noite, que não possui cargo eclesiástico na denominação, aconteceram durante um culto dominical, o dia de maior frequência de fieis.
Na ocasião, para averiguação das acusações feitas pelo pastor, que alegou estar recebendo uma revelação divina, os pais das garotas, menores de idade, as levaram à Delegacia de Polícia para serem submetidas à exames de corpo delito, que constatou que ambas ainda eram virgens.

Como o processo foi movido contra a igreja, a defesa da ré alegou durante o processo que o preletor foi severamente advertido para que não voltasse a cometer atos impensados, porém, mesmo assim a decisão foi favorável às autoras do processo. Na decisão, o Desembargador ressaltou ser “evidente o sofrimento suportado pelos apelados em face ao pronunciamento inoportuno e ofensivo que foi proferido pelo apelante, pois além do abalo psicológico, próprio de situações tais, provocaram-lhe intensa mágoa, resultante do atentado às suas reputações, impondo-se, daí, a sua indenização”.

Na decisão divulgada foi ressaltado que a igreja (instituição) não deve ser tomada pelos homens, que “imperfeitos e pecadores”, podem cometer atrocidades. “Não culpamos, não condenamos a Igreja, mas aqueles que a integram de forma pecaminosa e que cometem danos que terminam responsabilizando a denominação”, e ainda lembrou sentença semelhante, proferida no ano 2000, onde um outro caso de constrangimento durante culto resultou em indenização.

Leia abaixo a íntegra da decisão do Desembargador Roosevelt Queiroz Costa:


O que diz a palavra, a lei divina:


-Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu é para mim pedra de tropeços porque não cogitas das cousas de Deus e sim das dos homens. Mt 16:23.


-Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe perdurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. Mt 18:6.


-O hipócrita com a boca danifica o seu próximo, Pv 11:9


-Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! Mt 18:7.


-Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles. Rm 16:17.


Como se deve tratar a um irmão culpado:


-Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüí-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Mt 18:15.


O amor é o dom supremo:


-O amor é paciente, é benigno ; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, -não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; -não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade 1 Co 13:4-6.


-Segui o amore procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis . 1 Co 14:1.


-Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. Mt 14:3. A necessidade de ordem no culto:


-Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação. 1 Co 14:26.


-Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas;


-porque Deus não é de confusão e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos. 1 Co 14:33-34.


-Tudo , porém, seja feito com decência e ordem. 1 Co 14:40.


A obediência e a boa obra:


-Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, -não difamem a ninguém ; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens. Tt 3:1-2. “A proteção à honra consiste no direito de não ser ofendido ou lesado na sua dignidade ou consideração pessoal”. 


CELSO RIBEIRO BASTOS.


“A não-reparação desses valores poderá se constituir em fator de desagregação da sociedade, eis que ficará sem defesa o mais nobre dos patrimônios do espírito humano e que se constitui na causa maior de unidade da sociedade – a moral”. CLAYTON REIS.


1.A PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE PASSIVA. Na audiência preliminar e de saneamento tal argüição foi repelida (e objeto de agravo retido), ressalvando que na fase instrutória poderiam vir novos elementos pertinentes.


Sim, em se tratando de matéria de ordem pública o julgador pode, e deve, revê-la a qualquer tempo. Nesta sentença, ainda é oportuno, antes de apreciar o mérito.


Em verdade, a prova produzida só reforçou aquilo que ficou decidido no saneador. De fato a argüinte é parte legítima para figurar no pólo passivo da demanda.


Não só as testemunhas arroladas pelas autoras como as trazidas pela ré são categóricas na assertiva de que J. A. P. F. foi o A pregador oficial no Templo da Assembléia de Deus, no Domingo, dia do escândalo e impropérios contra as autoras.


Ficou comprovado que Joaquim era `membro e auxiliar do trabalho da obra´ da Assembléia de Deus e que no dia dos fatos essa pessoa `era pregador oficial.


Portanto, não era pessoa estranha à Congregação. Assim asseguraram as próprias testemunhas da ré. Assim, são os outros testemunhos, todos harmoniosos com a prova documental e assertivas da inicial.


Também ficou confirmado que J. A. P. F, o Apregador oficial, não era apenas um membro inativo, era um obreiro, alguém de posição um posto abaixo de pastor, com atividade, com encargo na obra.


2.A PRETENSÃO DEDUZIDA. Objetiva-se a indenização por dano moral oriunda de uma pretensa revelação divina em que em pleno Domingo, dia e hora da pregação da palavra, quando se reúne o maior número de fiéis, presentes as autoras com um grande número de outros membros, no Templo da Igreja denominada Assembleia de Deus, foram expostas à execração pública, acusando-as (pelo pregador oficial) da prática sexual nas instalações da Igreja (ré).


A ré procurou negar a obrigação indenizatória, na alegação de que a pessoa de J. A. P. F. é que deveria estar respondendo pela demanda, ao mesmo tempo que procurou negar a acusação. Contudo, no transcorrer de sua defesa termina reconhecendo os excessos de seu pregador oficial naquela noite fatídica, de revelação estranha, para não dizer outro nome.


Contudo, deve ficar esclarecido que o Sr. J. A. P. F. não foi denunciado à lide, tampouco compareceu como testemunha nos autos, ficando, destarte, mais uma vez, afastada a responsabilidade de alguém que não é parte no processo.


3.IN M E R I T U. Procede em toda a sua inteireza o pedido formulado pelas autoras, porquanto o dano moral está por demais evidente e a ré é confessa.


Confessus in jure pro condemnato habetur Confessar em juízo é o mesmo que se condenar.




4.A DINÂMICA DOS FATOS COMO EFETIVAMENTE
OCORRERAM E FICOU COMPROVADO. As autoras, menores impúberes, são evangélicas e frequentadoras da Igreja Assembleia de Deus, sempre prezando pelos bons ensinamentos de Cristo, pautando-se desde cedo pela conduta ilibada, respeitando aos pais e mais velhos.


Contudo, no ano pretérito, na Congregação Assembleia de Deus, localizada no bairro onde residem, orando com mais de 60 pessoas, no período noturno, J. A. P. F, tido como pastor, subiu ao púlpito e propagou que estava tendo uma revelação divina, chamando a atenção de todos, ensejo em que declarou tratar-se de duas jovens irmãs da igreja que estavam praticando sexo dentro do templo, devendo apresentarem à frente de todos, pena de revelação dos nomes, e que ainda assim não se apresentassem iria buscá-las.


Eis que o “ pregador oficial” declinou os nomes das autoras, que em prantos fizeram-se à frente, obedientes como sói acontecer com os fiéis, sob o olhar de todos, como se verdadeira fosse a afirmação (“revelação”), deixando as duas jovens em estado de perplexidade, muita humilhação, constrangimento, vexação pública.


Mas o fato danoso, criminoso, vexatório, não ficou apenas no âmbito interno do Templo da Igreja, ele foi longe, se propagou por todo o bairro onde residem as adolescentes e seus pais, pois conforme se apurou, no dia de crucificação, a demandada tinha visitantes, mas não só esses fizeram a divulgação dos fatos como os próprios irmãos de fé certamente ajudaram na notícia ultrajante, pois nem todos deixam de refrear a língua, antes , enganam o próprio coração (Tiago 1:26).


O pior ainda é que até hoje a vizinhança, as pessoas dos bairros, os irmãos da igreja, não sabedoras das providências dos pais das autoras, continuam acreditando na falácia do dito pregador oficial, pois até hoje sentem-se envergonhadas, acusadas pelos olhares de todos, tanto que não mais tiveram coragem de retornar ao convívio dos irmãos da Igreja onde eram membros fiéis, considerando que a imagem maculada, denegrida, continua como dantes, pois nem o pregador oficial J. A. P. F, nem o pastor da Igreja ou qualquer obreiro se retratou perante os presentes, muito menos na comunidade do bairro.


O clima continua insuportável, com dor interna intensa, mormente por saberem no íntimo das autoras e de seus pais que tudo é uma mentira, uma revelação diabólica e não devida, conforme ficou sobejamente provado.


Mas não é só. As menores (autoras) foram submetidas à Delegacia de Polícia, exames de corpo delito, por iniciativa de seus pais, quando novamente recebem a mesma acusação leviana do pastor (pregador oficial), reafirmando o fato e que realmente era uma revelação divina.


Ainda não para por aí. O caso foi até ao Juizado Criminal, onde, finalmente, o pregador oficial recebeu a merecida reprimenda: condenado à pena de 3 meses de prestação de serviços à comunidade.


E qual foi o resultado do exame para constatação ou não da virgindade das menores autoras?


Bem lembrado: Para desespero da ré e alento das menores e de seus pais, provou-se que as mesmas são virgens, caindo por terra a tal revelação divina e a irresponsabilidade do Sr. J. A. P. F., que na ocasião da acusação falava em nome da ré, razão por que esta deve responder pelo ato, porquanto tipificada a culpa in eligendo , oriunda da má escolha de seu representante.


Frisa-se, a gravidade e as consequências do fato fazem com que as menores continuem distanciadas da Igreja e de encarar seus vizinhos e amigos, tanto na rua quanto na escola.


A CONTESTAÇÃO da ré é peça que muito contribui sobre a assertiva de que é confessa. Vide: o citado pastor é apenas e tão-somente membro (…) que em nada contribuiu para que esse fato lamentável ocorresse (fl. 43)… o pedido exordial é esdrúxulo, hilariante, pois a pretensão é que a igreja seja condenada (…) por um ato desaprovável e tresloucado por um membro da Igreja e que não possui nenhum cargo e nenhum poder para sequer falar algo em nome desta e, desta forma, se beneficiarem com algum valor dos cofres da Igreja (fl. 45).


J. A. P. F. não possui cargo na hierarquia eclesiástica, não podendo A ser a Igreja responsabilizada por qualquer ato impensado de seus membros@, bem como o fato de A contar alguma mensagem que alega ter recebido de Deus@.


Nega que o Sr. J. A. P. F. tenha dito as acusações da prática de sexo dentro da Igreja, pois naquela oportunidade tinha recebido uma visão de Deus na qual lhe mostrava que tinha 2 jovens na Igreja que estavam praticando fornicação e não que estavam praticando sexo


. Ora, sexo ou praticando fornicação, no contexto nenhuma diferença faz. A leviandade, as consequências desastrosas são as mesmas. Confessa ainda que o Sr. J. A. P. F. foi advertido severamente a respeito dos fatos e de que jamais use a tribuna da Igreja, mesmo que convidado por alguém para alguma palavra, para falar algo de forma impensada e que tenha por alvo ofender a dignidade e honra de quem quer seja.


Reafirma que o Sr. J. A. P. F. não é preposto muito menos serviçal da ré, não podendo a Igreja suportar a condenação dos danos morais.


Ledo engano. Ficou suficientemente provada a situação de representante oficial de Joaquim, pregador oficial da ré. Não mais se discute a respeito.


Exaustivamente comprovado e confessado.


5.A EVOLUÇÃO DA MATÉRIA DO DANO MORAL. Bem andou o constituinte em proteger a “ honra”, a “dignidade ou consideração social” – destaque do citado CELSO. Caso ocorra a lesão, nasce para o lesado o direito de defesa, também o direito a ser ressarcido.


A Carta Federal, inc. X do art. 51, 20 parte, assegura um direito à reparação pelo dano material ou moral oriundo de sua violação, sem, contudo, excluir outras sanções administrativas e até criminais.


O constitucionalista citado anota, com acerto, comentando a nova Carta, que a “inclusão da responsabilidade civil reveste-se em muitas hipóteses de uma força intimidatória que as outras formas de responsabilização podem não possuir, sobretudo em decorrência de uma desaplicação quase sistemática das normas penais sobre os segmentos mais endinheirados da população”.


À luz da doutrina, jurisprudência e legislação, mormente após o vigente Estatuto Político, não mais pode questionar sobre a divergência do cabimento da indenização do dano moral.


“Dúvida não paira hoje sobre a indenizabilidade dos prejuízos de tal natureza, ainda que em cumulação com os danos de ordem material” (REsp 4.236-RJ, julgado em 04-06-91, Min. Eduardo Ribeiro).


“… Vitoriosa, assim, na doutrina e no direito positivo, bem como na jurisprudência, é a tese do ressarcimento do dano moral” (no mesmo Resp o Min. Cláudio Santos).


A evolução da matéria no Direito Brasileiro terminou ganhando status constitucional, estando hoje no rol dos Direitos e Garantias Individuais, explicitamente sobre a reparabilidade do dano moral, incs. V e X do art. 51.


6. DANO MORAL


. Diz AUGUSTO ZENUN que são as dores, os sentimentos e os sofrimentos pertencentes ao maior patrimônio do ser humano, que tem alma, onde as lesões se evidenciam com maior força, variando de pessoa a pessoa, pois cada qual tem um modo de sentir, tanto que o poeta dizia com sabedoria e concisão:


“Se o coração no rosto se estampasse, Quanta gente que ri talvez chorasse!” Aí o retrato verdade da alma de cada um, pois nenhum caso “se igualiza com outro e, muitas vezes, a pessoa está rindo quando o coração chora, e viceversa, donde a variedade da unidade “, explica ZENUN.


O dano moral é “qualquer perturbação psíquica sem prejuízo material e pode decorrer de um ato ilícito material, como: a violação de uma sepultura, a dor de uma ferida; ou de ato ilícito imaterial como: calúnia, a difamação, etc ” (Manuel


Inácio C. de Mendonça – Doutrina e Prática das Obrigações, 40 ed., atualizada por Aguiar Dias).


7. DEVER DE INDENIZAR. O QUANTUM. Evidenciado por demais o dano moral, conforme linhas volvidas, impõe-se o dever de indenizar, independentemente de comprovação de prejuízo.


Em se falando de responsabilidade civil, assegura o dever de reparar não apenas os danos materiais mas morais quando a violação de direito decorre por dolo ou culpa.


“Só uma pessoa habituada a mendigar pedirá tão afrontosa indenização… Só quem não tem vergonha especulará com a sua dor…” =a dor não tem preço=, a dor não pode ser avaliada em dinheiro, no equivalente…


São algumas das objeções citadas por Zenun, mas rechaçadas por Cunha Gonçalves, Aguiar Dias, Pontes de Miranda, Planiol e Ripert, Colin e Capitant Garraud, Mazeaud, Georges Ripert e tantos outros tratadistas da matéria.


Para tudo deve haver uma solução. Não de equivalência em dinheiro, mas de se impor algo, mesmo que pecuniário como satisfação ao ofendido moralmente.


É certo haver especiosos argumentos em contrário à indenização por dano moral, mas enumerá-los é desnecessário, bastando a assertiva de Cunha Gonçalves, de indiscutível autoridade, refutando a objeção de que a dor não tem preço, ou seja, não se trata de dar preço à dor, mas de um sucedâneo como lenitivo para a vítima do dano moral E ZENUN, conclusivamente, “…não se trata de mercantilizá-la ou de pagar a dor, mas o derivativo para arrancar o lesado do sofrimento, proporcionando-lhe a fuga ao sofrimento, dando-lhe meios de lenitivo…”


7.1. O ARBITRAMENTO DO DANO MORAL. Será apreciado livremente pelo juiz, adiantando, desde logo, ser diferente do dano material porque este pode ser reparável, restituindo-se o patrimônio do prejudicado ao status quo ante, ou complementando, corrigindo-se o desnível ocorrido, os “não-patrimoniais esbarram com todo tipo de objeções, salientando-se, entre todas, a dificuldade intransponível da inconversibilidade, resultante da identificação matéria-espírito, patrimônio material e bens espirituais “. Aguiar Dias.


A fixação do quantum indenizatório era inexpressiva, insignificante. Só assim entendo que a retórica ridícula das repugnantes objeções tinham sentido; só assim concordo ser a indenização do dano moral “afrontosa” e que o ofendido estaria a “mendigar”.


Nada obstante, o entendimento pós-Lei Magna/88 é de que os limites tarifados como na Lei de Imprensa estão derrogados, prevalecendo a regra geral da discricionariedade do juiz, exatamente para não se restringir a uma quantificação ínfima, a ponto de estimular a continuidade da prática leviana de acusação, como também não deve ser milionária a indenização de dano moral, isto é, constituindo-se em fonte de enriquecimento.


Cada caso é um caso. Uns mais e outros menos graves, daí, devendo observar os elementos (dentre outros de ordem subjetiva). Assim é que, conforme já ficou alinhavado e com embasamento no próprio texto constitucional de abrangência ampla, art. 51, V e X (sem fazer nenhuma restrição ao limite indenizatório), combinado com as cifras que podem ser alcançadas com a sistemática da nova parte geral do CP, arts. 32, III, 49 e ”, 51, ‘ 11, e 60, ‘ 11, tem-se um parâmetro para arbitrar o valor do dano moral, ou seja, em tantos dias-multa na razão de 1 (um) ou mais salários mínimos por dia. In casu, ainda considerando os danos e sua grande dimensão, a gravidade objetiva do dano, a situação familiar, social e religiosa das autoras menores e de seus pais, os reflexos negativos, a humilhação, o vexame, o constrangimento que perduram contra a honra e a boa fama destes, junto não só à Igreja mas perante a vizinhança e as pessoas do bairro onde moram as peticionárias e seus pais, ainda atento ao princípio da razoabilidade, mais o grau de culpa exacerbado do preposto da ré, ainda ao que ficou esquadrinhado em tópicos anteriores, a indenização consistirá em 360 SM, a ser dividido proporcionalmente, sendo certo que este quantum é apenas um lenitivo parcial e que jamais compensará a dor íntima, o sofrimento, a humilhação por que passaram e continuam passando.


III – Em face do exposto, com arrimo nos arts. 269, I, do Estatuto Processual Civil; 159 e 1.521, III, do Código Civil; 51, X, da Constituição Federal, ACOLHE-SE o pedido para condenar a Igreja ASSEMBLÉIA DE DEUS, a pagar às autoras A.M.S. e M.A.S. (menores), o valor de…


Conforme ficou assentado em audiência recente (20.10.2000), de instrução e julgamento do presente feito, ficou designada para hoje (23.10.00, às 8,30 horas), a leitura da sentença, dando-se esta por publicada e as partes por intimadas.


Registre-se. P. Velho/RO, 23 de outubro de 2000”.

Fonte: Gospel Mais