Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 14 de abril de 2017

No Rio, moradores da Rocinha encenam hoje Via Sacra

Cristina Indio do Brasil
Moradores da Rocinha, no Rio de Janeiro, participam hoje (14) de mais uma edição da Via Sacra, que há 25 anos é produzida pela Cia de Teatro Roça Caçacultura, composta por integrantes da própria comunidade.

À frente do grupo, que se apresentará a partir das 20h, no Largo do Boiadeiro, na Rocinha, está Robson Melo. O artista começou na Via Sacra como ator, em 2000, já trabalhou na produção dos espetáculos e hoje estreia como diretor artístico. Mas a sua participação ultrapassa o cargo que ocupa agora.

“É para manter aquela chama que foi acesa em 1992. A Via Sacra representa um amor incondicional pela arte, pela Rocinha, pela favela, pelas nossas lutas sociais”, contou em entrevista à Agência Brasil.

Todos os anos as montagens destacam um tema social e nesta sexta-feira o texto inspirado no livro O homem de Nazaré – a Via Sacra de hoje, de José Maria Rodrigues, vai abordar o preconceito.

Mas o momento político do país não será esquecido na contextualização da paixão e morte de Jesus Cristo com temas importantes para a sociedade. Robson destacou que, na questão do preconceito, às vezes quem reclama acaba fazendo julgamento de outra pessoa e praticando a discriminação. Já na questão política ele apontou, que, atualmente, o julgamento está relacionado ao uso de cargos para proteção pessoal.

Em 2015, a Via Sacra da Rocinha foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. Para os organizadores, o fato mostra a importância da encenação como um dos maiores espetáculos de teatro de rua do Brasil.

“Não é um espetáculo religioso. É um espetáculo de rua, em que a gente conta a história de Jesus Cristo como homem. Ele se torna santo depois, mas a gente pega a passagem dele como homem e a importância que teve como ser humano para a própria humanidade” disse o diretor.

Atraso na produção

Para o Robson Melo, participar da encenação é também uma oportunidade que os moradores têm de manter contato direto com o público e debater os temas com a própria comunidade. O diretor revelou que, ao longo dos anos, houve renovação no elenco formado por cerca de 60 pessoas. Umas saem e voltam, outras entram para o grupo, mas hoje a companhia enfrentou um problema sério que quase impediu a montagem comemorativa dos 25 anos.

Por causa da falta de patrocínio, a preparação artística atrasou e há poucos dias, com o apoio da Fundação Cesgranrio, uma instituição educacional, o grupo garantiu os equipamentos de som e de iluminação para o espetáculo.

Orgulho

Na visão do ator André Martins, que se interessou pelo teatro depois de ingressar na companhia, é um orgulho como morador poder participar da montagem em que representa Jesus.

“É importante a gente botar a Rocinha em uma outra vertente. Hoje você está fazendo uma matéria comigo sobre a comunidade, com uma outra pegada, que não é as pegadas que a gente está acostumado a ver sobre a comunidade nos jornais”, afirmou.

Até poder representar Jesus, o ator, que tem 30 anos, mas entrou para o grupo aos 13, pôde mostrar o seu trabalho em outros papeis. “Eu passei por vários outros personagens. Foi um processo até conseguir um dia ter a confiança do grupo para fazer Jesus. Me sinto realizado e feliz por ter esta possibilidade e responsabilidade de fazer este personagem”, revelou.

“O meu Jesus é favelado. É um morador da Rocinha, nasceu em uma favela. Ele traz todos os aspectos das pessoas que moram e nasceram na comunidade”, explicou.
Stella de Paula, casada com André, também é atriz e na montagem vai representar Maria mostrando o papel da mulher na sociedade atual que ainda é muito machista. Os dois sempre moraram na Rocinha.

“A gente mora em um lugar sem saneamento básico, onde há pessoas desempregadas, outras que passam por situações no seu cotidiano, do tipo vão de casa para o trabalho e do trabalho para casa e, quando chega na Rocinha, um trabalho como o nosso, de diversão e de entretenimento, é muito importante para a comunidade, porque é uma coisa que ela não tem”, finalizou.

Fonte: AB

Odebrecht detalha como funcionava esquema de propina; veja vídeos

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), retirou na última quarta-feira (12) o sigilo de 74 dos 76 inquéritos cuja abertura foi autorizada por ele contra 83 políticos suspeitos de envolvimento em esquemas de corrupção. Os suspeitos foram citados por ex-executivos da empreiteira Odebrecht, que assinaram acordos de delação premiada com a Justiça. De acordo com a assessoria do STF, ao todo são 950 depoimentos prestados pelos 77 ex-funcionários da empresa. No conteúdo das delações, os integrantes do grupo Odebrecht contam, entre outros pontos, como eram efetuados os pagamentos de propina e detalham os processos envolvidos no esquema.

Marcelo Odebrecht, herdeiro e presidente do grupo Odebrecht, detalha o funcionamento do esquema em empresas públicas, como a Petrobras

Em outro depoimento gravado pela força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato e divulgados pelo STF, o empresário fala sobre o uso de caixa 2 nas campanhas eleitorais






O empresário Emílio Odebrecht, ex-presidente executivo e atual presidente do conselho de administração da empreiteira Odebrecht, disse que o esquema descoberto pela Operação Lava Jato ocorre há mais de 30 anos



Fonte: AB



quinta-feira, 13 de abril de 2017

Vereador Rolgaciano Fernandes propõe a “Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade” em Itaquaquecetuba

Gisele Santos
Se a provada em plenário, a proposta permitirá criar grupos de trabalhos permanentes e provisórios para auxiliarem nos bons andamentos das ações e atividades da Frente Parlamentar, com participação de representantes de entidades da sociedade civil organizada, alinhadas à temática

Para assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais às pessoas portadoras de necessidades especiais, visando a sua inclusão social e cidadania, o vereador e presidente do PTN-Podemos, em Itaquaquecetuba, Rolgaciano Fernandes, apresentou nesta terça-feira (11 de abril), o projeto de lei que cria a “Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade”, na Câmara Municipal.

A proposta deverá ser apreciada em breve, se aprovada a “Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade”, atuará por prazo indeterminado, no âmbito da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba.

A Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade será destinada a promover o aprimoramento da legislação e estimular a realização de debates, estudos, seminários e afins, acerca da temática relacionada à acessibilidade e será composta de três membros no mínimo, na forma de seu Estatuto.

Para a realização de seus objetivos compete à Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade participar e promover debates, fóruns, simpósios, audiências públicas, estudos, reuniões, seminários e outros eventos pertinentes ao tema, junto à sociedade civil, órgãos públicos e autoridades, divulgando seus resultados, bem como acompanhar políticas públicas que se relacionem às pessoas portadoras de necessidades especiais e com mobilidade reduzida.

Também compete a frente, monitorar a execução de planos e projeto relacionados ao tema e acompanhar, propor e discutir proposições legislativas que tratam do assunto “pessoas portadoras de necessidades especiais e mobilidade reduzida.

Se a provada em plenário, a proposta permitirá criar grupos de trabalhos permanentes e provisórios para auxiliarem nos bons andamentos das ações e atividades da Frente Parlamentar, com participação de representantes de entidades da sociedade civil organizada, alinhadas à temática.

“O objetivo principal é assegurar a inclusão e a acessibilidade dessa parcela da população, aperfeiçoar e complementar a legislação municipal acerca do tema. As atividades da Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade serão periódicas, nas datas e horários estabelecidos, o que permitirá reflexões constantes sobre o tema. Debater a acessibilidade de forma a contribuir com a legislação e as políticas públicas do Município de Itaquaquecetuba. Dessa forma, será possível definir a forma de contribuição do Poder Legislativo para a consolidação da acessibilidade, visando à qualidade de vida”, explicou.

Para o vereador é preciso um olhar cuidadoso sobre esse direito.

“Não podemos fechar os olhos para a falta de acessibilidade. Os anos passam, a sociedade se modifica, mas as barreiras arquitetônicas, urbanísticas, de transporte, nas comunicações, atitudinais e tecnológicas, continuam a oferecer entraves para a inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Precisamos criar espaços destinados à temática, onde os envolvidos tenham condições de buscar mecanismos para propor e até mesmo aperfeiçoar e implementar a legislação municipal pertinente, onde se tenham voz para debater acerca de políticas públicas, dentre outras questões, esse é o objetivo desta Frente Parlamentar”, complementou o vereador.

Suzano vai sediar neste mês a 21ª edição do “Campeonato Regional de Sumô”

Carla Fiamini

Participarão da jornada aproximadamente 300 sumotoris, sendo que 80 são alunos do projeto social/esportivo da Secretaria Municipal de Educação “Lutas como Forma de Educação”; evento acontece em 23 de abril (domingo); no Complexo Poliesportivo “Paulo Portela”

Suzano-SP vai sediar no próximo dia 23 (domingo) o “21º Campeonato Regional de Sumô”. A programação vai abarcar uma feijoada e bingo em prol das atletas Luciana Watanabe e Sarah Gomes, que vão disputar o “World Games”, em julho, na Polônia. O evento terá início às 9 horas e será abrigado no Complexo Poliesportivo “Paulo Portela” (rua Barão de Jaceguai, 375 – centro).

Vão participar da jornada aproximadamente 300 sumotoris. Deste número, 80 são alunos do projeto social/esportivo da Secretaria Municipal de Educação “Lutas como Forma de Educação”. A iniciativa é desenvolvida na Escola Municipal (E.M.) “Manoel Vicente Ferreira Filho”, localizada no distrito de Palmeiras.

Do início do ano até o momento, a equipe de Sumô de Suzano participou de inúmeros torneios pelo Estado de São Paulo e conquistou vitórias importantes nas disputas individuais e por equipe, conforme explica Luciana:

“Nossas participações objetivam, logicamente, a conquista de resultados. Contudo, o mais importante para nossos alunos são os conhecimentos adquiridos para o exercício da disciplina e do caráter. É uma honra poder treinar e fazer parte da história dessas crianças, ainda mais por lidar com uma modalidade que amo, que é o Sumô”, complementa a esportista.

A professora da rede municipal de ensino também salientou que muitos atletas da cidade estão tendo visibilidade por meio do projeto "Lutas como Forma de Educação". Segundo a esportista, o envolvimento dos alunos e dos próprios familiares é fundamental para o bom andamento do programa:

“Estamos bastante contentes com essas conquistas. Com a realização do projeto, o número de praticantes da modalidade tem crescido significativamente em Suzano. A ação se expandiu para a comunidade, e alguns pais já se envolvem sendo árbitros das lutas, ajudando na cantina, ou colaborando de outra forma. Eles também relatam que o Sumô melhorou o comportamento de seus filhos”, comemora Luciana.

Na feijoada e no bingo que vão acontecer em 23 de abril, serão arrecadados fundos para que ambas as atletas possam viajar para disputarem medalhas na Polônia:

“Estamos muitos ansiosos e contentes pela oportunidade de participar de mais um torneio fora do País. Antes, contudo, queremos realizar um campeonato digno e vitorioso aqui em Suzano, inclusive, para garantirmos uma vitória honrosa para a cidade rumo à Polônia”, conclui a atleta e professora.

Fonte: SCS ; Foto: Maurício Sordilli

Guarda Mirim de Suzano abre inscrições para turma 2018 no dia 24 de abril

Candidatos devem ser nascidos entre julho de 2000 e dezembro de 2002, além de serem residentes em Suzano e estarem cursando a partir da 8ª série (9° ano) do Ensino Fundamental

As inscrições para a turma 2018 da Guarda Mirim de Suzano estarão abertas entre os dias 24 e 28 deste mês, na sede da entidade, no bairro Jardim Santa Lúcia.  Para se inscrever, o candidato deve ser nascido entre julho de 2000 e dezembro de 2002, além de ser residente em Suzano e estar cursando o 9° ano do Ensino Fundamental ou concluído. Para o presidente da entidade, Natal José Francisco, a Guarda Mirim é uma das grandes aliadas na busca por inserção social e qualificação profissional dos jovens suzanenses.

“Estamos sempre atuando com o foco voltado para a preparação de jovens para o mercado de trabalho. Nos últimos anos, preparamos e inserimos mais de 12 mil jovens nas empresas conveniadas, sendo que uma grande parte desses aprendizes foi efetivada. As empresas parceiras encontram nesses jovens boa parte do que esperam para o seu convívio no ambiente de trabalho, o que é fruto do empenho de toda a nossa equipe”, afirma.

Ao se tornarem parceiras e contratarem os jovens da Guarda Mirim, as empresas cumprem suas obrigações trabalhistas no que diz respeito a contratação de jovens aprendizes. Reconhecida por conduta de disciplina e histórico de formação, a Guarda Mirim de Suzano é referência em todo o Estado de São Paulo se tornando uma das principais vias de inserção de jovens no mercado de trabalho.

Ainda segundo o presidente da Guarda Mirim, apesar da recessão econômica vivida pelo Brasil nos últimos tempos, o crescimento da instituição é notável. “Acredito que tivemos um crescimento de mais de 100% nos últimos dois anos, mesmo com a crise que o País enfrenta. Estamos obtendo muito sucesso pela preferência nos convênios e credito isso à nossa equipe, que trabalha com muita dedicação e compromisso com o resultado”, completa Natal Francisco.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá comparecer acompanhado do responsável na sede da Guarda Mirim com original e cópia dos seguintes documentos: RG e CPF do candidato, comprovante de endereço com CEP (atualizado de 2017) em nome do responsável, RG do responsável e boletim escolar de conclusão do ano de 2016.

A Guarda Mirim de Suzano está localizada na Rua Shimpey Sayama, 304, no Jardim Santa Lúcia. O horário de atendimento é das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4748-4911 e 4748-6477, no site www.gmsuzano.org.br ou na página oficial do Facebook: guardamirimdesuzano.

Fonte: AI

Goleiro Ale Falcone anuncia novo parceiro para esta temporada

Gilberto Santos
Além da parceria com a FEP – Assessoria de Imprensa – o goleiro Ale Falcone, atualmente no Flores da Cunha Futsal (RS), anunciou nesta semana, mais um parceiro: a CS 10 Sport Brasil. O projeto tem com uma das metas o agenciamento do atleta, uma vez que a ‘FEP’ cuida da imagem do goleiro por meio de matérias e fotos relacionadas às partidas disputadas ao longo da temporada.

Em sua Rede Social, Falcone falou sobre mais este passo na carreira: “Estou muito feliz com essa parceria fechada. A partir de agora, a C10 Sport Brasil irá tomar conta da minha carreira! Que possamos colher os frutos dessa parceria, que seja de muito sucesso para todos”, disse.

Fonte: AI

“A Paixão de Cristo” será apresentada nos dias 14 e 16 no Parque São Bento

Vado Ferreira
Acontece na próxima sexta e domingo (14 e 16) a encenação da peça “A paixão de Cristo – A história que mudou o mundo”, apresentada pela Igreja do Evangelho Quadrangular do Parque São Bento.

A peça, que será dividida em dois atos, mostra os últimos momentos antes da crucificação de Jesus Cristo, e também sua ressureição.

O primeiro ato, no dia 14 de abril, terá início às 18h, em frente à sede da Guarda Civil Municipal do Parque São Bento, que fica na Avenida Vinícius de Moraes, 827.  A encenação da crucificação se deslocará até a Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro, que fica na mesma avenida, no número 1521.

Já no dia 16 de abril, domingo, o segundo ato que mostrará a ressureição de Cristo acontecerá às 6h, já dentro da Igreja. No mesmo dia, às 18h30 acontecerá também uma Cantata no mesmo local, encerrando o evento.

De acordo com o coordenador de jovens da IEQ do Parque São Bento, Vado Ferreira, a encenação busca a interação com a comunidade e também revelar o real sentido da Páscoa. “Queremos transmitir o verdadeiro significado da Páscoa que vai muito além de compartilhar ovos de chocolate, mas sim refletir a morte e a ressureição de Cristo. É o amor que Ele teve por nós ao doar a própria vida para nos libertar dos pecados”,

Fonte: AI

Deputado Carlos Cezar é eleito vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de SP

Oliver Delgado

Na tarde desta quarta-feira (12/04), o deputado estadual Carlos Cezar (PSB) foi eleito vice-presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Considerada a comissão mais importante da Casa de Leis, a CCJR recebe todos os projetos que são apreciados pela Assembleia Legislativa, tanto os que são de autoria dos deputados como do Executivo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas. Lá é analisado o aspecto legal das propostas, se atendem as determinações constitucionais e se sua redação é condizente com o assunto.

“Sou membro da Comissão de Constituição Justiça e Redação desde meu primeiro mandato e agora fui eleito vice-presidente. Agradeço a confiança dos meus pares que, em votação unânime, me conduziram ao importante cargo”, falou Carlos Cezar.

A atual comissão possui 13 deputados estaduais que apreciam os projetos de lei. A deputada Celia Leão foi reconduzida para mais um mandato na presidência da CCJR.

terça-feira, 11 de abril de 2017

Combates no sul da Síria deixam pelo menos 16 soldados mortos

Pelo menos 16 soldados do governo morreram nas últimas 24 horas em combates contra facções islâmicas na cidade meridional síria de Deraa, informou hoje (11) o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Ele apontou que entre os mortos há pelo menos três oficiais.

A artilharia dos leais ao presidente Bashar Al-Assad teve como alvo zonas do distrito de Deraa al Bali, onde está localizado o bairro de Manshiet, palco dos combates.

Além disso, helicópteros militares lançaram oito barris de explosivos nesta área, mas não houve vítimas. A cidade tem dois distritos principais que são Deraa al Bali e Deraa al Mahata, que servem de divisão entre a zona sob o controle das autoridades e a da oposição.

Deraa al Bali está ligado com os bairros antigos e quase por inteiro sob o domínio os grupos rebeldes e islâmicos. Durante a jornada, se intensificaram os bombardeios sobre a localidade, com 42 ataques aéreos por parte de aviões de guerra e helicópteros não identificados.

Também se agravaram os choques entre o Exército e as facções, entre as quais figura o Organismo de Liberdade do Levante, ex-filial de Al Qaeda.

Fonte: AB

Autoridades de Ferraz protocolam pedido de Companhia da PM a secretário

Pedro Ferreira
A viável instalação de mais uma Companhia da Polícia Militar na região da Vila Santa Margarida que inclui 14 bairros de Ferraz de Vasconcelos foi solicitada de forma oficial por um grupo de vereadores e o prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, ao secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, na segunda-feira, dia 10, em São Paulo. A audiência havia sido agendada pelo deputado estadual, Jorge Caruso (PMDB), por sugestão do vereador Antonio Marcos Atanazio (PMDB), o Marcos BR.

Por sua vez, o secretário prometeu estudar a reivindicação da comitiva ferrazense, porém, não deu nenhum prazo para concluir a análise que deverá ser realizada pelo departamento técnico da pasta da Segurança Pública. Em contrapartida, os políticos locais disseram que estão otimistas em relação ao atendimento da justa demanda por mais segurança pública na cidade. Segundo eles, a região da Vila Santa Margarida foi proposta para sediar a possível unidade da PM por sua localização estratégica e por apresentar um grande número de ocorrências policiais.

Além disso, no encontro, as autoridades ferrazenses cobraram ainda o envio de mais soldados, agentes da Polícia Civil e de mais viaturas em geral. Entretanto, em resposta, o secretário Mágino Alves informou que no momento o governo estadual não tem como atender ao presente e justificável pleito. Para ele, a formação de novos recrutas exige tempo e, portanto, não iria prometer o que não pode cumprir. Mesmo assim, vereadores e o chefe do Poder Executivo deixaram um alerta do quadro preocupante de violência no município.

Presente na reunião, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Kleber Leite Siqueira aproveitou também para propor a transformação do 1º Distrito Policial, na Vila Santa Margarida, em uma Central de Flagrantes ajudando, com isso, a desafogar o atendimento no DP central, no Parque Dourado. Para o órgão, o registro de crimes pela internet não beneficia a população carente que sequer possui computador em casa. Por isso, somado a lentidão no atendimento direto acaba não comunicando crimes as autoridades policiais.

Fonte: AICMFV

Ex-secretário de Saúde do Rio Sérgio Côrtes é preso em operação da PF

Vitor Abdala
Policiais federais cumprem hoje (11) mandados de prisão preventiva contra o ex-secretário estadual de Saúde do Rio e o ex-diretor do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) Sérgio Côrtes, além de dois empresários. Também estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva.

Os mandados da Operação Fatura Exposta foram concedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Eles são acusados de fraudes em licitações para fornecimento de próteses para o Into e para a Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a Polícia Federal, as licitações eram direcionadas para beneficiar empresários investigados em troca do pagamento de propina no valor de 10% dos contratos.

Os presos serão indiciados por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Côrtes foi diretor do Into de 2002 a 2006, com uma breve atuação como interventor federal na crise da saúde municipal em 2005. Em janeiro de 2007, ele assumiu a Secretaria Estadual de Saúde, onde ficou até 2013.

 Fonte: AB

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Menores: Portuguesa vence todas diante o Sindicato dos Metalúrgicos

Gilberto Santos
No último sábado (8), as categorias menores da Portuguesa entraram em quadra pela primeira fase do Campeonato Metropolitano – Série A1. Jogando no Ginásio ‘Raulzão’, em São Paulo, a Lusa conquistou importantes resultados diante o Sindicato dos Metalúrgicos, com destaques para as goleadas de 5  x 0 no sub-16 e sub-18.

Confira os resultados:
Sub-18: Lusa 5 x 0 Metalúrgicos
Sub-16: Lusa 5 x 0 Metalúrgicos
Sub-14:  Lusa 5 x 4 Metalúrgicos
Sub-12: Lusa 3 x 0 Metalúrgicos

Após estas vitórias, a Portuguesa somou pontos importantes e agora terá pela frente o Mogi das Cruzes. Os duelos acontecem neste dia 21 (sexta-feira), no Ginásio do CAIC, na Vila Lavínia, em Mogi das Cruzes (Grande SP).

Na foto, o atleta Vini Lestinge (Cliente FEP Assessoria de Imprensa), da equipe sub-16

Fonte: AI

Mercado financeiro espera que Selic caia para 11,25% na quarta-feira

Kelly Oliveira
Instituições financeiras, consultadas pelo Banco Central (BC), esperam que a taxa básica de juros, a Selic, seja reduzida em 1 ponto percentual indo para 11,25% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para amanhã (11) e quarta-feira (12), em Brasília.

A expectativa consta do boletim Focus, uma publicação elaborada todas as semanas pelo BC com base em projeções de analistas de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. O Focus é divulgado às segundas-feiras.

A projeção para a taxa ao final de 2017 foi reduzida de 8,75% ao ano para 8,50% ao ano. Para o fim de 2018, a expectativa segue em 8,50% ao ano.

Com a inflação mais baixa, o BC tem indicado que pode intensificar os cortes na taxa básica de juros. Em fevereiro, o Copom anunciou o quarto corte seguido na taxa. Por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,75 ponto percentual, de 13% ao ano para 12,25% ao ano. Esse foi o segundo corte seguido de 0,75 ponto percentual. A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores impulsionam a produção e o consumo em um cenário de baixa atividade econômica.

Projeção para a inflação

A estimativa do mercado financeiro para inflação caiu pela quinta vez seguida. Desta vez, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi levemente ajustada de 4,10% para 4,09%.

A projeção para a inflação este ano está abaixo do centro da meta, que é 4,5%. A meta tem ainda limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a estimativa passou de 4,5% para 4,46%.

A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano foi alterada de 0,47% para 0,41%. Para o próximo ano, a estimativa segue em 2,5%.

Fonte: AB




Farmácia Popular amplia cobertura de fraldas geriátricas para deficientes

Paula Laboissière
Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (10) no Diário Oficial da União amplia a cobertura de fraldas geriátricas, no âmbito do Programa Farmácia Popular, a pessoas com deficiência.

Até então, a distribuição do produto pelo programa para incontinência urinária só era permitida a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Para fazer a retirada, o paciente deve apresentar prescrição e laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso da fralda. No caso de pessoas com deficiência, é preciso constar, no documento, a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID). A portaria entra em vigor hoje.

Inep publica edital do Enem; taxa de inscrição será de R$ 82

Mariana Tokarnia
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fica mais caro este ano. Para se inscrever, o candidato terá que pagar R$ 82. A nova taxa está no edital do exame, publicado hoje (10) no Diário Oficial da União. No ano passado, a taxa era de R$ 68.

As inscrições começam às 10h do dia 8 de maio e terminam às 23h59 do dia 19 de maio, pela internet, no site do Enem . O pagamento deve ser feito até o dia 24 de maio.

Segudo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a correção não só levou em conta a variação de preços pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como incorporou variações de anos anteriores que deixaram de ser aplicadas e parte da diferença entre o custo do exame e a taxa de inscrição.

Atualmente, o Inep cobre cerca de 70% do custo do exame. No ano passado, por exemplo, o custo, de R$ 91,49 por participante, foi R$ 23,49 acima do valor pago. A autarquia diz que mesmo com a alta, o Enem está abaixo da média dos vestibulares do país, que é R$ 140.

Isenções

Pelas regras do edital estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

O Inep informa que vai conferir todos os pedidos de isenção. Caso o candidato não se enquadre, poderá gerar o boleto e pagar a taxa para participar do Enem. Se as informações prestadas forem falsas e for constatada concessão indevida de isenção, o participante será eliminado do exame e terá que ressarcir a taxa.

A partir deste ano, o sistema de inscrição permitirá que o participante informe o Número de Identificação Social, do CadÚnico. Para que a isenção seja validada, é preciso que os dados pessoais sejam iguais aos cadastrados na base da Receita Federal.

Os participantes isentos que não comparecerem nos dois dias de prova e quiserem fazer o Enem 2018 sem pagar a taxa terão que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. Caso contrário, perderão a isenção.

Enem

O Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro – e não mais em um único fim de semana. No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza.

Os resultados das provas poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: AB

Caixa abre mais cedo até quarta-feira para saque de contas inativas do FGTS

De hoje (10) a quarta-feira (12), todas as agências da Caixa abrirão duas horas mais cedo para o atendimento de trabalhadores que precisam sacar ou tirar dúvidas sobre as contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

As unidades que normalmente começam a funcionar para o público às 11h vão operar a partir das 9h. As que abrem às 10h, atenderão a partir das 8h. As que normalmente começam as atividades às 9h, vão funcionar a partir das 8h, com fechamento uma hora mais tarde.

A orientação do banco é de que o trabalhador, ao procurar a agência, leve a Carteira de Trabalho e o termo de rescisão do contrato. Os que vão sacar no autoatendimento devem prestar atenção à mensagem que aparece no terminal, para o caso de ter mais de uma conta inativa.

Em todo o país, de acordo com a Caixa, são 3.412 agências com horário especial nestes primeiros dias da segunda etapa de pagamento. Não terão horários especiais os 837 postos de atendimento que ficam no interior de repartições públicas e as oito unidades móveis (caminhões), por não serem caracterizados como agência.

Desde sábado (8), 7,7 milhões de brasileiros nascidos em março, abril e maio podem sacar os recursos das contas inativas do FGTS. O valor total disponível para essa segunda fase chega a R$ 11,2 bilhões e equivale a 26% do total disponível. Esses trabalhadores têm até 31 de julho para fazer o saque, caso não recebam automaticamente em conta.

A Caixa lembra que apenas o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015 tem contas inativas aptas a serem sacadas.

Fonte: AB

Danilo Henrique se apresenta à Sel. Brasileira de Futebol de Salão dia 23

Gilberto Santos
O goleiro Danilo Henrique, recentemente convocado para a seleção brasileira de futebol de salão (CFSB), segue focado para os compromissos diante a Argentina, os quais ocorrem na cada do adversário, nos dias 25, 26, 28, e 29/4.

A apresentação do goleiro e demais convocados acontece no próximo dia 23 (segunda-feira), em Foz do Iguaçu (PR), onde toda a delegação se reúne na manhã do dia 24 para o embarque a Buenos Aires.