Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Organização HABITAT visita Subprefeitura de Guaianases para exposição do projeto revitalização de residências em áreas de risco

O Subprefeito de Guaianases, Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, recepcionou na terça-feira, 16/6, representantes de ONG internacional ligada às questões habitacionais

No dia 16/6, o Subprefeito de Guaianases, Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, recebeu na sede da Subprefeitura, representantes da organização internacional Habitat para a Humanidade Brasil, que atua no Brasil desde 1992. A organização trabalha em prol de projetos habitacionais e está presente em mais 90 países no mundo, atendendo cerca de 3 mil comunidades, através de um corpo de voluntários, que envolve um milhão de pessoas.

Em São Paulo, já foram executados projetos nas zonas Oeste e Leste da cidade, incluindo o bairro do Itaim Paulista e a cidade de Taboão da Serra. Em Guaianases, cogitou-se a possibilidade de se atuar em duas áreas de alto risco, conforme laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo. A Subprefeitura já começou a remoção das famílias que corriam sério risco de morte por habitarem em áreas sujeitas a deslizamento de terra.

Constatou-se, no entanto, que nos dois casos, são necessários projetos de revitalização para coibir o retorno dos antigos moradores ou novas ocupações. Definiu-se que serão traçados planos urbanísticos, bem como a elaboração de relatórios técnicos específicos que contenham registros fotográficos e cadastramento das famílias.

O Coordenador de Projetos e Obras da Subprefeitura, Humberto Macambyra, aproveitou para citar a importância de serem executadas intervenções em outras áreas de risco, que embora sejam menores, são pontos críticos e apresentam riscos iminentes de desabamentos. Ponderou-se então a necessidade de se fazer uma avaliação técnica, por meio do diagnóstico da área, tendo em vista a elaboração de um planejamento urbano viável.

Os representantes da organização informaram que o projeto capacita agentes locais, como estudantes das Universidades locais, que recebem formação em educação financeira e atuam como multiplicadores da metodologia. "Participar de voluntariado com Habitat para a Humanidade proporciona aos colaboradores conhecer e ajudar famílias em situação de pobreza, trabalhar lado a lado com elas para construir a mudança", alegam os integrantes da organização.

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio das 31 Subprefeituras, tem revitalizado as áreas desocupadas, pois além de garantir a constituição de áreas planejadas e urbanizadas, acaba elevando a qualidade de vida dos moradores.

Participaram da reunião, o Chefe de Gabinete, Eugenio Cesário Martins; o Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Almi Alves de Souza; o Coordenador de Projetos e Obras, Humberto Macambyra; a Supervisora de Habitação da Subprefeitura, Neice Cristina Teixeira Reis Marangon; e a Conselheira do CADES Guaianases, Vanda Evani Basso.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Subprefeitura de Itaquera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br