Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Brasil se oferece para sediar a Conferência do Clima em 2019

O Brasil anunciou nesta quarta-feira (15) na 23ª Conferência do Clima da ONU (COP23), realizada em Bonn, na Alemanha, que quer sediar a edição de 2019 da cúpula.

O anúncio foi feito pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que disse em comunicado que a COP25 será um "grande marco" para a implementação do Acordo de Paris e que o Brasil está "encantado de mostrar sua disponibilidade para receber esse importante evento".

"O Brasil está fortemente comprometido com a sustentabilidade e com a causa da mudança climática e tem uma forte tradição de receber grandes eventos internacionais relacionados com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável", afirmou o ministro.

Além disso, Sarney Filho disse que o o Brasil tem "longa tradição de construir pontes entre países e que espera poder continuar com essa tradição".

O Brasil sediou a famosa Rio-92, também conhecida como Cúpula da Terra, que serviu de plataforma de lançamento da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), órgão que lidera as conferências ambientais.

Além disso, há cinco anos, o país foi sede da Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, na qual começaram as negociações que levaram à aprovação dos objetivos para Agenda 2030.

Já está previsto, por causa do sistema de rotação da ONU, que a COP25 seja realizada em um país da América Latina ou do Caribe.

Fonte: Ab

2º Seminário de Observação de Aves acontece em Guararema neste fim de semana

Encontro reúne estudiosos, turistas e interessados para um bate-papo sobre Birdwatching e preservação ambiental

Nos dias 18 e 19 de novembro, acontece a segunda edição do Avistando Guararema – Seminário de Observação de Aves. O evento, realizado pela Prefeitura de Guararema, tem como objetivo tratar a atividade de observação de aves e sua ligação com a preservação ambiental.

A Observação de Aves, ou Birdwatching, é um movimento crescente no Brasil e no mundo, reunindo estudiosos, conservacionistas e praticantes de todas as idades. Além de agregar conhecimento sobre preservação ambiental, podendo observá-la de perto sem interferir no ecossistema, trilha-se um caminho para o turismo sustentável.

O 2º Avistando Guararema começa no sábado (18 de novembro) na Pousada Arandela, às 16h, com o credenciamento dos inscritos. Às 16h30, acontece a palestra “Observação de aves: uma atividade de lazer ao ar livre, que contribui para o conhecimento e conservação da avifauna”, com a Coordenadora de Projetos da SAVE Brasil, Karlla Barboza. Já às 17h30, a equipe da SAVE Brasil fará uma saída guiada para a observação e registro de aves pela pousada.

No domingo, o encontro é no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Sinhô Muniz, na Ilha Grande, a partir das 9h, com o credenciamento. A primeira palestra acontece às 9h30 e tratará sobre o bicudinho-do-brejo-paulista, uma espécie rara de ave encontrada apenas em algumas cidades do estado de São Paulo e que está criticamente ameaçada de extinção, com Alice Reisfeld.

Considerado indicador natural da preservação de um ecossistema, a presença do bicudinho é uma forma de medir a qualidade de fatores como a água e a vegetação, bem como o nível de conservação ambiental.

Às 10h30, Anderson Gava fala sobre a prática de birdwatching nas regiões do Alto Tietê e Vale do Paraíba. O almoço será das 12h às 13h30.

No período da tarde, Demis Bucci conversa sobre “Quem é o observador de aves”. Às 14h30, Jefferson Leite dá dicas sobre primeiros socorros para aves silvestres machucados ou fora do ninho.
Representando a Prefeitura de São Paulo, Leticia Bolian Zimback palestra sobre o monitoramento pós-soltura de aves silvestres na Capital. Para encerrar, os especialistas da SAVE farão uma saída guiada pela Ilha Grande para a observação e registro de pássaros.

Estarão expostas no NEA fotografias do bicudinho-do-brejo-paulista com registros de Mario Campagnoli, Elvis Japão, João Paulo Rosa, Marco Silva e Jefferson Leite.

Para participar é preciso se inscrever com antecedência pelo telefone 4693-8000 (ramal 8070) ou pelo e-mail meioambiente@guararema.sp.gov.br. Será emitido certificado de participação para o evento.


Empresas podem recuperar impostos sobre os gastos feitos no exterior

Katherine Coutinho

Quem já viajou a trabalho e fez compras fora do país com cartões de crédito deve ter se deparado com a sigla IVA, o Imposto sobre o Valor Acrescentado. Em resumo, este imposto que é adotado na maior parte do mundo, incide sobre a despesa ou consumo e torna as transações efetuadas pelo contribuinte mais caras do que elas de fato foram.

O IVA, que é um imposto indireto, assim como o ICMS no Brasil, deve ser pago pelo consumidor sempre que um produto é comprado ou um serviço é contratado. O tributo também incide sobre transmissões de bens, transações intracomunitárias e importações.

Segundo o contador especializado em tributos, Gabriel de Carvalho Jacintho, o percentual do imposto varia de país para país. Na União Europeia, por exemplo, são 23%. Já em Gana, são apenas 3%; no Canadá são 5%, assim como no Panamá e no Japão. Mas alguns países não são tão generosos em sua taxação de consumo. Quem optar por ir à Dinamarca, Hungria, Noruega ou Suécia amargará pesados 25% de imposto.

O que muitos não sabem é que é possível reaver esse valor pago a mais sobre o consumo, no caso das compras feitas na União Europeia. “De modo geral, as companhias têm o direito de receber um reembolso do IVA que pagaram a outras empresas contra faturas que lhes resta do montante do IVA que cobram aos seus clientes. “Os melhores e mais fáceis países para obter um reembolso do IVA são o Reino Unido, a Suécia, a Dinamarca, a Finlândia, a Áustria, a Alemanha, os Países Baixos e a Suíça. Estes permitem a recuperação do IVA especialmente em acomodações, que costumam ser a transação de viagem mais cara. O prazo para o retorno financeiro é de, no máximo três meses”, explicou Jacintho.

Uma das grandes vantagens deste processo é que não há custos iniciais para a empresa com o profissional que fará o requerimento de restituição. Será cobrado apenas um percentual sobre o IVA recuperado se o processo for bem sucedido e houver a real recuperação, do contrário não há desembolso por parte do cliente.

Nem todos os gastos nos quais incidiu o IVA podem ser recuperados, mas uma grande parte deles sim, como no caso de aluguel de carros, conferências e feiras, hotéis, custos de marketing, combustível, honorários profissionais, transporte público, restaurantes, táxi, telefone, treinamentos e cursos/seminários.

Para isso, é preciso apresentar o CNPJ da empresa solicitante, o relatório detalhado da despesa ou Nota Fiscal, além do contrato assinado.

Esta recuperação do imposto pago pode, inclusive, constar no planejamento tributário das companhias que possuem muitas atividades no exterior, por ser um gasto recorrente no caixa da empresa, que, com as medidas certas, pode não ser um ônus tão pesado ao final do ano.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Zorra: A obsessão da Globo em fazer do cristianismo uma piada

Para criador do programa, preconceito só vale com a fé cristã

Quando ainda se chamava Zorra Total, o humorístico de sábado da rede Globo ficou 15 anos no ar e era recheado de bordões e o humor “à moda antiga”. Considerado ultrapassado em tempos onde o politicamente correto predomina, saiu do ar para voltar “repaginado”. Com o nome encolhido para “Zorra”, apostou em quadros mais curtos, com atores mais novos, que fizeram sucesso em outras emissoras ou na internet.

Seu principal roteirista Marcius Melhem é o mesmo de “Tá no Ar”, ele disse em entrevistas que a proposta era fazer um humor “popular e inteligente”. Para alcançar esse objetivo, ele disse que orientou os escritores das esquetes a evitar “o sexismo, as piadas homofóbicas e preconceituosas”.

Já que não queria mais fazer piada com mulher burra e com homossexual, Melhem e sua equipe escolheram então satirizar a fé. Em uma entrevista ele afirmou: “Não estamos aqui para criticar religião. Quando fazemos uma crítica, geralmente é ao uso que se faz dela, não à religião em si. Ela a gente respeita”.

A promessa de que não haveria críticas cai por terra quando se nota que nas últimas semanas, o programa vem incluindo a fé cristã regularmente como tema das piadas.

Em 14 de outubro, no quadro “Pastor moderno”, o líder evangélico interpretado por Welder Rodrigues, diz que o dízimo é o momento “mais importante do culto”. O tema da piada é a comparação da igreja com um táxi, forçado a competir com outras igrejas novas, as “do aplicativo”.

Uma semana depois, em 21 de outubro, no esquete “Milagre de Jesus”, o Cristo vivido pelo ator George Sauma se comporta como um jogador de futebol, fazendo milagres como quem marca um gol e corre para se exibir para a torcida.

No programa seguinte, de 28 de outubro, apresenta-se um “Jesus prafrentex” no esquete onde ele critica a Deus pelo conteúdo da Bíblia, dizendo que estava ultrapassada e precisaria ser reescrita.Uma semana depois, em 21 de outubro, no esquete “Milagre de Jesus”, o Cristo vivido pelo ator George Sauma se comporta como um jogador de futebol, fazendo milagres como quem marca um gol e corre para se exibir para a torcida.

No programa seguinte, de 28 de outubro, apresenta-se um “Jesus prafrentex” no esquete onde ele critica a Deus pelo conteúdo da Bíblia, dizendo que estava ultrapassada e precisaria ser reescrita.

Fonte: GP

Tenente-coronel Felicio Kamiyama recebe Título de Cidadão itaquaquecetubense, iniciativa foi do vereador Rolgaciano

Gisele Santos

Por iniciativa do vereador Rolgaciano Fernandes Almeida, cerimônia foi realizada na última quinta-feira (09 de novembro), na Câmara Municipal

Em cerimônia realizada na última quinta-feira (09 de novembro), na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, o Tenente-coronel Felicio Fumiaki Kamiyama, tornou-se cidadão itaquaquecetubense. O projeto de decreto legislativo, de inciativa do vereador Rolgaciano Fernandes Almeida, foi aprovado por unanimidade.

Atualmente, Kamiyama é chefe do Estado Maior, do CPAM -12 (Comando de Policiamento Metropolitano),a condecoração se deu pelos relevantes serviços prestados à comunidade, voltados à segurança pública e combate ao crime no município de Itaquaquecetuba.

Autor do projeto de decreto legislativo que concede a honraria ao profissional da Segurança, Rolgaciano Fernandes Almeida discursou ao falar sobre o trabalho desempenhado pelo Policial Militar em seus mais de 30 anos de carreira na Segurança Pública.

“Essa placa, embora, um metal com palavras gravadas, vai permeada com toda a nossa gratidão e carinho por ser essa pessoa que é, pelo trabalho de combate à criminalidade e manutenção da ordem pública, bem como por despertar em tantas pessoas a esperança e esse ideal de justiça e integridade social, além do amor e dedicação no exercício da função. Estamos falando de uma pessoa que foi conhecer a realidade (não só de nossa cidade, mas também de toda região), de perto e merece tal reconhecimento. Além de um ótimo filho, irmão, pai e esposo é um profissional peculiar, ímpar eu diria”, discorreu Rolgaciano.

Ao discursar, o Felicio Kamiyama declarou sua gratidão com a homenagem recebida. “Manifesto a minha gratidão a todos os que me propiciaram este privilégio, em especial ao vereador Rolgaciano Fernandes Almeida, que teve a iniciativa para que eu recebesse tal honraria. Tenho muito orgulho em ser itaquaquecetubense e poder, agora com legitimidade, ante a dimensão gigantesca do coração de seu povo, ser filho do coração desta terra”, destacou.

Representando o prefeito Dr. Mamoru Nakashima, o secretário de Transportes Luiz Claudio Rodrigues também prestigiou a solenidade.

Compareceram também o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe, o Ex-deputado federal Junji Abe, além de vereadores e secretários municipais da região do Alto Tietê, bem como entidades, familiares, amigos.

Também estiveram presentes o Delegado Seccional de Mogi das Cruzes Marcos Batalha, o Delegado Eliardo Amoroso Jordão, do 1º Distrito Policial de Itaquaquecetuba, além dos companheiros de farda do homenageado.

O presidente da Casa de Leis itaquaquecetubense, Roberto Carlos do Nascimento Tito (PSDB), o Carlinhos da Minercal, que conduziu os trabalhos da festiva ocasião encerrou a solenidade ao destacar o a justa, singela e merecida homenagem rendida ao Tenente-coronel.

Trajetória

Nascido em 14 de abril de 1968, em Mogi das Cruzes, é casado e pai de 3 filhos.

Há mais de três décadas na Polícia Militar, Kamiyama acumula passagens pelo 32º Batalhão (em Suzano), 35º (Itaquaquecetuba) e 17º (Mogi das Cruzes), além de ser chefe do Estado Maior e porta-voz do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM/12).

Em sua trajetória já atuou como Oficial da Policia Militar do Estado de São Paulo, advogado, Conselheiro da Legião Mirim de Mogi das Cruzes, membro de uma associação internacional de ajuda humanitária, o Lions Clube.

Foi Membro efetivo do Conselho de Segurança dos municípios de Biritiba Mirim e Itaquaquecetuba. Coordenou a Defesa Civil das Regiões do Alto Tietê e Guarulhos, além de ter composto a Diretoria de Trânsito do município de Mogi das Cruzes. Também foi Coordenador Operacional da Secretaria Municipal de Transportes do mesmo município.

É, ainda, Mestre em ciências Policiais de segurança e Ordem Pública.

A festiva ocasião foi, ainda mais, abrilhantada com a belíssima apresentação musical do pastor Miguel Roberto.

Prêmios
- Condecorado com a medalha em grau máximo da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
-Condecorado com a medalha cinquentenário das Forças de Paz da ONU.
-Condecorado com a medalha MMDC.
-Condecorado com a medalha Defesa Civil do Estado de São Paulo.
-Condecorado com a medalha cidadão Policial.
-Condecorado com titulo " omnium horarum homo" conferido pelo Secretário Chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.
-Condecorado com o Titulo " Profissional do ano de 2011 e 2012" pela TV fato de Mogi das Cruzes.
- Moção de aplausos pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes;
- Moção de aplausos pela Câmara Municipal de São Roque.
-Condecorado com o Título de Cidadão Suzanense.

Fonte: AICMI

Congonhas reabre após ter 34 voos desviados por causa de drone

Fernanda Cruz

O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, reabriu hoje (13) normalmente, após ter 34 voos desviados para aeroportos próximos na noite de ontem. Todos os pousos foram suspensos por mais de duas horas, por causa de um drone, espécie de aeronave remotamente pilotada.

Segundo a Infraero, o drone sobrevoou a linha de cabeceira de pouso do aeroporto entre 20h16 e 22h25, prejudicando aviões que tinham São Paulo como destino. As decolagens não foram prejudicadas.

Para atender à demanda, o horário de funcionamento do terminal, que normalmente encerra às 23h, foi estendido para até as 2h50 da madrugada. Nesse período, foram recebidos 24 voos atrasados.

A Polícia Militar informou que realizou buscas na região para localizar o operador do drone, sem sucesso. Em maio deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a regulamentação para a operação civil de drones. Quem opera esses equipamentos de forma irregular pode responder nas esferas administrativa, cível e penal.

Fonte: AB