Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sabesp orienta os clientes sobre como controlar o consumo e detectar vazamentos

Para acompanhar o consumo de água, uma dica é anotar o consumo diário e evitar possíveis vazamentos. No hidrômetro, os números pretos medem os metros cúbicos. Você sabia que 1 metro cúbico equivale a 1.000 litros? 


Os dois números vermelhos do hidrômetro não entram na conta de água, mas podem ajudar o cliente a acompanhar o consumo. Os números vermelhos mudam assim: o 1º a cada 100 litros e o 2º a cada 10 litros. Por exemplo: se forem consumidos 500 litros de água por dia, o consumo mensal ficará em torno de 15 mil litros, o que equivale a 15 metros cúbicos.

Anotando os consumos diários, é possível detectar possíveis vazamentos ou identificar situações que aumentam o consumo como o dia de lavagem de roupas e quintais, entre outros.
       
Confira algumas dicas para verificar vazamentos:
    ·     Hidrômetro
Confira o seu relógio de água (o hidrômetro). Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.
 
    ·     Canos alimentados diretamente pela rede da Sabesp
Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da Sabesp (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.
 
    ·     Canos alimentados pela caixa d'água
Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de bóia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d'água. 
 
    ·     Reservatórios subterrâneos de edifícios
Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da bóia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.
    ·     Torneiras
Este tipo de vazamento é caracterizado por torneira pingando quando fechada. Quando isso acontecer, troque o "courinho".  
Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês ou mil litros e água. 
Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.130 litros por mês.
E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício. 
 
    ·     Vaso Sanitário
1º Jogue borra de café no vaso sanitário;
2º O normal é a borra ficar depositada no fundo do vaso;
3º Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Obs:  Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.


Fonte: Sabesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br