Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Igreja Universal apresenta à prefeitura projeto de nova sede em Curitiba

O vereador Pastor Valdemir Soares (PRB-PR) esteve reunido nesta segunda-feira (16/8) com o prefeito Luciano Ducci para apresentar o projeto da nova sede da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), no antigo prédio da Matte Leão, no Bairro Rebouças. A nova sede terá mais de 12 mil m2 e capacidade para 5.200 pessoas. O objetivo do projeto é contribuir com a revitalização do bairro sem descaracterizá-lo e ainda investe em propostas de paisagismo, iluminação e segurança. Outra preocupação dos autores do projeto foi com a Certificação Verde da edificação.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Ubiratan de Almeida, a secretária municipal de Administração, Dinorah Nogara, o secretário de Governo Luiz Fernando Jamur, além de engenheiros e arquitetos sob coordenação de José Santos, diretor técnico da Engiurd (departamento de engenharia da igreja) de São Paulo, responsável pela construção de templos da IURD no Brasil e no exterior.

Fonte: Assessoria de Imprensa

26 comentários:

  1. Como uma arquiteta devo dizer que o projeto é de absurdo mau gosto. A arquitetura deve se relacionar com seu tempo e lugar e não copiar formas utilizadas no passado. Lamentável ainda estragar uma fábrica que foi símbolo do desenvolvimento de Curitiba no ciclo da erva mate e deveria ser no minimo preservada como patrimonio municipal.

    ResponderExcluir
  2. "O objetivo do projeto é contribuir com a revitalização do bairro sem descaracterizá-lo e ainda investe em propostas de paisagismo, iluminação e segurança." Huhauhuaha! Só pode ser brincadeira essa frase né?! Existe alguma forma de um projeto descaracterizar o bairro mais do que isso que está sendo apresentado?! Sinceramente, ridículo e lamentável...

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o que foi dito no comentário anterior.
    Não vejo como nenhum objetivo de contribuir com a revitalização do bairro sem descaracterizá-lo, pelo contrário, o bairro será completamente descaracterizado com um obra de tal porte que nega o seu passado industrial.
    Triste para a cidade.

    ResponderExcluir
  4. "O objetivo do projeto é contribuir com a revitalização do bairro sem descaracterizá-lo..." EuRI!!
    Coisa feia e de extremo mau gosto...

    ResponderExcluir
  5. "revitalização do bairro sem descaracterizá-lo..."
    Nem entraria na questão de gosto, mas na de coerência. Destruir um patrimônio tão importante da nossa cidade.. DESTRUIR!

    Entre a estética humana e a beleza divina a balança pesou pra imagem do poder mundano de outros tempos, parece mais um elogio à Roma...

    É tão difícil assim criar algo livre da imagem de ostentação e remeter mais à beleza da luz por exemplo ? Já diz o ditado "a fonte jorra aquilo que tem dentro".

    Ficaria muito mais feliz em ver algo que elevasse a alma, algo que ao invez do peso da ostentação trouxesse a leveza do sublime! Arquitetura de VERDADE...

    Sustentabilidade... apenas mais uma palavra vazia aqui, de certo vão colocar pedras vindas de Israel como no Templo em São Paulo... muito sustentável queimar energia por milhares de quilometros durante o transporte disso!

    Esse é o exemplo que queremos dar ?
    Vergonha!

    ResponderExcluir
  6. Onde está a preservação do patrimômio paranaense?

    ResponderExcluir
  7. Como estudante de Arquitetura compartilho do mesmo sentimento e opinião do anônimo acima.

    ResponderExcluir
  8. Essa nova sede é uma piada né?
    Vocês vivem em que século?!

    ResponderExcluir
  9. "(...)O objetivo do projeto é contribuir com a revitalização do bairro sem descaracterizá-lo(...)"

    Concordo com a opinião de todos. Alguém dos dirigentes da Igreja Universal me explica de que jeito transformando a histórica fábrica da Mate Leão nesta aberração arquitetônica se estará preservando as características do bairro?

    Para piorar, de que forma esta igreja da ilustração, que é uma mistura grotesca de gostos e estilos antigos e dos quais não se distinguem nenhum como sendo o predominante na própria fachada, pode ser algo bom para o bairro?
    Não nego a necessidade de revitalizar as ruas e o entorno do local mas poderia ser com uma igreja mais bem adequada, com mais personalidade. E que respeitasse o patrimônio. Misturar frontão de templo grego da antiguidade com arcos ogivais da arquitetura gótica (final da idade média), e torres de 6 ou 8 lados típicos da arquitetura românica dos primeiros tempos da Idade Média é no mínimo uma "salada arquitetônica" indigesta.

    Tudo bem que a maioria das pessoas não entende ou não liga para estilos e gostos arquitetônicos, mas até pelo ponto de vista evangélico me parece muita falta de bom senso que os dirigentes da Igreja Universal consagrem a Deus um templo que é de mau gosto até para os nosso padrões humanos de beleza, perfeição e clareza estilística.

    Eu diria, porquê não optam por uma arquitetura moderna? Há Igrejas Universais em diversos espaço como barracões e prédios e que não se parecem em nada com "Igrejas convencionais".
    Se os evangélicos pretendem ser uma ruptura teológica com os católicos porque ficam imitando - e imitando com mau gosto! - os estilos consagrados por eles? Porquê não deixam claro esta ruptura na fachada dos seus templos? Medo de não serem entendidos? Ou não são tão realmente tão contestadores do catolicismo?
    Acho que eu sei a resposta: eles, teologicamente, pretendem "reatar a aliança com Deus de Moisés e Abraão" e julgam necessários criar uma arquitetura que remeta ao passado. Tudo bem, que seja, mas então que escolham um estilo único para deixar claro a intenção. Não façam esta mistura ridícula. Nem destruam outros patrimônios da cidade.

    No final das contas, ainda acho que seria bom uma arquitetura moderna, afinal, os pastores ministram seus cultos de terno e gravata e não de bata clerical. Percebem o anacronismo? E quanto aos arquitetos e engenheiros, que foram abençoados por Deus com o dom da criatividade e dominam as técnicas de concreto armado e outros materiais, têm de ficar repetindo estilos do passado sem consagrar nada de novo, nascido da genialidade humana, à Deus?

    ResponderExcluir
  10. Irônicos os comentários.
    Vocês preferem que o espaço continue sendo ponto de drogas e prostituição, criame de ratos e outros bichos que trazem doenças?
    É... se fosse o Niemeyer que tivesse projetado, poderia ser absurdo, mas como ele é renomado ninguém iria reclamar.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a pessoa do comentário acima.
    Gostaria muito que todos os comentários fossem levados à todos que estiveram presentes na reunião para que tomem conhecimento do quanto estão sendo contraditórios e EXTREMAMENTE ignorantes.

    ResponderExcluir
  12. Como estudante de Arquitetura compartilho do mesmo sentimento e opinião de TODOS acima. Não dá pra perceber que essa sede não agrada a NINGUÉM que entende do assunto?

    ResponderExcluir
  13. Que megalomaugosto... nada incita idéia de um templo. Até parece a arquitetura do shopping Estação. Talvez por isso que digam não descaracterizar a arquitetura do bairro.

    ResponderExcluir
  14. Como arquiteto, não vou entrar no mérito da crítica, só um adendo: fachada sul recebendo todo esse sol?

    ResponderExcluir
  15. Vejo muitos arquitetos aqui dando opinião!! mais deve ta tudo desempregado pelo jeito.

    A obra é de muito bom gosto !!

    Algum de vocês ja passou ali pelo terreno ??? aquilo ta abandonado ta um lixo !!!

    A inveja é uma merda mesmo..

    ResponderExcluir
  16. Vai ficar muito bonito msm, humilhou a católica ehehehehe.

    ResponderExcluir
  17. Acho muito boa a arquitetura da IURD mais acho que a sede da igreja universal do reino de Deus existente hoje no parana é muito boa e nao há motivos para fazer outra... porque ao inves de fazer uma mega catedral igual a essa porque nao investem nas outras igrejas em outros estados que ficam em barracoes e predios abandonados ? ? ? ?

    ResponderExcluir
  18. Isso é uma insanidade coletiva. Quanto vale nossa consciência histórica? Percebe-se que os valores morais empregados em nossa sociedade estão deturpados. Estamos nos encaminhando para uma decadência social, não duvido que em poucos anos a pedofilia será acolhida pela lei. Não quero viver nesse futuro e tenho vergonha do que meu país esta se tornando. Tudo o que foi bom esta se tornando uma débil existência, retalhos mal feito de civilizações genuínas. O que é certo é que o Neoclássico combina muito bem com a política de pão e circo. Não passamos de produtos chineses feitos por escravos.

    att. Um Cidadão que sofre com a demolição do prédio histórico da Matte Leão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama isto de insanidade? decadência? quê que há! por causa de um templo. você está se preocupando com consciência histórica...? vai vê só agora se incomoda com obra, e as milhares de pessoas que estão a sua volta? será que você não tem se importado mais com o seu cachorrinho (se tiver)? O que Deus vai fazer vai fazer na vida das pessoas sofridas que chagarem até este templo da Universal, como tem acontecido. E um dia será a sua vez!!!

      Excluir
  19. pois é ! pessoal vcs estaõ se encomodando com essa obra maravilhosa KE VAI ESTRAGAR A TRADIÇÃO da cidade enquanto ! olhe ao teu redor a imagem da cidade ! drogadoa por toda a parte ! vaõ fazer alguma coisa pra mudar essa situaçao !! porque essa ! construçaõ já esta consumada pessoal ! vaõ fazer história vcs ! arqiteta faza valer seu diploma e faza como a universal faza história amiga ! naõ viva de passado quem vive de passado é museu kkk

    ResponderExcluir
  20. Essa obra é para glorificar o nome do Senhor Jesus, e não deseja receber premio de arquitetura. Tenho certeza que muitos serão abençoados e transformados pelo poder de Deus nesse novo templo.
    Que Deus abençõe

    ResponderExcluir
  21. Opinião cada um tem a sua,porém devo ressaltar que ao contrario do comentario anterior,sobre a demolição dessa antiga fabrica,a construção de um templo nessa região,contribuira e muito pra todos,diretamente e indiretamente.O que sobressai em quase todos os comentarios,e talvez um tipo de preconceito contra a igreja que ali vai se instalar.

    É complicado......

    ResponderExcluir
  22. Realmente, um bando de invejosos!!!
    Quando estava abandonado, juntando lixo e bichos,ninguém falava nada!!
    Agora só porque vai ser uma GIGANTESCA igreja o pessoal mete o pau. Faça me o favor. Por que ninguém se preocupava com o patrimônio paranaense antes?? Só agora?? Bando de hipócritas recalcados!!!

    ResponderExcluir
  23. ... vão ate uma IURD numa sexta feira ou pela manha, a tarde ou ate mesmo a noite .... qualquer uma delas proxima de sua moradia ...
    participa lá da reunião ...! E depois vai ate i pastor de lá e expresse a sua opinião a ele !! Não custa nada não é verdade...vai sem carteira , vai sem nada ...apenas vá ...vc arquiteto, engenheiro, ou seja lá o seu cargo ou profissão... saiba que serão ouvidos sem descriminação, sei que respeitarão suas opiniões... suas indagações serão sanadas caso haja, enfim procure o pastor fale com ele apresente ate sua ideia seu projeto.. se ele realmente é bom terá a consideração devida.! Mas o profissional que se destaca entre os demais ...são aqueles que atende e em tudo as necessidades de seu cliente... naõ os que possuem diplomas , cursos etc...os que fazem o que querem ou deixam de querer pense nisto.!!

    ResponderExcluir
  24. Sou engenheiro e arquiteto, e o projeto é magnífico,

    ResponderExcluir
  25. A QUASE TODOS OS COMENTARISTAS DA OBRA EM QUESTÃO: O QUE VOCÊS TEM HAVER COM A CONSTRUÇÃO, SE VOCÊS ODEIAM A UNIVERSAL? E QUEM DE VOCÊS QUERIA MORAR EM UMA CASA ABANDONADA, VELHA DO SÉCULO 16, 17, 18, 19...? SE ALGUÉM DE VOCÊS FOSSE COMPRAR, COM CERTEZA QUERIAM MODERNIZAR E CONSTRUIR ALGO NOVO. DEIXEM DE SEREM HIPÓCRITAS! CUIDEM MAIS DE SUAS VIDAS; CHEIAS DE PROBLEMAS NO CASAMENTO, BRIGAS NA FAMÍLIA, VÍCIOS, DOENÇAS, FILHOS NAS DROGAS...OLHEM COMO ESTÁ A VIDA DE VOCÊS E PROCUREM JESUS PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br