Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Espetáculo circense é realizado na Praça de Eventos em Poá

Alunos da oficina de circo da Prefeitura de Poá, realizada na cidade por meio da Secretaria de Cultura, se apresentaram no sábado (29/11)

Os alunos da oficina circense da Prefeitura de Poá mostraram todas as habilidades e técnicas adquiridas ao longo deste ano, em um espetáculo intitulado ‘Dançando com o circo’, realizado no Centro de Convenções ‘Prefeito José Massa’ na Praça de Eventos ‘Lucília Gomes Felippe’, no sábado (29/11). O evento teve a participação do público, por meio da interação promovida pelos alunos.

Segundo o secretário de Cultura, Douglas Aspasio, além de apresentar todas as técnicas circenses, os alunos da oficina fecharam e festejaram o ano. “Diversas artes fizeram parte desta belíssima apresentação e todos estão de parabéns, pois absorveram e aprenderam muito na oficina”, disse o secretário, comentando também que a oficina circense é realizada pela secretaria duas vezes por semana (quartas e sextas-feiras), na Praça de Eventos.

Quem esteve na Praça de Eventos para assistir o espetáculo, conferiu a atuação de cerca de 20 jovens e suas apresentações de malabarismo, trapézio, desenvoltura em tecido, monociclo, equilíbrio e, ainda, a arte do riso, com os palhaços, já que este trabalho também faz parte do currículo do curso.

A idade dos alunos do curso varia entre 8 e 25 anos. A Secretaria de Cultura de Poá informou também que os interessados em participar dessa e de outras oficinas, terão a oportunidade a partir de janeiro, mês em que as inscrições são abertas, porém o dia está em definição e assim que estiver marcado, será divulgado.

Fonte: SCP - Fotos: Julien Pereira


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Prefeitura de Itaquaquecetuba oferece cerca de 80 vagas para oficinas temporárias de Natal

As inscrições seguem até sexta-feira na Casa Aberta (Avenida Ítalo Adami, 2480 – Rancho Grande)

Até sexta-feira (05), a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social segue com as inscrições abertas para quatro oficinas temporárias de Natal, através do projeto “Casa Aberta para Juventude e Adultos”. Ao todo são 82 vagas disponíveis. Os interessados poderão aprender a fazer decoupage (técnica de revestir as superfícies de objetos), guirlandas, caixas de presentes e panetones.

Para preencher uma das vagas basta ser morador do município e ter idade mínima de 16 anos. As inscrições devem ser feitas na Casa Aberta, que fica na Avenida Ítalo Adami, 2480 – Rancho Grande.

De acordo com a Secretaria, as aulas vão acontecer do dia 15 ao dia 19, com turmas no período da manhã (8h ao 12h) e da tarde (13h às 17h).

“O objetivo é que os alunos tenham a oportunidade aproveitar as festas de final de ano para gerar renda com o conhecimento adquirido durante o curso”, explica a secretária da pasta, Claudia Marzagão.

Para se inscrever os interessados deverão comparecer à Casa Aberta entre às 8h e 20h, munidos de cópias do RG, CPF e de um comprovante de residência.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4647-5165.

Período de Inscrição: 01 à 05 de dezembro.
Período do Curso: 15 à 19 de dezembro

 - Oficina de Guirlanda:
10 alunos por período ( manhã e Tarde )
 - Oficina de Panetone:
15 alunos por período (manhã e tarde)
- Oficina de decoupage:
8 alunas por período ( manhã e tarde)
- Oficina de Caixa de Presente:
8 alunas por período (manhã e tarde)

Fonte: AIPI

Unicef discute boas práticas de incentivo ao esporte

Para transformar o espírito dos jogos olímpicos em ações de incentivo ao esporte na América Latina e no Caribe, a agência do Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef) reuniu hoje (2) gestores públicos do continente, no Rio de Janeiro. A capital carioca receberá a competição mundial em 2016. Será a primeira vez que a América do Sul sediará uma Olimpíada, e deve aproveitar a oportunidade para deixar um legado, disse o representante da Unicef no Brasil, Gary Stahl.

“Qual será o legado dos mega-eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas? Como as crianças pobres da América Latina e do Caribe vão se beneficiar? Queremos um acordo entre os envolvidos, com levantamento sobre indicadores básicos, como a quantidade de professores com formação em educação física, quantas áreas esportivas existem e são acessíveis. Aí teríamos uma linha de base para ir aferindo quais os benefícios para a infância”, listou.

De acordo com Stahl, o direito ao esporte na infância e na juventude é um dos mais esquecidos. Estamos sempre pensando na sobrevivência, nos direitos mais básicos”, comenta. Para ele, é preciso que organizações da sociedade e governos atuem em conjunto. “O esporte favorece a boa convivência familiar, a resolução de conflitos e a convivência comunitária”, frisou.

A importância de esportes na vida em comunidade também foi apontada pelo pesquisador da Universidade Tübingen, na Alemanha, Tim Pawlowski. Ele comentou dados de pesquisa com centenas de crianças que praticam esportes em grupos, da Alemanha ao Peru. “Percebemos benefícios associados ao esporte. Elas [crianças] confiam mais uma nas outras, em momento de necessidade, quando precisam. É um tipo de capital social”, frisou.

Atento a práticas que não excluam do esporte crianças com deficiência, o presidente do Instituto Rodrigo Mendes acrescentou que práticas esportivas inclusivas dependem mais da sensibilidade de facilitadores do que de governos. Contou sobre uma modalidade recreativa criada por uma criança deficiente, que jogava futebol de joelhos no chão. “As crianças passaram a jogar [de joelhos] mesmo quando o menino não estava presente, o que mostra a adesão”, explicou Rodrigo Mendes, que mantém no site de sua instituição (http://diversa.org.br/) uma plataforma com boas práticas.

Com base em sua experiência como líder comunitário e educador social no Morro dos Prazeres, no Rio, Orlando Dato, contou que começou projetos sociais na comunidade sem nenhum tipo de apoio. Hoje recebe ajuda financeira de parceiros para realizar as atividades e comprar equipamentos, o que demonstra importância do apoio social. Para Dato, o esporte ajuda os jovens a se dedicar a projetos de vida. “Quem não tem medo está propenso a ganhar”, declarou.

Para promover a troca de boas práticas, o Unicef também promoveu a troca de boas práticas entre as cidade que se destacam na promoção ao esporte, caso de Medellín, na Colômbia. O diretor do Instituto de Esportes e Recreação (o equivalente local à Secretaria de Esportes), David Mora Gomes, disse que o foco são ações comunitárias, associativas e estudantis.

“Isso nos permite ter projetos de impacto totalmente gratuitos, como aulas de rumba, exercícios aeróbicos e bailes. Não investimos em competições”, explicou o diretor, e revelou que os  programas do Inder como o Festival de Esportes Urbanos e as escolas populares de esportes desenvolvem práticas para várias idades em complexos esportivos nos bairros.

Fonte: AB

Governo quer criar a Infraero Serviços

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, disse hoje (2), durante seminário na Fundação Getulio Vargas, que o governo estuda novo modelo para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Segundo ele, a Infraero precisa se preparar para a concorrência, uma vez que parte dos aeroportos do país foi concedida à iniciativa privada. “Paramos as concessões este ano, porque o governo precisa de uma operadora de aeroportos. Haverá terminais que não serão rentáveis, e nós precisamos que operem com transparência", disse.

O ministro explicou que o objetivo é criar uma avaliação trimestral para esses terminais, destinada à criação de um ambiente de meritocracia, de modo que a remuneração dos aeroportos seja diferente. “Os ganhos serão maiores para aqueles que tiverem melhor desempenho, porque o que o cliente quer é preço e qualidade”.

Moreira Franco informou que a ideia é que a empresa seja criada na forma de fusão com a iniciativa privada.

Ele acrescentou que o Banco do Brasil desenhou uma alternativa de constituição da Infraero Serviços, nome que se dará à nova empresa, e apresentou a operadores que demonstraram interesse em participar.  “Estamos em discussão na Casa Civil para que o governo tome a decisão e, assim que acontecer, vamos implantar. A ideia é a Infraero ser responsável por 51% das ações e o setor privado, por 49%”, disse o ministro.

Fonte: AB

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Hemodiálise de Pelé é suspensa, mas ex-jogador continua na UTI

A hemodiálise no ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, de 74 anos, foi suspensa hoje (1º), de acordo com boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein. Pelé apresenta boa evolução, mas permanece internado na unidade de terapia intensiva (UTI).

Os médicos anunciaram que suspenderiam o tratamento de hemodiálise no ex-jogador na manhã de ontem (30). A equipe do hospital reavaliou hoje o quadro de saúde de Pelé e decidiu mantê-lo sem o procedimento de suporte renal.

Pelé foi internado no dia 24, por causa de uma infecção urinária. No dia 13, ele passou por cirurgia para retirada de cálculos renais. No dia anterior ao da operação, o ex-atleta tinha sido internado após passar mal. Exames constataram que o problema era causado por cálculos no rim, na uretra e na vesícula, o que provoca obstrução do fluxo urinário.

Em 2012, Pelé esteve internado no mesmo hospital para cirurgia no quadril. No procedimento, foi retirada parte do osso e colocada uma prótese de titânio e cerâmica. Antes da operação, o ex-jogador relatava sentir dores constantes no quadril.

Fonte: AB

Conselho discute políticas sustentáveis para o Rio de Janeiro

O Conselho de Liderança da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN Brasil) reuniu-se hoje (1º), no Rio de Janeiro, para acelerar o projeto de transformar a cidade em exemplo na relação com a sustentabilidade. O conselho tem como objetivo orientar as atividades da rede, que inclui instituições acadêmicas, públicas e privadas, além de outras organizações da sociedade civil.

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, do inglês Sustainable Development Solutions Network, é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para agilizar o aprendizado e ações que envolvam o desenvolvimento sustentável. Os conhecimentos reunidos pela ONU darão origem a políticas que devem ser colocadas em prática pelos governos até 2020.

De acordo com o presidente do conselho, empresário e ambientalista Israel Klabin, para tornar a cidade do Rio de Janeiro uma referência em sustentabilidade é necessário que o custo ambiental seja calculado em todas as obras realizadas no município. “A sustentabilidade basicamente implica no chamado tripé, que são as áreas econômica, social e ambiental, de modo que projetos em fase de realização têm de levar em conta essa tridimensionalidade”, salientou.

O ambientalista ressaltou que, além de presidir o conselho, está à frente do grupo temático que discute a cidade como centro que envolve problemas sociais, ambientais e econômicos. Segundo ele, o Rio de Janeiro servirá como "laboratório". Observou que as soluções encontradas para a cidade devem servir de exemplo para outros municípios brasileiros.

Vice-presidente da ONG Conservação Internacional Brasil, Rodrigo Medeiros afirmou que o Rio de Janeiro retrata as principais dificuldades de sustentabilidade comuns entre as metrópoles. Acrescentou que o Rio pode utilizar grandes eventos para adotar mudanças dignas de uma liderança ambiental.

“As megacidades, como nós chamamos, cada vez mais são estranguladas pelos problemas de superpopulação. A gente sabe que, hoje, boa parte dos olhos do mundo está voltada para o Rio de Janeiro. Sem dúvida, é uma grande oportunidade para a cidade redescobrir formas de lidar com esses problemas”, assinalou.

O conselho é composto por 20 membros, entre eles o economista Sergio Besserman, a conselheira para América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Emma Torres, e o presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marcos Bicudo.

Fonte: AB

Reforma ou Revolução? Por Paulo Siqueira

Já faz um bom tempo que não me sento para escrever, um reflexo direto do meu estado de indignação diante de tudo o que tenho visto e ouvido sobre a igreja evangélica brasileira. Em meio à angústia de quem milita na tentativa de transformar a realidade, me lembrei de uma pergunta que me foi feita em 2008, por um colega da faculdade de teologia, quando eu apresentava em uma aula ideias de uma nova reforma, baseadas no livro O Equívoco da Igreja de Emil Brunner.

O livro é bastante enfático na análise de que a igreja se perdeu nos caminhos, perdendo com isso a imagem de Cristo. Recentemente um telepastor afirmou em rede nacional que a igreja é business. Essa é a face da atual igreja.

Mesmo que poucos não representem essa realidade, para muitos a igreja não passa de verdadeiros negócios e lugar de oportunismo.

Diante disso, gostaria de pensar alguns pontos.

Qual é nossa identidade? Qual é a face da igreja brasileira? Somos um bom empreendimento para os dias atuais? Pois a impressão que temos é que a igreja se tornou mais uma frente de trabalho e uma fonte de lucro, e isso se reflete diante dos inúmeros pastores profissionais, que encaram a igreja como um verdadeiro meio de sustento.

Tenho observado que muitos pastores até discordam de diversos pontos da realidade de suas instituições, porém diante do “salário” e do vínculo empregatício, se sentem desmotivados a enfrentar a realidade.

Já ouvi de muitos pastores: “o que vou fazer? Já tenho tal idade. Onde vou ganhar o salário que ganho aqui?”. É lamentável, mas a motivação de muitos é o salário, é a estabilidade que o emprego e a profissão oferecem (pois muitas instituições, além dos bons salários, ainda oferecem viagens, moradia, carro, despesas pagas, sem contar o status).

Diante de tudo isso, muitos pastores se calam e repreendem seus ímpetos de uma reforma. Muitos perdem, com isso, os horizontes da verdade e começam a viver uma vida de mentiras e ilusões. Quantos são os pastores que nessa ganância de vencer, de ter status, de ser reconhecidos dentro de seus ministérios se entregam aos caminhos enganosos da maçonaria, vivendo um distanciamento entre a teoria e a prática.

Muitos são os pastores destituídos de autoridade espiritual diante de suas igrejas e membros, por transtornos internos na alma e na mente, em decorrência da escolha dos caminhos tortuosos.

Em meio a tudo isso, surgiu recentemente um novo caminho: tornar-se apóstolo. Um cargo bem acima de pastor, bispo, missionário, que hoje é o auge no contexto evangélico. Ou melhor, o auge é ser apóstolo e dono da igreja.

Um apóstolo não tem que se reportar a membros, ele se reporta só a Deus, pois ele é um mediador entre Deus e os demais membros. Essa é a principal base para os geradores de heresias na contemporaneidade da igreja.

Um apóstolo não serve, é servido. E em muitos meios, o apóstolo não adora, é adorado.

A igreja, em meio aos negócios, ao desejo de exaltação, perde sua espiritualidade e torna-se uma casa de lucros e entretenimento.

Muitos se esquecem que igreja na Bíblia é casa de oração, casa de misericórdia. O papel da igreja diante da sociedade é de servi-la e amá-la como Cristo nos amou. Enquanto na Bíblia as palavras-chave são amor, misericórdia, esperança, paz, santidade, mansidão, perdão, socorro, liberdade, fidelidade, renúncia, nas igrejas da moda as palavras-chave são vitória, bênção, conquista, posse, domínio, fogo, poder, guerra, batalha, pisar, amarrar, crescimento, prosperidade, riquezas etc…

Vivemos uma grande inversão de valores e não mais reivindicamos as essências de um cristianismo fundamentado Naquele que morreu no lugar daqueles que tinham por herança (por seus pecados) a morte. Em muitos cantos, apesar do nome e das inscrições nas paredes, a igreja não é de Cristo, e também não O representa.

Muitas lideranças não portam a Bíblia, e quando fazem menção dela em seus sermões, essa menção é um rascunho muito mal feito do texto bíblico. Com isso, o povo não lê, não reflete e também não pratica os ensinamentos bíblicos, pois a ênfase está em uma metodologia de crescimento e de barganhas, onde Deus é forçado a abençoar, impulsionado por palavras de ordem e desafios financeiros.

Tudo são números. Será essa a nossa identidade? Foi para isso que Deus enviou o Seu Filho ao mundo para morrer?

Outro ponto: a hipocrisia é a saída?

Quando defendi a ideia de que a igreja evangélica brasileira precisava passar por uma nova reforma, muitos se assustaram. O mais assustador é que em muitas igrejas, muitos são os que ainda não sabem que a igreja já passou por uma reforma. Imagine a dificuldade para pensarem numa segunda reforma.

Diante da crise de identidade, da crise de lideranças e da falta de coerência no ensino da Palavra de Deus, pensar em uma nova reforma é um grande absurdo, porém é preciso que alguma coisa aconteça, pois onde vamos parar?

O que eu questiono, além de todas as heresias propostas e praticadas diante de tamanhas crises, é o porquê tantos se calam. Para isso, só tem uma conclusão: muitos se acostumaram a viver na hipocrisia. Diante disso, adquiriram um espírito de inércia, que os impossibilitam de agir. Esse é o motivo pelo qual muitos professores de faculdades teológicas, mesmo sabendo que a teologia de sua instituição é ultrapassada diante dos desafios do cotidiano, mesmo assim continuam ensinando e fazendo da sua teologia uma verdade absoluta.

Essa hipocrisia atinge como uma metástase, atingindo cada canto, e todos se envolvem. Essa é a razão pela qual cultos, encontros, seminários, congressos são tão infrutíferos, pois são reflexos da mesmice, do engessamento de um sistema que não mais gira no eixo cristológico, mas sim num eixo puramente eclesiológico.

Essa hipocrisia tem matado a espiritualidade da igreja. É uma pena que muitos dormem e não se atentam para essas realidades.

Outro ponto que também é bastante devastador é a situação em que se encontram pentecostais e neopentecostais.

Às vezes, chego a duvidar de algumas coisas que vejo sendo praticadas por algumas igrejas desse segmento. A verdade é que não mais sabemos quais as essências e valores de um verdadeiro pentecostalismo, pois o pentecostalismo que estamos vendo é desprovido de uma teologia. O que vemos são fontes místicas e de encantamentos, e não uma teologia fundamentada em preceitos históricos e valores genuinamente cristãos.

Tenho um amigo teológo que certa vez definiu o neopentecostalismo como uma esquizofrenia coletiva, diante dos abusos cometidos. Reuniões onde o êxtase, a balbúrdia lembram muitas coisas, menos um culto ao Deus vivo. Reuniões que vão de banhos de águas encantadas a sal grosso, óleos ungidos, danças, rodopios, gritos, histerias e transes, que fogem de uma racionalidade sadia e de uma espiritualidade calcada, funcional e essencial vinda do conhecimento dos preceitos bíblicos.

Por isso a pergunta do início deste texto: reforma ou revolução?

Digo reforma porque necessitamos voltar ao Evangelho verdadeiro e genuíno de Cristo. E revolução porque acredito que Jesus foi um revolucionário, pois sempre esteve na contramão do sistema religioso vigente.

O Cristo jamais perdeu de vista Sua verdadeira missão, que era estender o Reino de Deus na terra e reconciliar os seres humanos com o Deus Criador. Em Sua luta, jamais se deixou levar pelos encantos e desejos deste mundo. Sempre demonstrou que não era deste mundo, pois o mundo jaz no maligno, que é o deus deste mundo tenebroso.

Muitos preferem se calar, se ocultar, porém eu escolhi clamar alto, pois sou uma pedra que clama.

Há um ditado popular que diz: “quem cala consente”. Porém eu digo: “quem cala-se, aprova e pratica a hipocrisia”. Por isso clamo em voz alta:

O $how tem que parar. Voltemos ao Evangelho puro e simples.

Paulo Siqueira

Fonte: As Pedras Clamam

Polícia de Hong Kong justifica ação contra manifestantes

A polícia de Hong Kong disse hoje que “não teve outra hipótese” senão usar gás pimenta e cassetetes contra os manifestantes que tentaram invadir departamentos governamentais na noite de domingo (30), em uma das mais violentas ações desde o início dos protestos pró-democracia.

"Numa situação em que não teve alternativa, a polícia usou o mínimo de força, lançando água, gás pimenta (...) e [recorreu ao uso de] cassetetes", disse o superintendente Fred Tsui Wai-hung.

Os confrontos da noite em Admiralty, na sede do governo, são apontados como os mais graves registados desde 28 de setembro no local, epicentro dos protestos pró-democracia.

Ao fim de dois meses de manifestações, as tensões aumentaram depois que a polícia tentou conter grupos que se dirigiram à principal estrada nas imediações do complexo governamental gritando palavras de ordem como “Cerquem a sede. Paralisem o governo".

Centenas de manifestantes equipados com capacetes - a maioria de plástico amarelo - e guarda-chuvas invadiram a rua que dá acesso aos escritórios do gabinete do chefe do Executivo, Leung Chun-ying, também conhecido por CY Leung.

Mais de 40 pessoas foram detidas e 11 agentes ficaram feridos durante a noite, anunciou a polícia. Um número indeterminado de manifestantes ficou ferido nos confrontos em Admiralty.

A situação continuava instável na manhã de hoje, com novos focos de confronto entre polícia e manifestantes em um centro comercial na zona de Admiralty. Uma pessoa foi retirada em uma maca.

As estradas foram abertas ao tráfego, mas os edifícios governamentais mantidos de portas fechadas. O Conselho Legislativo suspendeu os trabalhos.

“Eu estou zangado, mas não há nada que se possa fazer”, disse o jovem Justin Yan, de 22 anos. "É dever deles proteger os cidadãos, não ferir. Nós vimos o que eles fizeram, não confiamos mais neles”, acrescentou.

Em 28 de setembro, o movimento pró-democracia levou milhares de pessoas às ruas em Hong Kong, depois de a polícia ter agido contra os estudantes com bastões e gases de pimenta e lacrimogêneo.

Desde então, o número de pessoas nas ruas diminuiu significativamente, mas os manifestantes mantêm ocupados dois locais de protesto: Admiralty, junto ao complexo governamental de Tamar, e outro de menor dimensão no distrito comercial de Causeway Bay.

Na semana passada, as autoridades evacuaram um terceiro acampamento, no bairro densamente povoado de Mong Kok. Cerca de 150 pessoas foram detidas, incluindo os líderes estudantis Lester Shum (Federação dos Estudantes) e Joshua Wong (Scholarism).

Manifestantes temem que a polícia tente agora desocupar Admiralty, onde centenas de tendas bloqueiam uma autoestrada com várias faixas no centro do distrito financeiro da antiga colônia britânica.

O secretário para a Segurança, Lai Tung-kwok, disse que não iria revelar “prematuramente” as ações do governo para aquela área. Ele acusou os manifestantes de “sistematicamente” forçarem o cordão policial nas imediações dos escritórios do governo. “As suas ações vão contra o princípio da paz e não violência”, acrescentou.

Esta é a maior crise política desde a transferência de soberania da antiga colônia britânica para a China, em 1997.

Manifestantes ocupam algumas das principais artérias de Hong Kong desde o final de setembro, reivindicando o pleno sufrágio universal na região semiautônoma chinesa nas eleições para o chefe do Executivo, em 2017.

O governo central chinês insiste que os candidatos às eleições de 2017 devem ser pré-selecionados por um comité, condição rejeitada pelos manifestantes sob o argumento de que isso irá garantir a eleição de um ‘fantoche’ pró-Pequim.

Foto: Favre/EPA/Agência Lusa

Lays Lellis - A Porta

Lays Lellis - A Porta



Professoras são homenageadas em nomes de escolas municipais em Ferraz

A atual Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), na Rua Prefeito Takume Koike, 77, no Núcleo do Itaim, em Ferraz de Vasconcelos, que faz parte do Sistema de Educação Integral de Ensino, popularmente, conhecida com Ediforp I passará a denominar-se de “EMEF Professora Maria Inês Batista Camilo Gurgel”. O texto de autoria do presidente da Câmara Municipal, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, mas, assinado pelo restante da Casa foi aprovado em segunda e última discussão na sessão ordinária, no dia 24 de novembro passado.

A professora era filha do saudoso vereador, João Batista Camilo Neto e de Hilda de Freitas Camilo (in memorian). Formada em educação física, em 1998, pela Faculdade do Clube Náutico Mogiano, começou a sua carreira no bairro paulista de São Mateus, na zona leste, no final dos anos 70. Em Ferraz Vasconcelos, lecionou a matéria durante 15 anos na Escola Estadual Professora Olzanetti Gomes, na Vila Andeyara. Nos anos 90, forma-se em pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco, a UniCastelo, em Itaquera. Faleceu, em 15 de novembro de 2012, aos 61 anos, vítima de acidente de carro, no interior do Rio de Janeiro.

Além disso, o plenário também votou em segundo turno matéria com a mesma finalidade e do mesmo autor, mas, voltada a dá novo nome a Ediforp II, na Rua Tapiras, 100, na Vila Santo Antonio, para “EMEF Professora Primorosa Jorge do Nascimento”. A homenageada iniciou a sua carreira, em 1969, na atual Escola Estadual Professora Ignês Correa Allen, na Vila das Nações. Em 1977, pediu transferência para a então Escola Estadual Antonio Bernardino Correa (ABC), hoje, Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). Na unidade, atuou ainda como coordenadora e vice-diretora até a sua aposentadoria, em 1995. Morreu, em 13 de abril de 2014, de insuficiência cardíaca.

Para Fabinho, as duas professoras contribuíram para a formação de vários alunos e, ao mesmo tempo, ensinaram sempre o caminho do bem. “Trata-se de um momento de gratidão as nossas ilustres homenageadas”, diz. Ele agradeceu as famílias por emprestarem os nomes dos parentes às escolas da Prefeitura Municipal. Ex-estudantes da professora Primorosa Nascimento, os vereadores Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê e Claudio Ramos Moreira (PT) enalteceram o legado deixado pela mestra. “A professora Primorosa foi um exemplo de vida para toda uma geração de alunos”, comentam Quequê e Claudio Ramos.

Creche                                
Por sua vez, o atual Centro de Educação Infantil (CEI), na Rua dos Autonomistas, na Vila São Paulo, terá o nome de Gabriel Vinícius Coellho, neto do saudoso vereador Cosmo Waldemar Coelho. O garoto, de 14 anos, faleceu vítima de acidente de trânsito, na zona leste da capital, em 21 de maio deste ano. Chegou a estudar até o primeiro ano do ensino médio, no Núcleo Educacional Ferrazense (NEF), na Vila Romanópolis. Em vida, conquistou muitos amigos e, sobretudo, prezou por um convívio social de muito amor e respeito ao próximo. Os projetos de lei de Fabinho devem ser sancionados nos próximos dias pelo prefeito, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló.

Fonte: AICMFV