Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 28 de junho de 2014

Junji quer revisão de normas que restringem exame

Em indicação ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, deputado cobra adequação de portarias que prejudicam acesso ao diagnóstico de câncer de mama, assim como retardam o tratamento

Uma indicação (6342/2014) de autoria do deputado federal Junji Abe (PSD-SP) ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, pretende forçar a revisão de portarias do ministério que reduzem o acesso das mulheres à mamografia e retardam o prazo para o início do tratamento de neoplasias malignas, além de transferirem para os municípios as despesas com exames e de serem conflitantes com a legislação vigente. “São normas que tornam impraticáveis a prevenção do câncer de mama, o tipo que mais mata a população feminina no Brasil, e não podem continuar em vigor, sob pena de tirar vidas”, alertou o parlamentar.

A iniciativa de Junji é baseada na moção (014/14), do vereador mogiano Caio Cunha (PV), aprovada pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. O documento evidencia a dificuldade de interpretar as diretrizes da Portaria 1.253, de 12 de novembro de 2013, em conformidade com a Lei 11.664, de 29 de abril de 2008. “Alerta ainda para o risco de que essa determinação resulte, na prática, em redução do acesso das mulheres à mamografia. Este seria um grave retrocesso, uma vez que este exame é crucial para identificar o câncer de mama”, observou o deputado, na indicação ao ministro.

Segundo Junji, a norma permite a interpretação de que seja restrito o acesso de mulheres, a partir dos 40 anos de idade, à mamografia bilateral. “De cara, o entendimento contraria a lei que lhes assegura o direito de fazer o exame”. Outro ponto destacado no documento é a redução dos repasses da União para custeio dos procedimentos, transferindo os ônus para os municípios. Não bastasse, a portaria acende a polêmica em torno da realização de mamografias unilaterais, destituídas de valor clínico. Tal situação já desencadeou uma saraivada de críticas de entidades representativas da classe médica, como pontuou o deputado.

A outra portaria (876, de 16 de maio de 2013) conflita com a Lei 12.732, de 22 de novembro de 2012, porque define que o início do tratamento de neoplasias malignas deve ocorrer dentro de até 60 dias (ou em prazo menor) contados da consulta e não do diagnóstico, como manda a legislação. “Pode parecer detalhe, mas não é. Enquanto espera a data agendada com o médico que, em geral, demora, a paciente tem em seu organismo um câncer crescente que já deveria estar sendo combatido desde sua identificação no exame”, criticou Junji.

A extensão do prazo para o início do tratamento tende a aumentar significativamente a chance de um pior prognóstico para portadoras de neoplasias, como asseverou Junji ao ministro. Ele lembrou que muitos parlamentares já se manifestaram ou apresentaram proposições com o objetivo de sustar as duas normas. “Por nossa vez, em virtude da polêmica gerada, sugerimos a revisão das Portarias 876 e 1.253, tornando-as mais claras e compatíveis com a legislação em vigor para resguardar o adequado atendimento e tratamento às mulheres”.

Fonte: AI

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PTN oficializa Executiva Municipal de Poá

Kelson Vieira
Evento que empossou Kelson Vieira como presidente da sigla no município foi consolidado por Renata Abreu, vice-presidente nacional e presidente estadual do PTN

O Partido Trabalhista Nacional oficializou a Executiva Municipal da sigla em Poá. A solenidade ocorreu no Parlamento poaense e contou a presença de diversas autoridades da região do Alto Tietê.

Realizado no Plenário “Osvaldo Leite Dantas”, no último dia 14 de junho, o evento que empossou Kelson Vieira como presidente da sigla no município foi consolidado por Renata Abreu, vice-presidente nacional e presidente estadual do PTN, e Reginaldo Oliveira, coordenador Regional do partido.
Renata Abreu, vice-presidente nacional e
presidente estadual do PTN

Durante a cerimônia, Kelson Vieira falou sobre suas prioridades a frente da gestão da sigla em Poá.

“Nossa meta será fortalecer, ainda mais, o partido na região, temos projetos inovadores e nossa legenda é um símbolo da luta por uma política limpa e que representa os ideais democráticos da população. Porque a nossa missão é eleger candidatos comprometidos com a ideologia do partido e que possuam propostas políticas sérias, destacou Vieira.

Além das lideranças regionais, também compareceram a posse da Executiva Municipal de Poá, os vereadores poaenses Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, Diogo Reis da Costa (PROS), o Diogo Pernoca, Deneval Dias do Nascimento (PRB), Dra. Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da Maçã do Amor, Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê e o vice-prefeito de Poá Marcos Borges (PPS), o Marcos da Gráfica.


PTN
Fundado em 1945, acolheu Hugo Borghi e outros dissidentes do PTB em 1947. Teve expressão em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Guanabara. Em 1960, lançou o candidato vitorioso à presidência, Jânio Quadros foi extinto pelo Regime Militar, por intermédio do Ato Institucional Número Dois- o AI-2, de 27 de outubro de 1965. O PTN chegou a ter entre seus filiados o sambista Paulo da Portela e o então prefeito de São Paulo Celso Pitta.

O PTN foi refundado em maio de 1995, ganhando o registro provisório no mesmo ano; no ano seguinte já obteve o registro definitivo da legenda, tendo sido dirigido pelo ex-deputado petebista Dorival Maschi de Abreu. Após o falecimento de Dorival, seu irmão, o também ex-deputado federal paulista José de Abreu, dirige a legenda. Nas eleições presidenciais de 1998 lançou como candidata a presidência a Secretária Gera legenda, a paulista Thereza Ruiz, que obteve votação superior a 100 mil votos. Em São Paulo, apresentou o candidato a governador Fred Corrêa, nas eleições de 2006.

Fonte: AICMP / Foto: Gisele Santos

quinta-feira, 26 de junho de 2014

ABME discute relevância da imprensa

Primeira edição do ciclo de simpósios promovido pela Associação Brasileira de Mídias Evangélicas tem jornalista premiado

Por Giuliana Azevedo

Mídia evangélica relevante” foi o tema do primeiro simpósio realizado pela Associação Brasileira de Mídias Evangélicas (ABME), cujo palestrante foi Jorge Antonio Barros, jornalista cristão com mais de 30 anos de carreira, passagem por grandes veículos de comunicação do país, vencedor de dois prêmios Esso (um dos mais importantes da categoria) e, atualmente, editor de mídias sociais da coluna Ancelmo Góis, do jornal O Globo. O evento aconteceu dia 9 de junho no Hotel Windsor Guanabara, Centro do Rio de Janeiro, e reuniu mais de 100 representantes de veículos de imprensa, autoridades eclesiásticas e diversas lideranças do segmento.

Jorge Antonio Barros lembrou sua trajetória, desde a conversão a Cristo em uma cruzada de Billy Graham, em 1974, e, depois, estagiário do jornal do Brasil, quando fez sua primeira grande reportagem, denunciando a injustiça e violência sofridas por presidiários no sistema carcerário do Rio de Janeiro. Foi nesse momento que entendeu e abraçou a profissão como uma missão; missão esta que é acompanhada pela constante reflexão sobre o papel do jornalista na sociedade. – “Os jornalistas evangélicos deveriam ser os primeiros a prezar pela verdade. O jornalista tem que cumprir isso; o jornalista evangélico, em dobro. Mas, muitas vezes, os veículos estão comprometidos com as verdades de suas instituições”, criticou.

Para Barros, a mídia evangélica tem duas funções: evangelística e informativa, esta última devendo “prezar o melhor do jornalismo”, isto é, o chamado jornalismo investigativo, caracterizado pela apuração e abordagem profunda dos fatos, como “instrumento da imprensa e, por consequência, da sociedade, para servir o público e não a interesses privados”, nunca substituindo, contudo, o poder da Justiça ou do Ministério Público.

“Além de tudo, na minha opinião, o jornalismo sério, de qualidade, poderia contribuir, no caso evangélico, para restaurar a credibilidade da igreja nos setores que hoje estão bastante céticos, apesar do crescimento da igreja, que, no Brasil, se deu de uma forma desorganizada e, muitas vezes, eticamente questionável”, disse Barros.

O presidente da ABME, Orli Rodrigues, também falou da expectativa da associação para o segmento, tanto no campo editorial como comercial. – “Chegará um tempo em que estudantes almejarão desempenhar sua vocação em um veículo sério, forte e que seja também abençoador. E está chegando o tempo em que os veículos de nosso segmento conseguirão superar a barreira da sobrevivência. Teremos firmeza financeira para investir em contratações, qualificação, circulação e teremos a visão nítida da missão a cumprir”.

Na ocasião, foram homenageados o presidente de honra da ABME, reverendo Izaias Maciel, como primeiro membro benemérito, e como membros benfeitores Maurício Soares, da Sony Music, Fernando Vasconcelos, da II Caerj, Jhonatan Pache, do Colégio Futuro Vip, Cláudia Fonte, da Som Livre, Nelson Monteiro, da Águia Mix, o apresentador Carlos Bianchini e o deputado federal Arolde de Oliveira. Foram mencionadas ainda as presenças do diretor executivo da Convenção Batista Brasileira (CCB), pastor Sócrates Oliveira, de Mario Fernando, diretor presidente da revista Comunhão, de Vitória (ES), Egídio Mascena, da editora El Shadday, de Natal (RN), Erich Prates, da Revista Felizcidade, e Emerson Medeiros, da Radio Cidade AM 1120 – ambos da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos (SP), do apóstolo Jonas Madureira, de São Paulo (SP), a apresentadora Eliana Ovale, Marcos Hoffmann, da Revista Palavra, Andrea Iorio, representante no Brasil do grupo responsável pelo site “Par Perfeito” e “Divino Amor”, o pastor Zaqueu Medeiros, presidente do ministério “Amo Você” e gestor do site cristão de relacionamento “Amo Você Encontro”.

O reverendo Guilhermino Cunha apresentou o instituto que leva seu nome e a devocional foi ministrada pelo reverendo Marcos Batista, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Os momentos de louvor foram conduzidos pelos cantores Natália Mesquita e Rafael Vaz, da gravadora Águia Mix, e também por Gabriela Asafe.

Sobre a ABME
A ABME foi criada no dia 26 de junho de 2013 e reúne mídias impressas, eletrônicas e digitais, além de comunicadores, em geral. Atualmente, compõem a associação 20 jornais, cujo alcance é de mais de 1 milhão de leitores por mês, 22 rádios, bem como sites, blogs e mídias sociais. O objetivo geral da ABME é fomentar o desenvolvimento de seus associados, aumentando o poder de voz dos evangélicos no Brasil e gerando recursos financeiros para seus afiliados através de parcerias com o governo, nos âmbitos municipal, estadual e federal, e com agências de propaganda e marketing.

Fonte: AI / Foto: Samuel Santos


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Marcos Borges assume a Prefeitura de Poá

Marcos Borges
O vice-prefeito de Poá, Marcos Borges, assumiu a Administração Municipal na manhã desta quarta-feira, dia 25. Como chefe do poder Executivo, Borges enfatizou que trabalhará pela cidade, e as obras continuarão em andamento bem como novos investimentos.

“A minha preocupação é com o desenvolvimento da cidade. Darei continuidade ao trabalho que iniciei em 2009, após ser eleito, sempre com foco em elevar o município”, comentou o prefeito Marcos Borges.

Durante a posse, que ocorreu no gabinete, Marcos Borges anunciou parte de seu secretariado, sendo 12 empossados. São eles: Paulo Silas Dornelas (Obras); Carlos Setsuo (Segurança); Sidclei Lessa (Governo); Dr. Adair Loredo (Administração); Odair Sana (Assuntos Jurídicos – interino); Sônia Regina Fernandes Afonso (Educação); Leondir Casagrande Xidieh (Fazenda);  Aéssio Ramos Pinto (Cultura); Romualdo Nobre (Transportes); Osmar Schneider (Habitação); Vinicius Ceraso Prudêncio (Meio Ambiente); e Michel Meusburger (Comunicação).

Marcos Borges assina ata de posse
Ainda nesta quarta-feira, o alcaide se reuniu com o seu novo secretariado para tratativas em relação ao trabalho do governo. “Estamos trabalhando para que a cidade não pare e, quanto às demais Secretarias, anunciarei posteriormente os nomes daqueles que deverão assumir as pastas restantes”, disse.

Posse
Borges assumiu a Prefeitura de Poá após a cassação do prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, que teve seu mandato cassado após a aprovação do parecer final da Comissão Processante da Taxa do Lixo, que fiscalizou o aumento desta taxa.

Assista ao vídeo onde Marcos Borges fala sobre sua posse:
Fonte: SCP / Fotos: ADILSON SANTOS

terça-feira, 24 de junho de 2014

Inflação semanal recua em cinco das sete capitais pesquisadas, constata FGV

A inflação de junho medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou em cinco das sete capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), com três delas apresentando taxas inferiores à média nacional de 0,34% - um recuo de 0,2 ponto percentual em relação aos 0,36% do IPC-S da semana imediatamente anterior.

Segundo o levantamento do Ibre, entre a semana encerrada em 15 de junho e a de 22 de junho, a menor variação do IPC-S foi verificada mais uma vez em Belo Horizonte, onde a taxa caiu de 0,16% para 0,1%; seguida de Porto Alegre (de 0,2% para 0,16%).

Maior parque fabril do país, São Paulo também apresentou resultado abaixo da média nacional (0,34%). Na capital paulista a taxa passou de 0,3% para 0,28%. Também recuaram, embora acima da média nacional, os índices no Recife (de 0,7% para 0,53%) e em Brasília (de 0,5% para 0,49%).

A maior alta do IPC-S foi registrada em Salvador, onde a taxa ficou estável entre uma semana e outra em 0,62%. No Rio de Janeiro, único capital a registrar alta de preços entre uma semana e outra, a inflação medida pelo IPC-S subiu de 0,33% para 0,4%.

Fonte: AB

Polícia identifica dois suspeitos de matar PM no Complexo do Alemão

A Polícia Civil identificou dois suspeitos de matar o policial militar Fabio Gomes da Silva, durante tiroteio no Complexo do Alemão, na noite de domingo (22). De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a Justiça expediu mandado de prisão contra Igor Quirino Lopes da Silva e Thiago da Silva por homicídio.

O policial Fabio Gomes da Silva, da Unidade de Polícia Pacificadora da Fazendinha, no Complexo do Alemão, foi baleado quando patrulhava as ruas da comunidade. Segundo a Polícia Militar, o soldado, de 30 anos, foi atacado por criminosos armados e levado ferido ao hospital, mas morreu na manhã de ontem.

De acordo com a Polícia Civil, os dois suspeitos integram a quadrilha que comanda a venda de drogas no Complexo do Alemão. Eles fariam parte do braço armado da quadrilha e têm antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Os suspeitos já tinham prisão preventiva decretada, na semana passada, juntamente com mais 15 pessoas, com base em outro inquérito policial da Delegacia do Complexo do Alemão, que apura a atuação da quadrilha na favela.

Fonte: AB 

Igreja evangélica usa brasão similar ao da CBF para evangelizar no terminal de metrô Corinthians-Itaquera

Na última quinta-feira (19), um grupo de membros de uma igreja paulista surpreendeu os torcedores que chegavam ao terminal de metrô Corinthians-Itaquera para assistir à partida entre Uruguai e Inglaterra pela Copa do Mundo. O grupo usava uma camisa similar à da seleção, para fazer um trabalho de evangelização no local.

De camisas amarelas ornamentadas com um brasão similar ao da CBF, 60 pessoas recepcionaram os torcedores da partida com uniformes que poderiam ser facilmente confundidos com voluntários da Copa ou integrantes da comissão técnica da seleção brasileira, segundo a Folha.com.

O grupo era formado por membros da Igreja Batista Nova Vida que, liderados por André Souza, de 31 anos, distribuía panfletos para torcedores e turistas. Souza explicou que o objetivo era distribuir folhetos e abordar, principalmente os estrangeiros que chegavam desacompanhados.

- Vamos distribuir 9.000 folhetos. A ideia é abordar os estrangeiros que estão por aqui, principalmente os que estiverem sozinhos – afirmou o líder do grupo, que espera repetir a ação nos próximos jogos que serão realizados na Arena Corinthians.

Além do brasão similar ao da CBF o grupo contava também com uma intérprete para inglês e espanhol, de forma a alcançar melhor os estrangeiros

Fonte: GM