Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 15 de outubro de 2011

Adriana Ferreira se emociona na gravação do clipe da música “Mulher de Fé”


Na última segunda-feira, dia 10/10, Adriana Ferreira gravou o clipe da música “Mulher de Fé”, que intitula seu segundo CD pela Line Records, lançado em setembro, durante a Expocristã, maior feira de produtos e serviços cristãos da América Latina. Durante as gravações, que retrataram a história da mulher de Suném, a cantora se emocionou e disse se identificar com a passagem bíblica.

“O título deste CD reflete perfeitamente a minha história, já passei por inúmeras lutas e venci todas por meio da fé. Aos 17 anos, fui curada de diabetes; e, recentemente, também testemunhei a cura do meu filho Adriel, que nasceu com hipotireoidismo. Os médicos diziam que ele não iria falar, mas hoje é uma criança perfeita”, explica Adriana.

Com produção musical assinada por Melk Carvalhedo, o álbum “Mulher de Fé” valoriza a voz forte e marcante da cantora em 14 músicas que retratam temas como sonhos, perseverança, cura e vitória.

Dentre os estilos, destaque para o Pentecostal, com muito fogo e reteté, e também para louvores congregacionais, forró, sertanejo universitário e uma canção romântica. Além da faixa que dá nome ao trabalho, outros carros-chefes do álbum são "Não Desista dos Sonhos", "O Deus de Josué", "Nova Jerusalém", "Protegida", "Além da Medicina", entre outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Michael W. Smith fará shows no Brasil no próximo ano


O cantor gospel e compositor Michael W. Smith voltará ao Brasil. Estão confirmados shows cantor em Vitória (ES), Goiânia (GO) e ainda Recife (PE). Michael estará presente em um dos maiores festivais de música cristã, “Jesus Vida Verão”, em Vila Velha (ES). Ainda poderá ser confirmado um show em São Paulo (SP).

Michael desembarcará em janeiro, provavelmente no dia 10, retornando aos Estados Unidos no dia 19.

O cantor brevemente lançará seu novo projeto instrumental, que promete ser um sucesso tão grande quanto o seu último trabalho, “Wonder”. O novo CD tem previsão de chegada às lojas em dezembro.

A gravadora de Michael, Sony Music, ainda não divulgou os detalhes dos show e agenda completa.

Fonte: Gospel Mais / Sony Music

Projeto propõe venda fracionada de remédios


A discussão existe há 5 anos, mas o projeto de lei que torna obrigatória a venda fracionada de remédios, ainda está engatinhando no Congresso Nacional. Comprar caixas e mais caixas de medicamentos, não usar todos os comprimidos e depois ter de jogar fora é comum nas farmacinhas pessoais. A indústria e os donos de farmácias trocam farpas.


RÁDIO NOTÍCIAS - Receita Federal aciona Ministério Público para investigar importação ilegal de lixo hospitalar


Os dois contêineres foram retidos esta semana. Cada um com 23 toneladas de roupas de cama e banho. Parte do material continha a identificação de hospitais norte-americanos e estava suja de sangue. Também havia seringas, luvas hospitalares, cateteres, gazes e ataduras.

Click e Ouça a Notícia:

Manifestações inspiradas em ocupação de Wall Street se espalham para 82 países


Manifestantes estão tomando as ruas de capitais ao redor do mundo hoje (15) para protestar contra a "ganância corporativa" e os cortes orçamentários feitos por distintos governos. Organizadores preveem marchas em até 951 cidades de 82 países, em todos os continentes, inspiradas no movimento Ocupe Wall Street, iniciado em Nova York.

O objetivo, dizem, é neste 15 de outubro "unir nossa voz e dizer aos políticos e às elites financeira que cabe a nós, o povo, decidir nosso futuro", segundo o site da organização, centenas de pessoas já protestaram em cidades do Japão, da Austrália e Nova Zelândia.

Em Sydney, as ruas diante do Banco Central da Austrália foram tomadas por cerca de 2 mil manifestantes, entre representantes aborígenes, sindicalistas e comunistas. Em Taipei (Taiwan), onde manifestações do tipo são raras, cerca de cem pessoas se reuniram para criticar a má distribuição de riquezas.

Ao longo do dia, começaram protestos também em grandes cidades europeias, como Berlim, Londres e Atenas, e estão programados para ocorrer em cidades americanas. Mas ainda não está claro se as manifestações se transformarão em "acampamentos" como o que está sendo feiro nos arredores de Wall Street nos últimos meses e que cresceu nas últimas semanas.

Naomi Colvin, uma das organizadoras do protesto esperado diante da Bolsa de Valores de Londres, disse que a natureza do movimento dependerá do comparecimento das pessoas e das decisões tomadas em uma suposta "assembleia geral" a ser organizada entre os manifestantes. "Se a assembleia decidir que devemos tentar ficar [diante da Bolsa], então vamos nos esforçar para ficar", disse ela à BBC.

Os primeiros protestos do tipo começaram em maio, em Madri, quando centenas de pessoas, conhecidas como os "indignados", tomaram a praça Puerta del Sol para mostrar seu descontentamento com os altos índices de desemprego da Espanha e com o que chamam de forte influência das instituições financeiras sobre as decisões políticas.

Ao mesmo tempo, observadores dizem que, enquanto os protestos na Espanha tinham demandas específicas, como cortes nas jornadas de trabalho para combater o desemprego, muitos dos movimentos inspirados no Ocupe Wall Street têm bandeiras mais vagas.

A onda de protestos deste sábado ocorre simultaneamente a um encontro do G20 na França, em que políticos tentam encontrar formas de enfrentar a crise da dívida que se espalha pelos países da zona do euro.

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Deputado Federal Junji Abe quer pena maior para religiosos pedófilos


Proposta do deputado prevê aumento do tempo de prisão para padres, pastores e outros líderes religiosos condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Preocupado com as frequentes denúncias de crimes sexuais praticados por religiosos contra crianças e adolescentes, o deputado federal Junji Abe (PSD-SP) apresentou projeto de Lei (2406/2011) que aumenta em 50% a pena aplicada a padres, pastores e demais líderes religiosos condenados pela prática. “São pessoas que se valem da condição de autoridade, da influência que exercem sobre a vítima ou da confiança que nela inspiram para cometer essas barbáries”, explica o parlamentar.

Junji esclarece que o Código Penal já prevê aumento da pena para crimes sexuais cometidos por ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outro título tem autoridade sobre ela. No entanto, a punição maior não atinge líderes religiosos, como padres e pastores,”que se valem da influência sobre os membros da sua igreja para práticas delituosas hediondas, como a pedofilia”. Daí, pontua ele, a necessidade de atualizar a legislação.

O projeto de Lei de Junji altera a redação do do inciso II do artigo 226 do Código Penal (Decreto-lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940) para determinar o aumento de 50% da pena para os crimes sexuais cometidos por “padre, pastor ou assemelhado”. Por exemplo, ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com vulneráveis – pessoas menores de 14 anos ou que, por qualquer motivo, não podem oferecer resistência – é crime punido com penas que variam de oito a 15 anos. A proposta do deputado amplia a punição em 50% se o autor do delito for líder religioso ou esteja “em situação que inspire a confiança da vítima”.

Com a aprovação da medida, Junji espera, “pelo menos”, inibir as ocorrências contra crianças e adolescentes no meio religioso.  “Vemos nos noticiários denúncias de padres ou pastores pedófilos, que deveriam proteger esses menores que lhes confiam seus problemas, suas angústias e até suas intimidades em busca de ajuda espiritual”, lamenta, protestando contra atos inescrupulosos de líderes religiosos que se aproveitam do cargo para praticar crimes e violar os direitos humanos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Católicos perdem espaço, mas país não se afastará da religião, diz estudioso


Na discussão sobre a redução do percentual de católicos no país, reavivada pelo “Novo Mapa das Religiões no Brasil”, da FGV, frequentemente se imagina um passado em que a ampla maioria dita católica teria o perfil que se espera do católico urbano atual. Mas o “catolicismo popular” brasileiro é muito diferente disso.

Ele sempre foi mais um “cristianismo popular”, permeado por sincretismos e particularismos, em que a influência do magistério romano foi muito relativa.

Por isso, a redução do percentual de católicos no país deve ser lida como a explicitação de uma diversidade religiosa camuflada e o aflorar de visões de mundo populares antes ocultas e recalcadas.
Entre os anos de 1991 e 2009, enquanto a porcentagem de católicos caiu 15%, a dos “sem religião” aumentou apenas 2%; a de evangélicos aumentou 10%.

Isso sugere que estamos num caminho diferente da Europa, onde a religião vem perdendo espaço na sociedade, e mais próximo ao norte-americano, onde há grande diversidade de religiões e estas permanecem influentes na vida social.

A presença do fator religioso nas eleições de 2010 ilustra essa tendência e mostra como ela poderá influenciar a relação entre religiões e sociedade no futuro do Brasil.

Quanto ao catolicismo brasileiro, seu novo perfil é marcado pelo êxodo dos católicos “por convenção” e pelo surgimento de um novo polo dinâmico, representado principalmente pelos movimentos e pelas novas comunidades.

Na arquidiocese de São Paulo, por exemplo, são reconhecidos mais de 40 grupos, que variam de poucas dezenas de participantes em uma paróquia a movimentos com centenas de pessoas, que já se ramificam na Europa e nos EUA.

O laicato tem papel preponderante nessas organizações, que contam com leigos consagrados à obra, muitos dos quais celibatários.

Contando, desde João Paulo 2º, com o apoio explícito do Vaticano, conseguem uma síntese entre pluralidade e unidade. Com isso, resolveram vários problemas do catolicismo do final do século 20, como a necessidade de pluralismo interno, a autonomia dos leigos, a falta de padres e o celibato.

No Brasil, seu grande desafio é formativo, pois se propõem à exigente tarefa de conciliar renovação litúrgica, mística cristã, evangelização, trabalho cultural e ação social.

Os dados indicam que continuaremos a ser, no futuro, um país cristão, com um povo marcado pela religiosidade. Isso diz muito, mas deixa muito ainda por dizer.

Fundamentalismo versus racionalidade, individualismo versus solidariedade, bem comum versus clientelismo, essas são algumas das questões que estão intimamente ligadas à forma como compreendermos e praticarmos nossas opções religiosas no futuro.

Fonte: Paulo Lopes

RÁDIO NOTÍCIAS - Funcionários dos Correios terão que compensar dias parados


Com o fim da greve dos Correios, determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho, em todo o Brasil, ficaram 185 milhões de cartas, ecomendas e contas que ainda não foram entregues. O TST decidiu que a greve não foi abusiva mas determinou desconto salarial de 7 dos 28 dias de paralisação. A reposição dos dias parados começa amanhã.

Click e Ouça a Notícia:

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Governo e Fifa discutem Lei Geral da Copa em reunião no Ministério do Esporte


A tramitação do Projeto de Lei Geral da Copa no Congresso Nacional foi o principal assunto discutido na reunião de hoje (13) no Ministério do Esporte. O encontro durou cerca de seis horas e, ao final, foi divulgada uma nota sobre o que foi tratado entre os representantes do governo brasileiro, da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Comitê Local (COL) da Copa do Mundo de 2014.

Na nota, o ministério informa que a reunião foi agendada após encontro da Presidenta Dilma Rousseff com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em Bruxelas, para discutir a tramitação do projeto de Lei Geral da Copa no Congresso Nacional e dar continuidade ao esforço conjunto para realização bem-sucedida da Copa do Mundo no Brasil.

Diz ainda que “os pontos debatidos na reunião serão ponto de partida para aprofundar o diálogo entre as partes envolvidas e o Congresso Nacional, que examina o Projeto de Lei Geral da Copa. Os temas envolvem artigos que tratam de questões ligadas fundamentalmente ao credenciamento, direitos de transmissão, combate ao marketing de emboscada e responsabilidade civil da União”.

Participaram da reunião o secretário nacional de Futebol e Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Alcino Rocha; o consultor Jurídico do Ministério do Esporte, Wladimyr Camargos; o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Ivo da Motta Azevedo Correa; o subchefe adjunto de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Felipe de Paula; o chefe de Direito Comercial da Divisão de Assuntos Jurídicos da Fifa, Jörg Vollmüller; o advogado da Fifa, Julian Chediak; o advogado da BM&A, representando o Comitê Organizador Local da Copa de 2014, Álvaro Jorge, e a assessora da Câmara dos Deputados, Nathalie Proença.

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Corpo de Bombeiros vai intensificar fiscalização em prédios antigos do centro do Rio


O anúncio foi feito pelo secretário de Defesa Civil do estado, Sérgio Simões. A medida foi tomada depois da explosão do Restaurante Filé Carioca que deixou três mortos e 17 feridos. Segundo o secretário, muitos edifícios próximos ao restaurante estão em situação irregular e não cumprem a legislação de segurança contra incêndio e pane, em vigor desde 1977.

Click e Ouça a Notícia

Suzano/Drummond vence a primeira no Metropolitano A1


Com uma vitória apertada e conquistada na base da determinação, o Suzano/Drummond/Penalty passou pelo Tênis Clube Paulista, na tarde desta quarta-feira (12), ao aplicar 5 x 4 em seu terceiro compromisso válido pelo Campeonato Metropolitano A1. A partida aconteceu no Ginásio Presidente Ciro II, na zona leste de SP.

Em busca da reabilitação, o time comandado pelo técnico Fernando Cabral abriu o placar com pouco mais de 13 minutos jogados da primeira etapa, por meio de Matheus, que retornou à equipe. Instantes depois, Rômulo ampliou.

Mas o time estreante na competição não deixou por menos e descontou segundos depois. Ainda no primeiro tempo, o capitão Chico Paulista fez o terceiro.

Com a volta para a etapa final, Sacha marcou o quarto e mais uma vez, Chico Paulista deixou os suzanenses em vantagem. Nos minutos restantes, o TCP voltou a marcar, porém, o placar se manteve até o último segundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

RÁDIO NOTÍCIAS - Número de interessados em adotar supera o de crianças a espera de uma família

De acordo com o último levantamento do Cadastro Nacional de Adoção, existem hoje 4 900 crianças registradas para adoção e o número de pretendentes inscritos chega a mais de 26 900.

Click e Ouça a Notícia

Explosão em prédio no centro do Rio deixa pelo menos três mortos e dez feridos, informam bombeiros


Rio de Janeiro - Pelo menos três pessoas morreram e dez ficaram feridas, na manhã de hoje (13), vítimas de uma explosão em um prédio na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, segundo o Corpo de Bombeiros. O edifício, que abriga residências e estabelecimentos comerciais, teve a fachada bastante danificada. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as causas ainda não foram identificadas. Equipes da corporação fazem uma varredura no interior do prédio para verificar se ainda há mortos ou feridos.

José de Castro tomava café em bar do outro lado da rua quando ouviu a explosão. “Foi horrível, vi pessoas sendo arremessadas até a Praça Tiradentes. A sorte é que o sinal estava fechado e não estavam passando ônibus nem carros, senão a destruição seria maior”, disse.

No local da explosão, muito entulho e vidros quebrados ocupam a calçada. As ruas do entorno foram interditadas.

A empresa Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital fluminense, descartou a hipótese de explosão de um bueiro na área do acidente. Técnicos da empresa foram ao local para avaliar a necessidade de interrupção do fornecimento de energia na região.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SBB realizará treinamento para evangelismo em Poá

A SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) realizará em novembro, Treinamento para Evangelização com Literatura, que esta inserido no projeto: "Semeando a Palavra de Deus que Transforma Vidas".

O evento esta sendo organizado pelo Conselho de Pastores da cidade de Poá (SP), e será gratuito. Os participantes ganharão um kit com bíblia e outros materiais que serão fornecido aos presentes.

Quem quiser participar, pode fazer sua inscrição nos telefones (11) 3245-8999 ou no 0800 727 8888 ou através do e-mail: relacionamento@sbb.org.br

SBB de olho em Poá

A SBB tem investido na cidade de Poá, onde recentemente o vice-prefeito Marcos Borges disse ao diretor do JORNAL EVANGÉLICO Adilson Santos, que gostaria de ganhar um bíblia escrita por João Ferreira de Almeida. Em contato com o Pr. Eude Martins, fez a doação de duas bíblias, as quais serão entregues ao prefeito e vice, de acordo com a disponibilidade de agenda.



Serviço:
Treinamento para Evangelização com Literatura
Inscrição nos telefones (11) 3245-8999 ou no 0800 727 8888 ou através do e-mail: relacionamento@sbb.org.br
Local Salão Social do Esporte Clube Concórdia Avenida Vital Brasil, 411 - Centro - Poá - SP
Data: 22 de novembro de 2011 - 19h30

Luz, Câmera, Ação – tudo certo para DVD Damares!


Recentemente ela conquistou o seu primeiro Disco de Diamante correspondente à vendagem superior a 300 mil cópias do CD Diamante. Agora na fase final do Troféu Promessas, concorre em 4 categorias, incluindo Música do Ano e CD. Pra completar, a cantora prepara-se para a gravação de seu primeiro DVD pela Sony Music no dia 22 de outubro na lindíssima cidade praiana de São Sebastião.

A cantora Damares vive um momento especial, sem dúvida. "Estou super ansiosa pelo momento da gravação. A banda está ensaiadíssima! O repertório está excelente! Temos muitas caravanas confirmadas de todo o país. A expectativa é de que tenhamos mais de 80 mil pessoas no evento. Ou seja, será um mega projeto! Deus tem nos honrado a cada dia e quero retribuir a Ele todas estas bênçãos com o meu melhor louvor. O público vai perceber que ali não será mais um show, mas um grande culto de louvor e gratidão!"

"A expectativa é de que pelo menos o CD Ao Vivo consigamos lançar em 2011, mas estaremos nos esforçando ao máximo para também lançar a versão em DVD!" - concluiu a cantora. O projeto contará com a produção musical de Melk Carvalhedo e direção de vídeo de Bruno Fioravanti. Apoio: Prefeitura Municipal de São Sebastião. Maiores informações sobre o evento: www.glorificalitoral.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

RÁDIO NOTÍCIAS - Aviso prévio de 90 dias poderá prejudicar trabalhador que pedir demissão

Aviso prévio de 90 dias poderá prejudicar trabalhador que pedir demissão.

Click e Ouça um Giro de Notícias:

Manifestantes marcham pela segunda vez em Brasília para protestar contra a corrupção


A 2ª Marcha contra a Corrupção e a Impunidade tomou a Esplanada dos Ministérios hoje (12) em Brasília. Segundo a Polícia Militar, mais de 11 mil pessoas participaram do evento em defesa do fim do voto secreto no Poder Legislativo, da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e da manutenção das atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A caminhada teve a participação de pessoas de todas as idades, que a pé, de bicicleta e alguns até levando seu animal de estimação, se manifestavam, por meio de vassouras e faixas com frases contra a corrupção. Carregando a bandeira do Brasil e um grande desenho de uma pizza, os manifestantes saíram da Praça da República e foram até a Praça dos Três Poderes, onde estão localizados o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo; o Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Poder Judiciário; e o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo.

Segundo a idealizadora do evento, Lucianna Kalil, a ideia de ir às ruas contra a corrupção ganhou força, inicialmente, por meio de redes sociais na internet. “O povo se movimenta para tanta coisa, consegue se juntar para tomar cerveja, para ver uma partida de futebol, para fazer outros tipos de marchas. E por que não se juntar contra a corrupção que é um mal que afeta todo mundo, ricos e pobres?”, indagou.

De acordo com Luciana Kalil, o movimento é apartidário e o dinheiro necessário para a sua realização veio da venda de camisetas para organizar a marcha. “A primeira marcha, no dia 7 de setembro, tratou de um assunto bem genérico [defendido pelos manifestantes] e, hoje, a gente está focando o nosso apoio ao CNJ, à constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e ao fim do voto secreto parlamentar”, disse.

Além do Movimento contra a Corrupção Eleitoral, a marcha contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essas organizações defendem que o CNJ seja mantido como órgão competente para examinar processos e punir magistrados.

O STF vai analisar ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A entidade questiona uma resolução editada este ano pelo CNJ que regulamenta seu poder correicional. A AMB pede que o conselho só atue depois que o processo for esgotado nas corregedorias locais.

Outro tema ressaltado na marcha foi o envio de recursos para paraísos fiscais. Em meio aos manifestantes, cinco pessoas vestidas de piratas levavam faixas pedindo que sejam adotadas medidas para evitar o uso da artifícios para sonegar impostos. Edélcio Vigna, assessor do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), fantasiado de pirata, defende a criação de uma lei para acabar com o envio de dinheiro para os paraísos fiscais. “Tem que ter lei e fiscalização”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Câmara de Poá aprova regulamentação de lei sobre transporte coletivo escolar


Os vereadores  de Poá (SP) aprovaram na noite de ontem três projetos de lei em primeira votação. As proposituras devem retornar ao plenário na próxima sessão ordinária para novo parecer. Outros três documentos foram aprovados em segunda e aguardam sanção do Executivo. Houve ainda um item que recebeu emenda e foi retirado da pauta para análise do jurídico e comissões da Casa de Leis.

Um dos itens aprovados trata da regulamentação da lei 3.120 de 2005, que dispõe sobre do transporte coletivo de escolares na cidade. Como tal atividade, na prática, já está sob controle da Secretaria Municipal de Segurança Urbana - anteriormente tal função era exercida pelo Departamento de Trânsito, vinculado à Secretaria de Obras Públicas – faltava a regulamentação da lei.

O outro projeto que tratava de modificação de lei dispunha sobre a alteração de um trecho do artigo primeiro da lei 3.330 de 2009 (de criação do programa emergencial de auxílio desemprego municipal). Ao invés de atender 400 trabalhadores desempregados, estipula-se que 600 sejam beneficiados pelo programa de caráter assistencial, coordenado pela Secretaria de Promoção Social. Como o documento recebeu ontem uma emenda apresentada pelo vereador Azuir Marcolino Cavalcante (PTB), solicitando o aumento do valor do salário pago a estes trabalhadores, de R$ 510 para R$ 545, foi retirado da pauta e encaminhado ao departamento jurídico e comissões competentes da Casa de Leis para análise.

Os vereadores também aprovaram na noite de ontem, a propositura que institui o Dia do Advogado em 11 de agosto, de autoria da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB).  De acordo com o texto, deverão ser escolhidos quatro advogados pela 77ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Poá a serem homenageados. Para a vereadora, tal projeto se dá pela importância da classe. “O advogado é uma peça essencial para a administração da Justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo”, justificou.

Foi incluído ainda na ordem do dia e aprovado pelos parlamentares por unanimidade, o projeto de autoria do Executivo que denomina a creche que será inaugurada ainda este mês na rua Estado do Espírito Santo, no Jardim São José. O local receberá o nome de Nicolas Alexandre Ribeiro Vieira, morador do bairro, que teve a vida ceifada precocemente aos 7 anos, em junho último.

Anúncio
Durante o uso da tribuna na sessão desta terça-feira, o vereador Mário Massayoshi Kawashima, o Mário Sumirê (DEM), anunciou que se desfiliou do Democratas e assumiu o Partido Social Democrático (PSD) em Poá, sigla formado recentemente sob comando do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Projeto que proíbe a utilização de animais silvestres em circos aguarda sanção

Os vereadores Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), Lauriston Ferreira Barros (PV) e Mário Massayoshi Kawashima, o Mário Sumirê (DEM), autores da propositura que dispõe sobre a proibição de utilização ou exibição de animais silvestres, nativos, exóticos, domésticos ou domesticados em circos e espetáculos, aguardam a sanção do projeto pelo Poder Executivo poaense, após sua aprovação em segunda votação na noite de ontem. O objetivo é proteger os animais contra maus tratos não apenas em circos, mas também em vaquejadas, rodeios e outras atividades do gênero.

Outras duas proposituras retornaram a pauta e foram aprovadas. Uma delas trata da inclusão de fotografia com nome de pessoas desaparecidas nas páginas da internet da Prefeitura e Câmara Municipal de Poá. Elaborada pelo vereador Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, o documento visa auxiliar na localização de desaparecidos.

O terceiro projeto de lei aprovado em segunda votação foi apresentado pelo vereador Ricardo Massa (PP). Ele dispõe sobre a criação do programa de proteção à saúde e higiene do recém-nascido e cria o auxílio pós-parto. Tal iniciativa visa proteger a saúde da criança, destinando a “mamãe” um auxílio financeiro para adquirir produtos como fraldas, roupas, kit de higiene e limpeza pessoal como sabonete, shampoo, creme, entre outros produtos, com o objetivo de garantir o bem-estar da criança.

Fonte: Assessoria de Imprensa

RÁDIO NOTÍCIAS - Lixo eletrônico pode ser descartado nas estações de metrô de 4 capitais

Lixo eletrônico pode ser descartado nas estações de metrô de 4 capitais.

Click e Ouça um Giro de Notícias

CPI do Ecad levanta suspeitas de crimes cometidos por entidade responsável pela arrecadação de direitos autorais


Os crimes de formação de cartel, desvio de função e até evasão de divisas são algumas das suspeitas que o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad), senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), tem levantado após cerca de três meses de trabalho. “É um sistema formado em nome de pagar os direitos autorais quando, na verdade, eles estão fraudando os direitos autorais”, disse. Ele acredita que, até o dia 28 deste mês, quando está prevista a votação do relatório da CPI, mais indícios de irregularidades ainda podem surgir. “Acho que nós ainda não abrimos a caixa de pandora. Mas estamos perto disso”, completou.

As suspeitas do senador são fundamentadas pelos depoimentos colhidos até agora nas audiências da CPI. A acusação de formação de cartel, por exemplo, foi levantada pelo secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinícius Carvalho. Em agosto, o secretário deu depoimento à comissão acusando o Ecad de adotar conduta anticompetitiva e atuar com monopólio. A entidade é formada por nove associações de autores e compositores, mas ao participar da reunião da CPI Carvalho alegou que o estatuto da instituição impõe barreiras desproporcionais à entrada de novas associações, o que caracterizaria a prática de cartel.

Já os indícios de desvio de finalidade são apontados porque o Ecad não estaria mantendo as características de instituição sem fins lucrativos. O senador Randolfe Rodrigues cita como exemplo o pagamento de gratificações aos diretores e gerentes do escritório que em um ano chegou ao valor global de R$ 500 mil. Segundo ele, a falta de atas de reuniões e balanços contábeis publicados impede a CPI de apurar se esta é uma prática comum e de quanto são os valores pagos aos dirigentes da entidade e das associações integradas a ela. “Veja, houve a distribuição de uma gratificação desse porte mesmo estando o Ecad em uma situação deficitária. A ata [que cita o valor da gratificação] não deixa claro quem foram os contemplados nem quanto foi pago a cada um”, declarou Randolfe.

Além da falta de informações sobre salários e gratificações pagas aos dirigentes do Ecad, o senador também se recente da falta de acesso a documentos, atas de reuniões e balanços contábeis que esclareçam como ocorrem os processos de tomada de decisão na entidade. Segundo ele, não está claro, por exemplo, como são definidos os preços cobrados por músicas tocadas em festas e apresentações. Na opinião de Randolfe, apesar de ser uma entidade privada, o Ecad deve fornecer esse tipo de informação porque gerencia um direito público, que é cobrado de todo cidadão. “Parece-me que seja inevitável pedir a quebra de sigilos fiscais e bancários para que consigamos ter acesso aos dados que eles nos sonegam”, disse o senador.

Segundo ele, nos últimos dez anos, apenas 30 atas de reuniões mensais e assembleias dos associados foram publicadas. Balanços contábeis só foram divulgados a partir de 2004 e não há informações claras sobre como são distribuídos os R$ 430 milhões estimados de orçamento anual do escritório de arrecadação. A quebra de sigilo bancário esclareceria também o aumento de remessas de dinheiro para o exterior justificadas pelo pagamento de direitos autorais para artistas estrangeiros. O senador estranha o crescimento desses valores uma vez que a participação de cantores e compositores brasileiros aumentou nas rádios nacionais.

A solução para eliminar essas desconfianças, na opinião do senador, seria a criação de um órgão ou agência governamental que fiscalizasse o Ecad, no modelo das agências reguladoras. “Se até ao Judiciário, que estava acima de tudo e de todos, a Constituição impôs uma instância de fiscalização, controle e regulação, que foi o CNJ [Conselho Nacional de Justiça], por que o Ecad não pode se submeter a semelhante controle?”.

Para o Ecad a ideia não é boa. Por meio de sua assessoria de imprensa, o escritório informou que é uma entidade privada e que, portanto, não está sujeito à “ingerência do Estado”. “Os músicos brasileiros têm maturidade política suficiente para criarem e gerirem suas entidades de gestão de direito autoral. Sempre o fizeram sem qualquer ajuda governamental”, diz a nota de esclarecimentos enviada pelo escritório à reportagem da Agência Brasil.

A assessoria também alega que não é obrigada a informar valores de salários e a publicar atas de suas reuniões porque não recebe recursos públicos. Sem informar o seu orçamento anual oficialmente, o escritório de arrecadação declara que os valores cobrados pelos direitos autorais são definidos em assembleias de seus associados e que disponibiliza as atas de suas assembleias dos últimos três anos. Os balanços são publicados, segundo a instituição, no site e em jornais de grande circulação.

O Ecad esclarece ainda que as remessas para artistas estrangeiros não são referentes somente ao que toca nas rádios brasileiras, mas também às músicas usadas por emissoras de TV, inclusive canais pagos, cinemas e sites da internet. Na nota enviada à Agência Brasil, o escritório ressalta ainda que “se a CPI está preocupada com a quantidade de músicas estrangeiras executadas no país deveria se preocupar em perguntar desses usuários porque não executam mais músicas brasileiras em suas programações”.

Na última semana, o Ecad conseguiu no Supremo Tribunal Federal liminar que garante aos seus advogados participarem das reuniões da CPI e acompanharem os depoimentos. Os advogados da entidade passam a ter direito à palavra na CPI, de protocolarem petições que devem ser apreciadas pelos membros da comissão e de acesso a documentos sob sigilo. O mandato de segurança foi concedido pelo ministro Celso de Mello.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Skate e diversão no Dia das Crianças da ONG Social Skate


Presença de Lucas Xaparral e do “team pro” da Element

O Dia das Crianças se aproxima e tudo já está pronto para a grande festa da garotada do projeto Manobra do Bem, da ONG Social Skate. O evento terá a presença garantida do skatista e medalhista de ouro no X Games 2008, Lucas Xaparral, e, dos skatistas profissionais da Element, que vai agitar o ambiente.

Após a demo de skate será a apresentação do grupo Biohazard B.Boys e, para finalizar, o momento mais esperado: a distribuição dos brinquedos para os alunos do projeto Manobra do Bem.

A Festa é programada desde o início do mês de setembro pelo casal Sandro "Testinha" Soares, presidente da ONG e, sua esposa, Leila Vieira, pedagoga no projeto.

Para que todas as crianças pudessem ser contempladas com presentes, Sandro e Leila criaram uma lista com nomes e dados relevantes para que alguém escolhesse e "adotasse" um dos alunos, presenteando, na hora, com alguma lembrança. Agora, é só aguardar o dia 12 de outubro, a partir das 14 horas, e sentir a emoção de cada uma delas quando abrirem seus presentes.

Outra ação em prol dos alunos foi o itinerante "Bazar do Bem", que circulou por vários eventos – de skate - com a venda de peças doadas por algumas marcas do Street Wear. Com o valor arrecadado, agora, será possível oferecer carrinho de pipoca, algodão doce, cachorro quente e ainda um delicioso bolo de chocolate que as crianças irão saborear após a sessão de skate com os convidados.

Tudo isto, diz Sandro, é para transformar a data do Dia das Crianças inesquecível para os jovens da comunidade de Poá/SP, que muitas vezes sonham em ser presenteadas, mas às vezes passa em branco o dia tão especial para elas. Testinha ainda faz questão de informar que a festa é aberta a todos que quiserem comparecer. "Tragam seus skates, venham ouvir um bom som, pois, a rua estará fechada e os obstáculos disponíveis para as manobras de skate, juntamente com os feras da equipe Element. A alegria vai ser certa!", disse empolgado.

O projeto Manobra do Bem é mantido por meio das vendas das camisetas, que garante o já tradicional café da manhã e o lanche da tarde da molecada. Para comprar uma camiseta e ajudar o projeto envie um e-mail para: socialskate@hotmail.com ou acesse  http://www.centralsurf.com.br/portal/?c=18&cod_news=305

Aulas
As atividades do projeto ocorrem aos sábados e domingos, das 9 às 12 horas, às vezes com a presença de algum skatista profissional que auxilia nas aulas de skate. As ações pedagógicas de arte e reciclagem acontecem em dias esporádicos.

Parceiros da ONG Social Skate: InnerSport, Chiclé Vídeos, Loja Session Skate Shop, Sumemo, Central Surf, Café Skateshop e todos "skaters" que já colaboraram de alguma maneira com a ação.

Serviço:
Dia das Crianças no Manobra do Bem.
Local: Ong Social Skate. Rua Rosa 439 Calmon Viana, Poá São Paulo
Horário: das 14 às 17 horas
Dia: 12 de outubro de 2011
Apoio: Sumemo, Central Surf, Element, Session, Converse, LIVE e Colex

Fonte: Assessoria de Imprensa

Pastor presbiteriano luta pela liberdade religiosa no Brasil


O pastor Marcos Amaral, da Igreja Presbiteriana de Jacarepaguá, tem trabalhado para acabar com a intolerância religiosa no Brasil e nesta segunda-feira, 10, fará uma reunião com lideranças na Universidade Mackenzie em São Paulo também sobre o tema mostrando que é possível conviver com pessoas de credos diferentes.

Amaral conta que seu primeiro contato com o público de religiões afros foi em 2008 quando foi convidado a participar da  Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, experiência que o fez enxergar o assunto de outra forma.

“Eu estava morrendo de medo. Nunca tinha estado em contato com “essa gente” porque, para mim, nessa época, não eram pessoas. Quando desci, pensei em ir embora. Quando estava saindo, uma jovem correu atrás de mim e me pediu para tirar uma foto com a mãe dela. Vi uma senhora negra com roupas de baiana. Ela me pediu: “O senhor pode orar por mim?” e botou a minha mão no turbante dela. Aquela velhinha me quebrou. Nunca mais a vi, mas ela nunca saiu de mim”, disse ele.

Depois disto, o pastor passou a ter como um de seus objetivos representar uma voz em defesa dos valores reais da religião, como a ética. E até desaprova o comportamento de igrejas como as neopentecostais que tratam os fieis de outras religiões como “endemoniados”.

“Os neopentecostais têm um projeto imperialista de supremacia política, baseada em um modelo de valorização dos países do hemisfério norte. Não é à toa que eles chutam a santa ou associam imagens de centros umbandistas a “endemoniados”. Há um projeto de aniquilação religiosa no Brasil”, opina Amaral.

O presbiteriano vai tentar reunir as lideranças protestantes para conversar sobre o tema e explicar que o estado brasileiro é laico e que o Estado religioso não está acima do Estado civil. “Espero reunir as lideranças protestantes éticas que digam à sociedade que o estado brasileiro é laico e que esse comportamento fanático não reflete o Reino de Deus. Reflete um desajuste e um projeto de poder. Vamos levantar nossa voz para a sociedade e dizer que todos têm o direito de escolher seu credo”.

Fonte: Jornal Extra  / Gospel Prime

RÁDIO NOTÍCIAS - Reunião de grevistas com os Correios acaba sem acordo e dissídio será julgado hoje

Reunião de grevistas com os Correios acaba sem acordo e dissídio será julgado hoje.

Click e Ouça um Giro de Notícias:

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Campanha do Dia das Crianças e comércio aquecido em Ferraz


Principais centros comerciais recebem campanha institucional realizada pela Associação Comercial e Industrial

O comércio de Ferraz de Vasconcelos está movimentado e os empresários apostam em crescimento nas vendas para o Dia das Crianças. Os brinquedos expostos nas lojas estão cheios de novidades e fica a critério dos pequenos escolherem o presente para o dia das crianças. Eles cantam, dançam e até parecem que são reais.

Considerado uma prévia do Natal para o setor, o Dia das Crianças anima os comerciantes do município de Ferraz. A Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos mantém a expectativa anunciada na semana passada e espera um aumento de no mínimo 10% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Como o objetivo de auxiliar no aumento das vendas nos dias que antecedem o Dia das Crianças, a Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos – Acifv, preparou  junto com empresas do município a campanha “Presentei e mantenha viva a alegria de ser criança”. Trata-se de uma promoção institucional itinerante que começou a percorrer hoje os principais centros comerciais do município de Ferraz de Vasconcelos.

O projeto conta com brincadeiras, palhaços e distribuição de balas para as crianças e consumidores. Na parte da manhã desta segunda-feira o comércio e consumidores da região do Parque São Francisco e Vila Santo Antônio receberam a visita dos palhaços “Spoleta e Rojão”.

Já a Vila Santa Margarida recebe a campanha na parte da tarde de hoje, com brincadeiras e distribuição de balas.

Amanhã a partir das 10 horas é a vez da região da Praça da Bíblia receber a Campanha. O encerramento das atividades acontece na Praça da Independência a partir das 15 horas do de amanhã (11/10), com show de circo teatro de rua, maquiagem de rosto e esculturas de bexigas.

Serviços:
Datas e locais das atrações:

Dia 10/10

Parque são Francisco – 10 às 12 horas

Vila Santa Margarida – 15 às 17 horas

Dia 11/10

Praça da Bíblia – 10 às 12 horas

Praça da Independência – 15 às 17 horas

Fonte: Assessoria de Imprensa

Ministério Público denuncia os policiais militares acusados de matar a juíza Patrícia Acioli


Rio de Janeiro - Os 11 policiais militares suspeitos da morte da juíza Patrícia Acioli, titular da 4ª Vara Criminal, de São Gonçalo, região metropolitana do Rio, foram denunciados hoje (10) pelo Ministério Público Estadual. O crime ocorreu no dia 11 de agosto quando a juíza chegava no condomínio onde morava, em Niterói.

Os policiais militares, entre eles, o ex-comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, de São Gonçalo, coronel Cláudio Luiz de Oliveira, foram denunciados por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e por tentativa de assegurar impunidade de outros crimes da quadrilha) e por formação de quadrilha armada. Todos estão presos.

O procurador geral da Justiça do Rio, Cláudio Lopes, disse que já reforçou o pedido de prisão preventiva dos acusados, assegurando que permaneçam presos até o julgamento. Lopes declarou, ainda, que pediu a transferência para um presídio federal, fora do Rio de janeiro, do coronel Cláudio Luiz de Oliveira e do tenente Daniel Benitez. O coronel é acusado de mandante do crime e o tenente de ser o responsável pela execução do plano para matar a juíza.

A denúncia do Ministério Público enfatiza que os 11 policiais militares, todos do Batalhão de São Gonçalo, agiram mediante “prévio ajuste” para garantir as atividades que faziam na região, e que a juíza Patrícia Acioli “sufocava as atividades ilícitas do grupo”.

“O Ministério Público tem convicção de que são verdadeiros bandidos travestidos de policiais, que atuavam em extorsões, assassinatos, entre outros crimes, em São Gonçalo. Todos serão levados a julgamento no Tribunal do Júri”, destacou o procurador.

Fonte: Agência Brasil

RÁDIO NOTÍCIAS - Greve dos bancários chega a 14 dias com quase 9 mil agências fechadas

A Fenaban, braço da Federação Brasileira dos Bancos, reiterou que está disposta a retomar as conversas, desde que haja garantias de que as contrapropostas não sejam rejeitadas sem análise pelos sindicatos.

Click e Ouça a Notícia

domingo, 9 de outubro de 2011

Deputado estadual Dilmo dos Santos envia nota a imprensa


Em razão das recentes matérias publicadas na imprensa nacional e local envolvendo minha pessoa
em caluniosas denúncias sobre suposta venda de emendas, venho a público esclarecer:

1- Não há qualquer fundamento nas acusações que foram a mim dirigidas. Tais acusações têm claro intuito político de macular meu trabalho ético e sério junto à Assembléia dos Deputados.

2- A indicação de emenda para liberação de recursos para o município de Lourdes, no interior do Estado, originou-se de uma solicitação do prefeito daquele município visando a geração de empregos e melhoria da qualidade de vida de sua população.

3- Os critérios que utilizo para indicar uma emenda ao orçamento são transparentes e apartidários.
Toda solicitação de emenda para a liberação de recursos públicos vem por meio de ofício onde cabe
ao solicitante descrever o valor pleiteado, sua destinação e sua aplicação. Não cabe ao deputado quantificar, alterar ou definir o modo de utilização do recurso a ser liberado pelo Governo do Estado. Isso é definido pela necessidade do município ou da entidade solicitante. Além disso, toda indicação de emenda é remetida às Secretarias Estaduais para análise técnica antes da liberação da
verba.

4- Fui eleito deputado estadual com votos provindos de quase 80% dos municípios do Estado de São Paulo. Eleitores de 511 cidades confiaram seu voto à minha pessoa pelo trabalho sério que realizo há mais de 20 anos, como pastor, participando das angústias da comunidade e de suas necessidades mais básicas e prementes.

5- Entendo que minha responsabilidade, como deputado estadual eleito, não é só para com as pessoas que me elegeram e nos municípios em que fui votado, mas sim com toda a população. Não represento apenas “facções da sociedade” ou os “redutos eleitorais” nos quais recebi voto, pois se fizesse isso estaria negando minha vocação humanitária de a todos atender, sem preconceitos políticos ou interesses eleitoreiros.

6- Esclareço ainda que em nenhum momento me coloquei como candidato a governador, mas sim que tenho o dever de representar e intermediar junto ao Governo do Estado a população de todas as cidades, não só daquelas em que fui votado.

7- Além disso, Piracicaba foi o município para o qual mais indiquei emendas ao orçamento público, num total de R$ 650 mil em recursos destinados à cidade, para a compra de equipamentos cirúrgicos e ao custeio da saúde, para a Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba e construção da Unidade municipal de atendimento do Programa Saúde da Família.

Dilmo dos Santos
Deputado Estadual (PV-SP)

RÁDIO NOTÍCIAS - Parada Gay no Rio pede combate mais efetivo à violência contra os homossexuais


A Décima Sexta Parada do Orgulho Gay, em Copacabana, na zona sul do Rio, teve animação de 15 trios elétricos. O tema deste ano "Somos Todos Iguais Perante a Paz" tem o objetivo de pressionar o Congresso Nacional a aprovar leis contra a homofobia.

Click e Ouça a Notícia:

Música para a criançada, conheça a linha da Aliança


Neste Mês das Crianças, a Aliança oferece uma variedade de opções para a criançada curtir música cristã de qualidade. Não há como errar! CDs Infantis são uma ótima sugestão de presente para agradar tanto os pequeninos como também toda a família. Confira:

Turma do Printy - Datas Comemorativas traz canções para celebrar datas especiais como Dia das Crianças, Dia das Mães, Natal, Páscoa e muito mais. Os 6 CDs têm como objetivo incentivar o louvor e adoração das crianças na igreja, transmitindo mensagens de amor, perdão e esperança.  Incluem Cifras e Playbacks.

Louvores para Ninar é a série em três volumes com o repertório ideal para a hora de dormir dos bebês. Singelas canções ao som harmonioso de uma caixinha de música, reunindo hinos inspirados com arranjos para ninar os pequeninos. Surpreenda mamães com um presente diferenciado levando paz e harmonia ao ambiente familiar.

Nani For Kids, da cantora Elaine de Jesus, é um álbum produzido especialmente para a garotada. São 13 canções que vão contagiar as crianças com muita alegria e também ensinamentos cristãos. O título inclui Playbacks. Nani For Kids é um dos destaques da coleção de CDs da cantora Elaine de Jesus agora distribuídos com exclusividade pela Aliança.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Assista gravação do Culto da Igreja Apostólica Gileade em Poá

Assista a gravação do Culto da Igreja Apostólica Gileade em Poá dia 9 de outubro de 2011.

 

Igreja Presbiteriana dos EUA ordena primeiro ministro gay


Scott Anderson havia renunciado há 20 anos, após ser ameaçado por fiéis. Assembleia geral da igreja votou por revogação de regra que bania gays

O reverendo Scott Anderson, é abraçado por colegas durante
cerimônia de ordenação em Madison, nos EUA
(Foto: Wisconsin State Journal, Craig Schreiner / AP)
Um homem que deixou a Igreja Presbsteriana da Califórnia há mais de 20 anos após ter revelado à congregação que era gay foi recebido de volta como líder da igreja, tornando-se o primeiro homossexual a ser ordenado ministro.

Emocionado, o americano Scott Anderson, de 56 anos, disse que nunca esperou que este dia chegasse. Ele foi ordenado numa cerimônia no sábado (8) diante de centenas de amigos e apoiadores na Igreja Presbiteriana de Madison, no estado do Wisconsin.


“Aos milhares de presbiterianos que trabalharam e rezaram por quase 20 anos por esse dia, o meu muito obrigado”, disse o novo ministro. “E também agradeço àqueles que discordam do que estamos fazendo aqui hoje mas que sabem que somos um em Jesus Cristo.”

Anderson serviu como ministro em Sacramento, na Califórnia, de 1983 a 1990, quando teve de se afastar da igreja. Um casal ameaçou revelar sua orientação sexual, mas ele revelou antes à congregação e renunciou porque a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos não permitia que homossexuais servissem como ministros.

A situação mudou no ano passado, quando uma assembleia nacional da igreja votou pela revogação da regra, permitindo da ordenação de Anderson.

Fonte: G1

Ex-usuária de crack conta como saiu da estatística de mais de 1 milhão de consumidores no país


Aos 28 anos, Ivone Cabral é uma ex-usuária de crack. Ela começou a usar drogas aos seis anos, depois de fugir do abrigo onde vivia. “Comecei cheirando cola, mas experimentei todas as drogas”, conta. Há há nove meses sem fumar, ela desabafa: “o crack, para mim, era como um irmão, um amigo. Quanto mais eu estava triste, mais fumava”.

Ivone teve 12 filhos, três morreram ainda pequenos. Um deles morreu enquanto era amamentado. “Ele engasgou com o leite e eu tava tão doida que não vi. Se não estivesse drogada, acho que teria conseguido salvá-lo”, disse.

Atualmente, Ivone trabalha no Projeto Giração, voltado para crianças e adolescente moradores de rua, vítimas de trabalho infantil ou vulnerabilidade social. Ela diz que não pensa no futuro. “Procuro viver um dia após o outro. E peço forças para nunca mais usar [drogas]”. Ivone toma remédio controlado para conter a ansiedade e a agressividade e cuida dos nove filhos. Todos moram com ela. “Não quero fazer com eles o que fizeram comigo. Me abandonaram.”

Durante os anos de dependência, ela fez parte das estatísticas que mostram que hoje existem mais de 1 milhão de usuários de crack no país. A maioria deles começou a usar a droga aos 13 anos. Em Brasília, a situação não é diferente.

Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal apontam que entre jovens de 18 a 22 anos a prevalência é pelo uso de múltiplas drogas. À medida que a idade aumenta, o consumo de álcool cresce, sendo majoritário em pessoas acima de 70 anos.

“O álcool ainda é a grande droga”, disse o coordenador de Gerência de Saúde Mental do DF, Augusto César Farias. “Mas o crack é uma droga que aparece na faixa entre 18 e 47 anos e mata precocemente, não só pelo uso, mas também por causa da violência”, explicou ao participar de seminário sobre o assunto na Câmara dos Deputados.

Para a representante da Secretaria de Educação do DF Maraísa Lessa, é preciso uma ação integrada para combater o uso de crack e outras drogas. “Precisamos de novos caminhos para que nossos alunos tenham outras possibilidades na vida.”

O seminário foi organizado pela Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate à Droga. Os parlamentares da comissão já ouviram diversos especialistas em vários estados. A meta é debater a prevenção, o tratamento, acolhimento dos dependentes químicos e a sua reinserção social, além de contribuir para a elaboração de propostas de políticas públicas de combate às drogas.

Fonte: Agência Brasil