Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bruna Santini no Rio de Janeiro

Agora é a vez do Rio de Janeiro receber a turnê 'Confiarei', que no ano passado visitou Minas Gerais e Distrito Federal (além de Goiás).

De 22 de maio a 01 de Junho, Bruna Santini estará divulgando suas músicas na capital e na cidade de Niterói através de intensa programação de ministrações, programas de TV e visitas á rádios.

Bruna Santini tem 17 anos, nasceu e cresceu em lar cristão em Goiânia (GO). Cantora e compositora, com apenas 8 anos de idade começou a cantar em igrejas e em 2009 foi consagrada líder de louvor, ministrando por dois anos. Lançou em 2011 seu primeiro álbum – Confiarei, que foi produzido em Cabo Frio no RJ.

“A expectativa de visitar o Rio de Janeiro em turnê é imensa, pois é a primeira vez que volto ao estado com o disco já pronto. Desde que produzimos o CONFIAREI não tive a oportunidade de visitar a cidade novamente para ministrar as canções que foram geradas em mim nesse primeiro trabalho. Com certeza serão dias maravilhosos e claro, cheios das surpresas de Deus!” Disse Bruna Santini.

Confira abaixo a programação já confirmada:

Programa “Cabeça Pra Cima” - Rede Boas Novas
Data: 24/05 (Sexta-Feira)
Quadro: Boa Música

Programa “Voz Mulher” - Rede Boas Novas
Data: 24/05 (Sexta-Feira)

Programa Gravina – RIT
Data: 24/05 (Sexta-Feira)

Igreja de Nova Vida do Grajaú
Data: 26/05 (Domingo)
Horário: 10:00h
Endereço: Rua Br Mesquita, 1047 20540002 Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
Pastores: Renato Neves e Pastor Marcelo

Se você deseja convidar Bruna Santini para visitar sua igreja nesses dias, preencha o formulário no brunasantini.com/convites e entre em contato com nossa equipe.
Confira a programação completa da turnê no site da cantora: brunasantini.com

Serviço:
Bruna Santini no Rio de Janeiro
Data: 22/05 a 01/06
Informações: www.brunasantini.com / (62) 9956 3656

Fonte: AI

PSC entra com recurso para sustar a decisão do CNJ sobre o casamento gay

Nesta terça-feira (21) o Partido Social Cristão (PSC) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios de todo o Brasil a celebrar a união entre pessoas do mesmo sexo.

O tema foi proposto pelo presidente do conselho, ministro Joaquim Barbosa, e aprovado por 14 votos a 1 durante uma sessão do CNJ e causa polêmica por não ter sido debatido no Congresso.

Em 2011, o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu, em decisão unânime, a equiparação da união homossexual à heterossexual. Com isso, casais gays de todo o país têm diversos direitos assegurados.

Ao entrar com o mandado de segurança, o partido diz que a decisão não tem validade por não ter passado pelo processo dentro do Poder Legislativo. “O CNJ não tem legitimidade para normatizar o tratamento legal das uniões estáveis constituídas por pessoas de mesmo sexo, sem a existência de legislação”, diz trecho do recurso.

O PSC chegou a dizer no documento que o ministro Joaquim Barbosa, presidente do CNJ e do STF, agiu com “abuso de poder” para impedir que o tema passasse pelos parlamentares.

No documento do PSC entregue ao STF, o partido se posiciona como cristão e diz que “é totalmente contrário à união entre pessoas do mesmo sexo e sempre se posicionará neste sentido no Congresso”.

Fonte: O Verbo

Metroviários de São Paulo anunciam greve a partir da próxima semana

Os metroviários da capital paulista decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira (28). O indicativo de greve foi aprovado na noite de ontem (22). Em assembleia na próxima segunda-feira (27), às 18h30, a categoria decidirá se a paralisação ocorrerá.

A categoria reivindica aumento real salarial de 14,6% e reposição de 7,3%. A Companhia do Metropolitano de São Paulo oferece reposição de 5,37%.

“Já tivemos seis rodadas de negociação sem nenhum avanço”, disse o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e em Empresas Operadoras de Veículos Leves sobre Trilhos no Estado de São Paulo, Alex Fernandes.

De acordo com Fernandes, o aumento da tarifa do metrô, de R$ 3 para R$ 3,20, a partir do dia 2 de junho, não tem relação com a campanha salarial. Na avaliação do diretor, o paulistano paga por um transporte “com preço abusivo e má qualidade dos serviços”.

Em nota, a Companhia do Metropolitano informou “que está empenhando todos os esforços para chegar a um acordo com o Sindicato dos Metroviários que evite prejuízos aos 4,6 milhões de usuários do metrô e à população de São Paulo”. Segundo o comunicado, a empresa concedeu reajuste salarial de 6,17%, e no ano anterior, 8%.

Mais de 4 milhões de pessoas usam o transporte por dia. Das seis linhas do metrô, apenas uma não deve parar: a Linha 4- Amarela, que liga a Estação da Luz, na região central, ao Butantã, na zona oeste, concedida ao setor privado.

Fonte: AB

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Embaixador do Brasil que ajudará na repatriação dos corpos já está na Capadócia


O embaixador do Brasil na Turquia, Antonio Salgado, está na região da Capadócia para acompanhar o repatriamento dos corpos das três turistas mortas – durante o choque entre dois balões de ar quente – e de feridos no acidente. Autoridades e especialistas turcos informam que, em 16 anos que há passeios de balão na região, houve apenas dois acidentes com mortes.

O acidente há dois dias ocorreu por volta das 6h e envolveu dois balões de ar quente na Capadócia. Um deles se chocou com o cesto do outro balão e caiu quando sobrevoava formações rochosas na região. As causas do acidente estão sendo apuradas. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informou que dos oito brasileiros feridos um teve alta e não há risco de morte.

Por orientação dos guias, o passeio ocorre sempre ao amanhecer, os turistas devem estar preparados por volta das 5h. A vista é considerada um cartão-postal aéreo: é possível ver um céu claro, e de um azul límpido, e as cavernas que, no passado até os anos 1950, eram moradias de religiosos. A Capadócia é uma região de paisagem e pouco habitada, mas muito visitada por turistas estrangeiras.

Desde 1997, há passeios de balão de ar quente na Capadócia. O presidente da Comissão da Capadócia Balão de Ar, Funda Aktan, disse que neste período houve dois acidentes com mortes. Na Capadócia, 21 empresas estão licenciadas para passeios de balão. "O setor de balão de ar quente é seguro na Capadócia. Não há outro lugar no mundo com capacidade para o voo de mais de 90 balões e o transporte de 1,5 mil passageiros por manhã", disse Aktan.

O primeiro acidente com balões ocorreu em 2009, na região de Nevsehir, onde um turista morreu e dez pessoas ficaram feridas. O segundo ocorreu segunda-feira (20), matou três brasileiros e feriu 22 pessoas de várias nacionalidade, inclusive do Brasil. Segundo Aktan, os acidentes são provocados às condições adversas do ar ou falhas do piloto.

Fonte: AI

TV Globo omite que lei que beneficia gestantes é de autoria de evangélico

Com a nova lei fica garantida a maternidade e a função social da empresa

O Jornal Nacional, programa jornalístico de maior audiência da TV Globo, omitiu dia 17, que a lei que garante estabilidade no emprego para gestantes, durante o aviso prévio, é de autoria de um evangélico – o senador pelo Rio de Janeiro e ministro da pesca e aquicultura, Marcelo Crivella (PRB). O jornalístico ainda minimizou a importância da conquista para as gestantes, ao classifica-la apenas como “uma nova regra”.

A nova lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (17). Ela altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e destaca: “A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias”. Com isso, a gestante só poderá ser demitida cinco meses após o nascimento da criança. O autor da nova lei, Marcelo Crivella, falou sobre a conquista.

— É que no ambiente de trabalho, tipo chão de fábrica, é normal uma mulher comentar que desconfia estar grávida. Isso corre e chega no ouvido do chefe. Imediatamente ele manda ela embora para não arcar com direitos trabalhistas.

Ele acrescentou que quase um terço das duas milhões de crianças que nascem anualmente no Brasil não tem pai declarado. Ao serem demitidas grávidas ou descobrirem a gravidez dentro do aviso prévio, muitas delas, por saberem que não terão condições que conseguir outro emprego, acabam sendo induzidas ao aborto.

— Com essa nova conquista temos a garantida a maternidade e a função social da empresa.

Fonte: R7

terça-feira, 21 de maio de 2013

“Irmã Wanda”: conversão de vilã da novela Salve Jorge vira piada sobre evangélicos nas redes sociais


A repercussão do último capítulo da novela Salve Jorge, exibido na sexta-feira 17 de maio, ainda se estende nas redes sociais.

A cena em que a vilã Wanda, já presa, diz à sua colega de crime Lívia que mudou de vida e aceitou a Jesus virou motivo de revolta entre evangélicos, que interpretaram o diálogo como uma zombaria da autora, Glória Perez.

O sentimento é que Glória Perez usou a cena para rebater o boicote feito por evangélicos no início da novela, e para se vingar do ex-ator Guilherme de Pádua, responsável pela morte de sua filha, a atriz Daniela Perez, juntamente com Paula Tomaz. Guilherme se converteu na prisão e atualmente é membro da Igreja Batista da Lagoinha.

No Twitter a cena foi uma das mais comentadas em todo o final de semana, e no Facebook, imagens com frases sobre a conversão da vilã se tornaram as mais compartilhadas.

Entre as frases sobre a “Irmã Wanda” que mais foram retransmitidas nas rede sociais estão piadas que mesclam o enredo da novela e alusões ao mundo evangélico:

“Rosas são vermelhas, violeta são azuis, Lívia ficou na pior e eu aceitei Jesus”

“O Bonde da irmã Wanda é a nova sensação e pra começar chama a Lívia pra pregação vai fazendo oração”

“Atenção: a irmã Wanda convoca todas as meninas para uma missão ungida na Turquia. Interessadas esperar ela sair da cadeia. Oh glórias…”

“Pau que nasce torto, Jesus endireita, menina que requebra mãe, Bíblia na cabeça (Irmã Wanda Lispector)”

“De ontem pra cá, criaram tanto perfil da irmã Wanda que já dá pra abrir uma igreja!”

“Irmã Zuleide é pros fracos, os fortes vão ver a Irmã Wanda pregando a palavra”






Fonte: GM








O último episódio da novela Salve Jorge alcançou 45 pontos de audiência no Ibope, superando a média da novela que foi de 34,3 pontos, considerada a pior da história da TV Globo no horário das 21h00. Além da baixa audiência, Salve Jorge também foi criticada pelos erros técnicos e grande número de personagens.

Tornado em Oklahoma, nos Estados Unidos, deixa 91 mortos e 24 desaparecidos

Um tornado que atingiu a velocidade até 320 quilômetros por hora, em Oklahoma (no Sul dos Estados Unidos), matou pelo menos 91 pessoas, inclusive 20 crianças e adolescentes, e deixou 24 desaparecidas. As imagens são desoladoras: árvores caídas, prédios destruídos e carros abandonados nas ruas.

A região de Moore, um subúrbio de Oklahoma City,  foi a área mais afetada. Uma escola de ensino fundamental foi destruída pelo tornado. Pelo menos 20 crianças e adolescentes que estavam no local morreram. Em 1999, Moore foi atingido por uma série de tornados, deixando 40 mortos e mais de US$ 1 bilhão em prejuízos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou a passagem do tornado como um "grande desastre" e informou que o governo federal irá ajudar Oklahoma. Segundo as autoridades locais, os esforços de busca e resgate serão mantidos.

Pelo menos 145 pessoas estão hospitalizadas na cidade de Oklahoma. Amy Elliott, responsável por um centro médico, disse que nas últimas horas foram recuperados 40 corpos. Os tornados são frequentes em Oklahoma, mas raramente atingem zonas habitadas.

Fonte: AB

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Jeruza cobra fiscalização sobre irregularidades da Radial em Poá


A reclamação partiu dos moradores dos Jardins Obelisco e América que se queixaram ao citar que todos os ônibus com elevador para deficientes estariam quebrados dificultando a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

Atenta à questão que norteia o direito de ir e vir do cidadão, como rege a Constituição Federal, a presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis ingressou com uma indicação ao governo poaense durante a primeira sessão ordinária deste mês para que seja viabilizada, através dos departamentos competentes, a fiscalização e a cobrança à empresa concessionária do transporte coletivo no município, a Radial, a cláusula contratual de atendimento aos usuários com mobilidade.

Segundo documento deliberado em plenário, a reclamação partiu dos moradores dos Jardins Obelisco e América que se queixaram ao citar que todos os ônibus com elevador para deficientes estariam quebrados e, portanto, impossibilitados de atender à demanda de pessoas que necessitam do equipamento para utilização de coletivos como meio de locomoção.

Para a petebista, os ônibus que integram o sistema municipal de transportes não oferece condições adequadas aos usuários, sobretudo, os que possuem mobilidade reduzida.

“A falta de acessibilidade não permite que o cadeirante tenha independência para se deslocar ao utilizar os coletivos, falta respeito à essas pessoas que ficam impedidas de utilizar o que lhe é de direito, um equipamento adaptado e que deve ser oferecido pela empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade. É preciso que a Prefeitura cobre e fiscalize para fazer valer o direito da população poaense”, ponderou a vereadora.

Direito
O artigo 5º da Constituição Federal estabelece o que se convencionou a chamar de direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros. Ou seja, qualquer pessoa, livre ou não de deficiência ou mobilidade reduzida, deve ter o direito de poder chegar facilmente a qualquer lugar.

Empresa Radial estaciona em cima da Faixa de Pedestre
Assista dois vídeos feitos pelo fotógrafo Adilson Santos, onde mostra a empresa Radial desrespeitando o pedestre, onde estaciona em cima de faixas de pedestres, no terminal rodoviário da Pedro Fava, no bairro da Cidade Kemel em Poá.



Fonte: AICMP /Foto: Michel Meusburger

Boato sobre fim do Bolsa-Família levou beneficiários a sacar R$ 152 milhões no final de semana


Após o boato sobre o fim do Bolsa-Família, a Caixa Econômica Federal registrou 920 mil saques de beneficiários do programa somente no final de semana. Foram sacados R$ 152 milhões, informou a Caixa, que disse que o total de saques até hoje (20) serão confirmados na terça-feira, após finalização dos registros nos terminais de autoatendimento.

A presidenta Dilma Rousseff criticou hoje o boato e assegurou o compromisso do seu governo com o programa. Ela fez um apelo aos brasileiros para que não acreditem nos pessimistas e, sobretudo, nos boatos, “porque os boatos no país às vezes ocorrem de forma surpreendente”.

Em razão do grande movimento nas agências e do tumulto decorrente do boato, a Caixa chegou a antecipar o recebimento da parcela de maio, que hoje voltou a seguir o calendário normal  de pagamentos. O calendário está disponível no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.

Ontem (19), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, desmentiu o boato de que o governo federal iria extinguir o programa   e de que um bônus pelo Dia das Mães estaria sendo pago apenas até ontem (19), o que levou centenas de pessoas a procurar um posto credenciado. Os rumores lotaram, no fim de semana, as agência da instituição nas capitais do Nordeste, além de Manaus, Belém e Rio.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal   para apurar a origem do boato.

Fonte: AB

Deputado Roberto de Lucena quer audiência sobre revisão da idade penal no Brasil


Na próxima quarta-feira, 22/05, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal deverá apreciar um requerimento de autoria do deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP), que solicita a realização de uma audiência pública na referida Casa para que se discuta a redução da idade penal no Brasil.

O requerimento elenca como convidados o Procurador da República, Guilherme Schelb, a mãe do universitário Victor Hugo Deppman, a advogada Marisa Rita Riello Deppman, assim como representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, do Ministério da Justiça e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

“A maioridade penal precisa ser revista. Não é mais possível sustentar que um menor de idade não tem consciência da gravidade dos seus atos. Vivemos num mundo de intensa informação, onde as pessoas logo cedo aprendem seus direitos e os exigem. Consequentemente, precisam cumprir seus deveres”, concluiu Roberto de Lucena.

Fonte: AI

Provab 2013 incorpora 3.800 médicos para atuar em regiões com carência de atendimento


Um total de 738 médicos passou a trabalhar nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul por meio da edição deste ano do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). O balanço foi divulgado hoje (20) pelo Ministério da Saúde. O Provab 2013 contabiliza a integração de 3.800 médicos em todo o país, atuando em 1.307 municípios.

Criado em dezembro de 2011, o Provab é uma das estratégias do governo para tentar fixar médicos em regiões com carência desses profissionais, como a Amazônia, o Nordeste e as periferias das grandes cidades.

A Região Sul agora conta com 312 profissionais integrantes do Provab em 152 cidades. O estado da região que recebeu o maior número de participantes foi o Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste estão 227 médicos em 91 municípios. Na região, Goiás é o estado com mais profissionais do Provab.  O Norte contabiliza 199 profissionais em 86 municípios e a maior concentração está no Pará.

O balanço da Região Nordeste foi divulgado na semana passada e contabiliza o maior número de médicos e municípios participantes, com 2.241 profissionais em 645 cidades. O dados de hoje foram divulgado em Goiânia. Na próxima quinta-feira (23), serão detalhados os números do Sudeste, que tem 821 médicos do Provab atuando em 333 cidades.

O objetivo do Provab é levar os profissionais para locais com maior carência na área de saúde. Os médicos recebem uma bolsa mensal de R$ 8 mil para cumprir 32 horas semanais de trabalho nas unidades básicas de Saúde e oito horas semanais de curso de pós-graduação em saúde da família, com duração de um ano.

Os profissionais estão distribuídos por municípios com características como população rural e de pobreza elevada, periferias dos grandes centros, áreas com populações quilombola, indígena e assentamentos rurais.

Neste ano, dos 2.856 municípios inscritos pelos secretários de Saúde municipais, 1.291 conseguiram médicos interessados em atuar nessas regiões. O número de profissionais que participam desta edição do Provab é dez vezes maior que o do ano passado. Em 2011, foram 381 participantes e este ano são 3.800.

Fonte: AB

Casais homoafetivos já podem registrar casamento civil nos cartórios do Rio de Janeiro


Rio de Janeiro – Foi publicado hoje (20), no Diário de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Aviso 632/2013, do corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Valmir de Oliveira Silva, que determina aos cartórios que façam o registro de casamento entre pessoas do mesmo sexo sem a necessidade de análise por um juiz.

A norma proíbe que os pedidos sejam negados em função da identidade de sexo do casal, conforme determina a Resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na semana passada, casais homoafetivos ainda enfrentavam dificuldades para conseguir o registro de casamento civil, mesmo com a decisão do CNJ, que determina o registro de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo nos cartórios de todo o Brasil.

Agora, com a publicação da norma da Corregedoria-Geral de Justiça que reafirma a decisão nacional tomada na semana passada, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ) informa que procederá de acordo com a resolução do CNJ.

A decisão do CNJ está baseada no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a distinção do tratamento legal às uniões estáveis homoafetivas, e ainda na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que julgou não haver obstáculos legais à celebração de casamento de pessoas do mesmo sexo.

Fonte: AB

Banda Jó42 lança o CD #TudoNovo na casa de shows Seven, em Belo Horizonte


No próximo sábado, dia 25/5, a banda Jó42 reúne fãs, amigos e familiares na casa de shows Seven, em Belo Horizonte, para o lançamento oficial do CD #TudoNovo. O evento, intitulado Holy Fest, contará com a participação especial de Lu Alone e DJ Marcus Homem, com o melhor do eletrônico, forró e reggae.

#TudoNovo é o primeiro CD ao vivo da banda, e não poderia ter outro título, afinal, o grupo vive um novo tempo em sua formação, com a entrada do vocalista Rafael Ávila. O álbum, que conta com a participação especial de Lu Alone, vem com 13 faixas, sendo 12 inéditas e a regravação de “Quatro Segundos”, grande sucesso do CD “Românticos”. Entre os estilos, destaque para o pop rock, marca registrada do grupo, com um toque de louvor congregacional.

Participe! O Holy Fest será realizado a partir das 22h, na casa de shows Seven. Durante o evento, haverá o sorteio de um violão.

Serviço:
Evento: Holy Fest (Lançamento do CD #TudoNovo, da banda Jó42)
Data: 25/5, às 22h
Local: Casa de Shows Seven (Rua Érico Veríssimo, 2277 – Pampulha)
Informações e venda de ingressos: (31) 3451-6670

Fonte: AI

domingo, 19 de maio de 2013

Redes sociais articulam financiamento de novos projetos por meio do crowdfunding


Que tal começar um negócio contando com as ideias e a colaboração financeira de várias pessoas por meio de uma articulação via redes sociais? Essa é a ideia do crowdfunding, que tem como base a contribuição tanto de ideias quanto de recursos financeiros para viabilizar projetos que, de outro modo, provavelmente não se efetivariam.

O nome em inglês para essa espécie de “vaquinha virtual” significa financiamento (funding) por intermédio da coletividade (crowd), ou seja, é um financiamento coletivo para novas ideias. Para discutir a ferramenta, Brasília está sediando até hoje (18) o Crowdfunding Festival, com palestras e workshops que pretendem orientar os interessados em atuar na área.

O evento apresenta técnicas e metodologias para ensinar a captação financeira por meio de colaboração coletiva, com apresentação de pessoas que já tiveram sucesso com esse tipo de arrecadação, nas áreas de edição de livros, de informática e música, entre outras. No evento ainda estão previstos shows no final do dia. A programação completa está disponível na página do festival: http://crowdfundingfestival.com.br/site/.

De acordo com o coordenador do festival, o produtor cultural Gledson Shiva, o idealizador de um projeto deve, basicamente, se inscrever em uma plataforma digital de crowdfunding, informar a quantia necessária para viabilizá-lo e o prazo estipulado. Quem contribui, recebe recompensas, como vantagens ou produtos especiais.

Para ele, o sucesso da maioria dos projetos é garantido por meio da arrecadação de pequenas quantias, algo entre R$ 10 e R$ 20, permitindo que qualquer pessoa se torne um financiador de projetos.

“Os benefícios do crowdfunding são incomparáveis em relação à burocracia de um financiamento tradicional, por meio do Estado ou de bancos, que pedem uma série de cadastros, documentos e comprovações. Se elaborada de forma completa, uma campanha pode ter muito sucesso. O financiamento coletivo é uma forma viável de captar recursos, viabilizar projetos e concretizar ideias”, explicou Shiva.

Segundo a organização do festival, em outros países, como nos Estados Unidos, quantias altas são arrecadadas por meio do crowdfunding. Estima-se que o volume global das arrecadações solidárias tenha alcançado R$ 2,7 bilhões em 2012, 81% a mais do que em 2011. Para 2013, a projeção é que se chegue aos R$ 5,1 bilhões. No Brasil, a maioria dos projetos é nas áreas de cultura, esportes e artes.

Essa modalidade de financiamento tem sido a expectativa da banda de pop rock Lorem, que espera a avaliação da curadoria de duas plataformas de cowdfunding. “Como tem muita gente interessada nesse tipo de arrecadação, a avaliação demora. As curadorias são bem exigentes em relação aos projetos apresentados. As plataformas são mais ou menos simples de usar. No nosso caso, tivemos ajuda, caso contrário, não teria sido simples montar um projeto que competisse, de fato, com os outros”, disse o produtor da banda, Paulo Lobo.

Uma dúvida inevitável surge quando se fala em contribuição: “E o que eu ganho em retorno”? De acordo com Gledson Shiva, quando o valor das arrecadações é baixo – o que facilita a execução do projeto –, brindes, créditos, lembrancinhas ou pequenas vantagens servem de estímulo.

Situações usuais são as de músicos, bandas ou atletas, em que os próprios fãs contribuem pelo fato de gostar do trabalho para o qual estão colaborando. O mesmo ocorre com arrecadações para causas sociais, como projetos ambientais ou de direitos humanos – há uma tendência a se contribuir quando a pessoa se identifica com a ideia.

Essa desconfiança em relação ao uso do capital arrecadado ainda é um desafio a ser transposto, assim como o receio que muitas pessoas têm de fazer pagamentos pela internet, por meio de cartão de crédito – já que as formas de crowdfunding são via rede.

“De um modo geral, o projeto é explicado por meio de um vídeo, em que a pessoa explica qual a sua história, proposta e o que pretende fazer. São alguns minutos em que a pessoa pode se convencer da credibilidade da ideia”, disse Shiva.

Fonte: AB

Resolução da Justiça que obriga todos os cartórios realizarem casamento gay é repudiada por líderes políticos e religiosos


A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obrigou cartórios de todo o país a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, e entrou em vigor nesta quinta-feira, tem causado polêmica e sido motivo de rejeição por líderes de vários setores da sociedade.

O senador Magno Malta se posicionou contra a decisão do Conselho durante o seminário “Os Desafios da Sociedade Pós-Moderna Pela Valorização da Vida e Fortalecimento da Família”, evento no qual o parlamentar discursou afirmando que a medida desrespeita o Poder Legislativo.

- O CNJ cuspiu, rasgou e violou o Código Civil Brasileiro e ainda vilipendiou o Congresso Nacional – afirmou Magno Malta.

De acordo com sua assessoria de imprensa, após o concorrido evento que lotou o auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, com convidados de diversos setores mobilizados da sociedade, usou o plenário para demonstrar a indignação com o que classificou com uma interferência do CNJ no poder legislativo, e prometeu entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN – no Supremo Tribunal de Justiça contra a ingerência no legislativo.

- Vou sustar esta resolução que entrou no afogadilho de uma reunião no CNJ. Passou dos limites – completou o senador.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) também se manifestou a respeito do tema, afirmando se tratar de um ato contra a constituição e em prol de uma parcela da sociedade que busca privilégios, e não igualdade.

- O Judiciário, a exemplo do Supremo, tem avançado sobre a Constituição. Está bem claro na Constituição aqui: a união familiar é um homem e uma mulher. (…) Essas decisões aí só vêm a cada vez mais solapar a unidade familiar, os valores familiares: vai jogar tudo isso por terra – afirmou o deputado, que disse também que a resolução “é o prolongamento de decisões que não caberiam a eles”.

De acordo com o Terra, Bolsonaro também disse que usará seu poder como parlamentar para continuar lutando e pregando contra a decisão, defendendo a parcela da sociedade que é representada por ele.

- Eu sou parlamentar para pregar o que eu bem entender. Se eu achar que jornalista tem que ir para o pau de arara, eu posso falar! Eu posso ir buscar assinaturas para a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nesse sentido. Eu posso falar a besteira que eu quiser! Por isso que eu tenho imunidade, é para falar, dar opiniões, representar uma parte da sociedade – afirmou.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também comentou a decisão do CNJ. Em nota, a entidade afirmou que “o matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural”.

- As uniões de pessoas do mesmo sexo, no entanto, não podem ser simplesmente equiparadas ao casamento ou à família, que se fundamentam no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e à educação dos filhos. – ressalta a nota.

A CNBB ressalta também que a decisão do CNJ causa confusão entre as competências dos poderes do estado, por mostrar o poder Jurídico atuando em uma esfera que cabe ao Legislativo.

- Com essa Resolução, o exercício de controle administrativo do CNJ sobre o Poder Judiciário gera uma confusão de competências, pois orienta a alteração do ordenamento jurídico, o que não diz respeito ao Poder Judiciário, mas sim ao conjunto da sociedade brasileira, representada democraticamente pelo Congresso Nacional, a quem compete propor e votar leis – completa a nota da CNBB.

Fonte: GM