Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Conheça os Candidatos à Presidência da República - Zé Maria

O candidato à Presidência da República do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), José Maria de Almeida, conhecido como Zé Maria, tem sua história ligada à consolidação do sindicalismo no setor metalúrgico. José Maria nasceu em Santa Albertina, interior de São Paulo, em 1957. Com 20 anos, foi estudar na Fundação Santo André, no ABC Paulista, onde se tornou metalúrgico. No seu programa de governo, o candidato do PSTU defende, entre outras medidas, a estatização do sistema bancário, que ficaria nas mãos dos trabalhadores, a redução dos juros e o retorno para o controle estatal de todas as empresas privatizadas.

O primeiro contato de Zé Maria com uma organização política foi no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André no fim dos anos 70, período em que conheceu a Liga Operária. Ajudou na fundação do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 1980, José Maria e um grupo de militantes, entre eles o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, foram presos pela ditadura militar. Ficou detido por mais de um mês.

Quatro anos depois vai morar em Minas Gerais, onde passa a militar no sindicato dos metalúrgicos do estado. Em 1992, é expulso do PT. Segundo biografia, o rompimento ocorreu por ter sido um dos líderes da campanha Fora Collor, para o fim do governo de Fernando Collor de Mello, o que desagradou alguns dirigentes petistas. Dois anos depois, fundou o PSTU.

Nos anos posteriores, participou de greves do funcionalismo público, de petroleiros e marchas contra a reforma da Previdência Social, o escândalo do mensalão e o Fundo Monetário Internacional (FMI) e defendeu as ações dos trabalhadores sem terra. Participou ativamente das campanhas da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

Não é a primeira vez que José Maria de Almeida disputa um cargo eletivo. Em 1982, concorreu a deputado estadual por São Paulo. Em seguida, deputado federal (1994) em Minas Gerais, e, pela terceira vez, para presidente da República: concorreu em 1998, 2002 e é candidato este ano. No pleito de 2006, apoiou a candidata do P-SOL, a ex-senadora Heloísa Helena.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br